Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Bernardo online 20 Maio 2013 às 15:47:01

Título: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Bernardo online 20 Maio 2013 às 15:47:01
Pessoal,

Para aqueles que gostam dos Seiko, surgiu para venda no eBay um Seiko VFA 6186-8000. Como é um relógio raro, estou compartilhando o link aqui, pois acho que vale a pena dar uma olhada:

http://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-JAPAN-GRAND-SEIKO-GS-VFA-25-Jewels-Automatic-Mens-Watch-6186-8000-/230936364517?pt=Wristwatches&hash=item35c4e145e5 (http://www.ebay.co.uk/itm/Vintage-JAPAN-GRAND-SEIKO-GS-VFA-25-Jewels-Automatic-Mens-Watch-6186-8000-/230936364517?pt=Wristwatches&hash=item35c4e145e5)

Abs,
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: igorschutz online 20 Maio 2013 às 15:58:36
Na minha opinião, isso é uma piada.

Um relógio dessa estirpe, nesse valor, sem um certificado de revisão pela Seiko do Japão e sem boletim de marcha, e nesse estado, é uma loucura!

Um VFA só vale o que vale pelo ajuste que carrega, e não pela máquina, pelo mostrador, etc. Se ele perde esse ajuste, é o mesmo que ter um avião que não voa ou um carro que não roda: inútil.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: zE_ online 20 Maio 2013 às 16:21:56
Perfeito Igor!
Alem do que este valor é apenas uma isca para os bobos.
Voce oferece menos por fora e acha que fez um excelente negocio. Quem quiser testar oferece lá 5.000 pra ver se ele não vende na hora.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: shun online 20 Maio 2013 às 16:39:39
Mas que é raro... É!

Fato que me leva a pensar em como o antigo dono de uma preciosidade dessas deixou esse relógio largado por aí..!  ::)

Abraços
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 20 Maio 2013 às 16:55:56
Pois é,...

Eu  concordo com o que os amigos disseram.
Raro e complicado (ou muito arriscado) de comprar.

Quanto ao motivo de "aparecer" uma peça assim, como diz o Shun, largada por aí...

Sem ter bola de cristal, eu suponho algumas possibilidades...
- O primeiro dono, provavelmente, sabia de que se tratava.

- Pode ter passado às mãos de algum "herdeiro", talvez no clássico caso da "viúva", que deu para alguém, que usou por uns tempos com se fosse um (mero) Seiko...

- Alguém achou, pesquisou, caiu na real, e agora tenta vender...  Chutando para cima.

Embora eu já tenha ouvido relatos de roteiros assim, com outras peças raras, pode também ser que seja apenas a minha imaginação.  ::)
;)

Alberto
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: heracles online 20 Maio 2013 às 17:28:29
Esse tipo de relógio não "sai pra rua" fica entre colecionadores etc.
Eu também não entraria nessa

Heracles ;)
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Henk online 20 Maio 2013 às 17:46:23
Citação de: igorschutz online 20 Maio 2013 às 15:58:36
Na minha opinião, isso é uma piada.

Um relógio dessa estirpe, nesse valor, sem um certificado de revisão pela Seiko do Japão e sem boletim de marcha, e nesse estado, é uma loucura!

Um VFA só vale o que vale pelo ajuste que carrega, e não pela máquina, pelo mostrador, etc. Se ele perde esse ajuste, é o mesmo que ter um avião que não voa ou um carro que não roda: inútil.

Isso vale para os GS mais comuns ou só para os VFA? Assim me parece que existem GS e "O" GS.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: igorschutz online 20 Maio 2013 às 17:50:27
Citação de: Henk online 20 Maio 2013 às 17:46:23
Isso vale para os GS mais comuns ou só para os VFA? Assim me parece que existem GS e "O" GS.

Isso vale só pra mim.

Deve ter gente que acha que um VFA todo estrupiado vale muita coisa, haja visto essa oferta.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Adriano online 20 Maio 2013 às 18:01:58
Risível... Acho que é erro de digitação, o cabra botou um zero a mais...

