Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - paulorocha

Páginas: 1 [2] 3 4
21
Botequim / Estou revoltado com o jogo de ontem... (Inter e Flamengo)
« Online: 26 Julho 2010 às 09:00:45 »
É isto mesmo: REVOLTADO!

Como pode ter acabado desta forma ??? ?

1 x 0? Que vergonha...












Tinha espaço para, pelo menos, uns 6...  ;D ;D ;D


Me perdoem os flamenguistas, mas 1 x 0 saiu barato!

22
Fórum principal / Sucatas e restaurações de 6119
« Online: 23 Julho 2010 às 09:43:05 »
Olá amigos

Gostaria de propor uma "brincadeira cultural", reunir sucatas de relógios 6119, restaurar aqueles que forem possíveis e sortear os restaurados entre os que participaram da brincadeira.

A ideia básica seria assim: colegas que tenham sucatas deste relógio enviariam as mesmas para aqueles dispostos a tentar a restauração. Eu já me coloco a disposição como um dos "restauradores", mas acho que seria interessante se outros colegas também entrassem como restauradores. Os relógios que estiverem em estado mais precário serviriam como "doadores de peças" para aqueles em melhor situação e que possam ser restaurados. A ideia é de evitar ao máximo a aquisição de componentes. A restauração de cada peça seria fotografada (pelo menos nos pontos principais da restauração) e o passo-a-passo seria colocado neste tópico.

Cada relógio que ficasse pronto seria então sorteado entre todos os que estiverem participando.

Pensei no 6119 devido a este relógio ser barato (ainda mais em estado de sucata...), ter um movimento simples e robusto (o que facilita a restauração) e ser um verdadeiro ícone entre os apreciadores de relógios.



O que acham? Será que uma ideia destas tem chance de "decolar"?





Grande abraço a todos

23
Botequim / Mensagem codificada
« Online: 23 Julho 2010 às 07:37:32 »

24
Botequim / Propostas para o candidato José Serra
« Online: 29 Junho 2010 às 16:15:05 »
Caros amigos


Recebi de um amigo o link para um site que está reunindo diversas sugestões a serem entregues ao candidato a presidência José Serra. Não se trata de propaganda política, muito pelo contrário, é uma forma de expressar ao candidato o que seus possíveis eleitores esperam de seu governo, caso seja eleito.

Eu mesmo ainda não me decidí em quem votar (na verdade já sei em quem NÃO VOTAR...).

Eu estou particularmente interessado no assunto "Lei 10.826 - Estatuto do desarmamento", onde o referendo popular de 2005 está sendo simplesmente ignorado pelo atual governo. Mas tem muitos outros assuntos para cobrarmos.

Link para a página: http://propostaserra.ning.com

Link para o assunto Lei 10.826: http://propostaserra.ning.com/forum/topics/revisao-da-lei-10826-estatuto

É necessário fazer um cadastro no site (bastante rápido) e aguardar confirmação pelo e-mail.







Grande abraço a todos

25
Olá amigos


Ontem a noite eu tive a minha primeira aula sobre movimento harmônico. Como este tipo de movimento é a base de funcionamento dos relógios mecânicos achei que poderia ser interessante iniciar uma discussão sobre o assunto aqui no fórum.

O que acham? Quero deixar claro que (ainda) não tenho conhecimento sobre a matéria, mas se for do interesse vou colocando aqui os apontamentos teóricos e cálculos relacionados.




Grande abraço

26
Olá amigos



Por sugestão do nosso colega Broker, estou abrindo este novo tópico para trocarmos algumas "figurinhas" sobre plantas decorativas. No título do tópico eu coloquei "cactos e suculentas" pois são as que eu aprecio mais, mas todas as plantas (e seus cultivadores) são bem vindos à discussão!

Antes de mais nada, quero deixar claro que sou um mero iniciante na área e ainda tenho que estudar muito para chegar a ser mediano.

O cultivo de cactos é uma atividade fascinante! A quantidade de espécies, a variedade de formatos e tamanhos e a magnífica beleza das flores é realmente incrível.

