Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Lourival

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6
21
Fórum principal / Ajuda com relógios CITIZEN antigos ...
« Online: 06 Abril 2013 às 11:03:19 »
Bom dia a todos,
um sobrinho me pediu para dar uma "guaribada" em dois relógios CITIZEN que ele ganhou de seu sogro. Só que na tampa dos fundos tem tanto número que não consegui saber o calibre deles ao certo ... alguém poderia me dar uma força?
São eles:
Este aqui, pra mim é o mais bonito deles ...





E aqui o movimento automático:



Na tampa tem estes números ... qual deles é o calibre?



O mais louco de tudo é o jeito que os relojoeiros faziam antes ... os caras não tinham a menor dó ... mandavam bala nas anotações ??? Vejam na parte interna da tampa deste aí de cima ...
Me parece a data da última revisão, não?  ::) ::) ::)




O outro é esse aqui:



Me parece que não é automático não ... dei corda nele pela coroa e o bichinho parece estar OK ...só limpeza mesmo ... olha aqui:



E aqui a tampa ... qual o calibre deste?



MEu sobrinho me pediu pra dar uma limpeza e uma polida ... aí vou precisar das dicas do Cigano, do Meneghetti, do Wilson do ... do .... do ...  ;D ;D ;D ;D
Enfim, preciso de muitas dicas ... :D ;) ;)
Abração pra todos,
Lourival


22
Botequim / Depois dizem que nos somos preconceituosos
« Online: 11 Janeiro 2013 às 09:17:18 »

23
Botequim / A velhice é uma merda ...
« Online: 11 Dezembro 2012 às 14:42:19 »
Um homem de 80 anos está sentado num banco de jardim, chorando copiosamente.
Um moço, passando pelo local, fica comovido com a cena, senta se ao seu lado e indaga:
– O que o aflige, senhor?
– Estou apaixonado por uma moça de 22 anos...
– E o que há de mal nisso? O senhor não é correspondido?
– Claro que sou. Não é o que você está pensando. Moramos juntos, e ela é lindíssima.
Toda manhã, antes de ela ir pro trabalho, nós transamos. Na hora do almoço, ela volta para casa, nós transamos de novo, e ela me prepara um dos meus pratos preferidos. Ela cozinha muito bem, sabe?
De tarde, se ela tem tempo, ela volta  para casa me faz muito carinho para me manter aceso e olha que ela  entende do assunto!
Finalmente, quando chega a noite, voltamos para o nosso ninho de amor e transamos a noite toda...
– Então eu não entendo. Parece-me que vocês estão vivendo uma relação perfeita. Por que o senhor está chorando?
– Esqueci onde eu moro...

24
Botequim / Lente macro para celular improvisada
« Online: 13 Novembro 2012 às 09:20:29 »
Bom dia pra todo mundo! 8)

Pra aqueles que usam celular para documentar seus "feitos relojoeiros", aqui vai uma dica:

Experimentei rapidinho no meu celular e parece que o trem funciona mesmo ...  ;) ;) ;)

http://www.youtube.com/watch?v=O8-f-XfXQd8&feature=em-uploademail

Abraço a todos,
Lourival

25
Fórum principal / Como esta roda é cravada no eixo ... CORREÇÃO
« Online: 03 Agosto 2012 às 08:14:03 »
Bom dia a todos,
postei este tópico sobre como esta roda era cravada no eixo ... pois bem, aqui vai uma correção  pra um erro que cometi lá!  :-[ :-[ :-[



Num post posterior, em resposta ao colega  Renato, disse que achava que era a roda de acionamento da warnnig lever da soneria ... "parece que é a roda que aciona a warning lever da soneria".

Pois bem, fiquei com este troço na cabeça pois já tinha visto esta danada em algum lugar ... como sou muito curioso e teimoso  :P fucei nos meus alfarrábios até encontrar a danada em um ótimo livrinho que comprei há muito tempo atrás ... o Clock Repairing as a Hobby de Harold C. Kelly (que, por sinal recomendo  ;) ) e gostaria de corrigir meu erro aqui ...

Esta é a roda que TRAVA A SONERIA e não a que aciona a warning lever ... como pode ser visto abaixo:



Peço desculpas pela mancada! :-[ :-[ :-[

Abraço a todos,
Lourival




26
Bom dia a todos,
vou relatar aqui uma experiência que pode ser útil aos amadores como eu.

Comecei com relógios de bolso mais simples sem calendário ... acho que já falei disto aqui lá no passado ... imaginava que, sendo maiores, seria mais fácil. Bom, hoje sei que são mais simples, sem dúvida são ... maiores também, fica mais fácil enxergar as coisas lá dentro. Desde então desmontei e montei uns 13 de bolso sem problemas.

