Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 ... 329 330 [331] 332 333 ... 341
6601
Fórum principal / Re: Novo crono automático - ETA C01.211
« Online: 20 Março 2009 às 16:43:18 »
Fantástico! Acho que muita gente estava ansiosa para ver novidades no plano dos mecanismos. Por outro lado, isso era esperado, com a queda das patentes dos velhos workhorses.

Mas o C01 deu um nó na minha cabeça: ETA, com pitaco da F. Piguet, com cara de Lemania? Que salada! Achei bacana a notícia de que ele poderá ser usado pela Swatch. Eu compraria um Swatch com essa máquina.

O A08 deve ser com embreagem vertical, não? Afinal é a tendência, é o melhor design e tendo em conjunto desenvolvimento da F. Piguet, tudo indica que sim. Investigarei também!  8)

Abraços!

Adriano


6602
Fórum principal / Re: Novo crono automático - ETA C01.211
« Online: 18 Março 2009 às 17:55:26 »
A coisa está na mesma, diminuido-se gradativamente o fornecimento de ébauches, que deve terminar em definitivo em 2010. A Selitta está fornecendo mecanismos de excelente qualidade e já fez mudanças no projeto original da ETA. Tem bastante gente elogiando.

Abraços!

Adriano

6603
Fórum principal / Novo crono automático - ETA C01.211
« Online: 18 Março 2009 às 14:34:34 »
Salve! A ETA está com uma novidade no mercado: um "novo" cronógrafo automático chamado C01.211. Chamo de "novo" pois esse dito cujo é aquele tal que vi na feira de Basel do ano passado equipando um Tissot PRC 200. O relógio foi mostrado ano passado, discretamente, em um cantinho da vitrine do stand, e nenhuma informação mais concreta apareceu de lá até esta semana, ou seja, uma semana antes da feira deste ano.

Eu comentei no meu artigo da viagem sobre esse mecanismo, que era um mistério: possuia características construtivas de um Lemania 5100. Creio até que eu esteja sendo um dos primeiros a colocar a notícia na internet. O que sei até agora é que:

- é um mecanismo exclusivo para a Tissot
- possui escapamento e âncora de material sintético. Qual? Não sei...
- possui 15 rubis
- possui frequência de 21.600 bph
- tem a mesma construção dos Lemania 5100, ou seja, pillar-plate, espaçador de plástico, rotor unidirecional...

O curioso disso tudo é que a Lemania não foi integrada pela ETA, como ocorreu com a Valjoux, entre outras. Logo, tudo indica aí que houve uma "troca de figurinhas" entre empresas concorrentes em teoria (ainda que membras do Swatch Group). A frequência mais baixa (comparada com a 5100) me chamou atenção, mas deve ser decorrência do tal escapamento de "material sintético". Ninguém me convence de que ele não é baseado no Lemania 5100. Uma pena não ter herdado o acumulador de minutos central.

É isso, acho que é uma novidade interessante. Vamos ver se na semana que vem haverá notícias mais frescas. E é claro que vou "investigar" o caso.  8)

Vejam fotos do PRC 200:




Abraços!

Adriano


6604
Fórum principal / Re: Bell & Ross - Relógio de "bacana"?
« Online: 18 Março 2009 às 13:55:04 »
Um dos modelos que mais gosto é o Type Demineur, mas infelizmente só existe com movimento quartz... :-\

Abraços!

Adriano

6605
Fórum principal / Re: Bell & Ross - Relógio de "bacana"?
« Online: 18 Março 2009 às 11:36:09 »
A Bell & Ross não tinha essa fama até atacar diretamente no design inovador de seus modelos, principalmente quando lançou a linha BR Instrument, que emplacou pela extravagância. Antes disso, a proposta deles era a de relógios ferramentas. Gosto da marca num geral.

Abraços!

Adriano

6606
Fórum principal / Re: Dúvidas sobre máqinas para limpeza
« Online: 18 Março 2009 às 10:00:45 »
Lourival, nas fornituras de São Paulo encontrará vários modelos de ultrassom pequenos, entre nacionais e importados. Não são caros e já dão uma ótima ajuda.

