Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - flávio

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 28
21
O calibre 4030, como todo sabem, é baseado no Zenith El Primero, com modificações. Já li textos dizendo que as modificações alteravam 50% da peças mas, após ler o texto abaixo (está em italiano, usem o tradutor, como eu fiz), percebi que não chega a tanto. Mas tem muita coisa modificada. O acabamento é totalmente diferente e, nesta versão antiga do El Primo, melhor no Rolex. Mas ouso dizer que o acabamento Zenith, pelo menos do meu relógio, que é um El Primo de 2014, parece similar, senão melhor. Mas onde estão as modificações técnicas. Basicamente, de cabeça, são essas:

- Massa oscilante diferente no Rolex, para melhor amortecer choques
- Rodas reversoras diferentes, melhor na Rolex, que usa cliqués tradicionais internos, e não dois araminhos externos, como na Zenith
- Roda de transmissão do cronógrafo diferente, perfil dente reto na Rolex, epicicloidal na Zenith (não sei o que é melhor)
- Perfis internos de todas as rodas Rolex diferente, o que não afeta em nada o desempenho (as Zenith tem melhor acabamento)
- Retém dos acionadores dos cronos diferentes (não sei se um é mais vantajoso que o outro)
- Balanço, ponte do balanço, espiral, roda de escape, etc, ou seja, todo escapamento, completamente diferente no Rolex. Aliás, como a rodagem foi mantida no Rolex (número de dentes), eu presumo que a alteração de frequência (para o balanço "casar" com a rodagem) se deu na roda de escape: a Zenith tem 21 dentes, a Rolex 20. Confere isso? Porque não teria como simplesmente manter toda relação de rodagem e simplesmente mudar o balanço, a frequência não seria alterada para 28800. Tá certo isso Adriano e demais da labuta?
- Diferenças em perfis de algumas alavancas do crono, muito embora os pontos de contato sejam os mesmos
- Ausência de todo mecanismo de data no Rolex, apesar de mantida a mesma platina inferior (as furações estão lá...)


Acho que são essas coisas. Se eu fosse chutar, eu diria que mais de 50%, para dizer a verdade quase tudo, tem um acabamento diferente na Rolex. Porém, em funcionalidade mecânica, ou seja, em alteração funcional, eu chutaria uns 25%. Certamente as peças idênticas podem ser substituídas entre si, inclusive rodas. O resto não.

Vejam

http://www.orologeria.com/italiano/rivista/rivista019.html

23
Fórum principal / A História da Relojoaria nos séculos 18 e 19
« Online: 26 Julho 2023 às 14:32:39 »
O Sílvio Pereira, que contribui no Instituto Português de Relojoaria, tem uma série de artigos sobre o tema, bastante completos, em em português! Aliás, são tão completos que ainda não tive tempo de ler todos, mas vale muito a pena. Fica aqui o perfil dele para acompanharem os artigos:

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/profile/sp/profile

24
Fórum principal / Blog Grailwatch.com
« Online: 11 Julho 2023 às 15:27:31 »
Já indiquei aqui o blog, mas o faço novamente, pois é atualmente o maior repositório de textos FODA sobre relojoaria raiz, aquele troço da pesada que te exige concentração e tempo para ler, mas te dá um conhecimento absurdo. Nada dessas bostas de Tik Tok e redes sociais dos dias de hoje, o bom e velho texto gigante com referências a dar com o pau e com muito conteúdo. Fica a dica e nem há a desculpa atualmente da língua, basta clicar com o botão do mouse direito e traduzir.

https://grail-watch.com/

25
Fórum principal / A história da ressonância: Journe
« Online: 30 Junho 2023 às 11:30:09 »
Este é o 4o e último post a respeito da história da ressonância, publicado no Instagram