Coisa de um mês atrás, inspirado nos desmontes do Cigano, resolvi partir pra prática e "revisar" um velho Seiko 7009 que havia comprado no ML há uns 2 anos,logo que comecei a mexer com relógios.

Contando com a inestimável e paciente ajuda do nosso colega Meneghetti  8) 8) 8), comecei o desmonte.

Como não tenho máquina de lavar, limpei o danado na mão mesmo, como se fazia antigamente ... benzina, pincel e rodico.

Como era minha primeira experiência com relógios de calendário, fui fotografando o desmonte para não perder a sequência de montagem (aliás aqui vai a primeira dica ... antes de retirar cada peça, fotografe de todos os ângulos para poder ter a referência depois ... fica muito mais tranquilo  ;) ). Desmontei tudo ... só não retirei a corda do tambor e nem desmontei o balanço. Coloquei tudo na benzina e com um pincel macio "escovei" tudo com cuidado ... principalmente o balanço.

Comecei a montagem e, com a ajuda das fotos que tirei, foi RAZOAVELMENTE tranquilo ... claro com a ajuda também das fotos do Cigano e da paciência do Meneghetti!  8)

No final sobrou o balanço ...

E cadê que conseguia encaixar o maldito ... >:( >:( >:( o máximo que conseguia era umas duas oscilações e parava ... pra mim, cá do alto de meu amadorismo, a elipse não encaixava na boca da âncora nem por decreto.

Sem brincadeira, tentei umas 40 vezes e nada ... o Meneghetti me perguntou se a âncora estava dando escapamento ... testei e estava ... sem problemas aí.

Bom, depois de apanhar igual cachorro sem dono, pedi arrego ... procurei um relojoeiro foda aqui de BH que me foi apresentado pelo Xerife Flávio, o Derly!

Combinei com ele e ontem fui lá no fim da tarde levando o movimento pra ele me explicar como colocar e encaixar a maldita ponte do balanço (e de quebra, a elipse na boca da âncora ...pra mim, a origem do problema) .... achava que tinha algum macete pra isso!

O Derly pegou o movimento e já foi direto na "toca da ariranha" ... ele colocou a ponte, encaixou a elipse na boca da âncora e testou. Da mesma forma deu algumas osciladas e parou!

Examinado com uma lupa me perguntou se havia desmontado e limpado o antichoque do danado. Disse a ele que ainda não tinha coragem de fazer uma operação desta complexidade.

De cara me disse que o troço estava muito sujo! Me explicou como eu deveria desmontar e limpar e, como ainda estava com muitas dúvidas na retirada e posterior montagem da geringonça, como um legítimo professor, pegou a pinça e desmontou o danado com calma me explicando cada passo. Como retirar a mola, como limpar, como colocar de volta etc etc etc ...

Como não tenho e nem pretendo ter por enquanto máquina de lavar, me ensinou a limpar como antigamente ... na mão ... com benzina, que é como eu iria fazer (imagino o desespero dele em ensinar a fazer um troço com uma técnica há muito não mais utilizada ... mas era assim que eu iria fazer, portanto era melhor me ensinar da melhor forma possível).

E como um professor paciente, desmontou tudo  ... lavou na benzina, limpou com palito, lubrificou e montou me explicando pacientemente cada passo ... cada detalhe ... e pra meu espanto, tudo em menos de 10 minutos!!!  :o :o :o ... e voilá ... o danado começo a funcionar na mesma hora! Mas sempre dizendo que AQUELA NÃO ERA A MELHOR FORMA DE SE FAZER AQUILO etc etc! 8) Afinal, ele tem um nome (e trocentos anos de experiência) a zelar!

Me lembrei na mesma hora de uma pergunta do Adriano em um tópico onde o Cigano desmontou , limpou e montou um relógio que agora não me lembro.

O Adriano perguntou se ele não desmontava a pedra e contra pedra do antichoque ... dizendo que era importante etc e tal ... na hora pensei ... pô, que rigorismo do Adriano! Deve ser super difícil "entrar" sujeira lá ... o troço é virtualmente quase lacrado pela contra pedra! E, ainda por cima, um pivô super fininho .. que diferença iria fazer pra um hobista como nós alguns microsegundos a mais ou a menos? ??? Claro que se fosse um profissa isto faria sentido mas pra amadores como a gente ... que diferença faria? ??? LEDO ENGANO!

Quando o Derly desmontou, limpou e lubrificou, vi que FAZ TODA A DIFERENÇA ... PRA MIM, UM DETALHEZINHO DE NADA!

