Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Advogado

Páginas: [1] 2
1
Fórum principal / Seiko Spring Driver
« Online: 21 Abril 2013 às 23:27:36 »
Caros amigos.
Alguém sabe informar por que o Seiko Spring Driver não é mais divulgado no Brasil? Até mesmo nas relojoarias autorizadas Seiko eu não o vejo. Este é um dos relógios que eu gostaria muito de usar no meu dia a dia por ser muito bonito, mas, principalmente, por apresentar um projeto inovador e muito bem bolado. Eu achei fantástica a ideia de mesclar o tradicional sistema a tambor com um inovador sistema eletrônico de controle da rotação da roda de scape.
Abaixo alguns links muito interessantes sobre o Spring Driver.

http://www.youtube.com/watch?v=u_KkmwapoG0
http://forums.watchuseek.com/f304/grand-seiko-spring-drive-gmt-sbge001-520835.html
http://people.timezone.com/library/rdnotebook/200509073623

2
Fórum principal / Re: Polimento Orient - RJ
« Online: 06 Abril 2013 às 16:59:03 »
Isso também vem demonstrar que nosso fórum está sendo muito bem visto lá fora. Ponto para a Orient e também para nosso forum... :)

3
Fórum principal / Re:TÓPICO DE APRESENTAÇÃO
« Online: 06 Abril 2013 às 16:43:21 »
Ola.
Meu nome é André, sou advogado sendo este meu apelido no fórum, e já sou membro dele ha alguns anos. Como faz um bom tempo que não tenho participado achei que seria conveniente me apresentar novamente. Apesar de não ser relojoeiro, tenho uma oficina completa em casa, só não tenho torno (por enquanto), pois meu hoby é restaurar, concertar e adaptar relógios de qualquer marca, modelo e ano. Um grande abraço a todos.

4
Fórum principal / Re: Ajuda com relógios CITIZEN antigos ...
« Online: 06 Abril 2013 às 16:32:38 »
Realmente, o primeiro é um Citzen que leva o calibre Miyota 8200. Se você quiser mais detalhes técnicos sobre esse calibre é só entrar neste linck:
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&Citizen_8200A

Esta é umas das máquinas que eu mais admiro, pois seu sistema antichoque (rubi côncavo fixado no centro de uma mola espiral sob um contra rubi convexo encaixado na ponte do balanço) é um dos mais eficientes que já vi. Você pode dar uma martelada neste relógio que o eixo do balanço não quebra. E a rodagem de todas as engrenagens do movimento em rubis também torna esta máquina praticamente eterna, pois o desgaste nos eixos das engrenagens é praticamente zero. Este movimento foi projetado e pensado para durar gerações. Só precisa de manutenção periódica (2 em 2 anos em média) para garantir um bom funcionamento e boa precisão.
O outro (0200) também apresenta uma excelente máquina, igualmente muito bem projetada e feita para durar gerações. Para saber mais detalhes técnicos dê uma olhada neste linck:
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&Citizen_0200
Ambos valem a pena restaurar.

5
Fórum principal / Re: Ajuda Para um Casio Skuba
« Online: 06 Julho 2011 às 12:02:37 »
 :) Então é isso mesmo. Agora, com  o calibre deste Casio (343 MMA) ficou mais fácil fazer os telefonemas nas fornituras e Assistências técnicas brasil a fora. Obrigado amigo "Cigano". Também agradeço ao amigo Moderador e a todos amigos do fórum pela ajuda. Assim que tiver os meios, vou postar fotos da restauração desse Casio.  ;D

6
Fórum principal / Re: Ajuda Para um Casio Skuba
« Online: 06 Julho 2011 às 10:06:05 »
Prezado amigo moderador. Não postei a foto do relógio mencionado por não dispor, no momento, de meios eletrônicos para tal, sendo esta a única razão por ter indicado o link excluído. Aproveito a oportunidade para sugerir que no campo “Regras de Conduta - leitura obrigatória” haja menção expressa de quais links estariam proibidos de serem indicados nas postagens.