Em 1982, um jovem relojoeiro chamado François-Paul Journe, que se formara na Escola de Relojoaria de Paris em 1976, trabalhava como aprendiz de seu tio, o também relojoeiro Michel Journe. Então, Michel recebeu do Museu de Artes e Ofícios de Paris um relógio fabricado por Breguet para restauração. Curioso, Paul Journe percebeu que o relógio continha dois pêndulos, algo que nunca havia visto, e passou a questionar a utilidade do sistema. Ao desmontar o relógio, percebeu que os pêndulos funcionavam unidos a um mesmo suporte e mantinham excelente precisão. Fascinado com o mecanismo, ponderou se conseguiria fazer algo semelhante. Encerrado seu aprendizado, Paul Journe se tornou relojoeiro independente e fabricou seu primeiro modelo, um relógio de bolso com turbilhão. Em 1984, um colecionador encomendou a Journe um novo relógio e ele vislumbrou uma oportunidade. Em vez de replicar seu primeiro modelo com turbilhão, propôs ao colecionador a construção de um relógio de bolso com dois balanços sincronizados, a exemplo do que Breguet já fizera antes. Após um ano e meio de tentativas e, para frustração do colecionador, Journe desistiu do projeto: era o 2º relógio que tentava construir na sua carreira e suas capacidades técnicas não estavam desenvolvidas o bastante. Em 1995, já famoso no mundo da relojoaria, a ideia de um modelo com dois balanços sincronizados retornou à sua mente. Em 1999, na Feira da Basileia, Journe apresentou ao público um relógio de pulso que eclipsava sua tentativa frustrada de fabricação de um modelo de bolso, o “Cronômetro à Ressonância”. O relógio, aclamado pela sua performance, vinculava os criadores do passado, como Antide Janvier, ao presente. Por fim, no ano de 2015, os pesquisadores portugueses Henrique Oliveira e Luís Melo comprovaram e validaram o modelo de Huygens criado mais de 350 anos antes, indicando que a transferência de energia entre os pêndulos ocorria através de ondas sonoras.




26
Fórum principal / Passagem interessante da obra as Viagens de Gulliver
« Online: 23 Junho 2023 às 10:44:57 »
Olha que interessante essa passagem do livro, quando os pequeninos fazem um inventário dos bens de Gulliver

De fora do bolsinho direito pendia
uma grande corrente de prata, com uma maravilhosa máquina na extremidade.
Pedimoslhe que tirasse para fora do bolso tudo o que estava preso à corrente, e
pareceu-nos ser um globo parte de prata e parte de metal transparente. Pelo lado
transparente vimos certas figuras esquisitas traçadas num círculo; julgámos que
lhes poderíamos tocar, mas os dedos foram retidos por uma substãncia luminosa.
Aplicámos essa máquina junto aos nossos ouvidos; fazia um ruído contínuo,
semelhante ao de um moinho d'água, e conjecturamos que, ou é qualquer animal
desconhecido, ou, então, a divindade que adora; no entanto, inclinamo-nos mais
para esta última opinião, porque nos afirmou, (se nós assim o compreendemos,
pois se exprimia muito imperfeitamente), que raramente fazia qualquer coisa
sem que o consultasse; chamava-lhe o seu oráculo, e dizia que designava o tempo
para todas as ações da sua vida.


O livro é de 1727, mas já demonstra a total imersão da sociedade no controle feito pelo tempo.


Flávio

27
Fórum principal / Macro legal do escapamento em polímero do Powermatic 80
« Online: 17 Junho 2023 às 13:47:55 »
Foto do Puristspro



Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


28
Quando Antide Janvier faliu, ninguém menos do que Abraham Louis Breguet, o relojoeiro mais famoso do mundo naquele momento, adquiriu todo seu espólio, inclusive relógios de pedestal de pêndulo duplo. Breguet, no início dos anos de 1800, já havia notado que o pêndulo de um relógio costumava sincronizar com o peso fixado ao cabo para dar corda, que também passava a vibrar. Imaginou, assim como Janvier, que dois relógios conectados entre si poderiam influenciar um ao outro tornando o conjunto mais preciso. Breguet, porém, era principalmente um fabricante de relógios de bolso e, assim, buscou adaptar o sistema de pêndulos duplos ao que sabia fazer melhor. Construiu, então, três relógios de bolso que efetivamente continham em seu interior dois movimentos completos, com dois balanços bem próximos um do outro. Em seu diário, Breguet afirmou que o sistema havia se mostrado um sucesso: “o primeiro destes relógios duplos ficou 3 meses nas mãos dos senhores Bouvard e Arago, sem que o ponteiro se desviasse da menor parte de um segundo; ele foi colocado duas vezes no vácuo e mantido no absoluto vazio por 24 horas, bem como foi usado, deixado no plano e pendurado a uma corrente sem sequer ganhar um segundo”. Breguet, com estes experimentos, teorizou que a sincronização das rodas de balanço dos relógios dependia da transmissão de pequenas vibrações pela estrutura metálica do mecanismo, e não através do ar. Os 3 relógios construídos acabaram sendo vendidos para o Rei George IV do Reino Unido, Luís XVIII da França e um certo senhor Garcia, de Londres. Quanto aos relógios adquiridos de Janvier, a suspeita que se tem hoje é que foram assinados por Breguet e vendidos como se fossem sua criação, algo não incomum na época. Quase 200 anos passariam até que um relojoeiro voltasse a aplicar os conceitos de balanços sincronizados a um relógio portátil…


