Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: César-HT online 07 Janeiro 2012 às 10:27:23

Título: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: César-HT online 07 Janeiro 2012 às 10:27:23
Olá para todos.

Acho que muitos colegas e amigos vão ler este tópico, mas peço atenção especial aos moderadores.

As vezes nós temos aqui no Fórum um ou outro review sobre algum modelo de relógio.

Nos Foruns estrangeiros os review estão entre os tópico que eu mais gosto de ler.

Eu gostaria de pedir aos moderadores para que fosse criado um espaço dedicado exclusivamente aos review, poderia ser, ou melhor, acho que o local mais adequado seria um mini-fórum dentro deste espaço do Fórum principal, como temos o Botequim. Teriamos o Botequim e o mini-fórum de review.

Tem muitos colegas que gostaram do review que eu fiz sobre meu Seiko Sumo azul, o que dizer então dos review que o Adriano faz, com os testes de precisão, resistência à água e tudo mais, são incríveis.
Eu acho que um espaço dedicado a esse tema seria um incentivo para que mais participantes do Fórum fizessem seus review também.
Acho também que é uma boa forma de incentivar uma maior participação no Fórum daqueles membros que não tem tanto conhecimento técnico. Fazer um review com impressões pessoais sobre um relógio, com fotos pra dar uma idéia de tamanho e outros detalhes, isso é algo que até alguém que está iniciando no mundo horológico pode fazer.
Os reviews podem gerar aproximação entre os mais novos ou com menor conhecimento técnico daqueles membros mais antigos e com vasto conhecimento, os nossos Grande-Mestres aqui do Fórum, e que não são poucos.Acho que um review bem feito pode render muitas conversas entre os novatos eos mais experientes ou entre todos de forma geral.

É isso, peço aos moderadores que pensem com carinho na proposta.
Até mais a todos e tenham um bom fim de semana.
César.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Cigano online 07 Janeiro 2012 às 11:16:35
Boa idéia caro César, pois eu também adoro ver reviews, e com essa sia idéia, irá ficar muito fácil de achar e ver, e rever os reviews feito pelos caros colegas... espero que a moderação, aceite seu pedido para um mini-fórum para o assunto.


Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: igorschutz online 07 Janeiro 2012 às 11:24:30
Eu gosto da idéia. Tem meu apoio.
Vamos ver o que os outros amigos acham.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: VIP online 07 Janeiro 2012 às 11:30:16
ótima idéia  :)
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: thomas.bnu online 07 Janeiro 2012 às 11:30:48
Vez ou outras estamos sempre pedindo informações sobre determinados modelos, seria
ótimo, um bom espaço informativo.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Adriano online 07 Janeiro 2012 às 15:38:35
A idéia é legal e apóio, mas baseado em fóruns internacionais que possuem esse tipo de espaço, vejo que há reviews de diversas qualidades, e por mais que seja de pura boa vontade, alguns usuários posram reviews que nem dá para chamar de reviews. Não tem nem texto suficiente.

Por isso, uma vez que é sabido que somos referência internacional em relojoaria na lingua portuguesa, defendo que façamos uma pequena lista de normas mínimas para fazer um review, que serve de guia também.

Me disponho a fazer um guia, já que faço reviews para a Pulso e todos seguem um padrão de desenvolvimento do texto.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: shun online 07 Janeiro 2012 às 18:41:42
Bela ideia, César.. Complementada com diretrizes que o Adriano mencionou iria ficar show de bola!

Inclusive podemos pegar alguns reviews que estão perdidos entre as inúmeras paginas do fórum e, com a autorização do autor, incluir no setor; caso seja criado!

Abraços!
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Anderson79 online 07 Janeiro 2012 às 18:55:31
É uma ótima idéia!!! :D
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Alberto Ferreira online 07 Janeiro 2012 às 18:59:20
Salve, amigos!

Como membro do FRM eu apoio a ideia. Muito boa a sugestão, César.

Como moderador, eu tenho a mesma "preocupação" do Adriano.
Claro está que qualquer texto, incluindo o dos "reviews", é de responsabilidade do autor do tópico, e eu não creio que devamos impor estilos ou algo assim.
Mas, como se trata de um material necessariamente "opinativo", com (se possível) "comparações", etc.

Como moderador eu também gostaria que chegássemos a um consenso da forma (básica) como devem ser feitas as resenhas.