O ideal é que você proceda a prélavagem no ultrassom e finalize manualmente, ou finalize com mais uma lavagem. Como você está falando de máquinas grandes, de parede, o que recomendo de melhor é o seguinte:

- primeiro lave manualmente e grosseiramente na benzina ou apenas deixe de molho por um minuto ou dois, para eliminar as graxas, óleos e outras gorduras solúveis na benzina. Assim você diminui a contaminação da solução de limpeza da máquina de ultrassom. Se não fizer isso, não tem problema, mas precisará trocar mais vezes a solução de limpeza.

- em seguida, prossiga a lavagem na solução de limpeza. Use quantos minutos forem necessários para uma boa limpeza. Recomendo algo em torno de 20 minutos.

- examine tudo com lupa, especialmente mancais (buchas ou rubis) e se necessário, proceda uma lavagem manual, com pincel, escova, palito de dente e etc.

- faça uma última lavagem denovo no ultrassom, mas desta vez com benzina.

O único inconveniente é que terá que trocar o líqüido do ultrassom ou comprar dois ultrassons. Porém há uma saída: deixe o ultrassom sempre com solução de limpeza, e quando fôr lavar com benzina, coloque a benzina dentro de um copo plástico ou outra vasilha, coloque as peças dentro e mergulhe a vasilha dentro do ultrassom. Assim você não mistura os dois líquidos e o efeito é o mesmo.

Vai conseguir uma limpeza fantástica desse jeito.

Abraços!

Adriano

6607
Fórum principal / Re: Dúvidas sobre máqinas para limpeza
« Online: 18 Março 2009 às 08:28:43 »
As máquinas de limpeza modernas já possuem um sistema de ultrassom embutido. Um exemplo é a Greiner-Vibrograph ACS 900. Ela é muito bacana, permite que se programe os ciclos de lavagem (tempo e velocidade) dependendo das condições do mecanismo. Ela bate as peças nas soluções, passa por um exague e a secagem, saindo pronta para uso.

Para mecanismos muito sujos, é preciso uma prelavagem num ultrassom comum, separado, para evitar contaminação das soluções da máquina.

A lavagem sem ultrassom é suficiente na maioria dos casos. O ultrassom não é imprescindível, mas é uma ajuda a mais para garantir a perfeita limpeza.

Eis uma foto da ACS 900, tirada do site deles:



A grande vantagem de uma máquina dessa não é só a qualidade da limpeza, mas principalmente o nível de produção. Ela lava fácil no mínimo 4 mecanismos de uma só vez, em cerca de 30 minutos, com autonomia total. Pois cabem 4 cestinhas por lavagem, a julgar que se vá lavar 4 mecanismos diferentes, ficara um em cada cestinha. Pode-se aumentar o nível de produção se estiver lavando dois ou mais mecanismos iguais, que podem ter suas peças misturadas.

Abraços!

Adriano


6608
É verdade, no ML chovem relógios falsificados, e com boa parte anunciado como se fosse original.

Mas se o caso gira em torno do De Ville do anúncio postado, BASEADO NAS FOTOS, ele é todo original. É um De Ville feminino, calibre 1100, corda manual. Parece até que é NOS. Esse modelo saiu de linha há mais de 20 anos. Repito: baseado nas fotos. E adianto que não conheço o vendedor, não conheço o produto... Nada. Estou apenas informando que esse relógio existe e o modelo da foto é original, pelo meu conhecimento.

Abraços!

Adriano

6609
Adriano,

A bem da verdade, minha intenção não era desfazer [muito] da marca, até mesmo porque o que importa são os relógios e, pelo que vi, o padrão de qualidade da Tudor é o mesmo da Rolex. Mas que fiquei de cara ao ver um erro bobo desses, admito que fiquei... ainda mais pelo nível dos relógios e da concorrência.

Minha intenção era convidar os colegas a postarem aqui esse tipo de bobagem que alguns materiais publicitários, como o Alberto fez.

Aliás, Alberto, lembro-me perfeitamente bem desse episódio que relatou: foi a Dumont com sua linha "Turbilhão", que não passava de um "open heart" muito do fuleiro...

Um abraço,

Igor

Igor, te conheço e sei que sua idéia não é metralhar gratuitamente a marca. Dei apenas um toque para que a coisa não descambe para esse lado como já vimos acontecer inúmeras vezes. Para que não comece com uma mensagem assim e de repente as mensagens seguintes vão colocando lenha e a coisa quase termina em xingamento.

Abraços!

