Olá amigos!
Estive tomando um suco por alguns bons tempos, mas agora estou de volta. E por muito tempo espero!
Neste tempo que estive afastado, fiz algumas alterações na minha alimentação, deixando-a mais saudável (tudo com acompanhamento de nutricionista), além de parar, finalmente, de fumar...
Estou me sentindo um novo homem. Literalmente!
Bem, em uma das mudanças alimentares, seguindo a recomendação da nutricionista, passei a usar bastante os alimentos ditos termogênicos, pois são os mais eficientes em queimar gordura e auxiliar na perda de peso. E entre estes alimentos está a PIMENTA.
Me tornei um fanático pelas ardidas. Não consigo pensar em nenhum prato se não tiver uma malaguetinha ou uma habanero misturada ;D.
Aprendi a fazer molhos e conservas e isto já está se tornando um novo hobbie!
Algumas conservinhas:
Dedo-de-moça em vinagre
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/P2080002.jpg)
Pimenta-de-bode em vinagre balsâmico
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/P2080004.jpg)
Pimenta medusa em cachaça envelhecida
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/P2130029.jpg)
Também preparo um molho tipo Tabasco que é ótimo! :D
Ah, sim, aquela estória de hemorroidas é lenda... :-X
Uai Sô, manda a receita junto ou é somente isso que está no post?
Só deixa a gente babando de inveja, é ??? ??? ???
Pelo menos o molho tipo Tabasco!
Abração e ótimo retorno. ;)
Lourival
Opa, Paulo!
Adoro pimenta! Adoro suar comendo um prato bem apimentado, porém sem que a pimenta seja o único gosto do prato. Hay que usar pimenta, pero com ternura! ;D
Gosto demais de molhos de pimenta, tinha um amigo nosso no dominó que era REI em fazer molhos de pimenta, usando vinagres, azeites, alho, louro, manjericão, etc e tal. E ele conseguia diversos graus de "força" na pimenta. Usava malagueta e dedo de moça.
A pimenta do reino moída é que causa, digamos, problemas. Se bem que uma pimenta realmente forte dói duas vezes... :o
Canela também é um alimento termogênico que curto muito.
Belo tópico, e hoje no almoço vou dobrar a dose de pimenta em homenagem a você!
(http://casaaffonso.com.br/images/online/_g_produtos90737_85704.jpg)
Eu gosto muito, quando morava em república nós tínhamos o costume de curtir a pimenta, o mais comum era na cachaça branca. Mas também tínhamos no óleo, que fica bem mais forte.
Hoje eu continuo consumindo, mas na minha região tem muita pimenta artesanal e semi-industrializada, algumas bem fortes. Dentre estas recomendo a "Dona Nega".
Vou te contar uma coisa, se pimenta causa hemorróida essa véia não tinha butão...É brava mesmo.
Pra fazer o molho tabasco não tem muito segredo não, só é preciso ter paciência, MUITA paciência... Leva uns dois meses (no mínimo) pra ficar pronto...
Modo de preparo:
É preciso uma boa quantidade de pimentas frescas e de altíssima qualidade. Podem ser congeladas - sempre que encontro boas pimentas compro e congelo, quando tenho o suficiente faço o molho.
As pimentas inteiras (com semente e tudo) devem ser batidas em um liquidificador com um "nadinha" de água, apenas o suficiente para conseguir bater. O resultado deve ser um creme bastante espesso. É necessário que se tenha aproximadamente 1 litro deste creme.
Misturar 4 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de yogurte natural. Ao invés de yogurte pode-se utilizar sumo de chucrute (excelentes resultados!) ou qualquer outra fonte de lactobacilos.
Colocar o molho em uma garrafa PET de 2 litros, apertar a mesma para retirar totalmente o ar e fechar muito bem. Sempre que se formar uma camada mais "sólida" a garrafa deve ser agitada.
Em cerca de 1 a 2 semanas, o molho começará a fermentar, liberando gás carbônico, o que fará com que a garrafa inche. Quando a garrafa estiver bem estufada, com a mesma dureza de uma com refrigerante ainda fechada, solte a tampa bem vagarosamente, só o suficiente para sair o gás em excesso. Cuidado para não tirar a tampa toda! O ar não deve entrar na garrafa, apenas um pouco do gás deve sair. Este procedimento deverá ser feito 1 ou 2 vezes por dia.
Manter a agitação na garrafa sempre que a camada mais sólida aparecer (umas duas ou três vezes por dia).
Em aproximadamente 2 meses (as vezes bem mais) a garrafa vai parar de inchar, sinal de que a fermentação acabou.
Peneire bem o molho, misture vinagre na proporção 2 X 1 (duas partes de molho e uma de vinagre) e deixe descansar por mais uma semana. Se você misturar pectina o molho não se separa mais, mas isto não é obrigatório. Sem a pectina basta dar uma chacoalhada no vidro antes de usar a pimenta.
Pronto pra uso!
No último que fiz usei estas pimentas:
Habanero vermelha:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310001.jpg)
Habanero amarela:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310002.jpg)
Dedo-de-moça:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310003.jpg)
Murupi:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310004.jpg)
Pimenta de Cheiro:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310005.jpg)
Pimenta-de-bode:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P5310006.jpg)
Olá Paulo, você que é um connaisseur, sabe dizer algo sobre as Bhut Jolokia? Tenho muita curiosidade sobre ela. Dizem ser muito forte, mas não sei se esta é o melhor "termômetro" para um apreciador da arte.
Citação de: FALCO online 14 Agosto 2012 às 10:44:59
Olá Paulo, você que é um connaisseur, sabe dizer algo sobre as Bhut Jolokia? Tenho muita curiosidade sobre ela. Dizem ser muito forte, mas não sei se esta é o melhor "termômetro" para um apreciador da arte.
