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Tópicos - ogum777

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Fórum principal / sugestão de militar/flieger pro dia a dia
« Online: 02 Julho 2013 às 12:45:55 »
olás pessoas sábias!

estou caçando algum relógio de alta visibilidade. diâmetro grande, preferencialmente com numerais arábicos, iluminados.

movimento mecânico. resistência à água de no mínimo uns 50 mts, prefericalmente de 100 e acima. se tivesse coroa rosqueada melhor ainda!

e preço não muito alto, pq é pra usar no dia a dia mesmo, em sp.

nenhuma marca especialmente desejada, mas nada que desmonte sozinho, é claro.

alguém tem alguma sugestão?

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Fórum principal / dúvida orient poseidon: escolha de idioma do dia
« Online: 13 Junho 2013 às 12:04:21 »
olás!

desculpem se essa informação está em outro lugar. não achei.
tenho um poseidon, estou adorando usar.

mas...

a forma de escolha de dia da semana é um saco! esse troço de ir e voltar no horário está me dando nos nervos, pois não consigo mudar o idioma. quando penso que regulei par ao segundo idioma e avanço os ponteiros pra chegar à hora certa, el volta ao idioma anterior.

estou fazendo alguma coisa errada? estou seguindo o mmanual, mas não tem dado certo.

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Fórum principal / beuchat
« Online: 06 Junho 2013 às 14:01:01 »
pessoas!

alguém tem infos acerca da confiabilidade dessa marca francesa de relógios de mergulho, a beuchat?

site:
http://www.beuchat.com/


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Fórum principal / seiko 6119-8090 - acrílico?
« Online: 12 Maio 2013 às 14:26:32 »
olás!

hoje me caiu nas mãos um seiko 6119-8080, como o da foto abaixo -  meu está um pouco melhor, mas não muuuuuito melhor..

pela numeração, é de julho de 1969, ou seja, alguns meses mais velho que eu.

está funcionando, embora eu não consiga mudar a data, o que deve ser solucionado na revisão. o dia da semana é girando os ponteiros, conforme infos sobre o movimento. o bracelete - bem vagabundo - não é original e será substituído por alguma pulseira de couro, mais pra frente.

a minha dúvida: acharei acrílico para ele?

uma foto de um semelhante, mas não o meu:


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Fórum principal / o workhorse definitivo?
« Online: 05 Maio 2013 às 15:03:32 »
workhorse é um termo normalmente usado praquilo que é: confiável e funcional, e costuma ser barato também.

no mundo das bikes, é o quadro em aço liga 4130, cromo-molibdênio. dura uma eternidade, e se rachou, solda-se na esquina, em qq boca de proco.

em relojoaria - falo dos mecânicos - temos alguns movimentos candidatos a isso. 7s26 e assemelhados da seiko, eta 2824 e etc, e claro, miyota 82XX, da citizen.

esse último talvez seja o mais usado pelo mundo. tem um sistema de carregamento de corda unidirecional que é simples, e eficiente. muito eficiente. e um sistema de proteção, parashock, tido como eficiente.

mas dá pra dizer que é o workhorse definitivo? numpost no equation of time, um fórum gringo, um forista fez uma ampla análise. colo aqui. dá pra concordar com ele? essa é q questão.

Miyota 8200 - The Ultimate Workhorse? (Part 1)
It's the same motor that powers your Magrette, your Armida, your Invicta, your ProMaster and many others including German made wristwatch! It may not be so beautiful to behold, but like the other Japanese watch maker, engineering and technology is its priority. Like its contemporary, the Seiko Watch Co., Citizen Watch Co. had come a long way and perfected their engineering prowess in watch making and produced several chronometer models that proved to be among the Japanese' finest.

The Caliber 8200 is the longest running caliber in the production line, probably the most abundant caliber ever produced of all watch brands combined. It spanned about three and a half decades and still being produced to this day. Though it came with different versions it remained without any modification from the start and proved to be well-engineered, very accurate, very durable, and most of all, economical. So, that's how the game is played. In order to stay abreast, keep a low profile, remain the same, and carry a big tic-tac.

Seiko reaped the fruit of patience and perseverance and now they have the technology that tipped the balance. For Citizen, the new caliber 9015 is just the resumption of fine engineering they were doing in the mid-20th century and until now they are concentrating on their equally pioneering technology: Eco-Drive. But it is electronic and the clamor for the revival of mechanical watches is growing more and more everyday. I am just hoping that Citizen regains enough resources and follow suit with a different approach: the Ultimate Mechanical Technology at half the price. Let's all cross our fingers

Split personalities? The Miyota Cal. 82XX is the same caliber with several designations. 8200 is a 21-Jewels, 21,600 vph., day/date, automatic movement with manual-wind provision. 8203 is a 21-Jewels, 21,600 vph., day/date, automatic movement with manual-wind provision. 8205 is a 21-Jewels, 21,600 vph., date, automatic movement with manual-wind provision. 8210 is a 21-Jewels, 21,600 vph., date, automatic movement with manual-wind provision. 8215 is a 21-Jewels, 21,600 vph., date, automatic movement with manual-wind provision. Can you spot the difference?





