Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Stone Free

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Fórum principal / Re:Coleção Relógios de Bolso
« Online: 19 Setembro 2022 às 14:16:31 »
Há vários anos atrás eu tentei iniciar uma coleção de relógios de bolso, eu sempre gostei dos Omega calibre 161/38.5, acho que por conta de eu ter visto muitos deles quando era bem mais jovem. Tive dois deles em excelente estado, mas acabei enjoando rápido, eu achei que iria me acostumar usando eles, eu não sou daqueles que mantém as peças de coleção guardadas, então pra mim foi uma experiência meio decepcionante. De qualquer forma, te desejo boa sorte com sua coleção!

Gustavo

2
Fórum principal / Re:Coleção de somente um relógio
« Online: 19 Setembro 2022 às 13:43:36 »
Não seria difícil responder essa, se eu vivesse em um país onde fosse viável e seguro andar pelas ruas com uma peça de 100k dinheiros no pulso. E possuir um relógio sem poder usá-lo também não faz o menor sentido pra mim. Me refiro a um Rolex Cosmograph Daytona 4130. Poderia ser também um Sub Date 3235, mais barato, mas não menos visado. Na falta de uma opção menos "prejú" no caso de um assalto, meus rolês seguem com relativa tranquilidade com um Orient Netuno 500m, de milzão.

Abraços a todos.

Gustavo

3
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 10 Junho 2019 às 13:52:06 »
Faz um milênio que não posto nada aqui no fórum. Como um bom e velho colecionador de Orientões KD e WD, não podia deixar passar essa coisa linda, na minha opinião o mais lindo Orientão dos novos que possuo. Ele é muito mais bonito ao vivo do que nas fotos. Não é perfeito, faltam algumas funcionalidades, e é quartz (usa um movimento Seiko Epson VR32a). Mas estou curtindo muito ele. Pesa 188 gramas, uma verdadeira caixa d'água, kkkk :) Não reparem as fotos, é a primeira vez que uso esse Tapatalk...
Abraços a todos.
Gustavo


Enviado de meu Moto G usando o Tapatalk


4
Fórum principal / Re:O que houve com alguns membros/colegas?
« Online: 28 Março 2018 às 14:21:33 »
Boas a todos.

Eu sempre fui um ávido colecionador de Orientões KD/WD, cheguei a iniciar um tópico específico sobre eles no fórum antigo, pelos idos de 2003, 2004. Continuei por um tempo postando aqui no fórum atual, e cheguei até a ensaiar com o Mestre Alberto, reabrir um novo e exclusivo tópico para os Orient KD, WD e derivados, pois o André (Automatic) já havia iniciado um tópico sobre esses modelos.
Também, sempre soube que o Enéias era conhecido como "Doutor Orient" pela grande diversidade de modelos que possuía da marca. Eram bons tempos aqueles, de (boas e amigáveis) discussões e de troca de informações sobre o assunto. Até que de uma hora pra outra, o tópico dos Orientões foi sendo "diluído" com assuntos alheios aos modelos que lhe deram título, tendo sido inundado com postagens de fotos de outros modelos, o que acabou por descaracterizá-lo totalmente, chegando ao ponto de alguém postar uma foto e perguntar "Alguém pode me dizer se esse Mako é legal?" Sem meios de poder controlar o desbunde no tópico, desanimei... E isso foi numa época onde o Dr. Enéias estava ausente no fórum também, e com os demais membros interessados no assunto tirando o time de campo, como o Cigano, o Automatic, o Carretera18, o Cocobambu, e muitos e muitos outros, acabei perdendo o interesse. No meu caso, nem é questão de elitismo, obviamente, pois meu foco é outro. Não tem como classificar como elitista, um cara que usa um Orient WD JAL 1970 ;D. Acho que o que ocorreu foi que jogaram água no leite, e não óleo na água...

Abraços a todos  ;)

Gustavo

5
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 16 Abril 2016 às 21:34:34 »
Ajudou muitíssimo, Gustavo.
Um conhecimento verdadeiramente enciclopédico, PARABÉNS!

Para te explorar um pouco mais _ e destacando que sou neófito no assunto (quase comprei um WD mov. 1942 se passando por KD por causa dum lindo dial preto com um disco prata) _ é possível datar esses relógios pelo seu número de série?

