Relógios Mecânicos

Espaço de discussões => Fórum principal => Tópico iniciado por: César R. em 27 Março 2013 às 00:23:24

Título: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 27 Março 2013 às 00:23:24
Olá...

Me chamo César Ramos, 33 anos, de SP capital.

 Antes de começar, quero deixar claro que a razão do tópico, não é ego ferido, por possuir um relógio do "famigerado 7S
, mas, como a experiência é a base da ciência, quero relatar minha experiência, e entender a razão, se possível, de tanta critica. Pois bem, recentemente adquiri um SEIKO 7S36 C made in japan, o modelo FFF, que todos já devem, claro, conhecer. Antes de comprar, pesquisei muito sobre o calibre, e quase desisti, ia comprar um Orient, pois não queria arriscar ter um relógio com uma variação com mais de 15 Seg dia, e além disso, sem um padrão de variação, sem isocronismo. Mas, depois de ver o modelo em questão, a paixão falou mais alto, e, considerei a estética do relógio mais importante, afinal, é um Diver Seiko muito particular e com um preço ótimo. Pois bem, o relógio vem fazendo -3 -4 -5 segundos ao dia RELIGIOSAMENTE, testei deixa-lo dois dias sem usar para checar reserva, mas ao final de 42 horas, não resisti e voltei ele no pulso. Penso que ele chegaria a 48. Ele só atrasa, não adiantou nada, em 15 dias de uso. O fator sorte, não deve existir uma vez que engenharia mecânica, é matemática, lógica e ciência. O relógio não foi benzido, nem tomou passe,  ;D, ou seja, há explicação? Eu encontrei na TECHNOS,  uma explicação bem plausível. Não é novidade pra ninguém, que a Technos peca na lubrificação, regulagem, de tal forma que os made in japan, (em geral), batem feio os SEIKO de produção nacional. Mas, ainda assim, as criticas ao calibre persistem, embasadas na premissa de que a durabilidade, o acabamento dos relógios SEIKO "cobrem" essas falhas do popular calibre. Era o que eu pensava também. Mas, se o meu relógio está com boa precisão, reserva e  isocronismo, a explicação clara, é de que falta é competência na hora de "montar o bagulhinho". Seja da indústria, seja do prodissional de relojoaria. Agora, como sou leigo, e minha opinião é baseada em presquisa Web e experiência pessoal, pode ser que me falte um Q de informação que justifique a minha "sorte", em ter adquirido um "Hìbrido". Pesquisei a respeito da dificuldade de se regular o Calibre, e isso procede, mas não encontrei nada Técnico falando em IMPOSSIBILIDADE de o fazer, o meu menino, é prova disso.
Não quero exaltar a minha aquisição, nem tampouco ser desagradável com uma discussão que já deve ser velha por aqui. Mas, como adimirador sobretudo da marca, e proprietário feliz do "famigerado", me vejo no dever de compartilhar, e questionar, com o intuito sobretudo de esclarecer e ser esclarecido. A Seiko pode ter "errado" em querer simplificar ainda mais o que já era simples, (linha 61xx), mas jamais colocaria no mercado, com certeza, uma (Porcaria Bonita e Durável), penso.E penso agora com propriedade, pois ela tá no pulso nesse exato momento.
Aguardo respostas, partidárias ou não,  mas o importante, é participar.  ;D

Abraços...

César Ramos



Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: zugo em 27 Março 2013 às 00:42:39
Bem, tenho um Seiko 5 made in japan também com o 7S36. Um dos artigos sobre movimentos seiko que eu mais gosto (e que até estou pensando em traduzir) é este do The PuristS sobre o 7s26 http://www.thepurists.com/watch/features/8ohms/7s26/. A diferença básica do 7S26 para o 7S36 é a adição de 2 jóias. Existem outras diferenças menores como diferenças de tamanho de algumas peças justamente por causa da adição edssas jóias. De qualquer maneira vale a leitura do artigo. Se falei alguma besteira os mestres aqui iram me corrigir, pois também sou bem novato neste mundo!
Título: Re: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: flavio em 27 Março 2013 às 04:10:48
Coloquem o relógio em um timer e lancem boletim de marcha. Como já discutimos várias vezes aqui, precisão mecânica de relógio só dá para saber com o boletim. O resto é cabala. Flávio.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 07:48:11
César R. Wue tal fazer o teste sugerido pelo Flávio e compartilhar os resultados?
Depois poderemos falar com mais propriedade.
Abs
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: igorschutz em 27 Março 2013 às 08:00:33
Sou mais um a bater nessa tecla: se você não colocar seu relógio num timer (Witchi, Weishi, etc.), sua observação não é válida, a não ser que você adote rigor científico, como os relojoeiros adotavam quando não existiam esses aparelhos (mas aí estamos falando de, no mínimo, 15 dias de observação em ambiente controlado, diferentes posições, temperaturas, carga da corda, etc.).

É até perda de tempo discutir esse assunto baseando-se em suposições e achismos. Quem já falou bastante desse assunto, com muita propriedade e efetivamente utilizando um timer para basear suas conclusões foi o Adriano.
Se não aparecer outra pessoa, com o mesmo grau de conhecimento e experiência prática, que analisou o mesmo número de espécimes num timer decente (não me venha com B200, pelamor!), dizendo o contrário e mostrando provas conclusivas, ou seja, boletim de marcha, manterei-me acreditando firmemente no que ele disse.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 27 Março 2013 às 09:13:38

O fator sorte, não deve existir uma vez que engenharia mecânica, é matemática, lógica e ciência



Como fui parafraseado muitas vezes no seu texto, tomarei a liberdade de fazer a mesma coisa, e do jeito que eu bem entender.

Lamento, mas você está enganado. A precisão de um relógio é tão matemática, tão lógica e tão ciência que mesmo os melhores fabricantes de balanços e espirais não conseguem fazer balanços e espirais idênticos. Caso conseguissem, os relógios não precisariam nem passar por regulagem antes de serem vendidos. Aliás, o relógio mecânico não teria regulador. Regulador e balanços de inércia variável (free-sprung) não existiriam. Por isso, fabricantes contam com um equipamento que automaticamente avalia o momento de inércia de todos os balanços produzidos e a frequência básica de vibração de cada espiral é avaliada também individualmente e cada balanço e cada espiral são pareados por esse equipamento para produzir o conjunto de balanço e espiral mais próximo da perfeição matemática.

Mesmo assim, cada relógio tem que ser ajustado e regulado individualmente. E muitos deles vão para o COSC. E mesmo sem ninguém mal tocar nos mecanismos, eles voltam para a fábrica e tem que ser regulados denovo antes de serem vendidos.

Essa é a "exatidão" que você pensa que existe nessa ciência.



Pesquisei a respeito da dificuldade de se regular o Calibre, e isso procede, mas não encontrei nada Técnico falando em IMPOSSIBILIDADE de o fazer,



O que é encontrar algo técnico falando a respeito disso? Você esperava encontrar um manual técnico da Seiko dizendo que o mecanismo deles não pode ser regulado?



Mas, se o meu relógio está com boa precisão, reserva e  isocronismo...




Mas, como adimirador sobretudo da marca, e proprietário feliz do "famigerado", me vejo no dever de compartilhar, e questionar, com o intuito sobretudo de esclarecer e ser esclarecido



Já que sua intensão é esclarecer, pode, por gentileza, definir na prática o que é isocronismo para todos os leitores? E em segundo, explicar passo a passo como você aferiu o isocronismo do seu 7Sxx para determinar que ele é bom?

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: ThiagoDF em 27 Março 2013 às 09:21:38
No aguardo da resposta!

(http://static.cineclick.com.br/uploads/imagens/geral/202471.jpg)

 ;D ;D ;D
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: vinniearques em 27 Março 2013 às 09:35:53
To até babando na espera!

 8) 8) 8) 8) 8)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 10:10:42
Sem palavras e no aguardo ??? ??? ??? ???
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 10:51:39
César,

Quero cumprimentá-lo pelo tópico. Você começou no fórum lançando um tema com um texto bem escrito e elaborado, ainda que discutível. Seja bem-vindo!

A propósito: tenho 3 relógios com o mesmo movimento e, apesar das questões técnicas, não poderia estar mais satisfeito com a relação custo/benefício dos mesmos. ;)

Marcelo
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: flávio em 27 Março 2013 às 11:03:59
Na linha do MMCosta, confesso que, ao escrever a minha resposta através de celular e, pior, de madrugada, o "tom" da mensagem ficou um pouco ríspido... Não foi a intenção.

Existe um texto escrito há mais de uma década pelo Walt Odets no Timezone que trata do que procuramos sempre dizer aos leitores do fórum. Não é porque um relógio tem marcha diária média no pulso de 1 segundo que ele é mais "preciso" que outro que faz 5 segundos ao dia. Não posso dizer isso sem saber se ele de fato mantém isocronismo dia a dia (e vejam bem: isocronismo perfeito é algo IMPOSSÍVEL na relojoaria, até mesmo porque por melhor que seja a corda, é óbvio que quanto mais enrolada mais torque haverá no sistema).

Sugiro, então, a leitura apenas deste capítulo do texto referido. Quem não saca muito inglês, por favor, coloquem-no no tradutor, pois vale a pena.

http://people.timezone.com/library/horologium/horologium0037


Flávio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 27 Março 2013 às 11:25:02
Aliás, repetindo "ad nauseam": custo/benefício do 7S26 é imbatível e isso nunca foi discutível. E que ele na marcha diária média por muitas vezes, aliás, na maioria das vezes, se sai muito bem, também, jamais foi descutido. Apenas, para mim, isso não faz dele um movimento de qualidade.

E posso dizer isso como alguém que não tem um, nem dois, nem três... nem quatro relógios com esse mecanismo, mas nove (que eu me lembre, pois é capaz de estar esquecendo de algum)... E já falei e repito, que sou extremamente satisfeito com esses relógios e com os 7Sxx que vão dentro deles. Comprei todos eles com gosto e paguei sorrindo o preço que eles custam. Mas, denovo, ainda assim, isso não faz dele um movimento de qualidade.

