Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: igorschutz em 16 Março 2009 às 11:03:24

Título: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 16 Março 2009 às 11:03:24
Olá amigos!

Este fim de semana eu estava conversando com minha esposa e relembrei as circunstâncias que fizeram com que eu viesse a conhecer este nosso Fórum Relógios Mecânicos. Foi mais ou menos assim:

A vida inteira, sempre gostei de relógios, mas meu conhecimento era limitado à saber da existência de algumas poucas marcas, e que existiam relógios "de pilha" e automáticos, sendo estes últimos antigos e raros.
Pra mim, o que diferenciava um relógio de pilha de um automático era o ponteiro de segundos, que nos automáticos eu achava muito mais legal, pois ele girava continuamente, ao invés de pular de um em um segundo; e também que o automático funcionava com o movimento do braço -- na minha cabeça era algo meio mágico -- e, portanto, nunca precisava trocar bateria. ;D

Certo dia, em meados de 2000, meu pai me deu um Poljot Sturmanskie antigo, que ele havia comprado para mim numa visita que fez à feira da Praça Benedito Calixto.
Achei o relógio demais, mas, para minha tristeza, dois dias depois ele parou... "Com certeza foi vendido quebrado", pensei, pois eu o chacoalhava e o ponteiro de segundos funcionava um pouquinho e logo parava. Qual não foi minha surpresa ao meu pai me explicar que o relógio parou por falta de corda, pois ele não era automático? Eu nem sabia que existia relógio de corda! Daí meu pai me ensinou como se dava corda no relógio, girando a coroa. :o

Bom, devido a minha ignorância, este relógio sofreu um monte na minha mão. Eu até tomava banho com ele (o Sturmanskie não é a prova d'água nem quando 0 km, imagina sendo velho e sem manutenção)! Claro que um dia ele não iria agüentar... :-X
Num desses banhos, entrou vapor pelo vidro. Coloquei o coitado pra secar debaixo de uma lâmpada, mas não adiantou muito. Precisou de uns dois dias para a condensação no vidro sumir por completo. Após este desastre, o relógio passou a atrasar muito, coisa de 5 minutos por hora!
Como o bicho estava imprestável, larguei-o numa gaveta... :-[

Mais ou menos um ano depois, em meados de 2001, estava revirando minhas coisas e reencontrei o Poljot. Dei corda, na esperança que o relógio tivesse se curado sozinho, mas ele estava atrasando ainda mais. Lembrei o quanto gostei do relóginho quando meu pai o trouxe, e decidi que ele não podia ficar assim.
Entrei na internet e procurei um relojoeiro. Por sorte, o primeiro resultado para "relojoeiro" no Google era uma oficina perto da minha faculdade (a PUC, lá em Perdizes). No dia seguinte deixei o relógio lá, explicando exatamente o que aconteceu.
Passado um mês, não tive qualquer contato do tal relojoeiro, então voltei lá e o questionei quanto ao serviço. Na maior cara-de-pau, com jeito de malandro, o sujeito disse que não havia nada de errado com o relógio. Reparei que o relógio sequer havia sido aberto, e expliquei que era óbvio que o relógio estava com problemas, afinal ele atrasava mais de 10 minutos por hora. O relojoeiro pediu para que o relógio ficasse mais um tempo, para ele "observar melhor". Claro que não permiti! >:(

Quando voltei para casa, vasculhei melhor a internet em busca de outro relojoeiro e caí num tal "Fórum Relógios Mecânicos".
Naquela época o contato era mais fácil, pois não precisava se registrar para postar, então pedi uma indicação de relojoeiro. Lembro-me claramente que logo um usuário de nick "Alberto Ferreira" me respondeu, indicando um "José Carregalo" lá de Moema.
Fui lá no Carregalo, expliquei direitinho o que aconteceu e fui muito bem atendido. Ele perguntou onde eu o havia encontrado e eu disse que foi uma indicação de um Fórum, e mencionei o Alberto. Ele reparou que eu estava olhando com muita curiosidade uns movimentos desmontados em sua bancada, e me explicou um monte de coisas. Fiquei fascinado com aquele monte de pecinhas! :D

Depois disso, dia a dia minha curiosidade sobre relógios aumentou, e comecei a correr atrás de informação. Aí passei a freqüentar o Fórum diariamente. Depois, me registrei e passei a postar também, e assim minha paixão foi crescendo, e hoje estou aqui, escrevendo este texto e rendendo minhas homenagens a este lugar que mudou tanto minha vida. ;)

Quando cheguei aqui, chamava cronógrafo de cronômetro; achava que Patek Philippe devia ser tão bom quanto Tag Heuer (mas para pessoas velhas); fiquei indignado ao saber que existiam relógios de R$ 10 mil; achava que Rolex era o melhor relógio do mundo; Seiko, Citizen, Orient, Technos, e outros, eram relógios de pedreiro; achava que cristal de safira jamais seria riscado; e por aí vai... Isso há apenas 8 anos atrás!

Esta é minha história de como vim parar aqui (desculpem pelo tamanho do texto). Como é a de vocês?

Abraços,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Altex em 16 Março 2009 às 11:18:20
 ;D ;D ;D ;D ;D

Minha história é mais ou menos a mesma...Mas eu achava que relógio automático não prestava !!!!! Imagina, se deixar parado, ele não funcina, então por que comprar um relógio automático, se sempre terei que ter um outro para arrumar o horário quando o aut. parar????????
Em uma das minhas compras (Um Sector Quartz), entrei na net para saber sobre a marca, e fui direcionado a FRM. Issa faz menos de um ano, e digo, mudou muito o meu modo de pensar e de agir. Hoje passo quase o dia interiro lendo (posto pouco, pois ainda nao tenho muito conhecimento técnico), e mudei radicalmente meu ajuntamento. Hoje, só uso quase que exclusivamente aut.

Resumindo....aprenci a dar valor ao esforço e engenharia para conceber uma máquina maravilhosa como um movimento automático ou manual

Abs

Alcir
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 16 Março 2009 às 11:56:06
Minha estória é a da criação do fórum, acho que já notória. Eu comecei a pesquisar e frequentar muito o Timezone, com o intuito de, inicialmente, descobrir porque os ponteiros de um relógio que meu avô havia me deixado girava "redondo". Depois de uns dois anos frequentando o TZ, comecei a procurar, em BH, pessoas interessadas no assunto, mas só encontrava comerciantes, que não sabiam nada do que estavam vendendo.

Aí pensei: vou criar um troço como o TZ. E criei. Fiz também alguns artigos, para não ficar só um fórum, e, alguns deles foram até publicados na revista Pulso (com um monte de erros de português, não meus, culpa da revisora...).

O resto é história...


Flávio
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: em 16 Março 2009 às 12:00:09
Igor, vc ainda tem o Poljot?  Pois, pelo seu post, é um relógio histórico!

Se tiver, poste fotos do "camarada".



Minha história é bem mais simples. Sempre gostei de relógios mecânicos, mas, meio que assim, sem grandes curiosidades sobre seu funcionamento. Tinha só uma meia dúzia deles. E mais alguns quartz...

Até que, numa bela manhã de sábado, conversando com Mestre Gravina no Carregalo (que tb conhecí por indicação do Mestre!), ele me falou do FN, e me mandou o link por e-mail.   Aí...

Confesso que subestimei o Vírus Horológico. Ele foi me atacando aos poucos e, quando me dei conta, já estava completamente infectado.

E hoje, estando plenamente ciente da infecção, tenho certeza que, mesmo que descubram um antídoto forte para o bichinho, vou preferir continuar com a "doença"!!!!


Grande abraço a todos os colegas "infectados"!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: mestreaudi em 16 Março 2009 às 15:42:19
Tópico interessante!!!!  ;)

Não tem como não misturar a história pessoal por relógios com o FRM.

Eu SEMPRE me interessei por relógios... SEMPRE!!!

Fui aprendendo aos poucos, sozinho..... herdei vários relógios, principalmente os sociais à corda mecânica....
Descobri q eu tinha um relógio automático quando levei o Seiko 6139 para trocar a bateria...  ;D Desde então eu comecei a me interessar MAIS ainda por relógios... especialmente os mecânicos!

Descobri fóruns internacionais sobre relógios, especialmente Rolex!!!

Achei o máximo!!! Não sabia oq era um fórum nesse tempo!!!!

Daí pesquisando e pesquisando achei o FRM.... no mesmo dia me cadastrei e comecei a postar!!! Não parei desde então!!  :D
Lembro até hj do meu primeiro post.... foi me apresentando e postando uma foto da minha coleção na época!!! Logo os amigos daqui já começaram a dar as boas vindas....  :D

Abraços!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Enéias em 16 Março 2009 às 16:07:34
A minha se iniciou antes mesmo da existência do fórum. Eu estava no maravilhoso mundo do antigo "arremate" e tinha conhecido virtualmente o Pato Preto (saudoso Zeca) e começado a me interessar por relógios mecânicos - influência paterna. Navegando na net eu cheguei à página do Flávio. Enviei um e-mail felicitando-o pela iniciativa e recebi de volta um e-mail longo e bem explicativo. Eu não me lembro se na época o Flávio já cogitava criar um fórum e não me lembro de que forma ele o fez.

Fato é que fui um dos primeiros a me cadastrar no fórum e comecei a falar disso no Masp com muitas pessoas e convidando a participar. Começou a misturar tudo: arremate, fórum, carregalo...

O Igor, por exemplo, eu o conheci lá no Carregalo, com o Miguel, da mesma forma. O Alberto numa venda de um relógio (um pepino) e posterior entrega no Shopping Center Norte.

Acredito que eu passaria horas aqui me lembrando e digitando as muitas coisas boas que me ocorreram em função do fórum.

Pena que alguns se distanciaram e outros não estão mais no mundo dos vivos.

Fato: o fórum veio para ficar conosco ou "sem-nosco". ;D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 16 Março 2009 às 16:16:16
Salve, amigos!

Eu sempre gostei de relógios.
Mas de uma maneira um tanto que intuitivamente "inquestionável"  ;D (na verdade, eu nunca havia parado para pensar sobre a razão disso, parecia ser algo "natural". ;) :D .
Mas eu jamais pensei em ler sobre a sua história, suas influências sobre nossa própria história e tal...

