Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - FSV

Páginas: [1]
1
Botequim / Parabéns, Lorde Alberto Ferreira!!!
« Online: 21 Janeiro 2015 às 00:22:27 »
Grande e estimado amigo Alberto, PARABÉNS por mais um ano de vida (produtiva ao extremo, sobretudo na parte "literária", como vemos por aqui, quase que diariamente)  :D

Se foi o Mestre Gravina quem me "apresentou" o FRM, lá nos tempos das "páginas amarelas", quem efetivamente me "fidelizou" foi o Alberto Ferreira...  8)

A alcunha de "Lorde" atribuída a ele, salvo engano pelo Marcos Sa, fica clara nas suas manifestações, com seus comentários pontuais, sua moderação serena, paternal até e, quando preciso, levemente jocosa...   ;)

Para mim, um símbolo desta confraria!!!!

Abraço fraternal e toda a felicidade possível

Flavio.

2
Fórum principal / Walt Odets e o Rolex Explorer I
« Online: 21 Dezembro 2013 às 11:56:41 »
Prezados, bom dia!

Estava relendo uns textos antigos que selecionei num passado não muito remoto, e me "deparei" com este texto do Walt Odets (primeira parte, com o link para a segunda parte no final): http://people.timezone.com/library/horologium/horologium0036

Fiquei doido ou ele desce o pau no movimento do Explorer I ???

Patrão, o que me diz, vc que tem este exato modelo?

Abraço

Flavio.

3
Botequim / Bank transfer
« Online: 27 Outubro 2013 às 00:33:18 »
Prezados, boa noite!

Para quem já tem a "manha" poderia, por MP, me dar algumas dicas (na verdade, o "caminho das pedras" )  da tal da "bank transfer" para uma conta do exterior, uma vez que o "cara" não aceita PayPal?

Busquei informações com a gerente da minha conta, mas ela estava "com aquela vontade", além de demonstrar um (des)conhecimento que me assustou...

Agradeço desde já!!  ;)

Abraço

Flavio.

4
Fórum principal / Teoria da evolução, preconceitos arraigados etc...
« Online: 22 Julho 2010 às 11:41:22 »
Caríssimos :

Bom dia !

Não, este tópico não está no lugar errado, nem deve ir ao botequim...  8)

Estava, literalmente, estudando alguns textos do Dr. Fernando Amora (http://ffamora.sites.uol.com.br/eletricos.html, sumidíssimo, por sinal...), do Adriano (http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartz.html) e do Igor (http://igorschutz.blogspot.com/2009/07/o-zumbido-do-diapasao.html) sobre os relógios "elétricos", os movimentos diapasão e a evolução dos quartz.

Assunto que, vira e mexe, causa polêmica por aqui... Ou não ?  :P

Aos que tiverem tempo e disposição, sobretudo depois de lerem os três textos acima referidos, de alta qualidade, é claro (basta ver os nomes dos autores...  ;)), gostaria de propor a seguinte "discussão" :

Consideremos os números 1, 2, 3 e 4.

1) Hamilton "elétrico" (Ventura, Pacer etc);
2) Bulova Accutron Astronaut (ou Spaceview);
3) ???
4) Omega Marine Chronometer.

Se fosse possível (sei que é mais complicado do que meu raciocínio rasteiro sugere) estabelecer uma "escala evolutiva", levando em conta o conteúdo das verdadeiras aulas encerradas nos links que postei, o que poderia ocupar o número 3) e por que ?

Na minha visão, um Omega Speedsonic ou um Certina Chronolympic C-Tronic (por incorporar um módulo de cronógrafo num movimento diapasão) e/ou um Omega Electroquartz f8912 (Beta 21 , por estar "no meio do caminho" entre os diapasão e os quartz, sobretudo os de alta frequência, como o Omega Marine Chronometer), e pela própria evolução histórica mesmo, de lançamentos no mercado...

O que mais, por exemplo  ???  ???

