Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 ... 323 324 [325] 326 327 ... 341
6481
Fórum principal / Re: Qual a sua última aquisição?
« Online: 23 Junho 2009 às 22:20:13 »
Este 7A38.
Faz tempo que procurava este modelo. Muito obrigado amigo Alberto!

Abraços,
Jose A.



Beeeeeeela máquina Zé!!!!  :D

Abraços!

Adriano

6482
Salve amigos! Legal que gostaram!

Flávio, não tem "truque": abriu, o vidro vira lixo quase sempre.. Tem que botar um novo. Só com muita sorte ele sai intacto, caso seja muito velho e tenha perdido pressão, e não haja sujeira entre ele e a caixa. E nesse caso, o vidro não presta de qualquer jeito, pois se saiu fácil é porque predeu pressão, e se perdeu pressão, é porque não veda. Digamos que "não-profissionalmente" pode até usar o mesmo e meter uma colinha. Mas não é o ideal.

Caso contrário, na melhor das hipóteses, lasca-se um pedaço da borda. No meu específico, não saia nem a pau, lasquei TODA a borda com o canivete e ainda assim não saía.

E não há adaptação: ele é muito específico, só o original serve. Nem fabricantes suíços ou franceses de acrílicos têm ele.

Abraços!

Adriano

6483
Sim, ele faz a leitura com o relógio todo montado e fechado, sem problemas. É que neste caso, nem montei nada ainda, nem o sistema de ajuste das horas.

Abraço!

Adriano

6484
Glauco, o aparelho da foto é um Witschi Expert II. O nome técnico desse tipo de aparelho e cronocomparador. É uma evolução dos antigos Vibrograph. Mas o princípio e funcionamento é o mesmo: o aparelho capta o som do tic-tac, amplifica e por meio disso cruza informações como a frequência que ele detecta automaticamente, os ângulos do escapamento e mostra a marcha e amplitude do relógio. Outras versões mostram ainda o som como um osciloscópio, permitindo diagnosticar defeitos bastante ocultos.

O braço que capta é uma espécie de captador de guitarra. E ele é móvel, permitindo que se faça a medição em qualquer uma das 6 posições básicas.

Abraços!

Adriano

6485
Cool man! :D

Agora quero ver você turbinar um Sicura que tenho lá em casa... ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor


Igor, eu gosto de mexer em relógio, mas com macumba eu não mexo não, viu...

 ;D ;D ;D ;D ;D


Abraços!

Adriano

6486
Salve!

Eis mais uma "travessura" que decidi fazer: turbinar meu Swatch Body & Soul, transformando-o em 28.800 bph.

Como sabem, o Swatch usa mecanismos ETA 284x, baseados no 2846, que é um 2824 "downrated" digamos assim, com 21.600 alternâncias, balanço de níquel, e outros elementos simplificados (sem hack, por exemplo). O meu especificamente é um 2841-1, das "antigas" com âncora de rubis, ao contrário dos mais novos, com âncora de plástico, e recentemente, roda escape também.

O desempenho das antigas versões com âncora de rubis é superior aos mais modernos, oferecendo mais amplitude e melhor estabilidade de marcha. Ainda assim, era um 2841... É um relógio que gosto muito e então resolvi turbinar o bicho. A base toda da máquina é 100% intercambiável com a 2824. A "turbinada" basicamente eleva a frequência dos 21.600 bph originais para 28.800 bph. Para a transformação, 4 itens tem que ser obrigatoriamente substituídos: balanço, roda de escape, âncora e corda. A princípio, imaginei que a quarta roda necessitaria de troca também, baseado no fato de que os antigos 2824, lá da década de 1970, tinham versões de 36.000 bph e além dos itens citados, a quarta roda era diferente também. Mas acabei comparando as duas rodas e elas eram idênticas no número de dentes da roda e do pinhão. O comprimento do eixo é diferente, mas isso se dá pelo fato do 2841 não usar calendário e por isso a altura dos ponteiros é toda mais baixa. O teste final revelou que eram mesmo idênticas, coma quarta roda dando uma volta a cada 60 segundos. Caso fossem diferentes, o problema seria justamente esse: o relógio marcaria as horas totalmente erradas, "adiantando" absurdamente.

