Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Robson xavier

Páginas: [1] 2
1
Fórum principal / Novo Seiko Prospex Diver 200m SPB077/79 Basel 2018
« Online: 24 Março 2018 às 00:56:40 »
Parece que temos um novo candidato a queridinho do membros da ASA (comigo incluso)

Trata-se de um modelo mais acessível de outra reedição da seiko, um 200m com o já bem afamado calibre 6R15 (mesmo dos SARB e alguns prospex, com corda pela coroa, hack e 50h de reserva), visual inspirado no hi beat 300m de 1968 e vejam só, finalmente com Safira, que era um desejo de muita gente (meu também!).





44mm de diâmetro!

Como já disse, parece que fizeram o mesmo esquema do SLA017 que foi a reedição do 62mas, e teve uma versão mais barata (SPB051/53 - lindos por sinal), e mais acessíveis que a versão top.

A versão Top nesse caso do 1968 é a 300m hi beat (SLA025) com calibre 8L55 que bate a 36.600VPH, deve ser coisa linda...se não custasse 5.500 Euros!

Os 200m parecem que vão custar entre 900 a 1100 Euros.

Eu gostei e vocês?  Esperar passar os lançamentos que logo os preços acalmam...

Haja coração!

Abs, a todos

fonte: https://monochrome-watches.com/seiko-prospex-diver-200m-spb077-spb079-modern-recreation-1968-ref-6159-7001/








2
Fórum principal / Link para vários movimentos
« Online: 21 Fevereiro 2016 às 16:09:47 »
Eu estava procurando imagens para determinar o calibre exato do meu Lemania e topei com este site, que na verdade é um diretório de imagens de um blog de reparos, muito rico em imagens de alta resolução, é só escolher o movimento que estaria em manutenção e clicar nos números do começo de cada linha (ID), que abrirá o arquivo de fotos do serviço.

Achei muito interessante e que mereceria ser compartilhado!

Se já estiver em outro tópico, peço o favor para a moderação de retirar este.

http://watchguy.co.uk/cgi-bin/library

Abraço a todos,

Robson Xavier.

3
Fórum principal / Globo Repórter - Relógios
« Online: 29 Outubro 2015 às 17:12:01 »
Salve amigos do FRM, não sei se já colocaram em outro lugar, se já, favor apagar este tópico e, depois do programa, pode apagar mesmo, pois, é só um lembrete de que o programa "Globo Repórter" desta sexta, 30 de outubro, será sobre a Suíça, e terá um bloco sobre relógios! Pelo que vi na chamada, será mais sobre os exemplares exóticos e caríssimos, mas pela nossa paixão vale qualquer menção não é?

Abraço a todos!

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/10/globo-reporter-mostra-maravilhas-e-segredos-da-suica.html

Robson Xavier.

4
Fórum principal / Relógio dos sonhos a partir de U$149,00 (original)
« Online: 18 Julho 2015 às 17:13:22 »
Olhem essa matéria, será que pega? E no Brasil? algum dia?


"Para os apaixonados por relógios, às vezes fica difícil ter acesso a marcas muito caras e modelos luxuosos. 20 mil reais às vezes é pouco e alguns modelos podem chegar a um milhão de dólares. Mas para quem ainda quer desfilar com um desses por aí e não quer desembolsar tanto dinheiro, há uma solução. O serviço Eleven James permite testar ou alugar relógios de diferentes fabricantes.

O plano mais básico é de 149 dólares. Ao iniciar o cadastro, a Eleven James pede que você meça o pulso com um modelo que pode ser impresso e recortado em casa. Com esse número, os relógios vêm customizados para o tamanho do cliente. Depois desse procedimento, é possível entrar na plataforma online e escolher o modelo que deseja ter em casa por alguns dias.