7
Fórum principal / Ajuda Para um Casio Skuba
« Online: 05 Julho 2011 às 23:26:39 »
Olá amigos. Adquiri recentemente no ML um relógio para restaurar, sendo um Casio Quartz Water Resist 100 m. E estou com dificuldade para identificar o calibre, pois para voltar a funcionar ele precisa de uma bobina e uma placa novas. No mostrador tem a seguinte indicação: 211AS-74B Japan N. E no "ebauche", no local da platina onde vai encaixado os pinos do mostrador, tem a indicação 343-3. Tem outro igual a venda no ML no link abaixo, que estou postando apenas para os amigos poderem ver que tipo de Casio é o meu, pois são idênticos. Pois bem, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

<< Link para o anúncio removido. Caso tenha interesse em mostrar aos demais colegas qual o modelo do relógio, por favor, poste aqui uma imagem do mesmo. >>

8
Fórum principal / Re: Dica para identificar calibres e movimentos
« Online: 26 Junho 2011 às 23:31:41 »
 :) Muito bom amigos, participar deste forum é um privilégio e um grande prazer.

9
Fórum principal / Re: Apresentação
« Online: 26 Junho 2011 às 00:03:20 »
Olá, seja bem vindo. Também tenho alguns Citzen na minha coleção, porém, são mais antigos, do tipo automático. O que mais aprecio na marca é a resistência e durabilidade. Já vi destes relógios estarem acabados e detonados por fora, mas, por dentro, bastou uma limpeza e lubrificação para voltarem a funcionar com precisão e confiabilidade. São excelentes.
Um grande abraço.

10
Fórum principal / Dica para identificar calibres e movimentos
« Online: 25 Junho 2011 às 23:58:00 »
Olá amigos do fórum. Depois de um tempo afastado, é um grande prazer estar de volta. Espero poder ser útil aos amigos do fórum e contribuir para dividir conhecimentos. Então, sobre a identificação de calibres e movimentos existe um site na internet muito bom, que tem me ajudado muito nas minhas restaurações. Este site possibilita a qualquer visitante, gratuitamente, a identificar os mais variados movimentos de relógios, basta você digitar o calibre no canto superior direito do site e clicar em "search" que vem a foto do movimento e todos os detalhes do fabricante. Também é muito interessante para se descobrir a idade do relógio pela data em que ele começou a ser fabricado. Para quem tem um bom inglês, também é possível obter detalhes da tecnologia do movimento, e, até peças intercambiáveis e seus respectivos calibres. É muito interessante para curiosos como eu. Espero que seja útil aos amigos. Eis aí o link:

http://ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk

11
Fórum principal / Re: Relógio a adiantar
« Online: 10 Janeiro 2011 às 20:40:19 »
Olá amigos. Peço respeitosa permissão para participar deste tópico e dar uma modesta contribuição. Já vi casos de relógios muito bons (Um Technos com máquina Eta e um Orient "Scuba"), ambos com sistema incabloc (anti choque), que sofreram pancada e queda ambas violentas, o que vez o registro do balanço se mover, e, consequentemente, afetar a precisão dos relógios. Ambos passaram por revisão em profissional especializado, e, voltaram a funcionar precisamente.  Então, qualquer pancada que altere a posição do registro também é um fator que pode provocar o adiantar do relógio.

12
Fórum principal / Re: 6309 x 6119
« Online: 24 Agosto 2009 às 18:21:56 »
Olá amigos.

Gostaria de participar desta "conversa", dando minha opinião sobre estes Seikos. Ambos são excelentes não só quanto a qualidade do material e precisão da máquina, mas, também, por que são muito fáceis de montar e de desmontar. Os rubis têm furos côncavos que auxiliam o encaixe dos pivôs das engrenagens e a mola do clike de carga da corda, juntamente com as molas do calendário e do sistema de acerto das horas, são encaixadas de tal forma que facilitam e muito a montagem, evitando que "disparem" e se percam, o que ocorre com frequencia nas máquinas suiças "AS". Enfim, Seiko os 6309 e 6119 são muito bons para o dono e melhores ainda para os relojoeiros e curiosos como eu :D