A vantagem não foi só na melhoria da frequência, mas também pela substituição de peças de melhor qualidade: o balanço original, de níquel, passou a ser de Glucydur. A espiral Nivarox 2 passou a ser uma Anachron. A roda de escape feiosa passou a ser polida. A âncora de rubis policristalinos passou a ser de rubis monocristalinos. A corda de aço inox passou a ser uma Nivaflex NE, ou seja, todos os elementos básicos foram subsituídos pelas versões top. A única coisa que permaneceu original no conjunto de opções "top" da ETA foram os antichoques, que permaneceram Novodiac (em oposição aos Incabloc). Esse elemento não tem efeito sobre o desempenho e sua substituição seria complicada demais, pois exigiria substituição do bloco inteiro. Bobagem...

É impressionante a diferença entre as duas cordas. A altura obviamente é a mesma, mas a espessura e o comprimento mudam muito. A original, é muito longa e bem fina, com 0,10mm de espessura. A do 2824, é 40% mais curta mas 50% mais espessa, com 0,15mm. Essa diferença sente-se nas mãos, ao manusear as duas cordas. A do 2824 é bem mais "dura", efeito da sua espessura.

Bem, não montei a máquina na caixa ainda, mas o resultado já pode ser visto. Vejam que beleza. Um verdadeiro avião! Média de 302º de amplitude, e marcha variando entre +1s/dia e +6s/dia entre 3 posições. A espiral ainda precisa de mais um pouquinho de ajuste pelo Etachron para melhorar o "delta" (variação entre posições).








É isso aí! Um Swatch Body & Soul invocado!  :D

Abraços!

Adriano

6487
Fórum principal / Re: MIH
« Online: 18 Junho 2009 às 21:04:42 »
Não sabia que vendia na Embassy!

De fato, aparentemente eles têm para pronta entrega.

Sobre o tamanho, é grandão sim, e o mostrador aumenta a sensação de tamanho.

Eu acho que vale cada centavo, não acho caro não.

Abraço!

Adriano

6488
Fórum principal / Re: MIH
« Online: 18 Junho 2009 às 20:30:28 »
Eu sou pirado nesse relógio! Não bastasse o design e o "nome" por trás dele, o sistema é muito bacana. É um 7750 consideravelmente modificado. Repararam que só tem um botão? E o calendário anual? Descobriram onde fica o acumulador de minutos?   8)

Amigo Arrais, a resposta é "sim", a princípio, só indo ao museu. É só ir lá e comprar. O problema é que ir ao museu é a parte mais fácil... Até eu vou...

Segue fotinho tirada por mim. Observem a tarjetinha de preço... em CHF...





Um dia eu chego lá, quem sabe... Enquanto isso, vou aqui mentalizando... Pois tenho esse relógio verdadeiramente em mente, coisa séria, e não um mero sonho...

Abraços!

Adriano

6489
Fórum principal / Re: Qual a marca TOP?
« Online: 17 Junho 2009 às 22:53:11 »
9) Seagull!  Uhuu!!

 ;D

Abraços!

Adriano

6490
Fórum principal / Re: tanque de ultrasom
« Online: 17 Junho 2009 às 22:47:14 »
Ou Lourival! Depende da finalidade da limpeza. Se fôr para limpar mecanismos, basta solução araújo. Se fôr para limpar caixas e pulseiras após polimento, para remoção da massa de polir, aí precisa fazer uma solução araújo caseira, com detergente e amoníaco. É a mesma fórmula, mas muito concentrada.

Não recomendo a utilização da benzina diretamente, pois pode ser perigoso. Se precisar limpar mesmo algo com benzina, coloque a peça a ser lavada em um copo plástico com benzina, e coloque o copo dentro do ultrassom.

Abraços!

Adriano

6491
Fórum principal / Re: tanque de ultrasom
« Online: 17 Junho 2009 às 17:16:19 »
A experiência me diz que a capacidade de limpeza não muda muito de um aparelho para outro (mais caro ou mais barato). O que influencia no preço é a qualidade geral do produto, a capacidade em litros do reservatório, a capacidade ou não de aquecimento, e funções extras como timer.