Fotos por Sothebys


29
Fórum principal / Os relógios Tissot e as ferrovias na China
« Online: 09 Junho 2023 às 10:31:23 »
Texto longo e histórico bem interessante do Instituto Português de Relojoaria

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/a-hist%C3%B3ria-do-rel%C3%B3gio-de-caminho-de-ferro-tissot-ping-han

30
Fórum principal / Atualização de sistema do site: aviso importante
« Online: 02 Junho 2023 às 17:36:13 »
Recebi este comunicado do provedor e, considerando que pode acontecer algum tipo de problema, muito embora eu já tenha verificado nos sistemas que tudo está certinho, fica o aviso:

Prezados usuários,

Estamos prestes a realizar uma atualização substancial no nosso sistema operacional. Como consequência, a versão atual será descontinuada, e todas as contas migrarão para a nova plataforma.

A migração ocorrerá em 02/06/2023, após o término do horário comercial. Se você tem seguido o padrão que sempre divulgamos por email, ou seja, utilizando os DNS da Integrator sem recorrer ao uso de IPs, não haverá motivo para preocupações.

Entretanto, é essencial frisar que, se estiver usando o IP diretamente em sua aplicação, site, sistema ou conexão com o banco de dados, haverá alteração. Portanto, solicitamos que substitua o IP pelo seu nome de domínio.

No início da migração da sua conta, você receberá um aviso por e-mail, e um novo aviso será enviado ao final do processo. Durante esse período, é aconselhável evitar alterações no seu ambiente. Caso você opere aplicativos Java, estes serão temporariamente desativados.

Após a conclusão da migração, será enviado um comunicado contendo instruções detalhadas para o uso do novo serviço.

A transição pode acarretar alguns problemas comuns:

Erros de conexão com o banco de dados: Se o seu aplicativo/site está configurado para apontar diretamente para o IP do servidor, poderá enfrentar problemas após a migração. Por isso, recomendamos que altere imediatamente o host para "localhost" ou revise essa configuração, caso ocorram problemas na data da migração.

Erros em aplicativos e sites: Se o seu aplicativo/site estiver configurado para apontar para o IP do servidor, também enfrentará problemas após a migração. Sugerimos que altere o host para o nome do seu domínio o mais rápido possível.

Erros com tabelas, views, functions: Clientes que utilizam o MySQL e fazem uso de relacionamentos entre tabelas de diferentes bancos de dados, como o uso de views ou programação compartilhada, como functions, podem encontrar erros durante a migração.

Incompatibilidade com o sistema operacional: Caso haja incompatibilidade da versão do novo sistema operacional com o seu aplicativo/site, apenas o desenvolvedor/programador será capaz de resolver tais questões.

NOTA FINAL:

Ressaltamos que a migração é um requisito obrigatório e irreversível, dado que é impraticável manter sua conta em um servidor sem as atualizações necessárias do sistema operacional. Esta medida é crucial para garantir a segurança dos nossos clientes. Portanto, todos os usuários deverão se adaptar ao novo sistema operacional, independentemente de possíveis incompatibilidades.

É fundamental que o acesso a qualquer serviço NÃO seja feito via IP. Recomendamos fortemente que utilize sempre o nome do seu domínio.

