Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: Devenalme Sousa em 25 Maio 2022 às 19:12:12

Título: Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 25 Maio 2022 às 19:12:12
Olá! Saudações!
Adquiri um Seiko Sumo novo com o movimento 6r35, que promete 70 horas de reserva de marcha.
Nunca tive o costume de contar quanto tempo durava a reserva de marcha dos meus relógios mecânicos/automáticos, mas como esse movimento é vendido como o sucessor do 6r15 sempre destacando as 20 horas a mais de reserva do que o antecessor,  resolvi observar se sua reserva de fato dura 70 horas.
Para tal, no dia 22 dei, perto das 19h 30, umas 80 voltas na corda pela coroa e pus o relógio no pulso por umas duas horas, mas não me movimentei muito nesse período. Depois guardei o relógio e não mexi mais nele.
Por isso, calculei que ele chegaria às 70 horas se trabalhasse até pelo menos duas horas a menos que a hora em que dei corda do 3° dia, isto é,  trabalharia 3 dias menos duas horas, o que correspondia às 17h 30 do dia 25 (hoje).
Todavia, o relógio parou hoje às 15h 30, ou seja, trabalhou apenas 68 horas, duas a menos que o "prometido".
Gostaria de consultar os expertos se consideram isso normal - já que a reserva de marcha não é algo tão exato -, ou pensam que essa diferença de aproximadamente 2 horas pra menos pode ser alguma deficiência do sistema de carga?

Muito obrigado!
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 25 Maio 2022 às 20:15:27
Precisa ver exatamente o que diz o manual técnico. Os manuais técnicos da Seiko, que eu me lembre, costumam mencionar a reserva de marcha como "pelo menos X horas" ou "mínimo de X horas". Algumas marcas informam dessa maneira, outras informam como "aproximadamente X horas" ou "em média X horas".

Eu nunca vi o manual técnico da 6R35 para dizer, mas precisaria ver exatamente o que ele diz e fazer o teste de acordo. Mas se ele diz "em torno de 70 horas", então está normal. Se ele diz "no mínimo 70 horas", algo não está bom. Pois normalmente as reservas de marcha duram pelo menos 1h a 1h30 a mais que o mínimo. Se for esse o caso, repita o teste, de preferência com mais critério.

O teste deve ser feito carregando a corda totalmente pela coroa ou usando um cicloteste (não serve watchwinder). É preciso ter certeza de que a corda está cheia, e a partir daí iniciar a contagem com o relógio com mostrador para cima (boa parte das marcas pede que o teste seja feito nessa posição, enquanto outras não dizem nada).

O ideal, para um diagnóstico mais amplo, é carregar a corda rigorosamente com cicloteste conforme indicação de horas do fabricante (obviamente que só se aplica para automáticos). Pois se não atingir o mínimo, indica problema no carregamento da corda OU deficiência mecânica de qualquer espécie. Como saber se é um outro? Repetindo o teste mas aplicando corda total somente pela coroa e comparando os resultados, e assim podendo isolar um possível problema só na parte do automático ou no mecanismo como um todo.

Resumindo: se você tem certeza de que executou o teste correramente, resta ver o que diz o manual técnico (ou manual de instruções, embora não seja o ideal) para saber de 68 horas é aceitável ou não.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 25 Maio 2022 às 23:54:16
Perfeito,  Adriano.
Olhei o manual e tá lá "aproximadamente 70 horas".
De todo modo,  vou repetir o teste com mais critério.
Você acha que 80 voltas na coroa são suficientes? O cicloteste eu não tenho.
Vou testar somente a corda pela coroa, sem deixar o relógio no pulso depois.

Muito obrigado pela atenção.
Abraço
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 26 Maio 2022 às 10:12:08
Não tenho idéia de quantas voltas são suficientes. Isso muda muito de calibre para calibre. Na dúvida, mete umas 120, 150...

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 26 Maio 2022 às 10:13:12
A tempo: se o manual diz "aprox. 70 horas", então está tudo certo com 68 horas.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 26 Maio 2022 às 13:43:36
Perfeito,  Adriano.
Olhei o manual e tá lá "aproximadamente 70 horas".
De todo modo,  vou repetir o teste com mais critério.
Você acha que 80 voltas na coroa são suficientes? O cicloteste eu não tenho.
Vou testar somente a corda pela coroa, sem deixar o relógio no pulso depois.

