Usei a busca, procurei por "livros" e não encontrei nada.
Criei esse tópico com o intuito de indicação de livros sobre relógios, se possível dizendo onde encontrá-lo para comprar.
Depende do livro q vc quer!
Nas livrarias grandes em SP sempre tem alguns títulos!
Mas lá fora, Amazon e eBay são tiros certos!!!
O frete é caro, mas livros não são tarifados... compensa muito!!! ;)
Abraços!
Salve!
O Flávio já postou várias "resenhas" e oportunas e abalizadas opiniões sobre livros, mas "ficou" tudo no antigo FM, eu creio.
Talvez alguém possa "resgatar" este interessante assunto.
Abraços!
Esse assunto, livros, é muito extenso, então fica difícil dar indicações aleatórias.
Seria mais fácil se você pedisse alguma indicação mais específica (p.ex.: livros para aprender a revisar relógios, livro sobre a história dos relógios, livro sobre relógios ingleses, livro sobre Breguet, etc.).
Eu tenho alguns livros sobre relógios, e gosto muito. Aliás, gosto mais dos livros do que dos relógios em si.
Sobre onde adquirí-los:
- Amazon (http://www.amazon.com/)
- Alibris (http://www.alibris.com/)
- Abebooks (http://www.abebooks.com/)
- Biblio.com (http://www.biblio.com/)
Nestes sites, você encontrará desde livros novos até livros antigos e raríssimos.
Se quiser um site legal onde tem uma galera que conhece bastante, tem várias resenhas e você pode pedir dicas, tente o
fórum de livros sobre relojoaria da NAWCC, neste endereço: http://mb.nawcc.org/forumdisplay.php?f=21
Um abraço,
Igor
Fábio,
esse é um básico, mas acho interessante... veja o tópico: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,636.0.html (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,636.0.html)
Abraços!
Fabiano
O fórum original tinha uma página só para isso. Mas o questionamento é oportuno: quer livro sobre o que? Se quer o livro da ilha, o livro da ilha é o Revolution in Time, de David Landes. Depois de lê-lo, não precisará ler mais nada (ou então irá querer ler tudo kkkkkkkkkkkkkk).
Flávio
Definitivamente, o Revolution in Time é o melhor livro de relógios que já li. Realmente hipnotizante, mas... (e sempre tem um "mas...")
Ele é grossão e com MUUUUITO texto, muito mesmo!
Eu não gosto de julgar pelos outros, pois cada um decide o que é melhor pra si, mas não acho que seja um bom livro para iniciantes, a não ser que seja uma pessoa que goste mesmo de ler bastante.
Este livro é muito grande, tem bastante informação, porém, ainda que magistralmente escrito, aqueles assuntos que geralmente captam a atenção dos iniciantes -- que são relacionados com relógios de pulso, funcionamento dos relógios e complicações, história moderna (século XX) e história das marcas -- têm muito pouco espaço e só vêm lá na final do livro, ou seja, o cara precisa ler 400 páginas para chegar lá nas 100 finais, onde tem o que lhe interessa... então fica difícil chegar até o final...
Eu recomendo o Revolution in Time apenas para aqueles entusiastas [teóricos] que começam a se interessar pela parte histórica dos relógios.
Para aqueles [mais práticos] que não estão nem aí para a história e que só querem possuir algumas peças, ou então apenas aprender a mexer nos reloginhos, este livro não é muito relevante... falo por experiência própria!
Abraços,
Igor
Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 12:05:16
Definitivamente, o Revolution in Time é o melhor livro de relógios que já li. Realmente hipnotizante, mas... (e sempre tem um "mas...")
Ele é grossão e com MUUUUITO texto, muito mesmo!
Eu não gosto de julgar pelos outros, pois cada um decide o que é melhor pra si, mas não acho que seja um bom livro para iniciantes, a não ser que seja uma pessoa que goste mesmo de ler bastante.
