Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - alexandretf

Páginas: 1 [2]
21
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 23 Abril 2017 às 20:33:21 »
Obrigado Alexandre!

Adoro estes relógios militares.

*Devo ter em algum lugar  ::) as fotos do Elgin se eu encontrar eu posto para uma análise.

Fraterno abraço!
Somos 2 meu caro!   

Com relação à pulseira original, por pior que esteja,  mantenha!  É uma raridade histórica (inclusive pode valer bom dinheiro, lá fora.....aqui não temos esta cultura do relógio militar ainda...)

um abraço!

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


22
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 23 Abril 2017 às 19:18:47 »
Oi Daniel,

Aqueles tempos eram conturbados de fato!  Possível sim ser uma troca "original de época"  :)

A regra geral para os Walthams, Elgins e Bulovas era:  com sub-dial a 6 horas (geralmente dial claro, mas existem dials negros também, mas mais raros) = "Ord Dept".   Segundeiro central e dial negro, com ou sem hack: A11 (inscrições AF no caseback).  Existem sim algumas variações pequenas, mas no geral essa é a regra. 

Grande abraço e parabéns pela peça!


23
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 23 Abril 2017 às 17:55:14 »
Salve !

Segue o meu Bulova Type A-11 AF 43:





Boa tarde Daniel,

Linda peça da história!  No entanto este seria um Bulova "Ord Dept" 10AK, usado basicamente nas operações do exército americano na WW2.   O caseback que está nele é de um A-11 com dial negro, com "sweep seconds" (ponteiro de segundos central) e hack (mecanismo que para o relógio durante o ajuste), ou seja, está trocado.  Note a inscrição 10 AKCSH, que é a denominação dos A-11 com sweep seconds e hack.      Não é impossível que esta troca tenha sido feita até mesmo em tempos de guerra, devido à falta do caseback original.

Segue abaixo um link com fotos do caseback original do 10AK (ord dept):
http://www.mybulova.com/watches/1942-military-1506

Abaixo as fotos de um 10 AKCSH  (A-11):
http://vintagewatchforums.com/viewtopic.php?p=21523


24
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 21 Abril 2017 às 16:37:55 »
Segue mais um exemplo de relógio militar de forças aéreas:

O Timer A-8 era um cronógrafo Norte Americano de navegação projetado para medir a velocidade em relação ao solo de uma aeronave. Uma volta do ponteiro do A-8 é equivalente a dez segundos. Este Elgin é um tipo A-8, 15 rubis, dial preto, construído sob a especificação militar no. 27749 em 1943.

O A-8 foi carinhosamente conhecido como 'jitterbug' (um tipo de música americana de batida rápida), por causa do alto e rápido tique-taque do balanço (minúsculo). O quão rápido? 144 mil batidas por hora (BPH), ou seja, quatro vezes mais rápido que o calibre de alta frequência Zenith El Primero.

O A-8 "JITTERBUG" foi utilizado pelas tripulações de navegação de cada bombardeiro (e muitas outras tripulações de aviões) que serviu nas várias forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.







inscrito na tampa traseira externa:
TYPE A-8
SPEC. NO. 94-27749
SER. NO. AF43-12462
MFRS. PART NO.-1778
ORD. NO. W535-AC-34808 (ou 34898)
ELGIN




25
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 13 Março 2017 às 21:12:10 »
Hoje de Pre-Moon... Calibre 321...



Abs,
Guga
Fantástico!

26
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 12 Março 2017 às 15:09:36 »
Que aula!!!
Completa surpresa saber que a Luftwaffe na 2a GG também tinha especificado outros relógios além dos B-Uhren Baumuster A e B...
Imagina.....apenas compartilhando o que tenho estudado há algum tempo!

Além dos Beobachtung Armbanduhren (B-Uhr) e Flieger Chronos, na WW2 a Alemanha especificou e ordenou detalhadamente os relógios de serviço e de forças especiais do exército, marinha e aeronáutica, incluindo não somente relógios de pulso, mas de bolso, parede, mesa, e navegação à bordo de seus navios, tanques e aviões.  Inclusive desenvolveram cronógrafos específicos para operações de combate, como por exemplo para controle no disparo de torpedos!  Abaixo os Panerai e Rolex dos mergulhadores das forças especiais do eixo e um cronógrafo específico para caça de submarinos com cargas explosivas de profundidade.  Não estavam brincando em serviço







Abs

Alexandre T F

27
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 12 Março 2017 às 14:58:17 »
Verdade Flavio, gosto muito do meu Nato Commando II


Lindo Tutima!

