Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Enéias

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Fórum principal / Longines, Zenith, Movado, Certina, Minerva...
« Online: 11 Novembro 2017 às 12:11:32 »
Como hoje tenho um pouco mais de tempo que antes, pois trabalho perto de casa e por isso ganho de 3 a 4 horas por dia, em relação aos 25 anos anteriores da minha vida, no trânsito paulistano, resolvi "estudar" os relógios antigos e engavetados (com carinho) que tenho. Acredito que o motivo da padronização dos movimentos, com base ETA, de décadas para cá, foi bom pelo ponto de vista de estratégia financeira.Pelo ponto de vida nostálgico foi tristonho. Hoje me debrucei sobre o movimento Longines Calibre 310, sem segundeiro. A espessura é formidável. Por que foi descontinuado? Nunca vi um movimento com espessura tão pequena.

Eu abri este tópico para postar relógios de marcas que mereciam ter seus  movimentos atualizados e continuados. Parece que neste aspecto nós retrocedemos.

2
Fórum principal / Movimentos SELLITA
« Online: 08 Novembro 2017 às 17:15:19 »
Caríssimos! Alguém tem algum relógio "top" com esta linha de movimentos? Sei que são "clones" ETA de primeira linha, mas nada tenho como referência:

Eis o link: http://www.sellita.ch/index.php/en/produits/caracteristiques-techniques/sw-200

3
Fórum principal / Quais eram os critérios no passado?
« Online: 06 Novembro 2017 às 11:28:23 »
Caros amigos,

Estou fazendo uma seleção de relógios para manter comigo e aqueles que vou negociar. Neste processo seletivo eu tenho feito o óbvio. Separando por máquina e por calibre. O que considerei interessante foi notar que no passado as marcas, famosas ou simples, usavam os mesmos mecanismos e muitas vezes sem nenhuma melhoria.

Exemplo:

Eu abri um relógio Technos e nele eu vi uma máquina FHF, bem básica, Depois eu abri um Ulysse Nardin da mesma época e lá dentro o que vi? A mesma máquina. Technos com assinatura própria e Ulysse também. Eu esperava mais. Imaginem um crono Bretling com máquina Landeron? Eram bem assim mesmo.

Qual o critério, no passado, para se dizer que um relógio era TOP e o outro não era?

4
Fórum principal / Relógios de luxo mostram como sou pobre...
« Online: 02 Novembro 2017 às 00:34:18 »
Eu tenho passado bom tempo na internet, por conta das atividades que exerço. Quando vaga um tempo fico passeando por grifes, fóruns, leilões e afins. Milhares de relógios são lançados anualmente no mercado mundial. Milhares ou milhões? O que me chama a atenção é algo interessante: por mais caro que pareça, sempre haverá comprador para qualquer relógio caro. Quanto mais caro e mais exclusivo, mais ricos interessados. Relógios de 100 mil dólares? Moleza para muita gente. Vi outra exclusividade: um Patek por 2,5 milhões de francos suíços.

Investimento? Exibicionismo? Dinheiro de sobra? Falta de outras coisas para comprar?

5
Fórum principal / Tanques de guerra...
« Online: 15 Outubro 2017 às 22:05:40 »
Dos relógios acessíveis existem três máquinas que são duras na queda: ETA 2824, SEIKO 6119 e ORIENT 469. Nunca tive desapontamento com elas.

Quais as que vocês admiram?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


6
Fórum principal / Só dá Rolex...
« Online: 12 Outubro 2017 às 22:09:38 »
Incrível a quantidade de colecionadores que publicam fotos de relógios no Instagram. Só dá Rolex. Modelos modernos. Modelos antigos e raros. Pensei que a Omega pelo menos disputasse pau a pau.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


7
Fórum principal / Será que a China vai dominar tudo?
« Online: 08 Outubro 2017 às 17:40:13 »
Não sei como funciona a questão de patentes e afins na China. Ela avança muito rápido. Constrói de tudo. Até grandes aviões. Cria ou copia ou ambos? E os relógios que produz? São cópias? Criações? O que esperar do nível de qualidade dos produtos chineses para os próximos anos? Creio que quanto aos relógios mecânicos e automóveis, cada dia a China dá mais um passo adiante.