O site Business Insider testou o serviço de rodízio de relógios. (Imagem: Divulgação / Business Insider)
O processo funciona principalmente como um rodízio de relógios. Com base no cadastro preenchido, a Eleven James consegue filtrar o estilo dos relógios que o consumidor deseja receber. Ao identificar um possível modelo que se encaixe no perfil do cliente, a central de relacionamentos entra em contato para confirmar se há ou não interesse.

O serviço, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos. Para quem mora em Nova York, os modelos são entregues de pessoalmente pela equipe da Eleven James. Para outros locais o envio é feito de maneira segura, pelos serviços de entrega convencionais. Já nos primeiros pedidos, o membro recebe um kit de boas-vindas com uma série de brindes que reforçam o estilo luxuoso do serviço que a Eleven James oferece."

fontes

http://deixaqueeumanjo.pop.com.br/ja-conhece-o-netflix-de-relogios-muito-caros/
https://www.elevenjames.com/

Abraço a todos,

Robson Xavier.

5
Fórum principal / vídeo Legal
« Online: 17 Maio 2015 às 10:45:48 »
Não sei se já viram, mas muito legal este vídeo sobre alguns conceitos malucos de relógios, a maioria mecânico.



Abraço a todos,

Robson Xavier.

6
Botequim / Curiosidades
« Online: 19 Setembro 2013 às 08:50:06 »
Engrenagens Naturais, essa eu não sabia se postava lá ou aqui...kkkkk, fala sério né?


Evolução inventou a engrenagem antes do homem



A ninfa, ou filhote, de um tipo de percevejo, o Issus coleoptratus, usa um par de engrenagens nas coxas para sincrozinar o movimento das pernas durante o salto. Essa é a primeira vez em que um sistema de engrenagens capaz de entrelaçar os dentes com precisão e girar de modo funcional é descrito na natureza, diz artigo publicado na edição de 13 de setembro da revista Science.
A delicadeza e a precisão do mecanismo são espantosas: os dentes das rodas têm cerca de 20 micrômetros – milésimos de milímetro – de altura, e graças às engrenagens as pernas se movem com um intervalo de tempo entre si da ordem de 30 microssegundos. Um grau de sincronia “difícil de conseguir com pulsos neurais de 1 milissegundo”, escrevem os autores. O pulso é cerca de 30 vezes mais lento que a coordenação das pernas pela engrenagem minúscula.
Esta não é a primeira vez que se descobre que uma invenção mecânica humana já havia sido antecipada na evolução dos insetos. Em 2011, a mesma Science publicava um artigo descrevendo a descoberta de um sistema de porca e parafuso no corpo de um besouro, o Trigonopterus oblongus, numa das juntas das pernas.


http://www.unicamp.br/unicamp/ju/575/telescopio

Abraço a todos,

Robson Xavier.

7
Fórum principal / Ajuda com Baume & Mercier
« Online: 17 Fevereiro 2012 às 15:15:00 »
Olá amigos do RM,

Dêem uma ajudinha aqui, estou pesquisando sobre um relógio que me interessou e surgiu uma dúvida, porquê todo capeland que eu pesquiso tem os acumuladores 3,6,9 e esse que eu encontrei à venda é 6,9,12?
É uma outra configuração do movimento, outro movimento ou tem perigo de ser alguma réplica?

Eis a foto do modelo:


Se algum conhecedor em B&M puder ajudar, eu agradeço.

Abs a todos.

Robson Xavier.

8
Fórum principal / Novo concurso Longines
« Online: 25 Maio 2011 às 13:25:38 »
Olá amigos,

Está rolando um concurso da longines no site abaixo ou no facebook, é super simples de participar e tá valendo uma viagem e um  cronógrafo.

Eu já tentei e consegui um saque de 105 km/h no gamezinho de tênis.

No site:
http://rolandgarros.longines.com

No Facebook:
http://www.facebook.com/Longines

E pra quem tem iPhone:
http://www.longines.fr/iphone

Não custa nada tentar e tá valendo um baita prêmio né?