Aí, tem jeitos e jeitos de se começar um assunto, um debate, uma questão. Se fosse levantado de maneira mais civilizada, eu teria o maior prazer em explicar, ainda que talvez pela enésima vez. Mas se levanta o papo com deboche ao que eu escrevi, ao que eu citei, ao meu conhecimento e experiência, aí... Aliás, ninguém precisa concordar, nunca pedi isso, mas respeitar, isso sim eu gostaria.

Me perdoem, mas se não me falar bom dia de manhã, eu não falo também.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 27 Março 2013 às 11:57:03
Bom dia...

Estou satisfeito com a resposta dos colegas, e, principalmente do Adriano. Mas satisfação não se traduz em esclarecimento. De fato, não julgava ser necessário aferir um relógio num timer para definir a qualidade do movimento, dado que sou usário comum, de qualquer forma, pela mesma razão, dispenso o procedimento. Os dado que dispus à vôces, foram obtidos na "nhanha", no "zóio", comparando horário atômico de Brasília, com o horário do meu menino, de 24 em 24hrs. Relógio em descanso com dial para cima, e só. Vejo que enveredei por áreas desconhecidas, e não sabia que a (precisão), (Isocronismo), não alteravam a marcha diária do relógio, ao menos, é o que as respostas sugerem, pois os dados que disponho à vocês são reais, embora obtidos de maneira arcaica. Fui mal interpretado quando me referi à "sorte", pois foi justamente isso que descartei, uma vez que o movimento é mecânico e exige muita perícia na montagem e etc... Quanto ao Isocronismo, caro Adriano, a definição seria a capcidade de repetição de um fenômeno independente das condições externas. Em relógio, julgo ser uma regularidade das alterações da precisão do movimento, atraso, adiantamento, e
a quantidade média em segundos de tal alteração. Mas, uma vez que sou um leigo, e meu conhecimento é baseado em pesquisas Web e com os relógios que tenho e que tive, sou passível de erro, e de ser corrigido, claro, estou aqui para aprender. No tópico, disse que sobretudo tinha a intenção de esclarecer e de ser esclarecido, portanto não ssumi responsabilidade além das minhas possibildades. Minha intenção era de esclarecer à partir de minha experiência PRÁTICA, com o relógio no dia a dia, tendo um desempenho que deixaria qualquer um satisfeito. Mas, percebo que as críticas podem ter fundamento técnico profundo, ou seja, análise minuciosa do movimento à partir de aparelhos sofisticados, boletins, etc, e isso foge da minha alçada. Realmente, me falta cacife técnico para defender o calibre, que muitos de vcs, dispõem para criticá-lo, mas isso caiu por terra, já que com todos seus defeitos, ele vêm trabalhando muito bem no meu pulso e fora dele.  Agradeço à todos, pela atenção e dedicar um tempo à respostas.... Agradeço ao Marcelo pelo elogio ao tópico, e pelas boas vindas...

Abraços...

César Ramos
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: vinniearques em 27 Março 2013 às 12:10:17
Resumindo tudo de forma bem porca, voce quer mostrar que o movimento 7236 é bom porque voce tem um

se for analizar de forma bem porca é isso mesmo!


tipo quando o pessoal cria tópico perguntando de tal marca e descem a lenha e o cara fica defendendo o topico todo!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 12:14:36
Não creio que o César tenha feito uma análise porca. Fez uma análise com os conhecimentos dos quais dispõe, tendo dito, inclusive, que "Não quero exaltar a minha aquisição, nem tampouco ser desagradável com uma discussão que já deve ser velha por aqui".
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: ThiagoDF em 27 Março 2013 às 12:18:26
Mas o Vinnie não disse que ele fez uma análise porca, sim que ele próprio, Vinnie, resumiu e analisou de forma porca o que o César disse.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 12:20:19
Resumindo tudo de forma bem porca, voce quer mostrar que o movimento 7236 é bom porque voce tem um

se for analizar de forma bem porca é isso mesmo!


tipo quando o pessoal cria tópico perguntando de tal marca e descem a lenha e o cara fica defendendo o topico todo!

Tem algum 7SXX vendendo no fórum?  ;D ;D ;D ;D (brincadeirinha para descontrair)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Rafaexp em 27 Março 2013 às 12:26:34
Achei interessante A criação do tópico tb...e concordo com a msg do Vinnie, o resumão... ele realmente tentou justificar, o injustificável, de uma forma pseudo-técnica... uma abordagem ousada devido ao nível de alguns usuários aqui do forum...

Quando li o tópico pela segunda vez, vi que realmente as informações estavam meio "jogadas" o que justificou a mensagem do Adriano, colocando a casa em "ordem"...

Então, no fim das contas, virou mais um tópico que tende a virar uma aula sobre o assunto desse movimento, que realmente é um excelente custo/benefício!!!


E com a intenção de acrescentar algo ao tópico, como tenho um desses tb... gostaria de dizer que a minha percepção COMPLETAMENTE EMPÍRICA sobre eventuais atrasos do meu, é mínima... arrisco dizer que preciso ajustar o meu, quase que uma vez a cada 15 a 20 dias....pra MIM...ta ótimo!!heheh

Relógio mecânico é igual ouvir um bom e velho disco em vinil....ele quer sua atenção...hehe

Abração e parabéns pelo tópico!!

Rafa
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 27 Março 2013 às 12:33:14
Só para constar mais uma vez, já havia dito que não queria exaltar minha aquisição, nem tempouco, ofender o profissional ou pessoa de qualquer membro do fórum. O fato de me basear no meu relógio, é razoável, afinal me basear no relógio do vizinho, não me parece razoável. E talvez eu não tenha sido feliz no texto, como disse o Marcelo, de qualquer forma, peço desculpas por qualquer coisa.

Agradeço à todos, principalmente ao Adriano, pois me convenci de que análise técnica minuciosa negativa, não implica em marcha diária deficiente.

Obrigado e abraços....

César Ramos
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 27 Março 2013 às 12:41:01
Que o 7Sxx trabalha muito bem no pulso ou fora dele, também nunca foi discutido. Mas se trabalhar bem no pulso ou fora dele é sinônimo de qualidade para você, e ficou claro que é, assim como é para a maioria das pessoas (você não é minoria, eu sou), então o assunto está encerrado. Não há discussão. E ela é óbvia: relógio é feito para marcar horas. Se ele marca horas direito, ele tem qualidade. Ponto final. Fim da discussão. E é isso mesmo.

Fazendo a analogia com automóveis, que sempre procuro fazer. Carros são meios de transporte, são feitos para levar você do ponto A ao ponto B. Se ele faz isso, ele tem qualidade. Ponto final. Assunto encerrado. Certo?

Mas nem todo mundo pensa assim. Uma charrete, um patinete, um carrinho de rolimã, todos eles podem me levar do ponto A ao B. Assim como um Bentley Silver Spur faz a mesma coisa. Será unanimidade que esses primeiros são considerados automóveis de qualidade, só porque cumprem seu papel?

Não vejo diferença com relógios. O 7Sxx mostra as horas, assim como o Omega 8500. Ambos cumprem seu papel. Será ambos de qualidade? A maioria como você pensa que sim.

Eu penso que não. Me levar do ponto A ao B e eu chegar suado, sujo, cansado, com a bunda doendo não é sinônimo de transporte de qualidade, como o que o Bentley me ofereceria. O 7Sxx terminar o dia adiantando 6 segundos, mas por meio de compensações o dia todo, também não é sinônimo de qualidade para mim, como o Omega 8500 faria.

É simples e na verdade eu é que não entendo qual a dificuldade que há entre compreender a minha opinião de que marcar as horas direito, sozinho, não é sinônimo de qualidade.

Agora, sobre isocronismo: que significa "tempo igual". No relógio, isocronismo é a capacidade do balanço de manter a mesma frequência de oscilação independente do arco percorrido por ele. Ou seja, o relógio com bom isocronismo não muda sua marcha se a amplitude do balanço mudar, seja por efeitos externos (aceleração), seja pelo efeito do atrito nos pivôs que ocorre nas posições verticais, seja pela mudança na tensão da corda conforme ele se enrola ou se desenvolve. O relógio com bom isocronismo mantém a mesma marcha entre diferentes posições e diferentes condições de corda. Isso é uma das coisas mais difíceis de se obter em um relógio e só relógios de muita qualidade conseguem isso. Entre todas as posições e condições de corda, um Omega 8500 não apresenta mais do que 5 segundos de variação entre a marcha mais rápida e mais lenta.

É exatamente o que o 7Sxx não apresenta. Seu isocronismo beira o ridículo, a marcha chega a flutuar mais de 15 segundos entre posições e mais de 30 segundos em diferentes condições de corda. Isso é sinônimo de má geometria do escapamento, má qualidade na superfície dos pivôs, má qualidade no ajuste da profundidade de bloqueio das levés, má qualidade da calibragem da corda, no mínimo, e mais umas coisas aqui ou ali. Em resumo, má qualidade.

Como se afere isso? Peque um aparelho de teste e um relógio parado. Dê um pouco de corda, o mínimo para ele funcionar, de modo que ele funcione a cerca de 180º de amplitude, e teste a marcha dele em 6 posições, e anote todas as marchas, a média de todas elas e a variação entre a mais rápida e a mais lenta. Dê mais corda dele, para a amplitude atingir algo em torno de 220º (ou 240º num relógio de qualidade, já que o 7Sxx nem sempre passa de 250º nem quando novo...), e refaça o teste. Pergunta: dar corda como, se ele não tem corda pela coroa? Abra a tampa e conte que a corda completa deve se enrolar em algo em torno de oito voltas da àrvore. Então, dê uma ou duas volta diretamente no parafuso da rochet para o primeiro teste. Depois mais duas voltas para o segundo, e por aí vai.

