Menu principal
Menu

Mostrar postagens

Esta seção permite que você visualize todas as postagens feitas por este membro. Observe que você só pode ver postagens feitas em áreas às quais tem acesso atualmente.

Menu Mostrar postagens

Mensagens - Devenalme Sousa

#21
Citação de: flávio online 17 Novembro 2023 às 12:45:46
Eu não sei se eu mudei ou o mercado mudou mas, apesar de manter-me "afiado" em relojoaria até hoje, em virtude das leituras, eu sinceramente acho o hobby em si "pior" hoje do que antes. Tudo bem que o alcance é maior, as possibilidades de escolha maiores mas... Eu sei lá, eu comparo o mercado atual e o hobby "relojoaria" com o mercado fonográfico. Eu peguei, por exemplo, a era dos vinis, CDs, MP3 e hoje streaming. Na era dos CDs, era difícil comprar, era caro (relativamente, pois peguei muita coisa na época do dólar um para um), mas justamente porque era difícil, você ouvia milhares de vezes o mesmo álbum, lia de capa a capa os encartes, sabia a mesa de som que o cara usara, a guitarra, o caralho a 4. Hoje? Hoje você pode ter TODOS OS ÁLBUNS do mundo ao alcance das mãos e, falando por mim, acabo não ouvindo nada novo e, quando ouço, não presto atenção em nada e pulo faixas a dar com o pau: tudo que é fácil demais você não dá valor.

Na relojoaria do passado, o número de hobbistas era menor, mas a maioria era nerd e curtia o lance, não preponderantemente, mas com foco nisso, no nerd da coisa. Basta pesquisar as discussões dos anos 2000 aqui mesmo do fórum. Falando especificamente sobre nós, brasileiros, ainda havia uma questão: relógios não eram barato, mas acessíveis. Eu, por exemplo, com salário de estagiário, rodava de Longines, Cricket e Omega. Hoje? Uma porra de um Rolex de entrada custa 50 mil reais, algo inimaginável para a classe média baixa e questionável para a classe média


Flávio

Eu ia responder,  mas o Flávio já falou e disse tudo o que penso na resposta dele.
Só um acréscimo: esse é o melhor tempo pra ser entusiasta sim, se gastar muito dinheiro não for nenhum problema pra o sujeito.
#22
Fórum principal / Re:DAVOSA Swiss (história da marca)
09 Novembro 2023 às 22:41:16
Os preços, ao menos para a Europa, são muito bons.
#23
Fórum principal / Re:Relógios chineses
09 Novembro 2023 às 22:28:22
Citação de: Enéias online 08 Novembro 2023 às 22:45:05
Encomendei este. Promoção abaixo de 50 dólares. Com impostos, neste caso apenas o ICMS, ficou por 277,98 reais. Eu tinha um pequeno bônus de quase cinco reais.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk

E essa válvula de hélio aí? Funciona ou é só decorativa?
#24
Adriano, parabéns e muito sucesso pra vc!
Vc é um grande profissional.
#25
Fórum principal / Re:Victorinox Inox Cronógrafo
11 Outubro 2023 às 14:10:40
Citação de: Auder M V Lisboa online 10 Outubro 2023 às 15:20:30
Olá senhores, eu não tinha visto, achei muito bonito!

É muito bonito mesmo.
#26
Citação de: pedropedreiro online 03 Outubro 2023 às 17:31:53
Opa, Adriano! O pessoal não costuma reformar com tinta de rádio, então? hahaha, bom saber, muito obrigado!

Só mais uma coisa: o que é "verdão Sarica"? Eu não sou do meio, não sei se é piada interna...  ;D ;D

Pelo que pude notar, ele não brilha no escuro como deveria, só quando ligo a lanterna do celular e aproximo do relógio, e a luz não dura mais que alguns segundos.