Abraços a todos,

Robson Xavier.

9
Fórum principal / Precisa de precisão?
« Online: 20 Maio 2011 às 13:23:19 »
Novos relógios atômicos podem se manter precisos por toda a duração do universo!

http://blogportaa.wordpress.com/2011/05/15/novos-relogios-atomicos-podem-se-manter-precisos-por-toda-duracao-do-universo/

Fala sério,

Abs,

Robson Xavier.

10
Fórum principal / Fininho
« Online: 07 Maio 2011 às 00:38:31 »
Poxa, dá um help aí gente,

Tô doido num bichinho igual a esse aí embaixo, pois estou precisando de um relógio para usar com terno que "assente" bem com o punho da camisa (sem ser por fora, por favor).

Esse carinha tem só 4mm de profundidade e tá por volta de U$400,00. O "defeito" dele é que não faz tique-taque. E apesar de ser eco-drive (acredite, com essa "finura", meteram uma maquina ecodrive nele) , Safira e tudo o mais, eu ainda estou na maior dúvida.
O que será que consigo nessa faixa de preço e que consiga concorrer com o Stiletto em design e "finura". alguém tem alguma dica?

Sou apaixonado no Tissot Visodate, mas estou achando alto demais.



Stiletto
AR3010-65E
Masculino
Aço
Preto
G870

Caixa 38 mm e pulseira em aço inox   
Vidro de safira
Função advertência de carga insuficiente
Fecho tipo DCP
WR

Me ajudem aí, vale até usado...

11
Topico bem despretensioso, apenas fotos de alguns Citzens, Orients e Seikinhos...




































Abraço a todos,

Robson Xavier.












12
Fórum principal / Aqualand JV0020 - "PRIMEIRAS IMPRESSÕES"
« Online: 24 Janeiro 2010 às 19:43:40 »
    Olá Pessoal,

    Aqui estou eu novamente postando um "Primeiras Impressões" para auxiliar aqueles que estão pensando em adquirir um modelo parecido com este ou simplesmente para aqueles que tenham curiosidade sobre o Aqualand eco-drive 20th, ou JV0020-12.

    No final do ano fiquei na maior dúvida entre este modelo ou um traser pró-blue automatic com movimento ETA, talvez um dos últimos exemplares da marca com movimento mecânico já que no site oficial ele nem figura mais entre os modelos regulares (será que já é um efeito "Nicolas Hayek"?!?).
    Pois bem, os dois relógios, apesar de propostas bem diferentes, estavam com o mesmo preço no exterior e, aproveitando um amigo voltando da Costa Rica, resolvi pelo aqualand, que já era um sonho mais antigo e a reposição de uma peça estimada ( à alguns anos atrás, troquei um C022, série ouro em uma jaqueta da " Hands off ", a jaqueta virou pó e meu amigo está feliz da vida com o relógio dele até hoje...ai ai ai).

    O modelo em questão é um "metric", ou seja, um modelo com as escalas de medida em metros e graus celsius, feito para os mercados que se utilizam desse padrão de medida, é um pouco mais difícil de encontrar no mercado americano. Ele existe basicamente em dois modelos, o redondo e o "meia-lua" ou assimétrico como já vi colegas de fóruns europeus se referindo a este modelo. Eu prefiro o "meia-lua", pois acho que parece mais robusto e fluido, mas isso é gosto.

    Como gosto de relógios pesados, preferi o de aço ao de titânio, pois já possuo outro citizen nesse material e acho leve demais, além de riscar com mais facilidade.
    A pulseira de borracha foi meio a contra gosto pois o "metric! só estava disponível com ela , minha preferência são as metálicas, mas isso é fácil de resolver!

    Hoje não estou inspirado para escrever muito então vou me ater mais nas imagens e legendas.