No final da PRECIOSA AULA, o Derly me disse que faria somente na parte de cima e que eu deveria fazer o mesmo na parte de baixo da roda do balanço. Comecei a rir ... pô Derly, acho que nunca conseguirei montar esse troço de novo ... isto se não perder a contra pedra na hora da limpeza kkkkkkk!

É nestas horas que a gente conhece um cabra bão (como diz o Xerife Flávio) ... ele me disse que havia me ensinado e portanto eu sabia ... o que não tinha era prática!
Abriu uma gaveta da sua bancada, tirou de lá um pacotinho com uma porrada de pedras e contra pedras e me deu dizendo ... leva aí de presente pra você treinar ... se perder, tem algumas aí pra substituir! Minha cara caiu no chão de tão sem graça! :-[ :-[

Pô, cheguei lá no meio da tarde, o sujeito com a bancada cheia de serviço pra fazer, parou tudo pra me ensinar ... uma aula de encher os olhos ... só faltou pegar na minha mão pra ensinar a tirar e por de volta a mola da contra pedra ... isso sem falar na limpeza "artesanal" a pedido meu ... insisto, sempre dizendo que aquela não era a forma correta de se fazer o serviço ... e ainda por cima um valioso presente pra treinamento!

Rapaz, fiquei pensando ... somente numa profissão quase extinta, ainda pode existir um profissional de grande competência como o Derly, pra ter uma atitude destas! Não é atoa que o Xerife, lá do alto de toda sua sabedoria, confia no "cabra"! Ele é muito bom mesmo ... em relojoaria eu já sabia, até pelo que sempre me disse meu "tutor", o Gabriel ... mas como professor, fiquei sabendo ontem!

OBRIGADO PELA FANTÁSTICA E PACIENTE AULA, DERLY! Te devo esta! ;) ;) ;)

Uma pena que ele não participe deste forum ... seria uma contribuição fantástica não só pros profissionais daqui mas também, e principalmente, pros amadores/hobistas como eu!

Portanto, fica aqui minha dica pra turma hobista ... percam o medo e mandem bala no antichoque também. Se precisarem de contra pedras, acho que terei algumas ainda  ;D ;D ;D

Abração pra todos,
Lourival


27
Botequim / O Advogado ...
« Online: 01 Agosto 2012 às 19:25:48 »
O ADVOGADO!


Um advogado estacionou seu Mercedes novo em folha na frente de seu escritório, pronto para mostrá-lo para seus colegas.

Logo que ele abriu a porta para sair, um caminhão passou raspando e arrancou completamente a porta.

O advogado, atordoado, usou imediatamente o seu telefone celular, discou 190 e, dentro de minutos, um policial chegou.

Antes que o policial tivesse uma oportunidade de fazer qualquer pergunta, o advogado começou a gritar histericamente que a Mercedes, que ele tinha comprado no dia anterior, estava agora totalmente arruinada, e nunca mais seria a mesma.

Iria processar o motorista, Deus e o mundo, fazer e acontecer, afinal, era doutor, etc...

Quando o advogado, finalmente, se acalmou, o policial agitou sua cabeça em desgosto e descrença.

- Eu não posso acreditar no quão materialistas vocês advogados são, disse ele

- Vocês são tão focados em suas posses que não notam mais nada ...

- Como você pode dizer tal coisa? O Sr. tem noção do valor de uma Mercedes? pergunta o advogado.

E o policial respondeu:

- Você não percebeu que perdeu metade do seu braço esquerdo? Está faltando do cotovelo pra baixo. Ele deve ter sido arrancado quando o caminhão bateu em você!

E o advogado olhando atônito grita ...

- Puta que pariu ...  Meu Rolex !!!!   :D :D :D






28
Fórum principal / Dúvida besta: como esta roda é cravada no eixo?
« Online: 01 Agosto 2012 às 12:09:30 »
Boa tarde a todos,
só por curiosidade, gostaria de saber como esta roda é cravada no eixo.
Em relógios de bolso e pulso eu sei que são cravadas "por pressão"  ??? (na falta de termo melhor)
Me corrijam se falar bobagem ... o eixo é colocado na punçoneira até que o pinhão se apoie na base, a roda é então encaixada por cima e, com a punção adequada (diga-se de passagem, não sei qual ...), pressiona-se a roda até ela encostar no pinhão  ... é isso mesmo?

Mas esta roda, de um lado parece que foi cravada por pressão e do outro parece ter sido rebitada ...  ??? ??? ??? ???
Vejam as fotos:
Nesta foto parece que foi cravada por pressão ... e pelo jeito, na porrada!  :P :P :P



E nesta foto, parece ter sido rebitada ....