Por um bom tempo, eu simplesmente achava que bons mesmo eram os mecânicos e automáticos.
Talvez por uma afinidade simples. Afinal, eu sou engenheiro mecânico, oras!  :)

Mas, um belo dia eu ganhei do meu pai um relógio a quartzo (um dos primeiros, estilo social, clássico, com ponteiros, etc.).
Foi um "choque". Eu fiquei simplesmente maravilhado e fascinado com sua precisão.  :o

Mas não demorou muito e eu passei a dar "mais valor" aos mecânicos.  ::)
Puxa! Os relógios a quartzo são fantásticos!
Mas, pensando bem,... Fazer um micro mecanismo desses, de funcionamento inteiramente mecânico, vencer as limitações, que eu como engenheiro sabia existir, simplesmente me acendeu a tal "lâmpada mágica".  Boing! ;) :D

Para ser franco a vocês, este é o ponto que até hoje ainda mais me atrai em um relógio mecânico.
A genialidade neles contida, que vencendo as limitações construtivas consegue fazer funcionar mecanismos com "extrema" (ou adequada) precisão.


Ok! Muito legal tudo isso, vocês dirão... E onde entrou o FRM?

Bom,...
Um belo dia eu simplesmente descobri que havia gente colecionando, comprando, desmontando, reformando, vendendo e principalmente curtindo relógios usados (eu nunca havia tido um relógio usado...), e tudo isso a um custo bem razoável,...  ;)  :D
Eu comprei alguns relógios no antigo Arremate, conheci lá pessoas como o Enéias, de quem eu comprei um dos meus primeiros exemplares usados.

E as nossas conversas eram todas por E-mail e telefone...
Certo dia, "trocando figurinhas" por estes meios (com o Douglas, o Sérgio Lorenzon, o Enéias,...), nós começamos a "discutir" quem poderia indicar um relojoeiro, aqui em Sampa, que fosse competente e razoavelmente "em conta".

Nós passamos por várias opções e (o Enéias e eu  :D) "descobrimos" um tal de Carregalo, um ex-aluno "estrela" do professor Cestari.
Por um bom tempo, eu "alugava" o amigo Zé Carregalo e ficava horas lá, de "papo", tomando o tempo útil dele...  :-\
 :D  :D  :D

Aí, um belo dia alguém (eu creio que foi o Sérgio Lorenzon) me falou do Flávio e do seu site, naquela época ainda não existia o fórum.
Eu passei a visitar o site (e tome e-mails...  ;D) e logo que o Flávio criou a primeira versão do FRM, eu me "registrei".
Eu acredito que os desta época, creio que os primeiros por lá, fomos o Lorenzon, o Enéias, eu,...
Com diferença de alguns poucos dias, outros foram se chegando,...
 ;) :D

Dizem que "recordar é viver",...
E essa parte até agora mostra exatamente um pouco disso.

Mas,...
Aí vem a segunda parte da coisa, as tais amizades que fizemos, fazemos e faremos aqui.
O grupo se "solidificou", equalizou os seus conhecimentos, se ampliou, saiu do Brasil!...
...e o vírus se espalhou!
 ;) :D

Pois é,...
E talvez como diria o Chicó, aquele personagem do brilhante Ariano Suassuna,...

"Eu só sei que foi assim,..."
 ::)

Abraços!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: ACPavanato em 16 Março 2009 às 19:34:23
Primeiramente quero pedir "licença" à VELHA GUARDA aqui do Fórum, para contar como foi que cheguei por aqui.  ;) ;) ;)

Minha paixão por relógios, mecânicos ou não, confesso que nem sabia que existia alguma diferença nisso, vem de criança, e acho tem "alguns" motivos.

Um deles, foi o meu pai. Que sempre após o jantar, me colocava em seu colo e deixava eu dar corda no "velho" despertador que o acordaria no dia seguinte.
Por vezes, lembro-me que ele fazia com que os ponteiros fossem "mexidos" e aleatoriamente pedia para que eu falasse que horas os ponteiros estavam indicando.
Foi assim que aprendi a "ler" as horas! :D :D :D
Meu pai, tinha um amigo que era relojoeiro, que com ele pescava todos os finais de semana (chova ou faça sol), e quando por lá passavámos (na relojoaria), enquanto o meu pai conversava sobre pescarias, eu subia na cadeira do sr. Jamil (relojoeiro) e ficava observando por "horas" a bancada, onde tinha um monte de relógios. Uns trabalhando, e outros tantos parados ...isso me facinava!
Acho que foi aí que tudo começou! :D :D :D

Outro motivo que me vem a memória, quando penso onde tudo começou, é também por "culpa" do meu avô Osvaldo. Ele tinha por hábito, todas as noites após o jantar, conferir o horário do seu relógio com a televisão. E por ele ser surdo, devido a uma grave doença, alguém que por perto estivesse, seria meio que "obrigado" a conferir "as horas" com o inicio do Jornal (só não me lembro se era o Jornal Nacional).
Como eu já sabia "ler" as horas, isso me tornou o "ajustador" oficial do relógio do meu avô. Por vezes tinha que acertar as horas, pois sempre tinha uma "diferencinha" entre o que a tv mostrava e o que marcava o relógio SEIKO do meu avô.  ;D ;D ;D

Pois bem, acima esta alguns dos motivos do porque acho que sou "apaixonado" por relógios!

Agora, já "navegando" pela internet, fui descobrir o Arremate, e também acabei conhecendo as "figuras" citadas pelos amigos, dentre elas uma pessoa me ajudou muito nesta história - o meu amigo VITORINO de Santos - SP ou melhor o VFAlmeida. Esse "camarada" me influenciou e muito neste "negócio" de "juntar" relógios. Embora ele sempre me dizia em alto e bom som:
" - Quantos pulsos você tem Pavanato? Então para que tantos relógios?"  ;D ;D ;D
Outra pessoa muito influente, foi meu grande amigo Luiz, relojoeiro aqui de Bauru SP.
Nas "buscas" pela internet, também vim a fazer uma grande amizade com o sr. José Moraes - o JAMoraes. Este sim me colocou na"linha"!  ;D ;D ;D
Por fim, o Douglas Gravina, que para mim sempre foi o Moshi Cohen - uma pessoa que sempre me encantava com seus anúncios, onde sempre demonstrava ser um profundo conhecedor e admirador de relógios.
Aí chega a vêz de conhecer e ter o meu primeiro contato aqui com o Fórum.
Um dia achei que tinha que ir ao MASP, pois o sr. José Moraes já tinha me dito, que ali estava a "meca" dos colecionadores e apreciadores de relógios.
Pois bem, num domingo de muito sol, estou eu pela primeira vez na vida no MASP, conversando com o sr. José, quando ele vira e dispara à "queima-roupa":
"...Pavanato esse aí é o Gravina. O "tal" Moshi Cohen do qual você tanto fala!"
Caramba, quase cai das pernas. Mas respirei fundo e "parti" pra cima do agora amigo Douglas Gravina!
Entre tantas conversas, ele fez o convite para que eu conhecesse o Fórum e daí em diante a história todos os amigos aqui do Fórum já conhecem!

Quanto aos grandes amigos que por aqui fiz, tenho que citar o nome de mais estes, pois com eles já tive a felicidade de trocar "bons papos": o Marcelo Costa, o zÉ, o Alberto, e o "seu" Pandolfi.
Outros tantos amigos, embora não tenha citado seus nomes, todos tem a minha eterna gratidão e reconhecimento por muita coisa boa que por aqui escreveram, me dando a oportunidade de ler e aprender.

Por isso que eu sempre digo, e tenho isso como filosofia de vida:
- DAQUI SE LEVA APENAS AS BOAS RECORDAÇÕES DOS AMIGOS QUE VOCÊ CONSEGUE FAZER!

Abraços!

ACPavanato
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 16 Março 2009 às 19:55:20
Igor, vc ainda tem o Poljot?  Pois, pelo seu post, é um relógio histórico!

Se tiver, poste fotos do "camarada".

Sá,

Sim, ainda tenho o Poljot. Inclusive estive com ele no pulso ontem e hoje, daí eu ter lembrado esta história de como conheci o Fórum e a idéia deste tópico.

Sou péssimo com fotos, mas aí vai um esbocinho de fotografia, só para não fazer desfeita ao amigo:

(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/sturmanskie.jpg)



Aos demais amigos,

Muito obrigado pelas participações!
Este tópico está uma delícia de ler, e espero que TODOS os colegas, sejam novos, sejam antigos, postem aqui sua história com os relógios e da sua chegada ao nosso Fórum. Aliás, este é um favor que peço! :D

Não se acanhem! Toda história é interessante e válida de ser contada, por mais boba que vocês possam achar que seja.
Recordar é viver, como bem citou nosso Mestre Alberto!

Um abraço,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: ESTRELADEDAVI em 16 Março 2009 às 21:04:40
Começei a me interessar por relógios mecânicos quando ganhei de minha avó e avô um Omega de bolso, quantas vezes dei corda nele e abria a tampa de trás para ver a máquina funcionando, isso foi no 3º ano do colegial tinha 17 anos.

Depois veio a faculdade, começei a pesquisar na internet o site das empresas, em especial a Omega, porque o relógio de bolso que ganhei era dessa marca; com relação as revistas como Veja, Playboy e BusinessWeek, passei a ficar mais atento com relação as propagandas, ficava lendo, admirando, mais ao mesmo tempo frustrado por não poder comprar, afinal faculdade = vacas magras.

Com o acesso a internet começei a pedir catálogos, recebi alguns da Omega, fiquei maravilhado com o Seasmaster James Bond, ficava pensado: algum dia irei ter um??? Graças a D'us terminei a faculdade e passado algum tempo consegui um bom emprego e a oportunidade de realizar o sonho.

Comprei o Semaster James Bond, esse relógio foi o motivo de ter conhecido o fórum, resolvi mandar ele pra revisão, recebi junto com a nota fiscal da Omega a ficha do vibrograph, ficava olhando aquilo e pensando o que será que esse monte de números quer dizer, fui pesquisar e topei no Google com a FRM, fui muito bem atendido e acabei ficando.

Uma coisa interessante, no começo ficava admirado pelo fato de algumas pessoas gostarem de relógos antigos e usados os ditos "vintage", afinal relógio bom é relógio novo, tinindo  ;D ;D ;D.

E hoje grande parte da minha coleção é vintage.

Abraços a todos os colegas do fórum.

