Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 341
81
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 09 Março 2023 às 23:58:55 »
Lindo demais! Além do conserto, foi vc mesmo quem fez a restauração, Adriano?

Abçs

Sim, fiz tudo, exceto o polimento.

Abs.,

Adriano

82
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 09 Março 2023 às 20:47:09 »
Quem é mais antigo de fórum deve se lembrar deste relógio. Fotos dele ilustravam alguns dos primeiros artigos sobre relojoaria que escrevi na vida há uns... 20 anos?

Ficou parado pelos últimos 10 anos pelo menos. Tinha um problema na roda central de crono e na época não consegui resolver (e nem quis pedir para ninguém resolver). Mas resolvi tentar novamente agora e ainda que não de maneira perfeita, consegui recuperar a roda e botar ele para funcionar. Aproveitei e restaurei o aro do cristal, coloquei uma safira, novo polimento...

Aí está. Tive muitos 6139 e só fiquei com este, o primeiro que tive (e o primeiro crono mecânico que tive também). Ainda acho um dos mais bonitos modelos de 6139 que há.

Abs.,

Adriano















83
A tempo: meu comentário acima refere-se apenas à questão de "coroa desrosqueada versus estanqueidade".

Não estou defendendo nem um nem outro. Nada sei sobre o caso além do proferido da decisão, que para efeitos de análise técnica, é paupérrimo de informações. Consumidor apenas diz que apareceram manchas (nem diz que foi propriamente após mergulho), e réu alega que era só externo e que saía com limpeza, e que o relógio não possui defeito e estava tecnicamente íntegro.

Em resumo, cliente alega que o relógio desse valor não deveria manchar e fabricante alega que cliente deve limpar o relógio direito para isso não acontecer.

Não consigo nem opinar sem ter nem idéia do tipo, aparência ou extensão das tais manchas.

Ou melhor, na verdade tenho até uma opinião bem balizada sobre o que ocorreu, mas claro que não vou falar publicamente.

Abs.,

Adriano

84
E sem querer ser chato, eu apostaria 1 rolex desses como o defeito foi por conta de mau uso ! Aposto que nao apertou a coroa do relogio ! Rolex passa por inspeção de qualidade que testa isso !

Você iria perder um Rolex fácil se fizesse essa aposta. Coroa desrosqueada, desde que em ordem (o que se supõe em um relógio novo e moderno) não basta para entrar água. Embora eu não trabalhe com Rolex e não tenha acesso a nenhuma normativa técnica deles, trabalho com várias outras de nível equivalente e na maioria delas e os testes de vedação em relógios de mergulho são feitos com coroa (e válvula, se houver) desrosqueados e tem que passar a pelo menos 50 ou 100 metros.

Não creio - ainda que eu nunca descarte a possibilidade de estar totalmente enganado - que qualquer modelo de mergulho da Rolex não resista a um mergulho amador com coroa desrosqueada.

Há ainda de se considerar que nem sequer sabemos a origem dessas manchas. Supor de que seja umidade é apenas isso mesmo: uma suposição. O caso pode ser de manchas de outra origem.

Abs.,

Adriano

85
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 09 Fevereiro 2023 às 11:21:13 »
Só uma complementação. A regra dos relógios de pulso do início era o segundeiro avulso. O que várias, para não dizer a maioria das fábricas fez, na transição da "moda" para os segundos centrais foi adaptar uma ponte com rodagem para os segundos indiretos. É uma questão de projeto... Pode não ser a melhor solução, a de um movimento todo pensado desde o princípio para ter os segundos diretos, mas até a Patek já usou segundos indiretos.

Exato. A arquitetura "padrão" até a década de 1940/50 era a de segundeiro separado. A razão? Bem, isso daria um livro. Mas bem resumidamente, relógios não eram tão precisos para que a leitura clara dos segundoa fosse muito importante em relógios "civis". A própria cultura não exigia essa precisão. A popularização de espirais antimagnéticas, balanços de Glucydur e oa próprios meios de produção alavancaram o patamar de precisão dos relógios civis de pulso e os segundos passaram a ser relevantes. Mas como tudo nesse indústria muda de maneira relativamente lenta, quase tudo projetado na década de 1950 e miota coisa da década de 1960 ainda era baseada nessa arquitetura de segundos separados e os segundos centrais eram ainda uma espécie de adaptação.

