Boa tarde senhores.
Estou para adquirir, no próximo sábado um Orient Diver 2ER00002D, provavelmente produzido no Brasil. Não sei se está funcionando, só sei que pulseira, vidro e talvez até bezel estejam com arranhões.
Pergunto:
É fácil conseguir manutenção/peças para esse modelo?
Será que vale a pena comprar se tiver que trocar pulseira, polir vidro e caixa e possivelmente lubrificar/ajustar?
A única certeza que tenho é que não vou adquirir se o relógio não for automático, de resto confio em suas opiniões. ;)
Sim. Ele é mecânico, foi produzido na ZFM (Zona Franca de Manaus) e é um "clássico" da Orient.
É uma cópia (no sentido do estilo, o que não é ilegal, pois ele tem a marca da Orient) do famoso Rolex Sub.
Se precisar trocar os itens mencionados, pode ser que não compense muito. Provavelmente não compensará. Mas obviamente tudo dependerá do que você pagaria por ele.
A manutenção e com as peças necessárias do movimento podem ser obtidas na própria Orient, através de seus representantes, a pulseira e o bezel eu não sei dizer...
Mas um bom relojoeiro tem plenas condições de fazer a manutenção, lubrificação, ajustes, polimento, etc.
Alberto
Obrigado pela pronta resposta!
O preço que me ofereceram foi 150 dilmas. Será que compensa?
Pergunto ainda: Alguma estimativa de preço dos itens (bezel, pulseira) ou dos serviços (polimento, ajuste)?
Abraço,
WhiteRabbit
Eu diria que o preço talvez não esteja fora do que pedem por aí...
Mas eu disse "pedem", não dá para dizer se é justo, ou não, ok?
Mas isso é apenas uma dica, um comentário para que você não fique totalmente às cegas, portanto, não é uma avaliação.
Sem ver o relógio é impossível alguém tentar fazer qualquer tipo de "avaliação" e mesmo vendo (por fotos) eu, pelo menos, não me atrevo a fazê-lo.
A grande questão, no caso de um relógio deste tipo é mesmo avaliar corretamente o seu estado, que em geral costuma apresentar desgastes, falta de manutenção, etc.
O preço dos itens (bezel e pulseira), se ainda disponíveis para reposição diretamente pela Orient, poderá ser informado pela própria, através de um de seus representantes oficiais.
O relógio pode ser equipado com pulseira de aço ou de borracha (pelo menos podia, quando estava disponível para venda, novo nas lojas).
Tentando lhe dar outro "parâmetro", outra dica para sua orientação...
Eu tenho dois relógios destes, um preto e um azul, eles estão como novos (em perfeito estado, mecânico e estético) e eu não os venderia nem pelo dobro do valor que você mencionou.
Alberto
Obrigado pelas dicas Alberto.
Hoje mesmo vou ligar para a autorizada mais próxima e perguntar se existem as peças e quanto custam.
Eu mesmo vi o relógio apenas por fotos, que parecem tiradas com uma tecpix de dentro de um copo sujo. ;D
Com suas informações e com os preços vou poder avaliar melhor quando vir o relógio pessoalmente.
Grato por tudo.
PS: Estou de queixo caído com as restaurações dos Orients e Seikos no tópico "Antes e Depois !!". É cada um que dá vontade de deixar em um pedestal!
Que droga!
Pra conseguir as informações de peças, a autorizada está pedindo a "referência do produto". >:(
Falei pra eles o código 2ER00002D0, a menina me diz que por esse código não encontra nada!
Alguma alma caridosa sabe que "referência" deve ser essa? ou pode postar uma foto com os dados da parte de trás do relógio?
Eu creio que há um problema aqui.
Uma pequena confusão feita por mim.
É o seguinte...
Este modelo foi fabricado tanto aqui no Brasil (na ZFM) quanto no exterior.
No exterior o modelo foi posteriormente relançado com vidro de safira e alguns detalhes diferentes no mostrador.
O problema...
Relendo as nossas postagens, e em especial esta sua última, eu me apercebi de uma coisa, o código que você mencionou desde o início (2ER00002D) se refere a um dos modelos importados.
Por isso o representante não o encontrou, o código do modelo nacional certamente é outro...
Então, eu creio que o primeiro passo seria confirmar o código que você mencionou.
Você poderia postar a foto do relógio que lhe foi oferecido, mesmo que de má qualidade, para sabermos se ele é mesmo o importado?
Os meus (que como já disse, são nacionais) não estão aqui comigo, mas vários colegas têm este relógio e talvez possam confirmar o código dele(s) (lembro que há três versões de mostradores - preto, azul e branco).
