Solauçaõ para limpar Relogios. Está solução pode ser usada na maquina ou na limpeza manual.
ACIDO OLEICO 15ml Tenho outrs formulas mas esta é muito boa.
ACETONA 30ml
AMÕNIA 40ml
Mesmo usando uma solução pra limpeza dessas que compramos prontas é necessário utilizar benzina?
Se sim, qual primeiro?
solução, álcool isopropílico e benzina...nesta ordem.
o álcool não deve ser utilizado mais do que 2 minutos, pois como já informado em outro tópico, ele ataca a goma que segura, principalmente, as levés.
abraços.
Muito bem, Pulistano!
Obrigado.
Existem diferentes fórmulas para a solução de limpeza. Além dessa apresentada, pode-se usar água com detergente e amoníaco. O alcool isopropílico em seguida dispersa a água contida na solução de limpeza e evita a contaminação da benzina pela água, já que a benzina é o próximo banho.
Algumas marcas tem recomendações diferentes. A Audemars Piguet por exemplo, não recomenda as soluções de limpeza tradicionais com o argumento de que elas podem deixar resíduos e manchar acabamentos, especialmente em relógios mais antigos. E também não recomendam a benzina, sob o argumento de que ela deixa um resíduo oleoso. Logo, recomendam um produto de limpeza especial no primeiro banho, seguido de um ou dois banhos de água desmineralizada ou água destilada e dois banhos finais de alcool isopropílico.
Somente em módulos de calendário perpétuo e módulo de cronógrafos, por possuirem muitas peças de aço, recomendam um banho final de benzina justamente para deixar um resíduo oleoso que protegerá as peças de oxidação.
Abraços!
Adriano
muito legal a complementação do mestre supremo Adriano.
realmente há de se ter cuidado com a "solução" utilizada para lavar.
o revestimento cobreado dos movimentos omega, por exemplo, se ficarem muito tempo imersos nessas soluções, tendem a sair, e o latão da platina fica exposto...acaba com o relógio.
outro revestimento que sai é um banho dourado, que era utilizado em alguns relógios de bolso, ou naqueles relógios de mesa, que possuem duas semi esferas de vidro...deixar muito tempo significa acabar com o belo revestimento.
por isso é preciso ter cautela. na máquina de lavar (centrífuga, não passo de 30 minutos na solução, de 2 minutos no álcool e de 30 na benzina...isso para movimentos que não tenham revestimentos especiais ou muito antigos)
enfim, é só uma pequena omplementação ao que o Dri falou.
abraços.
Verdade, o único produto inofensivo por tempo de contato é a benzina mesmo. Contra metais, ela não faz nada, mesmo se ficar de molho.
Todo o resto, especialmente a solução de limpeza, a lavagem deve ser a mais rápida possível. Tudo questão de minutos mesmo.
Ah, só para constar, existe um produto, que não faz nenhuma mágica, mas pode-se usar para dar uma última lavada no balanço completo. Chama-se "One-Dip", da Bergeon. É um produto do arco da velha, mas que se usa ainda. É um solvente forte e nocivo, mas diz que "esteriliza" a espiral em um só mergulhinho.
Aí minha opinião: acho que até era um produto mais importante no passado, com espirais mais antigas, de ligas meio propensas a grudas coisas, tipo aquelas azuladas mais antigas. OU porque as benzinas mais antigas não eram tão refinadas, e deixavam algum resíduo mais oleoso. Não sei se é um troço muito efetivo para espirais modernas, ou com as técnicas mais modernas. Mal não faz, mas não sei até que ponto faz diferença.
Abraços!
Adriano
Para usar água + detergente + amoníaco quais as proporções de cada um?
Essa é mais fácil de fazer!
Nessa solução de água, detergerte e amoníaco existe alguma proporção usual? Alguém pode indicar?