Voltando, depois dê corda total até a brida deslizar e teste imediatamente. E anote denovo todos os resultados. E por fim, faça o teste de como ele deve estar quando usado no pulso: dê corda total e espere uma a duas horas para fazer todos os testes.

No fim, compare todos os dados, e verá que a variação (diferença entre marcha mais rápida e mais lenta) é alta, passando fácil de 10 segundos em todas as condições de corda. O que por si só, revela o péssimo isocronismo posicional. E depois compare as médias de marcha em todas as condições de corda, e verá que em cada condição terá uma marcha média totalmente diferente uma da outra, e a diferença entre a média mais rápida e mais lenta será também muito grande. Não se espante se numa condição de corda ele atrase 10 s/dia e em outra ele adiante 20 s/dia.

E por fim, compare principalmente os resultados dos dois últimos testes, ou seja, compare os resultados e principalmente as amplitudes que se obtem com a corda totalmente cheia e o teste imediato com o teste de corda cheia após uma a duas horas de descanso. Não estranhe se a amplitude bater nos 280º no teste imediato e depois de uma hora tenha caído para 250º. Parece piada, mas isso acontece no 7Sxx (tão bem quanto no 6R15).

E quando terminar tudo, bote ele num teste de longa duração num Chronoscope, por exemplo, e deixe lá por uns 20 minutos, e tenha o dessabor de ver o quanto a marcha e a amplitude flutuam num intervalo tão pequeno. Fruto de má qualidade de execução, tolerância ruim de centralidade da rodagem e folgas verticais e horizontais, e lubrifricação deficiente, para dizer o mínimo.

Então, é assim que se avalia o isocronismo de um relógio, coisa que já fiz algumas vezes (nos meus e nos de terceiros) em 7Sxx, e que me fizeram chegar à minha opinião de que não é um movimento de qualidade.

Obs: isso estou falando meramente sobre precisão. Vale lembrar que tenho nove, e já tive mais uns três que vendi. Dois deles (não foram os que vendi, mas os que tenho ainda) tiveram problemas de carregamento. Estamos falando de um dos sistemas de carga mais eficientes que há conceitualmente. Mas dois deles simplesmente tinham graxa demais na roda auxiliar e que se misturou com a limalha que solta pela má qualidade de material, que gastou, em meses, o que deveria levar décadas para gastar. Em ambos tive que limpar e lubrificar o sistema de carga para que voltasse a funcionar normal. Um voltou, outro sofreu tanto desgaste que ficou meio capenga. Estamos falando em dois, entre doze. É muito.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: em 27 Março 2013 às 12:50:02
E o limão acaba de virar uma bela limonada!

Tópico que começou meio torto mas que acabou com uma excelente aula (mais uma!) do mestre Adriano!

AGORA eu entendi direitinho o que é e como se avalia o tal do isocronismo.

Valeu Adriano!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 12:58:38
Minha Nossa Senhora!!!!(sem referências religiosas)
Agora o bicho pegou!
Isocronismo....mais uma para o rol de aprendizados deste fórum.
Abs
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 27 Março 2013 às 13:00:46

No fim, compare todos os dados, e verá que a variação (diferença entre marcha mais rápida e mais lenta) é alta, passando fácil de 10 segundos em todas as condições de corda. O que por si só, revela o péssimo isocronismo posicional. E depois compare as médias de marcha em todas as condições de corda, e verá que em cada condição terá uma marcha média totalmente diferente uma da outra, e a diferença entre a média mais rápida e mais lenta será também muito grande. Não se espante se numa condição de corda ele atrase 10 s/dia e em outra ele adiante 20 s/dia.


Citando a mim mesmo, pergunto: como regular um relógio que você nunca sabe em qual condição ele atrasa 10 s/dia e em qual ele adianta 20s/dia, e que a marcha flutua tanto a cada 20º de amplitude para mais ou para menos?

E, sabem o que acontece se eu fizer todos esses testes com um Omega 8500, como já fiz (lá quando testei um para a revista Pulso, e nem tinha espiral de silício ainda)? Não acontece nada. O resultado é praticamente o mesmo para toda condição de corda.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Rafaexp em 27 Março 2013 às 13:01:26
Clap Clap Clap!

Agora sim...Isocronismo - Checked!!!

Que aula!!! :o :o :o :o :o

Obrigado Adriano!!! :D :D

abraço

Rafa
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: ogum777 em 27 Março 2013 às 13:18:36
hehehe, tenho 3 7s26, logo terei mais alguns. tb gosto de 8203, que tb não lá muito isocronismo - mestre adriano já testou pelo menos 1 - mas estou satisfeito.

é, relógio não é só isocronismo. mas minha curiosidade agora é sobre o 469. vou esperar mestre adriano testar um...

e claro, sempre agradecendo pelas aulas!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: igorschutz em 27 Março 2013 às 13:27:28
Não creio que o César tenha feito uma análise porca.

A análise não foi porca (apenas para não faltar com respeito ao colega), mas foi mega-ultra-superficial, porém falsamente revestida de empiricismo científico pelo próprio autor, que alega estar descartando a sorte e lidando com "matemática, lógica e ciência", mas ao mesmo tempo dispensa todos os procedimentos padrões e aceitos pela comunidade acadêmica e profissional para qualificação de um movimento.

O que salvou o tópico foi a paciência de Adriano em explicar pela enésima vez porque o 7S26 não é um movimento de boa qualidade. Obrigado, Adriano!

(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/MestredosMagos_zps90cb1519.jpg)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Henk em 27 Março 2013 às 13:49:31
Cesar, bem vindo, foi um começo tumultuado. Não leve a mal se houve respostas que num primeiro momento soaram arrogantes ou até jocosas.

Assunto velho e bastante discutido com alto nível técnico dá margem a essa impressão.

Mais uma vez, seja bem vindo!  

 
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 13:56:44
Do tópico vê-se que opinião pessoal é uma coisa, análise técnica outra, sendo que esta última nunca pode ser influenciada pela primeira, como ocorreu no post de origem.
Abs
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: ThiagoDF em 27 Março 2013 às 14:42:41
Também tenho curiosidade acerca do cal 469 da Orient, se é melhorzinho ou é a mesma coisa. :P

Outra coisa Mestre Adriano, o 6R15 também é tão de "má qualidade" quanto o 7S36 ? ???

Abraço a todos!

PS: Adogo esses tópicos que começam mal e acabam com verdadeira aulas! :D

(http://samurailol.com.br/wp-content/uploads/2011/12/adogo.jpg)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: naio21 em 27 Março 2013 às 14:51:42
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: zugo em 27 Março 2013 às 14:55:18
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???

Naio, creio que os artigos do Site principal sanem essa dúvida. Principalmente o:
http://www.relogiosmecanicos.com.br/escapamento.html
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: igorschutz em 27 Março 2013 às 15:09:15
Para conseguir entender a explicação do Adriano sobre isocronismo, primeiro precisaria saber: o que diabos significa amplitude? ??? ??? ???

A medida, em graus, que um determinado ponto do balanço percorre num impulso, ou seja, quantos graus o balanço gira em cada "volta".

Cada movimento tem sua amplitude ideal (um intervalo de graus), ou seja, o quanto um balanço normal, perfeitamente regulado, no movimento limpo e funcionando perfeitamente, deve fazer.
Se o balanço tiver amplitude maior ou menor do que esse intervalo ideal, é porque tem algum problema, seja no próprio escapamento, seja no resto do movimento.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 16:25:13
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 17:02:16
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Discordo do amigo.
Na minha visão, Qualidade não é comparável no que tange a custo, ou a tem ou não tem, simples e objetivo.
O que o 7SXX tem é excelente custo benefício, nada mais, o que é diferente de qualidade.
Grande abraço
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: vinniearques em 27 Março 2013 às 17:11:31
Conforme expus em outro tópico sobre o tema, qualidade não é um conceito absoluto. Em relação a um 8500, equipando Omegas de US$ 5.000, um 7SXX tem péssima qualidade. Em relação a movimentos que equipam relógios de US$ 100 - preço de um Seiko 5 - o 7SXX é de alta qualidade.
Discordo do amigo.
Na minha visão, Qualidade não é comparável no que tange a custo, ou a tem ou não tem, simples e objetivo.
O que o 7SXX tem é excelente custo benefício, nada mais, o que é diferente de qualidade.
Grande abraço

EXATAMENTE!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 27 Março 2013 às 17:23:48
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo/preço? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu, pelo menos (e esse é um conceito particular meu), não vejo assim. Um caixote de madeira da feira é um produto de má qualidade. Não interessa se ele custa R$ 0,10. Ele continua sendo um troço de má qualidade.

Lembram do papel higiênico Primavera, aquele cor de rosa? Na escola que eu estudei só tinha desse. Era o mais barato que existia, mas isso fazia dele um papel higiênico de qualidade?

By the way, eu usei o Omega 8500 apenas porque tenho-o como referência em qualidade. Agora, peguem tudo o que eu disse, e substituam todo lugar onde eu falei Omega 8500 por ETA 2824-2 standard. Vai dar exatamente na mesma. E quanto custa um relógio com uma ETA 2824-2 standard? US$ 400,00?? Que sejam US$ 600,00.

E aí, como fica então a comparação entre um Seiko equipado com 7S26 (cuja média é de US$ 200,00) com um Tissot ou Victorinox de US$ 500,00 com uma ETA 2824-2? Pela ótica do conceito relativo de qualidade, a 7S26 se sai pior ainda...

Dentro ainda da mesma ótica: tem relógio equipado com 7Sxx de US$ 100,00, e tem de US$ 600,00 (sei lá, Samurai de titânio, por exemplo). O 7Sxx do Seiko 5 de 100 obamas é bom, mas o mesmo 7Sxx do Samurai Ti não é tão bom? A qualidade dos dois é diferente por causa do preço? Think about it.