Oi Falco
Conheço a Bhut Jolokia sim, e realmente ela é bem "monstrinha". A ardência das pimentas é medida em uma escala chamada Scoville.
Para termos de comparação, um pimentão tem ardência zero, uma jalapeño tem cerca de 5000 Scoville, uma malagueta atinge perto de 45 mil, uma habanero tem cerca de 750 mil e a bhut jolokia chega a 1 milhão e 200 mil. Ela foi considerada por bastante tempo a pimenta mais forte do mundo, mas recentemente um grupo de pesquisadores criou, através de cruzamentos, uma pimenta que atinge mais de 2 milhões e meio na escala Scoville, é a Trinidad Scorpion Morouga.
Para entender melhor estes números, a escala representa o número de diluições em água destilada necessárias para neutralizar a capsaicina (o alcalóide responsável pela ardência). Assim, se você triturar uma malagueta e diluir em 45 mil partes de água ela não será mais percebida como ardida.
Mas ardência realmente não é tudo. Tem o aroma e o sabor também a serem levados em conta. A malagueta por exemplo é pura ardência, quase sem cheiro e sabor. A dedo-de-moça também tem pouco aroma, além de ser bem mais suave que a malagueta, porém seu sabor é muito bom. A habanero tem ardência muito alta, um cheiro bem pronunciado e um sabor frutado realmente muito bom.
A bhut jolokia tem pouco aroma, sabor adocicado e ardência MUITO alta.
Pimenta eu gosto bastante.
Ainda mais, por Primeiro ser Oriental, Segundo a grande maioria de nossas comidas entram Pimentas.
Mas não posso comer tanto por causa de minha Gastrite, depois eu aprendi, que café, refrigerante, pimenta, não dá certo :-X :'(
E cigarro :-\
Citação de: paulorocha online 14 Agosto 2012 às 10:58:08...
A habanero tem ardência muito alta, um cheiro bem pronunciado e um sabor frutado realmente muito bom.
...
É a sua preferida? Ou não existe isto...
Parabéns paulorocha pelo seu caminho a uma vida melhor.
Gosto de pimentas e achei muito interessante tudo que mostrou.
Agora eu não concordo que a pimenta ajuda a emagrecer. Pois quando colocamos na comida, fica mais saborosa com um aroma picante, e ai comemos mais e mais.
Agora sabendo aproveitar o lado termogênico dela é bem interessante.
Não se esqueça de adicionar a sua boa alimentação o Chá Verde, isso sim chamo de termogênico.
Abraços
Filipe
Oi Jokr82, eu adoro culinária oriental. Tanto que já fiz até um mini curso de sushiman (não sou dos melhores, mas engano direitinho...). A minha esposa também tem problema de sensibilidade estomacal e não pode nem pensar em comer pimenta. O pior é que ela adora...
Falco, realmente a habanero é uma das minhas favoritas. Também gosto demais da jalapeño.
Filipe, realmente tem que se controlar para não comer demais ;D ;D ;D
Citação de: paulorocha online 14 Agosto 2012 às 14:50:57...
Falco, realmente a habanero é uma das minhas favoritas. Também gosto demais da jalapeño.
...
Hoje, por coincidência, almocei em um restaurante que tinha o Tabasco Habanero, ia experimentar, mas o comida era tão ruim que até esqueci...
No caso do Tabasco, dá para ter uma idéia legal ou fica pouco gosto de Habanero e muito de Tabasco?
A Habanero para mim é só uma Tabasco mais forte. Não sou especilista em pimentas mas não sinto aroma muito diferente. Em contrapartida, gosto muito da "Green Pepper" que tem bem gosto de Jalapeño.
Nunca consegui achar a "Chipotle", gostaria de experimentar.
Abraços!
Adriano
Eu gosto!!!
E adianto!!! Sou meio sem noção para pimentas!!!
Grande abraço
Rodrigo STR
Citação de: Adriano online 14 Agosto 2012 às 15:45:39
A Habanero para mim é só uma Tabasco mais forte. Não sou especilista em pimentas mas não sinto aroma muito diferente. Em contrapartida, gosto muito da "Green Pepper" que tem bem gosto de Jalapeño.
Nunca consegui achar a "Chipotle", gostaria de experimentar.
Abraços!
Adriano
Adriano, eu acho que você está se referindo ao molho Tabasco sabor habanero, não é? Realmente o aroma é quase igual ao molho tradicional, apenas com mais picância. Quando falei dos sabores estava me referindo ao fruto fresco (sim, eu faço degustação direta do fruto inteiro...). E existe uma pimenta realmente chamada de tabasco (foi a que deu nome a companhia). parece uma malagueta um pouco mais "gordinha" porém muito aromática e com bastante polpa. Muito saborosa.
A chipotle original é a jalapeño defumada, seca e triturada, ou seja, é pimenta seca em pó, como a nossa calabresa. Não é difícil fazer. Já o molho Tabasco sabor chipotle realmente é difícil de encontrar, mas quando encontrar compre na hora! É bem suave, mas o gosto defumado é de enlouquecer!
Paulo! Que bom que você voltou. Isso, eu já sabia! A história das hemorróidas, no entanto, não é totalmente lenda, não. Meu pai sempre sofreu de hemorróidas e teve que operar. A primeira coisa que o médico cortou, foi, justamente, a pimenta.
Claro que ela não vai causar hemorróidas, para quem não tem. Mas, para quem sofre disso, ela pode ser um agravante. Meu pai, se f...
No mais, realmente, eu já havia aprendido isso. Gosto muito, especialmente, da malagueta e da biquinho (não ardida). Só não gosto de pimenta, no tempero de carnes vermelhas, especialmente, em churrasco. Aí, acho que não combina. No mais, especialmente uma farofinha, com malagueta, acho dez!
Abraços,
SANDRO
Grande mestre Paulo Rocha! Primeiramente, é com prazer que o recebemos de volta!