Sim, o VFA só tem a mais que outros GS's o "toque" humano que recebia quando saía da fábrica. Passado esse tempo todo, com certeza esse "toque" já foi para o espaço e sabe-se lá quantos toques mais de gente bem menos "especialista" ele não recebeu durante sua vida. Pois, pelo estado de conservação, ele foi tratado como um Seiko qualquer e é possível que sua manutenção tenha recebido o mesmo "cuidado" que o resto do relógio...

Além disso, eu particularmente acho esses GS feios pra danar. E nem preciso dizer que não estou dando uma de raposa com as uvas pois não sou nem nunca fui disso. Apenas acho-os feios mesmo, pois nem cara de Seiko eles têm, pois nem recebem o emblema clássico da Seiko. É bem estranho. Fora os vidros bisotados que são medonhos. E eles nem levam o belo medalhão no fundo.

Com um zero a menos à direita, esse relógio estaria bem pago. Com certificado, estojo e etc., eu até concordaria em chegar perto dos US$ 10k.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Arkitekt online 20 Maio 2013 às 19:58:03
que do  :'( :'( :'(
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: vinniearques online 20 Maio 2013 às 20:01:31
Olha o que ta escrito:

We guarantee working order.We do NOT guarantee its accuracy


:-\ :-\ :-\ :-\
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 20 Maio 2013 às 21:24:31
Como foi dito...
Uma piada, e de mau gosto.

Afinal, o "chute" do valor é de 25k... Fácil, fácil, não?
Mas,...  Com base em que?  ::)

E a única coisa que deveria ser garantida, a precisão, não é.
Simples, simples, não é?
Sinceridade? Ou seria algo como...  ...depois não reclame...
:P

Resumo da ópera...
Seja cá, lá ou acolá...

Leilão virtual é bucha.
E as descrições e ofertas de tais "sites" aceitam de tudo, a verdade, a meia-verdade, a "engabelação" e por vezes até a "sinceridade" (objetiva, ou nao), como nesta frase ressaltada pelo Vinnie.

Quem compra uma peça dessas, obviamente sem ter os devidos conhecimentos, merece mesmo...
Ora, se merece.

Alberto
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Cigano online 20 Maio 2013 às 21:32:52
Muito bonito o relógio, porém deveria estar no mínimo "MINT" para valer uns 8k....
Acho que o dono guardava ele dentro da caixa de ferramentas na carroceria de uma picape!!
Com 25k se compra alguns Omega´s, ou Rolexe´s em estado "MINT"

Mas como disse o caro Shun, que é raro... é !!

Valeu por compartilhar !!
Título: Re: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flavio online 20 Maio 2013 às 22:42:45
O preço é um absurdo, mas tirando arranhados no cristal o relógio parece muito bom. Ou não? Flávio
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 20 Maio 2013 às 23:40:30
Pois é.
Mas aí é que está a questão.
O cristal deu uma de pára-raios, alto e "bizotado" ele sofreu e evidenciou todos os maus tratos que o relógio recebeu no uso.

Mas dirão, e a máquina foi afetada?
Bom,... Visivelmente, pelas fotos, detonada ela não está.
Mas e as condições de regulagem, o "xis" deste movimento (VFA), dá para dizer o que?
A julgar pelos "piparotes" que o relógio recebeu, é provável que outros cuidados como revisões, nem pensar.

Quando o vendedor não assegura a precisão, ele pode estar sendo "simplista" e evitando aborrecimentos futuros, mas em um relógio deste tipo, com essas características...
Eu diria que ele matou o pau e mostrou a cobra.  :P

Alberto
Título: Re: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flavio online 20 Maio 2013 às 23:55:31
Pô, mas a mesma coisa acontece com um cronômetro! Com o tempo ele passa a ter o potencial ajuste como tal, mas o escrito no mostrador vira decoração. Para quem curte Seiko, repito, sem esse preço sem noção, acho muito legal. Não há uns malucos aí que pagam caro em Rolex com mostrador diferente? Pois então... Flávio
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 21 Maio 2013 às 00:45:05
Sim.
E sempre deixando claro que nós estamos nos abstendo do preço (irreal).

