Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Jefferson

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 35
61
Fórum principal / Re:Os relógios mecânicos mais complicados já feitos
« Online: 07 Setembro 2022 às 14:57:06 »
Execelnte artigo, vale muito a leitura!

62
Fórum principal / Re:O EFEITO DAS HOMAGES
« Online: 07 Setembro 2022 às 12:54:52 »
Prezados foristas,

Sempre fui um critico dos preços abusivos cobrados pelas grandes marcas, principalmente as Suiças. De fato não justifica os preços cobrados e acho igualmente perverço a restrição que fazem ao acesso de peças sobressalentes para os relojoeiros independentes, limitando o mercado, tirando o ganha pão de trabalhadores e cobrando o querem nas autorizadas. Outra estrategia comum neste mercado que me incomoda muito é a regulação artificial que fazem, restringindo a oferta para aumentar a demanda e os preços, como no exemplo mais evidente da politica da Rolex e outras.

Dito isto e correndo o risco de parecer contraditório, confesso que ainda tenho uma posição de muitas ressalvas quanto a adoção e aceitação das homages. Penso aqui com meus botões... O china copia um design consagrado de uma grande marca, que só chegou neste patamar as custas do trablaho intelectual de um grande designer e sua equipe, investimento em desenvolvimento, marketing e muitos anos de trabalho. Aí o china coloca dentro deste design chupado um movimento genérico de baixo custo e sem precisar investir em marketing algum, consegue vender num precinho bem bacana. Por mais que me esforçe, e eu me esforço, não consigo ver mérito no trabalho dos chinas com os homages.

Sou apaixonado pelo Explorer II, acho esse relógio fantastico e espero um dia ter um. Motivado por este desejo e talvez para ter uma experiência real, me despi dos meus preconceitos e comprei um homage do Explorer II. Confesso que fiquei surpreso com a qualidade, sendo elogiada até pelo meu relojoerio, acostumado em fazer manutenção em Rolex. Fui usando e até gostei por um tempo, mas sempre ficava aquela sensação de ter no pulso uma imitação, cópia, máquina não muito fiável e certamente uma baixa longevidade. Resultado, desgostei do homage e vendi.

Então, sigo ainda sem uma opinião formada, quanto ao valor dos homages e seu posicionamento no mercado. No meu caso, ainda continuo valorizando um bom design original com uma máquina fiável, seja ele suiço, alemão, japones ou chines. Mas não tenho duvida na força e crescimento da china no futuro do mercado relojoeiro e espero que seja muito além dos homages.

Saudações,

Jefferson.

63
Fórum principal / Re:A General History of Horology
« Online: 04 Agosto 2022 às 13:42:59 »
Se meter a escrever um livro que seja considerado a "obra total" em Horologia não é para qualquer um. David Landes, na obra A Revolução no Tempo, tentou e, sinceramente, acho que fez um trabalho fantástico.
Eu esperava o lançamento deste livro há algum tempo e, quando ocorreu, há cerca de 2 meses, achei um tanto quanto salgado o preço, 150 libras, muito embora seja um calhamaço de 800 páginas em capa dura. Todo dia abria a Amazon UK e ficava tentado a comprar e declinava (mais de 1000 reais num livro, com o envio!). Maaaaaasss. Hoje, num post escrito pelos autores (abaixo), eles colocaram um cupom de desconto de 30 por cento. Boletei direto na editora e, com o envio para o Brasil, ficou em 106 libras. Fica a dica para os realmente interessados.

https://www.ahsoc.org/blog/the-creation-of-a-general-history-of-horology/

Grande Flávio,

Muito boa dica, ainda mais com este ótimo desconto de 30% e acabei de comprar o meu, mas estranhamente paguei um pouco mais caro, cerca de 116 libras. Agora é só esperar, porque muitas horas de pura diversão me aguardam.

Abraços!

64
Fórum principal / Re:Seiko Presage Urushi Verde
« Online: 30 Junho 2022 às 20:31:15 »
O relógio é muito bonito, mas não entendi o porque daquele 31 da data tão pequeno em relação aos outros numeros. Ficou estranho, na minha humilde opinião, quebrou a harmonia do conjunto. Faltou espaço? É alguma técnica de design indsutrial? É o angulo de visão das fotos? Para mim não desceu, quando bato o olho no mostrdor só vejo aquele 31 miudinho, no cantinho do mostrador.

65
Fórum principal / Re:Relógios Comitti
« Online: 29 Junho 2022 às 20:23:08 »
Muito bacana este video e o relógio inspirado no mestre Harrison, lindo demais.

66
Fórum principal / Re:Mido X Hamilton X....
« Online: 29 Junho 2022 às 19:49:09 »
Sou um grande admirador da Tissot e foi com esta marca que entrei e comecei a gostar de relógios. Acho bacana a grande variedade de relógios que produzem. Pense num estilo de relógio e provavelmente a Tissot terá uma opção bacana a preço acessível.

