Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Advogado

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Seiko Spring Driver
« Online: 21 Abril 2013 às 23:27:36 »
Caros amigos.
Alguém sabe informar por que o Seiko Spring Driver não é mais divulgado no Brasil? Até mesmo nas relojoarias autorizadas Seiko eu não o vejo. Este é um dos relógios que eu gostaria muito de usar no meu dia a dia por ser muito bonito, mas, principalmente, por apresentar um projeto inovador e muito bem bolado. Eu achei fantástica a ideia de mesclar o tradicional sistema a tambor com um inovador sistema eletrônico de controle da rotação da roda de scape.
Abaixo alguns links muito interessantes sobre o Spring Driver.

http://www.youtube.com/watch?v=u_KkmwapoG0
http://forums.watchuseek.com/f304/grand-seiko-spring-drive-gmt-sbge001-520835.html
http://people.timezone.com/library/rdnotebook/200509073623

2
Fórum principal / Ajuda Para um Casio Skuba
« Online: 05 Julho 2011 às 23:26:39 »
Olá amigos. Adquiri recentemente no ML um relógio para restaurar, sendo um Casio Quartz Water Resist 100 m. E estou com dificuldade para identificar o calibre, pois para voltar a funcionar ele precisa de uma bobina e uma placa novas. No mostrador tem a seguinte indicação: 211AS-74B Japan N. E no "ebauche", no local da platina onde vai encaixado os pinos do mostrador, tem a indicação 343-3. Tem outro igual a venda no ML no link abaixo, que estou postando apenas para os amigos poderem ver que tipo de Casio é o meu, pois são idênticos. Pois bem, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

<< Link para o anúncio removido. Caso tenha interesse em mostrar aos demais colegas qual o modelo do relógio, por favor, poste aqui uma imagem do mesmo. >>

3
Fórum principal / Dica para identificar calibres e movimentos
« Online: 25 Junho 2011 às 23:58:00 »
Olá amigos do fórum. Depois de um tempo afastado, é um grande prazer estar de volta. Espero poder ser útil aos amigos do fórum e contribuir para dividir conhecimentos. Então, sobre a identificação de calibres e movimentos existe um site na internet muito bom, que tem me ajudado muito nas minhas restaurações. Este site possibilita a qualquer visitante, gratuitamente, a identificar os mais variados movimentos de relógios, basta você digitar o calibre no canto superior direito do site e clicar em "search" que vem a foto do movimento e todos os detalhes do fabricante. Também é muito interessante para se descobrir a idade do relógio pela data em que ele começou a ser fabricado. Para quem tem um bom inglês, também é possível obter detalhes da tecnologia do movimento, e, até peças intercambiáveis e seus respectivos calibres. É muito interessante para curiosos como eu. Espero que seja útil aos amigos. Eis aí o link:

http://ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk

4
Fórum principal / CONSERTOS QUE FIZ
« Online: 11 Julho 2009 às 01:24:47 »

Amigos, adquiri estas sucatas no ML para me divertir com elas.



Após a desmontagem, limpeza, montagem e lubrificação, ficou assim:



5
Fórum principal / DISSECANDO UM CRONO CITZEN QUARTZ WR 100
« Online: 31 Janeiro 2009 às 17:00:10 »
Olá amigos do fórum.
Como vocês sabem, sou advogado, mas, também dou minhas cacetadas como relojoeiro amador... Pois é, então resolvi desmontar um crono Citzen quartz da minha coleção. Mas, não se preocupem, não cometi nenhum assassinato com a máquina (Graças a Deus). Ela está muito bem e funcionando perfeitamente (Graças a Deus de novo).
Pois vejam só que visão maravilhosa após retirar a tampa do fundo




Depois de soltar os “tiretes” que prendem as duas “tiges” dessa máquina, é possível retira-la da caixa, ficando com o seguinte aspecto:


Após retirar os ponteiros com ferramenta adequada (“Saca-ponteiros”), com máximo cuidado para não riscar (mais) o mostrador, ele é retirado por cima, com ajuda de uma “espátula” com todo cuidado para não quebrar os pinos. Neste tipo de máquina os pinos não são presos por parafusos, mas, só encaixados. A visão sem o mostrador é a seguinte, onde também visualizamos as duas “tiges” com suas respectivas coroas, característica marcante neste tipo de mecanismo:


Após desmontar o “Keiless” (mecanismo do calendário), pude ver alguns pontos de oxidação que estavam emperrando o mecanismo. Eles aparecem na foto num tom azulado. A visão desta parte da máquina é essa:


Do lado oposto ao mostrador, após retirar a ponte de engrenagens visualizada na primeira foto, nos deparamos com esta magnífica visão:


Somente teremos acesso ao circuito eletrônico após remover a ponte de plástico e as engrenagens do crono, visualizadas na foto anterior, onde veremos o mecanismo dessa forma:


Retirando o circuito, teremos acesso ao tirette, a báscula a mola e todas as peças com compõe o mecanismo de acerto das horas e da data. Lembrando que nesse tipo de mecanismo o acerto das horas e da data não é mecânico, mas, eletrônico, ou seja, o movimento rotatório imprimido na tige provoca sinais eletrônicos que serão interpretados pelo circuito para produzir pequenos pulsos de movimento no “rotor”, fazendo o ponteiro dos minutos pular de minuto em minuto, até atingir 10 minutos, onde girará rapidamente. Quem tem esse tipo de relógio entenderá melhor como isso funciona. O fato é que tal mecanismo é maravilhosamente complexo e me faltam conhecimentos para descreve-lo melhor:


