Como enviei quase metade dos meus relógios para revisão e a outra metade é praticamente zero (falta revisar 2, mas aguardarei um tempo, em virtude dos custos que podem vir a se acumular), resolvi testar a teoria (a médio prazo) de que os relógios funcionando eventualmente estariam menos sujeitos a necessidade de reparações.
Na verdade, o teste não será efetivo, porque comprei um ww de apenas um relógio e, portanto, na verdade "dobrarei" o tempo em que uso os meus (enquanto uso um, outro ficará no ww). Não sei bem ao certo porque comprei o ww, na verdade. Acho que queria efetivamente ver e testar o sistema patenteado da órbita rotorwind, completamente diferente do usual, que parece ser mais adequado para imitar os movimentos do pulso. Vídeo aqui, não meu:
http://www.youtube.com/watch?v=o2FEuSz9IhA
O modelo que adquiri foi o Sparta igual ao do vídeo, só que com cobertura em alumínio chanfrado. Comprei no Brasil (apesar de meu irmão estar indo para os EUA daqui a um mês), porque eventual problema poderia resolver com o representante brasileiro (garantia de dois anos). Não foi barato, pelo contrário, continuo achando esses negócios CARO PRA BARALHO! Nos EUA, meu irmão traria para mim por 300 dólares, comprado na Amazon. E os modelos novos vem com pilhas grandes de lítio de duram 5 anos (não recarregáveis), enquanto o meu era NOS e utiliza pilhas grandes alcalinas, com expectativa de vida de aproximadamente 1.5 anos. Em e mail para a Orbita, disseram que nada mudou do que já vem com a pilha de lítio e o modelo. Tudo igual. Não consegui colocar o troço para funcionar até agora pois, pasmem, não consigo encontrar pilhas grandes alcalinas no mercado! Acho que terei que ir a algo "major", como um Carrefour, sei lá. No final das contas, talvez fosse melhor ter esperado meu irmão trazer, pois paguei 625 reais, algo em torno, portanto, de 400 dólares. No final, fiquei com um aparelho cujos eventuais problemas podem ser mais facilmente resolvidos, porque comprado aqui, mas sem as baterias de lítio que já viriam com o modelo comprado lá. Paciência, talvez a grana estivesse sobrando, pois visualmente, achei o produto muito pobre. O sistema é bastante inteligente, mas o acabamento do troço é todo em plástico,parece um brinquedo! hahahah! Segundo a orbita, eles cobram caro porque os motores que usam são de fabricação própria e não comprados de terceiros, que não aguentam o torque. Pude notar, também, que todo o sistema de giro do aparelho usa rolamentos selados, o que com certeza aumenta sua durabilidade.
Depois que conseguir as pilhas posto fotos e vídeo do funcionamento, mas ainda continuo achando um mistério como esses troços podem custar isso. Meu irmão até comentou: cara, isso não vale 100 reais. Eu disse: também acho, vou testar, não sejamos precipitados.
Mas como disse, o sistema me pareceu bem interessante e único no mercado. Ah! A quem interessar, ele faz o movimento mostrado no vídeo a cada 10 minutos, por isso o baixo consumo de energia. Há possibilidade de alterar o modo para de 15 em 15 minutos mas - aí outra falha do aparelho - você só consegue mudar isso em uma chave interna, tendo que desmontar a caixa onde o circuito se encontra. Not clever...
Flávio
Tudo o que envolve relógios é muito caro, assim como os mesmo.
É a exploração pela exploração.
Um abraço,
Igor
Citação de: igorschutz online 24 Fevereiro 2011 às 11:01:49
É a exploração pela exploração.
Um abraço,
Igor
Igor Engels Marx, já dizia ::) ;D
Um dia vou ter um aparelho destes.........tenho um para relógios à corda manual, mas é outra coisa.
Abs
Gravina
Flávio, qual seria em teoria a vantagem deste movimento em relação a um winder convencional?
O meu é quádruplo convencional mas possui vários modos de funcionamento, com 450, 650 e 850 voltas/dia (com descanso) além de um modo "carga rápida" de 30 minutos consecutivos.
Mas depois dos comentários do Adriano em outros tópicos, hoje somente o utilizo com relógios que irei usar durante a semana (geralmente dois) e para "movimentar" a coleção uma vez ao mês.
Abraço.
D.
Fala galera,
Flavio, realmente, achei caro também. E quem seria o representante Orbita no Brasil? Você comprou em loja esse ww ?
Desotti, seu ww é para qtos relogios ? Me lembro que uma vez você postou ele, mas não me recordo para quantos são.
Abraços.
Fabrício, é um modelo da Landmark para 4 relógios, o tópico em questão foi uma de minhas primeiras participações no forum: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,251.0.html
Com excessão da quebra da mola que auxiliava a tampa a ficar aberta (a tampa fica aberta mesmo assim), ele permanece funcionando perfeitamente.