Este livro é muito grande, tem bastante informação, porém, ainda que magistralmente escrito, aqueles assuntos que geralmente captam a atenção dos iniciantes -- que são relacionados com relógios de pulso, funcionamento dos relógios e complicações, história moderna (século XX) e história das marcas -- têm muito pouco espaço e só vêm lá na final do livro, ou seja, o cara precisa ler 400 páginas para chegar lá nas 100 finais, onde tem o que lhe interessa... então fica difícil chegar até o final...
Eu recomendo o Revolution in Time apenas para aqueles entusiastas [teóricos] que começam a se interessar pela parte histórica dos relógios.
Para aqueles [mais práticos] que não estão nem aí para a história e que só querem possuir algumas peças, ou então apenas aprender a mexer nos reloginhos, este livro não é muito relevante... falo por experiência própria!
Abraços,
Igor
Para iniciantes, o livro se chama Timepieces, de Christianson, que basicamente é um resumo do Revolution in Time (sério, é um resumo descarado), mas com apenas umas 250 páginas, e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa fotografia. Comecem por ele os que se interessam pelos aspectos históricos do troço.
Flávio
Pra falar a verdade, não criei esse tópico para mim, mas sim para todos, por isso não coloquei minhas preferências.
O que me interessaria hoje, seria mais um livro técnico ensinando a revisar relógios, lubrificar, falando sobre esses óleos, riquíssimo em ilustrações etc, mas em PORTUGUÊS.
Também tenho curiosidade em ler algum livro que fale um pouco sobre a história dos relógios, tipo um documentário, falando sobre as marcas, mas também com alguma coisa mais técnica, mostrando os movimentos, falando sobre o movimento X criado pela marca Y, no ano tal e que revolucionou isso ou aquilo, aí a marca Tal aperfeiçoou esse movimento no ano tal etc etc etc.
No momento eu gostaria mais de livros técnicos mesmo, mas em PORTUGUÊS, existe?
Agradeço em nome de todos pelas dicas dadas até aqui.
Vixe... em português é ruim, hein?
Acho que não existe não...
Abraços,
Igor
Practical Watch Repair e Practical Clock Repair de Donald de Carle! O Xerife Flávio foi quem me indicou e comprei os dois! São ótimos!
Agora pegando o gancho no seu tópico, consegui estes dias o material do antigo curso de relojoaria, se não me engano do Instituto Técnico Monitor (o troço não tem qualquer indicação de quem fez ??? ???), antigo pra burro (deve ser dos anos 30 ou 40), mas tô achando bem interessante!
Outro dia, numa livraria de BH, consegui outro material de um curso de relojoeiro do IMEC (Instituto Mineiro de Ensino por Correspondência ;D) que é uma verdadeira porcaria >:(
Flávio, você que acha tosco o "Manual do Aprendiz de Relojoeiro", precisa ver este ;D ;D ;D
Pra começar o vocabulário do cara é único!! Alguns exemplos:
- Tige pra ele é "tijer";
- Mostrador ele chama de "amostrador";
- o bom e velho pivot (ou pivô como queiram) o cara chama de "pivou"; será que quando a roda gira no sentido contrário é pivolta? ;D ;D ;D;
- platô pro cara é "plator";
e por aí afora! Pelo menos serviu pra divertir! ;D ;D ;D
Pensei até em digitalizar os dois pra colocar aqui mas será que tem alguma encrenca com direito autoral?
Pelo menos o tal Curso de relojoeiro do IMEC tem explícito que a obra é protegida! Por sinal uma peça literária ;D, pois o cara colocou tanto o documento com a solicitação de Direitos Autorais quanto o documento que dá os direitos como apêndice do livro!
Será que pelo menos o primeiro, que não tem qualquer indicação de autoria, pode ser colocado aqui? Isto é, se houver interesse de algum colega.
Com a palavra nosso Xerife e grande causídico, Flávio ;)
Abraços
Lourival
Cursos também são interessantes, tutoriais etc.
Eu tenho aqui no meu bookmark aquele curso Português, mas ainda não comecei a lê-lo.
