Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Luis O

Páginas: [1] 2
1
Fórum principal / E DE REPENTE, NO FUNDO DA GAVETA, ACHEI.........
« Online: 18 Abril 2011 às 15:57:57 »
Pois então
Neste fds estive no RJ para visitar meus filhos, família e amigos....
Na casa de uma amiga, fui surpreendido por um pedido de revisão de um relógio que ela encontrou numa gaveta que era do falecido avô dela....ele faleceu há muito tempo....
O relógio não é nada demais (sob o ponto de vista técnico), mas é sempre muito legal encontrar um relógio de 1966 SEM USO!
Ele parou no tempo, mas foi ressucitado pelas minhas mãos, ao DAR CORDA NELE.......e continua funcionando perfeitamente.....
Por óbvio que não farei revisão no reloginho.....seria uma atrocidade marcar os parafusos....
Agora, uma questão se apresenta: COMO ERA BOA A TÉCNICA E OS MATERIAIS DE LUBRIFICAÇÃO DAQUELE TEMPO......duravam muito.....e olha que era um relógio simples, sem óleos especiais, fixodrops da vida, graxas cibernéticas caríssimas etc..........tudo simples.....E FUNCIONANDO PERFEITAMENTE.
Espero que gostem, e voltem ao tempo em que tudo era mais simples.




abs

2
Fórum principal / LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Online: 16 Abril 2011 às 22:34:24 »
Prezados
Uma questão me ocorreu hj, quando estava no banho...
Os relógios antigos devem ser lubrificados com produtos novos, ou devem ser lubrificados e limpos com produtos que eram disponíveis à época de sua fabricação?
Pensemos o seguinte: Muito já foi falado acerca de lubrificação de movimentos, inclusive com a apresentação de uma lista interminável de produtos para tal fim...
No entanto, um relógio que foi produzido em 1950, poderia ser lubrificado com produtos bons mas básicos....obviamente que os produtos atuais não eram disponíveis à época de sua fabricação.
Note-se que não são poucas as vezes que vemos relógios antigos, que ficaram parados anos em gavetas, retornarem à vida com um simples saculejar, ou após ser dado corda...seria uma prova de que oslubrificantes antigos são(ou eram) muito bons? Ou ainda, que tais lubrificantes eram extremamente resistentes e eficazes ao longo dos anos?
Tal questionamento se faz necessário se considerarmos todo o fudúrcio que se criou à respeito da lubrificação de movimentos....produtos caríssimos, mão de obra especializadíssima etc, dificultam a manutenção e inibem que os que não querem gastar os tubos (literalmente) com produtos como fixodrop, óleos e graxas especiais façam as revisões dos relógios.
Essa questão esbarra na ganância desmedida das autorizadas, que pegam um movimento omega 267 e cobram uma grana preta para fz uma revisão....mais uma vez pergunta: não seria histeria comercial ou ânsia de ganhar dinheiro?
Assim, trago tal debate à consideração dos amigos.

abs a todos.

3
Fórum principal / VAMOS RETORNAR OS ENCONTROS NO MASP?
« Online: 24 Março 2011 às 20:59:09 »
Ninguém nunca mais marcou nada..........que tal domingo, dia 27.03.2011?

4
Botequim / TSUNAMI!
« Online: 12 Março 2011 às 17:18:26 »
Alguém sabe se houve algum Tsunami em Florianópolis?

KD O ALBERTO?

abs

5
De repente vc está no hotel, olha para o relógio e ele está paradinho da silva.......desespero.

Vc pega as ferramentas que troxe na bagagem e mãos à obra. As vezes até um canivete suiço serve.....rssss

Ou então vc está em Arraial da Ajuda........o danado do relógio parou.....mergulho no outro dia.....e o Rolex sub parado.......vc procura um relojoeiro qualificado e não existe....procura um relojoeiro e não existe.....procura um cara que mexe com relógios e não existe....procura um senhorzinho que fabrica gaiolinhas de arame e ele conserta o seu rolex, fazendo um eixo do balanço....kkkkkkkkkk (que sorte).....o cara era aposentado da rolex e foi morar em Arraial......kkk

Então......quais os locais mais esquisitos onde vc já consertou seu relógio?

Como exemplo, segue o vídeo.

abs

http://www.youtube.com/watch?v=2L0g7zNVWQo&feature=related

6
Fórum principal / QUAIS OS PRODUTOS UTILIZADOS NUMA BOA REVISÃO?
« Online: 28 Janeiro 2011 às 20:31:14 »
Prezados

abri este tópico para que os mestres, os entendidos, os profissionais etc possam indicar produtos que são utilizados nas revisões de nossos relógios mecânicos.