Obrigado pelo elogio, CALS. A Orient, infelizmente, nunca retribuiu a nossa paixão por esses modelos. Por duas ou três vezes entrei em contato via email com a Orient Japão pedindo informações a respeito justamente do sistema de identificação dos modelos, chegando mesmo a informar vários números de relógios da minha própria coleção. Infelizmente não tenho mais como reproduzir a íntegra da mensagem, pois ela foi perdida quando tive um problema no HD de um desktop que eu possuía há vários anos atrás. Cheguei a reproduzir a mensagem no FRM antigo, no tópico "CLUBE DO ORIENT KD/WD" que eu havia criado, mas pelo visto não foi feito um backup completo daquele fórum, de forma que a informação foi completamente perdida.

Por essa razão não temos como chegar a data da produção desses relógios, não só dos cebolões, mas de toda a linha da Orient do mesmo período. E por esse motivo também, que tive que fazer toda a pesquisa baseada apenas em informações, coletadas junto a admiradores do modelo, relojoeiros, etc., porém sendo muitas delas apenas suposições. E na minha memória também, pois embora não tivesse condições de adquirir um KD ou um WD à época (por volta de meus doze ou treze anos), eu passei meio que a "acompanhar" os modelos nas relojoarias da minha cidade, isso desde cerca de 1977 até a metade dos anos oitenta. Em meados de 2002, quando comprei meu primeiro cebolão, comecei de forma acanhada minhas pesquisas. E estou aqui, até hoje, à procura de informações, aprendendo e repassando aos colegas tudo que sei.

Abraços orientados.

Gustavo

6
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 15 Abril 2016 às 09:21:54 »
Muito boa explicação, Gustavo. Tirou uma dúvida que também era minha. Você também tocou num ponto que me incomoda: a forma e a cor dos segundeiros. Nos "KD" eram sempre brancos e rabo de andorinha. E antes? Nos "King Diver "? Na Web da vida encontramos vermelhos, azuis, triangulares.....

Essa é fácil, CALS.

A "era KD circa 77" foi o período de maior regularidade de design desse modelo. Havia dois modelos específicos de KD, os "caixa redonda" e os "caixa quadrada" ou "caixa grandona", ou "caixa d'água" como diziam alguns. As principais características dos caixa redonda eram, obviamente o desenho da caixa, o desenho da pulseira, os ponteiros calha, e o segundeiro branco rabo de andorinha. Os padrões do mostrador e do bezel eram os mais variados, desde cores sólidas, passando pelos padrões quadriculados, até os padrões com cores parecidos com asas de borboleta ou com moscas varejeiras (daí o apelido...). Os bezéis eram basicamente os comuns com escala em minutos, ou os coloridos com a famosa escala de descompressão. Quanto aos caixa quadrada, tínhamos o desenho de caixa característico que todo mundo conhece, e às vezes alguma variação no desenho das pulseiras. Padrões de bezéis e de mostradores eram os mesmos dos caixa redonda. A única diferença eram os ponteiros e segundeiros. Na maioria dos casos eram os ponteiros de perfil quadrado e segundeiros finos, semelhantes ao dos WD's. Mas já vi também caixas quadrada circa 77 com ponteiros calha e segundeiros rabo de andorinha.

Já na "era circa 75", e até antes, no início dos anos 70, quando a Orient passou a comercializar o KD fora do mercado japonês, tínhamos de tudo, como voce mesmo já constatou: Não só os segundeiros, que tinham talvez três ou quatro padrões de desenho e cores diferentes, como também os ponteiros, na sequencia cronológica que citei no post anterior.

O que percebi, foi que que os KD's sempre passaram por crises de identidade, desde o nascimento do 1000 Meters, em 1965. Apenas mantiveram uma certa regularidade, no período de cerca de 1976 até 1980, sendo esses, inclusive, o foco das minhas pesquisas e o tema principal da minha coleção. Não me atrevo a comentar sobre quaisquer modelos fabricados a partir daí, porque, exceto pelos primeiros SK's, tudo despirocou de uma certa forma, que fica impossível fazer qualquer tipo de avaliação. Sem contar os "franks", que é um outro universo ainda mais obscuro.