With the rotor out of the way, a very neat movement comes into view. Held by just three screws, the power train bridge holds both the power train mechanism and the automatic mechanism. One nit, you must disturb the power train mechanism when replacing the auto-ratchet wheel. If you work like a wispher you may be able put the bridge back without a sweat.



Citizen opted to integrate the chapter ring onto the dial. The paint on the dial is a true matt black due to the use of a pitch black pigment that almost absorb light. A good choice of material here. The markers are raised with lumes bounded by chromed edges. The hour hand and minute hand and the seconds hand is unique to this particular dive watch model. Note that the red painted seconds hand is a replacement of the ruined original.



The calendar font is also unique to the caliber 82XX. I can tell if a watch is powered by a Miyota. The calendar mechanism incorporates two animal-shaped components: the swan lever (yellow arrow) that advances the the calendar wheels, and the nessy lever (red arrow) that acts as spring for the swan lever.





The swan and the nessy out of the loch. Note the swan-like shape of the manual advancer for the calendar wheels (right). It is actuated by the clutch wheel that has two tabs that when turned rocks the advancer lever. The lever on the left is a spring that repositions the advancer lever to its rest position clearing the way of the teeth of the calendar wheels. I call it nessy as it resembles the head of the Loch Ness Monster. Note the other head sometimes breaks at the location pointed by the yellow arrow. I've encountered about a dozen of this breakage already and the wandering break-away head often binds everything under the dial rendering a malfunction.



The set mechanism, all made of stamped steel, is straightforward in design and is simple and very efficient. The yellow arrow points to the set lever, set in place by a robust set lever spring (blue arrow). The yoke (red arrow) is not tensioned by a spring but operated by the set lever pin sliding in a guide slot. Note the clutch wheel below in its adjusting position. The swan lever is shown in place (green arrow) and the spring lever (cyan arrow).



The power train bridge is a single piece, robust and properly designed. Red arrow point to a full bearing of 14 miniature steel balls without spacers in between them. Yellow arrow points to the tension spring for the floating seconds pinion. Blue arrow points to the barrel arbor pivot, worth mentioning since it did not indicate any wear after about 34 years of continuous work. This is where all other designs fail due to wear and affects the movements performance greatly. Wearing of this hole would bind the barrel wheel against the bridge and the main plate. I never encountered such problem on all 8200's that I've worked with.



The power train layout is carefully thought of and the spaces are maximized paving way for an optimized layout. There are no negative (unused) spaces. The yellow axis denotes the crown down position and the red axis denotes the common axis of the three centers of the balance wheel, pallet fork and the escape wheel. In a crown down or crown up position, the pallet fork is in equilibrum minimizing, if not eliminating, positional and beat errors. The barrel is big enough to keep it running for 45 hours. What is notable with it is it keeps the 8200 isochronized well within 24 hours. Accidental or smart engineering?


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Botequim / discriminação
« Online: 21 Março 2013 às 15:53:49 »
olhem só a historieta. discriminação ocorrida comigo, segunda feira passada, na frente de uma relojoaria.

a relojoaria em questão é a new look time. não fui discriminado por funcionário da loja, mas por segurança da galeria onde ela se encontra.

princípio da tarde. eu voltava de uma aula do doutorado. estava eu com minha bicicleta - para constar, uma surly long haul trucker toda deore, uma bicicleta de cicloturismo, e, como tal, sem suspensões ou freiso a disco, comuns em bicicletas acima de 2000 reais mas mais baratas que minha lht.

eu empurrava a bicicleta pela rua. sim, caminhando pelo calçado, paro em frente da loja par aobservar uns modelos da orient. tinha a intenção de adquirir um.

mas claro, eu segurava uma bicicleta, que possui bagageiros atrás e na frente. não estava de terno. estava de jeans. segurando uma bicicleta.

não precisa dizer que o segurança da galeria onde está a loja escorraçou-me dali, para minha surpresa.

supresa mesmo, pois pouco antes eu havia passado por outras duas galerias, uma nas quais eu havia visitado diversas lojas de máquinas fotográficas analógicas - vou revisar uma lendária oly om-1.

claro, o motivo pelo qual fui escorraçado foi estar segurando uma bicicleta. e uma bicicleta que, para o olhar leigo, é uma bicicleta de carga.

buenas, fica o relato, pra saberem como uma loja perdeu uma possível compra, em razão do mau tratamento dum funcionário - um segurança com sotaque estrangeiro - que externou seus preconceitos.


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http://br.financas.yahoo.com/noticias/setor-relojoaria-atrai-vez-jovens-123007261.html


Setor de relojoaria atrai cada vez mais jovens suíços ao mercado de trabalho


EFE Brasil – 6 horas atrás

Genebra, 14 fev (EFE).- O setor de relojoaria continua despertando grande interesse nos jovens suíços, que, diante da possibilidade de se garantir no mercado de trabalho, acabam esgotando as vagas nas escolas relojoeiras do país.

Somente no ano de 2012, quando o setor voltou a quebrar recordes, esses centros de formação acolheram um total de 463 novos alunos, o que representa uma procura de 9% a mais que no ano de 2011.