Muito obrigado pela atenção.
Abraço


Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 26 Maio 2022 às 19:19:54
Não tenho idéia de quantas voltas são suficientes. Isso muda muito de calibre para calibre. Na dúvida, mete umas 120, 150...

Abs.,

Adriano

Blza, mestre. Pod'eixar. Obrigado mais uma vez.
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 26 Maio 2022 às 19:22:38

Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal

Cara, toda vez que dou corda nos relógios,  lembro de vc por isso. Eu ri um bocado quando li isso a primeira vez. Eu já tentei, mas realmente não consigo ouvir o clec. Hehehe

PS: não tô duvidando. Só achei engraçado mesmo.
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 26 Maio 2022 às 22:55:40

Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal

No dia-a-dia eu (e a maioria dos relojoeiros) uso o ouvido mesmo para checar se dei corda total. Mas nem todo relógio isso é audível, seja porque a caixa pode abafar, dependendo do tamanho, seja porque alguns tipos de mecanismo fazer menos esse barulho... O 2892 é um dos mais audíveis.

Máquinas japonesas normalmente são menos audíveis... Nem todo tambor tem aquelas fendas da parede interna (que é o que faz o barulho quando a brida desliza e passa por cima delas) e ainda por cima usam aquelas graxas grafitadas lazarentas em quantidades enormes.


Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Enéias em 27 Maio 2022 às 10:38:45
Admiro muito a reserva de carga dos calibres Seiko. Ontem à noite eu sacudi um relógio cerca de 15 vezes e coloquei no pulso. Trata-se de um 7s, que não aceita corda pela coroa. Pois estou com ele hoje e as balançadas que dei (poucas) foram suficientes para que ele não parasse. Quanto aos 4r, todos cumpriram o que prometeram. Incrível!
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 27 Maio 2022 às 11:14:40
Os japoneses são bons de carga... Em compensação, tem alguns suíços que crê em Deus pai, de tão ruins.
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Murão em 27 Maio 2022 às 19:21:08
Olá! Saudações!
Adquiri um Seiko Sumo novo com o movimento 6r35, que promete 70 horas de reserva de marcha.
Nunca tive o costume de contar quanto tempo durava a reserva de marcha dos meus relógios mecânicos/automáticos, mas como esse movimento é vendido como o sucessor do 6r15 sempre destacando as 20 horas a mais de reserva do que o antecessor,  resolvi observar se sua reserva de fato dura 70 horas.
Para tal, no dia 22 dei, perto das 19h 30, umas 80 voltas na corda pela coroa e pus o relógio no pulso por umas duas horas, mas não me movimentei muito nesse período. Depois guardei o relógio e não mexi mais nele.
Por isso, calculei que ele chegaria às 70 horas se trabalhasse até pelo menos duas horas a menos que a hora em que dei corda do 3° dia, isto é,  trabalharia 3 dias menos duas horas, o que correspondia às 17h 30 do dia 25 (hoje).
Todavia, o relógio parou hoje às 15h 30, ou seja, trabalhou apenas 68 horas, duas a menos que o "prometido".
Gostaria de consultar os expertos se consideram isso normal - já que a reserva de marcha não é algo tão exato -, ou pensam que essa diferença de aproximadamente 2 horas pra menos pode ser alguma deficiência do sistema de carga?

Muito obrigado!

Olá, tudo bem?

Eu nunca cronometrei a reserva do meu, mas já deixei ele 2 dias parado na gaveta e quando peguei pra usar no terceiro dia, ainda estava em operação.

Mudando um pouco o assunto, mas ainda sobre o 6R35: o meu está atrasando de 25 a 30 segundos por dia, como está a precisão do seu?

Abraços!
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 28 Maio 2022 às 16:33:27
Olá, tudo bem?

Eu nunca cronometrei a reserva do meu, mas já deixei ele 2 dias parado na gaveta e quando peguei pra usar no terceiro dia, ainda estava em operação.

Mudando um pouco o assunto, mas ainda sobre o 6R35: o meu está atrasando de 25 a 30 segundos por dia, como está a precisão do seu?

Abraços!

Olá amigo,  tudo bem.

