Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - dwbr

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Laser Welding - Restauração?
« Online: 30 Janeiro 2014 às 04:38:56 »
Não encontrei nada mais específico aqui no FRM e creio ser interessante divulgar o método... Eu sei que relógio é para usar, mas aposto que tem muita gente aqui que sofre com riscos e batidas na caixa. Conhecer o tal método trouxe para mim, digamos, certa paz de espírito no uso diário.  :)

Muito já foi discutido no forum sobre o polimento da caixa e, obviamente, não há como negar que terá um desgaste de material em proporção direta com a maior profundidade do dano causado. No processo espera-se o mínimo de bom senso para saber até onde é possível ir, mas não é esse o objetivo do tópico. :)

Voltando ao assunto, o tal método de Laser Welding nada mais é do que soldagem com laser. Ou seja, depósito de metal (seja aço, ouro, titânio etc.) de maneira localizada e precisa. Pronto, se temos mais material disponível é possível um polimento que irá manter as dimensões e formas originais da caixa. A técnica não é nova, velha conhecida de joalheiros...

Fiquei impressionado com os resultados, principalmente quando é utilizado em conjunto com uma máquina de lapping para o acabamento angulado. :D Vejam só o que é possível fazer:









Vale a pena dar uma olhada pelo menos nestes dois sites:

http://hiro.alliancehorlogere.com/en/Under_the_Loupe/Case_restoring

http://www.classicwatchrepair.com/page4.html


Agora as perguntas... Fariam isso? Em qualquer relógio? Em um vintage? Para você, aumenta ou diminui o valor do conjunto? Lógico que não estou falando de relógios históricos e únicos, o ponto aqui é relógio de uso, mesmo que um vintage.

Já deixando minha resposta, eu faria e vou fazer em alguns membros menos críticos da coleção... Não tem preço ver um relógio voltar à velha forma dessa maneira. Para mim, lembrando que opinião é como bunda, um dial com patina fica lindo em uma caixa com cara de nova. :) Só atentem para o fato que uma restauração assim sempre deve ser comunicada em caso de negociações futuras... 






2
Fórum principal / IWC 3777 com ponteiro travando?
« Online: 22 Setembro 2012 às 02:53:46 »
Em vez de ir para o "Novas aquisições" esse vai para uma dúvida técnica... Peguei ontem esse IWC e chegando em casa achei MUITO estranho o comportamento do ponteiro de segundos com o cronógrafo ativo.
O modelo é um 3777 e o movimento é "baseado" (para não falar que é um de fato) no Valjoux 7750. Fiz até um video para ter certeza que não estou maluco antes de levar na IWC lá do JK.
Do lado está um Navitimer... http://www.youtube.com/watch?v=Xa2R72-G-GE&feature=g-upl

Estou vendo coisas ou está mesmo estranho? :)

Páginas: [1]