Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - alanpanizzi

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Technos skydiver com novo calibre
« Online: 18 Novembro 2021 às 16:32:00 »
Essa semana chegou um Skydiver clássico t20557s/9b de uma compra online e para a minha surpresa ele não possui o ponteiro de segundos. Não tinha percebido isso quando fiz a compra e cheguei a pensar que a coroa estava com problemas pois ela é saliente pra fora e não responde quando se gira. Só depois fui ler no manual que o horário é ajustado pressionando a coroa (os ponteiros correm rapidamente até a coroa ser solta). Fiquei um pouco desapontado pois nunca tive problemas com a máquina clássica do Skydiver, mas fiquei curioso sobre esse novo calibre. Me pergunto o motivo da Tecnhos ter trocado um movimento tão conhecido. Alguém tem alguma informação sobre esse novo calibre?

2
Sei que o tópico é estranho, mas vejam: Tudo começou com um pequeno Bulova Marine Star fabricado nos anos 90. Ele possui um mecanismo quartz com cronógrafo e alarme, é pequeno (aproximadamente 37mm) e possui a caixa e o bracelete bem datado. E o real é que gosto muito dele por tudo isso, mas faz alguns anos que ele morreu (um amigo relojoeiro disse que foi o circuito). Penso que o caminho natural seria discutir como consertar o bichano, mas eis que outro dia perguntei as horas para um amigo e ele disse: "não sei, uso esse relógio pois gosto dele, mas ele está sem pilha faz mais de ano" e isso ficou na cabeça, senti um pouco de ciúme pois lembrei do meu antigo Bulova, e me dei conta que gostaria de usá-lo por me sentir conectado ao relógio muito mais que por sua função instrumental. Sejamos francos, quem hoje em dia utiliza um relógio por "precisar" ver as horas. Até o momento ainda não o usei, pois me pego pensando que se alguém pedir a hora e eu tiver de dizer a mesma coisa que meu amigo eu ficaria um pouco corado de vergonha. Então deixo essa pequena história em aberto, quem sabe pra pensar um pouco no que nos faz realmente usar um relógio.

3
Fórum principal / Curiosidade: Afinal qual é a vida útil de um g-shock?
« Online: 17 Fevereiro 2020 às 21:02:01 »
Muitos já escutaram a tal conversa que após o apocalipse zumbi só retarão baratas o G-Shock. Sei bem das capacidade do bichano suportar pancadas. Contudo, no fundo quase todos eles ainda são excelentes relógios de resina. Até onde sei a resina é mais efêmera que inox, por exemplo. Então, Apenas por curiosidade, qual seria a estimativa de vida útil de um típico G-Shock?

4
Fórum principal / Pulseiras em "couro" veganas.
« Online: 29 Dezembro 2019 às 09:23:04 »
Bom dia colegas. Estou procurando por uma referência (marca, loja) de pulseiras de "couro" para relógios sociais que não usem matéria prima animal e que sejam de qualidade (confortável/durável). Eu conversei com o relojoeiro que me atende, mas a qualidade das pulseiras que ele conhece nesses requisitos é duvidosa. Então, será que existe alguma pulseira vegana de qualidade disponível no Brasil? abraços

5
Fórum principal / Epson (Orient) quartz atrasando
« Online: 14 Agosto 2019 às 16:07:32 »
Colegas, essa semana me dei conta que três relógios Orient meus, em diferentes momentos, apresentaram o mesmo defeito. Eles atrasam. Quero dizer com isso que eles funcionam normalmente a maior parte do tempo até que, do nada param, e depois voltam a funcionar normalmente. Na semana chegam a atrasar uma hora. Não são relógios novos, eles possuem em média 8 anos de uso moderado. Em comum todos são alimentados pelo popular calibre Epson quartz. Pergunto aos colegas (em especial aos que realizam manutenção) se sou apenas azarado ou se essa é uma característica desses calibres quartz. Abraços.