Atenciosamente, Equipe Integrator Host do Brasil

31
Fórum principal / Tissot Sideral
« Online: 01 Junho 2023 às 15:08:11 »
Eu sinceramente gostei destes lançamentos e achei o preço justo, sobretudo pela caixa em fibra de carbono, um troço só encontrado em relógios metidos a ser caros (Richard Mille, AP, etc). O movimento é o Powermatic 80 que, sinceramente, não consegui distinguir se é ou não com escapamento em polímero. Teria um fácil, custa menos de 1000 dólares. Vejam

https://www.ablogtowatch.com/new-release-tissot-sideral-watch/

32
Fórum principal / Parte 2 da saga da ressonância: Antide Janvier
« Online: 31 Maio 2023 às 14:09:44 »
Por volta de 1780, com o aumento da precisão dos relógios de pêndulo, Antide Janvier percebeu que estes eram prejudicados pelas pequenas vibrações de carroças circulando nas ruas e pessoas próximas caminhando. Revisitando os experimentos de Huygens, o relojoeiro imaginou que poderia construir um relógio de pedestal mais preciso se utilizasse dois pêndulos conectados vibrando em ressonância. A ideia era plausível, uma vez que se um dos pêndulos fosse perturbado por algum tipo de vibração, a energia dissipada pelo outro em pouco tempo reestabilizaria o sistema. Janvier, provavelmente o melhor fabricante de relógios de pedestal de sua época, então, construiu 3 modelos nos quais dois movimentos completos montados em conjunto, com dois pêndulos, funcionavam em sincronia, com o intuito de aumentar a precisão. Tais relógios constituíam o ápice de uma produtiva carreira na qual centenas de modelos, sobretudo com complicações astronômicas, haviam sido fabricados. O advento da Revolução Francesa, porém, trouxe diversos problemas a Janvier, em virtude da sua proximidade com a Aristocracia, maior consumidora de suas criações. Grande parte das encomendas feitas antes da Revolução não foram honradas e Janvier passou a viver com parcos recursos financeiros. No entanto, conseguiu adaptar-se aos novos tempos e, aliás, entre 1794 e 1802, vivenciou a mais prolífica fase da sua carreira, fabricando cerca de 400 relógios no período. O alto custo de produção de suas criações, a pequena margem de lucro e o descontrole financeiro de Janvier, porém, fizeram-no ir à falência em 1822. Seus projetos, relógios (inclusive modelos de duplo pêndulo ainda não vendidos) e biblioteca, então, foram adquiridos por outro relojoeiro que também se interessava pelo fenômeno da ressonância. Sobre sua vida, Janvier escreveu: “iniciei minha infrutífera carreira aos 15 anos de idade e, durante o tortuoso período de 60 anos, depois de gastar 25 mil francos na minha própria educação e na prazerosa difusão gratuita dos conhecimentos que adquiri, tive apenas um pouco de glória, abandono, pobreza e esquecimento”. Janvier morreu na miséria em 28 de setembro de 1835, aos 84 anos de idade.

33
Fórum principal / O problema da ressonância - parte 1
« Online: 16 Maio 2023 às 13:38:35 »
Texto publicado no Instagram

Em 1657, baseando-se nos estudos de Galileu, o polímata holandês Christiaan Huygens inventou o pêndulo e contratou o relojoeiro Salomon Coster para construir um relógio baseado no seu projeto. O modelo acarretou um salto na precisão da marcação do tempo, variando apenas 15 segundos ao dia, ao contrário dos 15 minutos dos outros relógios, e Huygens se propôs a encontrar uma solução para o problema da Longitude. Em 1664, realizou um experimento no qual dois relógios de pêndulo foram instalados em um navio, cada qual servindo de back up ao outro. Os relógios, então, foram ajustados ao horário do local de partida através da observação do zênite solar. O navegador embarcado no navio deveria comparar o horário do local onde o navio estivesse (também através do zênite solar) com aqueles mostrados pelos relógios: cada hora de discrepância entre o horário obtido no local e aqueles indicados pelos relógios embarcados corresponderia a 15º de longitude, em virtude do período de 24 horas de rotação da Terra. Nesta viagem, realizada em mar calmo, o experimento se mostrou um sucesso. Huygens percebeu, no entanto, que era impossível construir dois relógios que marcassem exatamente o mesmo horário durante toda viagem. Como sincronizar os dois relógios? Enquanto enfrentava a questão, Huygens percebeu que os dois relógios que usava em seus experimentos, que estavam fixados na mesma viga da sua residência, acabavam por oscilar seus pêndulos em sincronia, muito embora em direções opostas. Inicialmente ele pensou que os relógios entravam em ressonância (usado aqui no sentido de sincronia) em virtude das correntes de ar. Depois, concluiu que o fenômeno ocorria por causa das vibrações compartilhadas pela viga. Se dois relógios em ressonância fossem instalados em um navio e um deles parasse, o outro manteria o horário correto. Huygens testou a hipótese em um navio, mas uma tempestade parou os dois relógios, fazendo com que ele abandonasse a ideia. Como sabemos, a solução do problema da Longitude só ocorreu em 1759, através de John Harrison. O conceito de pêndulos sincronizados, porém, seria abordado mais de um século depois de Huygens por um dos maiores relojoeiros franceses…



