Relógios Mecânicos
Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: antoniomvm em 24 Fevereiro 2020 às 17:54:08
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Amigos estou negociando um PO 3313 com bezel laranja. O mesmo é de 2011.
Pergunta os últimos já tinham a versão C do movimento certo? E já tinham corrigido os problemas do início.
Minha ideia é pegar e levar pra dar uma geral na Watchtime aqui do Rio.
O que acham?
Podem me dizer se é uma boa compra?
Consigo comprar o bezel preto depois?
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Inicialmente, sugiro que faça uma busca no Fórum, pois há muita coisa sobre os calibres 3313 e congêneres na nossa base de dados.
Em suma, os 3313 são baseados nos F. Piguet 1185, muito embora fabricados, SALVO ENGANO, pois eu mesmo não reli o que escrevi há anos sobre esse calibre, pela própria Omega. Visualmente, pelo menos na minha opinião, são mecanismos MIL VEZES MAIS BONITOS e aparentemente mas "finos" (de finesse mesmo...) do que os atuais 9XXX que, muito embora tenham sido projetados desde o princípio de forma integrada para o escapamento Coaxial, são horrorosos (mais uma vez, minha opinião...).
O A, B e C nesses movimentos diz respeito basicamente a mudanças na conformação do escapamento coaxial, mas a maioria dos problemas ocorridos nos 3313 não se deram no escapamento, mas alavancas de crono, que se quebravam, amassavam, e não resetavam corretamente com o tempo. As alavancas defeituosas eram substituídas em revisões autorizadas, a título de recall... Eu não sei se essas substituições ocorreram entre as versões, o Adriano pode responder.
Flávio
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Comprei o insert do bezel no Ebay (na realidade comprei o preto e o laranja, e o original ficou guardado) e paguei bem barato, é claro que com pequenas diferenças mas que não atrapalham a diversão, quando enjoo do laranja, o pessoal da WT troca sem danos pelo preto.
Um parceiro aqui do Fórum que também gosta do modelo anterior laranja, não conseguiu achar a paralela, e acabou comprando o bezel completo, mas dependendo de quanto pagar no seu, a brincadeira pode ficar bem cara.
Abs,
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parceiro presente! ;D conforme o cosentino falou eu comprei na WT o original.... tem a opçao de comrpar o genérico tambem como o cosentino fez...... maaaaassss a titica do pip é diferente do original, e como sou um pentelho, preferi pagar caro para xuxu e ir no original.... mas o generico funciona super bem tambem, e ficou muito legal no do cosentino.
abraços
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Eu trocaria isso tudo por um PO sem ser crono l.. o diver clássico mesmo .. e iria no bezel original, pelo mesmo motivo do César (pura titica)
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Reconfortante saber que não sou o único paranoico...
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Inicialmente, sugiro que faça uma busca no Fórum, pois há muita coisa sobre os calibres 3313 e congêneres na nossa base de dados.
Em suma, os 3313 são baseados nos F. Piguet 1185, muito embora fabricados, SALVO ENGANO, pois eu mesmo não reli o que escrevi há anos sobre esse calibre, pela própria Omega. Visualmente, pelo menos na minha opinião, são mecanismos MIL VEZES MAIS BONITOS e aparentemente mas "finos" (de finesse mesmo...) do que os atuais 9XXX que, muito embora tenham sido projetados desde o princípio de forma integrada para o escapamento Coaxial, são horrorosos (mais uma vez, minha opinião...).
O A, B e C nesses movimentos diz respeito basicamente a mudanças na conformação do escapamento coaxial, mas a maioria dos problemas ocorridos nos 3313 não se deram no escapamento, mas alavancas de crono, que se quebravam, amassavam, e não resetavam corretamente com o tempo. As alavancas defeituosas eram substituídas em revisões autorizadas, a título de recall... Eu não sei se essas substituições ocorreram entre as versões, o Adriano pode responder.
Flávio
Na verdade, depois de ter contato com tantos calibres F. Piguet de tantas marcas, eu diria que o Omega 3301 não é baseado no 1185. Semelhantes sim, mas não baseados. Todos os calibres cronos da F. Piguet são muito semelhantes, compartilham muitas coisas em termos de design e construção. E sim, são exclusivos da Omega, mas feitos na planta da F. Piguet.