Por exemplo, um Elma custa caro porque tem aquecimento com controle de temperatura, cuba de aço inox, acabamento externo em inox, temporizador e etc. Para uso pesado, com produtos mais agressivos, como amoníaco, tem que ser um desses. Um todo de plástico duraria 3 meses. Basicamente é isso que altera o preço do aparelho.

Em resumo, num aparelho baratinho, o que se perde não é capacidade de limpeza, mas durabilidade do produto num geral e funções extras.

Abraços!

Adriano

6492
Fórum principal / Re: Certina e seus calibres
« Online: 17 Junho 2009 às 09:22:48 »
Tenho um DS-2 vintage com calibre 25-652. Fantástico! Muito aprimorado para a época, me parece bem à frente dos ETA da época.

Abraços!

Adriano

6493
Fórum principal / Re: desmonte do 7S26
« Online: 17 Junho 2009 às 09:19:03 »
Olá Tomas! De fato, se a graxa original do tambor tem grafite, o recomendável seria a princípio manter. Vi que usou graxa 8200, mas procure também pela 8207, que é a mesma, mas já vem com grafite.

Mas talvez seja melhor se atentar ao que diz o manual técnico, pois nem sempre a lubrificação de fábrica é a mesma que será usada na revisão. Vamos lembrar que a 7S26 a princípio não é feita para ser revisada, mas sim trocada por uma nova. Logo, aparentemente ela recebe de fábrica uma lubrificação para durar 10 anos.

Além disso, considere-se o uso do relógio. O fabricante projeta o mecanismo para a pior hipótese, que é a de um uso diário sem nenhum cuidado. Um relógio de coleção, que terá um uso bem mais esporádico, tem outras necessidades.

Eu pessoalmente, por exemplo, ao revisar um 7S26, preferiria uma lubrificação "a la" Suíça, ou seja, sem lubrificação na corda e sem lubrificação nas levées, e tirar benefício de uma melhor amplitude e melhor estabilidade de marcha. Pois com uso esporádico, não correria o risco de a longo prazo danificar a tampa e o fundo do tambor, que é em teoria o motivo da lubrificação da corda. Cordas de boa qualidade são todas polidas e dificilmente "cortam" o tambor mesmo depois de muitos anos. Cordas de menor qualidade já podem ocasionar isso, justificando a sua lubrificação, em detrimento da homogeneidade do fornecimento de força (menor amplitude e flutuações de marcha).

Mas lembre-se que essa é a teoria. Digamos que somente mesmo um japonezinho engenheiro lá da Seiko é que poderia explicar sua lubrificação.


Outra dica: especialmente em relógios de mergulho, cuja tampa tem uma rosca bem mais longa e que precisa ser fechada com força, aplique uma pequena quantidade de silicone em sua rosca. Isso facilitará sua abertura futura, evitando o risco da formação de pequenos pontos de oxidação que "colam" a tampa. Isso acontece especialmente em relógios usados em água do mar. Isso não é gambiarra, mas procedimento profissional mesmo.

Abraços!

Adriano

6494
Fórum principal / Re: desmonte do 7S26
« Online: 17 Junho 2009 às 08:16:59 »
Tomas, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa e habilidade  ;).
  Uma pergunta, quanto a vedação, a simples faze-la ? A troca das borrachas garante isso ?

Abs
 
      Obrigado Clélio, estou ainda começando mas quebro um galho ;D. As borrachas não vou trocar , somente vou passar um silicone liquido proprio para vedação de relogios.


abraços Tomas


Importante notar que o silicone não tem nenhuma propriedade vedante. Sua função é lubrificara junta d vedaçao para evitar que ela se torça ou se desloque quando se rosqueia a tampa do fundo por exemplo. Mas em nenhuma hipótese dev se usada em juntas estáticas, como as juntas de vidro e juntas de fundo de pressão, sob o risco de simplesmente expulsar a peça do lugar. Juntas de plástico então, jamais devem receber silicone.

Abraços!

Adriano

6495
Fórum principal / Re: Quanto custa para regular um movimento 7s26?
« Online: 16 Junho 2009 às 17:23:42 »
É necessário saber se o problema é só regulagem mesmo. Tudo indica que não. Ou ele tem deficiência de carregamento da corda, não raro de acontecer com esse mecanismo mesmo novo, ou é algo relacionado com as porradas: deformação da espiral, empenamento de platina, e por aí vai.