O que eu ando lendo ultimamente é aquele tópico do fórum antigo sobre conhecer mais sobre os mecânicos, tem uma discussão boa lá e também é rico em fotos de movimentos etc.
Agora livro mesmo ou curso que eu desconheço, já procurei por correspondência, online etc e não achei nada.
Se puder digitalizar eu sou um que gostaria de tê-lo (mesmo sendo tosco).
Fábio,
No RJ eu não sei dizer, mas em SP existe o curso de relojoeiro do Sintrajóias (http://www.sintrajoias.com.br/ultimas-2.html).
É um curso profissionalizante, então pode ser bem interessante para quem tem muito interesse nessa parte técnica dos relógios.
Se não me engano, o Alberto freqüentou estas aulas e talvez possa opinar (se eu estiver errado, queiram me perdoar).
Abraços,
Igor
Tenho alguma coisa em formato digital. Chegando em casa eu faço uma lista e coloco aqui. Mas já vou avisando: IN ENGLISH, OF COURSE!
Um que tenho certeza de que tenho guardado fácil (à mão) é o curso de relojoaria do Instituto Horológico de Chicago - que se não me falha a memória baixei atravéz de um link no antigo forum.
Pô Fábio, um cara que mexe com informática e não gosta de inglês? ;D
Fábio, na realidade são dois livros.
Um é formado pelo material do curso por correspondência do velho Instituto Técnico Monitor (assim me parece), bem bacana, e o outro é o tal tosco que falei.
Este tosco é o que tem os direitos autorais explicitados no seu apêndice. Sei lá ::)
O do Instituto Monitor acho que não deve ter problema pois como disse é velho pra burro (lá dos anos 30) e além disso não tem nenhuma menção de autoria ... ???
Como na entrada deste forum tem um alerta justamente sobre Direitos Autorais, resolvi esperar pela opinião do Xerife, que é do ramo ;D
De qualquer maneira vou começar a digitalizar o do Instituto Monitor. Depois aviso.
Seria interessante se algum colega tiver outro material destes antigos cursos por correspondência que existiam no Brasil, pois são as únicas fontes em português sobre o assunto!
Citação de: paulorocha online 24 Abril 2009 às 17:38:28
Mas já vou avisando: IN ENGLISH, OF COURSE!
Isso aí que o Paulo está falando é a regra.
Quem quiser ser autodidata nesse negócio de montar e desmontar relógio tem que saber ou INGLÊS ou FRANCÊS ou ALEMÃO para ter
fácil acesso a materiais didáticos.
Senão tá na roça...
Abraços,
Igor
Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 17:47:56
Isso aí que o Paulo está falando é a regra.
Quem quiser ser autodidata nesse negócio de montar e desmontar relógio tem que saber ou INGLÊS ou FRANCÊS ou ALEMÃO para ter fácil acesso a materiais didáticos.
Senão tá na roça...
Abraços,
Igor
Igor e Paulo,
concordo com vocês, mas tente tirar uma dúvida com um relojoeiro e fale sobre "Clutch wheel", "Set lever", "pallet fork" e veja a cara dele ;D ;D ;D
Pelo menos aqui nas alterosas, me olham como se eu fosse assaltante! :o ;D
Neste caso você precisa saber falar a língua dos caras ou, como você disse, tá na roça! ;D
Lourival,
Com certeza existe essa dificuldade, inclusive é situação pela qual passo corriqueiramente.
Eu não sei o nome em português de quase nenhuma peça ou ferramenta de relógio, só em inglês.
Por sorte, meu atual "relojoeiro" me entende, pois ele também aprendeu os nomes tudo em inglês antes de aprender em português, e fora que ele entende as mímicas que faço com as mãos... ;D ;D ;D
Mas não se preocupe, para problemas como este temos este tópico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,16.msg174.html#msg174).
Abraços,
Igor
Citação de: igorschutz online 24 Abril 2009 às 17:34:43
...