6
Fórum principal / Identificar Casio Edifice Fake
« Online: 03 Abril 2019 às 08:03:39 »
Colegas, tenho visto modelos bacanas do Casio Edifice no Mercado Livre, mas sempre fico em dúvida sobre se são originais ou replicas. As vezes os valores são absurdos e é fácil deduzir. Em outras situações aparece um modelo bacana a um valor razoável, o vendedor jura que é original mas entrega sem a caixa pois diz ter comprado fora. Desse modo nunca comprei um Casio no ML. Será que existe algum modo para identificar quais deles são fake. De modo geral não tenho interesse nos famosos G-Shock, então limito a minha dúvida aos modelos de aço da Casio. Abraços.

7
Fórum principal / Quartz premium sem energia solar
« Online: 03 Dezembro 2017 às 11:20:06 »
Essa semana estava lendo sobre o calibre a660 que abriga os relógios de quartzo ultra precisos da Citizen (costumeiramente vendidos apenas no Japão). Percebi que justamente ele não usa a famosa energia solar (eco-drive), é curioso, pois esse simples recurso me parece generalizado em linhas mais acessíveis. Foi quando me dei conta que o mesmo ocorre com o calibre 9f da Seiko, que sempre me chamou atenção pela sua beleza. Até mesmo a linha termocompensada da ETA (como a V.H.P da Longines) não usa energia solar. Colegas, isso seria coincidência apenas? Ou existe um motivo para os calibres quartzo premium não serem alimentados por baterias recarregáveis ?

8
Fórum principal / Estaria a estética da patek datada?
« Online: 26 Novembro 2017 às 10:31:26 »
Decidi iniciar essa manhã de domingo lendo a análise de David Bredan sobre o Calatrava 5180/1R no ablogtowatch. Ostentoso, jurássico, ridículo ou irrelevante não costumam ser adjetivos para relógios Patek. Pelo menos no imaginário (não popular) essa casa costuma ser vinculada a uma estética discreta e atemporal. Na verdade não lembro de ter lido uma análise tão ácida e sarcástica no site antes (ou o meu inglês está realmente falido). Tive a sensação que o relógio foi praticamente vítima de bullying. Atualmente tenho apreço por ter acesso a alguns detalhes do calibre, mas prefiro que eles não mostrem a primeira vista todos os seus segredos. No caso do 5180/1R, o preferiria com uma pulseira de couro e uma caixa de ouro branco, platina ou mesmo aço inoxidável. O que David Bredan sentiu em relação a esse Calatrava eu senti em relação ao  Grand Master Chime (esse sim, qualquer colega confundiria com um Nomos ;D), um excesso de tudo que, no conjunto, se sente pesado e deslocado do mundo atual. Estaria na hora da Patek ter a humildade de olhar com estranhamento para seus designers, ou os pobres e flagelados de Dubai me chamariam de ingênuo?

9
Fórum principal / Unboxing Chronometre bleu
« Online: 20 Agosto 2017 às 12:03:06 »
Essa semana encontrei um vídeo no youtube com o unboxing do Journe Chronometre Bleu, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=P6NqSweW5qQ&t=351s

Já assisti 3 vezes sem ficar entediado. Esse relógio é o meu favorito da marca, mesmo sendo seu produto de entrada. Azul tende a ser minha cor favorita, além disso nunca não tive oportunidade de ver um relógio produzido em tantalum (curiosidade) e não sei bem como é esse tal de brilho azulado próprio do material. As sucessivas camadas de laca utilizadas no mostrador constituem um espetáculo sobre a luz e dão uma experiência orgânica de profundidade. Por fim, aprecio relógios mecânicos confiáveis, com proporções comedidas e sem complicações. Minha opinião é que Journe consegui produzir uma peça singular que caminha para se tornar um clássico, algo distinto (e mais versátil) que o conservador Calatrava da Patek, por exemplo. Espero ter a oportunidade de usar um. Infelizmente relógios que possuem o cheiro de seus criadores são sempre caros. Então, algum colega compartilha o apreço por esse brinquedo azulado? 