A proporção pode variar de acordo com a fórmula, pois pode-se usar outros aditivos como ácido oleico e acetona. Mas se for ficar no básico, eu diria que para cada litro de água, use uns 70ml de amoníaco concentrado e uns 30 a 40ml de detergente. Pode ser detergente de louça, mas é preferível usar o mais neutro possível, com pouco cheiro e sem corante.
Sempre enxague bem essa solução com água.
Se quiser melhor efeito, pode-se adicionar o ácido oleico e a acetona na mesma proporção que o detergente, ou seja, 30 a 40ml de cada.
Pode-se ainda fazer a mesma mistura concentrada, com meio litro de água ao invés de 1 litro. E aí, na hora de usar, misture o concentrado 1/2 a 1/2 com água.
O certo mesmo é usar água destilada. Caso não tenha acesso, use água de torneira mas antes ferva ela bastante para evaporar o cloro.
Minha opinião é que, a não ser que você vá usar quantidades muito grandes e com rapidez, simplesmente o trabalho de ir atrás dos ingredientes e o custo não vale a pena. Pois não adianta guardar o líquido por meses pois mesmo em uma vasilha fechada, a solução vai perdendo efeito, principalmente a amônia. Não adianta nada. Tem que fazer e usar em questão de semanas, e para usar um litro de solução, haja revisões!
Vale mais a pena comprar logo um vidrinho de solução Araújo concentrada.
Observação: não use solução com amônia em relógios antigos demais, tipo anteriores a 1850, por causa do tipo do latão usado nessa época. A amônia pode causar defeitos estruturais nas peças.
Abraços!
Adriano
fazendo um singela complementação ao que o mestre Adriano falou:
NÃO DEIXE MUITO TEMPO O RELÓGIO NO BANHO, POIS PODE MANCHAR A PLATINA, NOS CASOS DE PLATINAS NIQUELADAS.
DA MESMA FORMA, CUIDADO COM ALGUNS MOVIMENTOS QUE TEM UM REVESTIMENTO DOURADO (era comum naqueles relógios colocados em duas metades de vidro, como se fosse uma bola de cristal), a solução de lavagem retira rapidamente o banho, aparecendo o latão por baixo...fica muito feio.
outra coisa: quando fizer uma solução nova (com a fórmula amônia+ácido oléico+acetona) use-a rapidamente na máquina, nunca acima de 15 minutos.
os movimentos omega e semelhantes, tipo 30T2 etc, que~tem o aspecto de ouro rosa, geralmente não mancham, mesmo que o tempo de lavagem seja superior a 15 min.
espero ter contribuído.
OBS: eu possuo máquina de lavagem (centrífuga), e portanto me baseio nesse tipo de lavagem para os tempos acima informados.
abraços.
Bem notado! De todo modo deve-se evitar o contato prolongado. Deve-se pensar sempre em usar o menor tempo necessário. Nunca use a solução de limpeza para deixar peças de molho, pois pode mesmo danificar o banho das platinas e pontes e pode enferrujar as peças de aço.
A qualidade dos banhos varia muito de marcas para marcas, de épocas para épocas e de materiais para materiais. O banho melhorou muito nas últimas décadas e são bem resistentes. Mas os mais antigos podem mesmo requerer mais cuidado. E de fato, o banho cobreado dos Omega antigos, além de ser o mais bonito que há, me parece bem resistente (tal como os atuais banhos de ródio), especialmente se comparado com os banhos da mesma época.
Abraços!
Adriano
Obrigado pela explicação, prezados.
Não sabia que o tempo diminuia o efeito da solução pronta.
Como pretendo usar - num futuro ainda indeterminado - somente como hobby, em relógios (de pouco valor) que tenho para esse fim (aprendizado) comprarei a solução quando precisar. De qualquer forma é muito interessante conhecer os componentes do líquido de limpeza e seus princípios ativos. Vou pesquisar mais.
Abraço!
olá,
amigos, e aquelas flanelazinhas não limpam também? ???