By the way denovo, o pior 7Sxx que tive foi um Samurai Ti, e que era Made in Japan. A marcha dele era ridícula.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: melao em 27 Março 2013 às 17:41:05
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu na minha parca opniao acho que isso vale em termos.
Relogio de 100,00 pode ser ruim sim,como tambem pode ser excelente.
E um de 1.000 pode ser uma bosta.
Nesse mundo globalizado e que exige lucro sempre.
Fica muito dificil ter qualidade e rigor construtivo vendendo relogios por 300/400 reais.
A Seiko faz excelentes relogios como um todo nessa faixa baixissima de preços.
Mas exigir que esses relogios tenham uma engenharia sofisticada é pedir demais.
O proprio Adriano elogia bastante os 6119 de decadas atras e execra os mais recentes 7Sxx.
Fica dificil nesse mundo nosso de hoje fazer algo bom de verdade.
O que nao significa que o relogio seja mico.Nao..............
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 17:45:04
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: flávio em 27 Março 2013 às 17:53:19
E eu compraria facilmente o Samurai TI por mais do que o indicado pelo Adriano, pois acho o relógio fodástico!


Flávio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 17:54:27
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute

Prefiro o "pai dos burros" do nosso português:

Qualidade, segundo o dicionário Aurélio, é “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 18:02:40
Quanto à qualidade e preço, comparemos um Camaro V8 e um Porsche 911 (preços nos EUA):

Camaro V8: US$ 31.000 (dá vontade de matar uns 3 quando penso em quanto custa aqui: um representante do governo, outro da Chevrolet no Brasil e outro das concessionárias)
Lamborghini Aventador: US$ 400.000 (em minha opinião o mais fantástico esportivo "do momento")

Dá para comparar um com o outro em termos de desempenho, mecânica, esportividade etc. Claro que não. Alguém discute que o Camaro é um carro de altíssima qualidade por R$ 62.000? Claro que não.

Capisce?

Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 18:05:12
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute

Prefiro o "pai dos burros" do nosso português:

Qualidade, segundo o dicionário Aurélio, é “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza”
Boa! O outro grande pai dos burros - Houaiss - também deixa claro tratar-se de algo relativo, abstrato:

"qualquer aspecto sensível de percepção que não possa ser mensurado ou geometrizado"
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 18:08:05
Costa.
Você acabou de concordar com tudo o que falei.
Você mesmo achou qualidade em dois produtos independente do preço.
Abs
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 18:13:07
Não creio, Dorotheo. O Camaro tem altíssima qualidade para um produto em sua faixa de preço.

Meu argumento é que o Seiko 5 é, sim, um produto de alta qualidade por US$ 100.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 27 Março 2013 às 18:17:01
Verdade, Dorotheo, mas o Camaro tem alta qualidade para um produto em sua faixa de preço.

Meu argumento é que o Seiko 5 é, sim, um produto de alta qualidade por US$ 100.
Blz Marcelo, como diz um amigo meu, opinião é igual,a partido político, cada um tem o seu (isso para não falar outra coisa)  ;D ;D ;D ;D
Sigamos no antagonismo de nossas opiniões e juro que depois desse tópico vou comprar um seiko com esse movimento.
Abs.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 27 Março 2013 às 18:22:25
Verdade, Dorotheo, mas o Camaro tem alta qualidade para um produto em sua faixa de preço.

Meu argumento é que o Seiko 5 é, sim, um produto de alta qualidade por US$ 100.
Blz Marcelo, como diz um amigo meu, opinião é igual,a partido político, cada um tem o seu (isso para não falar outra coisa)  ;D ;D ;D ;D
Sigamos no antagonismo de nossas opiniões e juro que depois desse tópico vou comprar um seiko com esse movimento.
Abs.
Faça isso, Dorotheo! Creio que não irá se arrepender. Se quiser tenho o contato de uma vendedora do ML de minha confiança. 8)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: vinniearques em 27 Março 2013 às 19:11:02
É o que sempre acontece por aqui!

O cara tem,  então ele PRECISA que seja bom e nada que for do contrario ele aceita!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: naio21 em 27 Março 2013 às 20:37:36
Pessoal, valeu pela clareada sobre o significado de amplitude. Estou boiando um pouquinho menos agora...  ;D
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: heracles em 27 Março 2013 às 20:41:30
Tirando os dados de testes que podem ser definitivos em
um espaço amostral ( o meu espaço ) já passaram
por minhas mãos + ou - 25 peças da família 7s36, 26 e 35
Cheguei a ter 13 peças ao mesmo tempo...nunca tive problemas.

Heracles


Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: flávio em 27 Março 2013 às 21:06:20
Como já foi dito por vários acima, ninguém nega que o troço seja muito eficiente e, no mundo dos mecânicos, muito bom pelo que custa (ora, um seiko militar nos EUA custa uns 150 dólares NO MÁXIMO! Qualquer coisa que dure por esse preço é fantástico, no mundo atual onde tudo é descartável).

Porém, repito mais uma vez: leiam o texto, ainda que traduzido, do Odets. Ele indica o que é precisão, embora o longo post do Adriano já tenha descortinado a questão.

E leiam o artigo indicado no início do John Davis, escrito HÁ 10 ANOS! Ele, como eu, não nega que o troço funciona bem, sobretudo com as tolerâncias com as quais é fabricado. Mas ele próprio indica na review que parece que os "robôs da Seiko" devem dormir ao montar o relógio, porque tudo é exageradamente mal lubrificado (as fotos falam por si) e o escapamento não permite que se alcance boa amplitude nem a pau, porque a "profundidade de bloqueio" das levees (eu sei lá como isso se chama em português, é o locking depth) é grande demais.

Numa explicação tosquérrima, para quem leu o artigo traduzido por mim há mais de 10 anos do Odets (que tem uns erros de terminologia mas fica assim pelo "documento histórico"), quer dizer que toda operação de desbloqueio das levees da roda de escape ocorre em área de atrito maior, tirando energia do sistema.

Enfim, funcionar funciona. Um motor de Fusca funciona e, melhor, até mesmo com óleo de cozinha. Um motor de Porsche não, e olha que antes de mudarem para o sistema de refrigeração líquida, era bem semelhante ao do Fusca. Mas jogue óleo queimado no Porsche para ver, quebra na hora...Já o Fusca? "Total Flex"! Mas aí retornamos na mesma questão que é a tônica do tópico: não é por isso que vou dizer que o motor de um Porsche é "menos preciso" do que um de Fusca...


Flávio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: jungman em 27 Março 2013 às 21:57:29
Que o 7Sxx trabalha muito bem no pulso ou fora dele, também nunca foi discutido. Mas se trabalhar bem no pulso ou fora dele é sinônimo de qualidade para você, e ficou claro que é, assim como é para a maioria das pessoas (você não é minoria, eu sou), então o assunto está encerrado. Não há discussão. E ela é óbvia: relógio é feito para marcar horas. Se ele marca horas direito, ele tem qualidade. Ponto final. Fim da discussão. E é isso mesmo.

Fazendo a analogia com automóveis, que sempre procuro fazer. Carros são meios de transporte, são feitos para levar você do ponto A ao ponto B. Se ele faz isso, ele tem qualidade. Ponto final. Assunto encerrado. Certo?

Mas nem todo mundo pensa assim. Uma charrete, um patinete, um carrinho de rolimã, todos eles podem me levar do ponto A ao B. Assim como um Bentley Silver Spur faz a mesma coisa. Será unanimidade que esses primeiros são considerados automóveis de qualidade, só porque cumprem seu papel?

Não vejo diferença com relógios. O 7Sxx mostra as horas, assim como o Omega 8500. Ambos cumprem seu papel. Será ambos de qualidade? A maioria como você pensa que sim.

Eu penso que não. Me levar do ponto A ao B e eu chegar suado, sujo, cansado, com a bunda doendo não é sinônimo de transporte de qualidade, como o que o Bentley me ofereceria. O 7Sxx terminar o dia adiantando 6 segundos, mas por meio de compensações o dia todo, também não é sinônimo de qualidade para mim, como o Omega 8500 faria.

É simples e na verdade eu é que não entendo qual a dificuldade que há entre compreender a minha opinião de que marcar as horas direito, sozinho, não é sinônimo de qualidade.

Agora, sobre isocronismo: que significa "tempo igual". No relógio, isocronismo é a capacidade do balanço de manter a mesma frequência de oscilação independente do arco percorrido por ele. Ou seja, o relógio com bom isocronismo não muda sua marcha se a amplitude do balanço mudar, seja por efeitos externos (aceleração), seja pelo efeito do atrito nos pivôs que ocorre nas posições verticais, seja pela mudança na tensão da corda conforme ele se enrola ou se desenvolve. O relógio com bom isocronismo mantém a mesma marcha entre diferentes posições e diferentes condições de corda. Isso é uma das coisas mais difíceis de se obter em um relógio e só relógios de muita qualidade conseguem isso. Entre todas as posições e condições de corda, um Omega 8500 não apresenta mais do que 5 segundos de variação entre a marcha mais rápida e mais lenta.

É exatamente o que o 7Sxx não apresenta. Seu isocronismo beira o ridículo, a marcha chega a flutuar mais de 15 segundos entre posições e mais de 30 segundos em diferentes condições de corda. Isso é sinônimo de má geometria do escapamento, má qualidade na superfície dos pivôs, má qualidade no ajuste da profundidade de bloqueio das levés, má qualidade da calibragem da corda, no mínimo, e mais umas coisas aqui ou ali. Em resumo, má qualidade.

Como se afere isso? Peque um aparelho de teste e um relógio parado. Dê um pouco de corda, o mínimo para ele funcionar, de modo que ele funcione a cerca de 180º de amplitude, e teste a marcha dele em 6 posições, e anote todas as marchas, a média de todas elas e a variação entre a mais rápida e a mais lenta. Dê mais corda dele, para a amplitude atingir algo em torno de 220º (ou 240º num relógio de qualidade, já que o 7Sxx nem sempre passa de 250º nem quando novo...), e refaça o teste. Pergunta: dar corda como, se ele não tem corda pela coroa? Abra a tampa e conte que a corda completa deve se enrolar em algo em torno de oito voltas da àrvore. Então, dê uma ou duas volta diretamente no parafuso da rochet para o primeiro teste. Depois mais duas voltas para o segundo, e por aí vai.