E, o Adriano é talvez entre nós, pela experiência profissional específica, um dos mais qualificados para traçar essas "bases".

Abraços a todos!
Alberto
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Cigano online 07 Janeiro 2012 às 19:22:45
Acho que adotar algumas regras básicas, como o nosso "extinto" concursos de fotografias, vai ser ótimo.
Pois se não tiver regras, vai virar bagunça.

Creio que em muitos dos reviews, além dos pontos fortes e fracos, devem ter dados técnicos, pesquisado nos site dos fabricantes, e também boas fotos. Assim será evitada muitas dívidas comuns, tipo, qual o tamanho da caixa, peso, resistência à água, esses tipos de perguntas....

;)
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: kaiuka online 07 Janeiro 2012 às 19:50:13
Ótima ideia.

caso seja possível, o texto a ser publicado poderia, primeiro, ser submetido à análise dos moderadores, para, depois, ser postado em definitivo.

análise, avaliação dos moderadores para verificação das regras.

Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: aguiar online 07 Janeiro 2012 às 20:04:17
               Excelente idéia, tópicos de reviews estão entre os que mais gosto, principalmente se acompanhados de boletim de marcha.

                          Abçs

                           
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: FALCO online 07 Janeiro 2012 às 20:08:54
Acho meio sem sentido...
Não temos número de postagens suficiente para mais um sub-forum... Só atrapalharia a navegação...
Basta fazer um [REVIEW]- antes da postagem, se quiser...
Ainda mais com regras, à serem seguidas... mais coisa para moderar e etc...
Acho até legal uma postagem, como o Adriano sugeriu, da metodologia do review e etc. mas acho que deve continuar como está...
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: flávio online 07 Janeiro 2012 às 21:12:44
Apoiado. Há tópicos que eu mesmo escrevi que mereciam ter uma visualização mais rápida, muito embora a busca do engine do fórum seja boa!


Flávio
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Anderson79 online 07 Janeiro 2012 às 22:01:45
Amigos, gostaria de uma sugestão caso seja aprovado o sub-forum dos Rewiel's. Seriam postados, os pontos positivos, negativos, se gostou ou não etc, mas,  com o cunho pessoal, pois afinal, muitos de nós não tem qualificação técnica ou profissional. Organizado e com algums termos obrigatórios sim, claro! mas com o objetivo e opnião pessoal a respeito do relógiol. Uma especie de test driver de proprietários dos carros.

Abraços.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: César-HT online 07 Janeiro 2012 às 22:53:20
Olá para todos.
   
   Fico muito contente que a idéia esteja rendendo um bom debate e muitas sugestões.
   Gostaria de fazer alguns comentários, mas entendam que são apenas opiniões para defender a idéia do sub-fórum de reviews, apenas isso ok.

   Sobre os comentários e sugestões que os colegas apresentaram:
   - Ter uma lista de itens que devem constar dos review: acho que é essencial. É muito chato quando eu entro em um review de um fórum estrangeiro, bem animado, e encontro apenas uma foto do relógio, sem ter outras como o relógio ao lado de outros relógios conhecidos, para termos uma idéia do tamanho, por exemplo.
   - Mandar os textos antes para uma aprovação dos moderadores: acho que seria desnecessário, pois seria um trabalho extra para os moderadores, que pode ser evitado, já que os review teriam regras conhecidas por todos e sabendo que todos poderão ler o que um membro escreveu em seu review, o bom senso diz que a pessoa seguiria estas regras da melhor maneira possível dentro de seu conhecimento e recursos (fotográficos, por exemplo). Acho que essa aprovação prévia dos moderadores também pode tirar a oportunidade de outros membros que não são moderadores de contribuir com sugestões e idéias para o autor do review.
   - Sobre a dificuldade de navegação e insuficiência de postagens: tendo os review um espaço dedicado, acho que entre as regras poderia ter que o título dos tópicos comece com o nome do relógio ou seu apelido, de forma bem direta e simples, ou com alguma pequena frase depois como complemento, "Sumo Azul" ou "Sumo Azul – Uma grata surpresa", algo que torne a busca pelo sistema mais fácil e específica.
   O numero de postagens que temos é bem alto, já passamos das cem paginas e uma boa parte dos tópicos passa das cinco paginas, muitos tem mais de dez. Sem contar os tópicos sobre o relógio do dia (estamos na pagina nº816), aquisições (422), por exemplo.
   
