Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Jefferson

Páginas: 1 ... 22 23 [24] 25 26 ... 35
462
Olha, meus dois centavos...

Porém, contudo, no entanto, ei de concordar com o Igor: a caixa é amadora demais...

O garoto aí tem muito potencial, mas falta um polimento no estilo.


Flávio

Flávio,

Além da originalidade que você explicou muito bem e do fato de achar o relógio bem bonito, o que me chamou bastante atenção no trabalho deste garoto é que ele projetou e executou boa parte dos componentes do relógio manualmente.

Fico aqui pensando que num mundo tão tecnológico e com a supremacia das peças "made chine", o cara se permitir todo este cuidado e trabalho é muito bacana. Me faz lembrar dos tempos que fabricar suas próprias peças era a unica opção dos artesãos dos tempos idos...

E depois das suas observações, só me faz desejar ainda mais este relógio.

sds,

Jefferson.

463
Fórum principal / Re:O SEAMASTER PLANET OCEAN ULTRA DEEP PROFESSIONAL
« Online: 06 Agosto 2019 às 16:10:36 »
Vendo este vídeo da Omega, penso em duas possibilidades para remoção do vidro:

Primeira: Aquecimento, por conta da propriedade de dilatação térmica dos metais, e a geometria/espessura do anel de metal liquid que favorece bastante sua dilatação.

Segunda: Destrutiva, e pouco provável, porque o conjunto seria descartado e substituído por um novo.

Agora estou muito curioso em saber de fato como eles fazem para substituir este bendito vidro. Quem souber, ajuda aí, a matar minha curiosidade...

464
Fórum principal / Re:Montagem de um Rolex 3135 - Link Fórum Amarelo
« Online: 06 Agosto 2019 às 14:07:08 »
Ainda é, quem manja está aqui, o que acontece é que basicamente tudo já foi dito.

Falco,

Você está certo, aqui no FRM tem muita informação, preciso explorar mais todo seu potencial. Sem contar que todas as duvidas colocadas são prontamente respondidas. Vida longa ao FRM...

sds,

Jefferson.

465
Fórum principal / Re:O SEAMASTER PLANET OCEAN ULTRA DEEP PROFESSIONAL
« Online: 06 Agosto 2019 às 13:59:31 »
De acordo com a análise do Hadunken e palavras da Omega, o relógio é protótipo. Porém, tem tecnologia aí para ser usada no futuro, sobretudo o uso de liquid metal como retentor do cristal junto à caixa, ao invés de borracha. Fiquei pensando com os meus botões se, algum dia isso entrasse em linha, em outros modelos, e o cristal trincasse, como ele seria "desconectado" da caixa, tendo em vista o retentor ser em metal derretido que se resfriou...


https://www.hodinkee.com/articles/omega-seamaster-planet-ocean-ultra-deep-professional-in-depth


Flávio

Flávio,

Na industria utilizamos muito este recurso, aquecendo a peça 1 a uma temperatura controlada e quando a mesma alcança a dilatação deseja, a peça 2 (na temperatura ambiente) que queremos montar é inserida na peça 1 aquecida e dilatada, e quando ela volta a temperatura ambiente, contrai, criando uma interferência (apertando) na peça 2 inserida a frio.

Então, seguindo a lógica da técnica aplicada na industria, eu suponho, porque não tenho a menor ideia de como este vidro de safira é montado na caixa, que o liquid metal tem boas propriedades de dilatação térmica que permitem um aquecimento controlado para montar o vidro de safira no seu interior quando a caixa dilata ao ser aquecida e quando resfria faz a vedação (interferência) no vidro.

Para remover um vidro danificado, se minha suposição estiver correta, será necessário aquecer a caixa até que dilate o suficiente para remover o vidro do seu interior. E para montar o novo vidro, repete o processo de aquecimento/dilatação/montagem/contração.

sds,

Jefferson.

466
Fórum principal / Re:Montagem de um Rolex 3135 - Link Fórum Amarelo
« Online: 06 Agosto 2019 às 08:34:31 »
Que maravilha, como o FRM era bem técnico. Pena que não peguei esta fase. Trabalho com mecânica na industria petroquímica e tenho óleo de máquinas na veias. Talvez por isso minha paixão por relógios, relojoaria e micromecânica.

Amigo, obrigado por compartilhar!

sds,

Jefferson.

467
Fórum principal / Re:Cronógrafos automáticos Seiko
« Online: 04 Agosto 2019 às 19:15:17 »
Entendi, Adriano.

Antes de ler o que vc disse,  me enganariam fácil, pois eu, se tivesse condições, compraria.

Obrigado.

Veja o tópico abaixo sobre acabamento, aberto pelo mestre Flávio. Mas lembre de antes pegar um babador...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,11312.0.html

468
Fórum principal / Re:Undone Lunar Missons
« Online: 04 Agosto 2019 às 19:12:31 »
Muito mais ou menos estes relógios, viu. Por mim, tô passando...

469
Alguns vídeos interessantes de como algumas técnicas são realizadas nos Akrivia (a pronúncia correta é Akrivía, não Akrívia, como imaginava), pelo seu fundador e relojoeiro, Rexhep Rexhepi.

Aqui, polimento e chanfrados

https://www.youtube.com/watch?v=jSLiKmWQEok

Martelamento e azulamento

https://www.youtube.com/watch?v=tYyuyx14lQE

Perlage (perolização) e Listras de Genebra

https://www.youtube.com/watch?v=OQNtaN0A1Js

Flavio,

Muito legal! Espero que, com seu conhecimento, possa manter este tópico sempre ativo com novidades. Obrigado!

sds,

Jefferson.

