Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: flávio em 23 Março 2022 às 15:07:15

Título: Sobre o Bulgari Octo Finissimo Ultra
Enviado por: flávio em 23 Março 2022 às 15:07:15
Acreditem, pois sou crítico pra caramba, eu gosto do Octo... Gosto mesmo, acho que ainda é um relógio que foge completamente do usual no mercado e, como já tive um em mãos, mesmo sendo meio "grandalhão", não ficou ruim no meu pulso (o modelo comum). O problema, na minha opinião, ocorre quando a marca começa a virar uma repetição de si por anos e anos a fio, o que parece que vem ocorrendo com a Bulgari, mas provavelmente estou sendo leviano, pois eles tem tradição de sempre trazer designs inovadores para o mercado. A Bulgari caminha num caminho, por exemplo, diferente da Rolex, que é uma empresa na qual a repetição é o segredo do sucesso.

E então, baseando-se nos conceitos que já haviam sido explorados no desenvolvimento dos outros Octo (uso da caixa como platina, ou chassis, do movimento, eliminação de componentes que trazem altura, como mecanismo de ajuste via coroa, etc), levaram o conceito ao limite. Neste Octo feito para quebrar recordes, sequer existe mecanismo antichoque padrão (incablock, KIF, esses troços), mas uma ponte flexível integrada (os mecanismos de anti choque trariam altura).

Irão fazer apenas 10. Eu sequer consigo imaginar o custo de projeto e fabricação de algo (a platina de movimento/caixa, por exemplo, é usinada por laser em carbeto de tungstênio) cujos valores só serão diluídos em 10 produtos. Ou seja, se o cabra gastou 5 milhões de francos aí, isso vai ter que ser diluído em 10, apenas 10 itens, ao contrário de, por exemplo, um modelo da Rolex, cujo custo de desenvolvimento se diluí em 4 quatrilhões de relógios.

Mas aí vem o problema... Tudo bem que se cria propaganda ao bater um recorde relojoeiro como esse (inútil, diga-se de passagem...), mas... 400 mil dólares cada modelo? 400 mil? Pô gente, eu não consigo encontrar justificativa plausível para um preço como este... E como sempre digo: "se estão cobrando, tem otário comprando". 400 mil dólares! Eu sequer vou converter isso para real, para não se tornar absurdo demais, pensem no valor em dólares mesmo...

Não tenho mais o que falar.


Flávio

Ps. Minto. Tenho sim... Esse QR code no tambor de corda é a coisa mais RIDÍCULA que já vi colocada num relógio. Tenha dó! Diz o release que dá acesso a conteúdo exclusivo e sei lá mais o quê... Por 400 pila de dólare eu não aceitaria nada mais nada menos do que entrada gratuita em TODAS as festas de rico de Mônaco.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220323/6c65fc2f6b34954de55a11ee06651000.jpg)
Título: Sobre o Bulgari Octo Finissimo Ultra
Enviado por: fbmj em 23 Março 2022 às 15:46:58
Tem quem goste, mas nunca curti esse modelo. Para que adianta ser fino se é dessa tamanho…
Título: Re:Sobre o Bulgari Octo Finissimo Ultra
Enviado por: Devenalme Sousa em 23 Março 2022 às 16:22:47
É uma extraordinária obra de micromecânica,  sem dúvida. Mas o QR code realmente ficou ridículo. E 400 mil dólares é de lascar. Ia dizer que dá pra o Faustão comprar, mas lembrei que ele só gosta de relógios espalhafatosos, e esse Bulgari é chique demais.