Adriano

6610
Creio que não se trate de má fé ou algo do gênero: eles dão o material para uma empresa fazer o site. O troço passa pela mão do marketing e depois vai para o "carinha do site". Ambos não manjam de relógio, não conhecem termos técnicos, e mandam brasa desse jeito mesmo. Nenhum superior conferiu o trabalho, e ficou assim. É uma falha grosseira, mas não é o caso de metralhar a marca por causa disso.

Abraços!

Adriano

6611
Fórum principal / Re: Masp amanhã 08/03/09 - 15/03/09 ?
« Online: 14 Março 2009 às 11:08:03 »
Devo ir!

Abraços!

Adriano

6612
Fórum principal / Re: JOMASHOP
« Online: 13 Março 2009 às 18:15:29 »
Eu apenas alertaria ao fato de que a maioria dos fabricantes não dão garantia para relógios comprados pela internet. Vale para todas as marcas do Swatch Group, por exemplo, exceto a Swatch, que tem um revendedor autorizado na internet.

Abraços!

Adriano

6613
Fórum principal / Re: Digitais do técnico relojoeiro
« Online: 13 Março 2009 às 18:09:00 »
Adriano, como é feito o registro no caso dos fundos transparentes, quando o cristal ocupa quase todo o espaço da tampa?

Abraço e obrigado! :)

Marcelo.


É feito na tampa, do mesmo jeito, no espaço em que sobra de metal. O único caso particular é o Swatch YAS 100, o Body & Soul, pois não usa tampa de fundo com vidro; o fundo todo é um vidro de acrílico. Nesse caso a OS é marcada no aro espaçador da máquina, que não é visível quando o vidro é montado.

Abraços!

Adriano

6614
Fórum principal / Re: Qual o seu Favorito?
« Online: 13 Março 2009 às 09:58:49 »
Ok! Eu diria que meus preferidos são esta trinca (que agora é uma quadra, pois inclui o X-33), com queda especial pelo Professional. Logo, o "Moon" é o preferido de todos.


Abraços!

Adriano




Adriano,
o X-33 que adicionou a seus fabulosos Omega é geração I ou II?

A propósito, meu favorito é sempre o mais recente: o Planet Ocean abaixo, em foto oficial, não minha.

Aliás, pelo o que li neste e em outro fórum, este PO não é lá muito admirado... mas gosto bastante, o efeito do mostrador é instigante, inspira a imaginação, e cria um belo "cenário" para os ponteiros.

Abs



Caro Mário, meu X-33 é de primeira geração:



Abraço!

Adriano

6615
Fórum principal / Re: Qual o seu Favorito?
« Online: 12 Março 2009 às 13:18:59 »
Ok! Eu diria que meus preferidos são esta trinca (que agora é uma quadra, pois inclui o X-33), com queda especial pelo Professional. Logo, o "Moon" é o preferido de todos.



Abraços!

Adriano



6616
Botequim / Re: [OT] Parafuso espanado
« Online: 10 Março 2009 às 16:33:25 »
Mas eu acho que por mais que o parafuso estivesse apertado, o nosso amigo Igor caiu em um engano comum com chaves philips. Não quero subjulgar os dotes mecânicos do meu amigo Igor, mas talvez ele esteja entre os 99% da população que usa a chave philips de tamanho errado na hora de soltar um parafuso. Isso porque a chave philips engana mesmo e prega uma ilusão de ótica.

Enquanto estamos absolutamente habituados a pegar uma chave de fenda comum baseando-se que a largura da fenda deve ser igual à largura da chave, na chave philips, por sua ponta cônica, isso não procede. Na philips, a chave deve ser consideravelmente maior do que aparenta que deveria ser. É esse o segredo para evitar esses problemas. Usando a chave certa, por mais apertado que esteja o parafuso, consegue-se soltar sem danificar. A não ser, claro, que o parafuso seja muito, muito vagabundo.

E não sei disso porque sou "mais esperto", mas sim porque desde bem pequeno, com a eterna curiosidade de desmontar tudo, cansei de espanar cabeças de parafusos philips. E levei anos para me tocar que o segredo estava na escolha da chave certa.

A dica é: olhe para a chave que parece ser a certa, e pegue a sua próxima maior.

Abraços!