Alberto
As autorizadas Orient somente vendem pelo código de referência do produto/peça!!! :-\ :-\ :-\
Dificilmente sem ele será atendido nos teus anseios!!!
É uma variável a ser considerada!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Srs., acabei adquirindo apesar do estado estar realmente lamentável.
Segue aí a galeria do horror: http://www.flickr.com/photos/92371649@N03/8395983528/
A pulseira é a original, funcionando bem mas no limite do tamanho pro meu pulso. Com certeza vou querer trocá-la por uma sólida, estilo rolex.
Aceito sugestões de serviços a executar e onde conseguir as peças, caso seja relativamente eu mesmo executá-los.
Este é o que você comprou...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/Orientsub-WhiteRabbit.jpg)
Bem,...
(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/OrientSubPreto.jpg)...(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/OrientSubAzul.jpg)
Os meus são assim... Parecem idênticos, não?
Ambos fabricados no Brasil, na ZFM.
Eu creio que o representante da Orient deveria ser capaz de identificar aquele código que você mencionou.
Tente em outro representante...
Alberto
Acho esse Orient Submariner muito bonito! Uma opção alternativa em conta para "O" submariner!
Bem... já que estamos por aqui, digo que você tem toda razão... "o estado está realmente lamentável"... :( :( :(
Pulseira, caixa, vidro, bezel, tudo riscado...
Creio que o mecanismo também tenha que ser visto por um relojoeiro, tomando por base o exterior!!!
Certo... quem vê cara não vê coração... mas uma limpeza e lubrificação do mecanismo, com polimento da caixa; troca do bezel, vidro e pulseira farão esse Sub voltar aos seus dias de glória!!! ;) ;) ;)
Mãos à obra!!!
Abraço
Paulo Sergio
Citação de: WhiteRabbit online 19 Janeiro 2013 às 16:21:25
...
... Com certeza vou querer trocá-la por uma sólida, estilo rolex.
...
Ah... By the way...
Aquela pulseira de aço que aparece ali na foto do meu Orient azul é "sólida".
A "graça" é que ela me foi dada de "presente" por um amigo, que comprou um Lolex, chinocão dos brabos.
Nós estávamos lá na 25 de Março comprando, segundo ele, uns "reloginhos de plástico" para as suas filhas pequenas, aí ele gostou do Lolex e entrou no papo da vendedora...
Resultado... Comprou o "chinocão"...
Como eu tenho a devida intimidade com ele, quando ele sacramentou a compra, mesmo contrariando as minhas "recomendações", eu disse...
Putz! Você comprou essa droga pra quê? Veja só a caixa, é cromada, não vai durar nem 3 meses e vai começar a descascar... A única coisa "mais ou menos" aí nessa coisa é a pulseira, que é de inox...
Aí ele riu e, acho que para me embaraçar, disse... "Então fique com a pulseira pra você."
E me deu o treco de presente. ;D
E, olha...
Até que ela "quebra um galho". ;)
Pelo menos melhor que a original (o ponto fraco daqueles Orient´s) ela até que é.
E é melhor que o resto do tal Lolex...
8)
Alberto
Alberto esse seu Orient azul é lindo demais :o :o :o
Muito bonitos esses relógios, a Orient tinha que continuar a vender-los por aqui... :)
Vendê-los por aqui a Orient o fez muito ThiagoDF...
O problema era comprá-los... nem sempre havia muitos nas vitrines... :-\ :-\ :-\
Tal e qual os demais relógios com características "Sub", vide o Poseidon, há que se encontrar quem goste deles também!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Whiterabbit, parabéns pela aquisição, depois de um "trato" vai voltar à sua boa forma!
Por coincidência, estou negociando um desse modelo também, que vai precisar de um bezel novo. Então, estou à procura também rsrs.
No mais, um excelente relógio
Abs
Senhores,
Cada dia uma nova desilusão.
Fui na assistência técnica da Orient em Porto Alegre e o veredito foi:
- Não possuímos peças;
- Não são mais fabricadas;
Perguntei sobre polimento do vidro:
- Não executamos;
Perguntei sobre revisão/limpeza/lubrificação do mecanismo:
- Não abrimos relógios fora de linha;
Aproveitei e passei em todas as lojas de relógios da galeria do Rosário, uma galeria antiga onde comprei o meu Soviet cinco anos após sair de linha. Fui lá com esperança de encontrar um usado ou mesmo novo, esquecido em algum canto de uma vitrine, também nada.
Peço ajuda dos nobres colegas. Caso saibam onde posso conseguir bezel, vidro e uma pulseira decente agradeceria a informação.