Sim, me refiro à Tabasco Habanero! E vou procurar pela Chipotle! Quero experimentar!
Abração!
Adriano
Meus amigos, eu enviei uma MP a cada um que postou aqui. Na verdade este tópico foi uma espécie de "chamariz" para ver quem apreciava pimentas e portanto que gostaria de receber uma pimentinha... ;D
Dentro de alguns meses devo preparar mais uma partida. Se algum outro colega quiser é só pedir que quando ficar pronto eu mando.
Sandro, realmente para quem JÁ tem as tais de hemorroidas a pimenta é um veneno. Aliás, não precisa nem mesmo ser hemorroida, basta uma sensibilidade gástrica acima do normal e as pimentas não são recomendadas (é o caso da minha esposa).
Grande abraço!
Caramba Paulo eu quero uma sim, com certeza quando puder!
Também quero !!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D
Abs,
Hemorróidas... Pois existe uma pimenta que É EXCELENTE COADJUVANTE NA CURA!!!
Comari... Tem uma das melhores substâncias CICATRIZANTES da natureza...
;D ;D ;D ;D ;D
Tópico muito bom!!!
Tem até gente falando do toba do alheio!!! ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Toba é assunto sério...
Também acho!!! :-\ :-\ :-\
Citação de: vinniearques online 15 Agosto 2012 às 18:14:01
Caramba Paulo eu quero uma sim, com certeza quando puder!
Citação de: solano online 15 Agosto 2012 às 19:59:11
Também quero !!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D
Abs,
Os nomes já estão na lista! Mas lembrem que vai demorar alguns meses para ficar pronto.
Citação de: edulpj online 15 Agosto 2012 às 20:08:05
Toba é assunto sério...
Citação de: Paulo Sergio online 15 Agosto 2012 às 20:34:10
Também acho!!! :-\ :-\ :-\
;D ;D ;D
Eu sou desesperado por pimenta, e gostei da receita do Tabasco, que eu consumo demais. Também faço um monte de pimenta em casa, mas acho o Tabasco a pimenta mais saborosa de todas, ao ponto de um vidro durar uma quinzena. Acaba ficando tudo com gosto de Tabasco, fazer o que ?
Abraços pra todos,
Aero
E eu, já mandei o endereço para o envio da pimentinha.
Abraços,
SANDRO
Muito show caro Paulo Rocha, voltando de vagar, mais com força nos tópicos!! ;)
Aqui em casa minha mãe tem alguns garrafas de pimenta, que ela e o meu pai fizeram, tem com cachaça, vodka tem até uma feita com conhaque de alcatrão, de vinagre também tem, pessoalmente eu não gosto, eu gosto das de cachaças, e de óleo, ou azeite de oliva, ela tinha ou tem (não reparei mais), uma pequena plantação de algumas espécies pimentas, sei que tinha malagueta, dedo de moça, e essa "bode" aqui é conhecida como a bodinha, entre outras, essa bodinha, tem até dela já curtida, ficam amarelinhas !!
O meu avô materno, come elas naturais na hora do almoço, ele coloca umas 4 ou 5 no prato, e espeta com garfo, dá um mordida, como se estivesse comendo batatinha frita...hehehe e o "véinho" tem 74 anos!!
Tem uma edição da revista Superinteressante, que fala das pimentas, vou ver se acho ela, assim que eu achar, vou escanear e postar aqui...OK !!
Tenham uma ótima semana pessoal!!
Gosto de pimenta mas só sei usar a vermelha do vidrinho.
Oi pessoal !
Também gosto muito de um prrato beeem apimentado... E inclusive, ja até "transmito" o intersee às crianças aqui em casa !!
Agora mesmo, encomendei um extrato de Naga Morich, e tô na espera pra provar o bicho !! Quem ja provou diz que o negocio é "brabo", mas vamos ver...
Aqui, até o Gabriel (11 anos em outubro) conhece a escala Scoville, e sabe onde se situam os principais pontos... Ele foi procurar na wikipédia, e aprendeu tudo sozinho !!
1 abraço !
Bruno
Bruno
O Gabriel deve ser um PIMENTINHA !!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abs,
Quando viajei para a Bahia provei pimenta de verdade pela primeira vez, mas aqui em casa não costumo consumir não, uso mais Molho de Pimenta (já pronto).
Prefiro o sabor à ardência, algumas pimentas são saborosas sem arder demais, agora se arder demais eu já não curto muito não.
No mais, gosto das pizzas de Peperone, dos Catchups picantes e dos amendoins apimentados, isso conta? KKKKKKK.
Quando estive na Bahia o dono da pousada disse que tem uma pimenta que não arde e é muito saborosa, que se come como aperitivo. Não cheguei a provar porque ele não tinha dela lá, mas fiquei curioso em experimentar, se alguém souber o nome dessa pimenta vou procurá-la por aqui.
Fábio, é a Biquinho, justamente porque ela tem uma pontinha, tem gosto de pimenta mas não arde, deliciosa, gosto de pescar uma com palito e espetar num pedaço de provolone...e lá vai cerveja...
Tem muita por aqui, se não encontrar avise...
Grande abraço.
Pandolfi
Eu aqui na Bahia obviamente me acostumei com pimenta e às vezes acho algumas meio fraquinhas. rsrsrsrs
Pensei em plantar algumas espécies, mas a seca na região e o racionamento de água me impediram de tocar adiante a idéia da 'floresta de pimenta' em casa...
Finalmente consegui encontrar garrafinhas adequadas para mandar a pimenta aos colegas! Olha só como ficou bonito:
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P6290125.jpg)
E este é o meu "arsenal" particular (sim, tudo que está ai dentro é pimenta...):
(http://i107.photobucket.com/albums/m290/paulorocha/pimentas/molho%20tabasco/P6290126.jpg)
Aos colegas que receberão as pimentas: estou com tudo pronto para enviar, mas vou esperar até a semana que vem para enviar.
