Essa é nova para mim.
Estive vendo fotos de algumas manufaturas na internet e vi uma, com um "visitante" meio doidão e pensei: "conheço esse cara". Pois era mesmo ele: Dan Spitz, (um dos...) ex-guitarrista do Anthrax é apaixonado por relojoaria. Aliás, o caboclo é relojoeiro "profissa". Se formou na escola Joseph Bulova em metade do tempo normal (quebrando um recorde de 53 anos), e o cara acabou ganhando de brinde um curso completo do WOSTEP. O cara tem uma oficina e é o relojoeiro chefe. É mole?
O site oficial do cara fala um bocado sobre isso:
http://www.spitzwatch.com/bio/
E vejam que bacana:
http://www.spitzwatch.com/watchmaker-bench/
O cara projetou uma bancada de relojoeiro, animal por sinal. E qualquer um pode comprar uma igual.
E nesta página, ele como endorser de equipamentos de som e gravação, mas na foto aparece ali um Timegraph e umas ferramentas de relojoeiro.
http://www.krksys.com/krk-featured-users/dan-spitz.html
E umas fotos legais:
http://www.flickr.com/photos/spitzwatch/3120850096/in/photostream/
Abraços!
Adriano
Caralho, vou até compartilhar isso com história de vida! Saquem o que vi na Wiki:
In 1995, Spitz left Anthrax, due to a severe disinterest in playing guitar. In the meantime, he attended WOSTEP on a full scholarship and opened his own watch repair shop.[4] On April 1, 2005, Anthrax announced an Among the Living reunion, and Spitz was reunited with the band. They embarked on a world tour and released Alive 2, a DVD with footage from those performances. Following the end of the reunion tour, Spitz again left Anthrax to concentrate on his watch designs. He has since been replaced by Rob Caggiano, who was Anthrax's lead guitarist prior to the 2005 reunion.
Flávio
Nunca imaginei, que surpresa!
E o mais engraçado, estava aqui ouvindo Jimi Hendrix e pensei... Se esse cara fosse um relojoeiro, hein?!!! ;D
abrç
Quem diria, MUITO legal!
Me fez lembrar o caso do Bruce Dickinson, do Iron Maiden, que também é piloto comercial (atualmente "desempregado") e costuma pilotar pessoalmente o avião da banda nas turnês pelo mundo:
http://www.dailymail.co.uk/travel/article-2064355/Iron-Maidens-Bruce-Dickinson-job-Astraeus-Airlines-collapse.html
[[]]'s
Muito legal ... O cara é fera.
Citação de: Desotti online 24 Julho 2012 às 21:02:36
Quem diria, MUITO legal!
Me fez lembrar o caso do Bruce Dickinson, do Iron Maiden, que também é piloto comercial (atualmente "desempregado") e costuma pilotar pessoalmente o avião da banda nas turnês pelo mundo:
http://www.dailymail.co.uk/travel/article-2064355/Iron-Maidens-Bruce-Dickinson-job-Astraeus-Airlines-collapse.html
[[]]'s
Inclusive, como bom fã de Iron e apaixonado por aviação também, tenho e recomendo o documentário "Flying Heavy Metal", do Discovery, em 5 episódios, disponível em DVD.
Abraços!
Adriano
Uma agradável surpresa... :)
Muito interessante essa do Dan Spitz, jamais poderia imaginar.
Valeu Adriano!
Sempre que vejo jovens angustiados na escolha da profissão eu penso que existe um certo "terrorismo" quando se afirma que ou a pessoa acha e segue a sua vocação ou será infeliz como profissional. Eu acho que todos nós podemos nos dedicar a diferentes atividades, ter sucesso e ser feliz em todas elas. Essa história do guitarrista relojoeiro confirma a minha teoria.
Abraços.
Bacana demais Adriano ... putz, o cara parecia um porra-loca de primeira! Que virada :o
Já ouvi dizer uma vez que o Dalai Lama também é um relojoeiro amador, mas nunca achei nada sobre isso ... bom, também nunca procurei ;D ;D ;D
Será que esse troço tem fundamento?
Valeu Adriano, muito bacana mesmo! ;)
Abraço,
Lourival
Desotti, pior...O Bruce, segundo fiquei sabendo há alguns meses, comprou grande parte da Austraus, a empresa onde ele era piloto contratado! Agora é um dos donos! hahaha
Flávio
Salve!
Eu também sou fã do Bruce.
E, fora dos palcos, eu gosto em especial de um dos vídeos, onde ele comanda um B-727, que não tinha "voado" antes, e que diga-se de passagem é um dos meus objetos voadores identificados preferidos.
Já o Dan...
Muito louco é quem não admirar o cara! 8)
Abraços a todos!
Alberto
Olha aí, deu hoje no Hondikee!
http://www.hodinkee.com/interview-meet-dan-spitz-anthrax-guitarist-turned-master-watchmaker
Além de tudo, esse se dedica à difusão de informações sobre o autismo, pois ele tem dois meninos gêmeos autistas.
Abraços!
Adriano
Muito legal isso, Adriano!
O cara é fera.
https://youtu.be/AsPohFbrHLY
Bem que eu desconfiava, pois sempre achei que a profissão de músico não tem o glamour que os fãs acham, pois cantar/tocar as mesmas músicas por décadas deve ser um porre.
Dizem que perguntaram ao Mick Jegguer, quando ele ainda era bem jovem, qual a última coisa que ele gostaria de fazer aos 60 anos e ele respondeu: "cantar outra vez a música Satisfaction".
Daí, desenvolver outras profissões me parece uma válvula de escape.