De consolo pra mim, ficam os WD's... Esses sim, são os batutas... Aguentaram firme desde o lançamento em meados de 1970, e se mantiveram basicamente inalterados durante todo o período que foram produzidos, até a sua "morte gloriosa", já com a sigla SW. Adoro os KD's. Mas amo os WD's...

Espero ter ajudado.

Abraços orientados.

Gustavo

7
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 14 Abril 2016 às 14:06:55 »
bela coleçao stone, valeo tambem pelas explicaçoes!

flaviobsb,
Amigo, não entendi, qual coleção? Nunca postei minha coleção neste tópico.

Cocobambu,
Desculpe por alguns erros de gramática, eu estava no trabalho e digitava pelo celular, sabe como é... :P Quando retornei pra corrigir já era o ícone de edição... ::)

Abs.
Gustavo

8
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 14 Abril 2016 às 11:33:47 »
Boas a todos.
Permita-me, Cocobambu:

Pelo que estávamos discutindo três páginas atrás, Os King Diver circa 1975, os quais trazem no dial o dístico "King Diver", tinham os ponteiros retos. Somente os King Diver circa 1977, com o dístico no dial "KD", vinham com os ponteiros em formato de calha, iguais aos do WD.

Especificamente no meu caso, este meu Orient com o dístico "King Diver" está com os ponteiros em forma de calha. À princípio, acreditei que ele tivesse sofrido uma substituição ao longo do tempo. Sucede que, em pesquisa na internet, eu encontrei um igual à venda no mercado com livre, inclusive, com a mesma configuração de ponteiros.

À rigor, pode ter saído "King Diver" com esses ponteiros em forma de calha?

Suas dúvidas são bastantes pertinentes.

Como em todo processo produtivo, no impacto na mudança abrupta de design ou funcionalidade de um determinado item, sempre há um modelo de transição. Fazendo um paralelo com a praia das canetas, a Parker por exemplo, tinha seus últimos modelos 51 vacumatic produzidos com o "clipe de transição" na tampa, que depois passariam a ser padrão nos modelos 51 com sistema aerométrico.

Imagine então a Orient, cujo padrão sempre foi a exceção, e não a regra. Por esse motivo, e pela certa "regularidade" que houve com os modelos produzidos no decorrer dos anos 70, que mantenho meu foco e minhas pesquisas apenas e tão somente nesses modelos.

Os ponteiros em formato de calha são exclusivos para os WD's, mas não para os KD's. Os primeiros KD's dos final dos anos 60, como os "SWIMMER", e alguns "WEEKLY AUTO" também eram equipados com esse tipo de ponteiro. No início dos anos 70, eles foram sendo gradativamente substituídos pelos "ponta quadrada", e a partir de 1973 pelos "retos". Note que sempre me refiro a "circa", como sendo um período, não o ano propriamente dito. No período entre 75 e 77, e a partir daí, até o final dos anos setenta, os KD's passaram a ter exclusivamente os "calha" com o segundeiro branco "rabo de andorinha". Seu KD, portanto, é um desses modelos de transição, salvo alguma substituição, que para o bem ou para o mal, acabou valorizando seu exemplar. Não há nada de errado com esse modelo, provavelmente é um "pré-77". E bastante raro.

Espero que tenha sido claro e que tenha ajudado a esclarecer sua dúvida.

Abraços a todos.

Gustavo




9
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 23 Março 2016 às 20:43:27 »
Cocobambu,

Me permita responder essa também.
Vou ser específico com relação apenas aos WD's, conforme sua pergunta.
Caixa de WD é SEMPRE polida.
Acabamento fosco ou escovado ou é "barbeiragem" de amador, de quem queria dar o polimento adequado, ou é devido ao próprio desgaste imposto pelo tempo, e pelo uso, e que devido à grande quantidade de riscos, pode dar a impressão equivocada de um acabamento diferente do padrão. Lembrando que os Orientões em outras épocas já foram apelidados de "relógio de pedreiro"...

Abraço.

Gustavo

10
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 23 Março 2016 às 11:18:13 »
Adorando as preciosas informações lidas ultimamente neste tópico,

No caso do Orient Kd, duas janelas, o correto é apenas trazer os ponteiros compridos, com um quadradinho em cima, ou os retangulares também existiram para esta versão?

Outra dúvida, vi no site da Fornitura Central à venda ponteiros para o movimento 46941 da Orient  , esses são os originais do kD?

