*Motor naval V-12 de injeção de ar comprimido construído a mão de forma
artesanal. Talvez o menor motor do mundo nesta modalidade. Tem 12 cm³ de
cilindrada, o diâmetro dos cilindros é de 11,3 mm e o curso dos pistões é
de 10 mm. Funciona com apenas 0,1Kg/cm². Foi construído em aço inoxidável,
alumínio e bronze. *
*Patelo* dedica esse motor aos seus 4 netos mais velhos: Sara, Carmen, José
e Pablo. O motor foi pensado para uso na educação, exposições, etc, por
isso funciona com ar comprimido para não poluir. O projeto, design e
construção do motor foram feitos pelo próprio Patelo, bem como todas as
peças (exceto os parafusos).
*As músicas de fundo são as seguintes:*
The American President (Marc Shaiman);
Alive (James Newton Howard);
Sinbad, Legend 7 Seas (Harry Gregson Williams);
Backdraft (Hans Zimmer).
http://www.youtube.com/watch?v=3YfTtGCsiD8&feature=player_embedded
Eu vi esse vídeo há alguns dias. Meu pai enviou-me porque achou que os tornos eram muito parecidos aos de relojoaria. Na verdade são idênticos. Puta trabalho mas...Construir um relógio é muito mais difícil, falando sério.
Flávio
Sim, um relógio complicado é muito mais difícil, pois as tolerâncias são beeeeem menores, no entanto, seria discutível se este motor fosse do tamanho de um relógio de pulso.
De qualquer forma, é um belíssimo trabalho. Este senhor está de parabéns!
Muito legal, valeu por compartilhar !!
:D
Fantástico.
Fiquei fascinado com o trabalho do cara, merece aplausos.
Cara, será que encontra para comprar??? Sério gostei muito.
Impressionante.
Tudo bem que realmente as tolerâncias de um relógio são menores, mas o cara fez dois comandos de válvulas e um girabrequim no torno! :o
Rapaziada, isso não é para qualquer um não...
Acho que dá para chamar o trabalho dele de relojoaria.
Curti muito, senti saudades de minhas aulas no SENAI.
E, pelo menos pelo que vi ou depreendi, foi ele quem fez tudo. E em relógios são várias as fresas e tornos copiadores.
Abraços do Mário
Muito interessante, trabalho de se tirar o chapéu !!!
Mas comparado as grandes complicações dos relógios em termo de engenharia da pesada e também acabamento ele fica meio "tosco", mas é outra praia né.
Lucius
achei espetacular.
obrigado por compartilhar.
abraços.
Incrível, só não faria eu mesmo movido a ar, mas incrível a dedicação ao projeto. Nem imagino a satisfação e a sensação de dever cumprido ao ver o motor funcionando depois de mil e tantas horas, mas deve ser algo magnífico.
A gasolina, para aviões aeromodelo:
http://www.youtube.com/watch?v=mutb7KgA9NM
Flávio
Muito interessante. Trabalho de Mega Engenheiro. O que ele podia fazer era montar uma transmissão e colocar o "Bólido" para voar! Abraços. ;D
Muito legal!!!!
Abs
AFTP
Salve!
Muito legal mesmo!
Tanto o motor (didático) acionado a ar comprimido, quanto o de combustão interna, este sim funcional.
Em termos de dificuldade de projeto e execução, ok, talvez não exatamente comparáveis a um movimento mecânico complicado construído manualmente por um mestre relojoeiro.
Isso talvez em termos de complexidade, do projeto em si (criatividade) e construção de peças muito menores, etc...
Mas,... ::)
Não há competição aqui.
São, em ambos os casos, expressões fantásticas da capacidade e da dedicação daqueles que talvez nós possamos chamar de "artesãos da Engenharia".
E em alto nível. 8)
Abraços,
Alberto