    O relógio chegou completo, em uma caixa de papelão branco com o logo da Citizen. Dentro, devidamente protegido por peças de papelão dobrado e plásticos, o tradicional cilindro-caixa dos Aqualand e os papéis.

O cilindro (feito em plástico com uma base interna de EVA preto e mais um tubinho de EVA preto para acomodar o relógio)


Cilindro aberto com o relógio (na realidade ele vem dobrado junto com a pulseira no sentido longitudinal do cilindro, coloquei ele assim para a foto)


Para quem não conhece o cilindro-caixa de perto, aí o detalhe da imitação de válvula de cilindro de mergulho.


O relógio, o manual em inglês, françês e espanhol, a garantia internacional e um guia de como colocar o relógio eco-drive em funcionamento, que para quem não sabe, funciona e acumula energia a partir de qualquer fonte de luz, natural ou artificial.


O relógio


Relógio com display digital aceso (é um dos poucos Aqualands que possui luz para leitura)



Silhueta (como já disse, prefiro o design assimétrico ao redondo e fiz uma foto para marcar a bela silhueta do modelo.


Sensor de profundidade (registra mergulhos até a Cem metros com memória para cem mergulhos, onde ele guarda o tempo de mergulho, a produndidade máxima e a temperatura da água)


Sensor de água (coloca automaticamente o relógio em modo de mergulho e depois de 1 metro de profundidade ele alinha os ponteiros para liberar a visão da escala de profundidade e display digital e, começa o registro).
Notem o belo acabamento do aço escovado, admiro muito a Citizen por conseguir manter um nível de qualidade acima da média mesmo sendo uma fábrica de grande escala.



Outro ângulo do sensor de profundidade, mostra também a robustez da pulseira que é de um material bem resistente, sacrificando um pouco o conforto de quem usa pois é pouco flexível.


Detalhes do fecho da pulseira, feito de uma chapa de aço bem grossa e com os cantos arredondados (de novo o padrão de qualidade)


A tampa traseira rosqueada e estanque até 200m, nas inscrições, o número do calibre "U101"


Outro ângulo da caixa


Detalhe do dial com um vidro que possui tratamento anti-reflexo excelente (tanto que na maioria dos ângulos das fotografias eu notava ausência de reflexos) e uma borda bisotada que dá um certo ar de refinamento ao acabamento.



Luminoso azulado e muito forte, embora não seja tão persistente como nos seiko. (A luz auxiliar só ilumina o display digital)


Outros ângulos




Tentei encontrar ângulos e detalhes diferentes dos tradicionais que a gente vê na internet e no site da Citizen, espero que tenham gostado.
O relógio é show de bola, recomendo a qualquer um que o estiver "namorando".


Mais alguns detalhes e curiosidades:


  • Horário mundial, 42 cidades
  • Autonomia da bateria totalmente carregada: 6 meses (sem exposição à luz)
  • 3 alarmes
  • Alarme de mergulho com aviso sonoro e por Led (aquele led vermelho que fica abaixo das 12h)
  • Alarme de ascensão rápida, e contagem do tempo em superfície após o mergulho (até 24h).
  • A temperatura registrada é apenas a da água e não a do ambiente, ou seja, nada de temperatura se não estiver mergulhando.
  • O "bezel" é de metal (eu pensava que era de resina) com acabamento oxidado, mancha fácil mas também sai fácil e é bem mais bonito e refinado do que um plástico qualquer.
  • Quatro ponteiros e quatro motores diferentes, o ponteiro dedicado à visualização analógica da profundidade quando não está em modo de mergulho, mostra a carga da bateria (muito útil, pois meu outro eco-drive é dos primeiros e você nunca sabe quando ele está ficando descarregado).
  • Para quem não gosta de relógios grandes, esqueça, pois ele tem 50mm por 55mm de largura!
  • O manual, como já disse, vem em inglês, francês e espanhol, mas no site da Citizen, ela disponibiliza um manual interativo totalmente em português (de novo, ponto pra Citizen. Qualidade nos produtos e no atendimento ao consumidor)




Enfim, é isso!