Grato

Cocobambu,

Os ponteiros de "ponta quadrada" são remanescentes dos primeiros KD's produzidos nos anos 60 apenas para o mercado interno japonês, mais especificamente o modelo "1000 Meters". Apenas os primeiros KD's lançados no início dos anos 70 para comercialização fora do mercado japonês, traziam esse modelo de ponteiros. São os KD's mais raros, principalmente se os mostradores possuírem os dísticos em formato retangular, sempre na mesma posição ou "dísticos em pé". A partir daí, até cerca de 1977, os ponteiros passaram a ter o perfil "reto".

Quanto às coroas "assinadas", acredito (mas não tenho 100% de certeza), que acompanharam os KD's e WD's até por volta de 1973. Tenho o WD "JAL" correto, com as coroas assinadas, que foi lançado por volta de 1970, além de um WD com mostrador bastante raro, também de meados de 1970. O mais certo é que, via de regra, praticamente todos os KD's/WD's com movimento 1942 (duas janelas) devem possuir coroas assinadas.

Quanto à sua terceira dúvida, esses ponteiros, pelo menos pelo perfil, são "originais" sim, para os KD circa 1975, e para alguns KD's circa 1980, que foi quando a Orient "aloprou" de vez com o modêlo, onde inclusive ele acabou perdendo totalmente sua identidade. Apenas tome o cuidado de não confundi-los com os ponteiros que foram feitos para o movimento 46943 em diante, e que, apesar de possuírem o mesmo perfil, às vezes não servem nos movimentos 46941.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Gustavo




11
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 23 Março 2016 às 10:16:37 »
Aí, Carretera!
 :o :o :o

Já vi o relógio antes, com fotos em outros ângulos, então permita-me fazer uma avaliação da peça:

King Diver de mostrador "varejeira", caixa redonda, circa 1975, movimento 46941, com todos os detalhes CORRETOS, inclusive com o desbotamento natural das cores do bezel, sem os descascamentos que são comuns nos bezéis coloridos dos KD's circa 1977, provavelmente devido à mudança na qualidade do silk aplicado. Esse fenômeno ocorre com frequência também nos bezéis dos WD's circa 1977.

Coroas corretas. Ponteiros "retos", e segundeiro corretos para o período. Os KD's passaram a usar os ponteiros em formato de "calha" igual aos usados nos WD's, somente a partir de cerca de 1977. O mesmo ocorreu com os segundeiros, que passaram a ter o "rabo de andorinha", sempre da cor branca.

Fecho e pulseira de elos corretos para o período. São raras de se encontrar nesses relógios, pois possuem elos muitos fracos que se rompem com relativa facilidade, motivo pelo qual a grande maioria dos KD's e WD's disponíveis hoje, não possuem mais as pulseiras originais.

Além de bela, uma peça bastante escassa. Uma excelente aquisição.

Abraço.

Gustavo



12
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 23 Março 2016 às 09:07:38 »
Prezado CALS,

Independente de o KD possuir a caixa "normal" ou "caixa redonda" no jargão orientado :D, ou ser um "caixa quadrada", que você chama "caixa grandona", sendo ele circa 1975 ou circa 1977, ou seja, possuindo inscrições "KING DIVER" ou "KD", é totalmente INCORRETO esses modelos possuírem o bezel com a graduação de 24 horas. Ou vice-versa, o que seria pior. Imagine o quão ridículo ficaria um bezel do KD, em um WD. Imagine aquela escala graduada em minutos se alinhando às cidades no mostrador... ::) E acredite, já vi "exemplares" com essa configuração, não faz muito tempo, por aqui mesmo, no próprio ML...

Considerando apenas os KD's produzidos nos anos 70 e 80 comercializados fora do mercado japonês, de caixa quadrada ou redonda, e de movimentos 1942 e 46941 (duas e uma janela, respectivamente), vale quaisquer padrões de bezéis (incluindo o "colorido", com escala de descompressão), desde que seja graduado em 60 minutos. Existe até uma variação do KD produzida na mesma época, que possui uma escala graduada até 45 minutos, própria para ser utilizado em partidas de futebol. O modelo tem inclusive o nome "SOCCER", gravado no mostrador.