34
Fórum principal / Livro Disrupting Time, de Aaron Stark
« Online: 08 Maio 2023 às 15:50:34 »
Este livro foi lançado há poucos meses e acabei de ler. Foca nos eventos da Exposição de 1876 na Filadélfia, quando a Waltham demonstrou ser superior aos suíços e depois estes se recuperaram, tornando-se os maiores fabricantes do mundo. O dado importante neste livro é a divulgação que Ambrose Webster, ex diretor técnico da Waltham, em clara atitude de espionagem industrial, trocou muita informação com o direitor técnico da Longines na época, Jacques David. Para encurtar a história: um conjunto de más decisões afundou a Waltham numa crise, fatos já abordados neste texto de minha autoria

https://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/o-sistema-americano-de-manufatura/

Gostei muito do livro, leitura rápida, com fatos novos, recomendadíssimo.


Flávio





35
Fórum principal / Daytona novo vs "antigo"
« Online: 28 Abril 2023 às 11:22:53 »
Como já ressaltei nas redes sociais, eu gostei do novo modelo, MUITO EMBORA TENHA DESCONTINUADO a caixa clássica do Daytona, com suas curvas, em prol dessas MEEEEEEEEEERDAS de caixas angulares cujo debut ocorreu com as maxi case, sobretudo pelo aro em aço ao redor do bezel. Eu sempre achei o bezel em cerâmica do Daytona HORROROSO, remetendo-me aos Tag Heuer Carrera com cerâmica. O novo bezel, e também mostrador, ficaram muito melhores. Porém... Se eu fosse realmente escolher um Rolex, seria o pré cerâmica (sinceramente não gosto de cerâmica), qualquer um. Se houvesse reprojetado o atual, teria deixado a caixa anterior, com as mudanças de mostrador e bezel do novo. Enfim, gostei deste artigo porque compara por fotos ambos, nem precisa ler o texto.

Ps. O movimento também recebeu 3 modificações técnicas, além das decorações, que merecem ser lembradas: há, agora, o dobro de esferas no rolamento central, o antichoque é o proprietário da Rolex (ao invés do KIF) e o escapamento o Chronergy.

Vejam

https://www.ablogtowatch.com/the-definitive-guide-to-the-2023-steel-rolex-daytona-watch-vs-previous-116500ln-version/

36
Vale a pena ler

https://exame.com/revista-exame/nao-temos-obsessao-por-jovens-clientes/

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


37
Fórum principal / Bárbara Gância, Cynara Menezes e a ostentação
« Online: 14 Abril 2023 às 14:28:29 »
Detalhe: ambas são de esquerda, mas, ao que parece, bem diferentes em suas visões sobre a Rolex