Voltando, depois dê corda total até a brida deslizar e teste imediatamente. E anote denovo todos os resultados. E por fim, faça o teste de como ele deve estar quando usado no pulso: dê corda total e espere uma a duas horas para fazer todos os testes.

No fim, compare todos os dados, e verá que a variação (diferença entre marcha mais rápida e mais lenta) é alta, passando fácil de 10 segundos em todas as condições de corda. O que por si só, revela o péssimo isocronismo posicional. E depois compare as médias de marcha em todas as condições de corda, e verá que em cada condição terá uma marcha média totalmente diferente uma da outra, e a diferença entre a média mais rápida e mais lenta será também muito grande. Não se espante se numa condição de corda ele atrase 10 s/dia e em outra ele adiante 20 s/dia.

E por fim, compare principalmente os resultados dos dois últimos testes, ou seja, compare os resultados e principalmente as amplitudes que se obtem com a corda totalmente cheia e o teste imediato com o teste de corda cheia após uma a duas horas de descanso. Não estranhe se a amplitude bater nos 280º no teste imediato e depois de uma hora tenha caído para 250º. Parece piada, mas isso acontece no 7Sxx (tão bem quanto no 6R15).

E quando terminar tudo, bote ele num teste de longa duração num Chronoscope, por exemplo, e deixe lá por uns 20 minutos, e tenha o dessabor de ver o quanto a marcha e a amplitude flutuam num intervalo tão pequeno. Fruto de má qualidade de execução, tolerância ruim de centralidade da rodagem e folgas verticais e horizontais, e lubrifricação deficiente, para dizer o mínimo.

Então, é assim que se avalia o isocronismo de um relógio, coisa que já fiz algumas vezes (nos meus e nos de terceiros) em 7Sxx, e que me fizeram chegar à minha opinião de que não é um movimento de qualidade.

Obs: isso estou falando meramente sobre precisão. Vale lembrar que tenho nove, e já tive mais uns três que vendi. Dois deles (não foram os que vendi, mas os que tenho ainda) tiveram problemas de carregamento. Estamos falando de um dos sistemas de carga mais eficientes que há conceitualmente. Mas dois deles simplesmente tinham graxa demais na roda auxiliar e que se misturou com a limalha que solta pela má qualidade de material, que gastou, em meses, o que deveria levar décadas para gastar. Em ambos tive que limpar e lubrificar o sistema de carga para que voltasse a funcionar normal. Um voltou, outro sofreu tanto desgaste que ficou meio capenga. Estamos falando em dois, entre doze. É muito.

Abraços!

Adriano
Quem sabe; sabe. Eita aula, parece que voltei aos meus tempos de 'Ginásio', me senti na minha sala de aula. Queria conhecer um mestre assim a quarenta anos atrás, hoje infelizmente tudo conspira contra mim, é a idade, saúde, distancia; mas não deixo de apreciar o conhecimento. Procuro absorver tudo o que posso, não importa ao que se relaciona, e quando se relaciona alguma coisa que me interessa, fico em transe.
Meu muito obrigado mestre Adriano, desejo que sempre tenha paciencia e tempo para explanar e explicar estas suas experiencias.
Um grande abraço
Flavio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Rafaexp em 27 Março 2013 às 23:12:10
Verdade, Dorotheo, mas o Camaro tem alta qualidade para um produto em sua faixa de preço.

Meu argumento é que o Seiko 5 é, sim, um produto de alta qualidade por US$ 100.
Blz Marcelo, como diz um amigo meu, opinião é igual,a partido político, cada um tem o seu (isso para não falar outra coisa)  ;D ;D ;D ;D
Sigamos no antagonismo de nossas opiniões e juro que depois desse tópico vou comprar um seiko com esse movimento.
Abs.
Faça isso, Dorotheo! Creio que não irá se arrepender. Se quiser tenho o contato de uma vendedora do ML de minha confiança. 8)

Isso sim foi uma "divergência convergente" de opinião!! ;D :D ;D :D ;D ;)  hahahh

Parabéns aos dois!!

Dorotheo, vai na fé!! Que a maquininha é interessante!!

Abraço

Rafa :D
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Mac1969 em 27 Março 2013 às 23:33:55
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo/preço? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu, pelo menos (e esse é um conceito particular meu), não vejo assim. Um caixote de madeira da feira é um produto de má qualidade. Não interessa se ele custa R$ 0,10. Ele continua sendo um troço de má qualidade.

Lembram do papel higiênico Primavera, aquele cor de rosa? Na escola que eu estudei só tinha desse. Era o mais barato que existia, mas isso fazia dele um papel higiênico de qualidade?

By the way, eu usei o Omega 8500 apenas porque tenho-o como referência em qualidade. Agora, peguem tudo o que eu disse, e substituam todo lugar onde eu falei Omega 8500 por ETA 2824-2 standard. Vai dar exatamente na mesma. E quanto custa um relógio com uma ETA 2824-2 standard? US$ 400,00?? Que sejam US$ 600,00.

E aí, como fica então a comparação entre um Seiko equipado com 7S26 (cuja média é de US$ 200,00) com um Tissot ou Victorinox de US$ 500,00 com uma ETA 2824-2? Pela ótica do conceito relativo de qualidade, a 7S26 se sai pior ainda...

Dentro ainda da mesma ótica: tem relógio equipado com 7Sxx de US$ 100,00, e tem de US$ 600,00 (sei lá, Samurai de titânio, por exemplo). O 7Sxx do Seiko 5 de 100 obamas é bom, mas o mesmo 7Sxx do Samurai Ti não é tão bom? A qualidade dos dois é diferente por causa do preço? Think about it.

By the way denovo, o pior 7Sxx que tive foi um Samurai Ti, e que era Made in Japan. A marcha dele era ridícula.

Abraços!

Adriano

Gostei dessa.....

Não tinha pensado por este angulo....  Mas vai de encontro a minha experiência.... O melhor  "custo/beneficio" que tive foi um PO 2500.... Caro pacas mas um relógio com zero arrependimento...

Mas, sinceramente, não é simples conceituar custo / beneficio com relógios mecânicos.... O beneficio sempre será diretamente proporcional ao custo.... Não tem milagre....

Bom custa caro mesmo..

Abs.....

Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: ogum777 em 28 Março 2013 às 00:30:55
puts, e eu de olho num seiko militar tamanho grande, esse com WR 100, e 42 ou 43mm de diâmetro. mas onde acho a 100 dólares? no ml, no mínimo a 200 doletas...
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: zugo em 28 Março 2013 às 00:44:37
puts, e eu de olho num seiko militar tamanho grande, esse com WR 100, e 42 ou 43mm de diâmetro. mas onde acho a 100 dólares? no ml, no mínimo a 200 doletas...

Comprei o meu Seiko 5 Militar ma creation watches. 119 dolares frete grátis (mandei para os usa, mas pode mandar pro Brasil e arriscar se quiser).
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 28 Março 2013 às 08:52:13
Deixa eu tentar entender: então qualidade depende do custo/preço? Quer dizer, se o 7Sxx custasse $ 1.000,00, dá para dizer que é ruim. Mas como custa só $ 100,00, passa a ser bom? É tipo aquela noção de que "não posso reclamar, afinal, custou só $ xx,xx?"

Eu, pelo menos (e esse é um conceito particular meu), não vejo assim. Um caixote de madeira da feira é um produto de má qualidade. Não interessa se ele custa R$ 0,10. Ele continua sendo um troço de má qualidade.

Lembram do papel higiênico Primavera, aquele cor de rosa? Na escola que eu estudei só tinha desse. Era o mais barato que existia, mas isso fazia dele um papel higiênico de qualidade?

By the way, eu usei o Omega 8500 apenas porque tenho-o como referência em qualidade. Agora, peguem tudo o que eu disse, e substituam todo lugar onde eu falei Omega 8500 por ETA 2824-2 standard. Vai dar exatamente na mesma. E quanto custa um relógio com uma ETA 2824-2 standard? US$ 400,00?? Que sejam US$ 600,00.

E aí, como fica então a comparação entre um Seiko equipado com 7S26 (cuja média é de US$ 200,00) com um Tissot ou Victorinox de US$ 500,00 com uma ETA 2824-2? Pela ótica do conceito relativo de qualidade, a 7S26 se sai pior ainda...

Dentro ainda da mesma ótica: tem relógio equipado com 7Sxx de US$ 100,00, e tem de US$ 600,00 (sei lá, Samurai de titânio, por exemplo). O 7Sxx do Seiko 5 de 100 obamas é bom, mas o mesmo 7Sxx do Samurai Ti não é tão bom? A qualidade dos dois é diferente por causa do preço? Think about it.

By the way denovo, o pior 7Sxx que tive foi um Samurai Ti, e que era Made in Japan. A marcha dele era ridícula.

Abraços!

Adriano

Gostei dessa.....

Não tinha pensado por este angulo....  Mas vai de encontro a minha experiência.... O melhor  "custo/beneficio" que tive foi um PO 2500.... Caro pacas mas um relógio com zero arrependimento...

Mas, sinceramente, não é simples conceituar custo / beneficio com relógios mecânicos.... O beneficio sempre será diretamente proporcional ao custo.... Não tem milagre....

Bom custa caro mesmo..

Abs.....


Custa caro, mas sempre tem uma alma boa para dar,aquela parcelada!  ;D ;D ;D ;D ;D
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 28 Março 2013 às 09:30:39
Não creio que o César tenha feito uma análise porca.