Abração
Paulo apelando pros teasers!!!
Show, amigo, deveras legal o vidrinho de pimenta.
Citação de: HumbertoReis online 21 Agosto 2012 às 12:04:35
Eu aqui na Bahia obviamente me acostumei com pimenta e às vezes acho algumas meio fraquinhas. rsrsrsrs
Pensei em plantar algumas espécies, mas a seca na região e o racionamento de água me impediram de tocar adiante a idéia da 'floresta de pimenta' em casa...
Me fez lembrar as famosas pergunta das baianas quando vendem o acarajé.
-Vai querer quente ou frio?
;D ;D ;D ;D ;D
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amigo Paulo Rocha, isso que chamo de arsenal.
Muito legal esse hobby.
Citação de: Pandolfi online 21 Agosto 2012 às 09:39:54
Fábio, é a Biquinho, justamente porque ela tem uma pontinha, tem gosto de pimenta mas não arde, deliciosa, gosto de pescar uma com palito e espetar num pedaço de provolone...e lá vai cerveja...
Tem muita por aqui, se não encontrar avise...
Grande abraço.
Pandolfi
Obrigado Pandolfi,
não sabia o nome dela, vou procurar por aqui, qualquer coisa te dou um toque.
Citação de: Filipeandrade online 21 Agosto 2012 às 21:48:04
Citação de: HumbertoReis online 21 Agosto 2012 às 12:04:35
Eu aqui na Bahia obviamente me acostumei com pimenta e às vezes acho algumas meio fraquinhas. rsrsrsrs
Pensei em plantar algumas espécies, mas a seca na região e o racionamento de água me impediram de tocar adiante a idéia da 'floresta de pimenta' em casa...
Me fez lembrar as famosas pergunta das baianas quando vendem o acarajé.
-Vai querer quente ou frio?
;D ;D ;D ;D ;D
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amigo Paulo Rocha, isso que chamo de arsenal.
Muito legal esse hobby.
Na Bahia, Acarajé FRIO, é com MUITA PIMENTA... Acarajé QUENTE, é com MAIS PIMENTA AINDA...
Citação de: edulpj online 22 Agosto 2012 às 06:28:27
Na Bahia, Acarajé FRIO, é com MUITA PIMENTA... Acarajé QUENTE, é com MAIS PIMENTA AINDA...
Puts... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Paulo Rocha ;)
Obrigado, pelas Pimentas, por todo o Carinho, Atenção e por toda a sua dedicação!! :-*
Abraços!!
Vix to vendo que a minha gastrite vai ficar Punk, depois dessas pimentas :-X minha esposa está me mandando dizer, muito Obrigada pelas Pimentas.
Boa noite amigos, estou sem tempo para compartilhar como queria com o fórum.
No jardim da minha casa tem um pé de pimenta que não arde, chega a ser doce. heheh Segue as fotos:
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada3-25.jpg)
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada4-23.jpg)
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada5-22.jpg)
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada6-17.jpg)
Agora me resta saber qual pimenta é essa, ta querendo ficar madura.
Abraços
Filipe
Filipe, veja se consegue tirar uma foto macro da flor desta pimenteira.
Pelo que dá para ver na foto as flores tem 5 pétalas brancas. Se forem completamente brancas se trata de uma variedade da espécie Capsicum chinense. Já se tiver pequenas "manchas" verdes ou verde-amareladas no interior das pétalas trata-se de alguma variedade da espécie Capsicum baccatum.
Eu pessoalmente arrisco por alguma baccatum, pois normalmente as chinense são extremamente picantes e esta tua é doce. Mas pode ser chinense também, ou algum cruzamento...
A maioria das pimentas "doces", incluindo o pimentão, possuem flores com 7 pétalas, totalmente brancas.
Abração
Amigo Paulo
Se eu comer uma pimenta BACCATUM como fica o meu "forever" no dia seguinte ???? ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abs,
Citação de: paulorocha online 24 Agosto 2012 às 15:14:15
Filipe, veja se consegue tirar uma foto macro da flor desta pimenteira.
Pelo que dá para ver na foto as flores tem 5 pétalas brancas. Se forem completamente brancas se trata de uma variedade da espécie Capsicum chinense. Já se tiver pequenas "manchas" verdes ou verde-amareladas no interior das pétalas trata-se de alguma variedade da espécie Capsicum baccatum.
Eu pessoalmente arrisco por alguma baccatum, pois normalmente as chinense são extremamente picantes e esta tua é doce. Mas pode ser chinense também, ou algum cruzamento...
A maioria das pimentas "doces", incluindo o pimentão, possuem flores com 7 pétalas, totalmente brancas.
Abração
Vou tirar a tal foto macro!
Esse pé de pimenta nasceu de uma hora para outra, já faz algum tempo, mais todo mundo aqui passa despercebido por ele.
É doce mesmo!
Abs
Filipe
Solano, vai depender da tua "abertura cultural"... ;D ;D ;D
Na verdade você já deve ter comido muita pimenta baccatum. Um exemplo é a dedo-de-moça. Outra bem conhecida é a pimenta-de-cheiro.
Filipe, assim que der mostre a foto macro para nós. É através das flores que se identifica a espécie da pimenta, embora a variedade seja bem mais difícil de identificar, tanto pela grande quantidade quanto pela possibilidade de cruzamentos.
As principais espécies domesticadas são:
Capsicum annuum - jalapeños, pimentões, etc.
(http://www.fatalii.net/growing/pics/annuum80.jpg)
Capsicum frutescens - malaguetas, tabasco, etc.
(http://www.fatalii.net/growing/pics/frutescens80.jpg)
Capsicum chinense - habaneros, bhut jolokia, trinidad scorpion - são normalmente as mais "violentas", mas existem variedades doces
(http://www.fatalii.net/growing/pics/chinense80.jpg)
Capsicum baccatum - dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro, chapéu-de-bispo, etc.
