Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 341
61
Fórum principal / Re:Omega Watch Co Tissot: o genuíno "Omega Brasileiro"?
« Online: 07 Junho 2023 às 21:01:29 »
Outro adendo rápido, que é apenas curiosidade e não tem relação com os relógios Omega-Tissot: a Omtega utilizou mecanismos Tissot cal. 2481 brevemente na década de 1970: Omega 1480 / 1481.

A Tissot na mesma época utilizou-se dos Omega série 1010 / 1020.

Abs.,

Adriano

62
Fórum principal / Re:Omega Watch Co Tissot: o genuíno "Omega Brasileiro"?
« Online: 07 Junho 2023 às 20:48:01 »
Meu palpite razoavelmente calculado: Omega não tem registro nenhum desses números de série. E a Tissot eu nunca soube que tenha registro de qualquer coisa. Ou melhor, que tenha mantido registros de seus números de série antigos. Se ainda tiver, eu acho que isso não está disponível para consulta.

Só para adicionar informação: pelas minhas observações de Tissot da década de 1970 (quiça até de fins da de 1960), eles já não tinham números de série nem na caixa e nem na máquina. Só voltaram a ter números de série por volta dos anos 2010.

Aliás a Omega é uma das raras marcas que não de alta relojoaria que nunca deixaram de usar números de série ao longo de toda sua existência sem que fosse só na caixa ou só na máquina, embora eu acho que existem modelos daquele período sombrio do início e medos dos anos 1980 que não possuem número em nada, especialmente se forem quartz.

Abs.,

Adriano

63
Fórum principal / Re:Tissot Sideral
« Online: 05 Junho 2023 às 09:58:48 »
Se eu te contar, vou ter que te matar.

E sobre os motivos, só os fabricantes podem dizer os motivos.

Abs.,

Adriano

64
Fórum principal / Re:Novos modelos Mido
« Online: 02 Junho 2023 às 21:14:07 »
Eu também sou da linha que não há como ser infinitamente criativo, nesse espaço de tempo que estamos nos referindo.

Aliás, gosteo bastante desse Mido.

Abs.,

Adriano

65
Fórum principal / Re:Tissot Sideral
« Online: 02 Junho 2023 às 21:10:29 »
Depende do metal e depende do plástico. Pois toda semana pego algum relógio com isso tudo de metal e que já está só o farelo com meia dúzia de anos de uso ou menos.

Mas em resumo, grande parte começou com o projeto da própria Tissot na década de 1970 chamado Astrolon Idea 2001 para o uso de polímeros em relógios mecânicos, aproveitando suas características autolubrificantes. Por razões históricas mais do que qualquer outra coisa, não vingou.

Swatch ressucitou a idéia parcialmente nos anos 2000, apenas para o escapamento. E a Tissot resolveu também surfar nessa idéia, mas que também acho sem sentido prático, porque nem melhora o desempenho e nem reduz o preço do produto. Mas...

Mas o uso em outras funções como rodas e discos de calendário é positivo tecnica e economicamente, nas aplicações que normalmente vemos (Seiko, Orient, Citizen)...

Então os prós e contras são muuuuuito relativos.

Abs.,

Adriano

66
Fórum principal / Re:Novos modelos Mido
« Online: 02 Junho 2023 às 14:17:15 »
Mas faz tempo que homage não é exclusividade chinesa:

Abs.,

Adriano

Enviado de meu LM-G710 usando o Tapatalk


67
Fórum principal / Re:Tissot Sideral
« Online: 01 Junho 2023 às 20:48:42 »
Sim, só muda a roda de escape e a âncora, que tem as duas levés de rubis. O balanço completo é "normal", com elipse de rubi, em qualquer modelo. Aliás tenho quase certeza de que é exatamente o mesmo das versões com escape de aço e rubis.

Abs.,

Adriano

68
Fórum principal / Re:Tissot Sideral
« Online: 01 Junho 2023 às 16:02:53 »
É escapamento em polímero (23 rubis, como pode-se ver em uma das fotos).

Abs.,

Adriano

69
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 30 Maio 2023 às 19:46:23 »
Caras, eu vou dizer que em mais de 20 anos envolvido com relógios, eu nunca vi um bezel de 90 cliques (nem de propósito - e nem consigo imaginar algum motivo para existir, e nem por defeito).

