Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Botequim => Tópico iniciado por: Alberto Ferreira em 29 Junho 2009 às 07:19:19

Título: Off Topic- CARTA AOS FORENSES...
Enviado por: Alberto Ferreira em 29 Junho 2009 às 07:19:19
Salve!

Caros amigos,
O título deste tópico, antes de ser uma pretensão ou paráfrase, é uma homenagem a mais um ilustre brasileiro que nos "deixa".

Morreu ontem em São Paulo, aos 94 anos, bem vividos, o grande jurista Godofredo da Silva Telles Júnior.

Dentre outra coisas este incansável defensor dos direitos do Homem foi o autor da importantíssima Carta aos Brasileiros, documento fundamental no processo de retomada do Brasil ao Regime Democrático.

Que descanse em Paz!

Um abraço a todos!
Alberto Ferreira
Título: Re: Off Topic- CARTA AOS FORENSES...
Enviado por: FSV em 29 Junho 2009 às 13:06:45
Grande Alberto Ferreira :

Desculpe-me pretender corrigi-lo, ainda mais diante desta lembrança tão oportuna e inesperada, especialmente para quem não é um cultor do Direito, como você, mas o prenome do ilustre Professor é Goffredo...  8)

Goffredo este, aliás, que aos 8 de agosto de 1977, no Páteo das Arcadas, localizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Capital paulista, leu a sua famosa Carta aos Brasileiros, na qual exigia a volta imediata do Estado Democrático de Direito para o Brasil.

Em 2002, a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, elaborou uma edição especial de sua Revista, com textos de juristas em homenagem a este eminente Professor. O link, para quem se interessar, é este : http://www.aasp.org.br/aasp/servicos/revista_advogado/revista67/capa.asp.

Finalizando, nesta mesma edição da Revista do Advogado, o Professor Goffredo testemunhou que :

"Advogado sempre fui. Sou advogado por destinação genética. Mas não só por isto: sou advogado por amor. Tirante a mais sublime das profissões – que é a de Professor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco –, não conheço profissão tão fascinante como a de advogado.”  :D :D

Que dádiva quando a paixão - ou melhor, a paixão "amadurecida", consubstanciada no amor - pode ser exercitada todos os dias, com independência funcional e sem receios de desagradar a quem quer que seja, integrantes do poder constituído ou a "patrulha ideológica" que muitas vezes ronda os bastidores da Justiça brasileira !!  ;)

Meus cumprimentos e reverências, a este brasileiro com "B" maiúsculo, e ao Alberto Ferreira, que fez questão de exaltar uma figura tão ímpar, nesses conturbados dias de relativização dos valores éticos e morais !!!  :) :) :)

Um forte e fraternal abraço, Flávio.
Título: Re: Off Topic- CARTA AOS FORENSES...
Enviado por: Alberto Ferreira em 29 Junho 2009 às 14:43:02
Salve!

Obrigado pela correção, amigo Flávio!

Um infelicíssimo "ato falho" de expressão de minha parte, sem dúvida!  :-\ :(

Você não "pretendeu corrigir", o fez, com elegância e sensibilidade.
Muito grato também por isso.

Quanto ao Professor Goffredo, onde esteja, ele saberá relevar o deslize deste seu sincero admirador.

Um grande abraço a todos!
Alberto
Título: Re: Off Topic- CARTA AOS FORENSES...
Enviado por: Gravina em 30 Junho 2009 às 08:51:45
(http://i27.photobucket.com/albums/c195/Gravina123/thworthy-1-2.gif)

GRANDE PROFESSOR.........ADVOGADO FANTÁSTICO......................NÃO APENAS FONTE DE BELAS PALAVRAS, MAIS DO QUE ISSO,  UM HOMEM DE PALAVRA

Ainda que tivesse algum problema de dicção, ao lecionar, convocava, penso, os seus parceiros, os Deuses jurídicos e ministrava aulas que eram um verdadeiro SHOW!!!!...de arrepiar mesmo!!!

Parou de lecionar por força de lei (75 anos - 1985)......... na compulsória, mas ainda tinha muito para ensinar!

Descanse em paz, MESTRE!

Gravina
Título: Re: Off Topic- CARTA AOS FORENSES...
Enviado por: mpbum em 01 Julho 2009 às 16:04:09
Boa Tarde,
Tendo sido aluno das Arcadas San-Franciscanas entre 1992-1996, meus sinceros pêsames à família e lamento pela perda humana e intelectual sofrida por todos que ficaram.
Lembrando o livro do Professor Goffredo:  Direito Quântico: ensaio sobre o fundamento da ordem jurídica.
E a sua forma de ver o Direito: "A teoria quântica do direito, o quantismo jurídico, é a tese de que o direito se insere na harmonia do universo. Demonstra que a ordenação jurídica é a própria ordenação universal. O direito quântico é o direito natural, que flui da interação dos fatores multívios do meio ambiente e das imposições genéticas dos seres vivos, e que simplesmente exprime a disciplina imprescindível da convivência humana."
Abraço a todos.