O meu interesse principal é em espécies endêmicas do Brasil, principalmente do cerrado. E de porte médio para pequeno.

Estou começando a estudar as técnicas de enxertia que irão me permitir expandir bastante a coleção.

E como um "incentivo" para aqueles que não conhecem os cactos, segue o link para fotos de uma das maiores coleções do mundo: http://www.henkhallo.nl/fotoalbum/

Também vale a pena ver a sequência de fotos do nascimento de uma flor de cactos: http://www.henkhallo.nl/selenicereus/




Grande abraço

27
Botequim / Estão servidos?
« Online: 10 Abril 2010 às 21:59:14 »
Olá amigos



Hoje resolvemos fazer uma comemoraçãozinha informal para celebrar o novo apartamento. Algumas fotos:












E aproveitando para mostrar uma nova coleção que iniciei, desta vez em conjunto com minha esposa:






















Grande abraço!

28
Fórum principal / Criei um tutorial no InventeAqui
« Online: 26 Março 2010 às 08:04:47 »
Olá amigos


Vocês conhecem o portal InventeAqui?

É um site onde os usuários podem postar tutoriais passo-a-passo, do tipo "faça você mesmo". Uma versão nacional do Instructables.

Pois bem. Criei um mini-tutorial sobre a recuperação de um relógio "velho" até deixá-lo "novo". Na verdade, vocês já viram ele antes... É o Seiko 6119 que eu apresentei no tópico Antes e Depois aqui no fórum. Só que eu dei uma boa resumida nele e utilizei uma linguagem bastante simplificada, voltada ao público leigo.

O endereço é: http://www.inventeaqui.com.br/invencao/recuperando-um-relogio-velho

Também criei um tutorial sobre a fabricação de uma faca. O endereço é: http://www.inventeaqui.com.br/invencao/fabricacao-de-uma-faca-pelo-metodo-de-forjamento-manual



Um abraço

29
Botequim / Uma nova conquista
« Online: 15 Março 2010 às 08:20:18 »
Olá amigos, quero compartilhar com vocês uma nova e grande conquista na minha vida!

A menos de 5 anos eu ainda estava em Curitiba, trabalhando como professor e recebendo como pagamento uma verdadeira miséria. Aquela velha história: dizer "professor pobre" é pleonasmo vicioso...

Prestei concurso e me mudei para Brasília. Tive que me afastar da família, enfrentar uma cidade completamente desconhecida, enfim, começar de novo.

Cheguei aqui literalmente com "a roupa do corpo". Mas com a segurança que só o funcionalismo transmite para nós.

O órgão onde trabalho é a antítese de tudo o que normalmente se atribui ao funcionalismo público: Muito trabalho, servidores motivados, ótimo ambiente de trabalho. Não poderia encontrar lugar melhor para trabalhar!

No final de 2008 obtive minha primeira grande vitória desde que cheguei aqui: comprei o primeiro carro zero quilômetro da minha vida. 1.0, praticamente "pelado", mas novinho! Antes, meu carro mais novo tinha 15 anos de idade quando o comprei.

E agora, acabo de conquistar a minha segunda grande vitória: Hoje ao meio dia estarei indo ao cartório para assinar o contrato de compra e venda do meu apartamento! É pequeno (um verdadeiro "apertamento"), o prédio já tem uns 30 anos de construção (embora que está sendo completamente reformado) e irei passar os próximos 30 anos pagando por ele. Mas, se Deus permitir, nunca mais terei que me preocupar com aluguel!



Um grande abraço a todos!

30
Fórum principal / Preciso de uma ajuda para terminar o Breitling
« Online: 21 Fevereiro 2010 às 16:11:44 »
Olá amigos



Aqueles que vem acompanhando a novela da restauração do meu Breitling sabem que ela já completou o seu segundo aniversário...

Pois bem, estamos "travados" com a falta de uma peça, uma alavanca de acionamento do crono. Se alguém tiver uma disponível para venda ficarei muito agradecido. É esta aqui:



Outro ângulo:



O movimento é um Venus 165:











Grande abraço!