[[]]'s
Não consigo aceitar que os relógios durem mais funcionando do que parados....é absolutamente inconguente, ilógico.
O amigo Adriano já se manifestou neste sentido.....em muito bem formulado comentário feito em algum tópico desse respeitado fórum..
De qq forma, para mim, manter um relógio funcionando é o mesmo que guardar o carro na garagem e deixar ele ligado até o outro dia.....não tem o menor sentido.
Os relógio são máquinas, com engrenagens etc.....como qq outra máquina mecânica......quanto mais funciona, mais se desgasta s.m.j.
Enfim........gostaria que alguém me convencesse do contrário....
abs
A questão sobre o uso continua sendo algo sem resposta para mim. Parece-me óbvio que algo que não se usa durará mais do que algo que se usa. No entanto, há aquela lenda - que não sei se continua sendo verdade com os atuais lubrificantes - da necessidade de o relógio pelo menos ser colocado em movimento eventualmente para evitar dispersão e solidificação do óleo. Resposta? Não tenho.
Sobre as vantagens do sistema rotorwind, também não sei.
Vi agora no manual que há uma chave na frente para troca de padrão, 10 ou 15 minutos. O meu não tem isso! Mandei e mail agora para a órbita perguntando por que.
Comprei no Brasil, com garantia, do Carlos Tibúrcio, que é o representante.
Ah, consegui pilhas grandes alcalinhas (Rayovac, 10 melengotengos) em uma AM/PM, porque em supermercado não achei, vá entender...
Acho que comprei esse troço mais pela curiosidade, vou testá-lo com o Swatch Auto, para ver se carrega tudo saindo do zero (seu tambor é esqueleto, dará para ver como os ciclos funcionam), etc.
Mas no final das contas, agora que coloquei para funcionar, minhas impressões são as seguintes:
- deveria haver mais um colchão para o relógio. O que veio é grande para a maioria dos meus;
- não há proteção lateral de espuma no interior, apenas no fundo;
- é muito silencioso. Faz um barulhinho rÔOOOOOOO por um segundo, o resto é gravidade, como tudo é apoiado em rolamentos, não se ouve barulho;
- o sistema parece realmente bem engenhoso;
- como diria meu irmão, realmente não parece e não vale mais do que 100 reais ::)
Mas vou testar um monte de coisas, acho que o comprei mais por isso. Quando me encontrar com o velho, que é Engenheiro Eletricista, vou dar uma olhada nos componentes internos.
Flávio
Depois de algumas horas usando o troço, disse algumas horas, notei o seguinte: o barulho rôoooo no final do ciclo que citei acima não é normal. Pesquisei na net. É como se alguma engrenagem estivesse engatando no final do ciclo, sendo que nos vídeos que vi na net o troço é absolutamente silencioso; outra coisa: o botão liga e desliga tem que apertar com "jeitinho", pois senão o troço não liga, como se houvesse um "osmarcontato". Definitivamente é algo que não vale 100 reais. :P
Sei lá, mandei um email para o representante para informar-me.
Flávio
Usei ontem o Swatch auto como teste de carga do WW, já que poderia ver o estado da corda no tambor. Em 10 horas de funcionamento contínuo, partindo do zero, o relógio carregou 2/3, o que não considerei bom, já que o ideal no ww é apenas a manutenção do estado da corda, não carregamento, para que a brida não fique deslizando a todo momento nas paredes do tambor. Pesquisando na net, descobri que essa é a razão do controle de ciclos, de 15 em 15 ou 10 em 10 minutos. Descobri, também, que meu aparelho, por ser versão mais antiga da que estão fabricando atualmente, não possui a mudança de ciclos. E, nesse vídeo aqui do órbita deluxe, mas que usa os mesmos componentes, descobri que houve troca do motor nos modelos com bateria de lítio, sendo os novos mais silenciosos:
http://www.youtube.com/watch?v=FPNwG2MDunc
Resumo da história. Vou devolver o aparelho e comprar outro, modelo atual, já que meu irmão estará nos EUA em breve. Caso contrário, qualquer teste que eu fizer, etc, estará comprometido. Estarei falando de algo que não mais está no mercado, NOS.
Flávio
Boa Noite aos Amigos do Fórum !
Estou retornando a este Fórum após um período sem postagens, e gostaria de informar que há pouco já conversei com o amigo Flávio, e lhe expliquei que realizaremos a troca (sem custos adicionais) deste modelo de Watch Winder que ele recebeu, por um modelo mais interessante para ele, com as características de funcionamento com chave para comutar o intervalo para 10 ou 15 minutos, e o novo motor, mais silencioso (Sparta 1 Open).