PS: Procurei também alguma relojoaria que topasse polir o vidro, só recebi negativas. :-\
Sim...
Infelizmente esta é parte (não o todo...) da nossa realidade.
A falta de informação... O despreparo... O eventual "descaso", a falta de "comprometimento", ou aquela coisa do... "tô nem ai, mano... eu só trabalho aqui... ...não me aborreça... tô fora! ::)", etc...
E, convenhamos, aí cabe o nosso libelo de "protesto", SIM, claro que cabe! Sempre...
Mas...
Não "generalize" aí, não,... Sô!
Pois afinal,... Ainda tem gente, empresas e "atendimentos" sérios no nosso mercado.
Portanto, não desista.
E procure...
Alberto.
Citação de: WhiteRabbit online 21 Janeiro 2013 às 13:35:33
Senhores,
Cada dia uma nova desilusão.
Fui na assistência técnica da Orient em Porto Alegre e o veredito foi:
- Não possuímos peças;
- Não são mais fabricadas;
Perguntei sobre polimento do vidro:
- Não executamos;
Perguntei sobre revisão/limpeza/lubrificação do mecanismo:
- Não abrimos relógios fora de linha;
Aproveitei e passei em todas as lojas de relógios da galeria do Rosário, uma galeria antiga onde comprei o meu Soviet cinco anos após sair de linha. Fui lá com esperança de encontrar um usado ou mesmo novo, esquecido em algum canto de uma vitrine, também nada.
Peço ajuda dos nobres colegas. Caso saibam onde posso conseguir bezel, vidro e uma pulseira decente agradeceria a informação.
PS: Procurei também alguma relojoaria que topasse polir o vidro, só recebi negativas. :-\
White, vou passar por MP as indicacoes de relojoeiros que eu tenho, pelo que entendi, os poucos que merecem ser chamados assim em Porto Alegre
abraco
renato
Boa renato155...
Você, sendo "da área", pode repassar as informações sobre profissionais de Porto Alegre!!! ;) ;) ;)
Há alguns anos fiz essa peregrinação pelo "centrão"da capital gaúcha, com esse mesmo intento, e nada!!! Contudo, encontrei "perdido"um Cosmos "zero", auto, com calibre ETA, barato...
Esse está comigo!!! :D :D :D
Sorte!!!
Abraço
Paulo Sergio
Amigos do fórum, obrigado pelo incentivo.
Com as indicações do amigo Renato, já comecei a peregrinação nos relojoeiros de Porto Alegre. O saldo disso é um par de histórias interessantes pra contar. :D
Vou seguir visitando outros relojoeiros até conseguir alguém com o preço, as peças e a vontade de dar nova vida ao meu novo companheiro.
Abraços a todos,
White Rabbit
Boas novas,
Inspirado por uma história que li, resolvi ir direto à fonte, mandei um e-mail para a Orient do Japão, informando que não consegui um cristal nem pulseira pra substituir, na verdade esqueci de mencionar o bezel e os ponteiros :P. Segue abaixo a transcrição da resposta:
"
Dear Mr. ,
Thank you very much for patronizing our product.
We are pleased to know you like the watch.
As the service center informed you, this model is already discontinued (both of 2ER00002 and CER00008).
But 1pc each of crystal and stainless steel bracelet for 2ER00002 is still available in our stock and we can supply to our distributor as follows.
Since we transfer your mail to them, they will contact and inform you about price of parts.
ORIENT RELOGIOS DA AMAZONIA LTDA.
Av. Das Nacoes Unidas, 10.989, 6 andar - cj62,
Vila Olimpia, 04578-000 Sao Paulo - SP, Brazil
phone (55-11) 3049-7777
fax (55-11) 3849-9664
email vendas@orientnet.com.br
www.orientnet.com.br
Best Regards,
ORIENT WATCH CO., LTD.
"
Agora é só aguardar o contado da autorizada Orient de SP.
Apenas fico preocupado, pois na última vez que liguei pra SP, comentei que o relógio havia sido relançado um tempo atrás no exterior. Pra minha surpresa, a menina que me atendeu me disse, à sério, que não existe fabricação Orient fora do Brazil. :o Na concepção da funcionária da maior assistência técnica no Brasil, a Orient é uma marca 100% brasileira.
Fico pensando que, quando eles receberem um e-mail da Orient Japão, eles irão excluir o e-mail pensando tratar-se de SPAM. ;D
Assim que tiver novas notícias atualizo o tópico.
Grande abraço a todos,
White Rabbit
Show hein! Adoro esses japas!
abraços