Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 ... 322 323 [324] 325 326 ... 341
6461
Fórum principal / Re: A tecnologia já pôs fim à antiga manufatura?
« Online: 01 Julho 2009 às 15:41:57 »
Penso que o computador é apenas a ferramenta, tanto quanto o papel e o lápis. Não cria nem desenvolve nada. Apenas facilita para o criador o processo de passar sua idéia para um modelo final de produção. Quem cria é quem está por trás do teclado. Sem talento, conhecimento e outras coisas, pode-se ter o melhor computador e o melhor software, que o resultado será medíocre. Falo isso com a palavra de quem viveu e conviveu por vários anos com arquitetos...

Concordo 100%

Fugindo do tópico...
Eu gosto muito de: computadores, mecânica, trabalhos manuais e relógios.
Isto dito, imaginem se no futuro, se eu viver até lá (tenho +/- 35 anos), seja possível ter uma impressora capaz de "imprimir" (esculpir) em 3D em metal.
Eu poderia comprar um projeto pela Internet, comprar o metais na loja de "artesanato" e imprimir meu relógio em casa.
Se eu já me animo em montar um ETA 2801-2 do kit do Timezone Watch School, imagina um criação do zero (à partir do projeto)
Link do KIT: http://www.tztoolshop.com/page131.html

Imaginem o RM50 sendo uma compra conjunta de um "kit" de planos de um "super" relógio suiço com personalizações impensáveis hoje...

Acho que este dia não está perto, mas não está longe...


Fernando, não sei se já teve a oportunidade, mas precisa ver as máquinas CNC de sei-lá-quantos eixos trabalhando, esculpindo caixas de relógios praticamente prontas a partir de blocos de aço. Uma atrás da outra. Coisa de louco! É praticamente uma impressora: conecta-se o cabo do notebook ou qualquer outro computador, transfere-se o arquivo vetorial do desenho (em formato .DXF, por exemplo), e é só ir tomar um café e um pão-de-queijo, que quando voltar tem uma caixa prontinha, que em muitos casos precisará somente de polimento para ser montada e vendida como um relógio!

Não querendo fugir do assunto, esse feitiço se virou contra os feiticeiros: foram-se os moldes tradicionais, e hoje são meros arquivos de computador. Pega-se uma peça original, escaneia-se com uma "caneta 3D", ou um escaner a laser, joga-se em um CAD, faz-se um ajuste aqui ou ali, e manda uma máquina dessa reproduzir a peça. Por isso hoje temos falsificações com um nível de perfeição tão alto.  :-[

Abraços!

Adriano

6462
Fórum principal / Re: Bulova
« Online: 01 Julho 2009 às 15:29:23 »
A maioria discorda, mas minha opinião é não. No caso de um relógio a quartzo, o impacto é menor ainda. O máximo que acontecerá e aumentar o consumo da bateria, que durará algo em torno de 30 a 40% menos do que se deixasse o cronógrafo parado.

Com relação aos mecânicos, apesar de concordar que é um sistema projetado para ser utilizado eventualmente, ele não é subdimensionado por causa disso. Além disso, as pressões envolvidas nos eixos, especialmente no dos segundos centrais, ainda é bem pequena, mesmo sendo a roda mais solicitada. Seus eixos não são mais delicados do que seria o de uma quarta roda comum. Ele atende às mesmas exigências e é dimensionado de acordo com a pressão no local e a velocidade de giro. O acumulador de minutos sofre pressão desprezível e o mesmo vale para o acumulador de horas, cuja pressão é pequena e a velocidade é baixíssima. A lubrificação trabalha ali em um regime em que jamais existe contato direto entre as superfícies envolvidas.

Considerando o relógio em boas condições, não haverá no crono mais desgaste do que haveria no resto do relógio. Notaría-se algum problema depois de décadas sendo usado com crono ligado direto e sem revisão. Mas aí, o problema apareceria em todo o relógio.

Então minha opinião: quer usar o crono ligado, use. Esse negócio de acentuar desgaste, para mim, é neura. Lembrem-se apenas disso: as partes envolvidas em um cronógrafo não são subdimensionadas.

Abraços!

Adriano

6463
Fórum principal / Re: Relógios de mesa: quem tem?
« Online: 01 Julho 2009 às 13:43:59 »
Tenho basicamente dois, ambos eletrônicos:

Junghans Resonic, bem "70's":




E um Roamer, cronômetro marítimo, que é meu "regulador". Faz em média uns +12 a +15 s/ano.




Abraços!