Abs.,

Adriano

86
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 08 Fevereiro 2023 às 15:25:04 »
Mais duas coisas: comparar com um AS, seja qual for, significa estar comparando com um mecanismo fabricado no máximo na década de 1960 e que deve ter sido projetado na década de 1950. Então fica mais complicado usar como base para comparação.

O próprio Citizen/Miyota 8200 tem carregamento muuuito eficiente.

E sobre o segundos centrais indiretos, não é defeito, ou erro de projeto, ou mau projeto. É apenas uma característica (que tem suas razões de sê-lo e tem a ver com arquitetura dos mecanismos, compromissos com espessura ou outras dimensões, etc.), e em caso de dúvida, vale lembrar que os Omega da série 550 (552, 561, 565, etc.) têm segundos indiretos com a mesma tal molinha tensionadora do pinhão central.

Abs.,

Adriano

87
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 08 Fevereiro 2023 às 15:11:12 »
De fato, não é nem questão de achar, mas é o que a própria indústria e seus relojoeiros e engenheiros concluíram há décadas.

Ser uni ou bidirecional não tem relação direta ou não é decisivo na eficiência de carregamento. Pelo contrário, em geral, unidirecionais são geralmente mais eficientes e esse é o entendimento da indústria já desde a década de 1970.

Tanto que célebres calibres desenvolvidos nesse período são unidirecionais, como 7750, cuja eficiência de carregamento é imbatível, com a vantagem de ainda ser mais simples e robusto.

Vale lembrar que existem inúmeras configurações e arranjos de sistemas, sejam uni ou bidirecionais, e entre eles, alguns são mais e outros são menos eficientes. Mas praticamente todos os bidireacionais sofrem de um problema cuja maioria dos unidirecionais não sofre: eles possuem um "ponto-morto" no qual o sistema não carrega nem para um lado nem para o outro, enquanto se desengata de um sentido para engatar para o outro. Em um movimento curto, a maioria dos bidirecionais simplesmente não carrega. Enquanto os unidirecionais podem carregar com o menor movimento do rotor, mesmo se o movimento inicial for para o lado que não carrega, pois na volta do movimento pendular, ele carregará.

Alé disso os unidirecionais oferecem menos resistência ao movimento do rotor, fazendo o sistema todo trabalhar mais "leve" e portanto com mais potencial de ser eficiente.

Por fim, um caso clássico que representa isso tudo que falei: a JLC modificou seus calibres 889, que originalmente possuiam um sistema bidirecional, e passaram a usar um carregamento unidirecional (calibre 896 salvo engano), muito mais eficiente que o original. Para os que são mais íntimos da Audemars Piguet, vide os calibres 2225 para os 2325 para observar a modificação.

Abs.,

Adriano

88
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 07 Fevereiro 2023 às 11:14:42 »
...e o segundeiro nao desliza, pelo q vi isso ja foi corrigido pela miyota, era problema de pressão em uma molinha no movimento...



É a mola tensionadora do pinhão de segundos. Mas nunca foi corrigido ou modificado pela Miyota. É a mesma mola de sempre. Ocorre que se a pressão for inadequada/desajustada, pode provocar esse efeito indesejado. Sendo um mecanismo feito aos milhares e milhares, por processos automatizados, sem lá muito controle nem ajustes manuais (por questões de custo), muitos saem de fábrica sem estar com a mola lá muito bem ajustada.

Abs.,

Adriano

89
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 07 Fevereiro 2023 às 11:08:41 »

... automático unidirecional, ou seja, só carrega a corda automática qnd gira pra um lado, no outro lado gira livre, ou seja, menos eficiente pra corda automática!...



Essa afirmação está equivocada.

Abs.,

Adriano

90
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 11 Janeiro 2023 às 22:57:50 »
SII é a Seiko Instruments Inc., antiga Daini Seikosha. É uma das fabricantes de mecanismos do grupo Seiko, a outra sendo a Epson (antiga Suwa Seikosha).

Tanto os NH como os 4R são produzidos pela SII. Mesmo mecanismo, mesmas linhas de produção. Porém timbram o nome Seiko no que chamam de 4Rxx, para uso exclusivo da própria Seiko em seus relógios. Enquanto timbram NHxx e SII nos mecanismos para venda para terceiros.

Tal como a Miyota é a divisão de mecanismos da Citizen e faz a mesma coisa. Os mecanismos que vem dentro dos Citizen são feitos pela Miyota e timbrados como Citizen.

