Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - flavio

Páginas: [1] 2 3 ... 453
1
Fórum principal / Desconstrução de um Breguet Souscription
« Online: Hoje às 15:01:25 »
Confesso que, às vezes, as desconstruções do Speake Marin se tornam enfadonhas, por não possuírem explicações técnicas que enalteçam as fotos. Não essa... Para quem não sabe, Breguet fez a fama de maior relojoeiro da história e todos acham, até hoje, que ele de fato colocava a mão na massa em muita coisa. Isso não é verdade... Já no final dos século 18, com Breguet bem estabelecido, seu empreendimento já era mais ou menos como as marcas independentes atuais, com muita divisão de trabalho (cerca de 40 pessoas trabalhavam para ele). Sim, tudo era feito artesanalmente, mas com divisão de trabalho, caso contrário teria sido impossível à marca, enquanto Breguet viveu, ter produzido cerca de 5 mil relógios. Desses 5 mil relógios, quase um quinto foram Souscriptions, relógios mais "simples" de um ponteiro que Breguet vendia a prazo, algo raro na época. Apesar de o relógio se "simples", com apenas um ponteiro, possuía um escapamento de cilindro em rubi, algo raríssimo na época, porque o tubo tinha que ser lapidado (torneado) de uma pedra verdadeira. O acabamento geral e confiabilidade do sistema foram colocados a prova pelos séculos e nunca apresentaram muitos problemas, basta ver o estado desse relógio, que tem mais de 200 anos. Mas não só. O relógio possuía um sistema de compensação de temperatura por tira bimetálica, algo inventado por Harrison pouco tempo antes. Vejam que o acabamento do relógio, mesmo hoje, é bastante satisfatório e não há desgastes aparentes. É uma coisa que se desse pau, um bom relojoeiro conseguiria reparar. O mais impressionante é o visual dos atuais La Tradition, claramente inspirados nos Souscription de outrora. Vejam só


https://www.thenakedwatchmaker.com/decon-breguet-souscription

2
Fórum principal / Re:Qual a sua última aquisição?
« Online: 07 Dezembro 2018 às 05:46:15 »
Caralho! Isso sim é vintage

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


3
Fórum principal / Re:Akrivia Cronômetro protótipo
« Online: 06 Dezembro 2018 às 15:15:44 »
O protótipo foi melhorado nos detalhes de acabamento, vejam


http://watchesbysjx.com/2018/12/rexhep-rexhepi-chronometre-contemporain-comparison.html

4
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 06 Dezembro 2018 às 15:04:37 »
Não sei se teria coragem de mergulhar com um relógio vintage como esse...

5
Fórum principal / Re:SEIKO 5 adiantando
« Online: 06 Dezembro 2018 às 15:03:56 »
Boa tarde, senhores !
Depois de um longo tempo , voltei !

Já que o rapaz postou a respeito , me lembro de ter lido em algum lugar que dependendo da posição em que se deixa o relógio ( deitado, de lado esquerdo ou direito ) durante um tempo, tem a capacidade de influenciar seu mecanismo, adiantando ou atrasando o relógio .
Faz sentido isso que li em algum lugar ? E se faz, como isso acontece?

Abraços pra todos,

Aero




Rolexes antigos... Mas isso era questão de ajuste.

6
Fórum principal / Re:SEIKO 5 adiantando
« Online: 05 Dezembro 2018 às 16:25:04 »
Aliás, um tópico que analisa bem essas questões é este


http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5251.0.html


E nunca é demais lembrar que a grande "treta" do John Harrison com a Comissão de Longitude deveu-se ao erro médio de compensação. Como assim Flávio? Quando dizem que o H4 atrasou (ou adiantou, nem lembro), só alguns segundos em trocentos dias, não quer dizer que o horário marcado antes era x e depois x mais alguma coisa. Na verdade, o trunfo do h4 era sua ESTABILIDADE de marcha, sob qualquer condição de posição e temperatura. Harrison sabia que o relógio adiantava regularmente x segundos ao dia então, ao fazer seus cálculos de Longitude, apenas acrescentava os dados. Ou seja, pode ser que o h4 tenha mostrado, ao chegar ao destino, um adiantamento de uma hora... Pouco importa... Para um bom cronômetro de Marinha, o que importa é sua marcha regular, porque se você sabe que ele está com uma marcha média de adiantamento de um minuto ao dia, o que é "ruim", mas todo santo dia ele adianta um minuto, faça sol, chuva, etc, você tem algo extremamente "preciso" em mãos (mas não com uma marcha diária média boa...).


Flávio

7
Fórum principal / Re:SEIKO 5 adiantando
« Online: 05 Dezembro 2018 às 16:13:15 »
Adriano,

mas para forçar essa compensação pode ser no chute? Digo: a pessoa pode dar um "toque" e testar e mais outro e testar até chegar ao ponto ou isso deve ser feito num técnico? Digo porque eu mesmo fiz isso que o Flávio sugeriu, mas é difícil chegar ao ponto certo. Levei quase uma semana, mexendo todo dia.