Abraço a todos,

Robson Xavier.



[/list]

13
Fórum principal / Complicações em 3D
« Online: 19 Agosto 2009 às 14:57:52 »
Salve amigos do RM

Bisbilhotando na Rede, achei esse site com algumas animações em 3D com as principais complicações a alguns dispositivos de relógios mecânicos.
É interessante para entender como alguns funcionam.
Desculpem se isso já tiver sido postado por aqui!

http://www.zvisuel.com/montrespassion/english/

Abraço a todos,

Robson Xavier.

14
Fórum principal / Curiosidades do Mundo Horológico
« Online: 06 Agosto 2009 às 13:41:34 »
Salve amigos do FRM!

Tópico criado para curiosidades horológicas que mereçam uma espiadinha!

Aqui vale tudo, desde que seja insólito e realmente inédito!

Abaixo segue a 1ª contribuição:



"Tem criança que adora desmontar as coisas para ver como funcionam por dentro e um ótimo brinquedo para estes pequenos curiosos é o relógio First Time Gear Clock da ThinkGeek.

O First Time Gear Clock é um kit de montar com todas as peças e engragens para construir um relógio que funciona de verdade. O kit educativo vai ensinar as crianças como os relógios funcionam por dentro, além de estimular o desenvolvimento cognitivo.

O relógio First Time Gear Clock funciona com corda e não precisa de pilhas ou baterias. O kit vem com 27 partes e manual de instruções colorido.

O First Time Gear Clock é indicado para maiores de 6 anos e custa US$14,99 na ThinkGeek."

Texto reproduzido do blog: www.blogdebrinquedo.com.br


Abraço a todos,

Robson Xavier.



15
Salve amigos do RM!

Pois é, vamos fazer um exercício de imaginação, se você soubesse de antemão que correria o risco de ficar preso em uma ilha deserta por anos a fio, esperando ser salvo, qual o relógio você escolheria, levando em consideração o ambiente, óbvia impossibilidade de manutenção, confiabilidade na precisão e no mecanismo, etc.

É claro que saber as horas em um lugar desses não faz muita diferença, mas por outro lado pense na companhia que o bichinho iria lhe proporcionar...fora "Wilson" é claro!

Vamos lá, 

Eu escolheria um Oris Diver GMT 300m, além de ser um relógio que gosto muito e com mecanismo confiáve,l ele ainda tem um case back tranparente para eu poder passar o tempo olhando a única coisa que funciona e faz barulho na ilha...hehehe



Abraço a todos,

Robson Xavier.


16
Fórum principal / Jaquet Droz - Bem que o Igor me avisou...
« Online: 05 Julho 2009 às 02:10:29 »
Salve amigos do RM!

Eu pessoalmente nunca gostei desse estilo de relógio, muito "sério" pro meu gosto (adoro divers), mas baixei um catálogo em PDF da Jaquet Droz (since 1738!) e depois de conhecer os modelos da marca, fui, como o próprio Igor havia sentenciado para mim há algum tempo atrás, apunhalado pelos meus próprios pré-conceitos!!!

Dêem uma olhada nessas duas belezinha aqui e digam o que acham, usariam ou não?

 Jaquet Droz Grande Heure (USD$ 10.000)



Minimalista ao extremo, somente o necessário. Além é claro de um certo treino para se aproximar ao máximo possível da hora exata, ou aprender a chegar sempre 5 minutinhos adiantado para os compromissos...hehehe.
O ponteiro tem que andar 2x mais devagar do que um ponteiro de hora normal, é isso ou eu estou doido?

E esse,

Jaquet Droz Réserve de marche céramique (USD$ 20.000)



Black!!! Sem comentários...
Algum dos amigos sabe mais detalhes sobre as máquinas que equipam essas belezinhas? são "in house"?