TMI por sua vez é a Time Module Inc. era uma originalmente uma fabricante de mecanismos de Hong Kong que foi fundada com investimento da Seiko para produção de mecanismos simples originalmente e há alguns anos passou a ser inteiramente da Seiko. Parece que nem detém mais o nome TMI, passando a ser Seiko Hong Kong, mas talvez ainda timbre os mecanismos como TMI. E faz NH em Hong Kong tal como a SII a faz em outros países da Ásia.

Abs.,

Adriano

91
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 11 Janeiro 2023 às 20:31:02 »
Um detalhe sobre homages e máquinas Seiko: eu nunca vi homage com máquina timbrada Seiko (não quer dizer que não exista). São sempre SII ou TMI, assim como nunca vi algum com um NH japonesa. E duvido MUITO que algum fabricante de homage use NH japonesa. Mesmo se ele disser que sim. Eu só acredito vendo na minha frente.

Até porque nem faz sentido. Como falo há uns 20 anos, na MINHA experiência a diferença entre modelos ou máquinas feitos no Japão e os de qualquer outra origem é ZERO. E olha que já comparei e tive muuuuuitos...

Abs.,

Adriano

92
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 10 Janeiro 2023 às 22:02:51 »
Usa PT5000. Excelente pelo que custa. Prefiro-o ao Sellita SW200 que normalmente é oferecido nos mesmos modelos por um valor extra. E sobre o canal, sem planos para voltar.

Abs.,

Adriano

93
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 10 Janeiro 2023 às 21:23:13 »
Eu peguei esse com pt5000. Não me arrependi nenhum pouco…máquina excelente to com ele um mês já no braço direto….uso ele na nato tbm…. Pelo preço entrega muito mesmo. Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Esse eu garanto a procedência e qualidade  ;)

Excelente relógio!

Abs.,

Adriano

94
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 28 Dezembro 2022 às 20:14:52 »
Adriano, obrigado pelo seu depoimento! De fato você nunca se referiu de maneira pejorativa as homages per se, mas em específico as marcas que você considera ruins, pelo menos eu nunca vi. Então na sua visão não foi você que mudou de opinão, apenas apareceram fabricantes com um nível diferente de qualidade.

Pra finalizar, sem querer abusar: como você - que é uma pessoa com histórico de buscar as marcas mais tradicionais, até pelo canal que você participava - deu o click para comprar um relógio no Aliexpress?

É por aí mesmo. Eu não achava que marcas chinesas valiam a pena, fossem homages ou não. E passei a achar, igualmente, sendo homages ou não. Mas o fato de ser uma cópia ou inspirado nunca me incomodou.

E eu não me lembro bem como foi. Mas foi algo que "pipocou" como sugestão no Aliexpress enquanto eu pesquisava outras coisas que nem tinham relação com relógio. Foi pesquisando algo para minha moto. E apareceram Steeldive e San Martin. E o "Retro Diver 6200" me chamou a atenção, mas não levei a sério. Até achei um nome meio bobo e pretencioso para um relógio chinês. Mas ficou na minha cabeça e com um pouco de pesquisa vi reviews bem positivos de gente que parecia razoavelmente balizada. E arrisquei comprar para ver e me surpreendi muito. E olha que eles nem eram tão bem feitos quanto os de agora.

Isso foi na primeira metade de 2021.

Abs.,

Adriano

95
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 28 Dezembro 2022 às 14:55:49 »


Adriano, além de apaixonado por relógios, sou apaixonado pelas histórias de como cada colecionador chegou na sua coleção. Queria muito, um dia desses, ouvir/ler qual foi o processo entre esse Adriano de 2019 que abominava as homages e o Adriano de 2022, que entende que tecnicamente são de excelente qualidade! Um dia você conta pra gente?
Por favor observe que é 100% curiosidade, não tem crítica ou mesmo opinião velada nenhuma aqui.

Abraço

Eu sou adepto de que toda convicção é burra. Por isso eu não sou convicto de absolutamente nada, sobre assunto nenhum e naturalmente o processo de mudança de opinião (algo que acho inerente da inteligência, de um cérebro funcional, e não uma fraqueza como reza a mentalidade popular) é parte fundamental desse pensamento.