Se não me engano, o Alberto freqüentou estas aulas e talvez possa opinar (se eu estiver errado, queiram me perdoar).
...
Salve!
Realmente, Igor, você tem razão, eu fiz (dois módulos) do curso do Sintrajóias.
Mas já faz alguns anos.
Para mim, atendeu muito bem.
A minha pretensão, logicamente, não era me tornar um relojoeiro.
O curso me deu uma boa base, inclusive prática. Pratica-se, desde o primeiro dia, com movimentos reais - fornecidos a cada aluno pelo próprio curso (por empréstimo, claro).
Os problemas.
- Como qualquer curso, o "resultado" vai depender do aluno e do professor.
No meu caso, eu dei sorte, o professor entendeu a minha proposta e tinha (muito) "saco" para me "acompanhar (ele sabia que eu não era e nem seria profissional) e responder as minhas dúvidas, digamos de "diletante" (e o cara era ex-relojoeiro "Sênior" da Rolex).
Mas no grupo de alunos, havia um "timinho" (em geral técnicos que faziam o curso pagos por alguma empresa - relojoarias, por exemplo - que não queriam "nada com nada", e só atrapalhavam mesmo.
- Apesar da programação, pelo que eu saiba, o calendário dos cursos não é muito regular, se não houver procura (alunos para fechar uma turma),eles cancelam..
Tem que ligar, perguntar e se for o caso, agendar.
Para um curso, com os meus objetivos, diletantes, a carga horária atendeu, mas eu fiz dois "módulos".
Eu não sei se a coisa continua assim.
Um abraço!
Bom, eu arranho no inglês, entendo alguma coisa ou outra, consigo até ler alguns artigos, frases, pequenos textos, mas daí a ler um livro inteiro não me sinto seguro.
Se tiver que ficar toda hora buscando um dicionário para entender a leitura fica uma coisa chata, para pequenos artigos isso não se torna um problema, mas para um livro inteiro complica.
Eu não sou propriamente da área de informática, até sou formado em Processamento de Dados também, mas não exerço. Como designer o computador é apenas uma ferramenta de trabalho para mim, assim como papel, lapiseira, borracha, caneta, máquina fotográfica e o principal, a mente criativa.
Aqui no RJ nunca vi nenhum curso na área, nem por correspondência, nem online, nem presencial.
Não quero me profissionalizar, quero apenas conhecer um pouco mais mesmo, no futuro até pode ser que eu faça minhas próprias revisões e lubrificações, pequenos consertos em minhas peças, mas no momento é apenas com o intuito de aumentar conhecimento mesmo, por isso acho que um livro-curso, uma apostila já resolveria (mesmo sem a prática).
Aos colegas de forum,
Resolvi ressuscitar este tema, pois acredito ser possível que algum membro tenha tido acesso recentemente a algum material interessante sobre
relógios e queira compartilhar conosco.
Edu.
Caso interesse tem esse site com o dicionário ilustrado de relojoaria http://www.fhs.ch/berner/?l=es está em 4 línguas
Tenho alguns livros em espanhol que baixei em pdf .Se for de interesse posso colocar os endereços para baixar aqui.
Eu sei que o assunto são livros, mais...
Como achei este link didático resolvi compartilhar !!
Conheça o funcionamento do relógio automático e os detalhes de alguns dos mais conhecidos sistemas de carregamento. (http://adenoma.sites.uol.com.br/Automatico.html)
Pode ser que já viram, mais fica como uma referência para os equecidos como eu !! ;D
Muito bom esse material ,Cigano.Obrigado por compartilhar
Olá pessoal!Aqui tem alguns livros em pdf http://www.mediafire.com/?ntjmtuw1jyy . Espero ter ajudado.
Hamilton
Excelente amigo Hamilton... :D :D :D
Obrigado!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Recebi semana passada o 'Practical Watch Repairing' by Donald de Carle
Ainda não tive tempo para ler, alias, não vou ter tempo esse ano, porém, dei uma folheada, e parece que esse livro é para quem quer mergulhar no assunto mesmo..