Para suiços de entrada acho que entregam uma boa relação de custo X beneficio. Os meus nunca deram problemas. O PRX mecionado por Flávio tem vendido feito água, mas não é um relógio para o dia a dia. Pelo que você falou poderia ser um diver se quiser gastar um pouco mais ou algum PR 100 para o seu orçamento.

Outra opção seria procurar um usado aqui no Brasil e aí com seu orçamento e paciência consegue um bom diver.

67
Fórum principal / Re:Como encomendar um Cartier "custom"
« Online: 29 Junho 2022 às 19:37:03 »
Taí uma coisa que sempre tive vontade de fazer, pegar um JLC Reverso e customizar seu verso. Vejo aquele verso liso como uma tela em branco para uma bela arte, as possibilidades são infinitas.

Flávio, por acaso teria uma foto do resultado da customização do seu amigo para compartilhar? Agora fiquei curioso com o que a própria fabrica faria... alias, nem sabia que eles tem esse serviço.

68
Ah! E o Miguel Seabra que me desculpe, ele simplesmente não entendeu o conceito e ainda se meteu a escrever este artigo: os cronógrafos não são ratrapante. O conceito é bem mais simples. Veja os stories e depois me conte se entendeu.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Prezado Flávio, que coincidência, você ter feito estes stories. Considerando que fez para uma criança de 1 ano e finalmente consegui entender perfeitamente o funcionamento e possibilidades, se eu tivesse 1 ano de idade, acho que poderia me considerar uma criança bem inteligente. Ficou bem didática sua explicação, muito obrigado.

Muito bacana este cronografo. Os caras são fd mesmo...

69
Achei o relógio esteticamente arrojado, bem construido e muito bacana a concepção e apresentação técnica dos dois cronografos simetricos e totalmente independentes. Mas, não consegui entender como funciona a opção Sequential, que supostamente tornaria este primeiro cronografo da MB&F tão inovador.

Será que algum dos foristas, certamente mais inteligente que eu, poderia fazer a getileza de me explicar como se eu tivesse 5 anos de idade, como funciona esta "INOVADORA" função Sequential. Antecipadamente agradeço.

Segue um link da materia:

https://espiraldotempo.com/novidade-o-extraordinario-lm-sequential-evo-da-mbf/

70
Fórum principal / Re:Porque é praticamente impossível comprar um Rolex
« Online: 22 Maio 2022 às 13:36:06 »
Embora ainda circule muito dinheiro no mundo por conta da grande injeção dos governos e falta de opções de gastos, a exemplo de viagens, festas, restaurantes, durante os 2 anos de pandemia, a reportagem menciona uns pontos interessantes quanto a sustentabilidade da dita "bolha rolex" que carrega a reboque as outras marcas. Como a grande maoria das pessoas que compram rolex e outras marcas de prestigio não o fazem por gostar verdadeiramente de relógios e sim para ter um lucro fácil, com o tempo vão perceber que o retorno pode não ser tão rápido, nem com tanta liquidez quanto se espera, sem contar que os modimos e simbolos de status vem e vão. Ademais, felizmente, esta loucura não atingiu tanto a Omega, minha marca do coração.

71
Fórum principal / Re:Mais uma curiosidade - Relógio a Vapor
« Online: 15 Maio 2022 às 20:32:00 »
Conheço este relógio movido a vapor do Mundo a Vapor e ele é bem legal. Mas, infelizmente, nas duas oportunidades que estive no local, a última em janeiro de 2022, ele estava sem funcionar o que é muito decepcionante. Parecia desativado.

Um outro ponto que me deixou impressionado é uma placa no seu pedestal relatando que trata-se de um dos dois únicos relógios movidos a vapor do mundo. Porém, o link acima do wikipedia comenta sobre vários relógios do genero no mundo. Que decepção, informação enganosa num lugar tão legal e dedicado a ciência e educação.

Outra decepção é no link do video no YouTube que tem uma mulher explicando que o relógio está funcionando com ar comprimido.

Putz, que sacanagem destes caras. 

72
Estreado no dia 28 de abril, o documentário explora o mundo da relojoaria mecânica e conta com os testemunhos de quatro grandes nomes da relojoaria: Philippe Dufour, Roger W. Smith, François-Paul Journe e Max Büsser.

Segue no link mais informações:
https://espiraldotempo.com/keeper-of-time-um-documentario-dedicado-a-relojoaria-mecanica/

O acesso ao documentário é pago, mas me parece que vale o investimento. Só não gostei porque não vi opção para o nosso idioma. Se alguém souber da disponibilidade com legenda em português, peço a gentileza de divulgar aqui neste tópico.

73
Fórum principal / Re:Little Lange 1
« Online: 14 Maio 2022 às 21:02:05 »
Realmente é um lindo relógio, e acabamento primoroso. Quanto a ser feminino, eu usaria sem problemas e feliz da vida.

74
Fórum principal / Re:Como funciona um relógio mecânico?
« Online: 14 Maio 2022 às 20:46:21 »
Cara, estas explicações e as animações são muito, muito boas... Que achado, valeu por compartilhar.