Citação de: kaiuka online 02 Maio 2012 às 23:58:08
olá,
amigos, e aquelas flanelazinhas não limpam também? ???
Cara amiga "Dara", essa solução, é para lavar movimentos de relógios em revisão, mais serve para lavar a caixa e pulseira de relógios também, claro que é seguro desmontar ele todo para isso, ou seja para quem for revisar o movimento, já aproveita o embalo, mais tem algumas restrições, pois nem sempre as caixas são em aço, muitas em latão plaqueada ou cromada!!
Agora para dar um lustre e limpeza superficial, sim as flanelas são ótimas, tem a famosas flanelas mágicas, usada para lustrar jóias e relógios!! ;)
obrigadão, caro amigo Cigano Igor.
como eu nao me atrevo a mexer no interior, fico só no lado externo dos relógios.
vou testar as flanelas!
;)
Bacana a fórmula do Reis ... só uma dúvida ... onde comprar acetona e ácido oleico? Até onde sei, acetona é uma produto proibido atualmente ... ou estou enganado?
Abraços a todos,
Lourival
Citação de: Lourival online 03 Maio 2012 às 09:15:58
Bacana a fórmula do Reis ... só uma dúvida ... onde comprar acetona e ácido oleico? Até onde sei, acetona é uma produto proibido atualmente ... ou estou enganado?
Abraços a todos,
Lourival
Olha acetona eu sei que vende aos montes aqui em casas de cosméticos, tem lugares que vendem de litros, acho que o Éter que é proibido, que antigamente usava-se muito no lugar de removedor de esmaltes...
Mais proibiram a muito tempo, pois estavam usando para fabricação daquele entorpecente que mata muitos artistas!! ;D ;D :-\
Agora o ácido oleico pode ser que encontre em algum local que venda, cloro para piscinas e detergentes para lavar pisos, pois muitos destes lugares, vendem os ingredientes para fazer produtos de limpeza, pelo menos aqui é normal isso!!
Oi Cigano, tudo bacana com você?
Já ouvi uma vez, não sei se aqui no FRM, que o que se vende em lojas de cosméticos é um preparado a base de acetona para tirar esmalte e não acetona pura ... será que funciona do mesmo jeito?
Abração
Lourival
Citação de: Lourival online 04 Maio 2012 às 07:55:51
Oi Cigano, tudo bacana com você?
Já ouvi uma vez, não sei se aqui no FRM, que o que se vende em lojas de cosméticos é um preparado a base de acetona para tirar esmalte e não acetona pura ... será que funciona do mesmo jeito?
Abração
Lourival
Olá caro Lourival,
É mesmo, puxa eu não sabia dessa, aí já não sei se serviria. Vamos esperar os colegas se pronunciarem sobre, talvez sim, não sei!! Vamos ver!! ;)
não pode ser a "acetona" que vende em lojas de beleza.
os produtos ácio oleico, acetona e amoníaco podem ser encontrados em lojas de produtos químicos, como o B Herzog, no RJ.
atenção, pois a utilização de produtos errados pode acabar com o relógio...principalmente com as platinas e rodas.
abraços.
... ou acabar consigo mesmo! Tomem cuidado ao manipular essas químicas em casa, façam-no em local arejado, usem luvas, e tomem cuidado especialmente pelo contato do amoníaco com produtos clorados!
Abraços!
Adriano
Citação de: Paulistano online 04 Maio 2012 às 14:18:32
não pode ser a "acetona" que vende em lojas de beleza.
os produtos ácio oleico, acetona e amoníaco podem ser encontrados em lojas de produtos químicos, como o B Herzog, no RJ.
atenção, pois a utilização de produtos errados pode acabar com o relógio...principalmente com as platinas e rodas.
abraços.
Grato amigo Paulistano.
Esta tal solução Araujo que é vendida em fornituras é algo deste tipo? Dá pra usar pra limpeza "na mão" ... sem usar estas máquina de lavar?