De todo modo, qualquer bezel, se parar desalinhado, só tem solução se o aplique com os números for uma peça separa. Tem que remover e montar de novo na posição correta.

Muitos relógios decentes inclusive possuem a caixa com 3 ou mais furações para encaixe da lingueta da mola clique justamente para que caso haja um pequeno desalinhamento, pode-se simplesmente montar a mola em outra posição.

Quanto ao fato de ser um problema de que os fabricantes chineses não terem cuidado, acho que depende de que fabricante. Dos relógios chinese que tenho ou tive, embora sejam dos melhores que há, nunca nenhum veio com bezel desalinhado, ao passo de que perdi a conta de quantos Seiko e Orient tive com apliques com algum desalinhamento (eu diria que a maioria).

Aliás, o bezel de alguns San Martin são exatamente o mesmo sistema dos Rolex, com esferas, inclusive GMT, bidirecionais e com 24 cliques. Umas 10 vezes mais bem feitos que suíços de entrada.

Abs.,

Adriano

70
Fórum principal / Re:Um caso estranho...
« Online: 18 Maio 2023 às 17:08:12 »
Na posição de 4 horas (ou 10 horas nos relógios com posição de coroa e pulsadores convencional).

Abs.,

Adriano

71
Fórum principal / Re:Um caso estranho...
« Online: 17 Maio 2023 às 20:23:07 »
O fato de ser uma Valjoux/ETA não significa na verdade nada. Tá cheio de falsificação por aí com máquinas suíças originais do mesmo calibre que vem no relógio original, o que não significa que são máquinas originais daquela marca.

Nesse caso apenas significa que é um relógio falso com máquina suíça. Não significa que a caixa é falsa mas a máquina é original.

Abs.

Adriano

72
Fórum principal / Re:Um caso estranho...
« Online: 17 Maio 2023 às 13:24:01 »
Automático?

pergunto porque nunca vi falsificações de chronos automáticos (com a maquina automatica). Certamente tem, mas eu imagino que nesses "superclones" da vida que custam o preço de um Glycine Combat chrono por exemplo.

Além disso, me parece muito estranho alguém ter feito um "Sinn Super Clone", digamos. Vejo falsificação de modelos comerciais, que fariam com que alguém quisesse comprar pra pagar de rico. Mas Sinn? Marcas mais para conhecedores assim, não diria que é esperado que fosse uma réplica.

Olhando a foto, a caixa parece realmente do aço de submarino que a Sinn usa nesses modelos mais táticos, até pela cor. Não sei, eu nem cogitaria que esse relógio é falso, sendo sincero. Tenho dúvidas que um "relojoeiro comum" tenha capacidade de dizer que a caixa de um Sinn é "idêntica a original, mas falsa".

Eu entendo que o colega nunca tenha visto uma falsificação de crono automático com máquina genuinamente automática, mas lamento trazer a notícia (ou atualização) de que não somente elas existem como existem há muitos anos. E mais: uns 10 anos atrás normalmente usavam cópias de 7750 modificadas de todo modo para simular, estetica e funcionalmente, outras máquinas. Mas já há alguns anos há cópias completas de máquinas consagradas, como a Rolex 4130. Um cronógrafo mecânico relativamente complexo, completamente feito na China. Para quem conhece BEM, mata relativamente rápido que é uma cópia. Mas...


Sobre Sinn: sim, há "superclones" deles e não são poucos. Nunca vi em mãos para atestar qualquer qualidade, mas acredito que o que "mate" seja a cápsula indicadora de umidade na caixa. Creio que os falsos devam usar um "simulacro" dela, e deve ser com base nisso que os falsos são normalmente identificados.

Abs.,

Adriano

73
Fórum principal / Re:Daytona novo vs "antigo"
« Online: 28 Abril 2023 às 21:54:47 »
...Porém, eu acho que haveria espaço sim atualmente para a Rolex, por exemplo, relançar algo mais clássico no estilo Jean Claude Killy ou mais social.

Concordo e digo mais: eu APOSTO que a Rolex já deve ter isso prototipado até. Só esperando um ano ideal para encaixar o lançamento.

Abs.,

Adriano

74
Fórum principal / Re:Bárbara Gância, Cynara Menezes e a ostentação
« Online: 16 Abril 2023 às 11:55:29 »
Bárbara Gância eu já conhecia. Cynara Menezes eu nunca tinha ouvido falar.