Assim esperamos que em breve o Flávio poderá nos brindar com mais um excelente "review", e com um modelo de Watch Winder que com certeza lhe agradará mais, e lhe prestará muitos Anos de excelentes serviços !
Aproveito para me colocar à disposição dos amigos para ajudar em questões relacionadas ao tema dos "Watch Winders", já que minha empresa trabalha com este tipo de produto há 10 Anos, e estou seguro que nossa contribuição poderá aclarar muitos pontos ainda polêmicos com relação aos mesmos.
Um Abraço a Todos !
Carlos Tiburcio - CTR Watch Cellar
Grande carlos...
Esperamos que continue conosco!
Já estou esperando a opinião do Flávio sobre a "nova máquina"!
Abraço
Paulo Sergio
Olá flavio, alguma novidade sobre o ww?
Citação de: FALCO online 27 Março 2011 às 14:49:48
Olá flavio, alguma novidade sobre o ww?
Não recebi o novo modelo, o Carlos está em Basel. Sobre o modelo que estou usando, gostei do sistema, bastante engenhoso, mas a 10 rotações a cada hora, ele não mantém a corda dos meus relógios estável, ele os carrega. Acredito que a melhor opção deva ser de 15 em 15, como nos modelos novos. E o modelo que tenho aqui em casa faz um barulho de engrenagens no final do movimento que, pelo que li, foi eliminado, mas só vendo o novo para saber. Eu sei lá...Continuo achando o sistema muito caro pelo que é. Aguardemos...
Flávio
Ah, e mais um dado. A espuma que vem no aparelho, para fixação dos relógios, é absolutamente enorme. Tomo como base as pulseiras da Longines, conhecidas por serem muito grandes. Mesmo com elas, tenho que colocar no primeiro furo, pois a espuma é grande demais. Nos meus relógios com braceletes metálicos, nem pensar: vão para o WW com a espuma da caixa porta relógio, pois não se fixam na do WW de modo algum, a não ser com os fechos abertos. Mas diz o Carlos que existem espumas em 3 tamanhos. Vou pedir. Mas, como disse, a espuma original é grande demais, tomando-se como base a pessoa com o punho mais grosso do mundo.
Flávio
Flavio
Sempre tive uma certa resistência a watch winders mas depois que comprei o primeiro acabei me encantando com as vantagens . Esse topico de se vale a pena ou não deixar funcionando pelo que li é controverso . Sigo uma recomendação do Mauro da Watchtime do Rio que é de fazer rodízio dos relógios deixando eles por 15 dias no máximo no winder .
Comprei o meu no site abaixo e a qualidade é muito boa . Made in germany , super silencioso , madeira genuína , motores individuais e 3 modos de programação . Dá uma conferida :
http://www.officialtime.org/
(http://img.photobucket.com/albums/v174/alexsm/DSC00813.jpg)
Abs
Alexandre
Flavio, por favor, quando receber o modelo novo, atualize aqui com uma breve avaliação. Muito embora ache um produto absurdamente caro pela qualidade e funcionalidade, pelo menos dos que tive familiaridade, sendo Orbita um deles, preciso de um dispositivo que facilite a movimentação dos relógios que não uso, e, acho que serei obrigado a cometer este erro.
Estou aguardando. Acho que o Carlos está na Suíça ainda. Mas no final, o modelo que tenho aqui, em resumo, tem os seguintes pros:
- Sistema extreamente inteligente, que imita os movimentos do pulso;
- Como só funciona de 10 em 10 minutos e a maior parte do movimento é feita por inércia, as baterias duram 5 anos (o meu veio sem, mas coloquei pilhas comuns, que diz a orbita, duram até 2 anos);
- Pode ser levado e colocado em qualquer lugar, mesmo cofres;
- O sistema parece ser confiável: pelo menos o circuito é alemão e o motor suíço.
Contras:
- Acabamento parece de algo de brinquedo, sobretudo o meu, cuja cobertura ainda é de alumínio, os atuais são de courvin (o que também não é lá grandes coisas. Por que não couro?);
- Meu modelo possui um barulho de engrenagens no final do movimento, diz a orbita que isso foi corrigido;
- Não possui ajuste de rotações (os atuais possuem, de 10 e 10 ou 15 em 15). Aliás, testando percebi que de 10 em 10 qualquer relógio se carrega completamente em 24 horas, não sei se isso é o adequado para algo para apenas manter o relógio em funcionamento. Acredito que de 15 em 15 seja melhor;
- Não basta uma coisa valer o que custa, ela deve parecer que vale. Não parece que vale 300 dólares, que é o preço cobrado na Amazon, por exemplo;
- A borracha usada para suportar os relógios é enorme, digo isso pelos Longines, que são conhecidos pelas suas longas pulseiras e, mesmo assim, tenho que colocar no primeiro furo. Aliás, esse negócio de borracha, espuma, etc, para suportar o relógio é tosco demais, há uma fábrica aí - cujo nome não lembro - que tem um sistema de encaixe muito melhor. De qualquer forma, disse o Carlos que há 3 tamanhos de borracha, havendo envio de um modelo novo, pedirei a borracha média que, na minha opinião, deveria vir de fábrica. Para terem uma noção, meus relógios de pulseira metálica tem que ser colocados com as espumas originais no aparelho, pois não fecham a pulseira na borracha.