13
Fórum principal / Re: Movimentos ETA
« Online: 12 Julho 2009 às 14:27:02 »
Olá amigo Luciano.

Para mim foi muito útil, principalmente devido ao fato do linck informar detalhes técnicos sobre os calibres ali indicados, como, também, pela possibilidade de abrir uma linha de contato direto com a ETA. Isto, para obtenção de peças de restauração e informações fidedignas para colecionadores, é excelente.
Obrigado amigo. :D

14
Fórum principal / Re: CONSERTOS QUE FIZ
« Online: 11 Julho 2009 às 11:31:59 »
É verdade Alberto. O gosto em matéria de relógios varia muito mesmo de pessoa para pessoa. Para mim, é muito prazeroso transformar sucatas em relógios úteis e bonitos. É uma conquista que me traz muita satisfação e a capacidade para isto foi lentamente se desenvolvendo ao longo dos finais de semana da vida :D

15
Fórum principal / Re: CONSERTOS QUE FIZ
« Online: 11 Julho 2009 às 01:55:43 »
Estas são algumas fotos do Timex desmontado. Incrível máquina. Não tem nenhum rubi e suas peças são de aço da mais alta resistência, pois este aí tem mais de 20 anos e não apresentou um único sinal de desgaste. O grande macete é colocar uma gota de óleo mobius em cada pino da âncora, se não, ele não funciona, mesmo estando todos os pivôs lubrificados. Agora parece fácil, mas, eu tive que quebrar a cabeça para descobrir isso  ???... Tinha tudo para funcionar mas não funcionava  :'(.






16
Fórum principal / CONSERTOS QUE FIZ
« Online: 11 Julho 2009 às 01:24:47 »

Amigos, adquiri estas sucatas no ML para me divertir com elas.



Após a desmontagem, limpeza, montagem e lubrificação, ficou assim:



17
Fórum principal / Re: Apresentando-se e pedindo conselho
« Online: 11 Julho 2009 às 00:13:18 »
 :D Olá Jefferson. Seja bem vindo ao fórum. Eu penso que ambos modelos que você gostou são muito bons, resistentes e de tradição. O seiko, na minha opinião, poderia lhe ser mais útil, pois tem duplo calendário, apresenta boa resistência a água (desde que tenha borrachas de vedação novas) e é muito resistentes a choques. O Tissot que você nos mostrou já não apresenta resistência a água e não tem calendários, porém, apresenta um design mais atraente e também é muito resistente a choques, pois ambos têm sistema "incabloc" (quatro rubis e duas molas no balanço), que dão uma certa "flexibilidade" em caso de pancadas mantendo a peça intacta. Mas, é tudo questão de gosto. Escolha aquele que mais lhe agradar.
Um abraço. :D

18
Fórum principal / Re: Mais um restaurado - Casio diver
« Online: 14 Maio 2009 às 20:26:33 »
Olá Paulo.
Sobre lubrificar os rubis e os pontos de apoio dos eixos das engrenagens, eu aprendi (na prática, como você), que o óleo "Moebius 8000/4 Swiss", que é aquele que todo relojoeiro utiliza nas manutenções dos relógios mecânicos, não é o mais adequado para máquinas quartz. Tais máquinas pedem oleos menos densos a serem dosados com "pica oleo" também adequados, pois a gotinha que vai é minúscula (sob pena de escorrer). Na minha montagem (máquina Myota 2035) o Moebius 8000 fez é segurar as engrenagens em vez de lubrificar. 