Sempre evocando o Grande Alberto Ferreira, que sugere, estimula e nos convida, a todo o momento, a uma participação tranquila, serena, sem preconceitos... Afinal - e já discutimos isso em vários tópicos - não se pode fechar os olhos para esta importantíssima parcela da história da horologia mundial.  :D

Ou será que é "por acaso" que pessoas do naipe do Fernando Amora, do Adriano e do Igor, que não só "transitam" no meio, mas dedicaram e dedicam parte considerável do seu tempo pesquisando e alimentando com ricas informações blogs e sites de e sobre horologia se debruçaram sobre o tema ?  :-* :-*

Abraços

Flávio.

5
Botequim / Vamos nos levar menos a sério ?
« Online: 07 Maio 2010 às 12:04:59 »
Prezados :

Bom dia !

Há tempos eu não me "manifestava" de maneira mais contundente por aqui.

Mas acho que agora é uma boa hora.  :)

Desde o antigo FRM, que conheci graças ao Mestre Gravina, sempre tivemos os inevitáveis "vai-e-vem" de assuntos, o que é absolutamente normal.

Por vezes, muitas postagens sobre técnica e história da horologia. Depois, consultas de interessados na compra de alguma peça específica, nova ou vintage. Uns dias, ou mesmo semanas depois, uma avalanche de fotos das novas aquisições, ou então comentários e mais comentários sobre algum relógio especial, que mexia com as "lombrigas" de todos.

Era uma alternância muito salutar de temas, pois não saturava nem uma nem outra vertente, e sempre permiitu a participação efetiva de todos, sobretudo dos mais inexperientes como eu, "abelhudo" e curioso, mas detentor de parcos conhecimentos técnicos e com pouquíssima bagagem histórica para criar um tópico sobre o assunto, por exemplo.

Mas eu me sentia muito bem por lá, e tive uma recepção fenomenal de todos, sem exceção, ainda que tendo um padrinho de peso como o Mestre Gravina, as coisas pudessem ficar mais fáceis...  8)

Ao fazermos a "mudança" para cá, capitaneada - nos aspectos técnicos - pelo Bruno Recchia, essas características permaneceram, e além disso, o que já era louvável, na minha humilde visão dos fatos, o Fórum ganhou muito mais visibilidade, e novos colegas passaram a integrar essa comunidade.  :D :D

Em pouquíssimo tempo, tivemos um crescimento exponencial de membros, a maioria deles ativos, e o retorno daqueles que, por quaisquer motivos, tinham ido "tomar um suco", como diz o Lorde Alberto Ferreira.

Infelizmente, de uns tempos para cá, parece que a coisa degringolou...  :'(


(PARÊNTESES) Tópico criado por mim, obviamente que espelha a minha mais que exclusiva opinião, que não sei se é compartilhada por mais alguém. Mas prefiro correr o risco de ser voz solitária, e voto vencido.

Sinceramente, está chato, na acepção mais direta do termo, ler alguns tópicos ultimamente.

Qualquer comentário mais direto, ou incisivo, ou nem mesmo com essa carga de assertividade, é levado (nem sempre, é claro, mas muitas vezes...) para o lado pessoal, o que dá margem às infindáveis menções, veladas ou explícitas, a este ou aquele membro.

E mais. Uns se arvoram no direito de "defender" terceiro, o que aumenta ainda mais a animosidade entre os foristas, e cria, em algumas oportunidades, discussões infindáveis, que fogem totalmente ao teor daquele tópico específico, até que um "iluminado" venha e retome a questão crucial ali tratada.

Pessoal, se entendo, hoje, um pouco de Seiko, devo isso ao zE_ e ao Alberto Ferreira. Se meus conhecimentos sobre a marca Omega cresceram, enormemente, foi por conta do que li e ouvi do Nilo e do Mestre Gravina.

Se aumentei meu repertório sobre história da indústria relojoeira mundial, muito se deve aos posts do Igor e do Flávio, nosso "patrão".

Artigos técnicos, chama o Adriano !

Passei a enxergar a marca Rolex com outros olhos, em razão dos inúmeros e-mails trocados com o Wilton (que nem participa por aqui, mas é um profundo entendedor da marca) e com o Lobo (participante ativo do "antigo" FRM, que foi "tomar um suco" bem demoradinho, por sinal...).