Amigo, seja bem vindo. O rádio não é usado há uns 80 anos. Desde que se descobriu que era altamente nocivo,  ele foi proibido pra esse uso.
O que determinadas marcas ainda usam atualmente é o tritium encapsulado. Mas o mais comum mesmo são esses luminosos como lumibrite e o superluminova, que não são radioativos nem tóxicos.
#27
Fórum principal / Re:Victorinox Inox Cronógrafo
02 Outubro 2023 às 16:16:47
Cara, concordo contigo em relação à cara genérica de alguns VSA. Mas acho que essa linha Inox tem uma estética mais própria.
Tenho um victorinox com Valjoux 7750; realmente é um relógio muito bem construído.
Também não compraria um cronógrafo a quartzo por um preço desse nunca. Achei bonito,  mas "incomprável" por esse preço.
Em relação ao estigma de a marca de ser ligada à cutelaria,  acho que nunca irá mudar.
#28
Fórum principal / Re:Relógios chineses
30 Setembro 2023 às 16:49:00
Citação de: Enéias online 30 Setembro 2023 às 14:59:13
Três compras tributadas em cinco importações.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk

Olá,  Enéias

Em média quanto está a taxação?

#29
Fórum principal / Victorinox Inox Cronógrafo
29 Setembro 2023 às 00:36:45
Saudações!

E aí,  o que vocês acharam do lançamento da Victorinox,  o Inox Cronógrafo?

Eu achei muito bonito, assim como os anteriores dessa linha. Achei legal a escala taquimétrica gravada no chanfro do bezel. Ficou discreta e não encheu o bezel de informações.

O preço - como o preço de quase tudo hoje em dia - está bem salgado pra um relógio a quartzo.

Abs
#30
Fórum principal / Re:O caso Jean-Pierre Jaquet
21 Setembro 2023 às 00:43:31
Um ladrão fino o feladaputa! Kkk
#31
Fórum principal / Re:Mais um colab da Swatch
08 Setembro 2023 às 02:33:51
Citação de: igorschutz online 07 Setembro 2023 às 21:12:06
Me inclua fora dessa... Nunca gostei do Moonswatch, nunca quis comprar e não gostaria de ter nem de graça.

Idem para esses homage de segunda categoria de Blancpain. Prefiro um china. Muito mais honesto.

Tô fora também. É muita tapeação pro meu gosto! Relógio de plástico, com movimento ruim e caro pra kct!
#32
Fórum principal / Re:Relógios chineses
05 Setembro 2023 às 15:50:34
Uma grande burrice do atual governo. O país está desindustrializado e não tem perspectiva de se reindustrializar.
Taxando as importações dessa forma ostensiva, o governo impede o consumo e não dá alternativas ao consumidor.
Desse modo, o governo logo se tornará impopular. Avisos não faltam.
#33
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
29 Agosto 2023 às 17:05:07
Citação de: flávio online 29 Agosto 2023 às 13:07:56
Pois é bicho. Estou lendo um livro super técnico sobre relojoaria, o The Science of Clocks and Watches, do Rawlings, coisa de 1948, e ele deixa no ar que, conquanto no relógio de pedestal o escape de âncora e dead beat precisem de lubrificação, ele acredita que num relógio de pulso, pelas diminutas forças envolvidas, a impressão que se tem é que tudo poderia funcionar não lubrificado que talvez não tivesse problema algum... Diz ele que parece mais uma convenção da tradição do que necessidade mesmo, muito embora ele não desenvolva o assunto.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Pelo que o Adriano expôs, o que esse sujeito afirmou em 1948 só era verdade e só valeria pra aquela época,  já que os metais usados eram de melhor qualidade. Se ele vivesse (ou escrevesse) hoje em dia, atualizaria a tese por conta da baixa qualidade dos materiais.
#34
Fórum principal / Re:Rolex comprou a Bucherer
29 Agosto 2023 às 00:33:36
Citação de: Adriano online 29 Agosto 2023 às 00:01:26
Caras, tudo bem que eu sou um asno... Mas só eu até agora não entendi por que tanto falatório em cima disso? O Instagram vai travar de tanta notícia sobre isso. Só porque tem a Rolex no meio? A resposta é "sim", eu já sei.

Se uma marca qualquer amanhã anunciar que inventou um escapamento sem lubrificação e sem desgaste que promete precisão de 1 segundo ao mês com garantia vitalícia, dá menos ibope do que se a Rolex lançar um imã de geladeira.

Me parece ser a notícia mais importante da indústria relojoeira, entre as menos importantes. "E se ela limitar a quantidade ou grade de outros dealers..." Qual a novidade? Não foi sempre assim? Uma puta tirania sobre os AD's? "E se mudar a disponibilidade e/ou preço dos produtos no mercado?"  Mais demente do que já está?

Sério, não estou sendo cínico. Eduquem-me a respeito de qual a concreta diferença que isso vai fazer.


