http://blog.daniduc.net/2009/09/14/da-relacao-direta-entre-ter-de-limpar-seu-banheiro-voce-mesmo-e-poder-abrir-sem-medo-um-mac-book-no-onibus/ (http://blog.daniduc.net/2009/09/14/da-relacao-direta-entre-ter-de-limpar-seu-banheiro-voce-mesmo-e-poder-abrir-sem-medo-um-mac-book-no-onibus/)
Excelente texto.. vale uma leitura. Um exemplo:
"O curioso é que aqueles brasileiros que queixam-se amargamente de limpar o próprio banheiro, elogiam incansavelmente a possibilidade de andar à noite sem medo pelas ruas, sem enxergar a relação entre as duas coisas. "
Excelente texto, obrigado por compartilhar.
Abs
Mundo pequeno!! O dono do blog é um amigo de longa data, com quem tinha perdido contato.
Valeu por compartilhar
realmente, bom texto, citei-o já umas trocentas vezes no meu blog sobre bicicletas.
um corolário interessante: 1º mundo não é o lugar onde até o pobre anda de automóvel, mas onde o rico anda de transporte público ou bicicleta.
Gostei também ;)
Abraço
Heracles
Não temos o senso de coletividade... :-[ Bom texto! :D
Abs,
Eu gosto do texto porque gera reflexões interessantes, mas não gosto da ideia, simplória ao meu ver - e talvez até leviana - de assumir a violência como uma consequência automática e inexorável da desigualdade social. A título de exemplo, cito os EUA como um dos países com distribuição de renda mais desigual que existe (altíssima concentração) e, ainda assim, ninguém se preocupa em caminhar com um Daytona por Manhattan, muito menos em abrir um Macbook no metrô.
Outro dia mesmo vi uma notícia de que um trabalhador do McDonald´s em NY precisaria trampar 1 milhão de horas por ano (!!!....) pra ganhar o mesmo que o CEO da empresa fatura anualmente. Se isso não é desigualdade social, eu não sei o que é. E todo mundo usa o Macbook no metrô tranquilamente. Ou seja: provavelmente há outros fatores como educação, cultura, moral, ética, probidade e eficiência das instituições (alguma semelhança com o Brasil?) que também influem MUITO - tanto, ou mais, do que a desigualdade social - nos índices de violência de alguma sociedade.
Abs!
LF
Citação de: LF online 11 Janeiro 2013 às 16:31:31
provavelmente há outros fatores como educação, cultura, moral, ética, probidade e eficiência das instituições (alguma semelhança com o Brasil?) que também influem MUITO - tanto, ou mais, do que a desigualdade social - nos índices de violência de alguma sociedade.
Concordo com a tese. Acredito que a desigualdade tem um peso importante nessa equação, mas certamente não é a única variável (talvez nem a mais importante) como você mesmo exemplificou muito bem.
Mesmo assim, gostei muito da análise do DaniDuc no texto do blog.
Abs