Deu no A BLOG TO WATCH
O movimento foi criado para substituir, em relógios que já existem e que sejam projetados, o layout do 7750, com a mesma espessura, altura, etc. Em síntese, assim como os Sellitas, é possível substiuir movimentos ETA por estes na caixa, sem qualquer problema (não há compatibilidade de peças, que fique claro e, no caso do Eterna, o movimento é completamente diferente mesmo).
Achei legal o movimento e o fato de a Eterna ter declarado que pretende não apenas equipar seus cronos como entrar no mercado de movimentos para terceiros.
http://www.ablogtowatch.com/eterna-calibre-39-watch-movement-valjoux-7750-alternative-and-so-much-more/
Flávio
Achei legal que o movimento da Eterna tem, à primeira vista, vantagens técnicas sobre o 7750.
Espero que eles dêem um jeito de facilitar o layout 3-6-9, pois a disposição 6-9-12 é muito feia (desbalanceada).
Por mim, eu baniria a disposição dos acumuladores do 7750.
Também prefiro, de longe, a disposição 3-6-9. ;)
Show de bola ein?
Sim, existe essa tendência em se fazer movimentos completamente novos para substituição de outros sem que seja necessário adaptar o "envólucro". Na verdade, acho isso uma solução inteligentíssima: ora, não é complicado (para um projetista de movimentos) projetar um movimento dentro de especificações dimensionais, porque TODO movimento é projetado dentro disso. A diferença é que nesses casos você pega dimensões iguais às de um calibre anterior. Basta você manter o diâmetro, espessura, posição da tige no eixo Z, posição de acumuladores, janela de calendário, pés do mostrador e bridas de fixação nos eixos X e Y, e manter a mesma espessura de eixos de ponteiros (e mais uma ou outra coisinha aqui e ali) e pronto, você tem um calibre compatível.
Isso vai além do que faz a Sellita, cujos mecanismos são cópias completas dos ETA. Vide os Soprod A10, que são mecanismos completamente diferentes mas totalmente compatíveis com os ETA 2892, e vide um clássico, o Hublot Unico, que é um PUTA mecanismo. Simplesmente DUCA. Alguém aí já pegou na mão e acionou o crono de um Hublot com calibre Unico???? NUNCA vi um crono com acionamento tão macio. É inacreditável. Nunca mesmo. Nenhum calibre moderno com roda de colunas nem calibres clássicos também com roda de colunas, e muito menos acionamentos por cames, são tão macios. É fantástico.
E aí, a Eterna com essa belezinha aí. Muito legal mesmo.
Abraços!
Adriano
Ainda não tive o Unico em mãos. Mas acredita que, em questão de acionamento, nunca peguei nada melhor do que os modulares da Omega com Depraz? São uma manteiga! Já o 2894... Parece que algo se quebra no relógio ao acionar. Os 7750 também não ficam atrás...
Flávio
Dois detalhes:
1. Isso, sim, é boa notícia! Meu pai e amigos da super velha guarda têm essa marca com carinho especial. Eu, que herdei um pouco disso, tenho alguma coisa. Até mesmo um crono antigo.
2. Quanto à disposição dos acumuladores: gosto das duas formas. Entendo que é uma espécie de variação. Não gosto mesmo é quando improvisam o ETA 2824, com módulo. Fica horroroso!
;)
Hahaha, ótima definição Flávio, meus 7750 parece que "quebram" ao serem acionados, de tão duros. ;D
Thiago, você nunca acionou o 2894. Pláaaaaaac! E o troço tem roda de colunas que, supostamente, deveria ser menos brutal (afinal, no came você desloca lateralmente uma peça, na roda, a gira...)! Eu não vejo problemas em o acionamento ter um pouco de "esforço", pois você recebe um feedback do sistema. Mas não precisa tanto. Como assim não liga para um pouco de esforço? Meu Ebel 137 também é bem macio e os botões são grandes. Já houve ocasião em que deixei o crono acionado para marcar tempo de cozimento de alguma coisa (único uso dos meus cronos...), para descobrir que, em um movimento de braço, o meu próprio pulso acionou involuntariamente a parada do sistema.
Flávio
Citação de: igorschutz online 22 Fevereiro 2013 às 11:05:28
Espero que eles dêem um jeito de facilitar o layout 3-6-9, pois a disposição 6-9-12 é muito feia (desbalanceada).
Por mim, eu baniria a disposição dos acumuladores do 7750.
Pegando o gancho no comentário do Igor: o Hublot Unico, para ser mais preciso, é 100% compatível com o Valjoux 7753 e não o 7750.
Aparentemente, só por essas imagens do Eterna, posso estar enganado, mas ele também é compatível, mais precisamente, com o 7753 e não o 7750. O 7750 tem todo o layout da rodagem feito para ter o acumulador de minutos nas 12 horas. Para que ele fique às 3 horas, como no 7753, ele tem uma pequena gambiarra abaixo do mostrador. Gambiarra aliás, às vezes (dependendo da qualidade de execução do mecanismo), sujeita a defeitos.
Nas imagens do Eterna, tanto na vista explodida quando na vista da máquina base (sem as pontes do crono), me parece razoavelmente evidente o contador de minutos na posição de 3 horas. Vejam o eixo passando por dentro da máquina na vista explodida (a +/- 90º do balanço) e na imagem da máquina base, o furo na mesma posição por onde passa o eixo do acumulador. Da para saber que li é a posição de 3 horas por causa da posição das alavancas do crono às 2 e 4 horas.
Por isso, estou praticamente certo que esse Eterna também é um compatível com o 7753 e não 7750. O que é "good news".
Abraços!
Adriano
Citação de: flavio online 22 Fevereiro 2013 às 11:23:59
Ainda não tive o Unico em mãos. Mas acredita que, em questão de acionamento, nunca peguei nada melhor do que os modulares da Omega com Depraz? São uma manteiga! Já o 2894... Parece que algo se quebra no relógio ao acionar. Os 7750 também não ficam atrás...
Flávio
Credo patrão! Acha mesmo que o acionamento dos DD é macio? Eu acho bem meia boca, assim como o dos 7750. Ora, pegue um Omega 861, que apesar de came, é came usinado, não aquela podreira estampada do 7750. É BEM mais macio que qualquer módulo. E o Omega 321, o "crássico", é mais macio ainda. O Seiko 6139 é macio também e os Frederic Piguet idem.
Mas como o Unico eu nunca vi. Chega a ser estranho. Nossa memória muscular precisa até se adaptar pois a sensação é de que você não acionou nada, de que o pulsador está bobo.
Abraços!
Adriano
Pô Adriano, você já teve meu Omega Speed Reduced aí! MUITO macio! Fui premiado então. Os 861 e Piguet já acionei. Não são tão "macios". Meu Speedmaster é sopa de minhoca! Pode não ser bom, mas é macio...
Flávio
E os Venus 175?
Como os "velhinhos" se comparariam aos citados?
Alguém teria como comentar ou comparar a "maciez" deles frente aos outros?
Alberto
É tipo o Omega 321. Macio.
Flávio, normalmente os módulos DD depois de revisão ficam mais macios. Eles são meio "secos" de fábrica, sei lá.
Abraços!
Adriano