Weber
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Malima em 16 Março 2009 às 21:17:50
Como disse o Amigo Alberto ... recordar é viver ... então chega de papo e vamos ao que interessa !! ;D ;)

Bom ... o gosto por relógios eu acho que nascí com ele ... e a medida que fui amadurecendo "ele" também crescia e amadurecia !! ;)

Meu prazer maior é reviver/ressucitar relógios que muitos diriam ... "joga isso fora e compra um novo" ... mas eu sou teimoso/perseverante !! :D ;)

Minha "fissura"por relógios começou, lá pelos 9/10 anos, quando me dei conta dos relógios do meu Pai ... eu me lembro bem que ele tinha alguns, algo em torno de uns 6 relógios, e dois me chamavam bastante a atenção:

1) Seiko Automático com mostrador preto, calendário, ponteiros dourados e eu adorava colocá-lo no pulso e mexer o antebraço para sentir o giro do rotor;  ;D   

2) Um Eternamatic Kontik 20 todo em aço e mostrador branco ... no meu pulso ele ficava enorme e eu me sentia muito importante quando estava com ele;   ;D

Infelizmente eu não sei onde foram parar estes relógios !  :(

O tempo foi passando ... a grana curta não me permitia comprar os relógios que eu apreciava nas vitrines ... mas em abril de 1982 conseguí meu primeiro emprego e
não teve jeito ... com meu primeiro salário comprei o relógio que marcou minha adolescência e está comigo até hoje.

Technos Skydiver 100M Quartz com máquina ETA/ESA 955.114. Fiz mil e uma peripécias com ele e o bicho aguentou o tranco e ainda está totalmente original, excessão para a escala do bezel, e funciona perfeitamente ! É meu Xodó !!!

(http://i66.photobucket.com/albums/h278/malima/Technos/TechnosSK100m_3.jpg)

Daí não houve mais como conter minha fissura pelos relógios  ;D ... mas no início eu gostava mais dos Quartz e o gosto pelo relógios mecânicos veio mais recentemente ... mas precisamente em 2005 quando comprei meus primeiros mecânicos no ML ... aí não teve jeito ... fiquei contaminado pelo vírus mecânico ! ;)

A partír daí ... sentí uma imensa vontade de aprender/saber mais sobre essas incríveis "maquininhas" e seu engenhoso funcionamento  :D ... então depois de algumas pesquisas pela NET ... acabei descobrindo o FRM em Jan/2006 mas só me registrei, se não me engano, em 30/03/2006 e de lá para cá foi só alegria  :D ... minha coleção ajuntativa tomou outro rumo, evidentemente o mecânico, fiz grandes amigos, aprendí bastante ... e também fiquei contaminado pelo vírus do FRM.

Então é isso !! :D ;)

Grande Abraço !!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Glauco GM em 16 Março 2009 às 21:44:22
Eu também sempre tive um interesse muito grande por relógios.
Lembro quando vi pela 1ª vez um digital, daqueles "cara preta" que só aparecia a
hora quando se apertava o botão. Depois vieram os de cristal líquido...

Sempre tive o costume de comprar relógios, sempre quartz, analógicos e digitais.

Mas um dia, quando tive vários relógios com bateria zerada, por preguiça de levar
para trocar, pensei em voltar a ter algum automático, como tive quando era criança.
Em pesquisas na I'net acabei encontrando este fórum (o antigo ainda, em seus
derradeiros dias) e desde aquele dia, percebo que meu foco mudou completamente.
Estou até com dó dos meus quartz  :-[. O que me atraiu muito na minha volta aos
mecânicos foi a necessidade de se "interagir" com eles, o ritual diário de se dar corda
para que não parem, é um momento muito bom !  ;) 
Ainda estou começando, mas neste pouco tempo acho que já adquiri uma boa
amostra de mecânicos (automáticos ou à corda), mas meu sonho de consumo é
mesmo um Omega Speedmaster  :P.

Agora, não posso deixar de registrar a grande alegria que tenho de perticipar deste
fórum, onde o respeito, amizade e interação é de um nível difícil de se encontrar
em fóruns de outros assuntos. Espero uma oportunidade de conhecer alguns dos
amigos em um domingo no Masp ou no Bexiga !

abraço a todos
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: automatic em 16 Março 2009 às 22:32:18
Sempre gostei de coisas antigas, colecionar...
Sempre tive vários relógios, mas nada caro. Tive Casios, Swatch, Citizen... Tudo Quartz...

Chegou uma hora que eu fiquei de saco cheio de colecionar selos. Selo não dá para usar, ninguém vê, uma curtição meio isolada do mundo.

A febre MP3 estava começando, não dava nem gosto comprar CDs...

Aí resolvi me concentrar nos relógios que eu gostava.
Como que eu ia começar uma coleção de Omegas com preços nas alturas ?... Aí comecei a comprar usados no ML.
A cada compra eu ligava pro vendedor para bater um papo. Alguém então me recomendou dar uma olhadinha no tal de FRM...

Aí ... lascou... A coleção dobrou, triplicou...




Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: em 16 Março 2009 às 22:42:08
Sá,

Sim, ainda tenho o Poljot. Inclusive estive com ele no pulso ontem e hoje, daí eu ter lembrado esta história de como conheci o Fórum e a idéia deste tópico.

Um abraço,

Igor
[/quote]



Grande abraço!
Igor, vc ainda tem o Poljot?  Pois, pelo seu post, é um relógio histórico!

Se tiver, poste fotos do "camarada".

Sá,

Sim, ainda tenho o Poljot. Inclusive estive com ele no pulso ontem e hoje, daí eu ter lembrado esta história de como conheci o Fórum e a idéia deste tópico.

Sou péssimo com fotos, mas aí vai um esbocinho de fotografia, só para não fazer desfeita ao amigo:

(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/sturmanskie.jpg)



Aos demais amigos,

Muito obrigado pelas participações!
Este tópico está uma delícia de ler, e espero que TODOS os colegas, sejam novos, sejam antigos, postem aqui sua história com os relógios e da sua chegada ao nosso Fórum. Aliás, este é um favor que peço! :D

Não se acanhem! Toda história é interessante e válida de ser contada, por mais boba que vocês possam achar que seja.
Recordar é viver, como bem citou nosso Mestre Alberto!

Um abraço,

Igor


Igor, obrigado pela atenção! E, você tem razão: este tópico ficou gostoso de ler!!!!

Grande abraço!

Ah!: a máquina dele é a 3133?
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 16 Março 2009 às 23:37:56
Salve!

O "oculista do Hubble" rides again,...
...fiat lux!
 ;) :D

(http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/PoljotIgor.jpg)

Abraços!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Wadley em 17 Março 2009 às 08:10:47
Foi através de um artigo do Flávio na revista Pulso. 

Posteriormente, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, pois trabalhava perto de sua residência dem BH.  Nesta época, ele ainda estudava para os concursos públicos....... ;D

Isso aconteceu, antes da criação do FRM.

Wadley
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 17 Março 2009 às 08:23:04
Ah!: a máquina dele é a 3133?

Isso mesmo, Poljot 3133, daquelas bem feias... mas eficientes!



Obrigado pelo retorque Alberto.
Estou precisando calibrar a tela do meu notebook. Lá em casa, a foto parecia estar bem iluminada. Só fui ver como está uma porcaria agora de manhã. :(

Abraços,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: jeans em 17 Março 2009 às 08:50:25
Eu conheci o fórum em uma série de passos...

Eu já gostava de relógios (gosto esse vindo do meu pai), tinha lá na gaveta umas quinquilharias horológicas e resolvi comprar um relógio "bacana", pesquisei, pesquisei e a escolha foi um Tissot TXL. Comprei o dito no ML e ao chegar o relógio eu resolvi procurar um lugar para atestar se o relógio era origi ou não, fui ao Francelino aqui em Brasília e lá me informaram que o relógio era falsificado (eles só descobriram abrindo o relógio, antes disso falaram: Ah! Esse é original, pq te preocupas?).

Indignado com o fato, entrei em contato com o vendedor, recebi o dinheiro de volta e devolvi o relógio. Decidi então que iria estudar mais para não ser enganado tão facilmente. Através do google cheguei a um explicação que o amigo Adriano estava dando no Orkut para uma pessoa que estava em dúvidas, lá entrei em contato com ele que me orientou a cadastrar no fórum e expor minha experiência com o pessoal, foi aí que tudo começou...

[]'s
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: MarcosPR em 17 Março 2009 às 09:25:11
Eu conheci através do site (Relogios Mecânicos) e também dos bons comentários em outro forum de relógios.

Abraço

Marcos Eduardo
Ctba/PR
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: zE_ em 17 Março 2009 às 11:02:27
Desde muito pequeno, sempre gostei de relógios.

Assim como o Wadley, tbm foi pela revista Pulso que descobri o FRM.

Mas para mim o mais interessante foi saber que o Adriano que sempre postava sobre Seiko nos foruns gringos era o mesmo que sempre esteve aqui.... ;D

Abraços,
Jose A.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 17 Março 2009 às 13:20:51
Vivendo e aprendendo mesmo. Eu lembro do "Moshi Cohen" no ML. Mas só agora vi que o MC era o Gravina. Isso nunca passou pela minha cabeça! kkkk


Flávio
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 17 Março 2009 às 13:42:07
Vivendo e aprendendo mesmo. Eu lembro do "Moshi Cohen" no ML. Mas só agora vi que o MC era o Gravina. Isso nunca passou pela minha cabeça! kkkk

Isso é o que eu chamo de "ser desligado"... ;D ;D ;D

Abraços,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: ACPavanato em 17 Março 2009 às 17:05:56
Vivendo e aprendendo mesmo. Eu lembro do "Moshi Cohen" no ML. Mas só agora vi que o MC era o Gravina. Isso nunca passou pela minha cabeça! kkkk

Isso é o que eu chamo de "ser desligado"... ;D ;D ;D

Abraços,

Igor

KKKKKKKKKK !!!!

- Essa foi a melhor do dia !  :D ;D :D ;D :D

Abraços!

ACPavanato

Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: C.Osti em 17 Março 2009 às 17:48:36

Vi um relógio a venda no Mercado Livre, um Omega em ouro.

Fique encantado com o relógio, com nunca havia comprado nada no ML,resolvi pesquisar o vendedor.

Acabei sendo direcionado, pelo Google, para o fórum antigo.

Desde então visito o fórum diariamente.

PS. O nome do vendedor " MOSHI COHEN"

Abs.

C.osti

Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 17 Março 2009 às 18:03:18
Vivendo e aprendendo mesmo. Eu lembro do "Moshi Cohen" no ML. Mas só agora vi que o MC era o Gravina. Isso nunca passou pela minha cabeça! kkkk

Isso é o que eu chamo de "ser desligado"... ;D ;D ;D

Abraços,

Igor



 ;D ;D ;D

Realmente!
 :D

Pois é,...
No caso talvez seja até,...