Adriano

6464
Fórum principal / Re: A tecnologia já pôs fim à antiga manufatura?
« Online: 01 Julho 2009 às 08:42:58 »
Penso que o computador é apenas a ferramenta, tanto quanto o papel e o lápis. Não cria nem desenvolve nada. Apenas facilita para o criador o processo de passar sua idéia para um modelo final de produção. Quem cria é quem está por trás do teclado. Sem talento, conhecimento e outras coisas, pode-se ter o melhor computador e o melhor software, que o resultado será medíocre. Falo isso com a palavra de quem viveu e conviveu por vários anos com arquitetos.

Fiz uma pergunta sobre esse assunto pessoalmente para o mestre Kurt Klaus, da IWC, e sua resposta foi a de que o computador não cria nada. Ele é apenas uma ferramenta, uma ótima ferramenta aliás, que permitiu que se reduzisse o tempo de criação, eliminando a necessidade de protótipos toscos, em escala, que eram custosos e demorados (falamos especificamente de complicações). O computador permite a produção de protótipos praticamente idênticos ao produto final, com perfeita compatibilidade de peças, entre outras vantagens.

A manufatura não deixou de ser tradicional por causa disso e creio que a própria IWC é uma prova disso. Sem a cabeça de um gênio como Kurt Klaus, eles não teriam os complicados que têm hoje, com ou sem computadores e softwares de última geração.

Abraços!

Adriano

6465
Fórum principal / Re: Estupro horológico?
« Online: 29 Junho 2009 às 21:29:34 »
;D

Mas convenhamos que é um "relóginho básico",...  ::)

...digno do rei de Zamunda...



Daquele filme,...

Coming to America.
 ;)

 ;D  ;D  ;D


Afff!

Abraços!
Alberto


É isso mesmo, é o relógio de sua Majestade Jaffe Joffer!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

6466
Fórum principal / Re: Peças repetidas
« Online: 29 Junho 2009 às 19:21:28 »
Agora eu entendi também o amigo "Mais Um"...  ;D ;D

Grande abraço!

Adriano

6467
Para mim, Legend sem sombra de dúvida.

Acho o Hydroconquest um misto de Omega Seamaster com Rolex Submariner com Seiko SKX com Breitling Superocean com sei lá mais o que, ou seja......   É bonito, mas acho-o totalmente ser personalidade.

Abraços!

Adriano

6468
Botequim / Re: [OT] RIP Michael Jackson!
« Online: 26 Junho 2009 às 14:56:34 »
Meu gênero de música sempre foi o rock, passando por várias vertentes, inclusive o heavy metal.

Porém, aprendi a ouvir e gostar de música com um LP do Michael Jackson, uma coletânea, que ganhei em 1984 de uma tia minha, que por sua vez havia ganhado o LP em uma promoção da Levi's. Virei fã, obviamente, e tenho todos* os discos dele em CD, e três LP's (Off the Wall, Thriller e Bad). Naturalmente cheguei ao Jackson 5 e Jacksons.

É uma pena, sem dúvida, perder um ídolo como ele. Mas penso que para a música, para o meio artístico e para mim mesmo, ele já havia "partido" faz tempo. Por isso o choque não é tão grande como perder um ídolo no auge da carreira ou pelo menos em plena carreira.

* - O próprio último album, o tal do Invincible, não tenho e não ouvi, a não ser o que se tocou nas rádios. O penúltimo, HIStory, já comprei na época meio que "só para dizer que tenho". O cara "morreu" mesmo depois do Dangerous.

Abraços!

Adriano

6469
Fórum principal / Re: Passar frio no MASP no domingo, 28 / 6?
« Online: 26 Junho 2009 às 10:56:00 »
Devo ir, mas não garanto certeza.

Abraços!

Adriano

6470
Acho que se algum dono de um RM1 sequer pensou em valor ou valorização, mesmo que por um segundo, não deveria ser digno de tê-lo...

Abraços!

Adriano

6471
Fórum principal / Re: O Fórum RM é famoso?
« Online: 26 Junho 2009 às 08:55:12 »
Espero, sinceramente, que o Fórum nunca seja famoso a esse ponto!
Muita gente reunida, cada um com interesses diferentes, o Fórum perde o foco, vide o ThePuristS quando transformou em PuristSPro... piorou muito o site.

Sei que essa opinião é polêmica e pode ser vista como "elitista", mas eu prefiro discutir com alguns poucos amigos que gostam e procuram CONHECER os relógios, sua história, sua técnica, blablablá, do que um monte de gente que só se preocupa em TER relógios.

Um abraço,

Igor


Faço das palavras do Igor, minhas também.

Abaços!

Adriano

6472
Fórum principal / Re: Coroa Invertida (lado esquerdo)?
« Online: 25 Junho 2009 às 17:36:21 »
Engraçado... Acho que a coroa no lado tradicional é justamente o ideal para quem usa o relógio no pulso direito... pois ela não pega no verso da mão. É justamente por isso que relógios com coroas avantajadas usam a configuração oposta. O Graham postado, por exemplo, é impossível de ser usado no pulso direito.