Mas, eu apenas discordo da imagem que você usou, Flávio.
O fã (a meu ver "biruta"  :D) do Rolex com mostrador craquelado ("teia de aranha dial" ou algo do tipo...) quer é exibir aquela "alteração", que afinal foi o que ele comprou.

Já o fã (talvez nem tanto "biruta"...  ::)), a menos que tenha o espírito de curador de museu e vá manter a peça em coleção sem assegurar a sua característica principal, a precisão, eu creio que estaria em busca dela. E certamente estaria comprando isso.
E se ainda daria, ou não, para regular e a que custo, isto, é que a meu ver faria toda a diferença entre os dois exemplos.

Com o paralelo sugerido com os cronômetros nós temos que concordar.

Alberto
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: igorschutz online 21 Maio 2013 às 07:16:37
Flávio, é lógico que a "piada" aqui é o preço absurdo frente ao estado de conservação do relógio.

Um VFA é muito raro e muito significativo para quem curte Seiko, sim, mas será que um relógio em qualquer estado vale essa grana toda? Imagino então que um VFA em boa condição deve passar de US$ 100 mil!
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Gravina online 21 Maio 2013 às 07:29:33
Tenho um a quartz que não vendo por U$ 120,000 Obamas...

Sabem por quê?






























Porque ninguém paga ;D
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 21 Maio 2013 às 08:17:43
 ;D

Verdade.

;D
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Octávio Augusto online 21 Maio 2013 às 11:37:13
Boa, Mestre!!!! ;D ;D ;D
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: amadeu online 21 Maio 2013 às 11:37:46
vfa eh very foda de achar?
pelo preço eh o que parece.  ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flávio online 21 Maio 2013 às 11:39:29
Acho que os conhecedores poderiam fazer um resuminho para os leigos do modelo. Quantos foram produzidos, em que ano, quais eram os parâmetros de ajuste, etc.

Resuminho, por favor!  ;)


Flávio
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Adriano online 21 Maio 2013 às 11:47:47
Não sei dizer quantos foram produzidos (nem sei se alguém "no mundo" sabe essa informação). Mas entre os GS mecânicos só existe VFA com calibre 61xx e 45xx, sendo os 6185 e 6186 automáticos (date e day-date respectivamente) e o 4580 de corda manual (date, se não me engano).

Abraços!

Adriano
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Adriano online 21 Maio 2013 às 11:57:29
A propósito, na edição 84 da Pulso escrevi a matéria da seção "Vintage" sobre o Grand Seiko 6145-8000. Elaborei uma tabela de comparação entre os limites de alguns certificados para comparação. Como a tabela é uma compilação de minha autoria, posso publicá-la.

(http://img.photobucket.com/albums/v652/adenoma/GStabela_zps06392194.jpg) (http://smg.photobucket.com/user/adenoma/media/GStabela_zps06392194.jpg.html)


Abraços!

Adriano
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Gravina online 21 Maio 2013 às 11:58:51
Citação de: Adriano online 21 Maio 2013 às 11:47:47
... (nem sei se alguém "no mundo" sabe essa informação)....


Acho que o Adriano tem razão..........talvez nos arquivos (não divulgados) da Seiko.

O meu não é um GS, é apenas um VFA a quartz de 1973............acho que foi ajustado por um cara chamado Kintaro Hattori  ::), mas não tenho certeza.

(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/DireitoUSP2013/022cpia_zpsd4c66e60.jpg) (http://s27.photobucket.com/user/Gravina123/media/DireitoUSP2013/022cpia_zpsd4c66e60.jpg.html)

Abs

Gravina

Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Filipeandrade online 21 Maio 2013 às 13:19:32
Tem um ruby um pouco pequeno ali no mostrador ou é impressão minha?

Abraços e o relógio é lindo!
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 21 Maio 2013 às 13:25:38
Legal!
O tópico e o assunto da precisão em si. Sobre a qual sempre ainda "paira" alguma dúvida nas cabeças de muitos.

Para ilustrar ainda mais, será que alguém teria (se não for algo interno da Seiko) um exemplo de boletins de marcha de um VFA em condições plenas?