Por exemplo: qual a graxa, o óleo, a solução de limpeza do movimento, a pasta utilizada no polimento, o produto para retirar ferrugens etc...

Vamos lá...vamos trocar informações.

No meu caso eu uso óleo e graxa moebius, solução araújo para limpeza do movimento, pasta de polir no. 2 para polimento das caixas...


abs


7
Estou abrindo esse tópico por recomedação do amigo Reis.

Não é só para escrever.....é para postar fotos da bancadinha, bancada ou bancadona.... ;D

Servirá de guia para os curiosos...inclusive eu.

abs.

8
Fórum principal / Qual relógio vc se arrepende muito de não ter adquirido?
« Online: 28 Dezembro 2010 às 01:31:36 »
O top master da minha perda foi um omega igual ao do Sá....um broad arrow.....

como me arrependo, mas na época não tinha dinheiro......fz o quê? rsss

abs

9
Fórum principal / PARA QUEM QUER CONHECER O TRATOR - ROLEX 1570
« Online: 21 Novembro 2010 às 15:40:00 »
Pessoal
Segue abaixo dois links que considerei importantes no meu processo de restauro do Rolex 1570....espero que gostem.

abs

http://www.abbeyclock.com/photos/watchesr.html

http://www.youtube.com/watch?v=rMS_sKD_ZqU

abs a todos.

10
Esse tópico serve para que se desmistifique o nosso amado e injustiçado SICURA.....

Peço a todos os proprietários e admiradores do monstrinho que confessem com a própria boca(ops, com os próprios dedos) que já tiveram, tem ou gostariam de ter um desses, nem que seja para contrariar o nosso amigo FA.........KKKKKKKKKKK

ABS

11
Fórum principal / E NA ESTRADA DA VIDA EU ENCONTREI UM VELHINHO....
« Online: 25 Outubro 2010 às 15:55:38 »
Pessoal
Este final de semana eu viajei de moto para o sul de Minas.......viagem maravilhosa, com muitas curvas, paisagens maravilhosas, 200Km/h, amigos, comida boa etc....

Curiosamente, numa das paradas para abastecimento, quando fui pagar a conta, tinha um senhor com um belíssimo relógio Universal Genéve....elogiei a peça...ele me perguntou se eu gostava de relógios, e eu respondi que sim....que adorava, quase tanto quanto a minha moto....rssss

Então ele me pegou pelo braço e me levou ao escritório....abriu o cofre e me mostrou alguns dos seus relógios.....um Rolex retangular, adquirido em 1979...com nota e tudo.
Um PP absolutamente novo....22 linhas.....maravilhoso...
O dito Universal Genéve......igualmente lindo...
E queria me mostrar um outro PP, 22 linhas, no estojo original.....mas não tinha mais como atrasar o grupo...fiquei de voltar em outra viagem para ver o restante...
Enfim...como pode, em uma cidadezinha tão pequena, encontrar uma preciosidade dessa? e os relógios........que lindeza....rssss
São as estradas que nos levam a caminhos inesperados....que enchem a alma de alegria e de esperança de que nem tudo está perdido, e que existe vida inteligente e sensível nesse mundão de meu Deus..
Espero que gostem:


12
Fórum principal / JÁ POSSO MORRER EM PAZ!
« Online: 30 Setembro 2010 às 18:02:12 »
 Bem pessoal, sei que estarei voltando num assunto meio ultrapassado, mas gostaria de externar minha felicidade, e compartilhá-la com vcs.
Eu ontem estava no José Carregalo e tive a honra de conhecer o Viíncius Carregalo........15 anos!
Bem, eu já sabia que o José e o filho eram muito amigos, estavam sempre fazendo coisas juntos, e isso para mim já era o suficiente...
Mas a minha felicidade ficou maior ainda após saber que o Vinicius está aprendendo a profissão do pai....e tb possui o dom, a simpatia, a educação do pai.
Fiquei REALMENTE emocionado quando ouvi a resposta para uma pergunta simples que fiz a ele: "vc vai seguir a profissão do seu pai?"
ELE ME RESPONDEU SEM PESTANEJAR: VOU SIM! ........e passou a me mostrar os primeiros relógios consertados por ele......e funcionando....
Claro que muito ainda há para aprender......muito. Porém, o caminho foi iniciado e, certamente começou a ser trilhado em razão da admiração do filho por seu pai.
Em tempos tão conturbados, onde a velocidade das coisas sufocam as grandes amizades, os grandes amores, a admiração pelo próximo, a educação, os dons, a arte etc, ver um menino de 15 anos debruçado sobre um movimento tentando consertá-lo, com toda paciência é, sem dúvida alguma, emocionante.
Poderia ele estar vidrado na tela da TV, do videogame...........ou coisas muito piores quê vemos por aí...no entanto, ele estava lá, com o pai, aprendendo e curtindo aquela amizade.....lindo.
Isso é fruto de um trabalho muito bem feito (na vida pessoal da mesma forma que ele faz com nossos relógios).....de um respeito e de uma amizade conquistados. Nada vem sozinho.
Sinto-me honrado desse convívio, e nutrido de esperança por um mundo mais gentil, mais dócil, mais amigo.....
Sigo os mesmos passos, trazendo para junto de mim os meus filhos, pois este é o caminho da real felicidade.
Para terminar, fico feliz de saber que os meus relógios poderão ser cuidados pelo Vinicius, e que meus filhos, certamente, conversarão sobre os pais malucos que tiveram.
Grande abraço a todos.