Temos os nossos "especialistas" em divers (como o Chris), o nosso "buscador oficial", sempre com alguma novidade (Cigano), o "Dr. IWC" (Lessa), o Mauro com suas viagens de treinamento, nos maiores centros mundiais, o "rei dos relógios baratos" (Sandro - sat), o Solano com seu humor picante - e belos relógios, também...

Perceberam que TODOS contribuem de alguma forma para este espaço ? Os Mestres, os técnicos, os historiadores, os curiosos, os bem humorados, até eu, naqueles desafios que o Humberto não ressuscitou, até agora !!!  ;D ;D

Não importa, para mim, pessoalmente, repito, se o tema de um post é um Damas de 50 reais, ou um Audermas Piguet de 40 mil (meros exemplos, sem entrar no mérito se são bons ou maus relógios, se representam alta horologia ou não)... Quem arrematou o Damas num leilão virtual, acompanhou e deu lances durante vários dias, o fez por algum motivo muito particular, que pode ou não ser relevante para nós.

O comprador de uma peça raríssima, de sei lá quantos mil reais (ou dólares) pode ter "raspado o cofrinho" por aquilo, independentemente de acharmos que vale a pena ou não.

Mas são os motivos de cada um, e isso pode, deve e urge seja respeitado.  ;)

Não vamos nem nos levar muito a sério, nem essas tais "maquininhas de marcar o tempo"... Como alguém já disse, com enorme propriedade (me perdoe o autor da frase, por não mencioná-lo expressamente), "são só relógios".

Não são nossos valores familiares, nossos entes mais queridos, nossa convicção religiosa, nossas carreiras profissionais. Só, apenas e tão somente, relógios.

Claro, são inegáveis provas da capacidade humana, da inventividade do homem. Também os amamos e queremos cada vez aprender mais sobre eles, mas... não viveríamos sem eles ?

Vale a pena arriscar a vida, num assalto, por exemplo, por causa de um... relógio, raríssimo que seja ???

Já pisei na bola com algumas pessoas que aqui conheci. Ou por força de alguma divergência comercial, um comentário mais infantil etc. Mas tudo está acertado, entre nós, "ofensores" e "ofendidos"... Não vamos transformar esta confraria num Tribunal permanente, onde "acusação" e "defesa" ficam travando um embate tolo, desnecessário e cansativo.

Meus, sei lá, 50 cents...  :-X

Grande abraço a todos, Flávio.

P.S. As citações de nome são exemplificativas, ainda que sejam uma singela homenagem da minha parte aos que efetivamente me influenciaram e continuam influenciando, ensinam e, por que não, me fazem rir (às vezes, muito). Os "não citados", por favor, não se sintam diminuídos ou desprezados... Tenho muitos defeitos, mas costumo ser coerente : se disse acima que TODOS são importantes, é assim que penso, independentemente de tê-los mencionado expressamente, ou não !!



6
Fórum principal / Abrindo o bico... pedindo água... ufa !!!
« Online: 10 Novembro 2009 às 15:33:53 »
Caríssimos :

Estou com a vida bastante atribulada ultimamente...  :-X

Mal tenho tido tempo de ler os comentários e postagens dos colegas e amigos, quanto mais propor o que quer que seja...  :P

Direto ao ponto : não tenho a mínima condição de propor o Desafio da semana nº12 à altura do proposto pelo Nilo (o de nº 11)  :'( :'(

Como essa grande e louvável iniciativa do Humberto Reis não pode nem deve ser relegada a segundo plano, passo a bola aos moderadores, para que indiquem quem pode fazê-lo, ou se alguém se habilitar...

Para mim, escolher alguém fica muito chato e desagradável, por uma infinidade de motivos, muitos deles - acho - que óbvios.

É isso...

Pedi arrego !!!  :-[ :-[

Abraços a todos, Flávio.

7
Fórum principal / Vamos falar de relógios "vintage" ?
« Online: 28 Outubro 2009 às 14:51:22 »
Caríssimos :

Boa tarde !

Antes que perguntem... (PARÊNTESES)



(...)