Com certeza! É só mexer no regulador. Mais fácil do que roubar doce de criança. Um ajuste posicional sério, aí é oooooooooooooooutra conversa. Um cronômetro certificado como cronômetro é o que é porque se você o colocar no pulso meu, seu, do papa, na temperatura daqui ou de Roma no inverno, ele vai se comportar praticamente igual. Já um relógio mal ajustado, só perguntando no Posto Ipiranga.


Flávio

8
Fórum principal / Re:SEIKO 5 adiantando
« Online: 05 Dezembro 2018 às 09:58:54 »
Gente, o problema dos Seiko é a imprevisibilidade, justamente porque eles são "imprecisos". Mas precisão não quer dizer marcha diária média. Ou seja, se para o seu uso, não do Zé das Couves, o relógio adianta, você pode simplesmente atrasa lo. Ele compensará os erros posicionais para você, só para você... Eu acho, e o Adriano pode confirmar, que dá para fazer esse relógio atrasar simplesmente diminuindo a marcha. Ele funcionará "melhor" para você, só você.


Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


9
Fórum principal / Re:Seiko Presage com laqueado Urushi
« Online: 04 Dezembro 2018 às 17:14:48 »

10
Fórum principal / Re:Seiko Presage com laqueado Urushi
« Online: 04 Dezembro 2018 às 17:02:23 »
Igor, o acabamento em laca mesmo é aquele das canetas de patrão, como as Montblanc e Parker especificadas como laqueadas. A técnica pressupõe a aplicação de resina diretamente extraída de plantas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laca


Já a "laca" de pintura de móveis é mais um sinônimo da técnica em si, que consiste lixar, aplicar um primer e pintar a madeira, com tintas de base vegetal. É coisa diferente mas... Estou em reforma de apartamento agora e, MALDITA LACA DE MÓVEIS, coisa cara do baralho! Mas nada que se compare a extrair de uma planta e aplicar resina num mostrador...

11
Fórum principal / Louis Vuitton Spin Time
« Online: 04 Dezembro 2018 às 14:50:26 »
Confesso que a primeira iteração deste mostrador, no mais complexo World Timer da marca, causo-me espanto e não gostei. Depois, acreditem se quiser, curti o padrão geométrico das cores e a fuga da mesmice, como se fosse uma obra de arte no pulso. Juro, e olha que é raro eu gostar de inventações de moda, mas curto essa modelo "mais simples", o Spin Time. Aí, as horas são mostradas através de pulos dos cubos, que então mostram a face oculta com o numeral equivalente. Os minutos são mostrados tradicionalmente. O mecanismo começa com uma base 2892, mas vai muito, mas muito além disso. Vejam só


http://watchesbysjx.com/2018/12/louis-vuitton-escale-spin-time-41.html


Como funciona? Um vídeo mostra mais facilmente...


https://www.youtube.com/watch?v=tvK9FGiLuGw

13
Fórum principal / Seiko Presage com laqueado Urushi
« Online: 04 Dezembro 2018 às 14:37:00 »
Mais uma vez a Seiko apresenta um mostrador em laca, laca real, não o envernizado que tenho visto os suíços usando, o que acrescenta singularidade e profundidade ao acabamento. Vejam as fotos. Cada mostrador é feito manualmente com sucessivas camadas de laca. O movimento é bem basicão, poderia ser fechado e o custo... Bem, são 2500 dólares, mas o preço aí justifica-se pelo trabalho envolvido na cara do relógio, não na sua bunda.


https://shop.hodinkee.com/blogs/journal/seiko-presage-urushi-byakudan-nuri-limited-edition-spb085?utm_source=referral&utm_medium=hodinkee&utm_campaign=hod-posts

14
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 04 Dezembro 2018 às 14:26:25 »
Depende... O meu não utiliza, pois é da primeira geração. Alguns anos depois de 1997, sei lá quando, passaram a usar levees em plástico mas... Isso não é demérito, teoricamente colocaram isso para aumentar a durabilidade entre revisões, muito embora esse movimento já seja um trator: o meu nunca nem chegou perto de uma revisão mas, para dizer a verdade, também não sei se marca o tempo com alguma precisão. Só de já não ter parado...


Flávio

15
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 04 Dezembro 2018 às 13:52:11 »
Swatch Irony de 1997/98



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


16
Fórum principal / Re:De volta para o passado.....Propagandas de época
« Online: 03 Dezembro 2018 às 13:11:16 »
Omega



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


17
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 02 Dezembro 2018 às 20:24:45 »
Obama

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


18
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 01 Dezembro 2018 às 20:32:31 »
Encontro de bêbados




Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


19
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 01 Dezembro 2018 às 13:52:38 »
Lld



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


20
Fórum principal / Re:Originalidade relógio Tag Heuer Pendulum
« Online: 30 Novembro 2018 às 19:19:52 »
Ultra mega blaster falso

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Páginas: [1] 2 3 ... 453