Abraços

10
Colegas, recentemente adquiri um relógio dourado da Orient, o 469gp045. Nunca fui de usar relógios dourados, mas para tudo na vida existe uma primeira vez. Contudo, um detalhe me chamou atenção: em todos os meus relógios Orient percebi a inscrição "all stainless steel" no fundo da caixa. Esse é o único que diz apenas "stainless steel", que me parece ser uma descrição bastante ambígua pois não especifica se toda a caixa é de inox ou apenas o fundo. No site da Orient consta que toda a caixa é de aço, mas minha experiência diz que a especificação apontada pelas fabricantes brasileiras não costuma ser fidedigna. Algum colega tem experiência com os relógios mecânicos dourados da Orient? Algum oxidou? Acho que se a empresa está usando metal e na confecção da caixa seria uma pena pois fatalmente eles oxidarão. Abraços

11
Fórum principal / O envelhecimento do Skydiver
« Online: 14 Abril 2017 às 20:23:09 »
De modo geral costumo ser cuidadoso com meus relógios, então percebo que eles envelhecem principalmente através do aparecimentos daqueles pequenos riscos, principalmente na pulseira. Essas marcas não tem jeito, não consigo evitar a não ser que use o relógios apenas em ocasiões especiais.  O Skydiver retro é um daqueles relógios leves que tenho usado para bater no cotidiano, tenho usado o meu a aproximadamente 3 anos no trabalho e em atividades de lazer. Essa semana, ao dar uma olhada nos relógios do dia a dia percebi algo curioso, dentre todos eles o Skydiver me parece ser o que melhor envelheceu. Quero dizer que, em relação aos demais relógios de aço, no Skydiver os riscos ficam menos evidentes, no fim ele parece manter por mais tempo a cara de novo. Penso que isso se deva principalmente ao acabamento fosco dele. O meu veio com uma pulseira wind azul (silicone), isso também deve ajudar. Pensando com meus botões: por mais  humilde que o Skydiver seja, me parece ter atributos que justificam ter se tornado um clássico. Algum colega que usa o Skydiver também nota isso, ou seria esse meu apenas "sortudo" por não ter encontrado obstáculos no cotidiano? Abraços

12
Fórum principal / Durabilidade dos movimentos Orient 46943 atuais.
« Online: 07 Junho 2014 às 00:24:33 »
Semana passada estava conversando com um relojoeiro a respeito de um Orient automático que estava namorando. Ele me indicou comprar um Seiko e disse que os movimentos 46943 usados pela Orient atualmente não seriam como os velhos tanques de guerra de outrora. Segundo ele os novos seriam descartáveis, possuem menos "parafusos" que os anteriores e acabam por se "desmontar" com bem pouco tempo de uso. Fiquei trite  :'( ao ouvir isso pois a Orient sempre me pareceu uma das poucas portas de entrada no universo dos relógios mecânicos, pelo menos no Brasil. Algum colega tem informações mais precisas a respeito?
Abraços!

13
Fórum principal / Patek 6002G vs Lange Grand Complicação
« Online: 18 Outubro 2013 às 21:22:33 »
Faz um tempo tenho vontade de discutir sobre essas duas peças extraordinárias (não sei se estão no mesmo nível), o Patek Sky Moon Tourbillon 6002G, o mais completo e barroco (quando vi a primeira foto o achei feio) que parece representa uma nova concepção estética, algo como "muito mais é muito melhor" da Patek. E a grande complicação, o mais prestigioso relógio da Lange, que concorre ao prêmio de relógio complicado de Geneve, o que os amigos dizem?

14
Fórum principal / Esportivos em borracha são descartáveis?
« Online: 24 Agosto 2013 às 17:05:36 »
Dividindo uma experiência: faz aproximadamente um ano comprei um relógio speedo em borracha pra usar em caminhadas. Além de gostar da aparência do relógio pesou o fato dele ser leve e confortável. Recentemente sua pulseira ressecou a rachou, e não é possível adaptar outra segundo o relojoeiro Ele disse que eu poderia trocar toda a carcaça do relógio com a speedo se eles tiverem a peça em estoque, mas custaria o preço de um novo e, em aproximadamente um ano, ressecaria do mesmo modo. Me sinto frustrado, não pelo valor porque ele não custou caro, a questão é que eu gostava dele. Percebi que muitas marcas esportivas (nike, adidas, casio)  usam borracha em seus relógios, seriam todos descartáveis? Alguém tem experiência mais longa com relógios esportivos assim?

Páginas: [1]