Os 3313 são as versões com escapamento co-axial. O que mudou das versões A para B foi justamente as peças de acionamento do crono que davam pau. Ou seja, qualquer um da versão B para frente não precisa desse upgrades. E na versão C do 3313 houve mudanças no escapamento, que passou a ser fabricado pelo método LIGA, como são todos, hoje. Ou seja, serviu de plataforma de testes para os escapamentos feitos por LIGA. Depois os 2500 D passaram a usar esse método, e os de manufatura, desde sempre.
Abs.,
Adriano
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Na verdade, depois de ter contato com tantos calibres F. Piguet de tantas marcas, eu diria que o Omega 3301 não é baseado no 1185. Semelhantes sim, mas não baseados. Todos os calibres cronos da F. Piguet são muito semelhantes, compartilham muitas coisas em termos de design e construção. E sim, são exclusivos da Omega, mas feitos na planta da F. Piguet.
Os 3313 são as versões com escapamento co-axial. O que mudou das versões A para B foi justamente as peças de acionamento do crono que davam pau. Ou seja, qualquer um da versão B para frente não precisa desse upgrades. E na versão C do 3313 houve mudanças no escapamento, que passou a ser fabricado pelo método LIGA, como são todos, hoje. Ou seja, serviu de plataforma de testes para os escapamentos feitos por LIGA. Depois os 2500 D passaram a usar esse método, e os de manufatura, desde sempre.
Abs.,
Adriano
Obrigado...
Tô inclinado a pegar um PO 8500.
Peneirando...
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Na verdade, depois de ter contato com tantos calibres F. Piguet de tantas marcas, eu diria que o Omega 3301 não é baseado no 1185. Semelhantes sim, mas não baseados. Todos os calibres cronos da F. Piguet são muito semelhantes, compartilham muitas coisas em termos de design e construção. E sim, são exclusivos da Omega, mas feitos na planta da F. Piguet.
Os 3313 são as versões com escapamento co-axial. O que mudou das versões A para B foi justamente as peças de acionamento do crono que davam pau. Ou seja, qualquer um da versão B para frente não precisa desse upgrades. E na versão C do 3313 houve mudanças no escapamento, que passou a ser fabricado pelo método LIGA, como são todos, hoje. Ou seja, serviu de plataforma de testes para os escapamentos feitos por LIGA. Depois os 2500 D passaram a usar esse método, e os de manufatura, desde sempre.
Abs.,
Adriano
Adriano.
Estou em negociação com um PO 8500. Se fechar vou mandar na Watchtime aqui do Rio com Elivelton pra revisão pois ele é de 2013. Consigo elo pra pulseira dele lá ou não?
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Adriano.
Estou em negociação com um PO 8500. Se fechar vou mandar na Watchtime aqui do Rio com Elivelton pra revisão pois ele é de 2013. Consigo elo pra pulseira dele lá ou não?
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Sim, mas sugiro que assuntos da Watch Time sejam tratados diretamente com a Watch Time. Neste caso, precisa consultar diretamente a WT do Rio.
Abs.,
Adriano
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Sim, mas sugiro que assuntos da Watch Time sejam tratados diretamente com a Watch Time. Neste caso, precisa consultar diretamente a WT do Rio.
Abs.,
Adriano
Adriano.
Sim, não estava querendo tratar direto com você.
Só aproveitei pra tirar a dúvida antes de comprar o relógio e ter dificuldade de comprar elo pra ele.
Obrigado pela atenção.
Abraços
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...Os 3313 são as versões com escapamento co-axial. O que mudou das versões A para B foi justamente as peças de acionamento do crono que davam pau. Ou seja, qualquer um da versão B para frente não precisa desse upgrades. E na versão C do 3313 houve mudanças no escapamento, que passou a ser fabricado pelo método LIGA, como são todos, hoje. Ou seja, serviu de plataforma de testes para os escapamentos feitos por LIGA. Depois os 2500 D passaram a usar esse método, e os de manufatura, desde sempre...
Adriano, quando é feita uma manutenção ou revisão de um destes calibres de versão anterior eles automaticamente são "atualizados" para a última versão? Ou apenas quando é achado um defeito na área específica? Ou nunca? Pode falar um pouco sobre como é a prática? Imagino que cada caso ou marca ou seriedade do update tenha uma ação diferente, mas se puder comentar o geral seria interessante.