No final, o sistema é engenhoso, mas no meu caso, por não ser atual, peca pelo pequeno barulho no final do giro (não dá para ouvir no vídeo que fiz à seguir) e inexistência do controle de rotações.
Flávio
Flávio,
Teu álbum da photobucket tá todo aberto, não sei se te atentaste para isso.
Abraços do Mário
Citação de: Mario_Fpolis online 05 Abril 2011 às 12:49:41
Flávio,
Teu álbum da photobucket tá todo aberto, não sei se te atentaste para isso.
Abraços do Mário
Sim, mas só há bobagens no disco, como fotos de relógios, bagunças, não ligo muito para isso mas sinceramente gostaria de saber como as pessoas terem acesso apenas aos links que indico. Se puderem me ensinar. Aliás, é justamente por isso que meu álbum só tem bobagens que já publiquei aqui e em álbuns de redes sociais.
Flávio
Citação de: flavio online 05 Abril 2011 às 17:25:20
Citação de: Mario_Fpolis online 05 Abril 2011 às 12:49:41
Flávio,
Teu álbum da photobucket tá todo aberto, não sei se te atentaste para isso.
Abraços do Mário
Sim, mas só há bobagens no disco, como fotos de relógios, bagunças, não ligo muito para isso mas sinceramente gostaria de saber como as pessoas terem acesso apenas aos links que indico. Se puderem me ensinar. Aliás, é justamente por isso que meu álbum só tem bobagens que já publiquei aqui e em álbuns de redes sociais.
Flávio
Fala Dr , nesse caso é só vc entrar nas configurações do seu album e tirar ele de publico, dai o cadeadinho fica fechado e pronto.
Mas aí eu não sei se os links que posto poderão ser vistos por outros. Poderão? Só os que eu indicar?
Flávio
todos os links que vc postar serão vistos sim, eu acabei de postar uma foto no "que relógio vc esta usando hoje" eu to vendo , mesmo estando desconectado do meu photobuket, então vc verá apenas essa foto as outras que não estão postadas ficam reservadas sacou!!!!
Recebi hoje o modelo atualizado da órbita, enviado pelo colega Carlos Tibúrcio.
Minhas impressões rápidas, pois ainda não tive tempo de testar, depois faço uma review mais detalhada.
- Apesar de a caixa agora possuir acabamento em courvin, não couro verdadeiro, o aparelho ganhou um ar de muito mais qualidade. O acabamento em alumínio antigo era "furreca" demais, parecia algo barato. Agora não.
- O botão de acionamento do aparelho também mudou, agora é um botão bacana localizado acima do aparelho, não um botão de brinquedo que às vezes falhava localizado abaixo.
- Parece que o motor e sistema de engrenagens mudou, pois sinceramente não ouço o aparelho funcionando. Muito, mas muito silencioso.
- A espuminha que segura o relógio, conquanto do mesmo tamanho anterior, é mais "macia", o que permite que relógios menores seja colocadas nela. A antiga, além de enorme, era muito dura, o que impossibilitava, por exemplo, eu colocar meus relógios de pulseira metálica no aparelho.
- O aparelho vem de fábrica com garantia de 2 anos e 5 anos para as baterias, que agora são de lítio de 19 mil miliamperes e duram, no ciclo mais curto, segundo a fábrica, pelo menos 5 anos (o manual diz que, no ciclo de 15 em 15 minutos, duram mais. Na verdade, o manual fala em garantia de 5 anos para tudo, mas o site deles não é muito claro...)
- Há escolha de ciclo, feito por uma chave, que pode ser girando o relógio de 10 em 10 minutos (padrão) ou de 15 em 15.
Achei que tudo isso foi vantagem. O aparelho melhorou muito e é o que se encontra no mercado já há uns dois anos. Como disse, o aparelho que tinha antes era NOS.
Desvantagem, só vi uma.
Apesar de as baterias durarem muito e serem de lítio, pude observar, ao retirar a tampa traseira, que os pólos são apenas em um sentido. Não entendo nada de eletrônica, mas ao colocar as pilhas alcalinas comuns que estavam no outro, o aparelho não funcionou.
Resumo: quando as pilhas originais acabarem - tudo bem que daqui a vários anos - precisarei comprar outras deles.
Mas a princípio, o aparelho é muito mais elegante e silencioso.
Vou fazer uns testes.
Flávio