75
Eu sequer consigo imaginar o preço destes troços, sobretudo do autômato...

Essa parte precisamos abstrair e focar somente na arte e engenhosidade. Você mesmo já comenta fazermos isso em outras situações até mais "modestas".

76
Sou um grande admirador das ditas Complicações Poéticas e toda a arte decorativa e mecânica superlativa necessárias para produzir estas belissimas animações. Para quem curte, é um deleite aos olhos e ao espirito.

Segue link do artigo na Espiral do Tempo:

https://espiraldotempo.com/watches-and-wonders-2022-o-mundo-encantado-da-van-cleef-arpels/

77
Muito massa! Adoro estas histórias e sempre fico tocado quando percebo toda a história, sentimentos e lembranças que os relógios tem o poder de carregar consigo.

78
Um fator também impactante para os resultados recentes nestes leilões, que não sei se foi abordado nesta entrevista, foi o efeito da pandemia que reduzindo a oferta de componentes por conta de fechamento das fabricas, lojas fechadas e falta de um mercado on-line desenvolvido a oferta de relógios diminuiu e por outro lado houve grande injeção de dinheiro no mercado por parte dos bancos centrais e as pessoas sem sair de casa, sem viajar, etc passou-se a ter compradores com dinherio sedentos por comprar e pouca oferta de relógios, elevando muito os preços dos relógios disponíveis.

79
Fórum principal / Re:Sobre os relógios multicoloridos
« Online: 03 Abril 2022 às 07:14:36 »
Não vou nem me estender, mas depois que a Rolex lançou uma profusão de cores em seus Oyster, parece que a moda alastrou-se como a Covid após deixar a China...

Ball

https://www.ablogtowatch.com/balls-engineer-iii-marvelight-chronometer-gets-a-splash-of-color/

Omega

https://www.hodinkee.com/articles/omega-aqua-terra-38mm-dials-2022

Breitling

https://www.hodinkee.com/articles/the-breitling-navitimer-was-released-70-years-ago-and-this-year-its-back-in-a-big-way-embargo-on-the

Aliás, até a Sinn, com o 556, embarcou na onda. Não vou sequer discutir se alguns dos modelos acima são legais, porque vários são (esses Navitimer novos são bem legais...). Mas é INACREDITÁVEL a preguiça dos desenvolvedores das grandes empresas ao lançarem isso. Meu Deus... E depois o povo fala que sou ranzinza ao criticar o mercado atual de relojoaria...


Flávio

Flávio,

Concordo com o TUZ40, tu é ranzinza mesmo, kkk...

Essa tendencia dos relógios coloridos não começou com a Rolex e foi ela que entrou na onda atual que começou acho que a uns 3/4 anos com os mostradores verdes ganhando força e com a pandemia do Covid19, até comentam que foi uma resposta da industria colocar mais cor e alegria no padrão acinzentado e sobrio da relojoaria tradicional. Eu acho muito legal, mas sem exageros.

Saudações,

Jefferson.

80
Cara, não sei... Mas por mais bizarro que possa parecer, o tal relógio da Piccadilly Circus tem um contexto histórico IMPORTANTÍSSIMO e acredito que todos que passam lá todos os dias nem saibam. Primeiro, porque o relógio foi um dos primeiros a usar eletricidade para colocá-lo em funcionamento. Ou seja, o relógio era uma maravilha tecnológica da sua era. Mas o principal é que ele demonstra, visualmente, o que o Império Britânico, que chegou a dominar 1/4 do planeta, sobretudo através da sua Armada, queria demonstrar a todos que ainda era e na verdade já não era mais... Como Império, o Reino Unido já vinha capengando desde fins do século 19, quando vários outros "players" surgiram. Ao fim da 1a Guerra Mundial, os grandes Impérios europeus ruíram, para dar lugar ao emergente Estados Unidos, que surgia como potência não só industrial, que já era, como também militar.

O relógio da Piccadilly Circus, colocado na estação de maior movimento de Londres, mostrava a todos que lá passavam uma era já há décadas deixada para trás. Ele queria dizer: "vejam só súditos, o poderio britânico estende-se a todos esses locais, até hoje!" Mas o que dizia mesmo era: "nós queríamos que nosso poder atual se estendesse como no passado recente da Era Vitoriana. Mas hoje somos apenas uma potência em decadência, e cedemos lugar aos jovens..."

Este relógio ficou relegado durante décadas e, salvo engano, foi restaurado recentemente ao seu estado original, inclusive utilizado o mecanismo original (que fica oculto em uma sala atrás do painel). E certamente todos que passam pela Piccadilly Circus hoje nem lhe dão bola... Mas o tal relógio é um dos grandes artefatos da história da relojoaria, muito mais pelo valor simbólico que teve na época da sua instalação do que por outra coisa.


Flávio

Flávio, muito legal estas informações e este relógio da Piccadilly Circus mereceria pela sua importância um tópico dedicado.

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 35