31
Botequim / Quem utiliza Linux?
« Online: 25 Janeiro 2010 às 08:50:10 »
Olá pessoal



Quem mais utiliza o sistema operacional Linux? A quanto tempo? É iniciante, avançado ou guru? Qual sua distribuição favorita?

Eu sou usuário a mais de 15 anos. A primeira distribuição que instalei foi um slackware 2.alguma coisa... Já utilizei: Slackware, Debian, Mandrake, Conectiva, Mandriva (a atual fusão de Mandrake e Conectiva), Kurumim, Suse, Red Hat, Yellow Dog e Xandros. Atualmente estou rodando o Mandriva 2010.0 com interface gráfica Enlightenment e17.

Me considero um usuário avançado, mas ainda longe de poder me intitular guru. Sinto-me confortável mesmo utilizando interface console, mas não me atrevo a alterar o núcleo do sistema (apenas algumas configurações de kernel).

Já a uns 6 ou 7 anos que aboli completamente os sistemas MS dos meus computadores pessoais. Nos computadores da minha esposa e da minha filha o windows ainda está funcionando em paralelo com o linux - mas já estou conseguindo convencê-las a utilizar só o linux!

Minha última experiência com este sistema tem sido a criação de um sistema 100% customizado para o meu netbook Acer, baseado no projeto LFS - Linux from Scratch. Trata-se da confecção de um sistema completo a partir dos códigos fonte de todos os programas, configurando e compilando manualmente todos os componentes do sistema. Já está funcionando em modo console e a próxima etapa é construir a interface gráfica, que será também Enlightenment (meu gerenciador de janelas favorito!).




Grande abraço

32
Fórum principal / Aviso de roubo de coleção de relógios
« Online: 30 Dezembro 2009 às 11:28:45 »
Caros amigos


Um grande amigo me pediu para divulgar esta informação aqui. Foram roubados de um colecionador de Curitiba os seguintes relógios:

MARCA MODELO NUMERO OBSERVAÇÕES
Rolex Presidente Day-date em Ouro E828198 Mostrador dourado com algarismos romanos, com calendário, automático
Rolex Date Just 36mm 5959883 REF 16014 inox pulseira Oyster, com calendário, automático
Rolex Date Just 36mm Aço e Ouro pulseira Oyster, mostrador dourado-champagne, palito, com calendário, automático
Rolex Date Just 36mm Aço e Ouro pulseira jubileu com terminais frouxos , mostrador branco com algarismos romanos ref 16233, com calendário, automático
Rolex Submariner P542619 Aço, pulseira Oyster modelo antigo, automático
Rolex Submariner Aço, acrílico, REF5513, pulseira em lona preta sem calendário, automático
Rolex Top Shell Date Ouro, pulseira em couro, com calendário, mostrador preto palito. automático
Rolex Tudor Cronograph Aço, REF 79280 , mostrador branco, palito
Breitling Super Ocean A17040 Aço, mostrador preto, automático
Patek Philippe Calatrava 2631194 REF 3426, em ouro, mostrador dourado, corda manual, pulseira de couro, sem calendário.


33
Fórum principal / Mais um capítulo na novela do Breitling...
« Online: 24 Novembro 2009 às 19:21:38 »
Primeiro foi a âncora que estava quebrada...

Depois, uma das molas de acionamento do crono, que quebrou quando o relógio estava sendo montado (após a revisão)...

Agora, mais uma mola do crono resolveu quebrar...



É... pelo visto o meu reloginho vai completar o segundo aniversário na restauração... :(

34
Botequim / OT - Mestres Cucas de final de semana
« Online: 09 Novembro 2009 às 08:28:42 »
Olá amigos



Mais alguém gosta de ir para a cozinha nos finais de semana e inventar pratos diferentes?

Eu aprecio muito esta atividade! É incrível poder misturar ingredientes e criar sabores completamente diferentes daqueles ditos "normais".

Minhas experiências são voltadas mais para a culinária japonesa (sushis e sashimis) e carnes (principalmente embutidos).