Uma pesquisa da Convenção Patronal da Indústria Relojoeira Suíça (CP) aponta que esta procura está diretamente relacionada com o avanço do setor, já que as empresas necessitarão formar e recrutar pelo menos 3,2 mil novos colaboradores até 2016.

Atualmente, cerca de 2 mil aprendizes estão matriculados em cursos de formação que garantem que suas competências e também se adequam ao tipo de empregados que as empresas relojoeiras buscam.

O número de diplomas outorgados a aprendizes de profissões relacionadas com a relojoaria aumentou um 15% no último ano.

"A relojoaria suíça constitui um viveiro que gerou cerca de 3 mil postos de trabalho apenas em 2012, sendo que atualmente o setor emprega mais de 50 mil pessoas no país", apontou a patronal relojoeira.

Embora as perspectivas positivas acabem incentivando os jovens a escolher a relojoaria como profissão, nem todas as suas vertentes possuem essa grande procura.

A formação "profissional" é a mais popular entre os novos estudantes, pois os mesmos adquirem os conhecimentos para trabalhar com todo tipo de relógios (eletrônicos ou mecânicos), controlar a qualidade nos diferentes períodos de produção e corrigir os eventuais defeitos.

Esses são tidos como os profissionais mais polivalentes nesse meio, já que são capazes de assumir todas as operações, que vão desde a produção (montagem, colocação das agulhas e esferas, embalagem e regulagem) até o trabalho particular de relógios de alta gama e fabricados em pequenas séries.

No entanto, outras especialidades, como a de relojoeiro industrial, reparador, polidor e desenhista-construtor não registraram o mesmo aumento no número de matriculas.

Alheio aos embates da crise econômica internacional, o valor das exportações de relógios manufaturados na Suíça aumentou 10,9% em 2012, sendo que o conjunto do setor obteve lucros superiores aos 17,4 bilhões de euro.

"Em um contexto econômico muito pouco propício, a relojoaria suíça registrou um bom crescimento durante o ano 2012. Segundo a Federação de Relojoeiros da Suíça, o ano 2013 deverá manter este mesmo nível de crescimento. EFE

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Fórum principal / O Diver Genérico
« Online: 09 Fevereiro 2013 às 13:24:45 »
fuçando divers na net descobri um diver genérico.

vejam, não é uma cópia do rolex sub. rolex sub tem o design mais copiado do mundo, com certeza, e com cópias apresentadas por zilhões de fabricantes sob o eufemismo da "hommage".

é o inverso disso que eu estou citando.

acredito que tenha pelo menos uma caixa que seja fornecida com cristal (às vezes safira), bezel, e dial com marca colocada pelo encomendante (um comerciante VAR) por um produtor OEM.

o produtor OEM fabrica coisas a pedido de comerciantes (Value Added Resseler- VAR) que colocam suas marcas e vendem o produto, normalmente em outros países.

no mundo das bicicletas isso é pra lá de comum. a giant começou coo fabricnate OEM pra schwinn em 1972 e só lançou bike com marca giant em 1986 - e na época com fama de coisa barata e ruim, embora não fosse ruim, só barata - e hoje a marca "giant" é respeitadíssima mesmo por gente que há 20 ou 30 anos virasse a cara pra essa marca.

tem um diver que foi e é oferecido por diversas marcas, ora com movimentos a quartz, ora com movimentos mecânicos - normalmente miyota 8215, apenas data, sem indicação de dia da semana, carregamento por sistema unidirecional, corda manual também, sem hack, +/- 15s dia - e quase sempre com o mesmo dial, mudando apenas a marca do vendedor.

é anunciado com resistência de 300 a 1000 mts. possui válvula de hélio, manual.

aí o detalhe interessante. há alguns anos a mesma caixa aparecia sem a válvula de hélio. depois com a válvula de hélio.

a coroa, às 4 horas, é diferente da segunda coroa da válvula de hélio, às 9 hs. são coroas com acabamento diferente. e o interessante é que esse detalhe permanece em todas as versões que encontramos por aí...

meu palpite é que o desenho original teve a válvula de hélio acrescentada depois.

outro detalhe é a pintura do mostrador. com detalhes idênticos.... ponteiros costumam ser os mesmos também igualmente usado em outros modelos citizen.

vou usar fotos que não são minha, são de fóruns gringos.



aqui em cima a caixa com o movimento miyota. notem a diferença de acabamento das duas coroas. embaixo, a caixa sem o movimento:



aqui o relógio com uma marca que não reconheço:




aqui como all purpose diver 1k pela deep blue:


aqui como t0046 pela tauchmeister:


aqui como poseidon 1000mts dive watch:


no link abaixo o vídeo de um desses relógios ao sair de um micro-ondas. o dono antes havia testado-junto com outros, numa máquina de lavar roupas: choques, água quente, sabão... e ainda funcionando. não sei quanto tempo no micro-ondas.

http://www.youtube.com/watch?v=iI2JCytkBsM

notem o mesmo desenho de caixa, o mesmo detalhe das coroas com acabamento diferente, notem o detalhe no dial dos marcadores de 6 e 12 horas, notem os ponteiros.