Afinal, como isto é feito?

29
Fórum principal / Turbilhão ...
« Online: 20 Julho 2012 às 08:34:59 »
Sou fã desse cara ... acho ele foda demais da conta!
http://youtu.be/_qTFz4iaEeo

31
Botequim / Solstício ... dúvida besta!
« Online: 20 Junho 2012 às 13:32:55 »
Sei que a pergunta não tem nada com relojoaria ou relógios mas sobre tempo  ...
Existe dois solstícios ... o de verão, onde o dia é o mais longo do ano e o de inverno, onde a noite é a mais longa do ano ... aqui vai a dúvida.
O solstício de verão do hemisfério norte corresponde (acontece no mesmo dia) ao solstício de inverno no hemisfério sul?  ???

32
Fórum principal / Site Miyota ... dúvida besta ...
« Online: 15 Junho 2012 às 12:19:12 »
Boa tarde,
estou a procura de informações sobre movimentos Miyota e toda vez que procuro no Google aparece este ...."http://www.citizen.co.jp/miyota_mvt/info/index.html" ... a Miyota é da Citizen?

33
Fórum principal / Baterias
« Online: 12 Junho 2012 às 08:21:43 »
Bom dia a todos,
alguém aqui saberia de um site com informações sobre baterias utilizadas em relógios? Coisa do tipo características, equivalências, tensão etc tc
Desde já agradeço,
abraço a todos,
Lourival

34
Fórum principal / Glossário relojoaria
« Online: 30 Maio 2012 às 15:26:47 »
alguém aqui sabe onde encontrar um glossário de relojoaria com traduções para italiano e espanhol?

35
Fórum principal / Calibre de relógio Orient ... é isso?
« Online: 29 Maio 2012 às 08:46:26 »
Bom dia a todos,
ganhei de presente de um amigo um "velho" relógio Orient automático que ele ganhou aos 16 anos!
O relógio está todo arranhado ... caixa e vidro muito riscados!
Abri a tampa, retirei a massa oscilante e dei corda direto com uma chavinha de fenda e o danado começou a funcionar na mesma hora.
Gostaria de mais informações a respeito deste calibre mas não achei nada no São Google ...
Na tampa está escrito: IA 469210-4B CA ... isto é o calibre deste movimento? Alguém sabe onde posso achar informações sobre ele? Algo como manuais de serviço, descrição do movimento etc. ???
Abraços,
Lourival

36
Fórum principal / Videos legais
« Online: 24 Maio 2012 às 20:48:11 »
Boa noite a todos,
não sei se já haviam visto ... achei legal.
Algumas coisas eu não sei se faria do jeito dele, como por exemplo, tacar uma escova de dentes na âncora !!! ... mas, de qualquer forma, achei bacana ;) Pelo menos pra quem, como eu, tá começando!

http://www.youtube.com/watch?v=muRpI4bkmPU&feature=channel&list=UL


Abraços
Lourival

37
Fórum principal / Teste de compartilhamento de arquivos PDF
« Online: 18 Maio 2012 às 10:04:19 »
Bom dia a todos,
estou tentando disponibilizar um arquivo PDF para o grupo e estou fazendo um teste com o Google Drive.
Peço aos colegas que tentem baixar o arquivo e respondam a este email dizendo se conseguiram ou não ...
Caso consigam, peço ao Xerife Flávio que me mande o arquivo dele para eu poder liberar pro grupo.
Abraço e desde já agradeço a todos que ajudarem nesta empreitada,
Lourival


O link pra download é: https://docs.google.com/open?id=0BxcwvZ5ahRwRTU5pVEJ4WW4zNGs

39
Bom dia a todos, vejam esta matéria que saiu no "Estrago de Minas Gerais" ... manutenção do relógio com mais de 200 anos de idade da torre da igreja de Nossa Senhora do Carmo em Sabará!
Gostaria de ter visto o desmonte ... e quem sabe até ajudado como voluntário  :D :D :D Teria sido um prazer  ;) ;) ;)

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/03/13/interna_gerais,283054/manutencao-de-relogio-ajuda-a-preservar-a-historia-de-sabara.shtml

Abraço a todos,
Lourival

40
Botequim / Artigo do Maganize de la haute horlogerie
« Online: 08 Março 2012 às 10:47:00 »
Olha os caras de olho no Brasil  ...  :D :D :D Quem sabe agora não aparecem alguns cursos de relojoaria para pobres mortais!

http://journal.hautehorlogerie.org/en/from-our-correspondents/america/brazils-virgin-territory-3319/

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 6