Será que alguém poderia indicar algum site com mais informação sobre os VFA?

Alberto
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: shun online 21 Maio 2013 às 13:28:46
Vou tentar explicar um pouquinho sobre os Seiko VFA. Pode haver inúmeras imprecisões então peço ajuda aos colegas para me corrigir!

A História dos GS e do VFA tem a ver com a Seiko querendo mostrar ao mundo que também sabia fazer relógios com precisão incrível, logo, nos idos de 1960, o objetivo era conseguir enviar relógios para as competições de cronômetros de Neuchatel, Genebra, Besançon e Observatório de Kew. Essas competições se deram todos os anos até mais ou menos 1969 ou 70.. Essas competições tinham limites tão altos que as manufaturas enviavam movimentos construídos especificamente para as competições, as únicas fabricas que venderam esses relógios que passaram pelos testes foram a Waltham, com seus relógios de bolso, a Girard-Perregaux e a Seiko!

Alguns movimentos ficaram muito famosos com essas competições: Peseux 260, Zenith 135, Longines 360, Girard-Perregaux 32A e o Seiko 45. Porém, excetuando-se a GP e a Seiko, os movimentos de outras manufaturas que estão por aí no mundo não são aqueles que foram certificados, são "apenas" construídos com as mesmas especificações, sem, necessariamente, o 'ajuste fino' dos  exemplos que realmente passaram pelas competições. Em torno de 226 movimentos Seiko 45 (4520 e 4580) que foram certificados foram vendidos ao público no final da década de 1960.

A Seiko, após dominar o mercado doméstico queria agora mostrar para o mundo sua capacidade.. Para isso haviam as competições; Em 1962, a Seiko recebeu o 'ok' de Neuchatel para participar e em 63 a Seiko participou na divisão de relógios a quartz e ficou em décimo lugar, no ano seguinte a participação da Seiko amargou os 144 (Suwa) e 153(Daini) lugares (Lembrem que a Seiko possuía duas fábricas que competiam entre si; a SUWA Seikosha e a DAINI Seikosha.). Os japoneses concluíram que para melhorar a precisão teriam que manejar a magnetização, aumentar o 'beat-rate' (Daí vem os Hi-Beat) e melhorar os ajustes do movimento. Se compararmos os resultados de 1964 com os de 1968 (103 calibres 4520 foram submetidos, 73 foram certificados) 1969 (30 calibres 4580 submetidos, 25 certificados) e 1970 (150 calibres 4580 submetidos, 128 certificados) percebemos claramente que os japas não estavam para brincadeira! Em 1968 a Seiko havia conseguido um belo segundo lugar na competição de Neuchatel - o quarto e o oitavo lugar também eram Seiko.

Como dito anteriormente a Seiko acabou vendendo todos esses relógios para o público como "Observatory Chonometer" em caixas de ouro 18k em um valor nos dias de hoje de aproximadamente US$10.000,00. A variação média de alguns dos exemplares que foram certificados por Neuchatel tinham média diária de +/- 0.175s por dia!  :o :o :o

Já os calibres 4580 especialmente ajustados foram vendidos como "Grand Seiko VFA", em caixas de aço. Pouquíssimas unidades do VFA foram produzidas e vendidas devido ao seu processo de fabricação ser muito difícil. O Seiko 45GS VFA foi vendido com a garantia de marcha de +/- 2s por dia, com variação mensal de +/- 60s...!

Em 1972 os calibres GS 6185 e 6186 VFA foram lançados pela SUWA Seikosha enquanto que o calibre 45G VFA era produzido pela Daini Seikosha. Não há dados de quantos desses 61GS VFA foram produzidos, certamente poucos. E é esse 61GS VFA que o cara está tentando passar por uma modesta fábula... hahahaha

Esse "resuminho" foi uma tradução livre de um outro texto, muito mais completo, que merece ser lido integralmente! Então, mãos (Ou olhos, nesse caso) à obra, pessoal! Aqui o link: http://general.watchprosite.com/show-nblog.post/ti-757773/
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Rafaexp online 21 Maio 2013 às 13:31:14
Citação de: Adriano online 20 Maio 2013 às 18:01:58


Com um zero a menos à direita, esse relógio estaria bem pago. Com certificado, estojo e etc., eu até concordaria em chegar perto dos US$ 10k.