Ele versa sobre tudo o que uma pessoa precisa para poder fazer reparos em relógios, até a forma correta de segurar uma pinça, ou uma chave de fenda, por exemplo.
Abraços!
Olá Shun, se você se interessa pelo assunto, tenho certeza que vai gostar! ;)
O livro é muito bom 8)
Se alguém quiser o "Manual Práctico del Relojero " do Donald de Carle em pdf,...
(...há um site na NET onde o material pode ser "baixado", por conta e risco dos eventuais interessados).
Hamilton
Mensagem do moderador:
O texto foi editado a pedido do autor da postagem.
A frase entre parêntesis foi escrita por mim.
Alberto Ferreira
Muito obrigado Hamillton, olhando por cima me pareceu bem completo para iniciante esse manual !!
Olha aqui esses 20min de VIDEO (http://video.google.com/videoplay?docid=-158124577877856044#), o relojoeiro está debulhando um cronográfo mecânico, ele retira os ponteiros do modo que eu vi nesse manual indicado por você caro Hamilton !!
Muito bom esses PDF ;), valeu mesmo :D
abraços, Tomas
Nesse site tem vários pdfs junto a explicações de como fazer um mecanismo de relógio , eu achei muito legal . http://watchmaking.weebly.com/index.html
Salve!
Hamilton,
Sabendo que a sua intenção é a melhor possível, ok.
Este meu comentário não é, portanto, uma "reprimenda", digamos que seja um mero alerta genérico.
Ao indicarmos aqui links para sites que "disponibilizam" copias de livros e outras obras, eventualmente protegidas por direitos autorais, nós temos que ter cuidado.
Eu francamente não sei se o(s) site(s) indicado(s), aqueles que permitem o "download", etc, possue(m) autorização para a reprodução das obras, ou como isso funcionaria em termos legais.
Por isso, por ser muitas vezes difícil saber, talvez o melhor seja apenas dizermos aqui que sabemos onde encontrar e somente para os interessados passarmos o(s) endereço(s) por MP ou E-mail.
Isso pode parecer um excesso de cuidado, ou "purismo", mas nós não podemos esquecer que, no caso de problemas (uma ação dos proprietários do direito autoral), ela poderia causar "aborrecimentos" (questionamentos) para o nosso fórum em si, ou em última análise para o seu proprietário, o Flávio.
Nesta dúvida, eu creio que o melhor é não postar tais referências diretamente aqui, a menos que tenhamos certeza de que estejam devidamente autorizadas pela parte detentora dos direitos (que permite a sua divulgação e reprodução), o que por vezes até ocorre.
Um abraço a todos!
Alberto
Eu entendo e aceito.Como achei estes textos e livros em outros foruns de relojoaria de outros países, achei que não causariam problemas .De qualquer forma não postarei mais nenhum link .Peço desculpas se causei algum transtorno , minha única intenção era divulgar mais textos técnicos para o grupo. O que eu puder fazer prá ajudar estarei a disposição.
Citação de: Hamilton online 03 Junho 2010 às 22:58:05
...
...minha única intenção era divulgar mais textos técnicos para o grupo. O que eu puder fazer prá ajudar estarei a disposição.
Salve!
Exatamente, Hamilton, foi o que eu disse...
Nós sabemos que a sua inteção foi a melhor possível.
Um grande abraço,
Alberto
Hamilton, primeiramente te parabenizo pela disponibilidade e iniciativa de nos nos indicar acessos a um belo material e seguindo as orientações do Moderador,
Alberto, fique a vontade (e eu ficaria grato) para passar via MP endereços de onde encontrar material do nível que você já nos indicou.
Edu.
Obrigado Edu !Caso alguém queira o Livro de Ronda é só me pedir por MP .Um abraço
Putz, que chique. Todo mundo lendo livros de relojoaria. Não leu, não aprendeu, né ? Infelizmente, ainda continuo ignorante nessa "arte". :P
Não fosse um pouquinho de história aprendido, aqui, acolá, mais ali... Outra besteira, além ... :-\ Ainda bem que não tenho grandes pretensões nesse assunto ...