Adriano

6617
Botequim / Re: [OT] Parafuso espanado
« Online: 10 Março 2009 às 15:49:15 »
Pois é, coisa complicada. Em relojoaria, existem 2 opções. A primeira, e mais indicada, é perfurar o parafuso e retirar a "casquinha" de rosca que resta. Ela pode sair fácil, durante a própria perfuração, ou pode precisar que se use o auxílio de uma haste ou tige colada na rosca. O segundo método é pouco ortodoxo, mas funciona. É o uso da "cândida", que corroi o parafuso mas não o latão da platina. A única contra indicação é que a platina pode manchar, e se ela for banhada, já era. Se for de latão puro, pode manchar, mas a mancha pode ser removida com polimento. Basta deixar a platina de molho. Tem que se certificar de que não há mais nenhuma peça de aço junto, senão ela vai pro espaço também.

Já existiu um produto próprio para isso, próprio para relojoaria, para dissolver parafusos.

Por fim, uma tentativa, que não se usa na relojoaria, mas pode servir nesse caso, que o parafuso é consideravelmente maior, que é refazer uma fenda comum no resto de cabeça, usando algo bem pontiagudo.

De resto, só posso desejar boa sorte!  ;)

Abraço!

Adriano

6618
Fórum principal / Re: quais serão seus proximos três na sua lista?
« Online: 10 Março 2009 às 15:34:25 »
Não sei dizer os três, nem em qual ordem, mas um que já venho adiando um pouco é um Tag Heuer Monaco. Espero que ele esteja entre os próximos três.

Abraços!

Adriano

6619
Fórum principal / Re: 115 peças de um rolex,..
« Online: 10 Março 2009 às 15:23:31 »
No meu ver o relojoeiro fez tudo certo. Ele descarregou a corda primeiro, segurando o clique e soltando a coroa. Nesse caso, ele usou a coroa e tige pois ela estava montada. É mais prático assim. Mas ele poderia ter soltado pelo parafuso da roda de carga caso a coroa não estivesse montada, ou seja, coloca-se uma chave de fenda sobre o parafuso da roda de carga, libera-se o clique e vai girando a roda de carga pela chave de fenda até a corda se desenrolar. Esses são os únicos modos corretos de se fazer isso.

Embora muitos pratiquem, não é nada recomendável desenrolar a corda retirando a âncora. Há várias contra-indicações.

Quanto ao fato do balanço ter continuado girando, é normal, pois ele não pára imediatamente assim que a corda se esgota; ele permanece vibrando por vários segundos por sua própria inércia, mesmo sem receber impulso da âncora.

Abraços!

Adriano

6620
Fórum principal / Re: Digitais do técnico relojoeiro
« Online: 09 Março 2009 às 17:50:57 »
Salve! O padrão é o uso de caneta de tinta "permanente". Ela é inofensiva e não sai com o passar dos anos. Só sai com álcool ou acetona. O relógio é marcado automaticamente com o número da OS quando dá entrada para orçamento, com uma cor específica, e fica lá mesmo se o orçamento fôr reprovado. Caso seja aprovado, a marcação é apagada e será feita outra marcação pelo relojoeiro, com outra cor de caneta, e inclui identificação do relojoeiro. Isso protege o cliente, pois pode acionar a garantia mesmo se tiver perdido todos os documentos que comprovem o serviço feito, e protege a empresa de tentativas de má-fé, como alegações de que o relógio já foi consertado pela empresa, ou que foi feito um serviço "X" quando foi realizado um "Y". Infelizmente acontece de pessoas fazerem por exemplo, uma revisão, e depois de um certo tempo levarem lá um relógio idêntico, parado, dizendo ser o mesmo (que pode ser de um amigo, familiar, etc.). E ao abrirmos o relógio, constatamos que nunca passou pela assistência técnica. Ou ainda, alegar que foi feita uma revisão e que o relógio parou, e quando puxamos a OS, o relógio teve apenas o fecho da pulseira consertado. Coisas desse gênero que infelizmente acontecem.

A escrita riscando a tampa interna com objeto pontiagudo é considerado, a priore, um dano, especialmente levando-se em consideração tampas de fundo decoradas internamente. Além disso, é um certo desrespeito com o objeto alheio. O uso de etiquetas adesivas é terminantemente proibido, pois carrega sujeira, solta partículas e se deteriora com o tempo. O interior de um relógio revisado deve ser um ambiente incólume; o uso de uma etiqueta é considerado uma contaminação.

O título do tópico me lembrou que muitos por aí deixam realmente uma digital... uma impressão digital, lá, bem em cima da bateria, ou bem no meio do rotor...  :-[

Abraços!

Adriano

Páginas: 1 ... 329 330 [331] 332 333 ... 341