Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Desotti

Páginas: 1 [2]
21
Fórum principal / Tissot Seastar 2010
« Online: 10 Março 2010 às 02:40:45 »
Caros, não sei se já sabiam, mas começou a circular na internet esta imagem do novo Seastar 1000, que voltará ao mercado em 2010 após 3 anos de ausência:





Acho a versão antiga bem interessante, com muita personalidade em um design clássico que não sai de moda, mas confesso que a primeira vista também achei legal a modernidade dessa nova versão, apesar de que seria muito bom ter a antiga reeditada.

O que acham?

Abraços!

Marcelo.

22
Caros, primeirmente preciso admitir que sofro de uma paranóia desde que me conheço por gente: simplesmente DETESTO superfícies com riscos e amassados, sejam na lataria do carro, eletro-eletrônicos e, principalmente, relógios. :-\

Alguns relatos que já li pela web me chamaram a atenção no que tange ao aço 904L que a Rolex utiliza na manufatura de seus relógios, afirmando que, além da maior resistência à corrosão, estes relógios seriam praticamente imunes a pequenos riscos e às famigeradas "pulgas" (pequenos amassados) decorrentes de pequenos esbarrões que podem acontecer durante o uso cotidiano.

Minha experiência pessoal com os relógios Omega, que utilizam o mais "usual" (e barato) aço 316L tem até o momento me livrado de experiências desagradáveis diante de um uso cuidadoso mas já atestei, por exemplo, a extrema facilidade com que o acabamento escovado da fivela da pulseira de meu Planet Ocean fica repleto de riscos leves.

Não obstante, confesso que fiquei intrigado ao ver que, em termos de propriedades mecânicas, os aços 904L e 316L possuem dureza na escala Rockwell bastante similar, ao redor de 90.

Como sei que muitos amigos possuem experiência prática com ambas as marcas, gostaria muito de saber vossas opiniões sobre a resistência do acabamento dessas peças a riscos/amassados em uso normal.

Abraços!

Marcelo.

23
Fórum principal / Omega X-33 e Tag Heuer F1 Chronotimer: mesmo DNA!
« Online: 15 Fevereiro 2010 às 17:19:17 »
Caros, acabo de descobrir que o movimento cronógrafo ETA E20.321, utilizado exclusivamente no maravilhoso Omega Speedmaster X-33, pertence à mesma linha do cronógrafo ETA 988.432 usado no Tag Heuer F1 Chronotimer, linha essa denominada FLATLINE.






Além da Tag, este mesmo movimento já foi utilizado pela própria Omega, Tissot, Longines e até pela Bell & Ross, conforme comentado aqui.

Mesmo sendo um movimento com menos recursos e algo simplificado (todas as funções são controladas apenas pela coroa), não deixa de ser uma notícia interessante para os órfãos de um X-33 (eu incluso), verei meu exemplar do F1 com outros olhos à partir de hoje! ;)

Abraços!

Marcelo.

24
Fórum principal / Abaixo assinado "pró Seiko Samurai"...
« Online: 11 Janeiro 2010 às 00:21:52 »
Caríssimos, comentando sobre o saudoso Seiko Samurai em outro tópico, este maluco aqui ;D teve um "surto de inconformismo" com a morte do modelo e começou a procurar alguma maneira de contactar a Seiko no Japão para sugerir o retorno da produção deste relógio de design único! :o

Apesar da baixíssima possibilidade de sucesso, lembrei-me que existe um precedente pois a empresa já tirou de linha e voltou a fabricar tempos depois o Seiko Alpinist, além do que o pior que pode acontecer será uma resposta negativa ou a não obtenção de resposta alguma.

Assim, após algum tempo de busca, consegui encontrar um formulário para contato diretamente com a Seiko do Japão aqui, então respirei fundo e com meu inglês "macarrônico" escrevi:

"Greetings.

I'm writting this as an owner and truly admirer of Seiko watches, specially regarding the base model best known worldwide as the "Seiko Samurai".

I honestly think this watch still has one of the most beautiful and well developed designs than any other diver watch ever made either by Seiko or any other brand.

That said, I'm really, really sad about it's descontinuation in 2008, and certainly I'm not the only one.

With that in mind, may I sugest that you please consider the possibility of start fabricating this watch again (as you recently did with the Seiko Alpinist) possibly with an even better finish and upgraded movement, like the 6R15?

I'm sure you'll make a lot of Seiko fans happy all over the world and that this refit Samurai will surpass the success of it's predecessor!

Thank you very much for your attention, my best regards!"


Claro que "puxei o saco" um pouco demais :P, mas realmente adoro este relógio e gostaria de vê-lo novamente à venda, então convido os amigos e admiradores deste modelo a fazerem coro comigo... por mais absolutamente improvável que seja a obtenção de um resultado positivo, pensem por um minuto apenas na satisfação que sentiríamos ao influenciar a decisão de uma gigante como a Seiko se por ventura nos fizessemos ouvir... ;)

Como diz o velho ditado popular, "quem não arrisca não petisca" :D, abraços!

Marcelo.