E pra aprender ? ??? Mecânica, pura e simples ?
Ah, ouso aventar: só merece quem é do ramo, ou, quiçá, pra quem quer ser mestre relojoeiro ! ;D
O grande lance desse nosso "hobby", creio, é descobrir um relógio que todo mundo pensa tratar-se de "bosta pura" , ser reconhecido por pouco de nós pelo mérito que ele realmente tem. Ou o contrário, visualizar a porcaria no meio de tanta beleza, de tanta valorização desmerecida.
O legal, amigos, é mostrar que um Hamilton Ventura vale pelo "ineditismo" (não tanto assim, claro) da tecnologia da época, e não apenas porque é hoje um relógio relativamente raro. Ou bonito. Sinuoso e encantador, apesar de tudo. Maravilhoso, fabuloso .... ;D Ah, como sou passional ! :-[
Rolex ?
Amo a marca, por tudo que (antigamente) fez, e ainda na atualidade, faz. Menos ... mas faz. Por pura sorte tenho hoje, um dos modelos mais desejáveis (dos modernos, bem sei) que foram fabricados.
Mas Rolex, nunca foi alta relojoaria, então pra que tanta celeuma com a marca ?
Estudar história da Rolex ? Sim, por que não. Tenho dois livros contando sua história. Mas sendo só assim, estaremos (ou estive) estudando apenas "história do Brasil" , mero parágrafo nanico e simplório num belo tratado de história universal.
Ah, quem fez história nesse ramo, perdoem-me, mas foi a Jaeger LeCoutre, que aliás vendia "ebauches" e tecnologia pra todo mundo – Patek, Vacheron, etc.
Já pedi ao Igor (nosso mais erudito catedrático da horologia no Brasil) pra escrever isso. Mas ele, infelizmente ainda não nos brindou com o discorrer sobre tal assunto, que aliás, é do conhecimento de muita gente. Mas somente exaltada de forma espalhafatosa (mas verdadeira, saliente-se), pela própria JLC.
Estou errado, Mestre Gravina ? ???
Pro "comum", feito eu, nós talvez ... de repente penso - os grandes lances nessa "literatura" são os livros de história da relojoaria. Tipo biografia de John Harrison, descobertas do Breguet, "cagadas" do Berthoud, maravilhas rústicas dos Bronnikov. E isso, meus amigos, 80%, a gente tem de graça na internet ! :-*
E os outros 20 % restantes ?
Ah, O Igor o Alberto e o Adriano traduzem pra gente ! ;D
De qualquer forma vamos pensar grande: sonhar com Patek, amar a Vacheron, extasiarmo-nos com Jaeger LeCoutre, mesmo que tenhamos que nos contentar com os Seiko, Tissot. :'( Que afinal são também bons relógios, né ? :(
Diriam alguns por aqui – desde que aqueles sejam mecânicos ! :D
Pois é. É aí o foco do fórum. Mas se existisse um fórum "pararelo" (feito o de "falar besterias" – "vide" botequim – que aliás é delicioso), acho que Fórum Relógios Mecânicos seria mais puro e interessante no seu cerne, mais afeito à sua origem e nome.
E pra ler ? Livros ?
Ah, perdão, mas não troco a excelência do Gonçalves Dias, a prosa do Machado de Assis, a crítica literária do Humberto de Campos, ou o cantar rude e belo do Juvenal Galeno e do Patativa do Assaré por nada que me remeta à mecânica ou aos nossos troços, que são inanimados e sem alma. Apesar de terem um "coração" pulsante e fascinante. ;D
Abraços, e se porventura excedi-me ao comentar além da minha insignificância , ou por outro lado, exacerbei os direitos que bem sei, não posso merecer por aqui, que o amigo Alberto (ou outro moderador, se assim bem entender) edite ou apague o que necessário for.