Abs.,

Adriano

Vc está coberto de razão,  Adriano. Esse é o nosso mundo: o que importa não interessa mais pra geral. A preguiça mental vigora; as banalidades reinam.
Essa transação da Rolex não mudará nada no universo da horologia, porém é muito mais badalada do que as inovações que a indústria relojoeira - inclusive a própria Rolex - faz. Por essas coisas, só uma pequena minoria se interessa.
#35
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
28 Agosto 2023 às 17:04:46
Citação de: flávio online 28 Agosto 2023 às 16:22:59
Aliás, botando lenha na fogueira. O curador da Seiko para os EUA (o nome do cargo é esse hahahah. Até gosto do cara, já o vi em algumas entrevistas), postou no Insta que o calibre 9 era isso, aquilo, que trazia várias inovações em relação ao que existe no mercado, como o escape dual direct e o ajuste de abertura de escape por um mecanismo dedicado, blá blá blá. Eu retruquei no post dizendo que eu sinceramente não via, e não vejo mesmo, muita diferença de conceito entre o escapamento coaxial e o Dual Direct, e pior, que mesmo ambos sendo escapamento de impulso direto e indireto (em cada meia oscilação), o coaxial parecia uma solução em tese melhor, pois fazia o impulso de maneira tangencial, enquanto o dual direct (no impulso da levee), o fazia através de dente inclinado e atrito. Quanto ao ajuste de beat, disse que os ETA funcionavam muito bem neste quesito, sem sequer danificar visualmente componentes. Para que... O cara, até de forma educada, retrucou dizendo que num escape o objetivo era o melhor uso da energia e no outro a não utilização de óleo? Oi? O cara demonstrou não saber NADA de teoria de escapamento, afinal, se você melhora o "managment" de energia, o fator Q incrementa, do mesmo modo se você diminuir o erro de escapamento através de um período mais curto de transferência da energia. Ou seja, tudo melhora o relógio... Aí eu nem fui além... Enfim, eu acho o escape da Seiko, PELO MENOS EM TEORIA, parecido com o Coaxial, MAS PIOR, também em teoria.


Flávio]


Acho que entendi,  Flávio. Em resumo, o escape da Seiko é similar ao coaxial, porém tem a desvantagem de ter atrito enquanto o coaxial evita o atrito. Então eu pergunto: pode-se afirmar que esse atrito do Seiko traz danos a longo prazo? Ou é praticamente insignificante?

Em relação ao curador da Seiko não entender de movimento, eu penso que isso é bem representativo do nosso tempo, em que as pessoas se especializam demais em seu nicho e acham que não têm obrigação de conhecer as áreas afins à sua. É uma vergonha.
#36
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
27 Agosto 2023 às 20:40:47
Citação de: ejr888 online 26 Agosto 2023 às 10:20:04
Bom eu acabei de averiguar novamente. 

O preço do panda com o mostrador menor é de 850 euros.

A Seiko tem um cronógrafo automático sim mas em uma faixa de preço nada módica.

3500 euros.

Sim, são os speed timer automáticos. Acho o Seiko SpeedTimer SRQ035J1 / SBEC007 muito legal, com seus acionadores do cronógrafo gigantes em homenagem aos cronógrafos de mão Seiko dos anos 60.
#37
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
16 Agosto 2023 às 16:35:10
Eu tô fora. Tá superinflacionado, assim como quase tudo está.
#38
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
16 Agosto 2023 às 11:55:36
Citação de: ejr888 online 16 Agosto 2023 às 07:11:46
Sao os relogios que falamos listados, ora.


O Panda ta ai, solar. 690 EUROS.

Ah certo. Pensei que havia se referido ao lançamento mais recente. Esse aqui:
https://www.seikowatches.com/pt-pt/products/prospex/sfj001p1
#40
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
09 Agosto 2023 às 14:51:18
Citação de: ejr888 online 09 Agosto 2023 às 14:44:58
Eu vi um Seiko Chronografo tipo o Daytona Panda.


Me apaixonei e acreditei ser automatico pelo preco, ate ver de perto o tic tac do ponteiro.
Desanimei na hora.

E eles reeditaram o Seiko Panda com a funcao de horas diminuida e os cronometros distribuidos ao longo do mostrador.

Porque caramba nao param de inventar moda e vao ao tradicionalismo?

Esse que vc viu é uma reedição do primeiro cronógrafo a quartzo da Seiko, dos anos 80. Eu achei muito interessante. Mas o preço desanima.