Abs

Alexandre T F

28
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 10 Março 2017 às 00:01:30 »
Alexandre, legal suas peças !!! Mostre aí sua coleção !!

Opa!  Nem todos que mostrei são meus...quem me dera!  O A11, o Tutima Glashutte 1941 (pointer bezel) e o Hanhart 1939 Replika são da minha coleção. 

Os Hanharts de época estão na minha lista de desejos!  O valor destes relógios tem alcançado cifras substanciais devido à raridade.....sobraram poucos pois a maioria foi literalmente "abatida".  Por exemplo, o Tutima Glashutte 1941 com pointer bezel (primeiras versões) são conhecidas menos de 200 peças restantes, grande parte em estado mediano ou ruim. Exemplares bem conservados tem alcançado a casa do USD 30.000 :o :o
http://www.chrono24.com/all/glashuetter-chronograph-urofa-59-1-a-vom-jagdflieger-mit-orden--id3172930.htm

Mas vou fotografar com qualidade meu pequeno acervo e postar aqui.

Grande abraço,

Alexandre T F

29
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 09 Março 2017 às 16:53:00 »
muito legais suas informações e conhecimento alexandre.... seja bem vindo! estes hanharts pilots são muito interessantes mesmo e tem um preço bem honesto.....

abraços

Obrigado César....minha paixão são as velharias horológicas militares, principalmente da ww2!

abraços

Alexandre T F

30
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 09 Março 2017 às 16:40:16 »
Aliás, esses Hanhart reedição são bonitos demais, sobretudo aqueles monopulsantes com acionador vermelho.


Flávio

Sim!   Existe até uma lenda urbana alemã que diz que a origem dos botões vermelhos (flyback/zerar crono) é a história de que em uma noite, um piloto alemão relatou a sua namorada sobre o risco de se apertar o botão errado durante a missão.  No dia seguinte, após uma noite apaixonada de despedida com sua namorada, ele acordou pela manhã e havia um bilhete de amor ao lado do seu fliegerchrono, com o botão inferior pintado de esmalte de unha vermelho!   Há romance na guerra, apesar de tudo........

Estes novos Hanharts são todos automáticos.  O reedição limitada (da década de 90) é à corda manual, como o original, e não sei por que não vieram originalmente com o famoso botão vermelho!  Já pensei em meter um esmate de unha vermelhão no meu...hehehe.

Também havia uma versão monopusher (sensacional) desse Hanhart, réplica fiel do monopusher de 1939, famoso por ter sido o relógio do maior às da aviação de todos os tempos: Erich Hartmann, com impressionantes 352 vitórias confirmadas.




A reedição monopusher da déc. 90:


O "real deal" original da época, versão com bezel "ribbed" móvel e bezel liso e fixo:


Abraços,

Alexandre T F


31
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 09 Março 2017 às 14:35:22 »
Belo post alexandre
:) Obrigado.

Abraços,

Alexandre T F

32
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 09 Março 2017 às 14:03:40 »
Massa! Em resumo, existem relógios militares, ou seja, efetivamente comissionados para uso militar, e relógios com estilo militar.  Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk

Exato Flávio.  Como exceção, para o caso que alguns colegas aqui citaram de relógios "de linha" que foram adquiridos pelo governo, marcados e distribuídos aos militares, podemos também considerá-los como relógios militares (puristas discordarão), apesar da concepção "civil" do mesmo. Estes são mais sujeitos a fraudes e falsificações infelizmente.

Ilustrando:  Apesar da incrível semelhança, e de ambos seguirem praticamente a mesma especificação militar alemã de 1938/39, um é estritamente militar e o outro deve ser considerado "estilo militar".

À esquerda o mítico cronógrafo flyback Tutima Glashutte 1941 (calibre próprio Urofa 59), concebido para ser usado pelos pilotos da Luftwaffe na 2a GG, que foi usado ostensivamente por pilotos e navegadores alemães. À direita, o cronógrafo "Hanhart 1939 Fliegerchrono Replika",  reedição muito fiel do fliegerchrono (projeto de 1939) da mesma fabricante na época da guerra, limitada a 2500 unidades.   Note a assimetria dos botões, com o botão inferior do Tutima tocando a garra, enquanto no Hanhart é o botão superior que toca a garra!