13
Fórum principal / GLOSSÁRIO: VAMOS CRIAR UM?
« Online: 29 Setembro 2010 às 09:17:18 »
Pessoal, bom dia!
os termos em relojoaria são infindáveis e complicados, e muitas vezes incompreensívis para alguns, ou difíceis para outro.
A minha idéia é aproveitar o conhecimento de todos e fazermos uma pequena brincadeira. Cada membro acrescenta uma palavra e dá o seu significado. coisa simples, sem muito rebuscado.....só para faclitar a vida de pessoas que não dominam, ainda, arte da relojoaria (tipo EU).

Vale corrigir eventuais erros dos colegas...

Seria bom colocarmos as palavras em ordem alfabética...

- Bezel: aro que envolve o vidro dos relógios e que podem conter marcações como réguas de cálculo, escalas de tempo etc. Podem ser rotativas ou não;

14
Botequim / FELIZ DIA DOS PAIS!
« Online: 08 Agosto 2010 às 08:30:10 »
Prezados Amigos do FRM

abro esse tópico para homenager  todos os pais (e todas as mais diversas variações).

Na verdade é uma homenagem ampla, destinada a todo aquele que destina parte da sua vida à criação de algo....seja um filho, um bichinho, uma planta ou mesmo um relógio mecânico.

Espero que não só neste dia, mas em todos os demais, possamos ter a noção de nossa responsabilidade, da necessidade da doação, da atitude, do comprometimento e do amor incondicional que devemos dedicar às nossas criações.

Portanto, sem precisar me alongar, espero que todos tenham um dia maravilhoso, de paz, de alegria, de reconhecimento, de boas lembranças.

Um grande abraço a todos e mais uma vez PARABÉNS.

15
Fórum principal / SEIKO 5 sports - QUAL É O PONTEIRO ORIGINAL?
« Online: 03 Agosto 2010 às 21:39:08 »
Prezados

Estou precisando da ajuda de vcs de novo.....(isso está ficando até chato.....DESCULPEM)
Eu tenho este Seiko 5 6119, e gosto muito dele....
Desde que comprei o reloginho achei que os ponteiros não eram originais.
Isso se confirmou hj, em conversa com o Sergio Yoo, da furnitura 777, a quem procurei por recomendação do José Carregalo, que me disse que o Sergio tem grande quantidade de peças originais para este calibre....mostradores NOS, ponteiros etc...
O Sérgio me falou que os ponteiros não eram originais, e por conta disso eu poderia trocá-los. Ele colocou esses que estão na foto, em substituição as que estavam no relógio, e que não tem foto.
Todavia, tb achei esses ponteiros estranhos. Achei eles curtos...
Será que vcs, com o grande conhecimento e experiência que tem, poderiam confirmar se esses ponteiros correspondem a esse modelo? Caso negativo, qual seria o ponteiro indicado.
Atentem para o fato que esse relógio é um seiko 5 sports WR 70mts....conforme indicado no mostrador.
Desde já agradeço a ajuda.
grande abraço a todos.


16
Fórum principal / MARCAÇÃO NO BEZEL: PARA QUE SERVE?
« Online: 28 Julho 2010 às 08:14:37 »
Meus prezados

gostaria de propor a abertura deste tópico em virtude de dois tópicos abertos por colegas, e que são muito relevantes para o entendimento daqueles "numeroszinhos" estampados ao redor dos mostradores....rsss

Seria interessante que os colegas postassem fotos de seus relógios e explicassem o funcionamento dos discos, a fim de termos um guia para consulta. Já temos duas explicações interessantíssimas, que poderiam migrar para este tópico, concentrando-as.