A análise não foi porca (apenas para não faltar com respeito ao colega), mas foi mega-ultra-superficial, porém falsamente revestida de empiricismo científico pelo próprio autor, que alega estar descartando a sorte e lidando com "matemática, lógica e ciência", mas ao mesmo tempo dispensa todos os procedimentos padrões e aceitos pela comunidade acadêmica e profissional para qualificação de um movimento.

O que salvou o tópico foi a paciência de Adriano em explicar pela enésima vez porque o 7S26 não é um movimento de boa qualidade. Obrigado, Adriano!

(http://i2.photobucket.com/albums/y49/igorschutz/MestredosMagos_zps90cb1519.jpg)

Igor, meu caro, entendo que vc seja adimirador do Adriano, final ele é um profissional de relojoaria, e ganhou realmente a discussão. Mas, sugiro que vc leia com mais atençao a minha resposta, sei que se vc se esforçar, vc consegue. Mas vamos lá, de novo... eu dispenso a metodologia acadêmica de se aferir um relógio, de medir a qualidade do mesmo, por que sou usuário comum, e, estou mais que satisfeito com a média do relógio -3 -4 -5 segundos/dia... Reconheci finalmente que isso não justifica dizer que o movimentoé de qualidade, seu mestre Adriano, provou isso pra mim, tá? ok? Pois bem, caro Igor, espero que vc tenha entendido, e sobretudo entenda, que sou novo no fórum, e sózinho eu expus minha opinião de forma corajosa, sem ter que me esconder atrás de ninguém. Tenho humildade, bom senso, de reconhecer que errei. Mas
sobretudo, tenho alguma facilidade em interpretar textos... isso ajuda...

ah sim... Opinião é como bunda....

Abraço...
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: igorschutz em 28 Março 2013 às 09:44:03
Só uma correção: meu mestre é o Jobasa...

Beijo.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 28 Março 2013 às 09:54:14
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute



Ótimo...
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 28 Março 2013 às 09:58:18
Bem, vamos ao conceito da Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), sobre o que é qualidade:

Termo subjetivo para o qual cada pessoa tem uma definição. De acordo com Juran, qualidade é "adequação ao uso". Para Crosby, significa "conformidade aos requisitos".

Aderente a este outro:

A qualidade percebida (pelo cliente) não é equivalente à qualidade objetiva (técnica). Não pode ser medida em termos de superioridade técnica ou aderência a padrões físicos. A qualidade percebida é uma avaliação abstrata ou julgamento de um produto baseado em seus atributos intrínsecos e extrínsecos.

Fonte: Market Science Institute



Ótimo...
8)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Cigano em 28 Março 2013 às 10:35:34
Eu tenho apenas um com esse calibre, logo no começo, ele estava fazendo essa média aí citada por você caro Cesar (a propósito, seja muito bem vindo), então eu decidi usar ele durante uma semana, no último dia ele ele tinha adiantado 12s, eu nem me importei, para mim 12s de um movimento que no ebay se acha na casa dos U$40 dólares, para mim está ótimo !!

Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: paulorocha em 28 Março 2013 às 10:44:07
Meu querido César, me permita um conselho: Diminua o tom. Espero que não seja a sua intensão, mas para quem lê, o seu texto é MUITO arrogante.

Veja, você acaba de chegar e já está "caçando confusão" com dois dos mais antigos e conceituados participantes deste forum. Sendo que um deles ainda se deu ao trabalho de (mais uma vez...) explicar detalhadamente os aspectos técnicos de um movimento muito debatido aqui.

Relaxe. Abaixe as armas. Temos espaço aqui para apreciadores de todos os relógios mecânicos (e até mesmo de alguns quartz  :D ).

E sobre o movimento: já tive e teria novamente, numa boa.

Bem vindo ao forum!




Grande abraço
Paulo
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 28 Março 2013 às 11:25:51
Bom dia Cigano, e também ao Paulo Rocha...

De fato, Paulo, não foi minha intenção parecer arrogante, mas, realmente, depois do efeito, fui investigar causa, e realmente o texto estava um pouco forte, digamos. O adriano não me convenceu com sua aula técnica, me convenceu demonstrado minha ignorância aqui e aco-lá, e percebi que estava entrando numa área onde pra mim, não dá pé. Sendo assim, entendi que ele, têm conhecimento de causa e propriedade para afirmar (técnicamente) a inferioridade do calibre, e que meu "conhecimento" empírico jamais provaria o contrário. Tenho certeza que ele entendeu, e me desculpou. A razão do tópico, foi de pesquisas anteriores feitas por mim sobre o calibre, que chegaram a me balançar na hora de comprar ele, tamanha era a variação da marcha, problemas com a reserva... enfim. Depois de adquirir o relógio, me deparei com outra experiência, diferente de muitos  relatos que vi, então, (como fâ da marca, e não do meu relógio) me vi na necessidade de ser esclarecido sobre isso. O texto meio forte, não ajudou muito, mas, não teria rendido tanto e nem sido tão explicativo se fosse mais "formal" digamos. Na verdade, o tópico rendeu boas discussões e um certo entretenimento justamente pela sua acidez. Cabe aos mais inteligentes, entenderem isso, e me desculparem por alguma coisa, pois, não sou arrogante, nem prepotente, muito menos egocêntico a tal ponto de Exaltar uma aquisição "barata". Satisfeito com o bom desempenho do relógio, quis expor meu ponto de vista defendendo o que outros atacavam, só isso. No final, perdi a discussão, fui convencido de como analisar a qualidade de um relógio, é algo que exige muito conhecimento e aparato técnico. E acredito que o Adriano tenha razão sobre o calibre, mas, como não tenho a ótica dele, está tudo certo!! ;D....

Obrigado ao Cigano, e à vc Paulo, pelas boas vindas....

César Ramos 8)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: depinho em 28 Março 2013 às 11:46:46
Oi Cesar, seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pelo tópico, com certeza contribuiu bastante para o fórum pois tivemos bons argumentos e excelentes ensinamentos passados pelos demais colegas. Não acho que você "passou do ponto", você apenas defendeu um produto que você julga ter qualidade, e também não acho que você precisa ser um especialista para colocar sua opinião, eu achei válido demais o seu relato. Foi muito bom você ter defendido o calibre mesmo contra a corrente que talvez você soubesse que viria, e que de fato veio ;D Mas se você não tivesse exposto sua avaliação, avaliação de um leigo, não teríamos a oportunidade de aprender um pouco mais com as pessoas que têm o conhecimento necessário para fazer uma avaliação técnica mais abrangente.

Eu respeito e compreendo os argumentos técnicos que provam, sem sombra de dúvida, as deficiências do calibre quando comparado a outros que têm melhores materiais e construção. Por outro lado acho que não se pode desqualificar um produto "de entrada", de uma marca conceituada e de ótima qualidade geral pois dessa forma acontece justamente o que você disse em sua última resposta, alguém que busca entrar nesse fantástico mundo mecânico pode deixar de fazê-lo ao ver tantas críticas ao relógio. Ao meu ver é um dos bons relógios para iniciantes, digamos assim, pois alia uma ótima marca e um preço também muito bom. Nem todos podem começar por marcas ou modelos que tem um valor bem mais elevado.

Um abraço
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Henk em 28 Março 2013 às 13:05:59
Puxa, não vi nada de arrogante no post do Cesar. Ele deixou muito claro que é um usuário comum, que não tem conhecimento técnico.

Essa aparente arrogância na verdade expressa dúvidas e contradições que surgem para (nós) leigos depois de ler e ver pela internet os muitos admiradores dos SKX, Monster, Samurai, principalmente, exaltando suas qualidades e baixo preço. Assim, de cara, achamos que são a 8a maravilha do mundo. Depois vem o Adriano com muita propriedade esclarecendo tecnicamente a real situação deles no mercado.

Fica a contradição: Se é tão ruim (E ISSO O ADRIANO NUNCA FALOU, nesse sentido estrito!) porque tem tantos admiradores pelo mundo afora?

Demora um pouco até a ficha cair e concluirmos que nós aqui no FRM temos o privilégio desse esclarecimento.

Afinal, a praticidade desses benditos japas fizeram um relógio com mecanismo ruinzinho barato mas que que funciona muito bem no dia a dia e, para piorar, travestidos com qualidade.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: naio21 em 28 Março 2013 às 13:48:49
(https://lh6.googleusercontent.com/-x0-xQKIC3Rk/UVRzZuQW_8I/AAAAAAAABPc/PjDo4IsKQA4/s720/30980_392104350859672_676584508_n.png)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 28 Março 2013 às 14:25:14
Muito boa Naio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: mmmcosta em 28 Março 2013 às 14:41:31
Muitíssimo bem dito, depinho e Henk!
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: FSV em 28 Março 2013 às 15:40:21
Senhores (e - as poucas - senhoras):

Boa tarde!

Já se vão quase três anos do tópico que segue... Mas continuo recomendando, firmemente: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=3250.0  8) 8)

Por favor, leiam com absoluta isenção de ânimo e... Espírito desarmado!!!  ;)

Grande abraço

Flávio.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 28 Março 2013 às 16:32:03
César R.
Não sou advogado de ninguém. Nem posso.
Não tenho o calibre por você defendido.
Mas como cada leitor tem uma percepção da mensagem por você exposta, e como fui atingido por ela, vejo que além do conhecimento técnico, esse tópico serviu para eu aprender com você meias palavras, jogo de apostos e vocativos, virgulas e ironia, muita ironia.
Lembrem-se fórum não deve servir de fonte de estresse, pelo menos não esse tipo de fórum.
Se quer criticar alguém, seja honesto com você e com o receptor que quer atingir e assim, direto.
Abraços.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Tiago SP em 28 Março 2013 às 16:58:36
Resumindo “ O Bom é o que se pode comprar” mais sempre lembrando, mesmo que seja Barato, tem que ter uma Certa qualidade, esse Seikos, com  o tal calibre, 7ssssss ,kkk são bons porem sem muita qualidade, Mais são bons, quem ,não se importa muito em segundos ao dia, ta mais, que bem servido com os relógios, tenho e gosto muito, porem ele não chega próximo ao ETA 2824, o miyota 9015 e nem mesmo ao 469ss039, que também tenho, e uso eles como base, isso é uma opinião pessoal minha!!!!  Sempre digo não sou colecionador, não tenho muitos relógios, sou admirador de relógios!! Tenho os que gosto, e posso usar. 
Abs a todos
Tiago

Abs – achei legal o tópico, pelas explicações do Adriano, os debates obtidos, no final todo mundo absorveu, ou ficou com a pulga, atrás da orelha... mais foi muito bom!!! 
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Rafaexp em 28 Março 2013 às 19:06:21

Mas como cada leitor tem uma percepção da mensagem por você exposta, e como fui atingido por ela, vejo que além do conhecimento técnico, esse tópico serviu para eu aprender com você meias palavras, jogo de apostos e vocativos, virgulas e ironia, muita ironia.
Lembrem-se fórum não deve servir de fonte de estresse, pelo menos não esse tipo de fórum.
Se quer criticar alguém, seja honesto com você e com o receptor que quer atingir e assim, direto.
Abraços.

