É por isso que, no passado, havia os fabricantes de EBAUCHES (platina e rodagem sem acabamento) e os de movimentos, que acoplavam escapamentos de especialistas aos ebauches, além do acabamento funcional e estético.
Essa diferenciação ebauche vs movimento continuou, conquanto terminologicamente incorreta, como ressaltei acima. Hoje, costuma-se referir ao ebauche como "movimento base", ou seja, aquele movimento totalmente funcional que poderia, inclusive, ser colocado num relógio e posto para funcionar, dos modificados, aos quais se "autoriza" a substituição do número dado, se a fábrica introduziu alterações.
Mas vejam, e por isso ressalto que a posição do texto que traduzi em 2000 prevalece, há modificações e modificações. Eu sempre direciono as pessoas à foto daquele que, em um momento histórico, foi o movimento de relógio de pulso mais complexo em fabricação, o Il Destriero, que está na página inicial do site mãe.
Acreditem, mas aquilo é um ebauche 7750! Acreditem se quiser! Toda rodagem, platina inferior e sistema de cronógrafo é do 7750. Porém, a IWC alterou de tal modo o troço que sequer podemos ver, mesmo o mais treinado dos olhos, que aquilo foi um 7750 algum dia.
A comparação com motores de carro é sempre salutar, e vou colocar aqui uma absurda, outra nem tanto. Vocês sabiam que o bloco dos absurdos motores BMW da era F1 turbo era de BMWs M10 da década de 60? Pior: USADOS! Esse motores de 1.5 litros produziam 80 cv e eram usados em carros de rua mas, modificados décadas mais tarde, chegaram a produzir 1500 cv! Esses motores, fazendo uma comparação tosca, são os congêneres do 7750 e Il Destriero, ou seja, modificados extensivamente.
Peguemos, não exagerando tanto, os motores da série 3 e das M3. Os blocos também são os mesmos. Aliás, não só blocos, no caso da M, as modificações não são tão extensivas assim, provavelmente chegam a bielas, turbos, etc. O normal, aí, poderia ser um 2892 padrão. Os M, os 1120.
Flávio
Boa! Muito justa a sua comparação.
Não compensa as relojoarias projetarem um mecanismo do zero, muitas fábricas automotivas
pegam o que está na prateleira, modificam e lançam o motor.
O mesmo vale para o mecanismo de relógios in house.
E Flávio obrigado pelos links, vou estudar com calma e adquirir conhecimentos.