470
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 04 Agosto 2019 às 17:20:08 »
Se fosse pra ter só um relógio ficaria com esse... cal 3000 tanque de guerra o mesmo dos explorer’s, dial azul e super confortável. Pra mim é um “keeper”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
[/quote]

É uma boa opção. Discreto e elegante, parabéns...

472
O jovem relojoeiro francês Cyril Brivet-Naudot de apenas 27 anos, levou quase três anos para produzir este belo e original relógio, dos quais um ano foi dedicado à sua manufatura. Ele conta que "... não partiu de um movimento ou de um projeto já existente, mas sim projetou e desenhou cada peça sob medida, adaptada às outras ao redor, sempre buscando o máximo de harmonia." O relógio não tem coroa e a corda e o ajuste das horas são executados com uma chave pelo fundo do relógio. Este, se tivesse a grana necessária, teria fácil e com muita alegria.

https://www.hodinkee.com/articles/eccentricity-cyril-brivet-naudot-introducing

473
Fórum principal / Re:Longines Flagship no ABTW
« Online: 28 Julho 2019 às 20:21:28 »
Belo relógio e lindo fundo.

475
Fórum principal / Re:Holthinrichs Raw Ornament
« Online: 28 Julho 2019 às 19:59:25 »
Não sei o que dizer. Para mim é surpreendente. Queria saber como ele teve essa ideia. Obra de arte.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

Sim, uma obra de arte...

476
Fórum principal / Re:Como é feito um relógio cuco?
« Online: 24 Julho 2019 às 21:06:55 »
Muito legal! Adoro relógios cuco e meu primeiro da Floresta Negra foi comprado justamente na Kukos em Gramado, que promove este vídeo muito bacana.

477
Fórum principal / Re:Avaliação Omega circa 1962 cal 552
« Online: 24 Julho 2019 às 20:36:14 »
Jefferson, um motivo é pragmático: ...

A outra questão é filosófica...

Em resumo, o que me afastou do relógio objeto, não da relojoaria, porque aí é impossível eu afastar-me, foi grana e muito blá blá blá no mercado.


Flávio

Flávio,

Veja como são as coisas, considerando sua paixão pela relojoaria e tudo que faz neste FRM, imaginava você com uma grande coleção de relógios e sempre ávido por novas aquisições. Por isso minha surpresa com sua revelação.

Tenho uns 23/25 relógios, sendo que alguns me arrependo muito de ter comprado pois me afastaram de objetivos mais gratificantes. Outros, como meu primeiro relógio comprado com meu salário, meu primeiro mecânico, os primeiros que dei para meus filhos e até um Technos xexelento a quartz que dei a minha esposa quando ainda era namorada, tem um valor imenso para mim por ter uma história e emoções associadas. São estas histórias que tanto me fascinam, mas do que a arte, a engenhosidade mecânica e tudo o mais. Claro que estes outros aspectos também me encantam e muito, mas para mim, nada se compara a história que cada peça tem o poder de carregar.

Hoje tenho uma visão que se aproxima um pouco da sua, mas ainda tem peças que desejo possuir. Ter a oportunidade de escutar a sua percepção, com toda sua experiência, bom senso e sensibilidade foi muito importante e te agradeço imensamente, pois ajuda a depurar a minha.

Cara, não conheço um canal tão importante em língua portuguesa quanto o FRM e este reconhecimento é unânime entre todos que tem um minimo de conhecimento em relojoaria e tudo isso só é possível muito pelo seu trabalho. Realmente é uma merda o rumo que as coisas tem tomado, mas ainda tem muita coisa boa por aí. Fico feliz e aliviado em saber que ainda é apaixonado pela relojoaria. Obrigado por tudo!

Forte abraço,

Jefferson.

478
Fórum principal / Re:Avaliação Omega circa 1962 cal 552
« Online: 24 Julho 2019 às 15:19:45 »
Ao contrário da maioria, ...

Em resumo, eu acho sinceramente, acredito mesmo, vocês já me conhecem há séculos, que MAIS VALE UM GOSTO. Porém, eu, que já tenho uma quilometragem rodada superior à maioria das pessoas daqui, acredito que posso dar CONSELHOS. Se serão seguidos, é outra história, mas me sinto à vontade de dá-los. E nesse caso, meu conselho é: junte grana para comprar algo melhor ou espere algo em melhor estado.


Flávio

Flávio,

Excelente relato e sábios conselhos, como já é esperado com todo seu conhecimento e bom senso. Quantos arrependimentos carrego comigo, mas apresentaste um ponto de vista muito coerente de como avaliamos nossas decisões do passado. Agradeço.

Se me permite uma pergunta por pura curiosidade e expectativa de aprendizado com a sua experiência:

Porque não pretendes adquirir novos relógios? Me causou surpresa esta revelação. Perdeu o interesse?

Saudações,

Jefferson.
 

479


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Clássico! Tive um na minha juventude e penso em comprar outro só pela nostalgia.

480
Fórum principal / Re:Tissot Heritage 1973
« Online: 24 Julho 2019 às 09:25:08 »
Bem vintage, lindo! A Tissot é uma ótima pedida de suiços de entrada, com uma grande variedade de modelos.

Páginas: 1 ... 22 23 [24] 25 26 ... 35