Após a leitura de informações disperssas em vários tópicos do fórum, inclusive em discuções nas páginas amarelas, sobre o processo para limpeza manual de movimentos escrevi este resumo que apresento aos colegas.
O processo aqui sugerido é o que consegui captar em minhas leituras e todas as informações são baseadas em discuções no fórum. Dessa forma, nada de novo é apresentado, apenas foram organizadas as informações. Embora tenha conversado com um dos mestres sobre o método apresentado não posso, definitivamente, dizer que é o melhor ou mais correto. É apenas uma sugestão.
Digo ainda que nunca desmontei um relógio, portanto nunca limpei um movimento. Mas na preparação para começar a desmontar elaborei esse pequeno guia (Para mim.).
Eis o processo sugerido para limpeza manual de movimentos de relógios:
Para limpeza do mecanismo será necessário: álcool isopropílico, benzina e solução para limpeza.
A solução utilizada para limpeza pode ser encontrada em fornituras. Também podem ser feitas soluções caseiras, por exemplo:
1 - água desmineralizada, 1l + ácido oleico, 15 ml + acetona 30, ml + amônia, 40 ml; (Não é acetona utilizada em salão de beleza.)
2 - água desmineralizada, 1l + detergente, 35ml + amoníaco, 70ml
Pode-se adicionar outros aditivos como acetona e ácido oleico (35ml) a essa solução para melhorar seu desempenho. O detergente deve ser neutro, sem cheiro e sem corante. A solução não pode ser guardada por tempo prolongado pois, principalmente a amônia, perde o efeito. Por isso, caso o volume utilizado seja pequeno, é preferível comprar a solução pronta.
Antes de colocar as peças na solução de limpeza pode ser feita uma pré-lavagem com benzina. Não precisa ser nova, pode ser aquela que já foi utilizada na limpeza de outros mecanismos. Ela ajuda a começar a soltar sujeira e facilita a ação da solução. Depois disso segue-se:
1 - Banho na solução: Tem o objetivo de remover qualquer sujeira, resíduos graxos e oxidações nas peças. A exposição prolongada pode degradar o revestimento cobreado ou dourado do mecanisno. Máximo 30 minutos.
2 - Banho em álcool isopropílico: O álcool dispersa a água contida na solução de limpeza evitando oxidação das peças e a contaminação da benzina pela água. Máximo dois minutos para não atacar a goma que segura, principalmente, as levés.
3 - Banho em benzina: A benzina não agride o mecanismo. Deixa uma película oleosa que protege contra oxidação. Uma imersão de aproximadamente 30 minutos é suficiente.
4 - Secagem: A secagem das peças pode ser feita de forma natural (esperar secar em temperatura ambiente), com bomba de ar manual ou em estufa.
Algumas observações:
O tempo de exposição a cada componente da lavagem deve ser menor se o movimento for mais antigo. Exceto a benzina, visto que esta não agride o mecanismo.
A solução de limpeza pode ser aquecida caso o movimento esteja muito sujo. Isso contribui para melhorar o desempenho da solução. A sugestão é apenas deixar a solução morna, não fervete.
Para limpeza da espiral, o banho no álcool e na benzina deve ser rápido: máximo 1 minuto.
Depois de passar pela solução de limpeza pode ser necessária uma raspagem de algumas peças mais sujas e também dos furos das platinas e pedras. Para isso podem ser utilizados palitos de madeira e pincel macio.
Para limpeza externa das pedras pode-se envolvê-las em papel de seda e esfregá-las entre os dedos.
A lavagem pode ser feita com o movimento montado porém, com o desmonte tem-se contato com todas as peças e pode ser verificada qualquer avaria, desgaste (a condição geral do mecanismo), que possa causar maior problema futuro.
Esse é o processo que pretendo adotar quando for limpar um mecanismo visto que sou hobbista e não pretendo (nem tenho condições para) comprar uma máquina adequada.
