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Posts - Adriano

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6381
Fórum principal / Re: acabamento 2824...
« Online: 25 Julho 2009 às 12:07:09 »
Não tenho conhecimento de que a ETA tenha deixado de fazer os top e chronometer. Se não tem mais no site, acho apenas é que tiraram do site público por não estarem mais fornecendo as máquinas para fora do grupo. Não sei se é isso, já que a política de não fornecer movimentos refere-se somente aos ébauches (movimentos imcompleto). Mas talvez ela não forneça mais para qualquer um os níveis top.
A ETA é uma empresa ruim de se tirar informações claras, até mesmo na Suíça.

É bom ressaltar também que esses níveis não se tratam de acabamento, mas aprimoramentos técnicos.

Sobre os ETA 2892, eles não possuem versões tão básicas como os 2824 e vêm regulados (caso não seja a versão chronometer) em 4 posições. Se não me engano são as 3 tradicionais (mostrador para cima, coroa para esquerda e coroa para baixo) e mais o mostrador para baixo.

Abraços!

Adriano

6382
Fórum principal / Re: Dúvida sobre vedação
« Online: 25 Julho 2009 às 11:38:22 »
Uma das maiores lendas da história da relojoaria é esse troço de "abriu o relógio, perdeu a vedação". Uma vez que a junta de vedação esteja em ordem, o relógio pode ser aberto e fechado quantas vezes quiser. E para não dizer que é 100% assim, em relógios de fundo de pressão com juntas de Asutane (como grande parte dos Tissot, como os Speedmaster Reduced, Date e Day-Date, como os Constellation modernos), a junta é projetada para ficar perfeita até 10 aberturas e fechamentos do fundo. Normalmente a vida útil dela é menor que isso e ela é trocada bem antes.

Então não tem nada a ver. Não precisa se preocupar. E como o Igor falou, foi feito por um técnico. Não quer dizer que qualquer um pode sair por aí abrindo e fechando fundos com segurança, pois a junta tem uma posição correta, e outros detalhe que devem ser observados.

Sobre a marcha do seu Monster, certifique-se de que está usando ele o suficiente para manter a corda cheia. Sem isso, ele irá variar mesmo.

Abraços!

Adriano

6383
Fórum principal / Re: Pra usar ou pra guardar?
« Online: 24 Julho 2009 às 21:57:34 »
Também concordo! Tanto que o que mais anda definindo qual relógio vou usar é justamente "para onde vou" ou "por onde vou passar". Tenho a sorte de morar e trabalhar em lugares razoavelmente tranqüilos, assim como o trajeto.

Abraços!

Adriano

6384
O meu Citizen Eco-Zilla é assim também, como o do Wadley: vem escrito na tampa do fundo que ele é apropriado para mergulho saturado. Não tem válvula nem nada.



Abraços!

Adriano


6385
Fórum principal / Re: Pra usar ou pra guardar?
« Online: 24 Julho 2009 às 15:29:28 »
A questão de arranhar ou desgastar é a mesma que coloquei antes: prefiro usar todo dia e causar vários riscos depois de meses, do que usar uma vez por ano e bem nessa vez deixar cair no chão ou algo assim. Depois de vários riscos, meto na politriz e está novo denovo.

Se fôr para eu perder um relógio, que seja para o desgaste! Que eu jogue o relógio no lixo de tão gasto, por ter "sugado" tudo o que o relógio pode me oferecer.

Abraços!

Adriano

6386
Eu avanço um pouco o assunto: questiono se a válvula de hélio é uma necessidade ou uma praticidade. Pois já vi mergulhador que usa relógio de mergulho "comum", e dizer que caso o relógio não tenha válvula de hélio, você pode fazer mergulho saturado sem problemas, basta desrosquear a coroa durante a descompressão. Tem o mesmo efeito da válvula de hélio. Desse modo, a válvula de hélio não é uma necessidade essencial, mas uma comodidade e uma segurança, pois o mergulhador não precisa ficar desrosqueando nada (no molde do conceito original, da Rolex), e não corre risco nenhum se por acaso esquecer de desrosquear.