Abraços!

Adriano

O mestre Adriano arriscou uma estimativa de valor, mais razoável sobre este relógio.... gostaria de saber se todos concordam??

mas pelo que entendi, esse relógio esta sem os certificados estojo e tudo mais.... então....qual seria o valor a ser pago nele.... realmente apenas um 0 a menos a direita??hehe

E que lindo seiko heim Gravina!!??!!???

Abraço

Rafa
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: FALCO online 21 Maio 2013 às 16:38:32
Eu não conheço o modelo e a linha e menos ainda tenho informações para opinar sobre seus valores, mas, fazendo um paralelo com outros modelos da Seiko, antigos e algo importantes, duvido muito que este relógio seja capaz de atingir ao menos 1/10 do valor pedido, por mais interessante que seja. Diferentemente de algumas marcas aqui apontadas, a Seiko não tem grandes "players", o que é decisivo para fazer um relógio de aço atingir os níveis de valores do anúncio.
Enquanto um 62MAS ou um 6145-8000 custar menos de us$1k e um 6159-022 pouco mais deste valor acho difícil falar em "dezenas de milhares de dólares" nos Seiko.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flávio online 21 Maio 2013 às 17:32:30
Isso é fato. Outro dia divulgaram um site aqui com GS sendo vendidos de forma "atravessada". Havia modelos de 3 mil dólares, o que era bastante razoável, até estranhei. Disseram, inclusive, que no mercado paralelo é possível comprar os GS bem mais baratos. Eu gostaria de ter um daqueles 36mil bph com ponteiros azuis, simplão mesmo, parecendo os aqua terra. Mas... O preço de lista dele é de 7.5 k e, tecnologia à parte, a Seiko tem que comer MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO feijão para cobrar no seu relógio o que a Rolex cobra num Datejust. Não que não sejam comparáveis, mas a penetração do nome Seiko no mercado de luxo é pífia, coisa para colecionador mesmo.


Flávio
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Henk online 21 Maio 2013 às 17:59:54
Esses GS especiais têm um mercado restrito, lembrando ainda que o público alvo da Seiko para esses é o doméstico.
Será que não estamos fora desse mercado em todos os sentidos? Será que o vendedor iria dar a cara pra bater assim, apesar da sua qualificação ser boa?
Acho difícil esse relógio ter seu preço reduzido para, digamos, 10K.  Uma hora vai sumir do mercado... por quanto?

Sei lá... acho loucura também... só supondo o que eu não conheço...

Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Bernardo online 22 Maio 2013 às 00:31:55
Pessoal,

Fazendo um raciocínio aproximado, simplista,  para estimar/entender o que se pagava, na época, por um VFA semelhante ao do anúncio:

Um "Seiko Quartz-Astron 35SQ", relógio de ouro e primeiro relógio de quartz disponível comercialmente, lançado no final de 1969, custava na época JPY 450.000, o equivalente a um carro médio, como por exemplo um Corolla. Foram feitas 100 unidades deste relógio, as quais foram vendidas em uma semana.  JPY 450.000 eram equivalentes a US$ 1.250

Como evolução da série 35, surgiu em 1971 a série 38, a qual tinha preço mais acessível. O calibre 3823, também conhecido como SQW 38 foi lançado em outubro de 1971, a um preço de JPY 150.000. O relógio mecânico mais caro da época, o Grand Seiko VFA 61 custava JPY 100.000 e um Seiko KS Special Chronometer custava JPY 35.000.

Assim, o preço de um Seiko GS 61 VFA, desconsiderando alguma inflação, em 1971, seria de 22,2% de um Corolla, que custa atualmente, no Japão, cerca de US$ 17.000. Considerando 22,2% de US$ 17.000, o valor atualizado do Seiko GS 61 VFA seria de uns US$ 3.774. Os Seiko GS automáticos atuais, na SeiyaJapan.com, custam entre US$ 3.162 e US$ 5.298.