esse relógio aparece com dial preto, amarelo, azul, laranja e também luminoso. sempre nas mesmas dimensões.

varia a marca colocada no dia. varia o movimento. variam as pulseiras (quse sempre em borracha e parecidos). varia o desenho da tampa da caixa.

o preço sempre aparecem em torno de 150 dólares por aí.

em um fórum gringo um usuário diz ter usado um por cerca de 10 anos em cerca de 250 mergulhos, mas nenhum deles além de 50 mts de profundidade. o exemplar dele tem movimento a quartz, está na terceira bateria. diz que prefere esse relógio no mergulho pq não tem coragem de meter um relógio melhor pra bater em pedras, arrastar na areia e etc debaixo da água.

o interessante é que é sempre comercializado sob marcas registradas na europa (cressi, p. ex) ou nos estados unidos (deep blue, p. ex). lembrando que tauchmeister é marca registrada na alemanha (embora seus reloginhos sejam asiáticos).

mas é quase certeza que é fabricado na ásia. os movimentos são asiáticos, quase sempre miyota.

mas quem está fazendo essa caixa? a caixa parece ser resistente. não encontrei reclamações de alagamento, que podem não existir pois:

1. realmente a caixa não alaga.

2. a caixa pode não ter essa resistência toda, mas ninguém colocou à prova além da pressão de umas 10 atm, ou uns 100 mts de profundidade.

há variações com outros mostradores, normalmente com um lume melhor que esse fornecido genericamente. e os ponteiros da citizen sempre com lume melhor.

pra mim isso é uma curiosidade. é o rolex sub ao contrário. rolex sub só tem um fabricante original, com marca própria, e um zilhão de cópias por outros fabricantes. esse aí parece ter um único fabricante, e um zilhão de marcas... e deve ter umcusto de produção tão baixo que não vale à pena copiar, basta encomendar do fabricante.

alguém tem ideia de quem pode estar fabricante esse relógio, o fabricante OEM original?

mas com certeza esse modelo de fabricação deve permanecer.

com essa onda de relógios com marca de roupas (fossil, guess e etc) e com essas pessoas que pagam 1800 pilas num objeto que supostamente mostra horas - que lá fora custa uns 80 doletas - e já se prendeu quadrilha que assaltava e levava esses troços (michael kors!!!!!!), não seria de estranhar aparecer no mercado um produto assim.




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Fórum principal / [REVIEW] Citizen NY 0040
« Online: 16 Janeiro 2013 às 19:55:33 »
Aqui nesse Fórum não achei informações sobre esse relógio antes de comprá-lo; Infelizmente faltam reviews de relógios mais baratos, mais comuns. Talvez por que ninguém tenha se predisposto a escrever sobre eles, comuns que sejam na coleção de muita gente.

Mas fiz apenas uma pequena análise pós compra e com pelo menos uns 20 dias de uso de um diver com certificação ISO 6245 dos mais baratos do mercado. Eu comprei num site de compras pela internet, depois de planejar - sem nunca ir adiante - durante mais de um ano. Tinha vontade de ter um, mas tendo outros relógios fui protelando até que fiz a compra por impulso. Não me arrependi nem um pouco.



Fiz fotos simples, apenas para ilustrar. Não achei fotos na internet, mesmo entre as mais bem batidas, que retratem bem o relógio. Recomendo olhar o relógio em mãos, muito mais bonito que em qualquer fotografia.

O relógio veio numa bela caixa branca, com os manuais e certificado de garantia internacional.

O NY0040 é um diver produzido pela Citizen há pelo menos 15 anos, senão mais. Possui algumas variações de cor do dial, sendo mais comum o dial preto, com o meu, mas existindo também com dial azul, amarelo e com tratamento refletivo. Há algumas variações, como o  NY0045, que possui detalhes dourados no bezel e dial preto, e NY0046, igualmente com detalhes dourados mas dial luminescente.

Uma das características marcantes - e desejadas por mim - é o fato de que o NY0040 é um destro/lefty watch, um relógio cuja coroa está ao lado esquerdo de quem olha o relógio, e não no lado direito. Tradicionalmente relógios possuem coroa no lado direito, à posição de 3 horas, desde a época em que eram em sua grande maioria acionados por corda manual, pelo menos diariamente.

Mas, já depois do surgimento dos relógios de pulso com corda automática, e o aumento de tamanho das caixas para serem resistentes à profundidade, começou a ser desejável possuir o relógio coroas em outros locais, de modo a não pressionar o dorso da mão, quando movimentada.



Até onde sei, coube à Panerai produzir os primeiros relógios de mergulho com coroa à esquerda, nos anos 50 ou 60. Não consegui descobrir qual foi o primeiro modelo com essa característica, ainda.

Mas a indústria japonesa não se furtou às inovações, de modo que é bem antigo o uso de coroa às 4 horas pela Seiko em diversos relógios, por exemplo. Às 4 hs, o conforto aumenta bastante. Mas não tanto quanto possuir a coroa no outro lado do relógio.

Mas vamos ao NY0040.