Os WD's dos anos 70-80, que fique bem claro, possuem o mesmo desenho de caixa, SEMPRE. Não existe WD que utilize qualquer uma das caixas do KD. E WD, para ser WD, SEMPRE irá possuir a escala graduada de 24 horas, pelo óbvio motivo da funcionalidade com a escala de cidades. O WD é um GMT.

Seguindo esse raciocínio, fica fácil estabelecer regras simples para avaliação dos modelos, sem correr o risco de adquirir um "FRANK" ;)

Existem também raras variações de siglas dos KD e WD, produzidas na mesma época, como os SK. Mas aí é assunto pra uma outra conversa...

Espero ter ajudado.

Abraços a todos. 

Gustavo

13
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 22 Março 2016 às 16:49:00 »
Aproveitando esse tópico, atualmente frequentado por conhecedores dos KD e WD, peço assessoramento para poder adentrar nesse clube.
Seguinte, os bezeis internos do KD e WD de primeira geração (aqueles com nomes por extenso nos mostradores) são INTERCAMBIÁVEIS?
Ou melhor, independente das diferenças de desenho das caixas, seu diâmetro interno para encaixe dos bezeis são os mesmos?

CALS,

Pela minha experiência, a resposta é SIM. Tenho alguns WD's por exemplo, que possuem bezéis vindos de outros WD's. Não sei afirmar quanto aos KD's, mas acredito que sejam também. Também já vi algumas aberrações do tipo WD com bezel de KD... Portanto...

Abraço.

Gustavo

14
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 21 Março 2016 às 08:16:39 »
Gustavo,
A sua ideia de termos um tópico que funcionasse para agregar apenas informação sobre os modelos KD e WD é interessante mas, como nós já falamos brevemente, tende a esbarrar naquelas mensagens fora do contexto específico (os KD´s e os WD´s), com eventuais participações como aquelas dos exemplos que você citou.

Em resumo, para que a sua ideia pudesse ser implementada o tal cogitado tópico teria que ter, e me desculpem as palavras imprecisas..., teria que ter um "dono", um "vigia", ou aquele que assumisse a tal função de "bedel".
E, eu lhes digo, isso é, além de "chato", muito desgastante para quem pretenda exercer o tal papel.

Mestre Alberto,

Eu me referia exatamente a esses detalhes que você citou. E de fato, eu não teria condições mesmo de ser o "bedel" do tópico.
Vou permanecer com minha rotina atual, visitando de tempos em tempos e dando meus pitacos :P

Abraços a todos.
Gustavo

15
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 20 Março 2016 às 16:10:08 »
Caro Alberto,

Como de costume você vai ao âmago da questão é nos conforta em nossos anseios de vintageiros.
Confortou-me, inclusive, no meu anseio de originalidade. Disse tudo quando lembrou que, se a própria Orient não guardava controle, porque ainda tentamos achar uma lógica .

Dito isto, acho que minha mania colecionista, reforçada pelo eventual trabalho em museu, faz que o tal anseio de originalidade seja parte do divertimento.
Agora, se não há, ou a Orient não divulga, uma codificação de configurações e as remontagems de relojoeiros tornam impossível um inventário de modelos feito pelos colecionadores (acho que essa ideia até já apareceu por aqui, nesse ou em outro tópico), que tal a última saída para comprovação de originalidade? Um catálogo de modelos da Orient dos anos 70 ou 80.
São tantos os catálogos da Seiko (outra com uma variedade grande de configurações) na Web. Nunca ninguém achou um catálogo da Orient?

CALS, boa tarde!

Amigo, se eu encontrasse um catálogo da Orient dos anos 70 e 80, eu trocaria por uns exemplares de meus KD's e WD's.

Nos viramos com fotos antigas ou coisas do tipo (acervo próprio PHOTOBUCKET):





Pra chegarmos a resultados como este (um dos meus WD's JAL, com peças de vários relógios, mas resultando num conjunto absolutamente correto):





Abraços.

Gustavo


16
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 20 Março 2016 às 15:54:17 »
Tenho esse pequeno ajuntamento aqui. Dentre eles, no canto direito, está o do meu pai, que restaurei tempos atrás.