Abs

Alexandre T F

33
Fórum principal / Re:Relógios militares - Forças aéreas
« Online: 09 Março 2017 às 11:06:19 »
Amigos, desculpe a ignorancia, mas o que caracteriza um Relógio militar? Pergunto porque vejo muitos modelos distintos entre si (às vezes até mesmo dentro de uma mesma marca).

Caros,

Existe uma enorme confusão neste tema.  Relógios militares de fato, sob a óptica do colecionismo e historicamente falando, são aqueles que foram "issued" (expedidos/distribuídos) pela própria instituição militar.  Tais relógios foram fruto da licitação governamental e seguem rígidas regras de projeto, que engloba desde o tamanho, cor, materiais, formato de dial, funcionalidades, etc.  Tais relógios são geralmente absolutamente espartanos e não usam materiais nobres, por questões econômicas relacionadas à guerra (por exemplo a maioria dos relógios militares da WW2 são de latão cromeado ou niquelado).

O que vemos atualmente aos montes são os fabricantes lançando relógios com características de relógios militares, e usando o marketing a seu favor, divulgando-os como militares, como apelo de venda (Hamilton, Invicta, etc e dezenas de "marcas de moda").  Relógios militares de fato não são comercializados (existem sim exceções), e chegam ao mercado depois do uso oficial pela venda em segunda mão.

Segue abaixo um exemplo genuíno de relógio militar da minha coleção (todo original, com exceção da pintura dos ponteiros que foi refeita e da pulseira "new old stock" em couro de porco), distribuído aos pilotos da Army Air Force americana durante a 2a Grande Guerra.  Notem as especificações militares no caseback, que remetem ao respectiva marca (Waltham), modelo (A11), órgão emissor (AF - Air Force), ano de emissão (44), número de série (48733), id da peça no fabricante (10616), número do pedido (W-30-053ac-1320) e número do documento da especificação militar (94-27834-B):




O ás americano, Capitão F. Christensen com seu A11 no pulso, no cockpit de um P47 Thunderbolt (as suásticas registram seus "kills"):



Abraços,

Alexandre T F

34
Fórum principal / Re:
« Online: 25 Janeiro 2015 às 20:56:03 »
Esse modelo de Longines da dec. de 30, com tamanho avantajado foram usados por pilotos poloneses durante a segunda grande guerra, que  voavam em um esquadrão específico da RAF.   São relógios específicos (43mm), bastante raros, com história fascinante, daí a razão dos preços exorbitantes....

35
Botequim / Re: Instrumentos e instrumentistas
« Online: 23 Outubro 2014 às 20:46:29 »
Olá pessoal....novo aqui no FRM (acompanhava mais os gringos Watchuseek e MWR, além do Relogios & Relógios).  Sou aficcionado fascinado pelos calibres mecânicos, principalmente vintages WW2!

Minhas outras duas paixões (depois da minha familia  :D) além de relógios vintages é a fotografia de aves http://www.wikiaves.com.br/perfil_alexandretf , e a música, principalmente Blues e Rock & Roll clássico.  Toco violão, gaita e canto, mas minha praia atualmente (últimos 10 anos hehe) é mais o slide blues com resonadores.

[youtube=425,350]06Gpvr031AU&list=UUzdRWWhgeJR-3n14BoHBQaA[/youtube]
[youtube=425,350]g3uSzP575b4&list=UUzdRWWhgeJR-3n14BoHBQaA[/youtube]

O meu arsenal:  

Fender Strato Japonesa 1986, Gibson L-48 1954, Yamaha Fg310 (basicão, mas o som melhorou muito nos últimos 20 anos),
  Dobro DM33h 1994 (OMI-USA), Ibanez Artwood 12 cordas AW25 1982 (Japan)


 Martin 000-28EC (Eric Clapton - 1998),  Delta Tricone


Minha paixão por instrumentos resonadores, e a dificuldade de encontrar instrumentos de qualidade no Brasil me fez planejar durante 2 anos a Delta Guitars!  Seguindo o plano me formei em luthieria no EM&T e em Abril deste ano iniciamos as vendas dos nossos instrumentos resonadores profissionais artesanais.   Em pouco tempo feras do Slide Blues como Paulo Tonella e Ricardo Lima adquiriram nossos instrumentos e os tocam regularmente em estúdio e shows Brasil afora!  Recentemente o Rodrigo Nogueira da banda Suricato (finalista da Superstars da Globo), se apaixonou pelo instrumento e entrou para a família Delta também!    Enfim.....a paixão está virando um business!

Grande abraço,

Alexandre
www.deltaguitars.com.br
www.facebook.com/deltaguitars


Páginas: 1 [2]