Quem não saca o inglês, vale a pena usar uma ferramenta de tradução. Porém, resumindo, muita coisa deste texto me lembrou a "infame" discussão sobre a Hublot que tivemos aqui há alguns meses e resume a visão do "apreciador" de relógios sobre a marca de Biel que nem sabemos se possui um departamento de atendimento ao consumidor.
1) O leigo acha que é relógio mais caro e melhor do mundo, quando na verdade não é. A marca situa-se no "mid range" dos produtos de luxo;
2) O "juninho" na arte da relojoaria acha que a marca é uma porcaria e só as pessoas que não sabem nada de relojoaria e querem mostrar quanto tem na carteira o usam. Comparam a marca a outras, onde o acabamento é supostamente melhor (acabamento não funcional) e a detonam.
3) O "velhinho" no lance da relojoaria usa porque sabe que a marca não é a melhor nem a mais cara do mundo, não quer mostrar a ninguém coisa alguma, mas sabe que eles fazem, acreditem se quiser, produtos "duracelll" e a um preço até justo do mercado.
Confesso que já passei pelas três fases.
O texto:
http://www.forbes.com/sites/jackforster/2012/09/03/the-rolex-problem-a-semi-rational-look-at-the-worlds-most-recognized-watch/
Flávio
Muito legal o texto!
abs
AFTP
Caramba, o sujeito conseguiu resumir muito bem o que a Rolex representa para quem aprecia relógios. Uma passagem em particular me chamou a atenção:
"...cedo ou tarde, você vai precisar lidar com o fenômeno Rolex, e poucos saem desse encontro indiferentes."
O negócio é que nunca é só um encontro: são vários. E o roteiro destes encontros invariavelmente leva a aquisição de uma peça.
Flávio, aqui tens mais um que passou pelas 3 fases :)
Davi
"Quando a lenda supera a realidade, imprima-se a lenda..." (John Ford)
Rolex, já transcendeu a realidade, já virou lenda. Duvido que alguém que goste de relógios mecânicos, nunca tenha em sua vida cogitado ter um Rolex...
Salve!
Muito interessante o texto.
E... Sem dúvidas... Uma constatação.
Ninguém ignora um coroado.
E eu digo isso sem "sarcasmos".
Pois é uma "verdade" horológica.
Então...
Parafraseando aquela "frase feita"...
Se você ainda não cogitou ter um, é porque a história não terminou. ;)
Abraços a todos!
Alberto
PS:
Na verdade, eu diria que passei direto da fase 2,5 (eu achava que era coisa de yuppy e torcia o nariz) para a fase 3.
Já eu fui direto da 1 pra 3, apesar de ser bem leigo ainda na horologia.
Citação de: ThiagoDF online 05 Setembro 2012 às 20:57:20
Já eu fui direto da 1 pra 3, apesar de ser bem leigo ainda na horologia.
Eu tembém tinha 03 (três) Rolex, adquiri o 04 (quarto) recentemente e sou leigo na horologia. Admiro muito a simplicidade de alguns modelos misturada ao mesmo tempo com a sofisticação. Fantástico.
Belo texto!
Ninguém fica indiferente a uma marca como a Rolex.
Ao fim e ao cabo,
Uma marca para quem não percebe nada de relojoaria.
Uma marca para quem percebe muito de relojoaria.
;)
Abraços,
Correia
Esse texto é muito acertado. Rolex é uma marca vítima do próprio sucesso e que muita gente ama odiar. ;D
Meu SubC esta reservado já na minha mente, quem sabe rola no natal. 8)
as tres fases que passei:
1) achava o melhor e o mais caro relogio do mundo
2) depois achei que era caro demais pelo que entregava e que o pessoal so comprava para se mostrar devido a força do marketing da marca
3 agora acho que é um belo relogio, que poderia ser um pouco menos caro, mas que vale o que se paga por ele
a proxima fase nao sei qual sera ???
Belo texto.
Aprendi a amar este relógio por conta de um amigo que usava na praia numa época em que nem Casios quartz haviam.
Passei a perceber - com os yuppies - que era marca de rico. E como essa percepção aumentou - e foi imposta - com o tempo.
Amo o visual do Sub, mas não pagaria o preço, acho caro demais, principalmente sabendo como este preço subiu nos últimos anos.
Há vários subs mais legais, Fab´s e sua primorosa coleção que o diga.