Oi Jefferson!
Agora assim!
Linda coleção. Parabéns! ;)
Tem de quase tudo aí: WD JAL, caixas quadradas, KD's circa 1975 (com as inscrições "King Diver" ao invés de "KD"). Você tem até um KD de bezel colorido :P Interessante... Faltam mais uns WD's no ajuntamento. O que voce acha? 8)

Enfim, vamos seguir a prosa lá no tópico KD's e WD's. Ele ainda existe, e faz tempo que ninguém posta por lá. Terás um interlocutor constante, tenhas certeza.

Aquele tópico não foi criado por mim, foi o André (automatic) quem abriu. Eu me referia ao tópico que criei no FRM antigo. Na verdade, eu cheguei até a discutir com o Mestre Alberto há algum tempo, a possibilidade da recriação do tópico aqui, mas acabei desistindo talvez porque eu não teria condições de "vigiá-lo" de forma a não permitir a sua "diluição" com assuntos alheios ao tema principal, que seria a discussão apenas no âmbito dos modelos KD e WD. Posts com coisas do tipo "O que vocês acham desse meu MAKO, ele não tem um apelo interessante?", ou ainda "alguém pode me dizer como funciona esse calendário permanente desse Orient", são suficientes pra tirar o foco do assunto principal. Veja este tópico que estamos postando agora, por exemplo. Estamos discutindo ultimamente assuntos que dizem respeito ao KD. E porque esse assunto está sendo discutido aqui? Compreende?

Vamos em frente...
Abraço. ;)

Gustavo

17
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 18 Março 2016 às 13:38:49 »
Valeu pelos comentários, Jefferson!  ;) ;) ;)

Mas voltando aos KD's, e seguindo o debate dentro de nossa costumeira camaradagem, me recuso a aceitar a ideia dessas cores esdrúxulas escolhidas aleatoriamente... >:( ;D ;D ;D

Mas agora pegou... :'(

Vejo que não curte os Orientões, ou talvez curta só os modelos que são "esteticamente corretos" pra você...

Não entendo então porque você mesmo quis tentar explicar o cromatismo dos bezéis dos KD's coloridos, há alguns posts atrás...

Pra mim, desde o início, nunca me importei com as cores, na verdade, eu sempre curti. E muito... Desde os meus 13 ou 14 anos, no final dos anos 70, quando pude "ver com as mãos", um KD colorido, novo em folha... Somente cerca de 25 anos mais tarde, eu consegui, enfim, adquirir meu primeiro exemplar. E somente cinco anos após, eu finalmente consegui adquirir, e ter de volta em mãos, o exato modelo que tive a oportunidade de poder tocar e apreciar pela primeira vez.

Aprendi, depois de algum tempo, e depois de muita pesquisa, que a Orient NUNCA teve quaisquer critérios ou limites pra escolha de cores ou padrões, principalmente dos mostradores, visto que os modelos de bezéis e de caixas sempre seguiram algum padrão ao longo do tempo em que os KD's e WD's foram produzidos (mais os KD's, porque na minha opinião os WD's sempre foram um pouco mais "conservadores").

Só pra se ter uma idéia, NUNCA consegui decifrar a codificação que a Orient usou nesses relógios, e eles também nunca revelaram, pois acreditem cansei de contatar a empresa no Japão em busca dessa informação.

Assim sendo, de boa Jefferson, escolhas "esdrúxulas e aleatórias" SEMPRE foram as regras, nesses relógios. Para a felicidade de alguns, ou para infelicidade ou insatisfação de outros.

Agora um desabafo:

Todas as vezes que retorno ao fórum (e acreditem, quase sempre meu interesse são os Orientões), ou sinto cada vez mais a necessidade de reinaugurar o tópico "Clube do Orient KD/WD", que iniciei lá nos idos do FRM antigo, ou de definitivamente, continuar ausente, só como mero espectador, ou "sair pra tomar um suco", como diz o Mestre Alberto.

Abraços a todos.

Gustavo

18
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 17 Março 2016 às 12:48:07 »
Só pra dar um exemplo prático e pouco técnico, a transparência de um copo com limonada, que apresenta alta turbidez, é bem maior que um copo contendo um corante (de cor negra por exemplo), solúvel, que naturalmente apresenta baixíssimo índice de sólidos dissolvidos.

Boas amigos,

Um complemento usando minha própria citação:

"A transparência de um copo contendo limonada, que apresenta alta turbidez, será bem maior que a de um copo contendo água, e um corante de cor acentuada, que seja totalmente solúvel".

