Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Limão em 14 Fevereiro 2015 às 15:05:43

Título: Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Limão em 14 Fevereiro 2015 às 15:05:43
Amigos, boa tarde.

Gostaria de compartilhar minha experiência com a assistência técnica da Citizen, agora realizada pelo Magnum Group.

Enviei meu relógio à assistência devido a uma queda o que ocasionou a quebra do vidro bem como o entortamento da coroa/tige.

Após o receberem meu relógio, que foi remetido pelos Correios, pois sou do interior do estado de São Paulo, me enviaram um orçamento simples com os serviços a serem realizados e os devidos custos.

Aprovei o orçamento, realizei o pagamento e ontem recebi de volta o relógio, mas com uma surpresa desagradável.

Substituíram a coroa por uma de tamanho menor e creio de outro material, pois meu relógio é um modelo em titânio e possui uma coloração marrom acinzentado,  e a coroa é totalmente prateada.

Não me informaram em momento nenhum que a coroa a ser colocada não era a da referencia do relógio. Enfim, mataram o relógio.

Assim que recebi o relógio já enviei um e-mail reclamando sobre o ocorrido. Agora só me resta aguardar. Vamos ver como se comportarão.

Junto com o relógio recebi o vidro trincado que foi substituído, mas não a coroa.

Segue as fotos do antes e depois.

Alguém já passou por situação semelhante com esta ou outra assistência autorizada?

(https://lh5.googleusercontent.com/-tGuSbRw2HPc/T5GK3GrXDPI/AAAAAAAAAOY/KXWbPjRzoMw/w1278-h719-no/DSC_0306.JPG)

(https://lh4.googleusercontent.com/-AVmRdPBV9zw/VN9_-l6OzEI/AAAAAAAAAqY/WQRUlr5ReXc/w599-h798-no/IMG_1846.JPG)
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: davidd em 14 Fevereiro 2015 às 16:11:13
Tenho um Citzen ecostado há um tempão e agora fiquei com medo de mandá-lo para assistência!!!

Mantenha-nos informados!

Abs
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Alberto Ferreira em 14 Fevereiro 2015 às 16:26:23
Limão,
Eu lamento e me solidarizo com a sua indignação.
Realmente, sem sentido e sem "explicação", o ocorrido.

E isso apenas se nós levarmos em conta o (pretenso) objetivo da prestação de serviço a um cliente... Alguém que confiou na marca, blábláblá e tal....
O que obviamente, a julgar pelo seu relato, ficou mesmo muito distante do esperado.

Mas,...
Infelizmente, eu não vejo nenhuma "novidade" aqui...  :P

Se a assistência técnica da Citizen aqui no Brasil nunca pôde ser realmente considerada boa (principalmente pela falta de peças de reposição, etc...) parece que agora, com esta "panaceia esdrúxula" (de algumas empresas na área dos relógios...) de passar os direitos de assistência das suas tradicionais marcas para "representantes" locais, que como nós sabemos infelizmente nem sempre estão minimamente interessados ou equipados,...  ::)

...realmente a coisa ficou (ou até já estava há algum tempo...) braba.  :P

Alberto
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Carbonieri em 14 Fevereiro 2015 às 16:57:41
Como você mesmo disse "matou o relógio", infelizmente serviço porco tem sido a regra ultimamente. Eu iria até o fim para que fosse feito o reparo correto. abraço. ;)
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 14 Fevereiro 2015 às 19:43:08
Esse é o tipo da coisa que deve ser avisada para o cliente. Se a peça está indisponível, fora de linha ou o que for, tem que ser comunicado ao cliente (seja na fase de orçamento, ou durante o reparo, caso isso só fosse detectado durante o conserto) e se ele deseja ou concorda com a adaptação ou outra alternativa.

O ideal é que a marca tenha um sistema para identificar peças fora de linha ou algo, para que se saiba disso ainda no orçamento.

Aquela mentalidade de que "o cliente nem vai perceber, ou não vai se importar" é um veneno para uma assistência técnica. Tratando-se de relógios, pior ainda, pois é um objeto frequentemente escolhido pela estética e frquentemente com valor afetivo. Se uma assistência técnica de relógios não entender isso e se essa mentalidade não estiver difundida entre TODOS os envolvidos na operação (o que é um verdadeiro desafio, não nego), a coisa fica difícil.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: gabriel em 14 Fevereiro 2015 às 20:06:16
Cafajestice pura  >:(
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Limão em 14 Fevereiro 2015 às 20:43:18
Alberto, meu pensamento ao enviar para a assistência autorizada foi o de realmente esperar por um serviço ímpar.