25
Fórum principal / Doxa Sub 5000T: Professional ou Sharkhunter?
« Online: 25 Novembro 2009 às 01:31:33 »
Caríssimos, uma pessoa da família irá passar um período na Europa em casa de amigos, sendo que estou seriamente tentado a adquirir um Doxa Sub 5000T pela web e mandar entregar lá para que seja trazido na bagagem.

O "problema" é que estou dividido entre o Professional e seu tradicionalíssimo mostrador laranja e o Sharkhunter, com o mostrador preto.

Já tenho um Omega P.O. com bezel laranja e sinto que seu uso é um pouco mais restrito, o que pesa a favor do Sharkhunter, mas ao mesmo tempo há o fascínio em possuir um Doxa em sua cor original, mesmo que isso represente não fazer um uso tão cotidiano do relógio.

Como se não bastasse, a consciência anda pesada pois já extrapolei meu limite de investimento em relógios este ano mas, além do preço do 5000T estar bem interessante, não sei quando terei uma oportunidade como essa novamente.

Enfim, ainda nem me decidi pela compra mas mesmo assim gostaria que compartilhassem comigo vossas opiniões, sejam elas racionais ou emocionais: laranja ou preto?



Grato e um grande abraço!

Marcelo.

26
Caros, quais seriam os principais fatores determinantes para a deterioração que muitas vezes observamos em ponteiros e/ou mostradores de relógios mais antigos?

Pela lógica, imagino que a proliferação de fungos e exposição prolongada ao sol ao longo de muitos anos sejam os mais comuns, mas haveria outros que independam de nossos cuidados usuais?

Em caso positivo, como prevení-los?

Abraços!

Marcelo.

27
Fórum principal / Indicador de profisionais relojoeiros
« Online: 08 Abril 2009 às 16:45:35 »
Caríssimos.

Já adquiri meu primeiro relógio mecânico a mais de 4 anos e, por incrível que possa parecer, até o momento não encontrei sequer um profissional relojoeiro em minha cidade (Indaiatuba, na região de Campinas) que eu julgue cuidadoso o suficiente para tomar conta de meu pequeno "ajuntamento" ;D como se deve.

Digo isto com certa propriedade, visto que o mais renomado profissional da cidade conseguiu a proeza de machucar VÁRIOS elos da pulseira de meu TAG Carrera na simples operação de removê-los  >:( >:( >:(, jamais confiaria um relógio meu a ele novamente.

Creio que muitos foristas novatos podem se encontrar em situação parecida portanto acredito que, com a colaboração dos amigos, a formação de um indicador de bons profissionais relojoeiros em vossas respectivas cidades seria muito interessante dentro deste tópico.

Grato e um grande abraço a todos!

Marcelo.

28
Fórum principal / Omega Genève: ajuda com pulseira
« Online: 15 Fevereiro 2009 às 17:10:44 »
Caros amigos, herdei de meu Pai um Omega Genève pelo qual tenho apreço inestimável e que foi o catalizador de minha paixão absoluta pela marca Omega.



O relógio está em estado praticamente impecável, tendo sofrido apenas um polimento do cristal hesalite, porém o mesmo não pode ser dito sobre sua pulseira original Rowi Fixo-Flex S, cujo acabamento sofreu desgaste pelo uso em diversas partes, como podemos observar pelas fotos abaixo:






Confesso que desconheço se seria possível a restauração do acabamento a seu estado original e, dada a idade da peça, sempre considerei tarefa praticamente impossível conseguir um exemplar original em bom estado (quem me dera, um novo!), mas diante de afirmação recente do amigo Alberto em outro tópico, sobre um vendedor do Bixiga que costuma ter as Fixo-Flex, uma ponta de esperança surgiu.  :D

Como resido no interior, se algum colega forista tiver o contato deste vendedor ou até mesmo qualquer outra informação que me auxilie nessa busca, ficarei imensamente agradecido.  :)

Um grande abraço a todos!

Marcelo.

 

29
Fórum principal / Nossos relógios na infância/adolescência...
« Online: 19 Janeiro 2009 às 14:44:03 »
Caros, visando um pouco de descontração, que tal batermos papo sobre como começamos a gostar de relógios e quais foram nossos primeiros?

Lembro-me que a primeira vez que tive uma vontade irrefreável de ter um relógio foi ao assistir o seriado Gemini Man na segunda metade dos anos 70, no qual o agente Sam Casey sofrera um acidente radioativo que o deixara invisível e um relógio especialmente desenvolvido, com bateria nuclear (SIC), supostamente estabilizava seu DNA, permitindo-lhe controlar sua invisibilidade:




Atormentei demais meus pais nessa época até ganhar meu primeiro relógio, um "jurássico" digital de led's vermelhos que não possuía nenhuma identificação externa, ao menos que eu me lembre.

Vários anos mais tarde, tive aquele que foi meu primeiro relógio realmente inesquecível, o Casio Game 20:



Esse foi quase que antológico em minha adolescência pois curti demais... aliás não apenas eu já que o relógio costumava passear pela sala de aula na mão dos amigos de escola, um marco realmente.