Ontem eu fiz uma experiência que achei muito saborosa, uma linguiça de pequi, sem usar tripa.

Para quem quiser tentar, ai vão as dicas:

- 2 kg de lombo suíno
- 800 g de toucinho
- 250 g de purê de pequi
- 200 g de aveia em flocos finos
- 2 colheres de sopa de emulsificante (encontra-se em lojas de produtos para açougueiros)
- 2 colheres de sopa de sal de cura (compra junto com o emulsificante)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- pimenta e sal a gosto


Moer o lombo e o toucinho.
Diluir o emulsificante, o sal de cura e o açúcar em meio litro de água e misturar muito bem na carne.
Deixar em uma vasilha coberta dentro da geladeira por umas 6 horas.
Misturar manualmente a aveia em flocos, o sal e a pimenta (se for utilizar tripa não precisa misturar a aveia - não abuse do sal, o sal de cura já é salgado).
Usando o moedor com o cone de enchimento de tripa, moldar as linguiças. A massa fica um pouco grudenta, é normal.

É como se fosse um croquete, mas não precisa empanar.

Para preparar, é só fritar em gordura bem quente. Deixe dourar e está pronta.


Apesar de não ter utilizado tripa e nem ter empanado, a massa fica muito consistente, fritando sem se desmanchar e o principal, sem ficar "encharcada".

Obviamente que este tipo de linguiça não serve para ser grelhada. Se a intensão for grelhar, tem que usar tripa.






Quem mais tem "receitas secretas" para compartilhar?




Um abraço

35
Botequim / OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Online: 19 Outubro 2009 às 17:06:40 »
Amigos



Estou me divertindo bastante com minhas novas canetas, fazendo experiências e tentando encontrar a melhor forma de utilizá-las.

Numa destas experiências, experimentei escrever com a pena invertida, ou seja, de cabeça para baixo. O resultado foi surpreendente (pelo menos para mim...): ao invés de simplesmente não funcionar - o que eu esperava - o traço da caneta ficou bastante fino porém consistente.

Mesmo a Crown, que já estava me aborrecendo devido às falhas de fluxo de tinta, apresentou uma escrita perfeita e fluida.

Mas... A minha dúvida: escrever desta forma pode danificar a pena?



A minha experiência:







Na chinesa não vejo porque manter esta forma de escrever, pois o traço ficou praticamente igual nas duas formas e na forma normal a escrita é mais suave.

Na Parker, mesmo que não haja um risco iminente de danificar a pena (e acredito que o risco exista sim) não pretendo escrever desta forma.

Mas a Crown... Parece-me uma forma de utilizar plenamente uma caneta que eu já estava abandonando devido as falhas de fluxo.




O que acham?

36
Fórum principal / Estou admirado com a precisão: Seiko 6119
« Online: 30 Setembro 2009 às 10:47:44 »
Olá amigos



A alguns dias (mais precisamente,no dia 16) eu recebi um relógio 6119 dourado, que comprei do nosso colega LUW. No mesmo dia acertei ele pelo Observatório Nacional.

De lá para cá não verifiquei o acerto.

Hoje, depois de reler o tópico sobre os relógios atômicos, resolvi conferir como estava o acerto do meu relógio (coincidentemente estou usando ele hoje): Incríveis 40 segundos de adiantamento! E isto em 14 dias! Isto dá menos de 3 segundos ao dia. Vale lembrar que eu estou usando ele dia sim dia não, alternando com outro 6119 (o preto que eu restaurei).

É com certeza o meu relógio mecânico mais preciso!






Um grande abraço

37
Fórum principal / O dourado chegou!
« Online: 16 Setembro 2009 às 09:28:34 »
Amigos


Aqueles que acompanharam o tópico "Dúvida Seikeana", do nosso colega LUW (Luciano), já sabem que eu comprei dele um Seiko 6119 dourado.

Naquele tópico, o Luciano falou que o relógio estava bonito, coisa e tal...

Mas, na sinceridade, fiquei chateado com o nosso colega...