Lourival, lí um livro sobre o Dalai Lama onde dizia que ele sempre foi muito curioso e adorava desmontar e remontar coisas. Se ele se tornou relojoeiro é bem possível, mas creio que por mero hobby.
Il Capo
É bom deixar claro que a família dele tinha conexão com joalheira e relojoaria.
Tempos atrás, li (creio que no Hodinkee) que os parentes eram especialistas em altas marcas.
Dic
Guitarrista relojoeiro, muito louco. :D :D
Reportagem maneiríssima.
Vi o Antrax e o Maiden dia 26 agora em SP!
Maiden é minha banda favorita, tenho todos os cds...legal saber que alguns dos colegas aqui também são fãs!!!
http://whiplash.net/materias/news_792/241612-blacksabbath.html
venda de ingressos tour BS começou hoje pra Cwb, RJ e SP
E agora se arrisca a fazer seu primeiro relógio... Imagina o Dan spitz na ahci?
https://www.linkedin.com/pulse/our-latest-american-artisanal-independent-watchmaker-breaks-jackson
Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
Desenterrando o tópico com um texto que coloquei agora no Insta
Em 1966, a indústria americana de relógios, que um século antes revolucionara o mercado com a criação do sistema de produção em massa, estava em decadência. Os consumidores exigiam os sofisticados relógios fabricados na Suíça, o que inclusive levou algumas empresas americanas, como Hamilton e Bulova, a abrirem subsidiárias naquele país. O governo americano, buscando formar relojoeiros que pudessem reparar estes novos relógios, firmou uma parceria com a Suíça, o que levou à criação do curso de relojoaria WOSTEP, ministrado em Neuchâtel.
Com o tempo, a graduação em Engenharia Micromecânica do WOSTEP, com 3000 horas/aula, tornou-se a referência para a formação de relojoeiros da própria indústria suíça. Independentes famosos, como Stephen Forsey, Bart Gronefeld e Kari Voutilainen, formaram-se na escola.
Em 1995, o guitarrista da banda de trash metal Anthrax, Dan Spitz, estava no auge da sua carreira: já havia sido indicado 3 vezes ao prêmio Grammy e vendera 30 milhões de álbuns. Spitz, porém, era o único membro casado da banda e tinha dois filhos. A rotina desgastante de turnês, o que vinha fazendo desde 1983, não lhe permitia um contato mais íntimo e duradouro com a sua família. Tendo como inspiração seu avô, que no passado atuara como relojoeiro na região de New Jersey, Spitz comunicou aos demais integrantes da banda que havia se matriculado na Escola Bulova de Relojoaria e abandonou o mundo da música... Durante o curso, com duração programada de 4 anos, mostrou-se o relojoeiro mais habilidoso, graduando-se na metade do tempo, um recorde. Impressionado, o diretor do WOSTEP ofereceu-lhe uma bolsa de estudos em Neuchâtel. Graduado como "Mestre Relojoeiro", Spitz fundou um centro de reparos nos Estados Unidos, referência em grandes complicações. Em 2015, indignado com a postura das grandes empresas relojoeiras, que passaram a não mais vender peças de reposição a independentes, Spitz resolveu lançar um "manifesto": fabricar relógios artesanalmente nos Estados Unidos. Utilizando ferramentas tradicionais e uma fresadora CNC de fabricação própria, o primeiro relógio será concluído em 2022. Dan Spitz é o exemplo concreto de que não há limites para os sonhos...
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220418/4cf7597d4f060451b638d00d4d4d695f.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220418/49c0f81398108a49f58a771378ef9ad9.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220418/093da9ec44eac703adf8e0386eb089fc.jpg)
Ele pintou um torno cortador/esmeril com o mesmo grafismo clássico das guitarras do Eddie Van Halen. Muito legal. No Insta dele tem fotos.
Abs.,
Adriano
Eu vi. E alguém sabe que dizer por que diabos a guitarra signature dele sempre teve uma pintura das Tartarugas Ninja? hahahahah
Eu confesso que nunca fui muito fã de Anthrax, apesar de reconhecer que o som deles não se parece com NADA que existe por aí. Aliás, quando eu só ouvida metal britânico, mais melódico, lá pelos anos 80, quando me deparei com Anthrax não curti.
Nesta semana, por conta deste post, ouvi novamente o Among the Living, de 1986, pensei: bicho, isso deve ter causado muito nos EUA da época, pois tinha uma pegada muito diferente.
Flávio
Eu também nunca fui fã de Anthrax. Fui escutar com atenção depois de muuuuitos anos. Depois dos meus 30, aliás. Passei meus 20 e poucos focado no progressivo e jazz. Teve 3 bandas que eu não dei atenção durante a adolescência (não curti, à época): Anthrax, Pantera e Slayer. Fiquei mais no meta britânico também, e dos EUA, só Metallica e Megadeth.
E não sei se tem alguma história muito específica sobre a pintura das Tartarugas Ninja, muito além apenas do fato dele e do Scott Ian serem meio nerds e isso ser meio parte da "cultura". O Ian tem uma guitarra com grafismo dos Simpsons em contrapartida.
Abs.,
Adriano
Reli o tópico e duas observações off topic:
1) meu primeiro comentario aqui foi logo depois do show do Maiden de 2015, em que o Antrax abriu. Já comprei o ingresso pra 04/09!
2) Vi aqui que o Dan Spitz foi substituido pelo Rob Caggiano, o Caggiano hoje é guitarrista do Volbeat, banda que sugiro que vocês dêem uma conferida. É uma das minhas favoritas!
Tudo isso posto, lindos os relógios do Spitz! Realmente interessante como o cara larga uma carreira de relativo sucesso pra perseguir um sonho.