E concordo com o Adriano, acredito que eles tentaram o "ele nem vai perceber".
Se houvessem me contactado, informando a indisponibilidade da peça reposição eu entenderia.

Fazer o que?

Abraços,

RAFAEL
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: vizel em 14 Fevereiro 2015 às 21:11:43
olá Limão.

Realmente mataram o relógio, para os outros isso pode parecer um detalhe, mas para nós que curtimos relógios isso é inaceitável.

Eu me conheço, e sei que se tivesse acontecido comigo, iria infernizar essa empresa dia e noite até ela consertar a m.... que fez.

Não sei se é possível processar a assistência técnica por isso, consulte um advogado e veja se cabe.. caso positivo, enfie um processo neles.

Abraços


Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Alberto Ferreira em 14 Fevereiro 2015 às 22:02:51
Pois é...
Pelo comentário do Amigo Adriano nós percebemos que a coisa pode não ser "fácil",...
...ou até é... 
...para os que não são profissionais, bem entendido.

Este "atendimento" da Magnum/Citizen (e esta em última análise é a responsável) é inaceitável.
"Terceirizaram", não é?   Passaram a "batata" pra frente e danem-se os clientes?
Como assim, cara pálida?

O nome disso é negligência, desrespeito aos clientes.

Sim,...
Pau neles! (nas medidas legais cabíveis) Na Citizen, inclusive.
E mande um E-mail para o Japão.

Não há desculpa cabível para o caso.
Um relógio onde uma das características principais é ter uma caixa de titânio receber uma coroa fora de dimensão e de material diferente...
Afff!!!

Tão brincando com a verdade...  :P

Alberto
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: JotaA em 14 Fevereiro 2015 às 22:06:29
Já usei a assistência técnica da Citizen antes da "terceirização", excelente atendimento, o proprietário Alberto, xará só nosso mestre, uma pessoa excelente, muito atencioso e preocupado com a qualidade do serviço.

Uma pena mesmo. Cada vez mais ficamos reféns de canibais de relógios. Que não se importam com isso.
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 14 Fevereiro 2015 às 23:45:35
Bem, falta de cuidado e de atenção com o cliente, eu concordo, mas chamar os profissionais envolvidos de cafajestes e falar em sair processando sem antes reclamar com a própria assistência e pedir uma solução... também não apoio.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: edson rangel em 15 Fevereiro 2015 às 00:21:33
Quem faz um tipo de serviço desse já demonstra relaxamento com o cliente, faça a devida reclamação com a assistência e caso demorem ou não resolvam processe sim.
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Guga Sport em 15 Fevereiro 2015 às 10:51:47
Muito bom ter relatado o ocorrido para prevenir colegas que por ventura necessitem recorrer à tal assistência...
Boa sorte na resolução do caso!!!
Abs
Guga
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Alberto Ferreira em 15 Fevereiro 2015 às 11:23:13
Ok...
Reclamar...

Mas, Melão, ao receber o relógio, o que lhe foi dito, lá na entrega do serviço?
Eu imagino que você tenha levantado a questão lá mesmo, não?


Tudo bem, eu concordo com o amigo Adriano no ponto de que uma ação legal apenas deve ser tomada na falta de uma solução (correção) adequada para o erro.  ::)

Mas,...
Aproveitando da sua experiência já relatada aqui em outros casos, eu perguntaria...

- Por quantas mãos (profissionais) o relógio passou?
- Ninguém notou nada, ou não se dispôs a tomar alguma providência para evitar o fato?

Para mim, este é o ponto que torna a coisa mais séria.

Alberto
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: gabriel em 15 Fevereiro 2015 às 11:30:01
Ok, Adriano tem razão, reclame-se com os patife antes, depois processe.