Meu exemplar veio equipado com pulseira em borracha, com a marcação "N.D limits" e a tabelinha. Pulseira comum a diversos relógios da citizen. Possui dial preto.

O relógio possui a coroa às 8 horas.

De garra a garra possui 47 mms e mede 42mms de largura, excluída a coroa. Portanto, é um relógio de tamanho médio. Garras com espaço para pulseiras de 20mm.

Possui 12mm de altura.

O cristal, mineral,  é plano, estando no mesmo nível do bezel. Tem 32mm de diâmetro aparente.

O dial é preto, liso. Com os dizeres "citizen" e "automatic", em branco, e o logo, em vermelho, na parte de cima do dial.
Abaixo, em branco, os dizeres "diver´s"  "water resist", e em vermelho, "200m".

Ao pé do dial, visível apenas com lupa, a sigla "N-8203-815869-KA".

O dial possui marcação luminosa em todas as indicações de hora. circulares as 1, 2, 4, 5, 7, 8 10 e 11 hs.
Marcações retangulares ou trapezoidais a 3, 6 9 e 12 hs.



Aqui um detalhe. tendo janela para data e dia no dial, mesmo assim possui marcação luminosa a 3 horas. Essa marcação não existe em meus outros divers que possuem janela pra data e dia.

Todas as marcações luminosas são emolduradas em detalhes cromados, assim como são cromados os 3 ponteiros, que possuem lume.

O segundeiro possui lume oposto à ponta.

O anel que circunda o dial é preto, com marcação dos minutos.

O bezel tem algumas características interessantes. primeiro é que as ranhuras de pega não cobrem toda a circularidade, mas existem apenas entre os locais onde se marcam as dezenas de minutos. assim, sobre as marcações no bezel de 10, 20, 30, 40, 50 e 60/0 o bezel é liso.

Possui o bezel marcação de minuto a minuto, e não apenas nos primeiros 15 minutos. Há lume na marcação triangular de 60/0 minutos, devidamente protegido por lente.

O decalque de marcação é um aro metálico com fundo preto e marcações na cor do metal.

Possui 60 clicks, não é exatamente suave ao girar mas, no meu exemplar, as marcações coincidem perfeitamente.

A caixa do relógio possui um desenho bem limpo. Na largura não ultrapassa o bezel. Possui tratamento escovado em cima e polido embaixo, sendo que dada a curvatura do fundo subindo para as laterais, esse tratamento polido atinge as laterais.

A tampa sobressai-se ao fundo. O bastante para ultrapassar as garras que prendem a pulseira, mesmo estas sendo curvadas.

A tampa é igualmente polida, sem algum desenho bonito como o tsunami da Seiko, msas apenas com o logo da linha Promaster, mas possui todas as informações que dela devem constar.



O relógio é equipado com movimento Miyota 8203 (o mesmo que equipa o NY0054 e o Autozilla, entr eoutros relógios). Lembrando que Miyota é empresa do grupo Citizen, dedicada à fabricação de movimentos mecânicos e a quartz.

8203 é a versão atual da linha 82XX, em produção desde 1977 e derivada de algum movimento bem mais antigo, da época em que se colocava o segundeiro deslocado do centro do relógio. Um desmonte de uma das versões desse movimento foi bem retratado nesse fórum, pelo Cigano, aliás, muito bem. Está nesse link:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=7877.0

É, portanto, um movimento com segundeiro indireto. Indica data e dia da semana, essa segunda indicação em duas línguas: inglês e japonês.

A carga da corda se dá por mecanismo unidirecional. Ou seja, a massa oscilante carrega corda quando deslocada apenas em uma direção, indo livremente para a outra direção. É um sistema bem simples e muito eficiente de carga automática da corda.

Além desse sistema, é possível também se dar corda manualmente, pela coroa.

a coroa possui boa pega, sendo rosqueada, protegida por discretas guardas, bem integradas aos desenho da caixa.

O mecanismo não tem função hack, de parada do segundeiro.

A coroa possui os seguintes estágios:

a. apenas desrosqueada, é possível dar corda.

b. no segundo estágio, acerta-se data e dia da semana. Para cima, ajusta-se data. Para baixo, ajusta-se dia da semana.

c. no terceiro estágio, acerta-se a hora.

O movimento possui 21 rubis e 21.600 vph, com 45 hs de carga. +/-15s, segudno o fabricante.

É um movimento usado por diversos fabricantes, uma vez que  a Miyota vende esses movimentos a terceiros. E possui seus entusiastas. Tem fama de resistente, de ser um workhorse.

No link abaixo, em inglês, o desmonte comentado de um movimento semelhante, da linha 82XX, com 34 anos de uso. Recomendo se associar ao fórum para ver as fotografias deste desmonte.

http://www.equationoftime.com/forums/showthread.php?32895-Miyota-8200-The-Ultimate-Workhorse-(Part-1)&p=248110

No pulso o relógio revelou-se extremamente confortável. Usei durante 21 ou 22 dias direto, tirando-o no banho e apenas numa noite para dormir. De resto, ele permaneceu no pulso enquanto eu viajava. Entrou no mar, acompanhou uns 400 kms pedalados, pegou sol, chuva, lavou louça.