E nesse mesmo contexto, entra uma velha discussão sobre a praticidade da válvula de hélio da Omega, que precisa ser manipulada. Se a válvula realmente é uma comodidade e não uma essencialidade, não faz sentido uma válvula que necessita de manipulação, já que poderia-se manipular a própria coroa.

Ou será que desrosquear a coroa não adianta, e o relógio explode do mesmo jeito? Será a válvula essencial?

Outro ponto a favor de que a válvula de hélio é uma comodidade e não um item essencial: como faziam os mergulhadores antes da válvula ser inventada? Todos os relógios explodiam? Ora, o mergulho saturado veio antes da válvula, creio eu. Todos os relógios da Comex explodiam? Acho que não. Acho que deram a dica para a Rolex depois que alguns mergulhadores mais esquecidos, não se lembravam de desrosquear a coroa, e aí o bicho ia pro saco. Para evitar isso, tendo uma válvula de escape de hélio, eles nem precisavam mais se preocupar em esquecer de manipular a coroa.

A válvula de hélio rosqueada, então, não faz muito sentido.

Alguém já estudou isso mais a fundo? Alguém confirma isso? Por tudo que já li, incluindo fóruns internacionais, ninguém chegou à uma conclusão muito clara disso. As opiniões divergem. Acho que a pessoa mais indicada seria um mergulhador profissional.

Vamos tentar resolver essa questão de uma vez por todas? Será que conseguimos? Está lançado o desafio!

 :D

Abraços!

Adriano

6387
Fórum principal / Re: Davosa Argonautic
« Online: 24 Julho 2009 às 10:28:23 »
Sim, é um item de vedação. Claro que elas ficam mais protegidas e leva muito tempo para precisar de troca.

Abraços!

Adriano

6388
Fórum principal / Re: Davosa Argonautic
« Online: 23 Julho 2009 às 22:36:53 »
...E aí ecoam em meus ouvidos a velha pergunta: "Mas pô, precisa mesmo trocar a válvula de hélio??". E a resposta, infelizmente, é sim...Adriano

Mas precisa trocar a válvula toda? Não apenas as vedações da mesma?

Depende. Normalmente, é difícil ela necessitar de manutenção. Depende do estado de conservação do relógio e da idade dele. Quando precisa, a princípio, troca-se só o miolo dela. Mas em alguns casos, muito esculhambados, especialmente quando a cabeça está danificada, é necessário trocar tudo. E em casos piores ainda, o tubo também.

Abraços!

Adriano

6389
Fórum principal / Re: Davosa Argonautic
« Online: 23 Julho 2009 às 22:27:32 »
Pra quem pensa ter na coleção um relógio com válvula de Hélio, 408 euros estão sob medida. Concordam?


Concordo, mas eu tenho uma recomendação aos que gostam de válvula de hélio: você nunca precisará dela, e então ela se torna apenas mais um ponto de entrada de água no relógio, e uma hora ou outra precisará de manutenção.  :-\

E aí ecoam em meus ouvidos a velha pergunta: "Mas pô, precisa mesmo trocar a válvula de hélio????". E a resposta, infelizmente, é sim...

Abraços!

Adriano

6390
Fórum principal / Re: 2824 x 2892
« Online: 23 Julho 2009 às 22:03:02 »
Não é não! É sério! Dar corda todo dia em pelo menos 5 relógios já é de lascar, e pegar um Commander quase todo dia... E quando é dos mais antigos, máquina antiga, "AS", sem quickset? Se alguém não acostumado pegar dois desses, faz bolha no dedo.

Eu só tava brincando! ;D É claro que eu acredito.

Mas a "quentura" do charutão também ajuda a calejar o dedo, né não?

Um abraço,

Igor

O charuto é para curar! Qualquer coisa!  ;D ;D


Agora falando sério, se um Speedmaster Reduced está com corda dura, está com algum problema, nem que seja na própria coroa.