 >:(




Bem, falta de cuidado e de atenção com o cliente, eu concordo, mas chamar os profissionais envolvidos de cafajestes e falar em sair processando sem antes reclamar com a própria assistência e pedir uma solução... também não apoio.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Carbonieri em 15 Fevereiro 2015 às 12:19:44
Limão. Vc poderia encanhar uma copia desse tópico pro gerente da assistência. Se ele tiver um pouquinho de tino vai concluir a quantidade de clientes que poderá perder. Abs
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Bernardo em 15 Fevereiro 2015 às 12:33:59
Rafael,

Tive problema semelhante, há alguns anos atrás, na AT, com um Technos Skydiver. Trocaram a coroa original por uma outra de mesmo formato, porém ligeiramente menor. Na época, não lembro porquê, não reclamei. Nunca gostei dessa coroa menor, pois achava que descaracterizava o relógio e que não ficava harmonioso. Gosto de ter tudo original nos meus relógios, mas entendo que talvez, para um usuário comum, fosse algo insignificante. 

Alguns anos depois, bem "fora de época", tive a oportunidade de fazer a reclamação e fizeram a troca, sem problema algum.

Abs,
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: vizel em 15 Fevereiro 2015 às 14:18:48
Limão. Vc poderia encanhar uma copia desse tópico pro gerente da assistência. Se ele tiver um pouquinho de tino vai concluir a quantidade de clientes que poderá perder. Abs

Boa idéia Carbonieri!

Na atualidade a internet tem uma força enorme e não é legal para ninguém ter seu nome e ou trabalho exposto de maneira negativa em um canal que alcança milhares de pessoas.

 
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 15 Fevereiro 2015 às 21:33:14
Vale lembrar que ter tudo original no relógio, seja qual for, de Patek a Champion, não é só gosto, é um direito!

Abraços!

Adriano

Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 15 Fevereiro 2015 às 21:45:43
Ok, Adriano tem razão, reclame-se com os patife antes, depois processe.

 >:(

O que eu quero dizer é que não tem como saber se é patifaria ou cafajestisse. Pessoas tiram seu sustento de lá, não podemos partir do princípio de que tudo foi feito de má fé. Vocês acham que todo mundo que trabalha em uma assistência técnica conhece todos os modelos de cabeça? Acham que eu, conheço de cabeça todas as peças de todos os modelos de todas as marcas com a qual trabalho?

Existem marca que comecei a trabalhar há 3 meses. Se alguém me perguntar como é a coroa de um Bvlgari AL38 eu não sei responde de cabeça.

Será que não seria o caso? Será que a soma de um catálogo de peças falho, um profissional pouco habituado com o modelo, e um controle de qualidade idem, não podem ser a explicação disso? Antes de presumirmos a cafajestisse? E seria justo chegar na assistência perguntando que foi o cafajeste ou patife que fez isso com o relógio?

Por isso entendo que merece uma reclamação. E aí podem responder pedindo desculpas e se propondo a resolver onproblema, ou podem responder que é isso mesmo, e "problema seu". E se isso acontecer, aí sou a favor de estapear o balcão. Mas vamos com calma. Chegar ofendendo e chutando o balde só dificulta a resolução do problema.

A tempo: não conheço essas assistência nem pessoas que trabalham lá. Mas conheço pessoas que já passaram pela situação de cometerem um engano em seus trabalhos e serem chamados de filhos da puta e bandidos por causa desse tipo de reação exagerada. Estamos numa onda aqui neste fórum que daqui a pouco vai ter nego falando que vai entrar na assistência com um "cano" e meter bala em todo mundo porque a tampa do fundo não parou alinhada depois de trocar uma bateria.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 15 Fevereiro 2015 às 21:52:16
Outra coisa: catálogos de peças erram. Até de marcas que custam centenas de milhares de vezes um Citizen. Você entra com o número de série, pede a peça, espera a importação para descobrir que a peça não serve. Ou a peça foi embalada errada na fábrica (a referência é certa mas fisicamente a peça está errada).

Ou peças saem de linha e são substituídas por equivalentes sem aviso para a assistência, impossibilitando que se saiba com antecedência...

Tudo isso pode acontecer.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: FPiccinin em 15 Fevereiro 2015 às 23:02:34
Limão, aguarde a resposta da AT, pode ter ocorrido um equívoco e tudo ser resolvido na paz.
Todo mundo pode errar só não devemos aceitar o ato explícito da má fé.
Sorte!
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: davidd em 16 Fevereiro 2015 às 00:00:43
Há algum tempo observo, assim como há mais tempo nos EUA, que tudo que não satisfaz o consumidor há a ameaça de processo!
E a indústria do processo que tanto mal fez e faz aos países que a implementaram!
Me faz lembrar um ditado comum no meio jurídico, me passado por meu pai, que aniversaria hoje,um operador do Direito:
" MAIS VALE UM MAU ACORDO QUE UMA BOA BRIGA"!
Abs
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 16 Fevereiro 2015 às 01:23:56
Eu inclusive já li palavrão de membro do fórum em minha caixa de mensagens do fórum, por um problema que embora tenha ocorrido na empresa que eu trabalho, nem sequer passou pelas minhas mãos, ainda que eu tivesse me disposto a resolver. É bem desagradável.