Em nenhum momento parou. Aliás, em 21 dias avançou cerca de 5 minutos em relação ao celular. Revelou-se extremamente legível no escuro, mesmo horas a pós o por do sol, numa pedalada que estendeu-se noite adentro.

Aliás, o relógio parece cumprir bem os pré-requisitos da norma ISO 6245. Creio que a predileção de muita gente - o que me inclui - por relógios com essa certificação,  ou mesmo os que apenas aparentam ser divers - se dá em razão do fato de que são relógios bem resistentes, pau pra toda obra, aguentando alguns abusos que outros relógios não aguentam.

Por outro lado, esse modelo da Citizen é muito bonito, sendo muito mais bonito ao vivo do que em fotografias. Não é um relógio fotogênico, daqueles lindos nos sites mas não tão bonitos no pulso. Neste modelo, se dá o inverso. Uma prima minha (que de relógios entende tanto quanto eu falo russo, ou seja, nada) pegou o relógio, olhou com cuidado e soltou essa pérola: "essa pulseira de borracha não combina com esse relógio, coloca uma daquelas pulseiras de ferro (sic) que ele é chic pra usar com terno". Talvez o que a tenha impressionado seja o detalhe das molduras cromadas para os marcadores de hora no dial.

Como citei antes, ele é vendido em diversas versões de cores do dial. Eventualmente é fornecido com bracelete metálico de elos e terminais dobrados, do tipo oyster, com extensão na fivela (clasp) para uso sobre a roupa de mergulho. Mas o mais comum é vir com a pulseira de borracha "nd limits" da citizen. Não tem logo na fivela, em inox. a borracha não é tão macia quanto numa pulseira Z da Seiko, mas possui no verso um revestimento quadriculado que deve evitar ou retardar o rasgamento.

Pretendo mais para frente equipá-lo com algum bracelete "aftermarket", com elos e terminais sólidos, ou adaptar algum bracelete de algum outro modelo da Citizen. Um detalhe, esse modelo, ao contrário do Seiko Monster (que possui praticamente as mesmas dimensões externas sendo apenas um pouco mais alto) não fica bem com bracelete de terminais retos.

Mas o fato é que esse relógio, extremamente confortável, tem frequentado bastante meu pulso. Tão confortável que diversas vezes esqueci-me de tirá-lo para dormir. Um relógio barato, bonito e bem confiável. Gostei.

   Resumo:

   Caixa: ótimo acabamento. Fosco/escovado em cima, polido no fundo.
   Pulseira: confortável, com fácil ajuste.
   Legibilidade: muito boa, adequada aos divers.
   Conforto: confortável e bem leve.
   Operação:  coroa de boa pega com boa corda.
   Mecanismo: carrega muito bem, sendo muito adequado ao uso diário.

   Ficha técnica:

   Relógio
   Modelo:  Citizen NY-0040
   Referência:  NY0040-09EB
   Material da caixa: aço inoxidável
   Material da pulseira: borracha preta
   Cristal: mineral plano  sem tratamento anti-reflexo
   Dimensões (diâmetro x altura): 42 x 12 mm
   Distância entre garras: 20mm
   Impermeabilidade: 200 metros
   Outras características: coroa rosqueada.

   Movimento
   Calibre: MIYOTA 8203
   Características: automático, calendário duplo, possibilidade de corda manual.
   Frequência: 21.600 a/h
   Número de rubis: 21
   Reserva de marcha: 45 horas

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Fórum principal / pulseira nato/zulu em são paulo. alguma dica?
« Online: 21 Dezembro 2012 às 13:25:09 »
olás!

alguém saberia dizer onde encontro pulseiras nato ou zulu em são paulo, pra pronta entrega?

(se o tópico for descabido, desculpem...)

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Fórum principal / coroa a 8 ou 9 horas
« Online: 25 Novembro 2012 às 22:02:12 »
olás! tenho uma pergunta pra conhecedores, e pq dela explico o causo.

ontem, de bicicleta (meu veículo diário), descendo uma longa avenida um tanto rápido (acho que uns 50 kms por hora) e um tanto ruim de asfalto, obviamente os braços tremeram bastante. bicicleta sem suspensão... não gosto de suspensões. ou seja, diariamente, é como se eu usasse de vez em quando uma britadeira...

bom, o fato é que o seiko skx007 vibrou tanto no pulso que a coroa a 3:45 machucou o dorso da mão. nessas situações, não adianta tentar colocar o relógio mais pra cima no braço, pq a vibração faz o relógio descer. qualquer relógio, com qualquer pulseira/bracelete, pois a parte mais fina do pulso está mais embaixo.

pois bem, coroas do outro lado me interessam. desde ontem, pra cicatrizar(ficou dolorido mesmo, tudo vermelho, não chegou a sangrar, mas machucou), estou com meu citizen ny0054, com coroa a 8 hs. não precisa dizer que comecei a sonhar com um ny0040 com bracelete... hehehehe

conheço tb com coroas às 9 o autozilla e seu irmão a quartz, o ecozilla.

ny0054, ny0040, ecozilla, autozilla... todos da citizen.

conhecem outros modelos, de outros fabricantes, com essa característica?

claro, se essa informação já existe em outro cando desse fantástico fórum, por favor me desculpem...