Um ser desligado.
 ;D  ;D  ;D

Abraços a todos!
 ;D  ;D  ;D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Pandolfi em 17 Março 2009 às 20:47:24
Sempre gostei das coisas antigas, principalmente dos relógios de bolso. Tanto é que tenho um despertador de mesa com a parte frontal imitando uma vitrola marrom (verdadeiro bokomoco).
Tenho também uma máquina de calcular FACIT daquelas de manivela, funcionando perfeitamente.
Tempos atrás, estava procurando no ML uma agulha para uma cápsula do Toca Disco Akai, quando topei com o anúncio de um relógio Roskopf, igual ao que meu pai usava.
Pensei, vou comprar este relógio, contatei o vendedor, o PRA Antiguidades, e comprei o bendito.
Se fui feliz na compra? Hummm.., como diz o Alberto.
Obviamente, está funcionando perfeitamente até hoje, até já postei a foto dele aqui, uso direto.
Depois desta compra, passei a procurar outros relógios e paralelamente estava participando de um fórum sobre Home Theater onde “aprendi” postar nos tópicos.
Daí até me inscrever no FRM foi um pulo, ainda lá no antigo.
Quanto às amizades feitas aqui, no tópico sobre a verdadeira amizade estão meus depoimentos.
Abraços.
Pandolfi
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 18 Março 2009 às 09:03:44
Tô falando sério, não fazia a mínima idéia disso e, acho, talvez meu Ebel Type E tenha sido do Gravina, ele que confirme aí. É que eu comprei ele de quarta mão, vamos dizer assim: um cabra o comprou em Aruba, o vendeu para um cara no Brasil, acho, apenas acho que era o Gravina (o tal Moshi Cohen kkkkk!), que o vendeu a um cara do Nordeste (que, aliás, eu conhecia, conversava por telefone, mas esqueci quem é. Vejam minha memória...E depois todos falam que tenho memória fotográfica. Bem, até tenho, mas ela é meio "seletiva") e depois o troço veio parar na minha mão. Eu acho.


Flávio
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 18 Março 2009 às 09:24:08
Flávio,

Sei que este seu Ebel passou pelas mãos do M. Michel.
Refrescou a memória?

Abraços,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 18 Março 2009 às 09:30:28
Foi, realmente, o Lorenzon e ele até tiraram fotos. E, depois, este relógio, já nas minhas mãos (não foi culpa de quem me vendeu) ainda me deu um trabalhão, pois soltou uma das travas de uma das alavancas do crono, travou tudo, foi para a revisão, na revisão arranharam o rotor, encrenquei, pedi outro, arrumaram, aí arranharam uma platinha, arrumaram (esta eu acho que não trocaram, apenas poliram. Dá para ver na lupa...). No final das contas ficou zero, com uma variação assustadora no Vibro que até hoje me impressiona.

O relógio tá zero, foi comprado há 7 anos (e, pouco depois, saiu de linha. Mas curiosamente, a linha se tornou mais atual hoje do que na época do lançamento. Quando do lançamento, os Type E, na minha opinião, eram "estéticos" demais. Hoje parecem com os relógios da moda...Com pulseira de borracha então, que não é meu caso...Aliás, eu gostaria de ter uma pulseira de borracha para ele, mas nem olhei o preço, me cobrariam uma fortuna, conheço meu gado).


Flávio
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Desotti em 18 Março 2009 às 16:18:31
Frequento um forum de discussão sobre audio e video desde 2002, o HT Forum (http://www.htforum.com.br) e lá existe um sub-forum denominado "Zona Livre" onde são discutidos assuntos diversos, sendo que abri ali um tópico chamado "Clube dos Relógios de Pulso" (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=55965).

Foi ali que o Lucius, amigo forista de longa data no HT Forum, me indicou este fantástico espaço que é o Forum Relógios Mecânicos. :)

Abraços!

Marcelo.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Pandolfi em 18 Março 2009 às 18:02:22
Frequento um forum de discussão sobre audio e video desde 2002, o HT Forum (http://www.htforum.com.br) e lá existe um sub-forum denominado "Zona Livre" onde são discutidos assuntos diversos, sendo que abri ali um tópico chamado "Clube dos Relógios de Pulso" (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=55965).

Foi ali que o Lucius, amigo forista de longa data no HT Forum, me indicou este fantástico espaço que é o Forum Relógios Mecânicos. :)

Abraços!

Marcelo.
Marcelo , este HT Forum é aquele sobre Home Teather, que eu citei acima?
Faz tempo que não visito.
Pandolfi
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Desotti em 18 Março 2009 às 19:25:16
Amigo Pandolfi, procurei seu nome lá e encontrei, portanto é lá mesmo! ;)

Abraço!

Marcelo.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: lucius em 19 Março 2009 às 11:15:11
Foi ali que o Lucius, amigo forista de longa data no HT Forum, me indicou este fantástico espaço que é o Forum Relógios Mecânicos. :)

Pois é Desotti e pelo tema lá do HTForum, me espanta que aquele "nosso" tópico dos Relógios renda tanto e continue ativo !

Eu descobri o fórum relógios mecânicos logo no começo, quando ainda nem tinha comprado o primeiro automático (que foi o meu Airspeed) e por muito tempo fiquei só na "coruja" lendo e aprendendo aqui com os amigos.

Lucius
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: paulorocha em 19 Março 2009 às 15:15:44
Rapaz... Sabe que não lembro...  ::) ::) ::)


Bem, na verdade eu encontrei o fórum depois de uma pesquisada na net atrás de informações sobre um Orient Automático.

Um dos meus cunhados havia ganho este tal Orient numa aposta com um colega de trabalho (jogo de sinuca...). Mas, como ele não gostou muito do relógio me vendeu por míseros R$20,00. O relógio estava bem detonadinho, vidro riscado, caixa pior ainda, mas ate que mantinha uma precisão razoável.

Eu e minha incontrolável mania de encontrar o máximo possível de informações sobre tudo que me cai nas mãos, fui a luta. E depois de uma consulta a São Google, encontrei a página do Flávio e dentro dela o link para o fórum. Me cadastrei e passei a "corujar" as conversas.

Isto foi a uns 5 anos, quando ainda morava em Curitiba.

Desde então, é difícil o dia em que não entro no fórum, nem que seja só para ler...




Um grande abraço a todos, e obrigado por tornarem este fórum um dos melhores da internet a nível mundial!




PS.: o tal Orient deu PT a uns 3 anos (uma queda do 2 andar), e virou a minha primeira cobaia...
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: MarcosPR em 19 Março 2009 às 15:56:32
Paulo

O relato de como o relógio (Orient Automático) chegou até vc foi ótima, hilária (aposta em jogo de sinuca).

E completou com a forma de 'falecimento' do mesmo (queda do 2º andar).

Obrigado por compartilhar conosco a interessante história desse Orient.

Abraço

Marcos Eduardo
Ctba/PR
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Bruno Recchia em 19 Março 2009 às 19:21:35
Oi pessoal !

Bem que eu gostaria de poder dizer como cheguei aqui... mas a bem da verdade, nao tenho idéia de como aconteceu !!

Deve ter sido la pelo fim de 2001, quando comecei a me investir mais seriamente em relogios mecânicos...

Mas a bem da verdade, o interesse por relogios, ele vem desde... sempre !! quando eu tinha 4 ou 5 anos, ja era fascinado por relogios !

Abraços,

Bruno
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: JR em 19 Março 2009 às 22:50:50
Olá Amigos,

Também não lembro como e quando exatamente conheci o Fórum. Lembro que me cadastrei e comecei a postar em 2003, mas já acompanhava há muito tempo. Antes, também, já conhecia o site do Flávio, porque desde que comecei a usar a internet sempre pesquisei sobre relógios.

Aliás, também gosto de relógios desde criança, porque meu pai também gostava e passou o "virus" para mim. Ele não usava a internet, mas antes de sua repentina partida eu tinha o hábito de imprimir algumas coisas para ele ler, quando eu achava que o tema o interessaria.

Gostaria de poder participar com mais frequência, mas infelizmente o tempo sempre me faltou, ou talvez eu não saiba aproveitá-lo melhor, ainda. Mas o fato é que conheci muitos amigos por aqui, e com alguns tive a oportunidade de manter um contato mais direto, por email ou MPs.

Não tenho o hábito de ler e também nunca postei em nenhum outro Fórum. Procuro me esforçar para acompanhar e até participar desse aqui porque os participantes são pessoas muito especiais, como tenho observado desde o início.

Um abraços a todos e espero que nunca esqueçamos de manter eternamente esse ambiente tão fraternal e divertido!

José Raimundo
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Daniel Eira em 20 Março 2009 às 08:34:03
Amigos,

Tudo começou quando eu minha avó achou um orient que foi do meu avô em seu armário. Ele estava com o vidro trincado e com o botão que muda do dia da semana de ingês para espanhol quebrado. Comecei a pesquisar no google sobre ele até que eu encontrei um link do antigo fórum. Fiquei muito tempo apenas lendo e aprendendo, depois de uns 6 meses me cadastrei e comecei a postar bem pouco e por fim, após a migração para este fórum eu comecei a postar bem mais ! ;D

Abs

Daniel

obs: Também demorei um tempo até saber que o Gravina era o Moshi Cohen !
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: O Cara em 21 Março 2009 às 01:29:19
Primeiro post no fórum e já começo por esse tópico interessantíssimo.

Também faço parte do HT Fórum, que o Desotti e o Pandofi citaram.
Outro dia (esse mês, março/2009) navegando pelo fórum, vi o tópico que o Desotti falou, "Clube dos Relógios de Pulso" e comecei a navegar e me apaixonei pelo Ômega Speedmaster Schumacher 2001 que o Desotti postou lá e também por muitos outros relógios que vi.

Aí comecei a pesquisar mais sobre os Ômegas e sobre os movimentos, sempre lendo lá e procurando no google algo a respeito.
A pesquisa sobre os Ômegas me levou a pesquisar sobre os movimentos que me levou a pesquisar sobre os mecânicos, que me levou a pesquisar sobre os automáticos e ver as diferenças entre eles etc etc etc.

Agora sinceramente não me lembro se cheguei aqui pelo link do Lucius no HT Fórum ou se foi no Google, mas acho que foi no link do HT Fórum.

Quanto aos relógios eu sempre gostei, sempre tive relógios, mas nunca colecionei (e pra falar a verdade nem pretendo), sempre tive 1 ou 2 relógios que eu usava conforme meu gosto ou conforme a roupa, meus últimos relógios estão comigo há mais de 10 anos, um Citizen Minicombo e um Technos Skydiver (esse foi paixão de adolescencia que só pude comprar já adulto). Ahhh, tenho também um socialzinho preto quartz, sem marca que ganhei do meu cunhado, uso geralmente quando estou de terno ou roupa social, esse tem uns 3 anos apenas, deve ser bem baratinho, mas é muito bonitinho, todo preto com caixa em aço fosco e pulseira de couro preta, bacaninha.