Será que um dia dizer que o produto é chinês vai significar alta qualidade?

8
Fórum principal / Lubrificação de relógios guardados, o que muda?
« Online: 30 Setembro 2017 às 18:25:02 »
Já discutimos isso por aqui. Eu fiz uns testes esta semana. Relógios meus, guardados e sem uso, sem qualquer tipo de corda durante este tempo, voltaram a funcionar normalmente. Os relógios de qualidade todos funcionaram com precisão normal. Curiosamente alguns relógios que usei com certa regularidade, mas que são antigos e de máquinas simples, variaram. Alguns variaram bastante durante alguns dias e depois melhoraram.

Já fizeram algum teste assim recentemente?

Meu Orient, RM1, que usei apenas uma vez na vida, não deu qualquer variação. Balancei um pouco e funcionou imediatamente. Qual a idade dele? Mais de uma década sem usar?

Bem por aí.

9
Fórum principal / Vídeos de aulas de relojoeiros, vamos colocar o link aqui?
« Online: 28 Setembro 2017 às 10:48:32 »
Amigos,

Agora que meu ânimo voltou, estou separando um tempo para assistir às aulas que alguns relojeiros colocaram na internet. Ontem assisti à desmontagem de um movimento Seiko 6119, que depois de lavado foi lubrificado e montado. Vídeos de cerca de meia hora. Bem práticos mesmo. Num deles o autor fica explicando peça por peça.

Seria bom se pudéssemos colocar alguns links aqui e até mesmo avaliar a técnica utilizada. Depois vou ver com o José Carregalo se ele tem algum vídeo mais longo e trazer para cá.

Vamos nessa?

10
Fórum principal / Você ficaria com traumas?
« Online: 26 Setembro 2017 às 19:35:11 »
Caros amigos,

Já fui assaltado quatro vezes. Em três levaram meus relógios. As duas últimas deixaram-me traumatizado. Fiquei quase um ano longe do fórum, das compras e vendas. Nem mesmo subia ao escritório para apreciar meus relógios. Aos poucos fui recuperando o interesse, mas procurei me desfazer de todos os relógios grandes, de marcas que chamam a atenção. Eu me desfiz de vários relógios Longines, Eterna-Matic, Mont-Blanc, até mesmo um Rolex modelo atual e alguns outros. Fiz permuta por relógios simples ou com aparência mais discreta. Tenho alguns relógios quartzo (eu nem olhava para eles) e quando vou a algum lugar de destaque eu os uso. Os relógios mais caros uso de casa para o trabalho (perto) e em casa.

Quem já passou por algo semelhante, com arma na cabeça, ficou com algum trauma? Quem ainda não teve este desprazer?

11
Fórum principal / Relógio é utilidade ou joia?
« Online: 01 Setembro 2017 às 19:13:44 »
Esta pergunta vai e volta e hoje ela pode ser refeita com mais ênfase. Joia masculina do século XXI? Apenas joia? Resta claro que a utilidade do passado não é mais de real importância hoje. Não é para "ver a hora".

Por que a joia masculina não avança também no universo feminino?

Eu estou cada dia mais espantado com os valores dos produtos novos. Relógio de 5 mil dólares é coisa de uso comum no mundo. Há quem use relógio de 200 mil reais como se fosse de 500.

E a magia, onde fica?

12
Fórum principal / SÉRIE 1000 DA OMEGA: PRECONCEITO?
« Online: 21 Agosto 2017 às 10:05:00 »
Confesso que sempre olhei torto. Tenho apenas dois. Um 1022 e um 1012.

Você gosta?