Vi a coroa pela primeira vez, na minha infância... Havia propagandas da Rolex na revista "Seleções Reader's Digest"... As peripécias de Thor Heyerdahl embalavam meu imaginário... Mas fui um garoto que viveu a conquista da lua... Logo os Omega assumiram a pole position nos meus objetos de desejo. Mais tarde, fui "pegar na mão" um Rolex pela primeira vez quando estava no "colegial"... Um colega - abonado - tinha um diver. Fui com ele certa vez levá-lo à autorizada para uma manutenção. Já contei a história por aqui...
Citação de: Alberto Ferreira online 05 Setembro 2012 às 19:27:53
Se você ainda não cogitou ter um, é porque a história não terminou. ;)
Eu já cogitei, anos atrás. Pelo jeito minha história de possível cliente da Rolex já terminou. 8)
Citação de: klaus online 06 Setembro 2012 às 08:27:36
as tres fases que passei:
1) achava o melhor e o mais caro relogio do mundo
2) depois achei que era caro demais pelo que entregava e que o pessoal so comprava para se mostrar devido a força do marketing da marca
3 agora acho que é um belo relogio, que poderia ser um pouco menos caro, mas que vale o que se paga por ele
a proxima fase nao sei qual sera ???
Será virar um cliente hehehhe
Citação de: jfestrelabr online 06 Setembro 2012 às 10:13:37
Citação de: klaus online 06 Setembro 2012 às 08:27:36
as tres fases que passei:
1) achava o melhor e o mais caro relogio do mundo
2) depois achei que era caro demais pelo que entregava e que o pessoal so comprava para se mostrar devido a força do marketing da marca
3 agora acho que é um belo relogio, que poderia ser um pouco menos caro, mas que vale o que se paga por ele
a proxima fase nao sei qual sera ???
Será virar um cliente hehehhe
desejo é o que nao falta ;D
Citação de: Correia online 06 Setembro 2012 às 07:46:52...Uma marca para quem não percebe nada de relojoaria.
Uma marca para quem percebe muito de relojoaria...
Acho que esta citação define bem, e explica o sucesso, qual outra marca tem acesso a tão diferentes públicos, sempre com impressão positiva.
Citação de: Schütz online 06 Setembro 2012 às 08:20:49...Rolex é uma marca vítima do próprio sucesso e que muita gente ama odiar. ;D...
Como dizem na andar de cima:
Haters gonna hate!
Se amanhã, por qualquer esdruxulo motivo, o mundo decidir que a marca Rolex tem o mesmo valor e prestigio do Champion troca-pulseira mais vagabundo que existir... eu vou continuar adorando a marca e, principalmente, idolatrando o modelo Deep Sea...
Tô defecando e trotando para modismo e reconhecimento social... apenas acho que a Rolex faz relógios lindos. Ponto.
abs
Rolex não esta na moda hehehe, aliás anda bem fora dela, pelo menos da atual moda dos 45mm até 51mm hehehhe.
é por isso que eu acho que tem mais gente comprando DS-SD pelo tamanho da caixa do que pelo PLUS do relógio. ;D
Cara por incrivel que pareça o SDDS não é tao bem vendido assim não , para vc ter uma ideia agora em 2012 é que estao saindo os SDDS letra G kkkk, os outros estao todos nos seriais randomizados ja.
Interessante o texto !
Citação de: jfestrelabr online 06 Setembro 2012 às 15:34:03
Cara por incrivel que pareça o SDDS não é tao bem vendido assim não , para vc ter uma ideia agora em 2012 é que estao saindo os SDDS letra G kkkk, os outros estao todos nos seriais randomizados ja.
Eu comprei dois Rolex este ano, um e junho e o outro em agosto e os dois são letra G (Submariner) e não seriais aleatorios.
Citação de: Daniel1 online 12 Setembro 2012 às 01:46:19
Citação de: jfestrelabr online 06 Setembro 2012 às 15:34:03
Cara por incrivel que pareça o SDDS não é tao bem vendido assim não , para vc ter uma ideia agora em 2012 é que estao saindo os SDDS letra G kkkk, os outros estao todos nos seriais randomizados ja.
Eu comprei dois Rolex este ano, um e junho e o outro em agosto e os dois são letra G (Submariner) e não seriais aleatorios.
É assim mesmo, aqui no Brasil os randomicos estão demorando para aparecer visto o consumo, porem la fora ja lastrou, agora quando vc ve um SDDS la fora ter aparecido G só agora mostra que a produção desse modelo é um pouco mais reduzida que as demais.
Eu tenho 3 e não faço a mínima idéia das letras deles :D :D