Destaco que é apenas uma sugestão. Cada um, quando for limpar um movimento, se for aplicar esse método, o faça por própria conta e risco.
Peço ainda que deem sugestões e/ou façam as correções necessárias.
Abraço!
MARAVILHOSO O RESUMO.
A ÚNICA COISA QUE EU ACRESCENTARIA É O BENEFÍCIO DE SECAR AS PEÇAS COM UM SECADOR DE CABELO, USANDO AR QUENTE BEM FRACO, E COM POUCO VENTO.
a secagem dessa forma garante um brilho maravilhoso as peças, especialmente as platina. há de ser ter muito cuidado ao secar, para que nenhuma peça vôe com o vento do secador.
grande abraço e obrigado pelo super trabalho.
sugiro que condense mais esta recomendação ao seu resumo.
Citação de: Paulistano online 05 Agosto 2012 às 22:18:20
MARAVILHOSO O RESUMO.
A ÚNICA COISA QUE EU ACRESCENTARIA É O BENEFÍCIO DE SECAR AS PEÇAS COM UM SECADOR DE CABELO, USANDO AR QUENTE BEM FRACO, E COM POUCO VENTO.
a secagem dessa forma garante um brilho maravilhoso as peças, especialmente as platina. há de ser ter muito cuidado ao secar, para que nenhuma peça vôe com o vento do secador.
grande abraço e obrigado pelo super trabalho.
sugiro que condense mais esta recomendação ao seu resumo.
Esse negócio do secador é verdade, mais porém não posso mais usa-lo, fui impedido pela minha mãe, ela descobriu que eu tinha pego o dela!! ;D ;D ;D
Até eu ser pego, eu usei em um Orient 1942, realmente não fica nenhuma mancha, parece que foi feito um leve polimento, e o melhor sem deixar resíduos !! :D
Tenham uma ótima semana pessoal!! ;)
Bacana demais o resumo do Jmm ... só fiquei com uma dúvida ...
Só me esclareçam uma dúvida ... quando você diz " Banho na solução: Tem o objetivo de remover qualquer sujeira, resíduos graxos ..." a solução a que você se refere é a tal Solução Araujo que são vendidas em fornituras? ??? ??? ??? ???
a solução araújo é uma solução pronta, que precisa, tão somente, ser diluída em 2 litros de água.
as soluções propostas pelo amigo, em seu belíssimo resumo, fazem a mesma coisa...
abraços.
Oi Paulistano, grato pela resposta, mas me esclareça só mais uma dúvida sobre a tal Solução Araujo ...
Posso diluir na proporção de meio frasco para um litro de água, e o que não utilizar pode ser armazenado? Mesmo diluída?
Como mexo com relógios por hobby, não terei muito uso, portanto "fazer" 2 L desta solução certamente será muito. Pensei em diluir metade do conteúdo do frasco em 1L de água e, o que não for utilizar, armazenar para usar posteriormente ... é possível? Ou esse troço tem algum "prazo de validade"
Abraços,
Lourival
amigo Lourival
é fato, e já foi até comentado pelo Mestre Adriano, que as soluções vão perdendo a eficácia com o prolongado armazenamento.
contudo, por experiência, sempre faço os dois litros...e deixo-os armazenados numa garafa pet. com isso, a evaporação dos componentes é mínima, e não causa grande impacto no resultado da lavagem.
o pior seria manter a solução armazenada na máquina de lavagem, pois a vedação dessa nunca é perfeita. mantenha sempre na garrafa PET.
tem uma outra solução que eu gosto muito (não me recordo o nome), que vende na fornitura Luis de Lucia, que é mais barata, tem menos cheiro, e faz o mesmo efeito...vale a pena experimentar as duas.
sobre a solução de ácido oleico+amoníaco+acetona, esta é muito boa...mas a sua utilização deve ser cuidadosa, pois já tive caso de manchas na platina, como se fossem queimadas....é difícil retirar essas manchas (somente acontece nas platinas prateadas...nas de cobre - tipo omega - isso não acontece.
uma última observação: em relógios muito antigos, com platinas revestidas por um produto tipo ouro (douradas) a solução deve ser usada não mais que 15 min, pois seu uso prolongado retira o revestimento, deixando o cobre à mostra.
assim, use a solução, qualquer que seja, não mais que 20 min....
espero ter ajudado.
qualquer dúvida é só falar.
abraços.