(http://www.fatalii.net/growing/pics/baccatum80.jpg)
Capsicum pubescens - rocotos e apenas rocotos. São as pimentas usadas antigamente pelos incas, fortes e aromáticas. Fabulosas em molhos! E são as únicas com sementes pretas.
(http://www.fatalii.net/growing/pics/pubescens80.jpg)
Boa tarde,
Seguem as fotos:
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada1-53.jpg)
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada2-31.jpg)
Não pude resistir!
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada3-26.jpg)
Tamanho da planta!
(http://i1174.photobucket.com/albums/r606/filipeandrade957/formatada4-24.jpg)
Filipe, meu amigo, esta deu trabalho para identificar... :o Mas quanto mais difícil, mais divertido! :D
Trata-se de uma sub-espécie da Capsicum annuum, parente muito próxima do pimentão. O interessante é que normalmente os estames das annuum são azulados e desta são amarelos. E são poucas annuum que tem apenas 5 pétalas.
Fiz a identificação através do trabalho do Dr. Paul Smith, http://pt.scribd.com/doc/9669307/Key-to-Pepper-Species (bem no final ele cita a possibilidade dos estames amarelos)
Abração
Essa pimenta do ANNUUM quero não !!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Pimenta no ANNUUM dos outros é REFRESCO !!!! :-* :-* :-* :-* :-* :-*
Abs,
Vou dar o meu pitaco aqui.
Primeiro um pé de pimenta que já está com algumas amadurecidas. Agora estou com puco espaço mas já plantei muita pimenta.
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/PePimenta.jpg)
Agora duas fotos das minhas curtidas.
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/Curtidas1.jpg)
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/Curtidas2.jpg)
Da esquerda para a direita:
Cumari curtida no vinagre;
Cumari curtida no óleo;
Cumari curtida no Azeite extra-virgem (fera!);
Variadas curtidas no vinagre;
Jurubeba curtida no vinagre;
Molho tipo lanchonete feito por mim;
Bode curtida no vinagre.
Grande abraço.
Pandolfi
Bela pesquisa do caro Paulo Rocha... vou mostrar para minha mãe, ela vai adorar !!
Bela coleção em caro Pandolfi, eu também adoro jurubeba, em um terreno que meu pai tem, 2 duas qualidades, tem uma super amarga, ela é verdinha bem escura, a outra é mais clara, e tem um amargo mais brando, com um leve adocicado no final!!
Gosto de colocar umas na salada e na sopa !! 8)
Grande Pandolfi, como vai meu amigo?
Linda pimenteira! Me corrija se estiver errado, mas trata-se de uma cumari verdadeira, não é? Capsicum praetermissum (flores roxas com manchas amarelas).
E bela coleção de pimentas. A cumari-do-pará é uma das minhas favoritas, com um aroma fabuloso! E pela quantidade vejo que o amigo também é um apreciador dela.
Solano, já te disse que é uma questão de "abertura CUltural" ;D ;D ;D
Veja se a flor não é assim:
(http://www.pimentas.info/index_arquivos/image63621.jpg)
Aliás, cumari pollux e não cumari verdadeira.
Citação de: paulorocha online 26 Agosto 2012 às 05:19:42
Filipe, meu amigo, esta deu trabalho para identificar... :o Mas quanto mais difícil, mais divertido! :D
Trata-se de uma sub-espécie da Capsicum annuum, parente muito próxima do pimentão. O interessante é que normalmente os estames das annuum são azulados e desta são amarelos. E são poucas annuum que tem apenas 5 pétalas.
Fiz a identificação através do trabalho do Dr. Paul Smith, http://pt.scribd.com/doc/9669307/Key-to-Pepper-Species (bem no final ele cita a possibilidade dos estames amarelos)
Abração
Muito obrigado caro paulorocha, as pimentas estão quase madurinhas, amanhã vou tirar do pé e comer umas 8 na hora! srrs tipo comendo pitanga e jabuticaba.. ;)
Em relação à pesquisa, eu não enviei mensagem ates, pois queria falar de uma pimenta muito rara que vi na internet e depois n achei mais, de todo jeito obrigado por esclarecer a duvida, minha mãe adorou...
Abraços e muito grato
Filipe
Oi, Paulo Rocha, aquelas curtidas são das cumari pequenas, existem aquelas maiores, acho que as do Pará...
Aqui estão as fotos das pétalas do meu pé de pimenta:
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/PePimenta.jpg)
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/Ptalas1.jpg)
(http://i455.photobucket.com/albums/qq277/Raposa37/Ptalas2.jpg)
Grande abraço.
Pandolfi
Paulo!!
Recebi a pimenta... É pimenta pra macho!!! Do jeito que eu gosto!!!
Das brabas!!!
Muitíssimo obrigado
Grande abraço
Rodrigo STR
Eu também gosto de pimenta, mas na dosagem moderada, já plantei várias pimentas e eu mesmo fiz desde molhos, conserva em vinagre ou azeite, antes de colocar no vinagre e ou azeite eu lavo bem, depois deixo secar, as vezes retiro as sementes, depois fervo água em uma panela e coloco algumas pimentas dentro durante 1 ou 2 minutos a fim de esterilizar o fruto, só então coloco no molho, já fiz um preparado com cachaça, vinagre, sal e algumas ervas como orégano, folha de louro, deixo de molho uma semana, depois filtro e só então coloco a pimenta esterilizada nesse preparado durante mais uma semana, as vezes retiro a pimenta desse preparado e passo para o azeite, nesse caso deixo pelo menos um mês, para reforçar o ardume no azeite e aprecio o azeite em outros alimentos, fica com um leve sabor das especiarias, o problema do azeite é deixar muito tempo, tipo mais de um ano, pois após abrir o azeite e expor ao ar atmosférico inicia-se a oxidação do azeite perdendo as qualidades benéficas, outra coisa que evito é usar vidros com tampas metálicas de ferro, pois com o tempo elas acabam oxidando, principalmente quando em contato com vinagre e ou sal. Quanto a Naga jolokia, tenho vontade de experimentar, mas ouvi dizer que ela é a matéria prima para fabricação do spray de pimenta.