Aqui a “platina” totalmente desmontada, onde podemos visualizar o pinhão responsável pelos pulsos eletrônicos do acerto das horas. A máquina deste relógio havia parado sem mais nem menos, onde resolvi desmonta-la. E o motivo do seu travamento fora a penetração de sujeira, talvez pelo suor da pele, pois haviam pequenos pontos de oxidação nas partes metálicas, inclusive nas engrenagens, onde bastou uma limpeza com benzina e escovação com pincel adequado para a máquina voltar a ficar livre. Algumas gotas de óleo mobius nos pivôs e uma bateria nova, deixaram esta máquina em operação novamente. As fotos que tirei de todo processo de desmontagem ajudou em muito na montagem e confesso que se não fossem tais fotos eu não teria conseguido monta-lo novamente. Mas nada que meu amigo relojoeiro “Vavá” não desse jeito.

6
Fórum principal / Frank Muller o Mestre das Complicações
« Online: 24 Dezembro 2008 às 22:02:26 »
Amigos.
Vejam só no Youtub esta entrevista de Frank Muller e as imagens de suas criações. Tente não babar...

http://br.youtube.com/watch?v=9HejOjnm9Z4&feature=related

7
Fórum principal / Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Online: 20 Dezembro 2008 às 02:07:37 »
Olá amigos do fórum.

Não consegui achar o calibre dessa máquina, sendo que a única indicação existente nela é "ETA", mas, sem nenhum número ou código. Estou tentando restaurá-la e falta o platô, o eixo e o cabelo. Se alguém a conhecer e puder ajudar, agradeço. Um forte abraço a todos.


8
Fórum principal / TRESSA Moderna Antiguidade
« Online: 09 Dezembro 2008 às 19:57:03 »
Olá amigos.
Creio que todos já ouviram falar da marca Tressa, pois, mesmo antiga, ela sempre está aparecendo por aí. Mas, o modelo abaixo me chamou muito a atenção, pois, segundo me informaram, ele, de tão antigo, já há muitos anos saiu de linha, inclusive, parece que este da foto tem mais de 40 anos. Mas, se isto for verdade, fazer algo assim a 40 anos atrás, com certeza, era uma visão pra lá de futurista, pois, embora antigo, ainda se faz moderno. Alguém conhece a história dessa marca, ou, desse modelo em especial?





9
Fórum principal / Reforma de Mostradores
« Online: 30 Novembro 2008 às 18:26:10 »
Olá mais uma vez amigos.
É sempre um agradável prazer trocar idéias sobre relógios com vocês.
Estou muito satisfeito, pois consegui restaurar um antigo Sicura, que já está sendo usado por mim com muita alegria. E, no embalo, adquiri recentemente no Mercado Livre um "Techinos Automatic Select Swiss", em péssimo estado. Mas, depois de polida a caixa e desmontado e revisado todo o mecanismo, peça por peça, lubrificado com óleo e graxa Mobius com todo cuidado, ele passou a funcionar perfeitamente, tanto que estou usando-o agora. O problema é o mostrador, que de tão detonado merece uma nova pintura. Então, gostaria que os amigos pudessem informar como posso aprender a pintá-lo, seja através de "dicas" dos amigos, ou, indicação de sites, etc. Só não quero seguir o caminho mais fácil que seria mandar para a "Sarica", pois quero fazê-lo eu mesmo como satisfação pessoal...
Obrigado amigos, por qualquer informação que possam dar. :D ;)

10
Fórum principal / AJUDA COM UM SICURA DIVER
« Online: 12 Novembro 2008 às 10:06:06 »
 ;D OLÁ AMIGOS.

Estou num empolgante trabalho de restauração de um relógio Sicura Diver calibre EB 8021N, que já está na fase final, mas, estou tendo dificuldade para encontrar um eixo do balanço. A caixa e o mostrador estão bonitos, a pulseira original já está sendo restaurdada (inclusive com os elos presos por pinos rebitados - um charme). Mas, o relógio ainda não está funcionando por causa do eixo quebrado, que precisa ser substituído. Se os amigos souberem de alguma fornitura que me possa fornecer o eixo e também uma tige nova, seria de grande valia. A máquina é esta:

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&0&2uswk&EB_8021N

11
Fórum principal / ATLANTIS?
« Online: 31 Outubro 2008 às 23:11:40 »
Olá companheiros ;D

Essa marca Atlantis tem utilizado nos seus modelos analógicos de uma máquina Myotta quartz, calibre 2035, que os relojoeiros de maneira simples chamam "Myotinha de aço", por ser resistente, fácil de montar e ter peças de reposição aos montes. É pena que a caixa, e somente a caixa, é feita de metal com menor resistência, cromado, que se oxida. Não fosse este detalhe, a marca certamente seria melhor reconhecida.


12
Fórum principal / Curiosa e antiga máquina sem calibre
« Online: 29 Outubro 2008 às 21:44:50 »
Olá amigos.

Esta máquina sem calibre acompanhou minha infância, e foi numa dessas que eu aprendi muito sobre relógios. Por isso, tenho um carinho especial por elas. Alguém sabe quem as fabricou? Eram brasileiros? Gostaria de saber mais sobre elas.



Páginas: [1]