Noutra linha de raciocínio: Se JPY 450.000 eram equivalentes a US$ 1.250, JPY  100.000 seriam equivalentes a US$ 277.50; um Rolex Submariner sem data, em 1970, custava US$ 230.00

Diria então, que transportando o valor dos GS 61 VFA para os dias atuais, teríamos algo perto/abaixo dos US$ 6K. Seria, talvez, em termos de preço (e qualidade), o equivalente ao Grand Seiko Spring Drive SBGA011, relógio atual, que custa US$ 5.298.

=============================

Os Seiko GS, pelo que entendo, sempre  tiveram dificuldade em se colocar no mercado ocidental, pelos seus altos preços. Desta forma, como já foi dito aqui, ficaram quase que restritos ao mercado interno japonês. Um VFA é muito raro de aparecer fora dos leilões japoneses - acho que este do anúncio é o segundo que vi  no eBay; o anterior apareceu há cerca de 2 anos atrás; se não me falha a memória, o preço era bem menor (acho que uns US$ 10K).

Tal modelo VFA tem grande significado na história dos relógios Seiko, sendo desejado por muitos colecionadores. O tempo dirá se conseguirá ou não ser vendido pelo valor que está sendo pedido.

Uma coisa me parece certa: se houver comprador, esteja em qual  lugar do mundo estiver, o mesmo deverá ter sérios problemas com a "patroa" para explicar a aquisição...

Abraços,


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Astron_(wristwatch) (http://en.wikipedia.org/wiki/Astron_(wristwatch))
http://forums.watchuseek.com/f9/almost-start-seiko-quartz-watch-history-160408.html (http://forums.watchuseek.com/f9/almost-start-seiko-quartz-watch-history-160408.html)
http://www.motorpasion.com.br/segredos-geral-carros/novo-toyota-corolla-2013-da-as-caras-no-japao (http://www.motorpasion.com.br/segredos-geral-carros/novo-toyota-corolla-2013-da-as-caras-no-japao)
http://minus4plus6.com/PriceEvolution.htm (http://minus4plus6.com/PriceEvolution.htm)
http://www.seiyajapan.com/category/1_grand_seiko/ (http://www.seiyajapan.com/category/1_grand_seiko/)

Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Betocd online 22 Maio 2013 às 02:00:56
Citação de: Bernardo online 22 Maio 2013 às 00:31:55
Pessoal,

Fazendo um raciocínio aproximado, simplista,  para estimar/entender o que se pagava, na época, por um VFA semelhante ao do anúncio:
...



Bela pesquisa!
Parabens.

Abs,


NOTA:
Texto repetido na citação editado pelo moderador em atenção a estas recomendações  ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6730.0 (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6730.0)
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Alberto Ferreira online 22 Maio 2013 às 17:24:42
Na verdade, qualquer comparativo que envolva a conversão de moedas e, para complicar, o tempo (anos...) sempre será passível de erros...
E estes erros podem sem grandes.

Ah!
Mas é só para termos uma ideia... Talvez digam...  ::)

Sim, eu sei...
Tudo bem, mas pode ser uma ideia baseada em falsas premissas, portanto inválida.

Eu vou dar um exemplo "comezinho"...
Eu vi uma maçã em uma banca de frutas de Tóquio, o preço dela, convertido dos ienes para os reais era um total absurdo...

Mas,...
E o poder aquisitivo?
Quanto tempo (se pudermos mensurar) alguém tem que trabalhar lá no Japão para comprar aquela maçã e aqui, alguém com condições análogas (mais uma vez, se pudermos quantificar), quanto teria que trabalhar?

Este exemplo não pretende sugerir que nós façamos algo parecido nas comparações, eu não tenho esta pretensão, ele apenas tenta ressaltar a "base" da questão.