   Eu faço parte também de um Fórum sobre Playmobil, há uns três ou quatro anos esse brinquedo foi relançado, uma distribuidora nacional começou a importar direto da Alemanha e eu entrei nesse Fórum mais por curiosidade, já que o Playmobil foi um dos meus brinquedos favoritos.
   Quem quiser acessar para ver, é http://www.playbrasilmobil.com.br/ (http://www.playbrasilmobil.com.br/), lá existe nove fóruns principais e nada menos que quarenta e dois sub-fóruns (isso mesmo, 42, alguns só podem ser visualizados pelos membros registrados) e tudo funciona muito bem, a comunidade é muito unida bem receptiva aos novatos, esse numero de sub-fóruns parece demais, mas tudo é bem feito, fácil de achar o que se procura e sem redundância entre esses sub-fóruns.

   É isso. Vou escrever mais em outra postagem, pra não misturar muito as coisas.
   Abraço a todos.
   César.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: César-HT online 08 Janeiro 2012 às 00:11:50
   Olá para todos.

   Continuando o que havia escrito antes, agora vou colocar algumas considerações sobre o que eu acredito serem as contribuições que um sub-fórum de reviews pode trazer e também sobre as regras.

   Sobre as contribuições para o Fórum:
   A nossa paixão pelos relógios envolve mais que apenas dados técnicos precisos, há muitas experiências e valores que são absolutamente intangíveis, não são algo que se possa medir ou classificar, então, como eu havia escrito no inicio do tópico, acho que um review, seguindo regras que seriam definidas, é algo que pode ser feito tanto por um dos nossos grandes mestres como pelo mais novato membro do Fórum.
   Eu sou professor, tenho quinze anos de experiência (estou no começo ainda) e posso dizer com toda propriedade dos fatos por mim observados, que, quando um aluno com dificuldades, falta de interesse ou muito tímido participa de uma atividade em grupo e ele percebe que sua participação na atividade foi positiva, esse aluno passa a ter muito mais vontade de aprender, participar da aula e se comunicar com os demais colegas.
   Acho que isso pode certamente ocorrer com os membros que como eu não tem o vasto conhecimento técnico de alguns membros do nosso Fórum.
   Um review pode trazer boas conversas e troca de experiências e conhecimentos entre os membros do Fórum, pode ser a oportunidade de alguém que não tem muito conhecimento técnico perceber que também "faz parte do time" e pode interagir com os mestres que temos, pode deixar de lado uma possível timidez e insegurança. O simples fato de ter um espaço exclusivo dedicado aos review pode ser o incentivo que faltava.

   Sobre as regras: como já foi dito no tópico, ninguém mais capaz para estabelecer isso que nosso amigo Adriano, por sua experiência profissional e como membro antigo e bem ativo do Fórum, mas acho que também posso dar algumas idéias. Vou colocar alguns itens que acho que seria bom um review ter.

   Acho que sobre fotos, deve-se ter pelos menos uma só do relógio, de fácil e clara visualização, outra com ele no pulso e também se possível (pra que isso não impeça alguém que só tem um relógio de participar, que está começando, por exemplo) uma foto do relógio do review ao lado de outro modelo, para que se tenha idéia do tamanho.
   Quando vejo um review em sites estrangeiros o tipo de foto colocado, ou a falta delas, é algo que me chama muito a atenção. Acho que o tipo de foto a ser colocada pode ser um dos nossos diferenciais, já que como o Adriano mencionou, nosso Fórum é visto por pessoas de outros países também. Vendo um review estrangeiro, eu sempre sentia essa falta de fotos do relógio ao lado de outros, para ter uma idéia de tamanho, quando descobri um review em que o Seiko Sumo aparecia ao lado de outros modelo, isso me ajudou a decidir por comprar um.