Cara, eu não tenho sorte com Seiko em termos de precisão. Esse 6r35 tá adiantado quase 30 segundos por dia. Talvez um dia eu peça pra regular.
Já tive relógios com 6r15 e 4r36. O 6r15 foi o que veio mais bem regulado. Adiantava uns 10 seg por dia. O 4r36 atrasava quase 30 seg por dia.

Abraço
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Murão em 28 Maio 2022 às 23:26:04
Eu dei sorte com um Samurai 4R35 surpreendentemente preciso. Esperava algo parecido desse 6R35, mas não foi dessa vez  :-\
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 29 Maio 2022 às 20:02:44
Eu dei sorte com um Samurai 4R35 surpreendentemente preciso. Esperava algo parecido desse 6R35, mas não foi dessa vez  :-\

Precisão em calibres Seiko é exatamente isso: questão de sorte! Kkkk
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 30 Maio 2022 às 11:58:59
Outro dia escrevi um stories no Instagram, devido ao número de directs que recebia a respeito do "Seiko vs Eta", no qual disse o seguinte: nenhum Seiko intermediário (os de entrada eu sequer discuto...) se compara ao ETA MAIS FURRECA, os 2824 standard com balanço em níquel. Nenhum. E justamente pelo que disseram acima: o isocronismo dos Seikos, salvo os série 8 e 9, é horrível, como já atestado pelo Adriano na prática e ressaltado em vídeos que ele fez em seu canal. Um Seiko pode se apresentar com uma "precisão" muito boa com corda cheia e péssima a meia corda. Sem contar que, sabe-se-lá o motivo, estes Seikos feitos por robôs costumam vir mergulhados em óleo!

Flávio

Ps. O mergulhado aí significa muito óleo nos pivôs, claro que não é afundado em óleo ao ponto de transbordar pela caixa hahahahahah
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 31 Maio 2022 às 18:01:18
Outro dia escrevi um stories no Instagram, devido ao número de directs que recebia a respeito do "Seiko vs Eta", no qual disse o seguinte: nenhum Seiko intermediário (os de entrada eu sequer discuto...) se compara ao ETA MAIS FURRECA, os 2824 standard com balanço em níquel. Nenhum. E justamente pelo que disseram acima: o isocronismo dos Seikos, salvo os série 8 e 9, é horrível, como já atestado pelo Adriano na prática e ressaltado em vídeos que ele fez em seu canal. Um Seiko pode se apresentar com uma "precisão" muito boa com corda cheia e péssima a meia corda. Sem contar que, sabe-se-lá o motivo, estes Seikos feitos por robôs costumam vir mergulhados em óleo!

Flávio

Ps. O mergulhado aí significa muito óleo nos pivôs, claro que não é afundado em óleo ao ponto de transbordar pela caixa hahahahahah

Eu vi esse stories,  Flávio. Eu, na verdade,  nem espero "precisão" dos relógios da Seiko que compro. Sei que a probabilidade é ser ruim de isocronismo mesmo. Gosto dos relógios da marca pelo "conjunto da obra" e por serem relativamente acessíveis. Não posso ter relógio de outras grandes marcas,  então tenho da Seiko, que também é uma grande marca.
Pode ser que daqui a um tempo eu peça pra regular só pra ver como fica e se mantém a média da marcha.
O problema é que aqui onde moro não há relojoeiro. Só há trocador de pilha e açougueiro de relógio. Por isso,  tenho que enviar pra outro estado, o que me desanima um pouco.
Abraço
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 31 Maio 2022 às 19:29:01
Eu gosto demais da Seiko. Mas temos que alinhar expectativas e realidades. Eu acho que a Seiko ainda oferece bons relógios pelo que cobra.

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: viniciussg1995 em 01 Junho 2022 às 07:38:01
Eu gosto demais da Seiko. Mas temos que alinhar expectativas e realidades. Eu acho que a Seiko ainda oferece bons relógios pelo que cobra.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Ja tive seiko, hoje não vale a pena, qualquer seiko aqui na minha região compra um tissot com 2824....

aliás, como estou em obra e trabalhando om peão (bicho do cão) comprei um galaxy watch para ficar stealth
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Paulo Sergio em 01 Junho 2022 às 10:44:42
Os japoneses são bons de carga... Em compensação, tem alguns suíços que crê em Deus pai, de tão ruins.