Alberto
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flávio online 04 Julho 2013 às 11:02:27
Desenterrei o tópico em virtude de artigo publicado hoje na net sobre os Seikos que foram levados às competições de observatório. Como dissemos, uma competição de observatório não era uma simples certificação de cronômetros, mas algo muito, mas muito mais preciso. O interessante é que a Seiko, assim como a GP, chegou a colocar no mercado alguns cronômetros certificados em observatórios (cerca de 250), a preços que, na época, equivaliam a seis vezes um Grand Seiko.

O artigo:

http://www.watchesbysjx.com/2013/06/up-close-seiko-astronomical-observatory.html

Uma pergunta: como manter esse acabamento em forma de "tapecaria" em uma caixa de ouro e como restaurá-lo em caso de danos?

Flávio
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: melao online 04 Julho 2013 às 11:20:07
Citação de: flavio online 04 Julho 2013 às 11:02:27
Desenterrei o tópico em virtude de artigo publicado hoje na net sobre os Seikos que foram levados às competições de observatório. Como dissemos, uma competição de observatório não era uma simples certificação de cronômetros, mas algo muito, mas muito mais preciso. O interessante é que a Seiko, assim como a GP, chegou a colocar no mercado alguns cronômetros certificados em observatórios (cerca de 250), a preços que, na época, equivaliam a seis vezes um Grand Seiko.

O artigo:

http://www.watchesbysjx.com/2013/06/up-close-seiko-astronomical-observatory.html

Uma pergunta: como manter esse acabamento em forma de "tapecaria" em uma caixa de ouro e como restaurá-lo em caso de danos?

Flávio

PQP....... :o :o :o :o
Lindo,babei.......
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Adriano online 04 Julho 2013 às 13:42:11
Citação de: flavio online 04 Julho 2013 às 11:02:27


Uma pergunta: como manter esse acabamento em forma de "tapecaria" em uma caixa de ouro e como restaurá-lo em caso de danos?

Flávio

Não tem como. Nem a própria Seiko, a não ser que tenha guardado a mesma estampa que fez isso exatamente nessa caixa, originalmente. Na verdade, não é uma estampa, mas um acabamento "rolled", se não me engano. Como se você passar um rolo de macarrão "texturizado" sobre uma massa.

A propósito, belo trabalho de pesquisa nesse artigo, pois eu nunca havia visto fotos tão claras do calibre de 72.000 a/h nem fotos dos boletins. Show de bola!

Abraços!

Adriano
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: melao online 05 Julho 2013 às 10:29:12
Já que o assunto aqui nesse topico sao relogios de alta precisao,me bateu uma duvida meio boba e talvez até simplista.Mas gostaria de ter esse conhecimento.
A maioria dos relogios complicados e de alta precisao sao a corda manual,tanto antigamente quanto nos dias atuais.A minha duvida é se os relogios a corda manual favorecem a precisao e as complicaçoes mais do que os automaticos.Tanto na parte de engenharia,como na parte de regulagens e tal?
Será que algum dos nossos mestres poderia ajudar a esclarecer.
Grato desde já.Um abraçao.
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: ESTRELADEDAVI online 05 Julho 2013 às 14:06:17
Essa história é fantástica, porém fico aqui imaginando com os meus botões, quantos desses 250 realmente foram preservados e ainda estão em algum lugar do mundo dando show de precisão e competência do "saber fazer" dos japas?
E o lado triste e melancólico, quantos desses não passaram por uma "metamorfose" e se transformaram em alianças de casamento pelo mundo afora? Uma coisa é certa, o Museu da Seiko no Japão deve ter um exemplar desses, e os outros 249 que faltam...?

Abraços

Weber
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Adriano online 05 Julho 2013 às 14:31:01
Citação de: melao online 05 Julho 2013 às 10:29:12
Já que o assunto aqui nesse topico sao relogios de alta precisao,me bateu uma duvida meio boba e talvez até simplista.Mas gostaria de ter esse conhecimento.
A maioria dos relogios complicados e de alta precisao sao a corda manual,tanto antigamente quanto nos dias atuais.A minha duvida é se os relogios a corda manual favorecem a precisao e as complicaçoes mais do que os automaticos.Tanto na parte de engenharia,como na parte de regulagens e tal?
Será que algum dos nossos mestres poderia ajudar a esclarecer.
Grato desde já.Um abraçao.