Que bom que mais alguém notou a ironia... foi o que mais percebi na leitura de tudo, mas achei que talvez eu estivesse ficando meio louco... ::) ::) ::) ::)


Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: bfskinner em 28 Março 2013 às 20:32:14
O Adriano já havia comentado em outro tópico acerca do 7s26. Ele deu uma explicação brilhante que veio a quebrar os mitos deste calibre e concordo que trata-se de uma máquina fraquinha mesmo, projeto tosco etc. Eu tenho vários 7s26 e gosto muito, mas agora eu sei o que de fato representam, o que para mim é muito melhor ter consciência disso. O problema que eu vi por aqui, é que a análise técnica é profissional e não política no sentido de querer agradar a todos. O mestre Adriano teve muita paciência em nos ensinar com mais profundidade. Não é questão de concordar ou não, mas sim de ter a humildade em aceitar dados científicos que muitas vezes são contrários aos nossos desejos. Eu recebi nesta semana meu tão aguardado seiko skx 007k2 e estou o adorando...gostei muito do acabamento dele...mais um 7s26 para meu ajuntamento, embora saiba que o calibre é bem ruinzinho mesmo.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Adriano em 28 Março 2013 às 20:42:08
Eu continuo repetindo: tenho 9 deles. E garanto que 8 deles eu comprei depois de já ter chegado à essas conclusões. Ou seja, bato na tecla de que falo do mecanismo isoladamente. Os relógios que são equipados com eles, é outra história. Compro e recomendo, sempre.

Em outras palavras eu nunca disse que não valem. Nunca. Apenas não são os 9Sxx que muita gente pensa.

Abraços!

Adriano
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: bfskinner em 28 Março 2013 às 20:51:13
Eu continuo repetindo: tenho 9 deles. E garanto que 8 deles eu comprei depois de já ter chegado à essas conclusões. Ou seja, bato na tecla de que falo do mecanismo isoladamente. Os relógios que são equipados com eles, é outra história. Compro e recomendo, sempre.

Em outras palavras eu nunca disse que não valem. Nunca. Apenas não são os 9Sxx que muita gente pensa.

Abraços!

Adriano

Adriano, naquele outro tópico vc. já o recomendava e eu havia entendido o seu posicionamento. É gratificante ter um cara com alto nível como você para nos ajudar por aqui. Obrigado.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Rafaexp em 28 Março 2013 às 21:16:48
Eu continuo repetindo: tenho 9 deles. E garanto que 8 deles eu comprei depois de já ter chegado à essas conclusões. Ou seja, bato na tecla de que falo do mecanismo isoladamente. Os relógios que são equipados com eles, é outra história. Compro e recomendo, sempre.

Em outras palavras eu nunca disse que não valem. Nunca. Apenas não são os 9Sxx que muita gente pensa.

Abraços!

Adriano

Adriano, naquele outro tópico vc. já o recomendava e eu havia entendido o seu posicionamento. É gratificante ter um cara com alto nível como você para nos ajudar por aqui. Obrigado.

Esse tipo de atitude é o que faz esse forum ser maravilhoso e cheio de coisas novas para aprendermos...e as vezes, não apenas sobre relógios...hehe

E sobre o movimento, tenho apenas um com ele e sou muito feilz com ele, compraria outro(s) sem pestanejar!!!!

Abraço

Rafa
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Byron em 29 Março 2013 às 08:23:19
Seja muito bem vindo, César Ramos.
Participe sempre que puder.

Abraço, Byron.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Henk em 29 Março 2013 às 12:16:14
Não defendo o 7s, mas rasgo elogios ao meu Skx 007J. De longe foi a aquisição mais sensata, pois não pesou nada nada no meu pobre bolso (350 ou 400 na época,não lembro direito) e, portanto, na minha consciência. Por ser "barato" e charmoso (não dei muito valor, foi pro batente) foi o meu companheiro em inúmeras atividades de lazer: praia, mergulho, escalada, espeleologia, campo, enfim, nas minhas melhores recordações tá lá o danado nas fotos.

E quando uso com seu bracelete metálico fica lindo. Tá lá ele de novo com terno e gravata no esritório.

Gosto muito e sou apaixonado por outros relógios que tenho, mas se fosse necessário evitar uma quebra venderia todos menos meu seikinho porque NÃO VALE A PENA.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: wilbor em 29 Março 2013 às 19:06:24
Eu tenho um SKX007, obviamente equipado com um 7S26. E quem me recomendou a compra foi o Adriano, rs.

Também acho que não é um ótimo calibre. O meu frequentemente precisa ser ajustado. Mas o fato dele não ser ótimo não me preocupa nem um pouco: eu adoro meu relógio, inclusive faz tempo que não o tiro do punho.

Só que eu acabei me acostumando com seus pequenos atrasos. É o tipo de coisa que não me tira o sono  :)
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Gravina em 29 Março 2013 às 20:41:39
César,

Quero cumprimentá-lo pelo tópico. Você começou no fórum lançando um tema com um texto bem escrito e elaborado, ainda que discutível. Seja bem-vindo!

Marcelo
.   
+1
Parabens tambem a todos que aqui, cientificamente, participaram.
Assim se faz um grande forum ;)
Abs
Gravina
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: capitao caverna em 30 Março 2013 às 20:43:10
Gostei muito desse tópico, principalmente das informações do Adriano porque eu tenho uns 4, todos eles 7s26; mesmo sem ter nenhumconhecimento técnico  e sem nunca ter me preocupado em ver qts segundos esses relógios estão atrasando por dia, eu já sabia que não era lá essas coisas ;D justamente pelo preço que custaram ;D. A única coisa que não quero que aconteça é que eles parem ou comecem a adiantar ou atrasar MINUTOS por dia  ;D.
Parabens aos amigos aqui, pelas informações.
Abraço
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: rtakami em 31 Março 2013 às 00:08:50
Seja bem vindo Cesar Ramos, tenho tido pouco tempo para entrar no fórum, hoje entrei e ví essa questão esquentando e o mestre Adriano explicando novamente com sua experiência e conhecimento mais profundo que já ví, tanto técnico como ortográfico. Acho que ainda ocorrerão diversas vezes por outros usuários novatos e menos experientes.
Esse seu tópico, novamente esclareceu o que muitos se perguntam, sem ao menos postarem algo a respeito, mas que certamente leram e ainda continuarão lendo e  esclarecendo( rendeu a atenção sem dúvida).
Eu senti que o questionamento deveria vir mais devagar, pois pareceu muito leigo para quem é muito expert, afinal muitos aqui possuem um conhecimento avançado no assunto,  já estudaram e ainda estudam com grande interesse a muito tempo cada detalhe de uma forma tão minuciosa que chega a me inspirar  "Sherlock Holmes".
Lembro que trabalhei em uma empresa, e que conseguiu atingir um nível de qualidade exigido por normas, isso devido apenas a um documento com descrição em texto sobre o funcionamento; isso em nada mudou na melhoria para o cliente, aliás um concorrente sem essa qualidade produzia com melhor satisfação ao cliente.
Com relação ao 7s36 também tenho uma e diversas com 7s26 e alguns 6119; não tenho intenção de exigir comparação com qualquer calibre superior,  pois já havia lido o suficiente para saber que me atenderia e poderia adquirir facilmente outra a qualquer momento, até mesmo se o funcionamento não chegasse a minha satisfação, mas para quem já usou um com corda 17 jewels sem water proof, necessitando ajuste diário, estou satisfeito, pois fico tranquilo em usar no dia a dia sem ser visado. Eu não gosto de mostrar nem ostentar nada que chame atenção.
Continue usando mais um tempo e verificará que sua variação ocorrerá, no meu monster (7s26) esse mês ajustei na virada do mês fev/março, nesse momento estou verificando  com o relógio do notebook um adiantamento de 30s, mas há mês que ajustei duas vezes, e a cada ajuste pode chegar a mais 1min e 30 seg. Então até o que eu(apenas usuário) sei, isso é o resultado do não isocronismo; Hoje teria condições de adquirir um movimento melhor, mas ví que não preciso,  pois iria usar raramente apenas em alguns eventos familiares, ficando guardado o restante do tempo, se for a questão precisão usaria o meu a quartz.
Já viu que o pessoal aqui é fera né! A grande maioria talvez só entre de vez em quando, ou só fique lendo na passiva.
Continue postando suas dúvidas, pois sempre há alguém para dar sua opinião, quando entram os mestres ai a coisa define.
até mais.
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: jungman em 31 Março 2013 às 09:15:12
Não tenho problemas com meus seikinhos não, até porque nunca fui tão exigente com esta pontualidade, que só alguns relogios a quartz vão poder ter. Não gosto quando o relogio adianta, porque não quero tocar para tras os ponteiros, mas se tiver de corrigir adiantando, sem problemas.
A pontualidade dos meus 6 Seikos são variaveis, cada um funciona diferente do outro, e todos tem este calibre 7s26. Variam com a temperatura, quando a corda fica no fim um deles adianta pra caramba, muito mesmo, acredito que na ultima hora, entre cinco e dez minutos, acho que a oscilação deve ficar em 180°, isto eu não tenho como aferir ou medir. Um deles até nunca usei, está novo com etiqueta dependurada. E por incrivel que pareça, e só para citar, o relogio mais pontual que tenho dentre os mecanicos, é um omega seamaster, que meu pai me deu quando fui para o colégio. Está em estado bastante ruim, caixa era plaque, hoje tem desgastes, pulseira foi trocada diversas vezes,calendário apagou, e já era usado quando ganhei de presente; mas a máquina deve estar muito boa, porque seu funcionamento é perfeito.
Hoje ando a procura de um Seiko DX 6106-8060. Acho ele muito bonito e queria ter mais este. Se vai funcionar perfeitamente, eu não sei, dizem que este cálibre é uma jóia da Seiko. Só vendo.
Para um custo/beneficio, digamos bom, acho que está perfeito, e cumpre o que se propõe pelo valor investido. Se algum dos meus adiantar ou atrazar, eu o perdoo sem problemas.
Esta é a minha experiencia com Seikos, no geral acho um relogio bonito, pontualidade razoavel, e um custo/beneficio bom. Gosto deles.
Se alguem tiver alguma experiencia com o Seiko DX 6106, por favor de seu parecer, pode dizer aqui, ou mesmo numa MP, sou todo ouvidos.
Um abraço
Flavio
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: renato155 em 31 Março 2013 às 12:27:28
Gostei muito deste texto, heheheheh
fonte: http://www.watchtalkforums.info/forums/beginners-watch-forum/43438.htm
Por isso sou apaixonado pelos Orient 469  :) :)