estaria o amigo se referindo às "filhas da mãe" das rodas inversoras dos suíços?    ;D ;D ;D
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 01 Junho 2022 às 13:39:46
Olha, as rodas reversoras não são o problema, o sistema está aí desde que Adão rodava peão. Os problemas dizem respeito a alguns modelos e, sobretudo, manutenção. A lubrificação dessas rodas é algo muito delicado e precisa de fixodrop. A questão é que muitos relojoeiros lubrificam demais essas rodas reversoras e, com o tempo, os cliqués "colam" e a eficiência já era. Há, também, a questão de projeto mal feito. Os ETA 2890, por exemplo, eram péeeeeeeeeeeeessimos na carga, algo crônico, que advinha da pouca massa do rotor. Isso foi parcialmente resolvido com a atualização do 2890, o 2892 e, depois, com o 2892a2 que, diga-se de passagem, é MUITO diferente dos primeiros 2892. Eu os acho horríveis na carga mas... Devo ser um azarado.

Mas veja... O sistema Magic Lever da Seiko, que também é usado por alguns suíços, como a Lemania (Breguet) e UN, também costuma dar seus paus... O que costuma acontecer nestes relógios é que a lubrificação da ponta da alavanca vai para o espaço, fica aço no latão no "pelo" e, depois, tudo acaba carcomido.

O sistema Magic Lever funciona bem como as rodas reversoras, mas quando desgasta...


Flávio
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 01 Junho 2022 às 20:22:03
Olha, as rodas reversoras não são o problema, o sistema está aí desde que Adão rodava peão. Os problemas dizem respeito a alguns modelos e, sobretudo, manutenção. A lubrificação dessas rodas é algo muito delicado e precisa de fixodrop. A questão é que muitos relojoeiros lubrificam demais essas rodas reversoras e, com o tempo, os cliqués "colam" e a eficiência já era. Há, também, a questão de projeto mal feito. Os ETA 2890, por exemplo, eram péeeeeeeeeeeeessimos na carga, algo crônico, que advinha da pouca massa do rotor. Isso foi parcialmente resolvido com a atualização do 2890, o 2892 e, depois, com o 2892a2 que, diga-se de passagem, é MUITO diferente dos primeiros 2892. Eu os acho horríveis na carga mas... Devo ser um azarado.

Mas veja... O sistema Magic Lever da Seiko, que também é usado por alguns suíços, como a Lemania (Breguet) e UN, também costuma dar seus paus... O que costuma acontecer nestes relógios é que a lubrificação da ponta da alavanca vai para o espaço, fica aço no latão no "pelo" e, depois, tudo acaba carcomido.

O sistema Magic Lever funciona bem como as rodas reversoras, mas quando desgasta...


Flávio

Não estou "contestando" sua informação, mas não me lembro de nenhum manual da ETA ou de nenhuma marca que solicite/recomende Fixodrop no 289x ou similares, nem Sellita.

O que é recomendável sim é usar o Lubeta, que é um líquido, que essencialmente é óleo diluido em muito solvente. Você mergulha a roda inversora inteira nele, retira e espera secar. O solvente vai embora e fica uma camada oleosa permeada na roda. Mais eficiente do que tentar aplicar pontualmente qualquer óleo. Na falta dele, pode-se diluir 9010 em hexano (benzina) em uma proporção que não me lembro agora. Serve para rodas inversoras de 282x, 289x e 775x (ou seus equivalentes Sellita e etc.) Um segundo líquido serve para ser aplicado no rolamento do 289x. Na falta dele, pode-se usar 9010 em quantidade bem pequena.

Porém, dito tudo isso, e depois de eu ter corroborado essa teoria todos esses anos de que a lubrificação é delicada e etc., hoje mudei de idéia. Estou com quase 2 anos de bancada agora. O que é nada e faz da minha opinião irrelevante. Mas nesse tempo já perdi a conta de quantos 289x já revisei e o que percebi nesse tempo, tanto inspecionando antes da revisão, como efetivamente lubrificando essas peças, é que a lubrificação não é difícil nem complicada, e precisa ser muito, mas muito mal feita para implicar em prejuízo na eficiência de carregamento.

Assim como percebi que essa deficiência, ainda que mais comum do que em outras máquinas, ainda assim é rara e as queixas de clientes com relação a isso são igualmente raras.