Salve!
Pois é, amigo Fa...
Bateu uma desilusão pelas maquininhas (as suas partes físicas, bem entendido)?
As suas reflexões não deixam de ser válidas... ::)
Mas será assim mesmo? ;) :D
Bom,... História ou história?
Eu jamais chegarei a uma conclusão,... ::)
Mas, de qualquer forma, obrigado pelo ("meu") terço daqueles 20%... ::)
Mas, cuidado...
Como bem dizem os italianos...
"Tradutori, traditori!"
;D ;D ;D
Um grande abraço!
Alberto
Salve, Alberto.
História, claro. Com "H" minúsculo. :P ;D Afinal quem descobriu que o dia tinha 24 horas, tem muito mais moral do que aquele que só criou uma "porqueirinha" (o tal relógio) pra medir esse tempo predeterminado pelo Criador, né ? (já baniram os hífens ?) ???
Desilusão sempre, deveria ser o lema das nossas vidas. Afinal, depois de cada desilusão vem a esperança, mãe dos nossos sonhos, madastra da realidade e das nossas fraquezas também.
Gosto de relógios, mas acho que fiz mais por eles do que eles por mim, e continuo a comprá-los por mero hábito. Da mecânica adoro as facilidades, e destesto a complicação e os dissabores, que no mais das vezes, ela nos traz. Com efeito, estou agora com um carro ainda bem novo, sabe "comé", uma tal "história de alta tecnologia", mas desde há um mês, me dá problema todo dia.
É isso aí - confiar na porqueira da mecânica ? Nunca !
Querer entender a disposição e relevância de determinadas técnicas ? Deixo pro amigo e pro Seu Jairo Teixeira. Ambos, quando não entendo, me explicam pra que serve um tambor de corda. ;) Então pra que saber mais disso ?
Acho, sinceramente que devo ter uns 40 "pdf" com tudo de curso de relojoeiro, etc. Honesto, confesso a vós todos, sem medo de parecer pouco erudito - Não li nenhum ! :(
Ignorante, claro !
Momentos de lazer com a leitura ? Hoje ? Sem precisar estudar para digladiar num feito judicial qualquer ?
Ah, só pra ler um bom romance, uma prosa inteligente. :)
E dessa "história" toda (olha ela novamente aqui) ? Fico com a poesia da Emily Dickinson, que diz:
"Morri pela Beleza
Morri pela Beleza – e em minha Cova
Eu não me sentia a gosto
Quando Alguém que morreu pela Verdade
A Cova ao lado chegou –
Ele indagou gentil por que eu viera –
E eu disse – "Pela Beleza" –
"Eu vim pela Verdade – a Mesma Coisa –
Somos irmãos" – respondeu –
E quais Parentes juntos numa Noite
Conversamos nos Jazigos –
Até que o Musgo nos chegou aos lábios
E nossos nomes cobriu– ".
É esse o ponto chave: Uns morrem pela beleza, outros pela verdade. Esse seu amigo, aqui, pela ignorância. ;D
E agora apesar do "leriado", continuo "sempre alerta" (valei-me São Baden-Powell) ;). E a tal minha conversa sobre o cerne tem fundamento, ou não ?
Se não, quanto mais prosa, melhor ! Afinal as palavras foram mesmo inventadas pra esconder o pensamento, não ? ;D
Grande abraço, e agora, como menino bonzinho que sou, devo recolher-me, atendendo um pedido (VIXE !!! ) da minha mulher. ::)
Olá pessoal !Caso alguém tenha material de técnicas de relojoaria em pdf , agradeço se puder me enviar por email ou por aqui mesmo.Grato
Entendido. ;)
Tenham todos uma boa semana.
Citação de: Fa online 05 Junho 2010 às 20:55:16
....
Afinal as palavras foram mesmo inventadas pra esconder o pensamento, não ? ;D
Bela citação de Charles Maurice de Talleyrand-Perigord.
Edu.