Bom, finalizando, com as frequentes leituras e estudos que tenho feito, me apaixonei pelos movimentos mecânicos, tanto corda quanto automáticos. Ainda não tenho nenhum, mas pretendo comprar alguns assim que for possível. Por enquanto não posso gastar, estou apenas aprendendo sobre o assunto para ajudar nas minhas futuras escolhas.

Como disse acima, não pretendo colecionar, mas sim adquirir alguns exemplares que me deixem feliz ao usá-los, minha política será de comprar apenas o que eu sinta prazer em colocar no pulso (daqui pra frente, sempre mecânico), não quero relógio para ficar guardado.  ;)

Fico por aqui, agora que me cadastrei, vou participar mais ativamente.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 21 Março 2009 às 08:35:52
Amigos,

Muito boa a participação de todos! Obrigado.

Mas está faltando muita gente ainda! Vamos lá amigos, contribuam com a história do Fórum contando a sua.
Aposto que tem muita coisa interessante aí para ser ouvida.



Fábio, ou "Cara",

Seja muito bem vindo!
Muito legal sua participação, obrigado.
Geralmente o pessoal começa mais tímido, escrevendo pouco (acho que com receio dos mais antigos)... Gostei de ver!

Abraço a todos!

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Byron em 21 Março 2009 às 10:34:57
Bom, cheguei por aqui da seguinte maneira:
- na minha fissura por relógios, pesquisava muito na net. Um belo dia topei com o Relógios & Relógios do Rovel e fiquei espiando por lá um tempo. Por lá, inclusive, fiquei doido com umas fotos de divers da Seiko. As fotos haviam sido postadas por um tal de Marcelo Costa ( conhecem? kkkk).
Certa vez, alguém do R&R havia comprado um Autavia e nos comentários acabaram falando do "Lobo", Do "Mosh Cohen" e que iam "correndo para o Tópico dos tópicos do Relógios Mecânicos"...
Não tive dúvidas e fiz o mesmo ;D

Abraço, Byron
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: sjmartins em 02 Janeiro 2010 às 16:55:22
Aproveitando a folga de final de ano, achei que valia a pena reativar este post e compartilhar minha breve "experiência" no FRM.

Relógios fazem parte da minha memória afetiva desde longa data. Ainda na infância ganhei em 1972 do meu pai um Eska mecânico, que só usei durante os anos do colegial - me incomodava o relógio parar quando ficava sem uso. Passei a usar um Orient automático e ao longo dos anos perdi de vista o Eska, na casa dos meus pais.

Visitando sempre o ML a procura de selos e máximos-postais, em 2007 me lembrei do meu primeiro relógio e em uma busca rápida encontrei um modelo parecido, que adquiri sem pestanejar. Já então apreciava os modelos mecânicos, ainda que não tenha habilidade suficiente para manipular estas peças e apreciar detalhes do mecanismo subjascente. Em um crescendo, li muito sobre as marcas e modelos de meu interesse em TZ e Watchuseek, e passei a "ajuntar" os ítens que me atraem (mecanismos com fases lunares e mostradores tipo pulsômetro, p.ex.), sem uma preocupação uniforme com estilo ou investimento.

Mas e o FRM? Não foi difícil encontrar a excelente página do Flávio e a referência a este fórum, que passei a frequentar anonimamente, pois sou "lerdo" em informática e achei meio complicado o sistema para solicitar/receber a liberação dos moderadores. No final de 2008, quando ganhei um Baume dos anos 1950 bem preservado, resolvi participar do concurso de fotos organizado pelo Humberto Reis. Nesta ocasião importunei algumas vezes o Humberto, Flávio e o Alberto para liberarem o meu acesso... desde então não tenho sido dos membros mais ativos, ainda que o número de mensagens por mim postadas exceda o registrado no meu perfil.

Desde então tenho nos meu favoritos o endereçõ do FRM. Acompanhei as discussões sobre mudança da plataforma/provedor, o relato da visita de um membro à sede da Patek na Suiça, artigos técnicos sobre modelos e movimentos, o acidente e recuperação do Bruno, enfim... parte da rica história deste espaço qualificado para quem gosta principalmente de relógios - vejo que cutelaria e canetas por vezes suscitam o interesse dos participantes.

Aos moderadores, meus parabéns pela qualidade e visão com que conduzem o FRM, um espaço instrutivo, amigável e (o mais difícil) averso a pretensões elitistas. ;)

Sandro MArtins
 
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Cigano em 02 Janeiro 2010 às 16:59:32
Eu sempre gostei de relógios e quando eu adiquiri o meu primeiro relógio mecânico um Orient 46941 eu fui procurar alumas informações sobre o movimento e cai aqui por algum tópico pelo pesquisa no google, mais demorei cerca de 2 messes para me cadastrar !!
E eu me arrependo de não ter me cadastrados antes !!

Feliz 2010 pessoal !!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 02 Janeiro 2010 às 17:42:06
Salve!

Igor,
Para mostrar que é "para a frente que se anda"... (e como!  ;)  :D)

Poste uma foto "atualizada" do seu Sturmie!

(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/sturmanskie.jpg)


Abraços e feliz 2010 a todos!
Alberto
 8)
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Mario_Fpolis em 02 Janeiro 2010 às 18:00:38
Belas histórias.

A minha é bem mais simples.

Sempre gostei de relógios, mas tinha UM singelo Tissot PRS200.

Minha esposa ganhou um Omega De Ville feminino de herança e eu queria saber se valeria a pena reforma-lo, pois a tige estava solta, ele não mais funcionava e estava muito sujo.

São Google me levou ao FRM, onde abri um tópico com a pergunta acima. Fui super-bem recepcionado por Alberto, Igor, Adriano e tantos outros que resolvi ficar. Puxei cadeira, pedi uma cerva e aqui estou até hoje.

Em menos do que um mês de membro do FRM comprei um Orient Sub, participei do RM1 e 2, adquiri os ubíquos Monster e, acima de tudo, fiz amizades que prezo muito.

Em resumo, é isso.

Amplexos, Mário
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: JJVILELLA em 03 Janeiro 2010 às 02:55:48
Sem novela nenhuma!!!!!!!!!!!!!!!


Pesquisa na internet e pronto.

Abs.

JJ
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 03 Janeiro 2010 às 17:23:13
Igor,
Para mostrar que é "para a frente que se anda"... (e como!  ;)  :D)
Poste uma foto "atualizada" do seu Sturmie!

Salve, Alberto!

Boa idéia! ;)

Segue:

(http://farm3.static.flickr.com/2714/4241828284_4ab29847c3_o.jpg) (http://www.flickr.com/photos/igorschutz/4241828284/)


Um abraço,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 03 Janeiro 2010 às 19:05:45
 8) 8) 8)

Muito legal, Igor!
Valeu!

Um grande abraço!
Alberto
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Fabricioab em 03 Janeiro 2010 às 20:15:58
Eu me lembro perfeitamente, obvio neh, não faz tanto tempo assim não.

Estava a procura de informaçoes de um Tissot PRC200, mais precisamente o T17.1.586.52, pois estava certo de comprá-lo, porém na primeira busca n encontrei o FRM, e sim outro site que vcs conhecem :D

Lá percebi o movimento meio "parado", com mtas informaçoes, mas sem mto contato "humano", dai resolvi fzer outra busca, e sim! Achei o FRM, aqui ambiente excelente, onde já conheço alguns integrantes e já considero que fiz varias amizades.

Não se trata só de relogios nossa "casa" que sempre frequentamos, e sim do carinho, do envolvimento, da preocupação humana que rola aqui, e só nós que fzemos parte dessa grande família (que é assim que considero) sabem do que estou falando.

Espero continuar por mtos e mtos anos, e hoje posso falar como proprietário, QUE VENHA O RM3!!!!!

Abs a todos e feliz ano novo a quem não desejei meus votos ainda.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: FALCO em 03 Janeiro 2010 às 22:28:58
...
Estava a procura de informaçoes de um Tissot PRC200, mais precisamente o T17.1.586.52, pois estava certo de comprá-lo, porém na primeira busca n encontrei o FRM, e sim outro site que vcs conhecem :D
...

Vindo do hardmob...
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: - STR - em 04 Janeiro 2010 às 09:36:22
Bom... amigos...

Continuando.. e "engrossando o caldo" do tópico...

Já conhecia o FRM... lia... bisbilhotava...  mas postava.. e ainda posto em um outro fórum... quando fiz amizade com o Pandolfi... aliás... diga-se de passagem.. através do outro fórum.. ele me "encheu o saco"  >:( >:( >:( para entrar... mas eu sempre ficava ressabiado.. uma vez que tenho mecânicos... mas a maioria dos "ajuntados" são quartz... de tanto o amigo Pandolfi  ??? ::) :o falar... me registrei... e cá estou... com quatro estrelinhas... e 370 posts... e ostentando o status de membro sênior... ;D ;D ;D
já conheci pessoalmente os amigos foristas.... Igor, Sá, Amadeu, Guimarães, Lessa, Sávio..... através do Sá conheci o Carregalo... o Pandolfi nem precisa falar...!

Grande abraço a todos... e que 2010 seja um ano muito especial...

Rodrigo STR ;D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Fabricioab em 04 Janeiro 2010 às 11:12:11
...
Estava a procura de informaçoes de um Tissot PRC200, mais precisamente o T17.1.586.52, pois estava certo de comprá-lo, porém na primeira busca n encontrei o FRM, e sim outro site que vcs conhecem :D
...

Vindo do hardmob...

JAMAIS!
Fui moderador de lá por longa data.
Meados de 2000, qdo eu era um gamemaniaco!

Vindo de outro mesmo, especializado em relogios apenas.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: nilomis em 04 Janeiro 2010 às 11:59:59
O meu caso é similar a muitos.

Achei o http://www.relogiosmecanicos.com.br/ (http://www.relogiosmecanicos.com.br/) via Google.

Sapeei um bom tempo até "criar vergonha" e me cadastrar no fórum.

O FRM é, na minha opinião, o melhor dos nacionais e ficará melhor se:

a) Reduzirmos o número de O.T.
b) Usarmos a ferramenta de busca (que aqui se chama "PESQUISA", o que é incorreto) antes de abrir um tópico redundante.
c) Mais participação em geral e em particular nos relógios mecânicos (nada conta os quartzo -- até tenho alguns mas ...).