   Acho que o conteúdo do review deve ficar em um limite, muito tênue é verdade, entre abrangência técnica e facilidade de execução, explico: deve ser algo que ao mesmo tempo faça com que um novato busque os conhecimentos necessários para fazer um review, se ele não tiver (sobre boas fotos, por exemplo) e ao mesmo tempo, que não seja tão trabalhoso a ponto de desanimar possíveis participantes a fazerem seus review.
   Vou ilustrar isso com algo que ocorreu comigo: eu via as fotos incríveis do tópico sobre as fotos de nossos relógios, criado pelo Nilo, e quando tomei coragem para participar, o Nilo colocou alguns comentários e sugestões que foram muito úteis, me fizeram tentar melhorar a técnica de fotografia, parte em retribuição à atenção e as dicas que o Nilo me deu (a troca entre novatos e experientes de que falei).
   Também acho que deve haver um equilíbrio, dentro do possível, entre conteúdo técnico, impressões pessoais e facilidade de leitura.
   Eu fiz do estudo da História a minha profissão e posso dizer que alguns livros escritos por renomados Historiadores são tão difíceis e desagradáveis de ler (mas muito necessários) quanto tomar aquela colherada de óleo de fígado de bacalhau que a minha mão me deu algumas vezes, ao passo que muitos livros sobre história escritos por jornalistas (Fernando Moraes, Jorge Caldeira e Laurentino Gomes, por exemplo) são ótimos de ler, não dá vontade de parar.

   É isso, foram as minhas opiniões e sugestões, vou deixar que outros membros mais qualificados estabeleçam as regras.
   Abraço a todos.
   César.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Wilson online 08 Janeiro 2012 às 07:16:06
Excelente idéia ! ;)

eu sempre gostei de desmontar relógios e documentar tudo,
fazendo fotos, já passou e passa muita "coisa boa" em minhas mãos,
muitas vezes falta tempo para registrar tudo, mas mesmo assim tenho muita
foto aqui...

Concordo com o Adriano, Por isso, uma vez que é sabido que somos referência internacional em relojoaria na lingua portuguesa, defendo que façamos uma pequena lista de normas mínimas para fazer um review, que serve de guia também.

Me disponho a fazer um guia, já que faço reviews para a Pulso e todos seguem um padrão de desenvolvimento do texto.

Abraços!

Adriano


abraços,

wilson
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: automatic online 08 Janeiro 2012 às 14:03:54
Apoio a idéia e gostaria também de poder contribuir.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Erick online 08 Janeiro 2012 às 14:24:07
Opa



Apoiado!!!


abraços



Erick   8) 8)
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: RodrigoGastal online 08 Janeiro 2012 às 20:07:31
Gostei e voto a favor também.

[]'s

Rodrigo Gastal
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Paulo Sergio online 08 Janeiro 2012 às 21:24:54
Para que tanta preocupação com algo "simples"...  :-\ :-\ :-\
É só criar um tópico no subfórum "tópicos clássicos" com o título "review" e pronto... postaremos todos eles lá... simples!!!
Sugiro que seja aberto pelo amigo Adriano, com as "normas"para a postagem... simples!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Alberto Ferreira online 09 Janeiro 2012 às 00:34:09
Salve!

Pensando melhor,...
Eu modifico parcialmente a minha opinião anterior.

Postagens com resenhas (reviews se preferirem) sempre foram bem-vindas e continuarão sendo.
Identificá-las e organizá-las minimamente de alguma forma pode até facilitar.

Mas eu aceito os argumentos de não haver a necessidade de "complicarmos" o processo além das normas e dos espaços que já temos.
E que o conteúdo das resenhas deva ser sempre encarado como "opiniões", como tantas outras aqui.

Abraços,
Alberto
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: jfestrelabr online 09 Janeiro 2012 às 10:05:00
Otima ideia.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Adriano online 09 Janeiro 2012 às 13:27:47
Pessoal, eu também concordo que não devam haver necessariamente regras. A idéia de bolar um guia não é tolher, mas sim facilitar a leitura, pois como dissemos, será fatalmente usado como referência. E isso ficará escrito, aí, para o mundo ver.

Minhas dicas são apenas dicas, não são regras, nem leis, nem normas, nem nada do gênero. Só dicas de quem já escreveu alguns.

- Por mais que o review vá refletir sua opinião pessoal, é conveniente que todas as opiniões sejam as mais imparciais possíveis. Para isso, é preciso deixar o coração de lado e acho que está claro o suficiente o que isso significa.

- Procurem avaliar o relógio levando em consideração uma visão global, levando em conta também o fato de que existem escalas de qualidades. O que quero dizer é que deve-se evitar que por exemplo um relógio de US$ 20,00 seja descrito como "acabamento impecável". Pois é impossível. Impecável é Patek, por exemplo. Para evitar esse tipo de generalização, basta mudar a mesma frase para "acabamento excelente pela faixa de preço", por exemplo.

- Procurem ler diferentes tipos de reviews antes de bolar um. Inclusive procure por reviews do mesmo relógio que vai fazer o review. Isso ajuda às vezes a lembrar de notar pontos importantes que outros viram e que poderia passar batido por você.