De todo modo, sem novidade: cada dia que eu acordo tem um especialista em relógios novo por aí...

Abs.,

Adriano

75
Confirma a percepção "empírica" de quem observou com alguma atenção o mercado, especialmente na última década.

Mas também refuta a afirmação de que o "problema" dos preços no Brasil (que desestimulou o hobby de muita gente) é exclusivamente cambial.

Abs.,

Adriano

76
Só a Indústria? E a Comunidade? Quem alimenta quem?

Os fóruns morreram, dando lugar a blogs e perfis no Instagram e canais de YouTube, justamente porque a massa não está interessada em discutir relojoaria; querem apenas consumir.

Pô, vamos falar de uma história bacana aí, sei lá, sobre o K2, como o Flávio fez recentemente em seu IG... 2000 views, 8 comentários.
Olha só, a PP lançou um Nautilus azul calcinha... 100000 views, 500 comentários.

Camarada entende tudo de Harrison, Berthoud, Arnold, Breguet, escapamentos e enamel, guilloché... Uau, que dedicado, culto, nerd, estudioso, entende pacas!
Camarada vende relógios caros no Instagram... Deus, fodido, sabe tudo, convidado para eventos, embaixador, amigo da marca, celebridade, ganha relógios, faz parceria com a Anitta...

Fanzaço da marca XPTO há 20 anos, comprou livros, estudou tudo, sabe todas as referências de cor, tem dois relógios vintage medianos da marca, adquiridos com muito esforço... "Humm, marcou viagem à Suíça e quer visitar nosso Museu? Tem de marcar dia e hora e a gente vê se rola te atender".
Ganhou uma Ferrari do pai aos 18 anos e participa do grupo de adolescentes que fazem encontro de carrões em estacionamento de shopping... "Venha visitar nosso Museu na Suíça, com tudo pago! Mas tem de nos marcar no Instagram!"

Aí é foda, bicho...

Só a Indústria? E a Comunidade? Quem alimenta quem?

Os fóruns morreram, dando lugar a blogs e perfis no Instagram e canais de YouTube, justamente porque a massa não está interessada em discutir relojoaria; querem apenas consumir.

Pô, vamos falar de uma história bacana aí, sei lá, sobre o K2, como o Flávio fez recentemente em seu IG... 2000 views, 8 comentários.
Olha só, a PP lançou um Nautilus azul calcinha... 100000 views, 500 comentários.

Camarada entende tudo de Harrison, Berthoud, Arnold, Breguet, escapamentos e enamel, guilloché... Uau, que dedicado, culto, nerd, estudioso, entende pacas!
Camarada vende relógios caros no Instagram... Deus, fodido, sabe tudo, convidado para eventos, embaixador, amigo da marca, celebridade, ganha relógios, faz parceria com a Anitta...

Fanzaço da marca XPTO há 20 anos, comprou livros, estudou tudo, sabe todas as referências de cor, tem dois relógios vintage medianos da marca, adquiridos com muito esforço... "Humm, marcou viagem à Suíça e quer visitar nosso Museu? Tem de marcar dia e hora e a gente vê se rola te atender".
Ganhou uma Ferrari do pai aos 18 anos e participa do grupo de adolescentes que fazem encontro de carrões em estacionamento de shopping... "Venha visitar nosso Museu na Suíça, com tudo pago! Mas tem de nos marcar no Instagram!"

Aí é foda, bicho...

Bem por aí. Fora que todo mundo virou especialista. Postou duas fotos no Instagram, com uma legenda de meia linha, já recebe o título de especialista.

Nenhuma marca hoje merece ter fã. Eu perdi admiração por TODAS as marcas. Gosto e admiro alguns produtos, mas a MARCA não. Pois quem está no topo é o primeiro a não respeita-las mais, e parecer estarem interessados apenas no bônus de participação nos lucros no fim do ano.

O cara que promove ou promoveu a marca de graça só por admiração, a marca nem sabe que existe e quando sabe, dá de brinde um íma de geladeira, no máximo. E de vez em quando lembra de convidar - 5 minutos antes de começar - para um coquetel qualquer. E só porque lá no coquetel você vai ajudar, mais uma vez, a promover a marca de graça, em troca de uns canapés. Já o cara que gasta mesmo dinheiro com a marca é o primeiro que a marca caga na cabeça quando o produto dá pau na garantia... Não são poucos que conheço que passaram de grandes colecionadores da marca para ODIADORES da marca depois de receberem esse tipo de tratamento algumas vezes. E vocês devem conhecer também.