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: vinniearques em 16 Fevereiro 2015 às 07:07:31
Eu inclusive já li palavrão de membro do fórum em minha caixa de mensagens do fórum, por um problema que embora tenha ocorrido na empresa que eu trabalho, nem sequer passou pelas minhas mãos, ainda que eu tivesse me disposto a resolver. É bem desagradável.

Abraços!

Adriano


Ai é complicado mesmo.



Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Alberto Ferreira em 16 Fevereiro 2015 às 10:55:14
Mas, meus caros amigos...
Tudo bem, sempre sem radicalismos, é claro!

Mas eu creio que nós temos que entender, e entender muito bem, o que são os nossos direitos, seja como consumidor, ou melhor ainda como cidadão.

Antes ou junto com os direitos, nós, cidadãos, temos os deveres da cidadania.
Reclamar é um deles e abdicar de fazê-lo, por quaisquer razões (dentre eles o "acomodamento", a falta de disposição para "brigar", etc...) também não é atitude de cidadania.

Então...
Alguns pontos, sempre de acordo com a minha visão, por favor que isto fique bem claro.
E, por favor, para que entendam o meu ponto observem as palavras que estão entre aspas - isto simplesmente significa que o seu sentido (atribuído por mim) pressupõe uma interpretação pessoal.


- O direito da cada um começa e termina exatamente onde começa e termina o do(s) outro(s).
E isto é válido para pessoas e empresas.
Simples, não é? Claro... O difícil é fazer valer isto.

- Quando nós falamos de direitos, nós nem sempre estamos falando dos aspectos estritamente legais da coisa.
Processos e outras ações legais nem sempre são válidos ou até mesmo cabíveis.
No mínimo pode ser perda de energia e tempo para uma solução adequada.

- Se a coisa não for resolvida de forma direta e simples, por alguém responsável pelo bom nome e andamento da empresa, antes de "processar" (no estrito sentido legal), claro que cabem outras ações...

Uma delas é recorrer ao PROCON, para "forçar" (ou induzir) uma atenção e/ou ação da outra parte.

Outra é fazer o que já está sendo feito aqui, "pôr a boca no trombone", ou divulgar para outras pessoas que eventualmente possam passar pelo mesmo tipo de problema.

Abraços a todos!
Alberto

Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: davidd em 16 Fevereiro 2015 às 11:22:37
Alberto,

Temos que EXTINGUIR todas as possibilidades antes te impetrar um "PROCESSO"!

Parabéns, mais uma vez, pela sua explanação tanto do ponto de vista didático como em conteúdo.

Abs
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Adriano em 16 Fevereiro 2015 às 12:20:07
Meu pai, advogado, sempre defendeu acordos, para não deixar processos rolarem.

Supondo que a assistência não resolva de modo algo, e termine em um processo (e seria muita burrice da empresa deixar a coisa chegar nesse ponto), muito provavelmente o máximo que vai conseguir é a devolução do dinheiro pago pelo conserto. Será que vale as indas e vindas ao fórum, no mínino?

Abraços!

Adriano
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: Dicbetts em 16 Fevereiro 2015 às 12:32:08
Se chegar dando tapa no balcão, perde a razão.

Fosse comigo, mostrava que a coroa não bate (se tiver uma foto para comprovar, melhor), sobretudo observando que uma é de titânio e outra não. Se isso não convencer, mostrava a diferença de acabamento entre a caixa e a coroa nova. E se isso ainda não convencesse, mostrava o tamanho da coroa e o quanto ela fica "sobrando" entre as guardas.

Mas acho inconcebível que tenham despachado de volta o relógio com esse problema. O consumidor brasileiro está tão habituado ao descaso das empresas que a primeira coisa que ele pensa é que houve, claro, descaso.

Mesmo porque, ainda que a referência esteja certa no estoque, mas seja diferente numa simples análise visual, algo tem que ser feito. No mínimo, um aviso ao supervisor, que poderia ter mantido contato com o dono do relógio para explicar a situação.