Affordable watch Movements review " And I will not Sugar-Coated"

First of all I have very limited knowledge. If you are a Lurker and you wanna buy your first cheap automatic watch you should read this!!!
Ok let's start all biginners they start with a cheap watch. If your mommy and daddy are rich that would be different story you probably start with a watch from the BIG 3 brands.

Let's talk about Seiko s7 movement, if your watch Have that movement your never goin to be late. 30+ seconds a day is common in this movement. I would say avoid it.

The Beloved Miyota movement, I remember asking a watchmaker if he ever service a Miyota and he start laughing uncontrolably. avoid it like the plegue.

The Orient Calibre 469 movement, this is the best movement you can get for the money $80-200

Vostok/Russian movements, there just a copy of the Eta. By the way have anyone seen a video of how Vostoks are made? The Russians used alot of oil. But I guess are better than the Chinese movements.

Chinese/Tiajjin movement or whatever is call, it just trash.

One more thing the 2824 which has the gold finished movement is a Chinese produced/assambled ETA automatic.

The real Swiss ETA 2428-2 is the best entry level movement available

if your planing to buy a Digital watch *Cough G-shock Cough* remember one thing life is too short to be wearing plastic.

Thank you for reading and I love you all
Baby Jesus
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: capitao caverna em 31 Março 2013 às 19:13:44
Então pelo que pude entender, o movimento 469 é melhor que o 7s? Olha pra falar com sinceridade, mesmo não tendo conhecimento tecnico, eu suspeitava disso pelas minhas experiências cotidianas (no pulso) com os dois movimentos... tenho muitos 496 e sempre me dei melhor com eles do que com os 7s; mas sempre ficava na dúvida; muitos, inclusive meu pai, meu avô... preferem os seikos mas aí não sei se são 7s... bom na realidade, lá no fundo eu prefiro os orients ;D mas gosto muito dos meus seikos. Eu sei que esse assunto já tá bem debatido aqui no fórum... mas só os mestres pra falarem uma vez mais o que acham. ;D
Abraço
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Il capo em 31 Março 2013 às 22:57:03
Caro César,

Sou novo por aqui, mas já me sinto em casa o suficiente para de dar minhas BOAS VINDAS.
Participe sem constrangimentos e, como dizia o filósofo: "AS IDÉIAS BRIGAM, MAS OS HOMENS NÁO".

Bem, dizem que: "a verdade é como os diamantes, tem várias faces".

Sei da sua afliçáo, em iniciar uma discussáo sobre um assunto no qual é leigo, pois TODOS somos leigos em diversos assuntos, pois ninguém sabe tudo de tudo.

Também sei da afliçao do Adriano, pois quando há um desnível muito grande de conhecimentos é difícil falar a mesma lingua ou se fazer entender devidamente.

Sou leigo em MUIIIIIIITOS assuntos, principalmente em horologia, mas tenho formaçao técnica na área do Direito, àrea na qual quanto mais estudo, mais sinto que tenho que estudar ainda mais. Contudo, e sem posar de expert em coisa alguma, sei o que é explicar uma questáo técnica a um leigo. Acredite, chega às vezes a ser angustiante.
 
O discurso técnico é, digamos, "técnico" ::) ::) ::) ::), enquanto o discurso leigo é, no mais das vezes, senáo sempre, emotivo :-\ :-\ :-\ :-\ :-\ :-\.

Voltando pro tema deste fórum, mesmo após ler a MAGISTRAL AULA do mestre Adriano, quem eu náo conheço pessoalmente, mas teria IMENSO prazer em conversar/aprender com ele, COMPREI UM SEIKO com calibre 7S36.

Primeiro, porquë queria iniciar com, digamos, o básico, mas também um calibre recomendado para os iniciantes, ou seja: um SEIKO 7Sxx.
Depois, porquë simplesmente me apaixonei pelo modelo.

Entáo!!!! Para um técnico qualidade é um conceito aferível objetivamente, com dados matemáticos e tudo o mais.
Já para um leigo é um conceito subjetivo e emotivo.

Em suma, um técnico MEDE/AFERE a qualidade, enquanto um leigo SENTE o que ele reputa ser a qualidade.

Entendo perfeitamente o que o Adriano disse sobre o calibre, numa análise eminentemente técnica. Todavia, tal como o próprio Adriano fez por 9 vezes, comprei um SEIKO 7S36, pois, embora previamente esclarecido sobre a qualidade (ou má qualidade) do calibre neste fórum, julguei que seria uma escolha sensata, consciente e sem grandes riscos para um iniciante.

Enfim, seja BEM VINDO e GRATO ao Adriano pela cátedra de sempre.

Forte abraço a todos.

Il capo.



 

Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 01 Abril 2013 às 09:06:11
Capitão Caverna, acredito também que o 46943, leve uma ligeira vantagem no quesito precisão. Mas isso não faz dele um calibre melhor, mesmo porquê, o 46943 não é tão robusto, resistente, quanto o 7S36, segundo até o próprio Adriano. Além disso, num relógio como um todo, há outros aspectos como acabamento, consagarado nos Seikos, Hardlex, outro diferencial da Seiko assim como o Magic Lever (carregamento mais eficiente), reserva de marcha do 7S36 é melhor, enfim, isso é muito discutível... Quanto à precisão, é quase que unânime, entre os Seikófilosl que a Technos estraga o que já não é muito bom, digamos assim. Entrega os Seikos nacionais no geral mal lubrificados e regulados, isso eu também "ouvi" de muitos membros gabaritados aqui do fórum. Além disso, como o próprio Adriano disse, não há como construir o balanço 2, exatamente como o balanço 1, e, cada relógio é um caso particular na sua regulagem. Ou seja, há de se encontrar uma variação de marcha dentro de vários relógios de mesmo modelo e calibre. Isso indiretamente, dá vazão à "sorte", de encontrar um bom, ou, menos ruim, penso eu AGORA. Há membros que se queixaram de Seikos made in japan mal regulados, mas acredito que sejam excessões, e não regra. Lembrando à vc, que tudo isso é pitaco de inicante... mas pesquisa é pesquisa...
Abraço, e agradeço à todos por suas opiniões, e também pelas boas vindas...

César Ramos.

Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: César R. em 01 Abril 2013 às 09:19:11
Só pra constar, agradeço também ao Adriano !! O "ibope" do post, deve-se muito à ele...

Valeu, e sem ressentimentos...

César Ramos
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: capitao caverna em 02 Abril 2013 às 13:20:44
Então amigo Cesar R. , é o que muitos falam; os seikos são melhorzinhos; mas eu não sei por que cargas d'águas eu ainda simpatizo mais um tantinho com os orients... talvez seja gosto pessoal, muito embora que eu não possa negar que (pelo menos para o estilo de relógio que eu gosto) os seikos são mais bonitos... mas mesmo assim... tenho os dois, mas sinto algo mais pelos orients.
Ah, seja bem vindo (meio atrasado  ;D)!!!
abraço
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: Dorotheo em 02 Abril 2013 às 13:29:37
Então amigo Cesar R. , é o que muitos falam; os seikos são melhorzinhos; mas eu não sei por que cargas d'águas eu ainda simpatizo mais um tantinho com os orients... talvez seja gosto pessoal, muito embora que eu não possa negar que (pelo menos para o estilo de relógio que eu gosto) os seikos são mais bonitos... mas mesmo assim... tenho os dois, mas sinto algo mais pelos orients.
Ah, seja bem vindo (meio atrasado  ;D)!!!
abraço
+1
Título: Re: Em Defesa Do Calibre 7S36
Enviado por: renato155 em 02 Abril 2013 às 23:33:23
Então amigo Cesar R. , é o que muitos falam; os seikos são melhorzinhos; mas eu não sei por que cargas d'águas eu ainda simpatizo mais um tantinho com os orients... talvez seja gosto pessoal, muito embora que eu não possa negar que (pelo menos para o estilo de relógio que eu gosto) os seikos são mais bonitos... mas mesmo assim... tenho os dois, mas sinto algo mais pelos orients.
Ah, seja bem vindo (meio atrasado  ;D)!!!
abraço
+1
+1, embora nao concorde que os seikos sejam melhorzinhos.. ;D