A mega-sena não estava acumulada?

Abraço a todos,

Robson Xavier.

P.S.: Bem que o amigo Igorshutz me avisou...








17
Fórum principal / Qual o relógio de sua companheira?
« Online: 03 Julho 2009 às 20:56:04 »
Salve amigos do RM!

Li várias vezes que um amigo ou outro tem que bolar os maiores subterfúgios para burlar a reprovação da companheira ou esposa e poder dar continuidade ao hobby, pois nem sempre elas entendem nossa paixão e acabam tentando regular-nos!

Aí então tive a idéia de fazer um tópico só delas!

Vamos começar a brincadeira e postar também o bibelô delas, aí então poderemos chamá-las e mostrar que elas também tem o seu espaço por aqui! Quem sabe essa massagenzinha no ego delas nos ajuda em nossa próxima aquisição...hehehe.

Obs.: Caso a companheira seja ele ao invés dela, não se acanhe pois aqui ninguém tem preconceitos!


Patroas, seu dia de descobrir o que tanto a gente fica fuçando "naquele site" chegou!!!


Aí vai o da minha, um J.Springs que dei a ela no dia das mães para substituir um skydive que roubaram à mão armada aqui no Recife (coisa normal por aqui).



e aqui um seiko desert storm, o qual eu compartilho uso...hehehe.




Abraço a todos,

Robson Xavier.

P.s.: quem sabe a gente descobre se algum amigo já presenteou a amada com aquele Rolex de oncinha!!!

18
Fórum principal / Vidro mineral manchado
« Online: 02 Julho 2009 às 17:22:30 »
Salve amigos do RM!

Acho legal compartilhar experiências por aqui então é o seguinte, estou reformando meu G-Shock 9400 com sensor de temperatura e já pedi uma capa nova no hospital de relógios e também mandei fazer uma pulseira de couro inteiriça com costura vermelha para ele (acho que uma nato fica muito fina pro grandalhão!).

Depois do desmonte para limpeza constatei que os 10 anos de uso  e água com cloro mancharam bastante o vidro e não é nada fácil trocá-lo ou mandar para polimento aqui em Recife.

Como o vidro não tinha riscos resolvi procurar algo que pudesse tirar aquelas manchas e encontrei um produto da 3M em um supermercado chamado de "elimina riscos" , depois de ler atentamente as instruções de utilização resolvi testá-lo.

Custou R$ 19,90 um tubinho de 120g, e é relativamente fácil de encontrar em supermercados e em casas de produtos automotivos.

O teste:
Nas instruções, ele manda utilizar o produto com uma palha de aço e aplicar leve pressão em movimentos circulares, mas eu fiquei meio receoso pois sei que palha de aço pode deixar micro-riscos em vidro e fica um efeito horrível depois, parecendo um embaçado. Então testei primeiro com uma flanela (daquelas laranjas que todos tem em casa), e vi que ele realmente produziu algum efeito sem parecer que tem polímeros ou outros tipos de abrasivos mais fortes em sua composição, então resolvi seguir à risca as instruções e peguei um pedacinho de palha de aço (nº0, a mais fina) um pouco maior do que a unha do dedão e apliquei no vidro.

E não é que deu certo! as manchas saíram totalmente e o vidro ficou como novo, sem nenhum reflexo ou aquelas "ondas" provocadas por micro-riscos de polimentos mal feitos. O resultado ficou muito satisfatório mesmo, como se tivesse passado por um polimento profissional em uma boa relojoaria.

Fica aqui o relato da experiência, e a recomendação aos amigos, realçando que o vidro em questão é mineral e sem nenhum tratamento ou película anti-reflexo.
Para outros tipos eu já acho que não serviria, pelo menos não aplicado da forma que mandam, pois poderia danificar o tratamento do vidro.

 
O produto é este da foto, e o relógio eu posto quando ficar totalmente pronto.