Ontem eu estava já na cama, sonolento, de saco cheio com as notícias da política, e no celular, quando respondi da primeira vez :P
Me desculpem ;D

Em tempo, fazendo um comentário sobre a escala que o Jefferson apresentou, notei o seguinte:

A cor VERDE, que representa a escala dos 30 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir dos 20 e tantos metros, na escala apresentada.

A cor ROSA, que representa a escala dos 35 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir dos 30 metros (considerando que na figura a cor não seja exatamente ROSA, mas talvez de um tom mais parecido com a cor FÚCSIA).

A cor AMARELA, que representa a escala dos 20 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir de aproximadamente 15 metros, na escala apresentada.

Por fim, resta a cor AZUL, que representa a escala dos 40 metros de profundidade no KD. Essa corresponderia. Mas me intriga o fato de uma cor escura poder ser percebida na profundidade maior. Não deveria ser o contrário, como exemplificou o amigo fbmj na comparação com o "submarino amarelo"?

Por enquanto, para mim, ainda que amante e ávido colecionador dos KD's e WD's, as cores não passam de puro apelo estético, "a la Orient", como disse o Mestre Alberto.

Ou aqui ninguém ainda apreciou as "aberrações cromáticas" dos mostradores de certos modêlos de KD lançados durante todo o período em que foram produzidos? Principalmente os fabricados durante os anos 80... Tem cada "figura", que fazem esses bézeis coloridos parecerem meros adornos "caretas" ;D

Abraços a todos.

Gustavo

19
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 16 Março 2016 às 23:30:47 »
Gustavo, fiquei curioso sobre o uso do disco de Secchi para a medição da profundidade. Foi um objeto projetado inicialmente para medir a turbidez de um corpo d'água.

Vou tentar explicar melhor, Jefferson, muito embora talvez eu tenha demorado um pouco pra responder de imediato.
Na verdade o disco de Secchi é utilizado para medir a transparência do corpo d'água, e não a sua turbidez. Uma água que apresente baixa transparência nem sempre apresenta um valor alto de turbidez. Só pra dar um exemplo prático e pouco técnico, a transparência de um copo com limonada, que apresenta alta turbidez, é bem maior que um copo contendo um corante (de cor negra por exemplo), solúvel, que naturalmente apresenta baixíssimo índice de sólidos dissolvidos.

O que ocorre, é que com o disco podemos medir a transparência que a agua apresenta em termos de profundidade. De uma forma simples. A corda que prende o disco possui marcações na sua extensão, o que permite medir a transparência em unidade de metros. Até o ponto onde for possível enxergar o disco imerso, é feito a medida aproximada, indicada em metros, nas marcações existentes na corda.

Foi esse o exemplo que eu quis dar com relação à combinação das cores preto e branco no disco.

Espero ter sido mais claro dessa vez.
Abraços a todos.
Gustavo

20
Fórum principal / Re:CLUBE DO ORIENT
« Online: 15 Março 2016 às 16:23:02 »
Obrigado Mestre Alberto, e Cocobambu!

Olha Mestre, quanto às cores, nunca consegui descobrir. Não acredito que tenha qualquer relação com alguma norma sobre mergulho, ou descompressão, tampouco com relação à transparência das escalas nas diversas faixas de profundidade. Sou técnico ambiental, e diversas vezes usei um dispositivo chamado Disco de Secchi, para poder medir a profundidade em corpos d'água. As cores usadas nesse disco são apenas o branco e o preto, o que de certa forma invalida a teoria do "bloqueio" dos comprimentos de onda citado inicialmente. Não faz muito sentido pra mim também, a escala dos 30 metros ter a cor mais escura que as demais. Posso afirmar que o verde é bem escuro mesmo (assim como o rosa, que é choque mesmo!!! ;D), pois como voce bem sabe, tenho KD's em estado mint para poder dar esse testemunho 8)

Trata-se muito provavelmente, de "lenda urbana", mesmo.

A funcionalidade do bezel multicolorido do KD é conhecida por muito poucos. Fico feliz em poder compartilhar isso aqui com voces.

Um forte abraço a todos.

Gustavo

Páginas: [1] 2 3 ... 6