Um grande abraço para todos e ... vamos enfrentar 2010,

Nilo

Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: em 04 Janeiro 2010 às 15:09:15
O FRM é, na minha opinião, o melhor dos nacionais e ficará melhor se:

a) Reduzirmos o número de O.T.
b) Usarmos a ferramenta de busca (que aqui se chama "PESQUISA", o que é incorreto) antes de abrir um tópico redundante.
c) Mais participação em geral e em particular nos relógios mecânicos (nada conta os quartzo -- até tenho alguns mas ...).


Um grande abraço para todos e ... vamos enfrentar 2010,

Nilo

Concordo em gênero, número e grau!
Os três pontos levantados pelo Nilo são totalmente pertinentes!
Assumo, inclusive, que tenho postado pouco e contribuído quase nada com os colegas. Não sei se falta de tempo é desculpa (na quase totalidade dos casos, não é...), mas, pretendo me redimir neste novo ano.

Que venha 2010!!!!!!

Grande abraço a todos!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Desotti em 04 Janeiro 2010 às 15:43:55
Sou outro que apesar de amar relógios reconhece contribuir pouco, até porque não tenho muita paciência em me aprofundar técnicamente no assunto e provavelmente sempre serei apenas um feliz ajuntador. ;D

Falando em off topics, conheci o forum por indicação de amigos foristas em um forum sobre audio e video do qual participo há muitos anos, o HT Forum (http://www.htforum.com.br), postadas justamente em um tópico que criei no subforum "Zona Livre" daquele espaço, denominado Clube dos Relógios de Pulso (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=55965). ;)

Abraços!

Marcelo.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: helio em 05 Janeiro 2010 às 08:08:29
Eu fui apresentado ao FRM via Lobo em seu gabinete (isso no final de 2006). O mesmo inssistia que deveria dar uma olhada com carinho e anotou o endereço em um papel. Honestamnete eu não me senti muito empolgado não, só havia participado de forums&cia em BBS na época dos Hays Smartmodems de 300bps, gostei da brincadeira e acabei me empolgando (talvez um pouco mais do que hoje).
Conheci muita gente interessante e fiz algumas grandes amizades, no fim posso afirmar que foi até o momento uma boa jornada.
[]s
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Savio84 em 05 Janeiro 2010 às 09:08:40
Pra falar a vardade, não lembro mais como cheguei até aqui ...sei que foi em 2004 !!! :D

Talvez pelos contatos mantidos com alguns amigos que ja conhecia pessoalmente extra-forum, que ja participavam dessa comunidade... ou até mesmo, como muitos por aqui, buscando algo atraves dessas ferramentas de busca do google, uol, etc.

Meu interesse por relogios vintages, ja se estende por longos anos, desde meus 13 aninhos ...cultivei e ainda cultivo varios amizades no meio e morro de saudades da época do grandes vendedores do Arremate, citando apenas 02 (Pato Preto e o VfAlmeida ...Zeca e Vitorino respectivamente), conversei bastante com eles sobre variados assuntos !!! :D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: jfestrelabr em 05 Janeiro 2010 às 09:40:40
Via NET, pesquisando no google e logo eu conheci o nosso presidente pessoalmente!!!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Enéias em 05 Janeiro 2010 às 16:20:49
O interessante é como ficamos dependentes do fórum. Mesmo com toda a chuva que castigou o litoral norte de São Paulo eu dei uma escapada e não consegui deixar de ler as mensagens novas do fórum.

É, efetivamente, algo que veio para ficar e "doutrinar".
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: EduBSB em 05 Janeiro 2010 às 20:35:12
                          Colegas de forum,

                          Tudo começou quando compreendi que não e pecado possuir mais de um relógio. Quando alguns (quase totalidade) dos colegas de trabalhos, amigos ou parentes observavam que eu utilizava mais de um relógio, a pergunta era sempre a mesma: Por que? Esta indagação me incomodava, pois eu observava a expressão de desaprovação na face destas pessoas. Era como se quisessem dizer: Para que se exibir ou se mostrar desta forma? Atualmene esta pergunta é respondida com uma outra: Porque vocês utilizam mais de uma camisa ou mais do que um par de sapatos....?
                          Posterior a isto, comecei a assistir na TV por assinatura os programas de venda e leilões de relógios (programa das lojas CARAT, por exemplo). Para quem achava que omega e orient eram marcas similares e que relógios a corda, automáticos e a quartz eram tudo a mesma coisa (pois não eram digitais), esses programas até que me ajudaram.  Dai, com o aumento do conhecimento, veio a necessidade de informação  então para  pesquisar no google e encontrar este forum de discussão foi um pulo.
                          Mesmo com pouquíssimo conhecimento que possuo a respeito de relógios mecânicos, desde o primeiro momento senti-me atraído a responder e levantar tópicos.
                          Já percebi que se trata de um espaço sério, onde as pessoas possuem um conhecimento técnico considerável,  se respeitam e se importam unas com as outras, isto é muito bom.
                          Onde isto vai parar para mim? Sinceramento eu não sei. Talvez eu me torne um ajuntador ou colecionador ou admirador ou conhecedor ou apenas um eterno curioso.
                          O que é certeza é que me sinto bem neste forum e quero aprender o máximo, o resto.....
                                                                                                                                                      Edu       

Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: dekkardnexus5 em 23 Janeiro 2010 às 23:49:50
Indicacao do Desotti, lah no htforum!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: leon em 24 Janeiro 2010 às 22:50:06
 ;) Através de revista da especialidade :)
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Jefferson em 25 Janeiro 2010 às 12:28:35
Assim que decidi comprar um relógio automático, comecei a pesquisar na internet sobre os mesmos e...

Pimba!! Apareceu o Fórum Relógios Mecânicos!!

Graças a vocês, minha (re)estréia ao mundo dos mecânicos foi com um Seiko 6119, que só me dá alegrias. 8) 8)

Abraços,

Jefferson
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: tstorquato em 10 Março 2010 às 19:41:04

Quando cheguei aqui, chamava cronógrafo de cronômetro; achava que Patek Philippe devia ser tão bom quanto Tag Heuer (mas para pessoas velhas); fiquei indignado ao saber que existiam relógios de R$ 10 mil; achava que Rolex era o melhor relógio do mundo; Seiko, Citizen, Orient, Technos, e outros, eram relógios de pedreiro; achava que cristal de safira jamais seria riscado; e por aí vai... Isso há apenas 8 anos atrás!

Esta é minha história de como vim parar aqui (desculpem pelo tamanho do texto). Como é a de vocês?

Abraços,

Igor


Puz Igor...voce me descreveu aqui...heheh
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: gzaiat em 10 Março 2010 às 20:59:38
Eu gostava de relógio, mas não ligava muito...
Até que uma vez ganhei uma réplica de Rolex submariner. Eu nunca tinha visto um relógio automático, e fiquei fascinado com o meu rolex farso. Por uns 2 anos pensei que o movimento do pulso carregava uma bateria que tinha nele. E eu ficava puto quando ele parava, pois era um saco arrumar a hora. A coroa era rosqueada e eu achava difícil  ;D
Até que um dia com ele parado, eu puxei a coroa, e achando que estava na posição de ajustar a data, dei corda nele. Eu achei que eu estava estourando a coroa, mas reparei que ele estava funcionando.
Depois levei em um relojoeiro pra me explicar. Ele me mostrou tudo, me falou como era, que na verdade era um relógio à corda com o movimento automático que mantém em funcionamento. Fiquei doido com isso!!
Eu passei a invocar com relógios.
Até que há pouco tempo pesquisando sobre um relógio na internet achei esse fórum!! Adorei e entrei aqui!
Aprendi muita coisa, e vocês me ajudaram a ampliar meu vício  ;D
Tenho poucos relógios ainda, a maioria quartz, e 4 mecânicos só. Mas com certeza vou ter muito relógios bons!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: joaomattarj em 10 Março 2010 às 22:32:25
Quando decidi comprar um relógio automático (nem sei porque, pois nem sabia a diferença de relógio Quartz para o automático) comecei a pesquisar na internet e para minha felicidade encontrei o FRM  ;D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: hessel em 11 Março 2010 às 07:52:30
Boa noite pessoal:

O meu foi um pouco diferente dos demais. Já gostava bastante de relógios automáticos. Por volta de 2004/5, "zapeando" no Mercado Livre, encontrei uma pessoa com nick de Moshi Cohen (conhecem??) vendendo um Tissot 500 anos de descobrimento. Não querendo comprar via negociação do ML, comecei trocando perguntas e repostas com o vendedor, até conseguir trocar o número do telefone com ele.

Acabei comprando o Tissot. Show de relógio. Zero quilômetro. Tenho ele até hoje.  ;D

Durante a negociação do preço e pagamento, o vendedor perguntou se eu conhecia um "tal" de fórum onde vários "especialistas" trocavam informações e idéias. Ele me passou o link e, desde então, tenho acessado diariamente o fórum. Coisa de louco....

Bem, esta é minha história. Apresentada de forma resumida.

Abraços,

PS: Para quem não sabe "Moshi Cohen" é, ou era, o nickname de nome mestre, informante, especialista, consultor especial, oráculo, etc Gravina no ML. :o
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Gravina em 11 Março 2010 às 08:02:25
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D!!!!
Gaúcho, gaúcho!!!!

Some não, homem!!!!

O Dr. Cléo esteve no MASP.(estava em um Congresso em SP)..................me reconheceu pela foto que vc. tirou da nossa turma!
Gente boa pacas !!!!..foi um papo dos bão!

Quando você virá novamente, meu amigo?

Abração

Gravina
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: hessel em 11 Março 2010 às 08:34:06
Grande Oráculo:

Vou para São Paulo no próximo feriadão. Dias 2, 3 e 4 de abril.

Meu hotel é bem perto do MASP. Será que aparecerei na feirinha? Grande dúvida.

Abraços,

PS: Conversei na última terça-feira com o Cléo, me contou que tinha encontrado contigo. Grande sujeito. Ambos. ;D
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Gravina em 11 Março 2010 às 08:43:30

Meu hotel é bem perto do MASP. Será que aparecerei na feirinha? Grande dúvida.