Abraço a todos,

Robson Xavier.



19
Fórum principal / Além dos relógios quais são seus outros Hobbies?
« Online: 02 Julho 2009 às 12:09:32 »
Salve amigos do RM,

Notei que tem muito aficcionado por relógios que também é fotógrafo, e também li que alguns também gostam de motos (assim como eu).

Achei muito interessante essa convergência de interesses (apesar de alguns serem naturalmente masculinos), então resolvi abrir essa enquete para apurarmos o quão somos parecidos em nossas paixões, materiais ou não.

Se seu Hobby não estiver listado na enquete, favor compartilhar conosco na mensagem mesmo!

Eu por exemplo sou motociclista de sangue, fotógrafo de profissão, ajuntador de relógios e adoro cães!

Participem!

Abraço a todos,

Robson Xavier.


20
Fórum principal / Orient 300m - "Primeiras impressões"
« Online: 10 Junho 2009 às 01:36:39 »
Salve amigos do RM!

Foi quando da minha última aquisição que tive a idéia de postar um tópico como este, já que eu mesmo procurei por um para me ajudar na minha decisão e não encontrei.

Só para esclarecer, estava na dúvida entre um Seiko Atlas e um Orient diver 300m, como os amigos do ML não quiseram baixar o preço do atlas mesmo o dólar estando em queda eu decidi pelo Orient mesmo, pelo preço e pelas características que vou detalhar nesse meu “Primeiras impressões” ou “unboxing” como os americanos chamam!

1º - Quero deixar claro que estas impressões são as opiniões de um leigo iniciante no mundo dos relógios. Apaixonado faz tempo, mas só agora tendo verdadeiro interesse pela horologia, principalmente pelos mecânicos.
2º - Queria também pedir desculpas por alguma gafe que venha a cometer e deixar bem claro que vou procurar ser o mais imparcial e preciso possível na minha análise pois sei que existem membros no fórum que são ligados ao fabricante desse produto. Apesar de achar que os mesmos gostarão desse pequeno feedback.
3º - Se alguém perceber que estou “vendendo demais o produto”, também me perdoe e me corrija, pois sou foto-publicitário, e minha formação em publicidade às vezes acaba por tolir minha capacidade textual de enumerar características negativas a qualquer produto que seja... hehehe!

Vamos lá então:

O Relógio em questão é um Orient, modelo 469SS 023, Diver resistente até 300m ou 30ATM. Já vi amigos chamando-lo de “king diver” que sei ser a nomenclatura de alguns modelos mais antigos da Orient, mas não sei se é realmente utilizado para esse modelo (se alguém quiser contribuir...).

A Caixa:



Essa é a caixa em que veio o relógio, é de material bem resistente, acho que madeira ou um cartonado muito grosso, acolchoada e forrada com um material sintético, parecendo um tecido cinza. Por dentro, tem a tradicional almofadinha, só que de um material parecido com napa ou corvin branco. Achei no geral, de boa qualidade, pois só para comparar, comprei um J.Springs mês passado e a caixa é toda de papelão, e muito fininho, bem “fubeca”mesmo.






Dentro, veio obviamente o relógio, o manual de instruções e garantia devidamente preenchido e acompanhado da nota fiscal da loja (que é o que o valida perante a assistência técnica) e os gomos da pulseira que restaram após o ajuste feito na hora.

Manual:



O manual é um modelo padrão para todos os modelos automáticos e anadigi, femininos e masculinos da linha Orient Nacional, achei um pouco estranho pois poderia ser mais aprofundado nas particularidades do modelo (por exemplo a tabela de utilização só compreende até 20ATM e o modelo é para 30) mas, como nem tudo é como a gente quer..., por outro lado achei legal existir uma folha com espaço para as “revisões” nas autorizadas, assim como os manuais de um carro zero KM!