Abraços!

Adriano

6496
Fórum principal / Re: desmonte do 7S26
« Online: 16 Junho 2009 às 12:22:29 »
Me surpreende a situação do tambor de corda. Para mim é uma surpresa que nos dias de hoje ainda se use graxa, ainda mais com grafite, diretamente na corda, de fábrica... Acho que se fizer isso em um ETA ou em máquina de qualidade superior, acho que o relógio nem funciona... Não posso crer que a Seiko não use uma corda com polimento decente a ponto de dispensar completamente a lubrificação no tambor, como os suíços o fazem há décadas... Para mim é realmente uma surpresa e isso com certeza explica em parte o porque dessas máquinas não darem boa amplitude.

Além disso, a máquina está cheia de digitais... Isso veio de fábrica assim também?  ::)

Abraços!

Adriano

6497
Fórum principal / Re: BREITILING MONTBRILLANT OLYMPUS
« Online: 16 Junho 2009 às 12:13:54 »
Acho que a informação está errada. A ETA não faz módulos, que eu saiba. A não ser o próprio módulo de crono do ETA 2894.

Abraços!

Adriano

6498
Fórum principal / Re: BREITILING MONTBRILLANT OLYMPUS
« Online: 15 Junho 2009 às 20:45:32 »
É muito difícil conseguir essas informações. Breitling e Tag-Heuer são difíceis de dar detalhes técnicos de movimentos, quanto mais detalhar que marca ou modelo específico de módulo ele usam.

A DD tem um módulo com essas características, para ETA 2892, mas não tem crono. Acho que a disposição támbém não é a mesma. Por isso suspeito que esse módulo seja Kelek.

Abraços!

Adriano

6499
Fórum principal / Re: Minha última aquisição - Até que enfim!!!
« Online: 14 Junho 2009 às 22:48:04 »
Obrigado amigos!

Igor, o relógio é "zero". Por isso mesmo minhas dúvidas de se ele realmente saiu de linha e voltou a ser feito, ou se esse é um exemplar NOS. Pois não era peça única; o vendedor tem mais quatro.

Quanto à atual "esposa", essa vai ser difícil de sair do páreo, já que está tendo que "comparecer" 24 horas por dia, 7 dias por semana... Coitada!!! Mas vai ter que ceder uns dias para o Seikão!

Abraços!

Adriano

6500
Fórum principal / Minha última aquisição - Até que enfim!!!
« Online: 14 Junho 2009 às 21:33:03 »
Salve! Vejam só que coisa: acabei de comprar, finalmente, um Seiko SKX 171. Por que finalmente? Pois calculo que namoro esse relógio há cerca de 7 anos. Calculo que lá pelo tempo em que me cadastrei no primeiro fórum, ou antes, quando comecei a pesquisar sobre Seiko. E fiquei doido nesse SKX. Nunca mais esqueci sua referência. E lembro-me que já na época ele andava meio sumido do mercado. Era um modelo já bem escasso. Não sei na verdade se ele saiu de linha e voltou a ser feito. Sei que sempre foi difícil de achar. Lembro-me também de ter lido que ele era um modelo exclusivo do mercado australiano (assim como o SKX 173 é do mercado americano). Por muito tempo ele foi um sonho e eu não podia comprar. Depois, deixei passar várias vezes. E hoje resolvi acabar com essa novela e terminei comprando um.
E ele vem justamente da Austrália, o que talvez confirme que ele é mesmo um modelo para aquele mercado.

Esse modelo é mesmo muito legal. Pelo menos eu acho, sempre achei, muito bonito. Agora é só esperar chegar.

Fotos do vendedor:






É isso! Estou muito contente pois eu sonhei muito com esse relógio em uma época que nem dava para pensar em comprá-lo. Uma época muito dura, literalmente! Nunca me saiu da cabeça e agora finalmente vou tê-lo. Por isso apesar de ser uma aquisição simples e barata, espero-o com muita ansiedade, não só pelo relógio, mas pelo que significa eu comprá-lo hoje. Apesar dos Speedy's da vida, esta aquisição será muito especial! Por isso compartilho essa alegria com os amigos do fórum, especialmente os de longa data!

Abraços!

Adriano

Páginas: 1 ... 323 324 [325] 326 327 ... 341