Abraços!

Adriano

6391
Fórum principal / Re: Pra usar ou pra guardar?
« Online: 23 Julho 2009 às 19:05:47 »
Eu tenho mais uma filosofia aí: danificar seriamente um relógio, ou ter ele roubado, é um risco. Mas pior é acontecer isso em um relógio que só foi usado 5 vezes em 5 anos. Na sexta vez, acontece um acidente... É a lei de Murphy, que é lei mesmo, e não lenda.

E usar o relógio com mais constância, não aumenta necessariamente o risco na mesma proporção. Basta usar com cuidado.

Em boa parte dos meus relógios, se acontecer alguma coisa alguma hora (toc-toc-toc), pelo menos eu sei que aproveitei e usei o bicho o quanto pude! Não aplico isso só a relógios, aplico com tudo que tenho. É filosofia de vida mesmo. Sei que muitas coisas não são eternas, por isso tiro o máximo proveito delas enquanto posso. Umas coisas duram segundos, outra duram horas, outras duram anos. Se durar para sempre, o lucro é maior ainda.  ;)

Abraços!

Adriano

6392
Fórum principal / Re: 2824 x 2892
« Online: 23 Julho 2009 às 18:59:23 »
Não estou brincando! É sério!

Ah, vai! Mentira...

Igor


Não é não! É sério! Dar corda todo dia em pelo menos 5 relógios já é de lascar, e pegar um Commander quase todo dia... E quando é dos mais antigos, máquina antiga, "AS", sem quickset? Se alguém não acostumado pegar dois desses, faz bolha no dedo.

Abraços!

Adriano

6393
Fórum principal / Re: 2824 x 2892
« Online: 23 Julho 2009 às 18:00:46 »
O Guilherme tem razão. Entre máquina por máquina, considerando as duas em ordem, o 2892 tem a corda bem mais leve pela coroa. A roda inversora é pequena e é uma só. No 2824, são duas rodas inversoras. O peso é bem maior. Então isso é um bom indicativo de qual máquina é.

Mas o tamanho ou a forma da coroa pode mudar essa sensação. E no caso do Mido, o Aquadura muda tudo. É muito desconfortável para dar corda. Já desenvolvi um pequeno calo no dedo indicador da mão direita. Não estou brincando! É sério!

Abraços!

Adriano

6394
Fórum principal / Re: Pra usar ou pra guardar?
« Online: 23 Julho 2009 às 17:55:11 »
Eu uso, com cuidado, mas sem dó. Quanto mais gosto do modelo, mais uso. Uso todos e só compro relógios que eu realmente vá usar.

Abraços!

Adriano

6395
O que me incomoda muito em vintages é o nível de adaptações e tosqueiras feitas por manutenções lamentáveis ao longo da vida do relógio. Muitas dessas cagadas são irreversíveis, ou seriam caras e complicadas demais para deixar em ordem.

Se eu tiver que comprar um vintage, prefiro pagar caro, mas comprá-lo impecável, como já fiz. Esse negócio de pagar mais barato, comprar em estado +/- para reformar, eu não quero fazer nunca mais. A não ser, como falei, que eu saiba exatamente quais peças preciso, onde encontrá-las, e etc. Ou então, que seja um troço raríssimo. Pois sei, e já senti o prazer que é restaurar um vintage e deixá-lo num estado impecável, não só esteticamente, mas tecnicamente também. Meu Seamaster 300 que o diga.

O que não faz mais sentido para mim é comprar um Omega 30T2, por exemplo, todo "sambado", precisando de "n" peças, só porque está barato. Já fiz isso, e só joguei dinheiro fora. O barato na maioria das vezes saiu caro. Prefiro pagar caro logo de cara, mas comprar um negócio bacana.