O relógio:



A peça em si, é muito bela e impõe respeito com seus aprox. 46 mm de largura incluindo a Coroa rosqueada. De altura tem aprox. 13 mm formando um bonito bojo lateral dando uma impressão de robustez ainda maior. A pulseira é um show à parte com elos sólidos interligados e com um fecho deployant com trava de botão lateral e sobre-trava, devidamente assinada e passando uma solidez poderosa com seus 24 mm de largura e acabada em aço escovado.

O mostrador lembra (acho que com alguma inspiração) modelos da Oris, mas sem perder a identidade da marca.  Bezel de metal insertado e com luminoso às 12h, fundo do mostrador preto e com marcadores cromados (com filetes luminosos), ponteiros típicos de um Diver, com uma generosa camada de luminoso e ponteiro de segundos central vermelho. Assinatura, com o devido “Automatic" e a referência WR de 300m (o Seiko atlas que estava concorrendo era 200m). Outro ponto que pesou a favor do Orient foi o calendário duplo, com a grata surpresa de apresentar o dia da semana em inglês e, vejam só, Português! Fiquei feliz com isso, achei um diferencial.


No acabamento geral,  acho que o relógio merece uma nota de distinção pois, apesar de não ser um grande conhecedor e já ter tido a oportunidade de manusear Rolex, Breitiling, Omega e algumas outras marcas que agora não me lembro, o modelo em questão não fica nada a dever (guardadas as devidas proporções) a modelos de fabricação de outros países, e entre os modelos que são vendidos aqui mesmo no Brasil em sua faixa de preço não achei nada igual.
Quanto ao maquinário, é um 469SS que dispensa apresentações, tem boa precisão e comprovada durabilidade.
A única ressalva que faço é em relação à rosca da Coroa, que toda vez parece que vai entrar atravessada tamanha resistência que encontro para rosqueá-la, não sei se isso é uma característica ou se é assim mesmo, pois não tive nenhum parâmetro ainda para comparar (se alguém quiser contribuir...).

Foto do Oris que mencionei ser possível alvo de inspiração para o design desse Orient:




Detalhe da coroa rosqueada, usinada e assinada com o “O” da marca.



Detalhe da pulseira de 24 mm com fecho deployant de botão lateral e sobre-trava, também assinada.



Detalhe do fundo rosqueado, eu adoro relógios com fundo tipo transparente, porém são difíceis de serem encontrados em relógios com WR acima de 100m, obviamente a fim de resguardar a estanqueidade. Esse, seguindo a regra, é sólido e com o “O” estilizado no centro.



E aqui, um detalhe dos luminosos realçados com “luz negra” a fim de proporcionar uma foto com mais nitidez do que uma com “longa exposição” para captar a luz.



Enfim, é isso, o relógio é muito confortável no uso diário, e é um deleite para quem gosta de caixas grandes e robustas (pesa aprox. 200g.). Quanto à beleza, é um critério subjetivo para cada um (se assim não o fosse, só existiria um único fabricante de relógios no planeta), me agradou bastante desde que o vi pela primeira vez, e acabei comparando-o com os Seiko da linha Skx, o Atlas, o Map Meter, Technos skydiver, alguns Invicta, tauchmeister, Wenger, e até Timex. Todos automáticos e em uma faixa de preço que variava de R$500,00 até RS700,00.
Por ser um relógio muito honesto e entregar o que descrevi acima por um preço justo, além de ser um diver (categoria que adoro), acabei por elegê-lo ao meu pulso... e olha que sou chato pra caramba para escolher minhas coisas.

Espero que o post seja de alguma valia para quem, assim como eu está com dúvidas em sua próxima aquisição ou, simplesmente satisfaça a curiosidade dos viventes que gostam de relógios como eu.

Humildemente,

Robson Xavier.
Ps.: fotos próprias, menos a do ORIS, que é da internet (ainda não tenho um...hehehe).












Páginas: [1] 2