Citação de: - STR - online 31 Agosto 2012 às 21:31:36
Paulo!!
Recebi a pimenta... É pimenta pra macho!!! Do jeito que eu gosto!!!
Das brabas!!!
Muitíssimo obrigado
Grande abraço
Rodrigo STR
Hehe, falei que era forte... ;D
Que bom que gostou!
Grande abraço
Citação de: rtakami online 31 Agosto 2012 às 22:05:27
Eu também gosto de pimenta, mas na dosagem moderada, já plantei várias pimentas e eu mesmo fiz desde molhos, conserva em vinagre ou azeite, antes de colocar no vinagre e ou azeite eu lavo bem, depois deixo secar, as vezes retiro as sementes, depois fervo água em uma panela e coloco algumas pimentas dentro durante 1 ou 2 minutos a fim de esterilizar o fruto, só então coloco no molho, já fiz um preparado com cachaça, vinagre, sal e algumas ervas como orégano, folha de louro, deixo de molho uma semana, depois filtro e só então coloco a pimenta esterilizada nesse preparado durante mais uma semana, as vezes retiro a pimenta desse preparado e passo para o azeite, nesse caso deixo pelo menos um mês, para reforçar o ardume no azeite e aprecio o azeite em outros alimentos, fica com um leve sabor das especiarias, o problema do azeite é deixar muito tempo, tipo mais de um ano, pois após abrir o azeite e expor ao ar atmosférico inicia-se a oxidação do azeite perdendo as qualidades benéficas, outra coisa que evito é usar vidros com tampas metálicas de ferro, pois com o tempo elas acabam oxidando, principalmente quando em contato com vinagre e ou sal. Quanto a Naga jolokia, tenho vontade de experimentar, mas ouvi dizer que ela é a matéria prima para fabricação do spray de pimenta.
Olá amigo
Eu não sou muito fã de conservas com azeite. Pra falar a verdade eu até gosto, o problema é que o azeite é o melhor ambiente para desenvolver as bactérias que liberam a toxina botulínica. Com o processo de esterilização que você faz minimiza o perigo mas não elimina de todo. O ideal mesmo é ambiente ácido (conservas de vinagre).
Quanto ao spray de pimenta, dá pra fazer de qualquer pimenta, até de pimentão. Claro que quanto mais forte for a pimenta, mais eficiente é o processo.
Mas este não é o principal uso da capsaicina. Ela é muito utilizada em cosméticos e medicamentos analgésicos, incluindo o famoso "Emplastro Sabiá".
Queria agradecer publicamente ao amigo Paulo Rocha, a pimenta é fantástica. Adorei, já tem uns três dias seguidos que estou testando ela. ;D
O cheiro o sabor e o ardor são espetaculares.
Se eu viciar, vc tá lascado... ;D
Parabéns.
Cadê a minha Paulo?
Abs,
Te acalma, homem!!!
Sossega esse facho! ;D
A minha também não chegou. :'( E eu louco pra queimar as papilas gustativas...
Vamos curtir a espera. Ô expectativa boa pelos Correios!
Citação de: JotaA online 01 Setembro 2012 às 09:56:22
Queria agradecer publicamente ao amigo Paulo Rocha, a pimenta é fantástica. Adorei, já tem uns três dias seguidos que estou testando ela. ;D
O cheiro o sabor e o ardor são espetaculares.
Se eu viciar, vc tá lascado... ;D
Parabéns.
Que bom que gostou!
Citação de: solano online 01 Setembro 2012 às 10:22:56
Cadê a minha Paulo?
Abs,
E você mandou o endereço cabra?! Me manda por MP que eu ainda tenho uma garrafinha. É a última!
É Paulo Rocha, isso mesmo, você tem razão, já ví muitas conservas de pimenta onde havia sinais do deterioramento, e mesmo assim as pessoas ingeriam.
Paulo, recebida, show de bola o aroma, delicioso! :o
Pena que recém descobri - hoje mesmo - que estou padecendo de refluxo gástrico, então lá vou eu prum tratamento de 60 dias. :P :-[ :-X :-\ :'(
Vou ficar olhando pra pimenta e ela a me desafiar, mas tenho de ser forte. 8)
Obrigado, obrigado e muito obrigado! ;D
Citação de: solano online 01 Setembro 2012 às 10:22:56
Cadê a minha Paulo?
Abs,
Já está a caminho! Saiu hoje aqui do DF.
Citação de: Mario_Fpolis online 05 Setembro 2012 às 20:38:20
Paulo, recebida, show de bola o aroma, delicioso! :o
Pena que recém descobri - hoje mesmo - que estou padecendo de refluxo gástrico, então lá vou eu prum tratamento de 60 dias. :P :-[ :-X :-\ :'(
Vou ficar olhando pra pimenta e ela a me desafiar, mas tenho de ser forte. 8)
Obrigado, obrigado e muito obrigado! ;D
Faz o tratamento direitinho, não abusa não, que esta pimentinha é bem forte... Estimo melhoras meu amigo!
Obrigado, Paulo!
Bom, tou atrasado pro trabalho.
Bom dia!
Oi pessoal !
Bom, estanto aqui na França, acho nunca terei a possibilidade de provar a pimentinha do Paulo...