Olá Jmm,
obrigado pelas informações. Estarei tentando fazer esta solução para limpar o mecanismo de um relógio de parede.
Muito bom seu comentário. Bastante esclarecedor. Obrigado pelas dicas.
Citação de: Adriano online 02 Maio 2012 às 12:10:04
A proporção pode variar de acordo com a fórmula, pois pode-se usar outros aditivos como ácido oleico e acetona. Mas se for ficar no básico, eu diria que para cada litro de água, use uns 70ml de amoníaco concentrado e uns 30 a 40ml de detergente. Pode ser detergente de louça, mas é preferível usar o mais neutro possível, com pouco cheiro e sem corante.
Sempre enxague bem essa solução com água.
Se quiser melhor efeito, pode-se adicionar o ácido oleico e a acetona na mesma proporção que o detergente, ou seja, 30 a 40ml de cada.
Pode-se ainda fazer a mesma mistura concentrada, com meio litro de água ao invés de 1 litro. E aí, na hora de usar, misture o concentrado 1/2 a 1/2 com água.
O certo mesmo é usar água destilada. Caso não tenha acesso, use água de torneira mas antes ferva ela bastante para evaporar o cloro.
Minha opinião é que, a não ser que você vá usar quantidades muito grandes e com rapidez, simplesmente o trabalho de ir atrás dos ingredientes e o custo não vale a pena. Pois não adianta guardar o líquido por meses pois mesmo em uma vasilha fechada, a solução vai perdendo efeito, principalmente a amônia. Não adianta nada. Tem que fazer e usar em questão de semanas, e para usar um litro de solução, haja revisões!
Vale mais a pena comprar logo um vidrinho de solução Araújo concentrada.
Observação: não use solução com amônia em relógios antigos demais, tipo anteriores a 1850, por causa do tipo do latão usado nessa época. A amônia pode causar defeitos estruturais nas peças.
Abraços!
Adriano
Boa noite, amigos. Sou novo no fórum e coleciono relógios mecânicos (clocks, não watches), além de um curioso. Tendo morado nos EUA há alguns anos aprendi uma coisa importante: absolutamente todos os mestres relojoeiros orientaram a JAMAIS usar WD-40 para a limpeza/lubrificação de mecanismos. Alguns disseram inclusive que conram uma taxa a mais dos clientes que aplicaram o produto nos relógios. Motivo? O WD-40 é um desengipante e não um lubrificante. Com o tempo, ele se une aos resíduos que amoleceu e volta a endurecer, causando ainda mais atrito entre as peças, além de atrai micropartículas de poeira. Para piorar, ele contamina quimicamente a solução de limpeza, alterando-a quimicamente.
Sei que o tópico é antigo, mas achei por bem colaborar com esta informação.
Bom sou novo por aqui e imagino como repetições de perguntas acontecem, ainda mais que não entendi bem ainda como tudo funciona.
Mas lubrificantes eu vi que tem muitos tipos de uso específico em locais na mesma máquina. Mas como todo hobbista e curioso que não vai atender, o custo é bem alto sem um retorno financeiro. Então comprei um genérico que o fabricante coloca num preço melhor, Moebius 8000. Dá para usar em todas partes para apenas hobby? Sobre solução de limpeza, tem algum lugar que vende ácido óleico em frascos pequenos (menor 500 ml)?
Att