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Fórum principal / real bond nato
« Online: 31 Outubro 2012 às 12:29:20 »
achei esse artigo na net, achei interessante...

http://rolexblog.blogspot.com.br/2009/07/real-james-bond-watchstrap-comes-to.html

as cores da pulseira usada com orlex submariner por sean connery não são as habitualmente vendidas por aí....

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Fórum principal / o relógio e o tempo.
« Online: 16 Setembro 2012 às 16:21:30 »
pequenas divagações. espero que não achem superficiais.
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O tempo é algo que intriga os humanos desde a aurora da humanidade. Há milênios usamos marcações de tempo, observando a duração da luz nos dias, a posição das estrelas, as posições do sol, os ciclos lunares, os ciclos de fertilidade da terra, das mulheres, o ciclo da vida.

O tempo sempre intrigou o ser humano. Ainda não sabemos o que ele é de fato, senão um eterno continuum, algo que flui, sempre no mesmo ritmo, embora nossa percepção sobre ele mude tanto... Santo Agostinho, no livro XI das suas "Confissões", afirma: "Que é, pois, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; mas se quiser explicar a quem indaga, já não sei. Contudo, afirmo com certeza e sei que, se nada passasse, não haveria tempo passado; que se não houvesse os acontecimentos, não haveria tempo futuro; e que se nada existisse agora, não haveria tempo presente."

Só sabemos o que é o tempo pois o vemos passar. Vemos os ciclos da natureza, o grande passar do tempo, como todos os antigos, mas inventamos o ver o tempo passar nos períodos mais curtos, não mais de todo um dia, mas das suas divisões, as horas, os minutos, os segundos.

Vemos pois há o que nos permita ver: o relógio. Essa máquina que inventamos, nós, os humanos, para ver o tempo, para marcar o tempo que passa e nunca para, o tempo que sempre flui. Máquinas ora grandes para serem colocadas em torres e serem vistas a muita distância, ora pequenas para serem penduradas ao pulso, ou menores ainda incorporadas a outros instrumentos.

Essa máquina é o relógio, do latim horologium, o conhecimento das horas.As horas que passam sempre da mesma forma, embora um presidiário veja cada hora de espera na cela como um século, assim como um amante vê a mesma hora passada com a amada com um segundo, e em cada beijo a eternidade: "A eternidade estava em nossos lábios e olhos", disse Cleópatra sobre Marco Antonio, pela pena de Shakespeare (em "Antonio e Cleópatra).

Não sabemos o que é o tempo mas o vemos passar, solerte, diáfano, ora pesadamente, ora fluindo, escorrendo como água pelo meio dos dedos. Tempo que nos domina, e que sonhamos dominar ao inventar o relógio.

É isso o relógio: a máquina metafórica que exprime o desejo de dominar o tempo, dominar a vida, dominar a própria existência.

No andar do relógio vemos a vida passar. Aos pequenos saltos nos relógios digitais e nos relógios analógicos a quartzo, e fluindo progressivamente nos relógios mecânicos, alimentados pela própria vida, pela corda manual carregada pelos dedos, ou pela corda automática carregada pela vida em movimento no próprio corpo.


O relógio é isso. É a expressão do sonho humano em controlar o próprio destino, sonho que acaba por também expressar outras características tão humanas, como a perfeição, sempre tão uniforme na acurácia dos relógios a quartzo, e a imperfeição sempre tão variada e requerendo tanta tolerância como a imprecisão de muitos relógios mecânicos. Justamente por suas imperfeições tão variadas tantos atribuem "alma" aos relógios mecânicos, por neles enxergar as idiossincráticas imperfeições humanas.

Um relógio, afinal, não é apenas uma maquininha, mas a expressão dos nossos desejos, das nossas projeções, do que queremos parecer ser e do que queremos esconder ser, das nossas simulações e dissimulações, da nossa necessidade de imaginar controlar o que nos controla a todos: o tempo. Nada mais do que isso, mas nada menos do que isso.

Um relógio é um reflexo das nossas relações com o mundo, das nossas circunstâncias, das nossas condições de vida e da forma como nos relacionamos com elas. Reflexo da nossa alma, do nosso tempo, da nossa existência. E por isso sim, para os que prestam atenção, para os que tem olhos de ver, o relógio não é apenas uma maquininha, mas nosso espelho, nosso reflexo, não apenas do que queremos ser, mas do que somos, da soma do nosso tempo, dos dias vividos, do continuum que é o tempo, isto que pensamos conhecer mas não sabemos o que é, o senhor da nossa vida.

