Relógios Mecânicos
Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Devenalme Sousa em 03 Julho 2018 às 19:48:50
-
Saudações, companheiros!
Mais uma vez, venho recorrer aos seus conhecimentos para dirimir uma dúvida.
Tenho um Citizen NH8381, o qual adquiri há uns 4 meses. O movimento é o 8200. Acontece que, de uns dias pra cá, percebo que o segundeiro do relógio às vezes pára com um movimento mais brusco. Antes de comprar, eu tinha lido sobre esse "defeito" do calibre 8200: o tal segundeiro hesitante. Já li, inclusive, que isso não é propriamente um defeito, mas uma característica de movimentos que possuem o segundeiro indireto. Mas, que é esquisito é!
Qual a opinião de vocês acerca dessa "característica?
Abraços
-
Nos segundos diretos, que é a regra atual, o ponteiro (de segundos) é impulsionado num "fluxo constante" de energia vindo do tambor, pelo mesmo conjunto de engrenagens comum do relógio. A diferença é que o eixo passa pelo centro do cannon. Os segundos indiretos, pode se dizer, foram uma "gambiarra" do passado para tentar aproveitar movimentos antigos cujo design não tinha segundos centrais e tentar "transportar" o giro da roda de segundos, que normalmente ficava (e fica, numa disposição tradicional, às seis horas), para o centro do relógio. Como fazer isso? Pegaram um novo conjunto de engrenagens, acoplaram num projeto antigo e jogaram tudo para o centro. Porém, o eixo do ponteiro, por não estar ligado diretamente ao conjunto normal de engrenagens, precisa de uma mola para apoiar seu eixo. Não entendeu porra nenhuma? Veja essa foto
https://mb.nawcc.org/threads/indirect-centre-seconds-why-drive-off-the-third-wheel.96472/
O ajuste da tensão dessa mola é fundamental: pouca tensão, e o ponteiro de segundos fica bambo; muita tensão e ocorre atrito no movimento que influencia sua amplitude. Portanto, normalmente essa mola fica ajustada no meio termo. Porém, se há algum choque no relógio, a mola se movimenta numa fração de segundos e, então, o ponteiro fica bambo. O que fazer quanto a isso? Eh... Conviva com isso, é uma idiossincrasia dos segundos indiretos.
Ah! Aqui a foto do movimento Citizen desmontado. Há indicação por setas em uma das fotos da mola de tensão do ponteiro. É fácil perceber porque num choque ela se desloca e bambeia o ponteiro.
https://www.tapatalk.com/groups/seikoholics/inside-the-miyota-8200a-t109.html
-
Cara, essa foi a explicação mais bem escrita que eu já li acerca desse assunto! Muito bom mesmo!
Pois é, eu suspeitava desde o princípio que teria que conviver com essa "característica" do movimento. Mas confesso que desgostei um pouco dele por causa disso. Embora não prejudique a precisão do relógio - que está razoavelmente boa (para um relógio barato), na casa dos +10 seg/dia -, é muito esquisita essa hesitação do ponteiro.
Enfim. Flávio, muito obrigado pelo retorno. Abçs
-
Ah, uma curiosidade: a Omega ainda produz relógios com segundo indireto?
-
Não, os últimos Omega com segundos indiretos - e a Omega usava o sistema por opção, não por "gambiarra" - foram os da série 1000, aliás, os últimos calibres de fato feito em casa por eles. Pararam de ser usados no início dos anos 80, se não estou enganado.
Flávio
-
Bicho, então tô vendo que sou muito ignorante mesmo! Eu não sabia que a Omega não fabricava mais seus movimentos. E a tecnologia "co-axial" não foi desenvolvida pela Omega, não?
-
Bem, quando uma empresa é de um grupo gigante como o Swatch, fazer tudo sob o mesmo teto se torna de somenos. Mas os 85xx e 90xx são design exclusivo.
Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk
-
Os calibres 8xxx e 9xxx SÃO desenvolvidos e fabricados pela Omega. Obviamente muitos componentes são feitos pela ETA, o que é muito diferente se SER um ETA.
E o escapamento Co-axial foi inventado e desenvolvido por George Daniels.
Abs,
Adriano
-
Entendi. Menos decepcionante assim.
Grato pela explicação, Flávio e Adriano.
Abraços
-
Abusando um pouco da vossa boa vontade... Andei pensando cá com meus botões de carne e osso: com o passar do tempo e os dentes da engrenagem sempre "deslizando" por conta dessa folga da mola, não haverá um desgaste dos dentes? Será que, após alguns anos, o segundeiro vai parar de girar de vez?
-
Cara, não. Na verdade, sequer há lubrificação entre pinhão e rodagem, porque ambos se conectam de forma ciclóide, sem atrito. Há lubrificação nos pivôs da engrenagem. Há, porém, lubrificação na mola que impede o "jogo" dos ponteiros (última foto nesse link aqui https://forums.watchuseek.com/f72/alpha-movement-question-stuttery-second-hand-493669-2.html ), mas o contato mola e ombro do pivô não ocorre, ou pelo menos não deveria ocorrer sempre. Teoricamente, pois, faltando lubrificação aí, o relógio pode começar a variar a marcação de tempo. Mas sobre essa questão prática específica, peço ajuda ao Adriano, que está na prática, pois não sei que tipo de problemas podem ocorrer nesse sistema.
Flávio
-
Perfeito, Flávio. De acordo com sua explicação, ao menos teoricamente, é improvável haver desgaste das engrenagens. Valeu.