Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 ... 316 317 [318] 319 320 ... 341
6341
O relógio mecânico não deve ficar parado por muito tempo. Não recomendo que um relógio fique parado por mais de 3 meses, especialmente em uma mesma posição. O problema aí é o deslocamento da lubrificação. O relógio em funcionamento mantém a lubrificação espalhada e nos lugares certos.

Isso é uma fonte de problemas com relógios de estoque de lojas.

Abraços!

Adriano

6342
Fórum principal / Re: Desafio n° 2
« Online: 07 Agosto 2009 às 08:33:27 »
Vem cá, Girard Perregaux com 32Khz, ok. Mas eu sempre achei que a resposta para a pergunta "A" era o Omega "Ant", calibre 1310, equipando Seamaster "Megaquartz". Né não?

Quanto à resposta "B", creio que tenha sido o mesmo motivo da Omega: o cristal de freqüência mais alta é menor, mais resistente.

Abraços!

Adriano

6343
Fórum principal / Re: Qual é o relógio??
« Online: 06 Agosto 2009 às 15:24:58 »
Doxa Sub T!

Abraços!

Adriano

6344
Mas porque os suiços usam um sistema menos eficiente?


Isso é algo que eu queria entender também... Mas não dá para generalizar: o problema é que o mercado está inundado por máquina ETA, que usam um dos menos eficientes sistemas suíços. Logo, 95% dos relógios estão dotados de um sistema de carregamento antiquado e menos eficiente. O sistema do 2892 é antiquíssimo, é o sistema original da Eterna, com uma roda reversora. É coisa da década de 40. O sistema do 2824 é mais moderninho, da década de 50, com duas rodas reversoras. É complicado, caro, sofre desgaste e se não estiver em boas condições de lubrificação, perde a eficiência, às vezes até 100%. E a lubrificação não é simples na hora da manutenção: se errar, cola tudo e nada funciona. Lembrando que ambos são sistemas bidirecionais.

Por isso, embora maioria, o sistema da ETA não é o representante do sistema de carregamento suíço. Temos aquele sisteminha dos JLC 889, que é muito simples e bom (mas não muito eficiente pois tem um ponto morto muito amplo), e tem o fabuloso Pelaton da IWC, que é o mesmo conceito do magic-lever. É simplesmente fenomenal, mas MUITO mais caro que o magic-lever.

Aliás, não nos esqueçamos que estamos comparando sistemas bidirecionais. Os unidirecionais, seja lá qual fôr, é tão eficiente, simples e à prova de desgaste quando o magic-lever. Vide Valjoux 7750. É uma baba. Se um Valjoux 7750 não carrega a corda, é porque não tem corda dentro do tambor ou então é o dia do apocalipse!

Por isso no fim das contas, na minha opinião o melhor que há é o sistema unidirecional. Provado e comprovado, opção de muitos calibres modernos.

Abraços!

Adriano



6345
Sem dúvida! Mas altura maior não é uma qualidade mecânica do sistema de carregamento. É uma questão de estética basicamente. E eu baseei minha resposta na sua pergunta, e me atentei especialmente na palavra "mecanicamente" que você ainda reforçou colocando em itálico.

Hoje em dia porém, altura de máquina é só uma questão de estética. Caixas esbeltas estão totalmente fora de moda, como foi nos anos 1980. Altura de mecanismo deixou de ser uma característica apreciável. Por isso a questão da altura do magic-lever nem importa mais. E mesmo se importasse, as vantagens são tantas que se sobressaem disparadamente. A vantagem da simplicidade e custo de fabricação, da facilidade de manutenção, da eficiência de carregamento e do índice de desgate devoram qualquer outra característica. É o melhor sistema.

Abraços!

Adriano


6346
O caso é que o cara pegou o melhor sistema de carregamento e comparou com o pior sistema de carregamento. Por obra do destino, o primeiro é japonês e o segundo é suíço. E a coisa toda sugere, baseado apenas nisso, que tudo no primeiro é melhor que tudo que é produzido no país do segundo.


Quanto à pergunta do Luciano, genericamente o raciocínio está certo. Mas às vezes um sistema pode ter mais peças para diminuir desgate, pois o esforço está distribuido entre mais componentes. Há a questão também do layout de todo o resto da máquina. O magic-lever é muito simples, mas normalmente toma muita altura. A própria Seiko, em movimentos mais baixos, não usava magic-lever no passado.