Por fim, muita gente se contenta em ter um vintage esteticamente bonito, mas funcionando mal e cheio de peças adaptadas dentro. Eu já não suporto isso. Se fôr para ter um vintage, quero-o revisado, e com todas as peças gastas trocadas por novas. Tudo: coroa, botões, ponssuir, corda, vidro, juntas de vedação e etc. Para mim não basta estar "bonitinho".

Abraços!

Adriano

6396
Prefiro modernos por uma questão simples: estado de conservação. Existem sim vintages impecáveis, mas são muito raros e custam muito.

Abraços!

Adriano

Só para explicar melhor minha própria mensagem: já comprei muito vintage e só depois que fui descobrir que o relógio estava só a "carniça". Gosto de vintages, tenho vários, mas hoje só compro se estiver impecável ou que haja peças para deixá-lo perfeito. Caso contrário, corro deles que nem o capeta corre da cruz. Os relógios mais novos dão menos dor de cabeça, por isso prefiro-os.

Abraços!

Adriano

6397
Fórum principal / Re: Para que serve este Crono?
« Online: 22 Julho 2009 às 21:41:09 »
Parece uma penteadeira de puta !!! ;D ;D ;D

 Abs,

Pô, com todo respeito ao Pandolfi que pratica o esporte, mas essa do Solano foi "soda" demais!

 ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

6398
Prefiro modernos por uma questão simples: estado de conservação. Existem sim vintages impecáveis, mas são muito raros e custam muito.

Abraços!

Adriano

6399
O co-axial não é um caso que não pode ser lubrificado. Seria um absurdo sequer cogitar que uma empresa como a Omega lubrificaria algo que não pode ser lubrificado.

A Omega tem motivo, muito forte por sinal, para lubrificar o co-axial. É meio óbvio: a idéia do troço é justamente se livrar da deterioração da lubrificação ao longo do tempo. Se decidiram lubrificar, tem que ter um motivo forte. Lógico que se trata de uma questão de desgaste/durabilidade: lubrificam para aumentar a durabilidade, diminuindo o desgaste. Agora, o que motivou isso, qual os exatos acontecimentos técnicos ocorridos com protótipos e testes preliminares que tenham levado à essa decisão, eu não sei responder e não conheço, no momento, alguém que saiba. Todo tipo de documentação interna que há sobre o assunto, não cita as causas ou o que pode acontecer se nada fôr lubrificado.


Voltando à parte técnica: apesar de usar lubrificação, a sua influência é bem diferente do que ocorre no escapamento tradicional. O simples fato do impulso sem tangencial, a área de contato é muito pequena e muito pouco dependente de atrito. Logo, a influência da lubrificação na força de impulso é aparentemente pequena, assim como é pequena a resistência oferecida pelo lubrificante, mesmo sendo um óleo pesado (Moebius D5/ HP 1300). Não sei até que ponto é uma questão de segurança a lubrificação ali. Isso indica que o fato do impulso ser tangencial não é exclusivo para dispensar lubrificação: alguma geometria deve estar envolvida nisso, e alguns parâmetros de tolerâncias devem ser decisivos na opção ou não por lubrificação. Aparentemente, a dificuldade está em adequar estes últimos parâmetros para a produção em montagem em massa. Basta juntar todas as pequenas peças do quebra-cabeças para chegar à uma conclusão parecida com a minha.


Abraços!

Adriano

6400
Concordo, a idéia do Co-axial é não usar lubrificação e seria legal se fosse assim. Não sei os motivos da Omega ter optado por usar lubrificação. Não tenho acesso à essa informação e não conheço ninguém que tenha essa informação, nem de lá da Suíça. Então basicamente não tenho como responder à pergunta.

Apenas tenho que seguir as normas do fabricante. Por isso somos autorizados. Não seguir as normas ou fazer o oposto do recomendado, eu considero uma falha comprometedora.

Sobre o preço das peças, colocar o valor aqui só abriria espaço para especuladores, "zés-do-contra", e etc., que não sabem nada de relógio, técnica, muito menos de escape co-axial. Só vou dizer que essas peças são caras.

Abraços!

Adriano

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