Pôxa Luciano, a tua descrição não reflete a realidade não! O relógio não está bonito...





Ele está FANTÁSTICO!!!!!!


Muito show! Tirando um micro-arranhão no acrílico (que tenho certeza que consigo remover com massa rouge), o relógio está simplesmente IMPECÁVEL. Muito lindo mesmo.


VALEU LUCIANO!

Fotinhos feitas agora:












Um abraço

38
Fórum principal / Clube dos "Fuçadores"
« Online: 02 Setembro 2009 às 09:24:49 »
Amigos


Temos aqui no fórum alguns "clubes" já formados "oficialmente", como a ASA, a REBOCO, KD e WD, "velhinhos" (vintages), etc.

Que tal fundarmos mais um? O CLUBE DOS FUÇADORES!

Aqueles que além de colecionar (ou apenas "juntar") relógios, também se dedicam a desmontar e remontar alguns deles, de forma puramente amadora.

Minha ideia é discutirmos um pouco sobre as experiências de cada um, as dificuldades encontradas, as soluções descobertas (ou inventadas...), modificações, dicas, etc.

No fórum antigo tínhamos um tópico sobre os movimentos mecânicos, que inclusive me ajudou MUITO na minha aventura fuçadora, mas acho que seria interessante falarmos das nossas próprias experiências.




O que vocês acham?




Um abraço

39
Fórum principal / Antes e depois e um Alpina
« Online: 26 Agosto 2009 às 14:27:09 »
Olá pessoal



Vocês devem se lembrar de um relógio Alpina de bolso que pertence a um amigo meu e que ele me pediu para restaurar. Ele tinha pedido originalmente para apenas colocar uma máquina mais moderna (a quartz), mantendo a caixa original - o que teria sido um verdadeiro crime inafiançável!

Felizmente consegui convencê-lo de restaurar o relógio mantendo a originalidade.

Não fui em quem fiz realmente a restauração, mas acompanhei de perto todo o processo.


Fotos do antes:










O que foi feito:


- torneada uma nova tige, pois a original se perdeu nas "dobras do tempo" e não encontramos nenhuma compatível.

- limpeza e lubrificação do movimento.

- polimento da caixa para ressaltar a diferença da prata com os detalhes banhados a ouro.


Resultado:



















Um abraço

40
Botequim / OT - cheguei vivo ao final da primeia semana...
« Online: 21 Agosto 2009 às 09:00:33 »
Olá amigos



No início de julho, o nosso colega Fábio Dutra nos brindou com um ótimo texto sobre a relatividade da passagem do tempo. Mentes ocupadas percebem o passar do tempo com mais detalhes, e portanto, com um "tempo" maior. Quem ainda não leu, vale uma visita: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1375.0.html

Na ocasião eu comentei que estava iniciando a executar uma das dicas do texto, e posteriormente dei mais detalhes: o fato de estar iniciando um novo curso universitário, Licenciatura em Física.

Bem, hoje estou concluindo a primeira semana nesta nova etapa da minha vida. E estou constatando a veracidade do texto apresentado pelo "O Cara".

Apenas uma semana, mas que pareceu a mim como um mês inteiro! Tenho na memória quase que cada segundo passado nestes dias. Realmente, o tempo e um conceito relativo...

Interessante como o nosso cérebro consegue manter informações por tanto tempo. Conceitos teóricos que vi a mais de 20 anos, e que julgava para sempre esquecidos, voltaram como "mágica" ao meu consciente. O que está sendo ótimo, pois estou tendo bem menos dificuldade do que estava esperando. Embora as dificuldades existam, é claro...

Fisicamente, estou um bagaço. Sinto-me como se tivesse tomado uma surra tão grande que o corpo todo chegou a ficar "anestesiado". Mas a cabeça parece que remoçou até chegar novamente "aos meus vinte e poucos anos".

Resumindo, esta sendo muito cansativo, mas está se mostrando a experiência mais fantástica que eu poderia viver!






Um grande abraço!

Páginas: 1 [2] 3 4