Será que fica legal?

Peço aos administradores que avaliem a possibilidade de migração das mensagens para cá.

grande abraço a todos e excelente dia.

17
Fórum principal / OMEGA LADIES SEAMASTER CAL. 681 - COSMIC 2000
« Online: 14 Julho 2010 às 23:01:36 »
Meus prezados amigos
peço mais uma vez a ajuda de vcs.
a minha mulher ganhou da mãe dela um Omega Seamaster cal. 681, em aço inox, de mostrador azul, ponteiros brancos...lindinho
Ele está numa relojoaria aqui no RJ para uma revisão.
No entanto, o mostrador dele não está em boas condições...está meio descascado nos indicadores das horas....
Estou pensando em mandar na sarica para restaurar o mostrador.....e quem sabe até mudar a cor...
Ocorre que gostaria de manter cores originais, caso opte por reforma .....escolher dentre as cores originais desse relógio a que ela mais gosta....o mostrador azul não está agradando à dona.
Peço a vcs que me indiquem quais as cores que eram disponibilizadas pela Omega para esse tipo de relógio.
Vcs acham que devo mandar reformar o mostrador? trata-se de uma peça de 1966....
Aguardo a manisfestação dos amigos e mestres.
Desde já agradeço a colaboração.
abs

18
Fórum principal / MIDO DO MEU PAI
« Online: 14 Maio 2010 às 10:57:54 »
Meus prezados professores
Mais uma vez venho com dúvidas relativamente aos meus relogios.
Ganhei esse Mido do meu pai quando tinha 15 anos......ele, por sua vez, ganhou ele quando tinha 15 anos.......isso foi por volta de 1938...
Sempre gostei do relogio, e guardo ele com muito carinho. Ele foi revisado e funciona maravilhosamente bem.
No entanto, nunca conheci ninguém que soubesse detalhes sobre ele....nem em livros achei referências sobre ele.....
Peço a ajuda de vcs mais uma vez.....desculpem o abuso.
postei fotos no PHOTOBUCKET, conforme me foi instruído.
Segue o caminho para o meu album MIDO: http://s912.photobucket.com/albums/ac321/LOA-2010/MIDO/
Espero que consigam visualizar as duas fotos que tirei. Peço desculpas pela qualidade....
abs e desde já agradeço a ajuda e comentários.




19
Fórum principal / OMEGA CALIBRE 611 - ALGUM COMENTÁRIO?
« Online: 10 Maio 2010 às 17:55:52 »
Prezados
Gostaria de ouvir a palavra dos amigos especialistas a respeito do Omega calibre 611...vejam as fotos antes da restauração do relógio....nunca foi mexido.
Vcs tem fotos? alguma história, referências etc?
Desde já agradeço a atenção.
abs

20
Fórum principal / SUPERATIC MONZA - ALGUÉM JÁ VIU?
« Online: 10 Maio 2010 às 17:12:01 »
Prezados

Mais uma vez peço ajuda a vcs, professores em matéria de relógio.

Tenho esse Superatic desde os meus 14 anos. Tenho 46 agora. Ganhei do meu tio, e ele foi comprado em Belém, numa joalheria.

Usei muito o relógio...e sempre funcionou maravilhosamente bem. Num dia, saindo de bike de casa, ainda garoto, a corrente da bike bateu no vidro e esse trincou. Levei, na época, a um relojoeiro perto de casa. Ele mandou fz um outro vidro, que apesar de muito bem feito, não é original...e convenhamos, sou louco por coisas originais.

Pergunto aos amigos se alguém teria um vidro desse para vender...adoraria colocar o vidro original, inclusive a vedação.

Outra pergunta é se vcs conhecem a marca e o que acham dela, e do relógio. Não pergunto para fins comerciais, mas como peça de interesse apenas.

Postarei, em outro tópico, a foto de um outro relógio meu....um mido que o meu pai ganhou em 1939, e que gostaria de resgatar a história dele, pois ninguém nunca viu ou ouviu falar desse modelo. Para adiantar, trata-se de um mido multfort, retangular de fundo preto e com ponteiros com luminoso. A caixa tem um fechamento no mínimo curioso: ela é fechada por 3 hastes finas, duas ao lado da coroa, e outra no lado oposto...essas hastes possuem frisos que se encaixam a ranhuras existentes na caixa que é em aço inox...o reloginho é lindo, e está totalmente original.....postarei fotos de qq forma.

Agradeço a ajuda em mais essa identificação.

abs a todos.

Páginas: [1] 2