- Redação objetiva e clara ajuda muito. Ajuda muito também evitar certos termos generalistas como "todo o relógio", "totalmente", "nada". E também evitar termos superlativos como "impecável", "extremamente", "perfeito".

- Comecem o texto contando um pouco da história do relógio e/ou da marca se necessário. Breve história, poucas linhas. Contem também, sem se extender muito, e se quiserem, como o relógio foi adquirido. Evite fazer como em alguns tópicos no fórum em que a história de como comprou o relógio é mais longa que opinião do relógio. Isso não é errado, mas no review, não cabe esse tipo de coisa.

- Depois, falem sobre o relógio em geral. Falem sobre a construção da caixa, a qualidade do acabamento, e prossiga fazendo o mesmo para a pulseira ou bracelete. Comente sobre a facilidade ou dificuldade de acionar botões, bezel, de manipular a coroa... Comentem sobre a facilidade de manipular e ajustar o fecho... Depois fale sobre o mostrador, do nível de acabamento, da facilidade de leitura, tanto no claro como no escuro. Levem em consideração que obviamente relógios de mergulho tem uma leitura no escuro muito superior à um relógio social. Logo, não cabe dizer, por exemplo, que um relógio social tem "péssima visibilidade" no escuro. Ele pode ter sim "baixa visibilidade, mas adequada ao tipo de relógio".

- Depois, comentem sobre o relógio no pulso. Conforto, equilíbrio de peso, facilidade de vestir e tirar, facilidade de se operar as funções... Lembrando que isso é muito pessoal.

- Depois vem a parte da máquina. Aqui a avaliação é mais difícil para a maioria. É natural. Então, basta comentar o que sabe sobre o mecanismo, e comentar como ele tem andado no seu pulso. Basta isso. Se a pessoa tiver mais acesso ao mecanismo e testes profissionais, melhor, é claro. Mas como isso será a minoria, bastam comentários simples.

- Quanto à quantidade de texto, vai de cada um. O bom senso manda. Demais ou de menos é ruim. Aprendi que em reviews é mais fácil pecar pelo excesso de texto do que pela falta. Por isso, um texto mais conciso e resumido muitas vezes é melhor que um texto longo e cansativo.

- Eu recomendo fortemente a não se usar notas. As notas matam o texto e muitas vezes faz com que o leitor não leia nada e pule direto para as notas. E tira suas conclusões só baseado nisso e mais nada, sem inserir um contexto. Exemplo: faz-se um review de um Parnis e dá ao acabamento dele uma nota 4, de 0 a 5. Normal, para a categoria de preço, ele merece nota 4. Mas aí em seguida faz-se um review de um Audemars Piguet e dá-se nota 5 ao acabamento. Resultado: muita gente vai só ler as notas e logo vai concluir que o acabamento do Parnis é quase igual ao do AP. Então eu particularmente sou totalmente contra notas de qualquer tipo.

- Ao invés disso, o final do texto deve conter uma pequena tabelinha com o resumo da avaliação. Sem notas, apenas breves comentários. Exemplo:

   Caixa: ótimo acabamento, sem superposição dos acabamentos polidos e foscos.
   Pulseira: confortável, fecho com operação simples e segura, mas oferece pouca opção de ajuste
   Legibilidade: adequada à proposta do relógio
   Conforto: confortável, leve, mas desequilibrado em relação à pulseira
   Operação: coroa com boa pega, corda pela coroa macia
   Mecanismo: carregamento rápido, preciso no uso diário

- E por fim, uma ficha técnica. Eu acho que essa deve ser "obrigatória":

   Relógio
   Modelo: Seiko 5
   Referência: 7S26-xxxx
   Material da caixa: aço
   Material da pulseira: couro   
   Cristal: mineral sem tratamento anti-reflexo
   Dimensões (diâmetro x altura): 41,5 x 12,5 mm
   Impermeabilidade: 100 metros
   Outras características: coroa rosqueada, fundo transparente

   Movimento
   Calibre: 7S26
   Características: automático, calendário duplo
   Frequência: 21.600 a/h
   Número de rubis: 21
   Reserva de marcha: 40 horas
   Diâmetro (opcional): xxx mm
   Espessura (opcional): xxx mm


Sobre fotos: as fotos devem ser objetivas também. Evitar duas fotos que digam a mesma coisa. Usar uma ou duas fotos gerais, e o resto de fotos mais detalhadas, dos detalhes comentados no texto. Evitar usar o review como maneira de "mostrar o relógio novo".