https://tab.uol.com.br/colunas/michel-alcoforado/2023/04/12/rinha-de-rolex.htm



Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


38
Fórum principal / O mercado de relojoaria em 2022 (2a Parte)
« Online: 14 Abril 2023 às 13:06:29 »
Conforme ressaltado na postagem anterior, o mercado suíço de relógios caracteriza-se pela polarização. Neste sentido, entre as 350 marcas suíças de relógios existentes, apenas 7 (Rolex, Cartier, Omega, Audemars Piguet, Patek Philippe, Richard Mille e Logines) detêm juntas 60% do mercado, apesar de só produzirem 28% dos relógios. A Rolex, conforme já ressaltado, representa cerca de 30% de todo faturamento da indústria, aproximadamente 9.3 bilhões de francos anuais. A Cartier, porém, consideradas todas as suas divisões, sobretudo joalheria, é uma empresa maior, com cerca de 10 bilhões anuais em faturamento. O SwatchGroup, que consiste de 16 empresas, possui extrema dependência da Omega, que representa cerca de 2/3 de todo seu faturamento. Audemars Piguet cresceu impressionantes 63% desde 2019, mas se tornou dependente de apenas um produto, o Royal Oak, que representa 90% de todas as suas vendas. A Longines teve 12% de queda no último ano, devido ao mau desempenho do mercado chinês: 70% de todos os seus relógios são vendidos na China. A Rolex não aderiu ao modelo de vendas através de boutiques próprias, preferindo manter os representantes autorizados, com maior treinamento dos vendedores e alterações significativas na arquitetura das lojas. O sucesso da Breitling sob a gestão de Georges Kern pode ser explicado pela maior penetração no mercado chinês, onde a marca era desconhecida, criação de relógios mais caros (linha Premier) e marketing digital eficiente. Um fator preponderante do crescimento da Hermès é o grande interesse do público feminino pelas suas bolsas exclusivas, como a Birkin: o acesso às bolsas só é concedido ao público que adquire outros produtos da marca, como relógios (venda casada). A Richard Mille, que segue um caminho inverso ao da Rolex, preferindo operar exclusivamente através de boutiques próprias, salvo exceções pontuais, opera com a maior margem de lucro do mercado, estimada em 45%. Aliás, a marca é o paradigma no setor de luxo, no que diz respeito à “premiumização” e “bens de Veblen” : o preço médio de cada relógio vendido é de 245.283 francos, contra 11.625 da Rolex.

39
Pelo 6º ano consecutivo, a empresa de consultoria Morgan Stanley, em parceria com a LuxeConsult, disponibilizou um estudo profundo sobre o mercado relojoeiro suíço. Duas tendências foram verificadas: incremento da polarização, com as maiores empresas abocanhando fatias cada vez mais expressivas do mercado; e a “premiumização”, com a busca cada vez maior por produtos mais caros e que reflitam a posição social do consumidor. Colaciono abaixo alguns dados extraídos do estudo, para reflexão de todos. A indústria suíça de relojoaria é composta por cerca de 350 fabricantes, mas os “top 4” detêm 40% de todo mercado. A Swatch é a empresa que mais cresceu no último ano, cerca de 90%, certamente impulsionada pelo sucesso do Moonswatch. No ano 2000, os relógios com preço acima de 3000$ representavam 35% do mercado, hoje cerca de 75%. Isso ocorreu em virtude da popularização dos smartwatches, que acarretaram decréscimo de vendas nas faixas mais baratas do mercado (são vendidos cerca de 100 milhões de smartwatches anualmente). Excluindo Swatch, as empresas que mais cresceram no ano passado foram Ulysse Nardin e Girard Perregaux (cerca de 80%, considerando passivo de estoque, ou 40%, descontado este fator). A Rolex sozinha detém cerca de 30% de todo faturamento da indústria de relógios suíços. Jaeger Lecoultre e Piaget apresentaram queda de faturamento. O SwatchGroup também apresentou queda, sobretudo pela grande dependência do mercado chinês, bastante afetado pela pandemia, bem como pela diminuição de vendas das suas marcas mais baratas, como Tissot. A Breitling, sob gestão de Georges Kern, é um caso de sucesso, com crescimento anual de 25%. Os suíços bateram o recorde anual de faturamento, com cerca de 23 bilhões de francos em vendas. Ressalte-se que este valor corresponde a 45% do faturamento global com a venda de relógios, muito embora os suíços só tenham comercializado 15 milhões de exemplares (1.2 bilhão de relógios foram vendidos em todo mundo no ano passado). O mercado americano voltou a ser o mais importante da indústria, representando 16% de todas as exportações. Na próxima postagem continuarei a relacionar os dados que julguei importantes no estudo.




40
Fórum principal / Podcast comigo daqui a pouco
« Online: 22 Março 2023 às 08:52:08 »
1030

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


Páginas: 1 [2] 3 4 ... 28