Do contrário, infelizmente ninguém pode pensar diferente de que esse caso é mais um de "embrulha e manda".

Quem perde com episódios assim não é somente o consumidor, mas as assistências, de forma geral. Nessas horas é que se vê o sofrimento de uma assistência séria, cuidadosa, quando é nivelada por baixo.

Afinal, é por causa de assistências como essa (aqui não entro no mérito se a questão foi resultado de má-fé, mas é impossível não considerar a possibilidade de descaso) que o sujeito, quando chega ao balcão, chega com o pé atrás.

Dic
Título: Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: - STR - em 16 Fevereiro 2015 às 13:21:02
Pois é..!

To acompanhando esse tópico desde o começo!!!

No passado tive alguns citizens, e ainda me resta uma meia dúzia.. No passado usei a assistência de SP, revisei um aqualand 6 ponteiros titanium com eles em 2008/2009 e foi tudo perfeito!!

Recebi a notícia da saída da citizen do Brasil com certo pesar e um pouco desconfiado de que as coisas não ficariam mais nos eixos...

Certa época tive um citizen titanium desses e troquei a coroa dele porque o relógio tinha tomado uma pancada, nessa ocasião consegui a coroa certa.... Se interessar devo ter essa coroa em casa guardada... Ela tinha um pequeno amassado...

Se não conseguir a coroa correta e a autorizada não te devolver a antiga te mando fotos e vc avalia se lhe interessa... Fica de presente...

Depois desses acontecimentos, tenho em casa um Citizen Captain Sky da época que estudava agronomia na federal de Uberlândia... Lá nos idos de 1995.. O relógio precisa de uma revisão e capacitor novo, mas diante dos problemas da autorizada, meu velho "companheiro" está na pior.... Foi desamparado pela sua própria marca!

Grande abraço

Rodrigo STR

PS: a Casio também desamparou os antigos G-Shocks, aqueles que tinham caixas em aço.. Tá ficando difícil para os saudosistas dos anos 80/90... Foi só um desabafo!

Quanto a coroa, uma pista... No passado a formatura 777 do Sergio Yoo, tinha muita peça que a própria Citizen não tinha!!!! Quem sabe vc acha a coroa certa lá!
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: vizel em 16 Fevereiro 2015 às 19:28:27


Quanto a coroa, uma pista... No passado a formatura 777 do Sergio Yoo, tinha muita peça que a própria Citizen não tinha!!!! Quem sabe vc acha a coroa certa lá!

Já tem +/- 1 ano que a fornitura 777 só vende uma quantidade mínima de de 10 unidades de cada item

Mesmo que queira comprar 10 unidades sendo cada uma de um item diferente totalizando 10, eles não vendem. Tem de quer 10 unidades do mesmo item.

Estive lá pessoalmente tem alguns dias atrás procurando uma pulseira e mesmo encontrando o modelo que queria não consegui comprar por que só vendiam de 10 para cima.

Pelo menos essa foi a informação que me foi passada pela pessoa que me atendeu.

Porém não custa tentar ...

Se encontrar essa coroa na 777, pode tentar comprar apenas uma peça, quem sabe eles vendem na boa.
Título: Re:Problema com a nova assistência técnica da Citizen
Enviado por: celso em 19 Fevereiro 2015 às 19:56:32
Amigos queria compartilhar com vcs o meu caso com a assistencia da citizen, agora magnum group .
No dia 05/01/2015 levei um citizen superchronogaph para manutenção, fiz o orçamento que achei bem salgado por sinal, mas mesmo assim deixei.
O prazo de entrega era dia 25/01 pois a atendente me informou que tinham todas as peças em estoque.
Quando foi na data de entrega liguei pra saber se já podia ir retirar a atendente disse que as pecas iriam demorar mais 2 meses pra chegar .
Então perguntei se podia retirar, ela me disse que não, e não tinha data para entrega.
Desde que a magnum assumiu a citizen eles não tem o mínimo respeito com o consumidor.
Não restou mais nada a não ser esperar.
Mandei email para a citizen sem resposta e para a magnum que me disse que não podia fazer nada a respeito, quando LIGO pra saber do meu relógio as atendentes me atendem muito mal quando digo que sou eu.Se eles não querem aborrecimento entreguem o meu relógio consertado sou do interior, e pago a viagem toda vez que vou lá.