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Fórum principal / orient poseidon X orient m-force 200m diver
« Online: 12 Setembro 2012 às 11:24:20 »
olás!

gostaria de algumas opiniões dos colegas. estou planejando uma comprinha de final de ano, e estou entre dois modelos da orient.

um modelo é o brasileiríssimo orient poseidon, muito discutido nesse fórum. encontrado no mercado brasileiro em torno de 600 reais.

outro modelo é o orient 200m diver m-force, abaixo um link pra um review do yeoman:
http://yeomanseiko.com/2011/05/29/orient-m-force-200m-diver-el03002m/
esse modelo encontra-se no brasil a cerca de 1600 reais.

a diferença é de mil reais, mais do que o dobro, quase o triplo. mas o segundo modelo tem safira, um outro movimento, indicador de reserva de marcha e um bezel cjo "pip" luminescente encontra-se protegido, além da coroa a 4 horas. e é igeiramente menor que o poseidon.

a questão é: a diferença vale à pena? alguém tem esses dois modelos para estabelecer uma comparação? o que acham?

devo comprar com fundo preto. e vou usar bastante...

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Fórum principal / nato? zulu?
« Online: 17 Agosto 2012 às 12:51:38 »
olás!

estou sentido coceira pra botar uma pulseira nato ou zulu num diver, o citizen ny0054, 20mm - tb dá pra aproveitar nos montes que tenho. vai ser preta.

mas queria opiniões de vcs. vou comprar auqi no mercado nacional mesmo. das nato, as opções que tenho são:
- tss
- dievas

zulu tem da maratac.

claro, maratac me seduz, mas é zulu. nato tem fama de colocar o relógio onde se quer no pulso. zulu tb dá isso?

e vcs conhecem essas marcas, possuem essas ulseiras? alguém pode me dar um help?

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Fórum principal / seiko monster: resistência a choques
« Online: 09 Agosto 2012 às 20:51:42 »
olás!

desculpem se abro um tópico desnecessário, procurei e não achei muita coisa. alguém sabe dizer qual a resistência a choque, impacto, de um seiko monster?

a norma iso 6245 fala do impacto de um martelo de borracha de 3 kg a 4,43 mts/s.

mas anteontem eu tomei um tombaço de bicicleta. meu monster foi com todo o meu peso pro chão, tanto que arranhou a guarda de cima no asfalto. e o danado continua funcionando certinho, manteve carga da corda, não atrasou ou adiantou em relação `marcha que ele sempre teve.

pra terem ideia do tombo, rasgou a calça que usava e o joelho esquerdo tá inchado pra dedéu. estou na base dos anti-inflamatórios e só hoje consegui dobrar a perna como se deve.

claro que ele tem a resistência ditada pela norma iso. mas acho que vai muito além dela.

sinceramente fiquei impressionado com a resistência do mostrengo. fiquei mesmo. pqp!

uma hora levo em alguém pra dar uma polidinha nesses riscos, mas me tornei mais fã desse monstrinho. só faltava o 7s26 ter uma variação menor, né?

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Fórum principal / orient 487703 fundo branco precisando de reparos
« Online: 09 Março 2012 às 00:43:23 »
olás meus gurus das horas!

tenho já há algum tempo um orient 487703 - se fosse com fundo  preto seria um orient "subamriner" - comfundo branco. está parado. não carrega a corda, e o cristal tá meio riscado.

sabem onde posso levá-lo para uma recauchutagem em são paulo? devo ir à assistência técnica mesmo ou indicam algum relojoeiro bom e barato, que não tenha escrúpulos em trabalhar comm esse reloginho que não foi caro?

[]s

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Fórum principal / seiko antigo, oficina em são paulo
« Online: 12 Fevereiro 2012 às 00:04:42 »
olás!

uma amiga tem um seiko 7002 que era do pai dela. precisa de uma revisão, troca do cristal, e está com o indicador de dia da semana travado.

é um relógio do final dos 70.

alguém pode indicar um relojoeiro em sp, preferencialmente no centro? agradeço a indicação.

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Fórum principal / bracelete seiko skx007 elos e terminais sólidos
« Online: 30 Janeiro 2012 às 20:15:18 »
olás!

alguém sabe onde posso encontrar bracelete com elos e terminais sólidos para um seiko skx007 (22mm), aqui em são paulo? eu queria mesmo uma oyster, mas a essa altura tá valendo jubilee, president, e etc.

ou se alguém tiver uma usada, com elos e terminais sólidos disponível, e quiser entrar em contato, fique à vontade!

obrigado!

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Fórum principal / seiko skx007 vs. citizen ny0040
« Online: 25 Novembro 2011 às 17:26:22 »
olás!

aos entendidos, palpites, por favor!

em dúvida sobre um seiko skx007 e um citizen ny 0040

já tenho dois seiko monsters, um citizen ny 0054, e um orient que tá precisando de conserto.

mas estou planejando como torrar parte do 13º... heheheheheh

em dúvida sobre os dois modelos acima.

seiko skx007, um clássico, com máquina 7s26, conhecida de todos: sem corda manual ou parada do segundeiro, e confiável pra dedéu: pode confiar que vai adiantar todo dia, e não é lá muito preciso....coroa às 3:45,  iso diver 200 mts.

citizen ny 0040. um pouco menor (uns 2 ou 3 mm), com miyota 8203: não tem parada do segundeiro, mas tem corda manual. e é bem mais preciso (pelo menos o meu é) que os 7s26 (os dois que tenho tomam pau do citizen). coroa às 8 hs (gosto disso), iso diver 200 mts.

qual escolheriam?


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