Flávio e demais amigos interessados,
A notícia não é nova, mas só vi hoje:
Uma das molas do
H1, primeiro cronômetro marítimo de
John Harrison, quebrou e terá de ser reparada.
Aproveitando a oportunidade, o
Royal Observatory de Greenwich (ROG) desmontará, revisará e catalogará o relógios e todas as suas peças.
O mais legal é que o Curador de Relojoaria do Observatório,
Jonathan Betts, se dispôs a atualizar constantemente o blog do ROG com algumas notícias sobre este processo.
Por enquanto, há apenas três posts sobre o assunto, mas acredito que virá mais por aí, por isto estou acompanhando.
Quem tiver interesse, pode visitar o blog aqui:
Royal Observatory of Greenwich blog (http://www.nmm.ac.uk/rog/)
Os três tópicos sobre o H1 são:
- Harrison's first timekeeper, H1, to be repaired (http://www.nmm.ac.uk/rog/2009/03/harrisons_first_timekeeper_h1.html)
- Harrison's first timekeeper, H1, is being repaired (http://www.nmm.ac.uk/rog/2009/03/harrisons_first_timekeeper_h1_1.html)
- Harrison's first timekeeper, H1: the repairs continue (http://www.nmm.ac.uk/rog/2009/03/harrisons_first_timekeeper_h1_2.html)
Assim que mais posts saírem, vou atualizando este tópico.
Um abraço a todos,
Igor
Salve!
Fantástico, Igor!
O tema, a notícia, a sua iniciativa,...
Parabéns e grato por compartilhar!
8)
Legal isso Igor, como diz o ditado: "há males que vem para o bem!"
Com a quebra dessa mola, e sua posterior reforma e restauração, será possível conhecer mais a fundo esse fantástico relógio.
Abraços
Weber
Adorei o post!!
abs
mich
Sensacional!!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D
Grato por compartilhar!!!!
Aproveitanto o gancho, estas fotos eu tirei no mês em Sydney.
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/171.jpg)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/170.jpg)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/172.jpg)
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/169.jpg)
Abs
Gravina
Também estou gostando deste tópico... ::)
Obrigado amigos!
Gravina, legal sua adição.
Nunca vi de perto, só por foto, mas dizem que o K1 ultrapassa o H4 em beleza e funcionamento.
Abraços,
Igor
Procurei ,mas creio que não houve nenhuma alteração ou atualização no blog.
Em todo o caso, este é um tópico que merece voltar à primeira página. E talvez desta feita o Flávio enxergue ele...
;D ;D ;D
Um abraço
Eu estou acompanhando o blog por RSS e realmente não teve qualquer adição sobre este assunto até então... :'(
Abraços,
Igor
Não sei quem daqui já viu um H1 funcionando... Eu vi a réplica do AHCI, e é hipnótico. As molas helicoidais, como essa que quebrou, parecem muito delicadas... Impressiona como ele pode ser tão estável, pois a oscilação do "gafanhoto" parece ser tão sensível...
Se não me engano eu filmei o bicho... Vou ver se acho o vídeo para postar.
Abraços!
Adriano
Maravilha! Tomara que agora eles corrijam alguns erros de reparo de Gould cometeu ( e que já foram consertados parcialmente nos anos 60)! Fantásico. A título de curiosidade, essas molas já não eram originais, Gould mandou fabricá-las por encomenda replicando-as de forma idêntica às originais.
Para ver os originais funcionando, só indo a Greenwich ou em filme de terceiros mesmo. Ao contrário do pavilhão da AHCI, em Greenwich não eram permitidas fotos, não bati nada...
Igor, sobre o K1, eu vi os dois, e, sinceramente, já li em livros que a construção (padrão) do Kendall era melhor do que a de Harrison (apesar de no próprio H4 Kendall ter feito alguma coisa, senão grande parte do relógio, já que Harrison não era tão especializado em peças minúsculas assim...). Porém, ao olho nu, não vi diferença entre ambos, apesar de ter que confiar na minha memória, já que não ficam lado a lado na exposição e, muito menos no mesmo prédio: o K1 está no museu naval, o h4 no observatório.
Flávio
Espero que um dia eu tenha a oportunidade de ver estas duas maravilhas ao vivo!
Pra quem estiver interessado, segue um podcast do Jonathan Betts falando sobre o reparo do H1:
http://www.nmm.ac.uk/explore/podcasts/ontheline/2009/05/jonathan-betts-discusses-his-r-2.html
Para os não tão versados "de ouvido", no link há uma transcrição do bate-papo. Vale a pena conferir.
Abraços,
Igor