Então por mais que queiramos simplificar, nem sempre dá. A coisa não é tão simples como "mais simples=melhor", sempre.

Abraços!

Adriano

6347
Fórum principal / Re: Spring Bar
« Online: 05 Agosto 2009 às 14:25:10 »
Nunca tentei, por isso não sei responder. A ponta é bem fina, mas se não servir, a da 6767 também não deve servir. Nesse caso há punçõe simples e baratas por aí que são mais finas e podem fazer o trabalho.

Abraços!

Adriano

6348
Fórum principal / Re: Spring Bar
« Online: 05 Agosto 2009 às 11:44:02 »
Sim, ela tem pontas reversíveis. Para pulseiras de couro, de aço e para caixas com lateral furadas. A ponta que tira pulseiras de aço também serve para as de couro, mas dá menos controle pois não dá alavanca e há mais risco e danificar a pulseira, a caixa e se machucar também.

Eu pessoalmente não recomedo outra que não seja a 6111.

Abraços!

Adriano

6349
Fórum principal / Re: Spring Bar
« Online: 05 Agosto 2009 às 08:29:29 »
Não deveria haver diferença de preço entre a S e a F. O que muda é a ponta: uma possui garfo para pulseiras de aço, outra para couro.

Pessoalmente não recomendo nem uma nem outra, mas sim a 6111.

Abraços!

Adriano

6350
É, eu queria uma explicação sobre o sistema de ajuste de calendário também...

Agora, acho que o teste é uma comparação entre Orient 469xx e uma ETA 2892 e não uma comparação geral entre Orient X Suíça ou "Japão X Suíça". É forçar a barra extender a coisa para esse lado, pois o camarada está resumindo a relojoaria suíça em uma máquina. Estatística de um dado só? Conversamos sobre isso ontem...

Abraços!

Adriano

6351
Fórum principal / Re: Com qual "roupinha" eu vou?
« Online: 04 Agosto 2009 às 14:59:14 »
PS: seja lá qual for, se jatear a fivela fica mais legal.

E onde faço isso?

Um abraço,

Igor


Ahhh muleque!!!

Dêxa cô véio, qui o véio faiz procê!

 ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

6352
Fórum principal / Re: Com qual "roupinha" eu vou?
« Online: 04 Agosto 2009 às 14:25:55 »
Compra as duas logo pô! Uma mais espotiva, outra mais social.

Mas se tiver que escolher uma só, fico com a carbono.

PS: seja lá qual for, se jatear a fivela fica mais legal.

Abraços!

Adriano

6353
Fórum principal / Re: Comerciantes ou montadores?
« Online: 04 Agosto 2009 às 12:20:21 »
Essa prática é tão velha quanto o comércio... Isso é a coisa mais comum em Seiko, mas é pouco notado por causa do baixo valor dos relógios e da baixa exigência do comprador pela originalidade em peças mais baratas.

Abraços!

Adriano

6354
É isso: resumidamente, umidade e radiação UV. A umidade ataca a chapa, por baixo da pintura. A radiação ataca começando pelo verniz, que começa a ressecar e amarelar. A umidade é fácil de evitar, com cuidado e manutenção. Já a radiação, penso ser frescura demais evitá-la.

Mostradores sem verniz, como os pretos foscos, costumam ser os mais duradouros. Mostradores vermelhos e azuis, costumam ser os que mais desbotam por ação da radiação UV.

Abraços!

Adriano

6355
Fórum principal / Re: Japão x Suiça
« Online: 02 Agosto 2009 às 21:00:35 »
Sem extender em um off-topic, a discussão é comum surgir entre charutos: os cubanos são melhores? Depende. A maioria prefere, por causa do aroma, por mais que seja algo bem subjetivo. E eu concordo: o aroma é fantástico, nenhum outro sequer lembra um bom cubano. Agora, ninguém discute que a construção dos charutos dominicanos são melhores (e hodurenhos idem). Os bons dominicanos e hodurenhos possuem capas perfeitas, queima homogênea, embalagens espetaculares, "blends" mais complexos... Eu simplesmente gosto de todos. Tem vezes que quero fumar um cubano, tem vezes que quero fumar um dominicano, e tem vezes que quero fumar um nacional "mata fina". Assim como tem dias que queremos tomar uísque, noutro queremos rum, noutro queremos gin. Os 3 são destilados, os 3 são de beber, os 3 são bem alcóolicos, mas o sabor é diferente. O mesmo vale para os charutos: todos você tem que botar fogo, todos viram cinza, mas cada nacionalidade traz um aroma diferente, que podemos escolher.