Dito isso, contudo, sou honesto em dizer que eu não me lembro de alguma vez ter expressado abominação por homages. E deixo bem claro que não estou sendo cínico. Pode até ser que eu tenha dito algo mas eu realmente não me lembro de alguma vez, em canal algum (fórum, instagram, youtube...) ter abominado homages. Caso tenha algum registro disso, gostaria de ver até para poder rebater melhor a minha mudança de opinião, se é que houve.

Até porque se eu disse isso, fui bem idiota, porque lá nos tempos do fórum amarelinho eu já elogiava o Orient Sub, peço preço, pela qualidade, e por ser o mais parecido que se podia ter de um Rolex, sem que fosse uma falsificação. Inclusive o assunto homage vs. falsificação foi discutido incontáveis vezes com diferentes opiniões entre membros.

E digo isso também porque muita gente presume muita coisa sobre mim e passaram a fazer ainda mais após o Youtube. Já perdi a conta de quantas afirmações já me atribuiram e que eu nunca disse. Metade me vê falando de Seiko e presume que odeio relógios suíços. Outra metade me vê apontando algo negativo em um Seiko e presumem que odeio relógios japoneses. Outros presumem que odeio tal coisa só porque nunca falei sobre. Ou presumem que eu tenha uma coleção enorme, cara e interessantíssima.

Mas de todo modo, respondendo objetivamente, é algo bem simples. O que eu me lembro sim é de no passado não ver homages que valessem a pena. Tal como hoje, muitos saem das mesmas fábricas que fazem ou faziam falsificações e a qualidade era tão ruim quanto. Não valiam a pena por dinheiro nenhum, salvo os de marcas reputadas, como o caso do Orient Sub. De resto, não existiam ou existiam bem poucas marcas propriamente especializadas em homages. E o que havia era muito ruim, tipo Parnis. E as máquinas chinesas eram medonhas em todos os sentidos.

O que mudou? Em números grosseiros, de 2010 para cá os relógios originais ficaram muito caros, todos eles. Os bons de verdade ficaram caríssimos, e os baratos de qualidade aceitável (categoria na qual incluia a maioria dos Seiko) ficaram com a mesma qualidade mas triplicaram de preço - no mínimo - tornando-se caros.

Ao mesmo tempo, os relógios chineses melhoraram muito de qualidade, incluindo as falsificações, e de quebra, os homages. Os mecanismos hoje são muito bons (vide os clones de 2824 como PT5000, Hangzhou, etc), por vezes sem dever nada a clones de ETA de outras origens, inclusive suíços. O resultado é matemática: o abismo de preço se manteve ou até aumentou, enquanto o abismo de qualidade diminuiu muito. Um homage de 10 ou mais anos atrás que não valia a pena por dinheiro nenhum, porque iria se desmanchar em pouco tempo, hoje parece uma opção viável e honesta em termos de qualidade, frequentemente surpreendendo.

Para minha realidade pessoal, essas marcas chinesas boas preencheram uma lacuna onde relógios que eu antigamente almejava tornaram-se não só totalmente inalcançáveis como me obrigou a me desfazer de todos eles, sem eu ter que abrir mão de usar um relógio com um mínimo de qualidade para os meus critérios. O fato de serem cópias nunca me incomodou e eu me sentiria hipócrita vomitando virtude em público ao criticar isso (como muita gente faz, mas deve desejar ou até ter homages escondidos), enquanto cansei de usar meu Orient Sub e enquanto cansei de ver marcas reputadas copiarem descaradamente o desenho de outras sem que ninguém fizesse uma só crítica.

Não nego, ainda, que no meu subconsciente não possa ter sido escrito ao longo do tempo algum sentimento de rebeldia, frente às constantes decepções com a indústria, que parece ter se especializado em chutar o saco de seus consumidores. Ou apenas eu tenha ficado mais maduro e menos emocionado com relação à isso.

Para finalizar: por que esse fenômeno de qualidade ocorreu? Meu PALPITE é que foi justamente a enorme transferência de know-how relojoeiro ocorrida da Suíça para a Ásia, em especial para a China, nos anos 2000, quando muitas marcas, especialmente de entrada, resolveram ficar no limite da regra do "Swiss Made", fabricando tudo que fosse possível nesses lugares. Levaram ferramental, técnicos e know-how, e passaram a fazer caixa, bracelete, mostrador, ponteiros, vidros e tudo mais que você imaginar. Não só de relógios miseráveis, mas agora de relógios Swiss Made de mais (ou bem mais) de USD 1000. O resultado está aí. Bracelete, caixa, mostrador e ponteiros de San Martin mais bem feitos e mais bem acabados que alguns relógios suíços de mais de mil doletas.