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


13
Fórum principal / ORIENT BAMBINO
« Online: 08 Agosto 2017 às 10:49:40 »
Caros amigos, o que poderiam dizer deste modelo? Quantas versões há? E a qualidade?

Enviado de meu J5

14
Fórum principal / Relógios modificados, poste aqui.. .
« Online: 18 Junho 2017 às 17:00:55 »
Tenho este aqui. Novo e sem uso. Qual o motivo da modificação?

Tem algum? Poder e aqui.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


15
Fórum principal / Relógio CALATRAVA
« Online: 05 Maio 2017 às 21:40:37 »
Amigos,

Qual o sentido principal do uso do termo CALATRAVA?

16
Fórum principal / Tudor 390
« Online: 05 Abril 2017 às 15:21:48 »
Amigos,

Andei dando uma pesquisada no Tudor 390 e descobri que o movimento utilizado é um FEF 380. Não consegui maiores informações. Alguém tem mais algumas informações do Fabricante? Pelo jeito a Rolex utilizou diferentes maquinários nos relógios Tudor.




17
Fórum principal / Em busca de motivação...
« Online: 08 Setembro 2015 às 19:27:22 »
Amigas e amigos,

No dia 26 de julho deste ano, meu querido pai faleceu. Ele estava doente e vinha se debilitando cada dia mais, desde o AVC que teve em 2012. Era meu grande incentivador no que diz respeito à paixão por relógios mecânicos. Em 1979, com 17 anos, quando vim para São Paulo ele me deu um relógio. Até hoje não sei se era um Orient ou Seiko.

Quando eu era criança o via ouvindo a Rádio Relógio (quem conheceu?) para acertar as horas do que carregava no pulso. Fazia isso várias vezes durante o dia para analisar a precisão. Seus favoritos eram os relógios Mido com caixa monobloco. Lembro-me quando me mostrou um que comprara.

Aqui em São Paulo foi comigo ao MASP várias vezes. Acompanhou minha evolução e se deliciava em ver os meus relógios. Ele tinha uma pequena coleção. Antes de debilitar de vez ele me passou todos os relógios mecânicos que possuía. Todos! Eram poucos, mas deixou comigo. Desde 2012, quando ele adoeceu, eu fui perdendo a motivação para buscar relógios raros. Até mesmo para curtir os meus em casa. E agora eu fiquei mais desmotivado ainda.

Pode ser que tudo isso passe, mas eu não tenho “herdeiros”. Minha esposa e filhas não fazem parte deste “time”. Resolvi voltar a participar mais ativamente do fórum. Quem sabe aqui eu não volte a sentir a alegra dos áureos tempos?

Sucessos e um abraço para os “antigos” e especialmente aos muitos que entraram no fórum desde que me afastei do dia a dia.

18
Fórum principal / Rolex Oyster Perpetual Air-King Precision
« Online: 14 Maio 2013 às 20:29:56 »
Sempre tive vontade de ter um. Tenho outros relógios da grife, mas sempre tive este sonho. Motivo: gosto de relógios sem calendário. O meu está com a pulseira jubileu. Pelo que notei não costuma vir com esta, mas gostei do jeito que está.

Depois colocarei fotos.

Fazia tempo que eu não "realizava" um sonho...

 ;D

19
Botequim / Sr. Camilo
« Online: 01 Fevereiro 2013 às 23:06:26 »
Fiquei sabendo que ele se acidentou, machucando seriamente o ombro. Não tenho mais detalhes. Alguém sabe melhor do assunto? ???

20
Botequim / Ministros do STF
« Online: 12 Outubro 2011 às 17:36:41 »
Hoje, no feriado do dia 12 de outubro, vendo TV, coisa que tenho pouco tempo para fazer, assisti à reprise de uma sessão do dia 05/10/2011. Procurei identificar os relógios nos pulsos dos ministros. Não consegui ver de todos, mas dos que pude observar, pareciam ser da grife Rolex.

O que me dizem?

 ???

Páginas: [1] 2 3 ... 5