Abs
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parceiro presente! ;D conforme o cosentino falou eu comprei na WT o original.... tem a opçao de comrpar o genérico tambem como o cosentino fez...... maaaaassss a titica do pip é diferente do original, e como sou um pentelho, preferi pagar caro para xuxu e ir no original.... mas o generico funciona super bem tambem, e ficou muito legal no do cosentino.
abraços
"a titica do pip é diferente"
Só no preto(um pouco mais alto), no laranja é igual ao original, porém, a cor do laranja é um pouco mais escura, o que eu até prefiro. Se for pensar, paguei mixaria no meu PO, e tenho o bezel original(laranja), então, os puristas que me perdoem, mas não pretendo pagar quase 2k de reais (deve ser isso hoje), só para ficar com o pip igual..
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Adriano, quando é feita uma manutenção ou revisão de um destes calibres de versão anterior eles automaticamente são "atualizados" para a última versão? Ou apenas quando é achado um defeito na área específica? Ou nunca? Pode falar um pouco sobre como é a prática? Imagino que cada caso ou marca ou seriedade do update tenha uma ação diferente, mas se puder comentar o geral seria interessante.
Abs
Realmente depende de marca para marca, defeito para defeito. O "causo" das alavancas dos 3303 foi há muito tempo, e minha memória pode falhar. Mas, a troca desses componentes era compulsória e sem custo. A Omega mandava como se fosse dentro da garantia de venda, mesmo estado fora.
A maioria das marcas trata esses problemas dessa maneira. Sobre a obrigatoriedade da troca, aí depende da gravidade, frequência ou probabilidade do defeito, para decidir se a troca é obrigatória, ou só se apresentar defeito. Às vezes um mesmo mecanismo tem mais de um upgrade, sendo um obrigatório, e outro só mediante defeito. É uma decisão realmente técnica da marca.
Abs.,
Adriano
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... Visualmente, pelo menos na minha opinião, são mecanismos MIL VEZES MAIS BONITOS e aparentemente mas "finos" (de finesse mesmo...) do que os atuais 9XXX que, muito embora tenham sido projetados desde o princípio de forma integrada para o escapamento Coaxial, são horrorosos (mais uma vez, minha opinião...)...
Concordo, esteticamente falando também acho o 3313 um dos movimentos automáticos da Omega mais belos já feitos.
Mas curiosamente ele também deu origem a um dos movimentos recentes mais estranhos da Omega na minha opinião, que foi o calibre 3201 usado no Speedmaster 1957 50th anniversary, de 2007, que aparentemente nada mais era que um 3313 com o sistema de carga automática da corda removido, deixando um aspecto de movimento "incompleto":
https://www.fratellowatches.com/speedy-tuesday-omega-speedmaster-1957-50th-anniversary-2007/(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200303/f77c9e363a01f3a24897ad01ea763bd1.jpg)
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Acabei de adotar mais uma criança. Peguei um 8500. (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200303/f5550aa521e4d87997bda70304617349.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200303/dd5407c940061ec59c10c5312b9c27c9.jpg)
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boa Antonio... belo relógio! este é o 45 correto?
abraços
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Sem o rotor ficou feio demais.
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boa Antonio... belo relógio! este é o 45 correto?
abraços
Sim.
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Sem o rotor ficou feio demais.
Pois é.
Deixar a ponte cheia de orifícios e aberturas chega a ser tosco.
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Numa comparação de situações, quando a Zenith lançou o Espada, por exemplo, relógio de apenas 3 ponteiros que usava a base do movimento cronógrafo do El Primero, tomou o cuidado de cobrir toda a área cujas partes fora suprimidas com uma nova ponte perfeitamente acabada.
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Realmente depende de marca para marca, defeito para defeito. O "causo" das alavancas dos 3303 foi há muito tempo, e minha memória pode falhar. Mas, a troca desses componentes era compulsória e sem custo. A Omega mandava como se fosse dentro da garantia de venda, mesmo estado fora.
A maioria das marcas trata esses problemas dessa maneira. Sobre a obrigatoriedade da troca, aí depende da gravidade, frequência ou probabilidade do defeito, para decidir se a troca é obrigatória, ou só se apresentar defeito. Às vezes um mesmo mecanismo tem mais de um upgrade, sendo um obrigatório, e outro só mediante defeito. É uma decisão realmente técnica da marca.
Abs.,
Adriano
Boa!