Não, a corda manual não favorece em nada a precisão nem complicações. Existe um, ou mais, motivos para que relógios de alta precisão e complicados sejam mais abundantes à corda do que automáticos, mas não é por causa de precisão, desempenho, nem nada do gênero. Pois um relógio automático, só é diferente até a força chegar na corda. Da corda para a frente, não muda absolutamente nada, e é da corda para frente onde "mora" a precisão.

Ok ok, se você levar a questão no limite, você até pode dizer sim, que talvez, talvez, se você focar o isocronismo do seu movimento na corda, talvez você consiga calibrar mais uma corda de corda manual, pois você sabe sempre exatamente qual sua tensão a qualquer momento de seu desenvolvimento. Com a brida deslizante do automático, você sempre vai ter uma tensão máxima variando ligeiramente e normalmente isso tem reflexo zero sobre o isocronismo, tanto que em cronômetros de produção comercial isso é irrelevante e quase todos são automáticos.

Mas a sua observação está correta: é frequente que relógios complicados e relógios de alta precisão sejam a corda. E quando falamos de relógios de alta precisão, não é COSC não, mas certificados por observatório, cronômetros de competição e etc. Os motivos existem, mas são bem mais simples do que se imagina:

- mecanismos de competição não são feitos, a princípio, para serem usados no pulso. Essa é a simples explicação do porque mecanismos de competição não são automáticos. Logo, a corda automática não apenas não faz nenhum sentido como apenas adicionaria complicação ao movimento. Tudo o que um mecanismo de alta precisão precisa é ser simples, mesmo que planeje-se usá-lo em linha para relógios de pulso.

- Além disso, qualquer movimento do automático alteraria, ainda que infimamente, a tensão da corda. Logo, para testes, sendo de corda manual você consegue controlar melhor o desenvolvimento da corda, e tem a certeza de que seu desenvolvimento não foi alterado quando alguém mudou o relógio de posição ou algo assim. Você sempre terá certeza absoluta de que, quando fizer o teste de 24 horas, a corda terá se desenvolvido exatamente essas 24 horas.

- Já nos complicados, a razão é diferente. Há complicações que não fazem diferença nisso, mas outras necessitam de cordas com tensão bem mais alta. O próprio turbilhão consome um bocado de energia e requer cordas de muita tensão. O sistema do automático precisa ser bem "reforçado" para dar conta de meter a tensão total na corda sem desgaste excessivo. O outro motivo, também dependendo da complicação, é simplesmente de espaço. Sim, existem complicados extra-planos. Existe calendário perpétuo extra-plano, mas normalmente complicados são altos. Ao meter um sistema de automático, a altura aumenta ainda mais. Por isso o micro-rotor costuma ser uma boa alternativa. Mas às vezes, nem espaço para eles existe num super-complicado.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: M_R_V online 05 Julho 2013 às 16:21:46
Fantastica sua explicação, Adriano!
Desculpe a rasgação de seda mas é que fico feliz com o tanto que tenho aprendido com voces aqui no FRM.
Obrigado!  :)
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: Rafaexp online 05 Julho 2013 às 18:34:08
 :D :D :D :D Ahhh adriano...sempre vc! hahahahah

Que show de explicação!!!!

Rasgando seda mesmo!!!!

PS: a dúvida do Estrela tb é bem interessante...alguém se habilita???

abraço

Rafa
Título: Re: Seiko raro no eBay (VFA)
Enviado por: flávio online 05 Julho 2013 às 19:16:04
Sobre os outros 249, não sei, mas em regra não havia movimentos de fato projetados para competições de observatório. O que havia eram relojoeiros muito fodas que os ajustavam a mão, faziam modificações no escapamento, etc, como se fosse uma divisão M da BMW. A regulagem da competição já foi há muito! Mas nas competições, os caras usavam muita malandragem, e isso deve ter permanecido nos relógios, como raspar o balanço em certas áreas, mudar profundidade das levees, contorno da mola, etc.


Flávio