Não quero que ninguém confie ou acredite em mim. Mas que cada um tire suas conclusões, se tiverem interesse e puderem ter contato com esses relógios. Despido de preconceitos e emoções fica ainda mais claro notar o que estou falando.

Abs.,

Adriano

96
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 25 Dezembro 2022 às 15:14:08 »
O Seiko Willard custa mais de 1200 euros, é com esse que deve comparar o SanMartin e não com o Turtle.  O acabamento dos SanMartin é muito superior aos Seikos ditos de entrada e por um valor menor.   O Steeldive, tenho um, pode ser comparado com o Turtle, tambem tenho um e por isso sei do que falo, e custa 5x menos.  O único porem é em relação a pulseira que acho pior que a do Turtle, uso com uma de borracha.

Concordo totalmente. Outro dia um fã de Seiko me falou algo sobre homages e tal... Falei para ele que os homages são muito melhores que os Seiko originais de entrada e às vezes até melhores que os próprios modelos que homenageiam. Homages usam praticamente a mesma máquina, usam safira onde a Seiko usa aquela m**** de Hardlex, usa cerâmica em bezel que a Seiko usa alumínio, e os braceletes frequentemente são melhores. E tudo isso custando muito menos.

Aqueles Seiko 5 Sports por exemplo, que aproveitam a caixa dos antigos SKX, a Seiko conseguiu a proeza de piorar um relógio e dobrar o preço. Bracelete nível camelô. Nada mais justifica não usar safira em qualquer coisa que custe mais de 100 dólares.

Não precisa dizer que o amigo ficou meio bolado com a sinceridade.

Agora, repito o que falo para todo mundo: não precisa concordar nem acreditar em mim. Vai lá e compare por sí só.

Aliás, bracelete, os da San Martin são melhores que de TAG...

Abs.,

Adriano

97
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 22 Dezembro 2022 às 11:28:24 »
Eu concordo em parte com a teoria da "sorte". Pois o que observei nas diferentes marcas que tive ou tenho, é que essa "sorte" é proporcional ao preço/reputação da marca.

Pagani por exemplo eu acho uma m****. Qualidade de falsificação barata e publicidade desonesta. Raramente as fotos dos anúncios são do produto real. Pegam foto de press kit da marca original, fazem photoshop para mudar o logotipo e anunciam. O produto não chega nem perto do que parece na foto. Picaretagem.

Steeldive e Cronos são bem feitos e normalmente bem montados. Tactical Frog e Seestern são bem feitos mas as vezes mal montados, com sujeira, peças mal encaixadas, etc. San Martin, Proxima e Rdunae são sempre muito bem feitos e muito bem montados, na minha experiência pelo menos. São os únicos que me parecem realmente profissionais. Reforçando: pelo menos na minha experiência de consumidor e técnico.

E naturalmente o preço acompanha essa diferença. Quanto mais barato, mais sorte você precisa.

Abs.,

Adriano

98
Fórum principal / Re:Orient calibre 48320
« Online: 19 Dezembro 2022 às 12:39:49 »
Já experimentou a do próprio 469xx?

Abs.,

Adriano

99
Tem 3 amigos meus que compraram. Um soltou o ponsoir, outro travou o ponsoir e finalmente outro manchou a pele. E o problema é que eu sequer sei se esses relógios permitem abertura para nova fixação do acionador. Permitem Adriano? Eu nem sei.

Não permitem. O vidro é soldado a laser na caixa.

Abs.,

Adriano

100
Fórum principal / Re:E a rolex coloca a raposa para tomar conta do galinheiro
« Online: 11 Dezembro 2022 às 14:15:23 »
...

Fico me perguntando, onde o consumidor vai ganhar com este "programa revolucionário" da Rolex?
...


O que entusiasta/colecionador/apreciador precisa entender é que NUNCA qualquer coisa nessa indústria foi feita para o consumidor ganhar. A maior especialidade suíça não é relógio, chocolate ou queijo. É ganhar dinheiro.

Agora, quem abriu essa porteira foi o consumidor. Como dizia meu pai, todo dia acordam um esperto e um trouxa. Quando se encontram, dá negócio.

Abs.,

Adriano

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 341