Mas o mais importante que percebi: variações enormes de qualidade de confecção e principalmente de materiais empregados em todas as peças envolvidas, se comparadas 289x de diferentes marcas e diferentes idades, resultando em níveis de desgaste muito diferentes em mecanismos sujeitos ao mesmo tipo de uso. Tenho hoje comigo a idéia de que esses problemas de carregamento são oriundos de desgastes e que por sua vez são oriundos dessas variações.

O que explica inclusive o motivo de haver 289x da década de 1990 totalmente maltratada mas funcionando com eficiência (quando revisada, claro) enquanto uma enxurrada dessa mesma máquina de uma certa marca durante meados ao fim dos anos 2000 iam para manutenção ainda dentro da garantia com o sistema todo moído como se tivesse sido usado com areia dentro por 80 anos ininterruptos.

Posso talvez voltar aqui daqui uns anos e dizer tudo o contrário de novo. Mas hoje eu não apoio mais a teoria da lubrificação complicada, delicada e etc. É problema de material de algumas marcas/épocas somado a manutenções tardias e que não corrigiram desgastes (com substituição de peças) logo que qualquer sinal aparecesse.

PS 1: não muda o fato de que o carregamento deles é em geral menos eficiente que da maioria dos outros mecanismos contemporâneos. Mas isso é diferente de ser ineficiente ou arregar.

PS 2: 289x com módulo de cronógrafo que eventualmente usem cordas com mais tensão podem eventualmente exacerbar os problemas.

PS 3: aí vão perguntar "como assim materiais e acabamentos diferentes? Não é tudo ETA?". Sim, mas descobri nesses 2 anos que além de uma diferença muito notável entre mecanismos de diferentes idades, aparentemente existe um "cardápio" de qualidade de componentes que é bem amplo e vai muito, muito além daqueles "grades" como standard, top, etc.

Meus 2 cents, como sempre.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 01 Junho 2022 às 21:02:40
Adriano, sobre o Lubetta, pensei nisso, falei no fixodrop. O que pensei é o que falou.
Sobre o resto, valeu pelas informações. E é mais ou menos isso aí, tenho uns 3 ou 4 relógio com 2982 e cada um deles tem uma história. Mas todos são ruins de carga hahahaha. Menos o Omega 2500

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 01 Junho 2022 às 21:30:37
Ah. E complementando. Fui olhar agora o manual técnico dos primeiros etarotor, o primeiro automático eta com rodas reversosoras e a recomendação era... Trabalhar a seco! Hahaha.

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 02 Junho 2022 às 10:38:03
Adriano, ainda no tópico lubrificação das reversoras, acho que já sei de onde surge a confusão: da própria ETA. Os manuais técnicos dela dizem para lubrificar a ponta dos cliquês com 9010, nada mencionando sobre o Lubeta. Sim, o Lubeta é o padrão no mercado e foi desenvolvido pela própria Eta, mas nos manuais técnicos dela (não sei os atuais), a recomendação era outra. Veja este tópico (para quem estiver lendo e não souber inglês, o ponto de lubrificação indicado é o da seta vermelha, na foto da roda reversora).

https://www.watchuseek.com/threads/lubricating-reversing-wheels-on-eta-2836-2.3600882/
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 02 Junho 2022 às 15:56:40
Adriano, ainda no tópico lubrificação das reversoras, acho que já sei de onde surge a confusão: da própria ETA. Os manuais técnicos dela dizem para lubrificar a ponta dos cliquês com 9010, nada mencionando sobre o Lubeta. Sim, o Lubeta é o padrão no mercado e foi desenvolvido pela própria Eta, mas nos manuais técnicos dela (não sei os atuais), a recomendação era outra. Veja este tópico (para quem estiver lendo e não souber inglês, o ponto de lubrificação indicado é o da seta vermelha, na foto da roda reversora).

https://www.watchuseek.com/threads/lubricating-reversing-wheels-on-eta-2836-2.3600882/