Mas pelo menos, estou testando o extrato de Naga morich (ou Bhut Jolokia) que eu tinha encomendado... Na verdade, é um extrato (70% de naga) com o resto em oleo, vinagre, paprica e outras especiarias. a mistura passa de 1.000.000 na scoville... E o oleo permite conservar ao mesmo tempo a picância e o sabor da pimenta. E justamente, o legal é que o troço tem sabor, e muito !! Mas aquilo é realmente NUCLEAR... Na primeira vez, eu peguei uma faca, pra misturar bem, coloquei 6 cm de lâmina, e depois, a lâmina saiu toda recoberta de oleo de de grãos, pensei, perfeito ! Usei a faca pra misturar o prato de comida, misturei bem e... SOFRI !!!Eu devia ter posto um terço do que pus, e olhe la !!!!
A bem da verdade, não é um ardor muito desagradavel. Fica tudo dormente, mas é perfeitamente suportavel. e 1 hora depois, tudo tinha passado. Agora ja aprendi a dosar corretamente, e a pimentinha deixa um sabor nota 10 ! Ontem eu provei com mararrão chinês (tipo miojo), excelente !
Também testei passado no pão, simplesmente. passei "de leve" a colher no pão, o suficiente pra ele ficar todo vermelho. Muito gostoso !! Meu enteado, que tem 17 anos e gosta de dar uma de "cabra macho", provou, e sofreu um pouco... Mas pra mim tava perfeito !
Tem horas que euu precio uma pimentinha suave, como hoje no almoço, um molho "piri piri" de malagueta. Entupo o prato de pimenta, e nem arde... Mas de vez em quando, gosto bem de uma arrasa-quarteirão, daquelas que te deixa arriado... ;D
1 abraço !
Bruno
Olhem os benefícios!
"A pimenta vermelha traz vários benefícios à saúde sendo necessário apenas uma colher de sopa por dia para aproveitar os seus nutrientes. Esta pode ser misturada nos alimentos conforme diz a nutricionista Vanderli Marchiori. Usado como tempero de pratos saborosos, a pimenta é responsável por proporcionar o gostinho picante irresistível.
As pimentas auxiliam na aceleração do metabolismo, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, diminuem a incidência de infartos, contribuem para o emagrecimento visto que ajuda na eliminação de gordura, também reduz a TPM, ajuda na prevenção das varizes, e se for colocado no xampu extrato de pimenta (capsaicina) que pode se achado em farmácias de manipulação esta vai auxilia no crescimento dos cabelos e amenizar problemas no couro cabeludo.
A pimenta malagueta, por exemplo, tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, o seu consumo auxilia no melhoramento de dores de cabeça e enxaqueca. A mesma pimenta usada para fazer tempero também inclui na sua composição uma série de medicamentos naturais que já eram usados pelos povos primitivos. Dessa forma, quem adiciona o fruto ao cardápio diário conta com uma série de vantagens.
É justamente o principio ativo que dá o gosto picante a pimenta que transforma o fruto numa fonte de benefícios para a saúde. Chamada pelos cientistas de capsaicina, a substância controla os níveis de glicose do sangue, ajuda no tratamento da rinite e aumenta a capacidade pulmonar.
A pimenta surgiu a muito tempo atrás, de acordo com pesquisadores, ela apareceu no ano sete mil antes de Cristo, na região central do México. Ela também era utilizada como remédio pelos índios
O segredo da pimenta está em utilizá-la de forma moderada e equilibrada, assim como qualquer outro alimento se consumido em exagero o resultado será negativo.
Principalmente as pessoas que tem problemas como gastrite ou hemorróidas deve ter um cuidado redobrado para não exagerar no seu consumo.
Fonte(s):
http://www.mundodastribos.com/conheca-os... "
Abs,
Não resisti e experimentei com muita modicidade hoje.
CARACA! Paulo, pimenta deliciosa! Parabéns, adorei! ;D ;D ;D ;D
Meu sogro mandou te dizer que é FORTE, mas muito gostosa.
Adorei o impacto, o aroma, o paladar e a permanência dela. O ardor também está no ponto.
Infelizmente tenho de moderar muito no uso durante o tratamento, mas fizeste, para o meu gosto, um dos molhos de pimenta mais saboroso que já provei.
Obrigado, amigo!
Olá amigos!
Bruno, uma vez caí na "besteira" de fazer a degustação de uma naga. Fruto inteiro, sem sementes... Mamãe! É literalmente um "soco do Mike Tyson". Mas concordo contigo, é MUITO saborosa.
Solano, eu perdi cerca de 13 quilos no último ano, e um dos coadjuvantes destes emagrecimento foi com certeza a pimenta.
Mario, que bom que você gostou! Mas vai com calma.
Grande abraço a todos!
Paulo
Estou aguardando a "danada" para o "test-drive" !!! :D :D :D :D :D
Abs,
Meu amigo Paulo Rocha.
Meus parabéns pela dedicação para fazer essas pimentas para nós, do FRM!
E além da pimenta ser ardida, é realmente deliciosa, não são aquelas pimentas que são ardidas e que nem dá pra sentir o sabor, de tão forte e ardida que são!
Mas a sua pimenta, dá pra sentir o sabor, além de ser deliciosa e ser ardida ao mesmo tempo!
Minha esposa adorou!!
Ela até pediu mais, ;D ;)
Então amigos, a pimenta do Sr Paulo chegou a algum tempo e fui fazendo os testes drivers...
Quando abri a tampa já persebi que era uma pimenta de muita qualidade pelo aroma, que foi longe.
Sabor bem interessante, bastante picante, um show de pimenta!
Fez um sucesso em um churrasco aqui em casa, que vcs nem imaginam, tive que esconder o pote.
Também fica ótimo na *vaca atolada e feijoada..
Abs e muito obrigado Sr Paulo Rocha
Nosso amigo Paulo Rocha foi flagrado minutos antes de preparar as pimentas:
(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/fire_approach_suit.jpg)
Abraços!
Adriano
Cadê a foto do "depois"!!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Deve ter fumaça! ;D ;D ;D ;D ;D
Abs,
;D
Salve!