Tenho a caixa em bom estado guardada até hoje, pois o display LCD ficou todo manchado por motivo que desconheço (vazamento do cristal líquido, talvez?).

Já tentei comprar usado no eBay para fazer um "transplante", mas os poucos que apareceram foram alvo de disputas ferrenhas nos leilões, atingindo valores consideráveis, por incrível que pareça.

Essas são as memórias mais marcantes de minha infância e adolescência no que tange aos relógios de pulso, aguardo os relatos dos amigos, grande abraço!

Marcelo.

30
Fórum principal / Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Online: 16 Dezembro 2008 às 21:10:57 »

Caros amigos, como forista recém chegado, quero de antemão me desculpar caso este post seja, digamos, “café pequeno” diante de todo o vasto conhecimento em horologia que, em poucas horas de navegação, já pude constatar que os ilustres colegas possuem.  :)

Fiquei impressionado com o post do forista Miguel sobre a construção de um winder “caseiro”, algo que eu mesmo nunca imaginei fazer, tanto pela escassez de tempo quanto das habilidades e ferramental necessário que, suponho, sejam necessárias para tal.

Sempre que procurava informações sobre winders confiáveis na internet acabava caindo nos “Orbita”, “Scatola Del Tempo”, “Wolf”, “Eilux”, “Rapport”, “Mônaco”... todos caros ou caríssimos  :o e, principalmente, não disponíveis para envio internacional nas lojas virtuais que os revendem (com exceção para os Eilux que, mesmo assim, ficariam muito caros entregues aqui).  :(

As alternativas, que muitos devem conhecer, são winders oferecidos no site eBay, a maioria de baixa qualidade e que, por este motivo, não levei em consideração.

Depois de "queimar muita pestana", finalmente acabei encontrando uma opção relativamente acessível e que foi elogiada em tópicos de alguns foruns estrangeiros, o winder Landmark para quatro relógios, produzido pela empresa ERS, que achei particularmente interessante pela possibilidade de ajustes individuais para cada base giratória em voltas contínuas (para “corda rápida”), 450, 650 ou 850 voltas por dia, além dos usuais giros horário, anti-horário e em ambos os sentidos.

Apesar da origem chinesa do fabricante, nesse caso lembrei-me da afirmação que ouvi há tempos de um amigo audiófilo que possui excelentes equipamentos de áudio Hi-End, sendo alguns deles projetados e construídos na China: “existem na atualidade três tipos de produtos chineses: a cópia ruim, a cópia boa e o produto original ótimo”... pelo que pude constatar e pela garantia de dois anos oferecida ao produto, tive fé de que este winder se encaixaria no terceiro grupo e assim sendo comprei-o.  ;D

Outro fator determinante para a compra, foi a possibilidade oferecida pelo site de realizar o pagamento através de PayPal, onde é possível enviar instruções específicas ao vendedor. Assim sendo, utilizei este recurso para pedir à loja que, se possível, o winder me fosse enviado por um menor valor declarado, no que fui atendido. Aqui também peço desculpas antecipadas aos amigos que eventualmente discordem desta postura pois não tenho intenção alguma de polemizar, apenas mostrar o “caminho das pedras” que utilizei.

Ao final, em cerca de 3 semanas winder chegou, muito bem embalado em “double box” e em perfeitas condições, tendo passado sem nenhum arranhão pela inspeção da receita (que abriu ambas as caixas), como pode ser constatado nas fotos anexas:





A construção é impecável e o acabamento idem, com gabinete e plataformas giratórias confeccionados em madeira aparentemente maciça. A forração em veludo é bem aplicada e esconde inclusive as dobradiças, que sustentam a tampa quando aberta, evitando seu fechamento acidental. O display é em vidro (nada de acrílico) e os botões de ajuste em metal com inscrições indicativas de funções em baixo relevo. Plásticos se resumem a duas pequenas chaves que permitem ligar e desligar individualmente cada plataforma, além da chave geral na parte traseira do winder.

A fonte fornecida é 110/220v automática e os motores são muito pouco audíveis com a tampa fechada (4db segundo o fabricante). Tenho deixado o winder em minha mesa de cabeceira e consigo dormir tranquilamente, até porque quando a chave geral é ligada entre 9 e 10 da manhã, geralmente o mesmo está na condição de repouso nos horários em que costumo dormir.

Os 6 nichos para acomodação de relógios utilizam a mesma almofada das plataformas giratórias, facilitando a colocação de um relógio ali acomodado nas mesmas, permitindo que estas trabalhem sempre com o peso balanceado no caso de apenas um relógio automático estar sendo movimentado. Eu chuto que as  plataformas tenham cerca de 75 graus de inclinação, bem "íngremes".

O custo total da “brincadeira”, incluindo impostos, foi de R$ 1.450,00 com o dólar a R$ 2,40... não propriamente barato, mas também não tão inacessível.

O tempo dirá se a aparente qualidade se traduzirá em durabilidade do conjunto motriz, pois estou com a peça a apenas 3 meses, enquanto isso fica aberto o tópico para que sejam discutidas outras opções, um abraço a todos!  :)

Marcelo.

Páginas: 1 [2]