Flávio,  o Chrome traduz automaticamente.
Eu não sei se entendi direito a foto. Essa rodinha de nada tem dois rubis? Pra que eles estão aí? Não consegui entender por que eles estão excêntricos.
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 02 Junho 2022 às 17:07:36
Sim. O que ocorre é que os cliques estão num sanduíche de engrenagens. O funcionamento dessas rodas é como de uma catraca de bike, que gira livre numa direção e permite torque na outra. Afinal, o torque tem que chegar na corda em uma direção apenas, já que esta só se enrola para um lado. Para dizer a verdade, eu nunca tinha prestado atenção nesses rubis, mas o que imagino é que eles estão ali apenas como apoios, para impedir que a "fatia" do sanduíche de cima (a engrenagem de cima) atrite com a debaixo. Ah! Veja esse vídeo. Uma pecinha como essa é algo complexo.

https://youtu.be/SBZctrLlj2w


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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: flávio em 02 Junho 2022 às 17:11:16
E aqui um forista zueiro do watchuseek propondo uma modificação no manual técnico da eta, para ficar claro que não é para lubrificar com o 9010 que sugerem

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220602/8365f2796675d7d7b42fa7f5f30e53a7.jpg)

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 02 Junho 2022 às 21:05:02
E aqui um forista zueiro do watchuseek propondo uma modificação no manual técnico da eta, para ficar claro que não é para lubrificar com o 9010 que sugerem

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220602/8365f2796675d7d7b42fa7f5f30e53a7.jpg)

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Cara, de fato, esse manual é MUITO antigo. Tem mais de 15 anos certamente. O que uso é o mais atualizado que há e é de 2014. Ele não aponta nada para as inversoras, exceto o sinal de "não lavar", que na verdade significa "recomendamos jogar no lixo e pegar uma nova da gaveta, que já vem lubrificada de fábrica".

Outra coisa: nem sempre, ou quase nunca, manuais técnicos indicam onde exatamente aplicar o lubrificante. O sinalzinho indica apenas que aquela peça deve ser lubrificada (ou não) e com qual lubrificante, e se for algo crítico, pode sinalizar a quantidade. Mas não o local exato da aplicação, que normalmente ou é padrão (supondo que o relojoeiro profissional saiba como aplicar o lubrificante em diferentes situações) ou é ensinado em um treinamento específico do calibre.

Isso quando o manual não indica algo errado com relação à ordem de montagem e posição de algumas peças. Aconteceu comigo recentemente ao fazer um ETA 251.412, cuja posição de montagem do saltador da tirete estava completamente errado no manual (e eu me bati por alguns minutos confiando nele).

Mas existem sim manuais bem detalhados. Os da Omega por exemplo. Indicam exatamente onde depositar o lubrificante.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 02 Junho 2022 às 21:40:23
Voltando ao 289x, uma coisa que esqueci de mencionar: é comum que, quando esse mecanismo está com a carga deficiente, o problema nem seja no rotor, ponte do automático, inversora e etc., mas sim debaixo da ponte do tambor, com as auxiliares detonadas e às vezes até a ponte.

Veja exemplos que peguei hoje. Primeiro uma mais "rodada" e mais antiga, com um histórico de manutenção que eu não sei qual é. E detalhe: sem queixa de carregamento. Mas olha a situação das auxiliares, da ponte e etc. Problema de material? Lubrificação anterior duvidosa? Intervalo de manutenção muito longo? Não sei. Mas depois de tudo lavado é que vou decidir se vai precisar trocar algo ou não.

Fotos abaixo.

Abs.,

Adriano
Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 02 Junho 2022 às 21:44:10
Note o pretume para todo lado. Isso é resíduo de material misturado com óleo deteriorado. Um veneno abrasivo.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220603/703027ae17ea4c1292f7c23836b2f262.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220603/e48e5e55d1556e5c469cb360de36de97.jpg)

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Adriano em 02 Junho 2022 às 21:46:52
E aqui outro 2892 desmontado logo em seguida. Bem mais novo ( +/- 2012) e cujo histórico é que nunca passou por manutenção. Primeira revisão. Tudo limpo. Meio seco, mas limpo.(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220603/420a733d44138383ae43511a902d0cf2.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20220603/de785d1f509e1fd6205d8c1d8052bc11.jpg)

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Título: Re:Seiko 6r35
Enviado por: Devenalme Sousa em 03 Junho 2022 às 16:06:54
Cara, que negócio cheio de detalhes a lubrificação de relógios! Um tipo de óleo diferente pra cada parte, medidas precisas em locais específicos. Sou cada vez mais fascinado com a relojoaria.
Obrigado por compartilharem tanto conhecimento,  Flávio e Adriano.