Bem... ::)
Neófito que sou, e eu não tenho planos de mudar de status... ::), eu fico na minha.
Tá legal... Eu gosto de uma "pimentinha"...
Mas eu confesso que nada que me faça esquecer o que eu estava comendo... ;)
;D
Abraços aos amigos "pimentófilos".
(http://1.bp.blogspot.com/_sv9mcoIvlkA/TQ1KYJxtB_I/AAAAAAAAAWQ/FOetI1L7AxA/s320/fogo.jpg)
Alberto
Paulo
Acabei de provar sua pimenta! Muito boa mesmo! :D :D :D :D :D
Abs,
Eu comi dela ontem mais uma vez. Realmente é uma pimenta ímpar. Eu não diria nem que ela tem aroma: diria que ela tem perfume.
Abraços!
Adriano
Que bom que gostaram meus amigos!
Vou começar a garimpar novas variedades e dentro de alguns meses devo ter um novo molho pronto.
Grande abraço a todos!
Paulo,
Já pensou em comercializar este molho? Sério, pois quando eu fizer um churrasco aqui em casa, a quantidade gente que vai me pedir essa pimenta. Vou ter que disputar no tapa. Fica a dica.
Citação de: JotaA online 13 Setembro 2012 às 11:57:55
Paulo,
Já pensou em comercializar este molho? Sério, pois quando eu fizer um churrasco aqui em casa, a quantidade gente que vai me pedir essa pimenta. Vou ter que disputar no tapa. Fica a dica.
Eu compro! :D :D :D :D
Citação de: vinniearques online 13 Setembro 2012 às 11:58:31
Citação de: JotaA online 13 Setembro 2012 às 11:57:55
Paulo,
Já pensou em comercializar este molho? Sério, pois quando eu fizer um churrasco aqui em casa, a quantidade gente que vai me pedir essa pimenta. Vou ter que disputar no tapa. Fica a dica.
Eu compro! :D :D :D :D
Me too !!!! 8)
Citação de: JotaA online 13 Setembro 2012 às 11:57:55Paulo, Já pensou em comercializar este molho? Sério, pois quando eu fizer um churrasco aqui em casa, a quantidade gente que vai me pedir essa pimenta. Vou ter que disputar no tapa. Fica a dica.
X 4.
Paulo, eu também acho que você TEM de comercializar a pimenta, pois nunca experimentei algo tão saboroso.
Sou comprador de uns três ou quatro frascos, por sinal.
Daí quem sabes até fazes um molho de pimenta com a famosa Bhut Jolokia?
Errei, post duplo, desculpem.
Bem, não sei se seria viável, economicamente falando... É que eu não produzo pimentas. Faço o molho a medida que encontro boas pimentas à venda.
Para ser viável teria que eu mesmo plantar, e para isto eu preciso ter um terreno. Morando em apartamento não dá... :-\
Mas a ideia já tinha me passado pela cabeça sim. ::)
Poxa... Eu adoro pimentas mas fiquei encabulado de pedir uma para você, Paulo! Mas com esses comentários eu tô querendo muito experimentar! Se eu puder ter a oportunidade em uma proxima vez...! ::)
Bem Shun, agora acabou... Mas já estou à caça de mais pimentas para fazer um novo molho. E quando estiver pronto (daqui a alguns meses...) eu aviso pro pessoal aqui.
Abração!
Paulo, de qual pimenta você precisa pro molho?...
Grande abraço.
Pandolfi
Idem. Alguma pimenta boa daqui do Sul que eu possa tentar conseguir pra ti?
Se precisar posso dar uma olhada no Mercado Central, em BH. Acredito que lá deva encontrar uma grande variedade de pimentas.
Hummm, acho que estou gostando do rumo desta prosa... ::)
Bem, basicamente as mais fortes e aromáticas. Alguns exemplos:
Habanero
Bhut Jolokia
Trinidad Scorpion
Naga Morisch
Arriba Saia
Chora Menino
Murupi
Tabasco
Cada quilo de pimentas rende aproximadamente 1 litro de molho. E quanto mais frescas as pimentas, melhor o resultado.
Para o próximo molho estou planejando misturar um pouco de polpa de mangas, já fiz uma vez e o bouquet final é espetacular.
Muito obrigado pela atenção, Paulo!
Fico muito agradecido!
Não sei se é só comigo, mais depois de algum tempo saboreando a pimenta todos os dias, (está na metade e estou economizado) agora não acho a pimenta tão ardida, acho cada vez mais saborosa. O que está havendo?
Amigo
As pimentas tem vida útil. Elas podem perder o ardor com o tempo. Eu faço a malagueta com 6 meses de vida, depois jogo fora! :P Ela com 3 meses de maturação ( no óleo ) fica tinindo !!! :D :D :D :D
abs,
Não acho que seja o caso Solano... ;D Afinal estas pimentinhas estão bem novas.
Mas a capsaicina, como aliás todo alcaloide, gera uma certa "resistência" no organismo, assim, comer uma certa quantidade todos os dias cria uma tolerância do organismo ao ardume, ficando mais pronunciado o sabor. O efeito é transitório, ou seja, se ficar um tempo sem experimentar a "ardida" ela ficará "mais ardida" na próxima vez.
Meu pai mencionou a mesma coisa! ( não com tanto detalhe )
Valeu Sr Paulo!
Pelo amor de Deus Filipe, esquece esta estória de "Sr."... >:(
Não sou velho... No máximo um pouquinho "antigo"... ::)
Mas com espírito sempre jovem! :D
Eu não sou muito chegado a pimentas não, ao contrário do meu pai.
mas esse tópico me fez lembrar de alguns vídeos que eu ví
Nego quase morre com a Ghost.
http://www.uhull.com.br/07/15/experimentando-a-pimenta-mais-forte-do-mundo/ (http://www.uhull.com.br/07/15/experimentando-a-pimenta-mais-forte-do-mundo/)