Abs.,

Adriano

77
A minha experiência nesse processo é que o próprio contato com muitos relógios diferentes me ensinaram a diferença entre querer "ver e ter contato com tal relógio" e "possuir". Percebi que tive alguns relógios que nunca tinha visto antes até o momento da compra e que acabei comprando mais pela curiosidade de conhecer do que te fato ter. E em pouco tempo a vontade de ter aquele modelo acabou passando.

Então por esse lado, a profissão me permitiu ao longo dos anos ter mais contato com diferentes coisas e separar os dois sentimentos. Passei a "consumir" menos e quando fiz, fiz de maneira mais consciente e menos emocional.

Soma-se a isso o fato de que também percebi que minha admiração era muito mais pela micromecânica, e o objeto como um todo era apenas o "veículo". E ao mesmo passo, a admiração pela indústria relojoeira em geral despencou. Admiro a máquina, os homens, a engenhosidade e genialidade dos indivíduos, mas a indústria tem muita "bullshit". E olha que eu vivo disso. É o que me sustenta, e que exerço no mais alto patamar ético e moral, valores que a indústria deixou de ter tempo (ou eu apenas não percebia) ao ponto de ser até conflitante. Isso me distanciou um pouco dos relógios como objetos completos e roubou aquela aura que eles tinham para mim de objetos quase mágicos.

Quase nenhum relógio me fascina. Há os que admiro muito, por sua qualidade de execução. Mas enxergo quase todos como um produto industrializado qualquer. Uns mais bem feitos, outros menos.

Até me causa certo espanto a quantidade de gente fascinada que embarcou nesse colecionismo. Ficam quase cegos e viraram presa fácil para as bobagens da indústria.

E para finalizar, meus conceitos do quanto vale um relógio foram formados em outra época. Com outra mentalidade da própria indústria. Os produtos quase não mudaram, mas os preços... O resumo é que acho que quase nada vale o que se pede.

Abs.,

Adriano

78
Fórum principal / Re:Relógios no carpete vermelho do Oscar 2023
« Online: 18 Março 2023 às 13:10:35 »
Mas acho que já faz pelo menos uns 10 ou 12 anos que a Panerai faz modelos femininos, rosinha, azul bebê, mostrador de madrepérola e etc.

Abs.,

Adriano

79
Fórum principal / Re:Relógio com rádio controle e calendário perpétuo
« Online: 10 Março 2023 às 20:32:29 »
Entendi, então o sinal desses relógios atômicos atualiza apenas o horário? Pensei que ajustaria também dia e data. Mas legal saber que tudo funciona independentemente de receber o sinal. Obrigado pela resposta!

Eu estou muuuito longe de ser especialista no assunto, mas salvo engano o sinal de rádio é apenas da hora certa. Já os que recebem sinal de GPS, esses sim recebem a informação completa de hora e data, e já corrigida para o fuso em que está localizado o receptor.

O princípio de funcionamento, atualização e autonomia continua o mesmo.

Abs.,

Adriano

80
Fórum principal / Re:Relógio com rádio controle e calendário perpétuo
« Online: 10 Março 2023 às 14:44:51 »
São dois sistemas diferentes e independentes.

O relógio radiocontrolado é um relógio como qualquer outro e todas as funções ou complicações são internas e autônomas.

O controle via rádio apenas faz uma sincronização da hora certa - de tempos em tempos - recebida via rádio e atualiza (se necessário) a hora do relógio. Desse modo a hora dele estará "sempre" correta.

Entre uma atualização e outra, a hora (e todas as outras funções) funcionam como qualquer outro relógio, sendo mantidas pela energia da bateria, o circuito eletrônico e regulados pelo cristal de quartzo. Na ausência do sinal de rádio, o relógio vai funcionar como qualquer outro. O máximo que vai acontecer é você precisar corrigir - manualmente - a hora certa depois de algum tempo caso ele apresente um desvio. Ou seja, tal como é feito desde a invenção do relógio mecânico.

Abs.,

Adriano

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 341