19
Fórum principal / DISSECANDO UM CRONO CITZEN QUARTZ WR 100
« Online: 31 Janeiro 2009 às 17:00:10 »
Olá amigos do fórum.
Como vocês sabem, sou advogado, mas, também dou minhas cacetadas como relojoeiro amador... Pois é, então resolvi desmontar um crono Citzen quartz da minha coleção. Mas, não se preocupem, não cometi nenhum assassinato com a máquina (Graças a Deus). Ela está muito bem e funcionando perfeitamente (Graças a Deus de novo).
Pois vejam só que visão maravilhosa após retirar a tampa do fundo




Depois de soltar os “tiretes” que prendem as duas “tiges” dessa máquina, é possível retira-la da caixa, ficando com o seguinte aspecto:


Após retirar os ponteiros com ferramenta adequada (“Saca-ponteiros”), com máximo cuidado para não riscar (mais) o mostrador, ele é retirado por cima, com ajuda de uma “espátula” com todo cuidado para não quebrar os pinos. Neste tipo de máquina os pinos não são presos por parafusos, mas, só encaixados. A visão sem o mostrador é a seguinte, onde também visualizamos as duas “tiges” com suas respectivas coroas, característica marcante neste tipo de mecanismo:


Após desmontar o “Keiless” (mecanismo do calendário), pude ver alguns pontos de oxidação que estavam emperrando o mecanismo. Eles aparecem na foto num tom azulado. A visão desta parte da máquina é essa:


Do lado oposto ao mostrador, após retirar a ponte de engrenagens visualizada na primeira foto, nos deparamos com esta magnífica visão:


Somente teremos acesso ao circuito eletrônico após remover a ponte de plástico e as engrenagens do crono, visualizadas na foto anterior, onde veremos o mecanismo dessa forma:


Retirando o circuito, teremos acesso ao tirette, a báscula a mola e todas as peças com compõe o mecanismo de acerto das horas e da data. Lembrando que nesse tipo de mecanismo o acerto das horas e da data não é mecânico, mas, eletrônico, ou seja, o movimento rotatório imprimido na tige provoca sinais eletrônicos que serão interpretados pelo circuito para produzir pequenos pulsos de movimento no “rotor”, fazendo o ponteiro dos minutos pular de minuto em minuto, até atingir 10 minutos, onde girará rapidamente. Quem tem esse tipo de relógio entenderá melhor como isso funciona. O fato é que tal mecanismo é maravilhosamente complexo e me faltam conhecimentos para descreve-lo melhor:


Aqui a “platina” totalmente desmontada, onde podemos visualizar o pinhão responsável pelos pulsos eletrônicos do acerto das horas. A máquina deste relógio havia parado sem mais nem menos, onde resolvi desmonta-la. E o motivo do seu travamento fora a penetração de sujeira, talvez pelo suor da pele, pois haviam pequenos pontos de oxidação nas partes metálicas, inclusive nas engrenagens, onde bastou uma limpeza com benzina e escovação com pincel adequado para a máquina voltar a ficar livre. Algumas gotas de óleo mobius nos pivôs e uma bateria nova, deixaram esta máquina em operação novamente. As fotos que tirei de todo processo de desmontagem ajudou em muito na montagem e confesso que se não fossem tais fotos eu não teria conseguido monta-lo novamente. Mas nada que meu amigo relojoeiro “Vavá” não desse jeito.

20
Fórum principal / Re: Relojoeiros esquecidos!!!
« Online: 27 Dezembro 2008 às 21:12:01 »
Olá amigos.
Também quero participar desta discussão, pois já sofri muito vendo meus inestimáveis relógios sendo riscados, entortados e até mutiliados por maus profissionais. Por isso e também por gostar muito de relógios é que eu desenvolvido o hoby de consertar meus relógios. Porém, ainda não consigo desempenar a mola espiral ("cabelo"), que, invariavelmente sofre empenos com quedas, penetração de umidade, etc. Até trocas de eixos exigem especial habilidade. Por isso, eu mesmo desmonto o relógio com todo carinho e cuidado possível, e, só levo para o profissional a platina com a ponte do balanço. Depois é só montar e conferir a precisão no vibrograf. Nunca mais me decepcionei com relojoeiros... ;D

Páginas: [1] 2