Sacaneia não!!!!
Boas novas!!! :D :D :D
Legal!!!!................estaremos lá com certeza!!!! ;)

Abração

Gravina
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Sandro Maduell em 11 Março 2010 às 09:29:15
Já a bastante tempo tenho uma atração por relógios. Sempre percebi que os mecânicos tem um charme a mais.
Minha namorada sempre comentava sobre a minha admiração, pois quando passávamos pelo shopping, eu ia puxando ela para as vitrines das joalherias e ela me puxando para as vitrines de calçados.
Mesmo assim essa atração por relógios era "reprimida" e eu nunca havia comprado um sem que estivesse precisando, pois faltava aquela motivação.
Um dia, conversando com uma amiga, ela me contou sobre sua adoração por essas peças e me mostrou uma caixa cheia. Era o que estava faltando! Meus olhinhos brilharam. No dia seguinte já fui procurar um forum onde eu pudesse aprender, trocar informações e conhecer outras pessoas que gostem do mesmo que eu.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Cavaleiro em 12 Setembro 2010 às 13:01:06
Este tópico é História Pura!
Muito legal.  Acho que os amigos não vão se chatear se eu postar minha história somente agora.

Bem, começo contando sobre o meu primeiro relógio que ganhei da minha avó, quando tinha nove anos: um quadradinho de fundo branco, com pulseira de couro, que, infelizmente, não lembro a marca.  Vocês conseguem imaginar um garotinho, na terceira série do primário (antigamente, era assim  :)), todo orgulhoso, desfilando com um relógio no pulso.  Pois bem, a paixão começou assim.

Outra história que ilustra essa minha "coisa" com os relógios, foi a compra de um Champion (não sei se é assim que se escreve) que trocava pulseiras (lembram?), onde usei meu primeiro salário de "Homem Trabalhador" para tê-lo e, pasmem, uma semana depois fui assaltado no ônibus (bye, bye, Champion). No mês seguinte, lá estava eu, no Mappim ( :o), comprando outro, que acabou sendo um Technos Skydiver. Comecei cedo dispondo todo o salário nesses nossos brinquedinhos.  ;)

Aqui, no fórum, comecei lá pelos idos de 2005. Minha mulher ia me dar um relógio de presente e, buscando informações na internet, acabei encontrando o FRM. Vejam meu post de apresentação (com meu antigo nickname, kcarson): http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/www.forumnow.com.br/vip/mensagensd05a.html?forum=51071&grupo=73836&topico=2765434&pag=1&v=1

Engraçado, nessa minha apresentação pedia sugestões aos amigos para comprar um relógio e a primeira delas (do colega fa) foi justamente o relógio que mais gosto e mais uso, hoje em dia: o Black Monster.

Hoje, acesso o forum todos os dias. Admito, participo com poucas mensagens, porém estou sempre ligado.

[]s
Carlos Cavaleiro
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Erick em 12 Setembro 2010 às 16:33:36
Bom

eu sempre gostei de relogios, porem nunca parei pra pesquisar nada sobre eles na net, um certo
dia resolvi procurar infomações sobre um seiko e cai em um site onde tem um forum onde alguns
dos amigos aqui tambem fazem parte, espero nao ter problemas mais vou citar o nome do site relogios&relogios.
acompanhando os topico la do forum sempre li os do amigo cigano, str e lessa, em um desses topicos
lialguma coisa com la no FRM ?  ??? ??? ??? ??? ??? citação do amigo cigano, bom resolvi ver o q
era FRM, fui no nosso amigo google  :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[
pronto foi ai q eu achei o site RM e em seguida o nosso forum  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

abraços


Erick
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: gabriel em 12 Setembro 2010 às 17:00:25
Indicacao do Desotti, lah no htforum!

E não é que eu também?

Abs, gabo   :)

ps: Aliás, quem se interessar por home theater, som estéreo e assuntos afins, por favor venha nos visitar: www.htforum.com
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: mhasse em 12 Setembro 2010 às 23:07:29
Gosto de relogios e pesquisando na net, achei o site, resolvi me cadastar para ver e acabei ficando viciado e cada vez mais gostando de relogios!!!

parabens aos criadores

marcio
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 13 Setembro 2010 às 08:41:20
Gabriel,

Se não me engano, acho que já nos conhecemos pessoalmente (não sei se foi você ou se foi outro Gabriel).

Meu irmão vendeu um aparelho (Squeezebox, hoje da Logitech) no HT Fórum para um Gabriel, e como ele estava indisponível, eu fui entregar e ajudar a instalar o dispositivo.

Sendo você ou não, seja bem vindo ao FRM!

Um abraço,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: TioWatch em 13 Setembro 2010 às 11:11:17
ôpa!!

eu conhecí este refúgio horologista por meio de um grande amigo, que já andava por aqui:

Mac1969!

Esse é o cara!

Mac para presidente!
 :P
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: KrioK em 13 Setembro 2010 às 12:09:15
Oi, pessoal. Sou um novato de mais de 60 anos. Entrei há dois dias no Forum, mas já o acompanho há algum tempo.

Bom, eu sempre gostei de relógios. Mas somente por volta dos meus 15 anos o meu pai me deu o primeiro relógio de que eu tenho lembrança. Era um Enicar Sherpa Divette (jamais esqueci o nome). Minha irmã ganhou um igual, mas um pouco menor.

Como eu sou um "ajuntador fanático" (minha mulher diz que sou compulsivo e me reprime ao máximo) nunca joguei nada fora. O problema é que perco as coisas com facilidade. Não sei aonde o Enicar foi parar, mas milagrosamente, o da minha irmã sobreviveu (ela nunca gostou muito do relógio) e ficou comigo.

Durante muito tempo eu babei por um Rolex, mas estando na época de criar filhos, eu dizia para mim mesmo que nunca iria gastar tanto dinheiro em algo tão caro é fútil, por mais que eu gostasse.

Bom, a ocasião faz o ladrão e o colecionador. Passando um belo dia pela joalheria que fica na galeria comercial do prédio onde fica meu escritório (é uma autorizada Tissot) vejo dois Rolex Submariner usados à venda, um com bezel preto e outro, verde.

Entrei só para dar uma olhada. Saí com ele no pulso!!! Minha mulher até hoje não sabe que fiz essa compra. É um modelo 1993, letra S.

Mas até antes disso eu já estava fuçando no ML e comprando o que eu achava interessante. Fiz algumas compras horríveis, e comecei a buscar por informações de relógios automáticos na internet, e acabei chegando aqui.

Para terminar, uma das boas (e caras) compras que fiz no ML foi um Enicar Sherpa Divette, de uma pessoa aqui do Rio, vejam só, igualzinho ao meu à exceção do mostrador, que no meu era branco, e no que comprei, preto.

Estou "dando um trato" na minha camera para poder fotografar alguns dos meus relógios para postar aqui.

Um grande abraço a todos.
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Alberto Ferreira em 13 Setembro 2010 às 12:24:01
Oi, pessoal. Sou um novato de mais de 60 anos. Entrei há dois dias no Forum, mas já o acompanho há algum tempo.
...


Salve!

Seja muito bem-vindo, Cá-rioca!
Ou seria Aí-rioca?  ::)

Bem,...
Não importa muito, não é?

Eu também sou carioca, 65 anos, e vivo em aqui em Sampa, já há algumas dezenas de anos...
Ah! Engenheiro... Mecânico.

Amigo,
Vá postando as fotos dos seus relógios que, eu tenho certeza, a turma irá comentando com prazer... 8)

Para começar...  Ou terminar...  :D, esta mensagem que se supõe ser de boas-vindas,...
Eu também tenho, um Enicar Sherpa (Super) Divette, com mostrador preto!

(http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:6uOv7yvoCONnBM:http://img.photobucket.com/albums/v655/alobr/FORUM/EnicarSherpaSuper-DIVETTE01-1.jpg&t=1)

Não faltará oportunidade para que, com os outros amigos por aqui, troquemos "figurinhas" fotográficas!

Abraços e participe sempre que puder.
Alberto
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Farias em 13 Setembro 2010 às 17:36:20
Bem pessoal, minha entrada no fórum ocorreu de uma forma bem inusitada.

Sempre gostei de relógios, e assim como vários aqui, influênciado por meu pai, outro amante da relojoaria.
Assim que recebi meu primeiro salarinho, ´corri a um dos shoppings de Belém, e comprei um Jean-Vernier cronógrafo. Fui enganado pela vendedora, que me disse que o mesmo era suiço, curioso que até hoje não sei a origem dessa marca, porem um bom relógio, bem acabado e de maquinário confiável.
Correndo atrás de algo sobre esta marca, encontrei o fórum, e até hoje estou aqui, bestificado com os exemplares e pessoas maravilhosas que conheci neste fórum.

Grato,

Alexandre
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: KrioK em 13 Setembro 2010 às 19:03:48
Amigo Alberto, nós devemos ter nos cruzado na Dutra, eu na direção do Rio e vc indo pra Sampa. Sou santista morando (e adorando) no Rio há mais de 30 anos.
Teu Sherpa é o Super, com duas coroas, diferente do meu, que tem uma coroa só e um bezel tipo "Submariner" onde roda (ou deveria rodar, o que comprei está travado) um segundo bezel interno ao primeiro, na cor vermelha.
Vai ser o primeiro que vou postar assim que as pilhas recarregáveis da minha camera chegarem (as velhas pifaram).
Saudações corintianas ( um dos poucos vícios paulistas que ainda me restam).
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: gabriel em 13 Setembro 2010 às 22:50:46
Justamente. Sou eu mesmo. O mundo é definitivamente pequeno e gira.
E veja na foto o SqueezeBox do seu irmão, dei uma turbinada nele com os anos, ligando num DAC (à esquerda dele) e com uma fonte
Welborne, mais robusta. Uso e adoro o aparelhito até hoje. Muito obrigado.

Abs, gabo  ;)

(http://img.photobucket.com/albums/v608/gabriel_37/Squeeze.jpg)

Gabriel,

Se não me engano, acho que já nos conhecemos pessoalmente (não sei se foi você ou se foi outro Gabriel).

Meu irmão vendeu um aparelho (Squeezebox, hoje da Logitech) no HT Fórum para um Gabriel, e como ele estava indisponível, eu fui entregar e ajudar a instalar o dispositivo.

Sendo você ou não, seja bem vindo ao FRM!

Um abraço,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 13 Setembro 2010 às 22:58:23
Justamente. Sou eu mesmo. O mundo é definitivamente pequeno e gira.
E veja na foto o SqueezeBox do seu irmão, dei uma turbinada nele com os anos, ligando num DAC (à esquerda dele) e com uma fonte
Welborne, mais robusta. Uso e adoro o aparelhito até hoje. Muito obrigado.

Muito legal! Um prazer vê-lo aqui.

Grande abraço,

Igor
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: _vilmar em 14 Setembro 2010 às 08:45:36
Buenas

O meu foi por acaso, com muitos aqui....

