Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Brlm em 15 Julho 2020 às 13:39:23

Título: Citizen Automático 21 Jewels do meu avô
Enviado por: Brlm em 15 Julho 2020 às 13:39:23
Olá, pessoal

Sou novo aqui e, na verdade, não entendo nada de relógios, embora os aprecie. Entrei no fórum porque gostaria de obter algumas informações.

Tenho guardado comigo um relógio Citizen Automático 21 Jewels que pertenceu ao meu avô, falecido em 2001. Eu lembro vividamente que meu avô usava esse relógio desde o início dos anos 90 (é possível que ele o usasse desde bem antes, mas minha idade não permite saber, pois nasci em 86).

O relógio possui as inscrições "Automatic" em cima e "21 jewels" embaixo. Também possui o emblema de uma águia na parte de baixo.

A caixa dele é muito bonita, na minha opinião, embora eu a considere pequena em comparação com os relógios masculinos comuns de hoje em dia.

Como eu já disse, ele é automático, mas não está funcionando. Lembro que  meu avô me dizia que o relógio era automático porque não precisava de bateria e era "alimentado" com o próprio movimento do braço, e eu, criança, ficava absolutamente fascinado e intrigado com isso, rsrs.

Além disso, ele tem um detalhe que eu acho bem interessante na pulseira e que até hoje nunca vi em relógios atuais: o ajuste dela é feito por uma fivela que percorre todo o comprimento da pulseira e que trava no ponto em que queremos, de modo que não é preciso retirar os pinos dela (não sei se usei o termo correto) para fazer o ajuste no punho.

A pulseira está bem riscadinha e a mica (novamente não sei se usei o termo correto) está muito riscada, como vocês podem ver pelas fotos. Pórem, o bom é que tanto a caixa como a pulseira não apresentam absolutamente nenhum sinal de oxidação. E embora não seja possível ver pelas fotos, o interior dele (abaixo da mica) está sem manchas e com os grafismos totalmente conservados.

Então, indo ao ponto, gostaria que alguém gentilmente respondesse as seguintes questões, se for possível:

1. O nome desse modelo (se é que tem nome);
2. O ano ou a década do modelo;
3. Se é possível e se vale à pena restaurá-lo, e quanto mais ou menos eu gastaria para isso;
4. E, por fim, se esse modelo tem valor para colecionadores.

É isso. Novamente saliento que não entendo nada de relógios, então peço desculpas desde já por alguma ingenuidade da minha parte, rs.

Se alguém puder contribuir com qualquer informação eu ficarei muito agradecido.
Título: Re:Citizen Automático 21 Jewels do meu avô
Enviado por: igorschutz em 15 Julho 2020 às 18:40:43
Seja bem vindo.

1. Não sei responder.
2. Se você passar o número de série, que fica na tampa traseira foi relógio, talvez alguém saiba estimar o ano de produção.
3. Só vale a pena restaurar pelo valor sentimental. O custo depende muito do profissional. Você pode gastar desde uns R$ 150 até uns R$ 1.000, a depender da qualidade do serviço.
4. Não tem valor colecionável, apenas possível valor sentimental para você, por se tratar de objeto que pertenceu a seu avô.
Título: Re:Citizen Automático 21 Jewels do meu avô
Enviado por: Brlm em 15 Julho 2020 às 20:33:51
Obrigado pelas respostas, amigo.

Eu imaginei que não tivesse valor para colecionadores, pois fuçando agora de noite encontrei um modelo igual, mas em estado muito melhor de conservação e funcionando, à venda por 150 reais ou pouco mais no Mercado Livre.

Quanto ao valor da restauração, vc já me deu alguma noção. Pretendo um dia mandar restaurá-lo sim.

As inscrições na tampa traseira são estas:
BRC 149
Z. F. MANAUS
CITIZEN
4-283481KT
71-3694
Título: Re:Citizen Automático 21 Jewels do meu avô
Enviado por: paulobalsan em 15 Julho 2020 às 21:01:08
Oi amigo, 71-3694 é o código do modelo.
Esse site dá uma ideia da data de fabricação (não dá exatidão, pois no serial está apenas o mês e o último dígito do ano de fabricação, logo pode ter décadas de diferença. Por isso vale a pena preencher o máximo de dados possíveis pra tentar restringir a busca (o número de série deve ser outro número no caseback, não parece ser nenhum dos que você compartilhou)


https://serial-number-decoder.co.uk/citizen/citizen.htm


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Título: Re:Citizen Automático 21 Jewels do meu avô
Enviado por: Brlm em 16 Julho 2020 às 08:23:36
Obrigado, Paulo Balsan!

Nesse site que você me indicou é citado um número de movimento, que eles dizem ser um código de 2 a 4 dígitos geralmente localizado entre os marcadores 6 e 7 das horas. Então fui examinar o relógio e só então percebi que há esse código de movimento situado bem nesse ponto mesmo. Tive que retirar a mica para poder visualizar o número, que é muito pequeno. O código é 8200, localizado bem entre os marcadores 6 e 7. A numeração completa é 8200-914829-KY.

Pesquisando na internet, percebi que esse número 8200 está associado a modelos vintage da marca.