O mais importante é que é preciso conhecer bem todos eles para poder opinar. Não dá para opinar sobre relógio japonês sem ter um. Ou o mesmo para os suíços. É preciso tomar cuidado para não cair no fanatismo ou modismo. Pois conheço um monte de gente que diz "relógio, só se for suíço", sem nunca ter pego um bom japonês na mão, como um Grand Seiko. Assim como tem os famosos "charuto, só se for cubano", sem nunca ter fumado um Davidoff Rue de Rive 2.

Então fica a dica: conheçam bem antes de opinar emocionadamente.

Abraços!

Adriano

6356
Fórum principal / Re: tag heuer carrera twin time
« Online: 02 Agosto 2009 às 20:02:07 »
 ;D ;D ;D ;D

Ele dá o sangue pelo trabalho!

Abraços!

Adriano

6357
Fórum principal / Re: tag heuer carrera twin time
« Online: 02 Agosto 2009 às 19:08:35 »
Flávio, a diferença entre mostrador baixo ou para cima está mesmo um pouco acentuada e pode ser causada por uma pequena distorção horizontal na espiral ou pela abertura dos pinos do regulador. A espiral deve estar "dançando" na horizontal. Não é nenhum bicho de sete cabeças, contudo.

Abraços!

Adriano

6358
Fórum principal / Re: Japão x Suiça
« Online: 02 Agosto 2009 às 17:00:03 »
Mestre, com todo respeito, "engatinhando"

Por esse excelente artigo, cujo link segue abaixo (aliás, aquele da evolução dos calibres Seiko, também é fo**), acho que os japoneses simplesmente aprimoraram (ou será que copiaram?) a tecnologia a quartzo.

http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartz.html

abs, jos


Para entender melhor minha opinião, sugiro a leitura deste meu outro artigo, que escrevi pouco antes desse que você indicou:

http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartzo_Seiko.html


Os relógios quartz de hoje são muito mais um "Astron" do que um "Beta 21", especialmente no que se trata do modo de propulsão (palhetas vs. motor de passo). Basta ver também que os japoneses fazem qualquer complicação com o quartz sem problemas, enquanto os suíços ainda batem cabeça e erram com coisas que os japoneses já tiravam de letra há pelo menos uma década atrás.

Abraços!

Adriano

6359
Fórum principal / Re: Mostrador do Seamaster
« Online: 02 Agosto 2009 às 16:52:02 »
Acho que entendi a pergunta: o emblema da Omega e a palava "Omega" são pintados ou um aplique prateado no mostrador? Se for um "Bond" anterior a 2007 é pintado. Se for posterior a 2007, é aplicado e a máquina possui escapamento co-axial. Junto com isso, a inscrição Seamaster passou a ser em vermelho.

Ele era assim:



e ficou assim depois em 2007:




Acho que responde à dúvida.

Abraços!

Adriano

6360
Fórum principal / Re: Japão x Suiça
« Online: 01 Agosto 2009 às 14:12:59 »
Apenas para não polemizar minha opinião: acho que os suíços são genericamente melhores no ramo dos mecânicos pois fizeram muito mais e contribuiram muito mais para toda a história da relojoaria. Mas obviamente não é por falta de capacidade dos japoneses: eles apenas não investem, por filosofia, em complicações. Não é a especialidade deles. Se quisessem, fariam com certeza com a mesma qualidade. A questão é que o conjunto da obra suíço é muito superior ao japonês. Na Suíça há escola de relojoaria na suíça. No Japão, para mecânicos, a escola é suíça também... Será que dá para citar um grande relojoeiro japonês que revolucionou algo na relojoaria mecânica? Não dá para negar isso. Quase toda tecnologia usada nos relógios japoneses foram invensões suíças. O projeto do mecanismo japonês, os sistemas e o layout é o mais "suíço" que há. O escapamento é suíço, o keyless é suíço... foi tudo copiado dos relógios suíços, sem nenhuma característica realmente japonesa, como há nos relógios ingleses, como há nos alemães... Isso é fato, não tem como discutir muito. Entendam que isso não tem nada a ver com qualidade. A qualidade é tão boa quanto.

Agora, nos quartz, os suíços estão engatinhando na minha opinião... E engatinhando mal...

Abraços!

Adriano

Páginas: 1 ... 316 317 [318] 319 320 ... 341