Tinha decidido pela compra de um relógio, com umas poucas exigencias: que fosse grande e nao fosse "de pedreiro" (como pensava na época tbem) orient, seiko, etc...

Em viagem acabei comprando um Police (vejam só). Como não conhecia a marca, após a compra, decidi procurar mais informações a respeito da marca e acabei parando neste e em outro forum dobre relógios. Aí minha gente, a coisa complicou... olhando as aquisições dos amigos, lancamentos e coleções, fazemos planos, economias, etc para aquirir esta ou aquela peça...

Enfim, acabou que leio praticamente todos os tópicos.

Este fórum surpreende pela gentileza dos participantes (coisa rara hj em dia), salvo raras excessoes (usuários novos, como eu...) e faz bem participar.

Obrigado a todos

Vilmar
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: JuniorRJ em 14 Setembro 2010 às 12:45:56
 Da mesma forma que vários aqui, eu sempre gostei MUITO de relógios e nunca soube exatamente o porquê ;D.

 Você desde moleque ao se arrumar observa também o relógio, e depois pensa em ter mais de um relógio (este é o ponto em que vc começa a notar a diferença dos outros, que acham relógio qualquer objeto que informe as horas, e obviamente que cada indivíduo precise de apenas UM)... e a partir daí... fudeu.

 E como existem semelhanças com as histórias de outros amigos. Também fui abduzido pelo segundeiro automático e seu caminhar único, "humilhando" os quartz e os mortais que carregam aquele coisa 'quicando' em seus pulsos ;D.  
 Também fazia pesquisas na net, uma que lembro bem do FRM foi sobre "duplas de relógios" (como os Subs, de mostradores preto e azul ). Como também já vi um amigo citar , tive em um momento um Tissot Prs200, relógio bonito, e que apesar de ser quartz foi o que me iniciou a observar mais as marcas fabricantes.

 Aqui no FRM eu observava e lia sem participar, mas logo vi que as pessoas respondiam as dúvidas do novatos tranquilamente e quando menos percebi já estava em um encontro com a turma do RJ, vendo outros "doidos" ao vivo com seus ajuntamentos... depois vieram inúmeras dicas, perguntas, descobertas, comprei de amigos no tópico de vendas,outros encontros, os Rm´s e a total identificação com o ambiente...
FRM !!
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Mac1969 em 15 Setembro 2010 às 18:49:44
Pessoas, boa noite....

Poxa, depois de tantas histórias legais a minha é a mais chinfrim possível.....

Conheci um membro desse forum que disse: vai lá que é legal... e eu fui... isto é, vim... "que sem graça"....  :P :P   ;D

Bom, sempre gostei de relógios mas o "vício" acelerou há 3 anos atras....

Meu primeiro relógio foi um digital que ganhei de meu pai lá nos anos do guaraná com rolha....

Mas só fui me interessar mesmo quando ganhei um Seiko velhinho há 3 anos... De lá para cá só pé embaixo nas aquisições....

Obs: se um dia sumir... Spozinha finalmente conseguiu me internar...

[ ] ´s...
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: vinniearques em 01 Julho 2013 às 15:52:05
Passeando no forum achei este topico e como gostei muito da proposta resolvi dar meu testemunho e também dar um UP no tópico, porque deve ter muita gente com historia legal pra contar!


   A minha foi mais ou menos assim:

   Comecei a me interessar por relógios a um tempo ( uns 4 anos), mais pra mim tanto fazia Quartz ou Automático! Na época tinha um TAG Golf e um Sport Elegance, até o dia que ganhei de aniversario do meu pai um Breitling Chronomat Evolution e sendo automático comecei a pesquisar um pouco mais e tentar entender um pouco como funcionava! Mais até ai não tinha achado o fórum!

  Como tenho uma grande pré-disposição a gostar de coisas velhas, comecei a pesquisar muito sobre relógios antigos e claro que fuçando no mercado livre me deparei com nosso grande mestre Moshi Cohen ( GRAVINA) e passei a ler TODOS os anúncios dele pra aprender mais sobre os velhinhos, até que resolvi comprar um relógio dele pra entrar no mundo dos vintages ( acabou que não deu negocio na época). Pesquisando sobre o vendedor que não conhecia, descobri que a verdadeira pessoa por trás do Moshi Cohen era um tal de Gravina, fui pesquisar sobre ele e percebi como era querido e como era sábio na arte dos velhinhos! e foi exatamente nessa pesquisa que "cai" nessas bandas!


   E ai o resto da historia tá documentado nas minhas postagens hehehe!

   Então sempre agradeço o Mestre Gravina, pois indiretamente ele é responsável por eu ter aprendido tanto sobre relógio e também pela minha paixão ter crescido tanto! Então se não bastasse tantos motivos pra admirar o mestre ainda tenho este que ele indiretamente foi responsável!


   Alguem tem mais alguma historia?

 ::) ::) ::)


Abração!
   

   
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: CSM em 01 Julho 2013 às 16:57:38
Eu tenho cadastro a muito tempo no frm, porem nao consigo acessalo do meu "sirviço" entao durante muito tempo acessei muito pouco. De sei lá um ano para ca cheguei a brilhante conclusão de que aprendo e aproveito muito mais aqui no forum do que em outros foruns, gringos e nacionais, e mesmo só conseguindo acessa-lo pelo celular (o que em teoria nao posso fazer durante o trabalho hehehe) comecei a acessar o forum com muito mais frequencia...a maior ironia é que consigo acessar uma penca de forum gringo, e um forum nacional no trabalho, só nao consigo acessar o frm que é o que eu mais gosto... Pqp.

Abraços,
Cesar
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: CSM em 01 Julho 2013 às 17:00:54
Ah, a paixão por relogio ja vem a muito tempo... Lembro de um natal que pedi um citizen wingman para meu pai, eu devia ter uns 10 anos... Meu pai se confundiu e esqueceu de levar para a festa. So pude ganhar em casa... Acabou com meu natal hahaha.... Claro que a qualidade das aquisicoes foi melhorando conforme o poder aquisitivo foi aumentando rsrsrs....

Abracos
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Gravina em 01 Julho 2013 às 23:08:53

   Então sempre agradeço o Mestre Gravina, pois indiretamente ele é responsável por eu ter aprendido tanto sobre relógio e também pela minha paixão ter crescido tanto! Então se não bastasse tantos motivos pra admirar o mestre ainda tenho este que ele indiretamente foi responsável!


 ::) ::) ::)


Abração!
   

   


Putz! quanta honra!.sério!

Envergonhei (http://imageshack.us/a/img221/9349/xz8.gif)


Muito obrigado de coração!

Abraços
Gravina
Título: Re: Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Richard em 02 Julho 2013 às 00:03:26
Eu sempre gostei de relógios......me lembro até hoje do meu mondaine q tinha com 12 anos e me lembro também de ficar triste quando uma peça do mostrador soltou e danificou os ponteiros.

Com relação ao fórum, eu estava procurando na net um bom relojoeiro e acabei caindo em dois fóruns, o relógios e relógios e este aqui, fiz cadastro nos dois e comecei a pesquisar.

Eu fui me encantando com a riqueza de detalhes deste forúm e com o clima amistoso e "família"  fui me interresando cada vez mais.

Demorou quase um ano para começar a escrever, pois sempre acessava só para buscar informações,  ai tomei a decisão que tinha q contribuir nééé.

Nesses últimos meses estou meio fora por causa do meu pai que teve um problema de saúde e estou cuidando das coisas dele, mas estou voltando aos poucos.

Abs a todos :)
Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 11 Maio 2022 às 17:25:04
Desenterro este tópico, muito legal de ser lido (aliás, vários aqui, a maioria, não frequentam mais o fórum ou fóruns, que caíram em desuso...), porque outro dia pensei em escrever um post para Instagram sobre as origens do FRM e... Percebi que nem mesmo eu sei mais essas mudanças que ocorreram de amarelinho para azulzinho e para o atual, quem frequentava, etc.

Fiz uma busca sobre "história do fórum", coisas do tipo, e não descobri nada. Mas eu lembro de já ter escrito no passado a respeito da criação do FRM.

Alguém se lembra de algum tópico onde isso foi discutido?
Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Enéias em 12 Maio 2022 às 00:17:10
Alguém tem notícias do Alberto Ferreira? Faz anos que perdi o contato.
Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 12 Maio 2022 às 09:18:30
Alguém tem notícias do Alberto Ferreira? Faz anos que perdi o contato.


Enéias, há uns dois anos eu lembrei-me muito dele e tentei contato. Aliás, o Alberto era participante ativo aqui e, devido a uma fase chata do fórum, na qual a trolagem corria solta, eu acho que ele acabou se desencantando e abandonando as discussões. Reza a lenda que, também como vários (inclusive eu...), o gosto por relógios acabou diminuindo e... O Alberto já tinha uma certa idade também...

Fato é que consegui seu contato e conversei rapidamente com ele via zap. Eu nem sei se deveria abrir essas informações aqui, eis que privadas, mas paciência, mas o que esperava era: "pô Flávio, quanto tempo? Como vai, e aí está tudo bom?" E a prosa de desenrolasse... Mas o troço não se desenvolveu e eu deixe para lá. Não tive mais contato com ele.


Flávio
Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: igorschutz em 12 Maio 2022 às 13:30:01
(...) o que esperava era: "pô Flávio, quanto tempo? Como vai, e aí está tudo bom?" E a prosa de desenrolasse... Mas o troço não se desenvolveu e eu deixe para lá. Não tive mais contato com ele.

Tem que ver que você é meio chatão, então é normal as pessoas não quererem conversar com você.
Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: flávio em 12 Maio 2022 às 21:50:03
Tem isso também... Hahahah

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Título: Re:Como você conheceu o FRM?
Enviado por: Enéias em 13 Maio 2022 às 12:13:01
Reamente, Flávio, houve um momento que tive desgosto qui. Não conseguia entender o motivo de tanta agressividade gratuita e ironias ácidas. Eu me descadastrei, mas não deixei de acompanhar. Voltei porque gosto e senti que o ambiente está mais leve. Eu estava entre os que mais postavam (até perdi a contagem de postagens que eu possuía). Como você também está migrando textos para o Instagram, eu favoritei e sigo suas postagens lá. Entendo, contudo, que este espaço aqui não será abandonado, pois quem gosta de relógios precisa de uma ambiente nostálgico.

Sobre o alberto: os últimos contatos que tive com ele foram quando me vendeu dezenas de relógios vintage que ele estava dispondo. Sempre um cavalheiro. Fiquei com todos, pois ele repassou por preço de custo.

Espero que ele esteja bem.