Ou seja, a coroa do lado tradicional, do ponto de vista do conforto durante o uso, é a pior opção. Ela só é mantida desse lado porque é assim há anos, é tradição, e tem impacto fundamental na estética do relógio. Todo relógio com coroa do lado esquerdo é "estranho". Não estou falando de bonito ou feio, mas apenas "estranho", não parece natural. É como um carro com farol na traseira e lanterna na dianteira. Por isso o padrão é mantido.

E a origem do padrão da coroa na direita é simples: considerando-se a maioria destra, dar corda no relógio com a mão esquerda seria muito difícil. Logo ficou o padrão. Com o surgimento dos automáticos e depois dos quartz, a necessidade deixou de existir. Mas a tradição e a estética permaneceram muito forte. E cá estamos nós com as coroas de vez em quando machucando o verso da mão esquerda...

Mas quem se importa? Eu já falei que tem relógio que eu usaria até se tivesse espinhos na tampa traseira...  ;D

Abraços!

Adriano

6473
Fórum principal / Re: Igor "watchpedia" Schutz e test-drive de relógios
« Online: 25 Junho 2009 às 17:24:30 »
Falando sério, eu também. Não me importaria de emprestar para um grande amigo, mas não me sentiria nada a vontade de usar o relógio do amigo. É como dirigir o carro dos outros. Nos sentimos um principiante no volante, com medo de tudo. E isso é mais perigoso do que dirigir relaxado.

Abraços!

Adriano

6474
Fórum principal / Re: Peças repetidas
« Online: 25 Junho 2009 às 17:20:57 »
Eu não cheguei ainda à esse nível de insanidade mental...

Mas sei que alguns já chegaram!  ;D ;D   :-X :-X

Abraços!

Adriano

6475
Fórum principal / Re: Digitais: ninguém se interessa?
« Online: 25 Junho 2009 às 13:25:50 »
A verdade é que como não é nosso foco, os digitais "LCD's" são pouco comentados por aqui. Nem por isso há aversão à eles.

Embora meu foco também sejam os mecânicos, gosto dos LCD's. Não há nada mais prático que eles. O G-Shock DW-5600, em termos gerais, é na minha opinião o melhor relógio que há: mostras as horas, é barato, tem várias funções, é muito resistente à qualquer abuso, impactos ou água, tem alarme e por aí vai. Que outro relógio oferece tudo isso?

Sem querer puxar o saco, um que chega perto é o Speedmaster X-33, em termos de resistência geral e preço, perde de longe para o G-Shock...

Abraços!

Adriano

6476
Fórum principal / Re: Igor "watchpedia" Schutz e test-drive de relógios
« Online: 25 Junho 2009 às 10:06:39 »
Aí, eu tenho um Sicura, que disponibilizo para test-drive de qualquer um dos amigos. Aceito um JLC Master Control como troca.

 ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

6477
Fórum principal / Re: Swatch Diaphane One
« Online: 24 Junho 2009 às 18:03:34 »
Em francês é mais bacana: "Le Freak", mouvement tournant...

 :P

Abraços!

Adriano

6478
Fórum principal / Re: Swatch Diaphane One
« Online: 24 Junho 2009 às 12:39:59 »
Concordo! Estritamente não é um carroussel. Está mais paa um Freak. Chamaríamos do que então? Acho que não tem nome específico para isso.

Abraços!

Adriano

6479
Fórum principal / Re: Abra sua tampa, vai.........
« Online: 24 Junho 2009 às 08:38:57 »
861 de um Speedmaster 145.022

Mestre, eu sei que ele não é tão velho (usa uma peça de "Delrin") mas o que fazer?

Para os curiosos sobre esta peça, ver: http://www.chronomaddox.com/omega/articles/delrin.html

Notei, na tabela do saudoso Madox, um nome "Adriano P.". Seria o Adriano daqui?

Abs,

N

Nota: Só abri para verificar o número de série. Vendi um outro Speedy e queria ter certeza de ter ficado com o que tem caixa e papéis. Altas emoções para não riscar a caixa!


Fala Nilo! Sou eu sim, mandei minha informação para o Chuck. Interessante que minha informação deu uma definida, talvez, na data de transição do metal para o delrin.

Abraços!

Adriano

6480
Fórum principal / Re: Qual a sua última aquisição?
« Online: 23 Junho 2009 às 22:20:13 »
Este 7A38.
Faz tempo que procurava este modelo. Muito obrigado amigo Alberto!

Abraços,
Jose A.



Beeeeeeela máquina Zé!!!!  :D

Abraços!

Adriano

Páginas: 1 ... 322 323 [324] 325 326 ... 341