Acho que fica legalzinho assim. Ah, e não acho necessário avaliação dos moderadores não. Acho que é só postar.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: igorschutz online 09 Janeiro 2012 às 13:53:49
Pô, se lerem atentamente as sugestões do Adriano, qualquer resenha fica nota 10.

Belo guia, Adriano, bem profissional, e obrigado por tomar seu tempo para nos ajudar!

Um abraço,

Igor
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: TioWatch online 09 Janeiro 2012 às 13:56:57
Talvez eu possa contribuir um pouco com o tema...
:)

Existe uma certa diferença entre "REVIEW" e "IMPRESSÕES"!

IMPRESSÕES: é o relato de um consumidor acerca de determinado produto, uma visão leiga, porém detalhada sobre as qualidades e defeitos do mesmo.

REVIEW: é um relato técnico, geralmente descrito por quem tem conhecimento de causa, evidenciando as caraterísticas de construção e as "Features" do produto.

Aí a sugestão é cada um realizar a opção que mais lhe convém,  de acordo com a experiência e a intimidade com o meio e com o relógio!
;)
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Rafa_Almeida online 09 Janeiro 2012 às 17:33:27
Belíssima idéia e as dicas de Adriano, a meu ver, estão perfeitas.

Que coloquemos em prática!

Também sou super fã de reviews!!!

Abraços,

Rafa
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Correia online 09 Janeiro 2012 às 19:08:26
Belíssima ideia amigo César.

Abraços,
Correia
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: michelim online 10 Janeiro 2012 às 08:50:05
Pessoal, uma dica legal é usar os moldes de busca do Fountain Pen Network:
http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/81758-review-index/ (http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/81758-review-index/)

Com esta página de busca podemos encontrar facilmente qualquer review já publicado.

Abraço

Mich
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Guilherme online 10 Janeiro 2012 às 16:10:53
Olá amigos.

Estou com o César... ;) concordo com a idéia de abrir um sub-tópico parta reviews.

Se os colegas seguirem 50% do que o Adriano sugeriu como estrutura de um review,  já está de bom tamanho. Parabéns Adriano!

Abraço,
Guilherme.
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Pandolfi online 12 Janeiro 2012 às 10:30:37
Afinal, o que é um review? Review significa "revisão".
Mas revisão pode ser interpretada de várias maneiras: é  um exame rigoroso, técnico, uma crítica, impressões ou mera opinião?
Se for exame técnico, temos poucos colegas que têm essa especialidade...(eu penso), assim, o tópico deveria ir para o sub-forum Tópicos Clássicos.
Se for um mero exame opinativo, iria para o Forum principal mesmo...
Estes são os meus pitacos, claro...o Adriano deu sugestões mais detalhadas...
Abração.
Pandolfi



Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Anderson79 online 12 Janeiro 2012 às 12:19:18
Amigos, concordo com a idéia de abrir sub-forum para review, alias ótima, mas como o amigo Pandolfi disse eu eu tambem já havia dito, se for muiito técnico, eu acredito que vai inibir a maioria dos amigos, que não terão qualificação para tal.
Qual é a ideia original ?
-um tópico técnico, onde só os amigos qualificados poderian postar, a pedido dos demais?
-um tópico onde os amigos poden postar livremente, passando suas opniões e impressões como usuários no dia a dia(como a opnião de proprietários de veiculos), mas respeitando algumas regras obrigatórias na postagem como dados tecnicos, fotos etc.

Abraços :)

Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: michelim online 24 Março 2012 às 10:28:52
E aí pessoal, a idéia vai pra frente?
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Adriano online 24 Março 2012 às 17:34:02
Putz, verdade! Bolamos um guia definitivo mas não publicamos. Falarei com os moderadores!

Abraços!

Adriano
Título: Re: Espaço para reviews - pedido aos moderadores.
Enviado por: Jmm online 09 Julho 2012 às 14:44:40
Então pessoal,
Depois das discuções nesse tópico e da publicação dessa guia: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7424.0 (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7424.0)
a sugestão do César-HT para organização dos Reviews será acatada?
Vários já foram reunidos no tópico que é um guia para orientar a elaboração de reviews.

Aproveito para agradecer e parabenizar o Adriano por elaborar e publicar o guia.