Estou com uma dificuldade tremenda em administrar o tempo nos últimos dias...  :-\

Portanto, não tenho previsão de quando conseguirei propor o Desafio da semana nº 12, ainda mais depois da verdadeira aula dada pelo Nilo, ao apresentar seu desafio de maneira impecável...  ;)

(...)



Mas, voltando à vaca fria, como diria um antigo professor de Medicina Legal...  :P

Esse hobby, passatempo, loucura, perdição, vício, hábito, seja lá como queiram chamar, de colecionar ou "ajuntar" relógios envolve (um pouco de) razão e (muita) emoção, isso é inegável.

Acredito - e percebo - que a grande maioria aqui tem seu interesse nitidamente direcionado (mesmo que não exclusivamente) aos chamaos relógios vintage.

Aqueles mesmo que o Alberto Ferreira sempre diz com muita propriedade, "só os melhores chegam lá" (e ficam!) !!



Pois bem, parafraseando outro ilustre amigo, o Mestre Gravina, colecionar relógios vintage não é tão simples assim...

O modelo que vc busca com tanta sanha, vontade e desejo precisa, em primeiro lugar, existir.

Depois, estar à venda.

E, finalmente, dentro de um patamar de preço que o interessado possa pagar.


Ou seja, não basta ter o $$, se o proprietário/possuidor não quer se desfazer da peça...

Tampouco, se está à venda, é imprescindível ter o montante suficiente para levá-lo para a sua caixinha...  :'(

Convenhamos, uma situação delicada, que envolve fatores intimamente ligados e diretamente associados.

 8) ..................................................................  8)



Mas não é só isso...

Ao longo destes (não muitos, ainda) anos de janela no meio horológico, tenho notado que a busca dos interessados se alicerça, quase sempre, nestes critérios :

1) Quero relógios vintage, mas absolutamente NOS (tem que ser NOS ou never worn... se já foi ao pulso, esqueça!);
2) Vintage, independentemente do estado em que se encontre - usável ou não - desde que absolutamente original, "de fábrica" (mostrador detonado, máquina naquele "anda e pára"... OK... Mas é TODINHO original ? Então é esse que eu quero !!);
3) Vintage, claro, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra... usável, por favor, caprichado na estética e no funcionamento, mesmo que para isso sejam necessárias adaptações ou o uso de peças aftermarket (quase sempre parecidas, mas não idênticas).

Isso, sem falar na dificuldade cada vez maior de se identificar relógios vintage corretos, nos trinques, ou seja, de verdade, e não as falsificações que ultimamente têm rondado os "mercados" da vida...

Vide modelos como os Panerai Luminor, ou os Hublot Big Bang, pouco "arriscáveis", digamos assim, sem total garantia e, sobretudo, documentação original da peça...  :-X



E aí, meu caro, o que lhe move na busca por um vintage ?

Quais as alegrias e tristezas que gozou e/ou sofreu nessa nossa busca por estas máquinas maravilhosas ??

E, se comprou gato por lebre, foi literalmente ludibriado, ou chegou a "pagar pra ver" ???

Grande abraço, Flávio.

8
Fórum principal / Sandálias da "umidade"
« Online: 16 Outubro 2009 às 10:15:34 »
Caríssimos :

Bom dia !

Acabei de tocar no assunto com o grande Nilo, e houvemos por bem (os dois) democratizar a discussão com os colegas e amigos deste FRM.

O assunto já foi tema de tópico específico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,553.0.html), mas meu problema persiste, e agora, preocupa.

Reproduzindo parte da mensagem que troquei com o Nilo, com esclarecimentos adicionais :

"Das duas, uma : ou a sílica gel que comprei no ML é muito vagabunda, ou estou com um grave problema de umidade aqui em casa...

Tenho duas caixas de madeira, onde guardo meus relógios. Resolvi comprar sachês de sílica gel, pois o seguro morreu de velho, como diz o velho deitado.

Ocorre que a cor (azul) está mudando para o rosa (indicativo de saturação) em menos de dois dias, ou 48 horas...

O que esse pobre mortal pode fazer ???"



Pois é.

São duas caixas de madeira, envenizadas externamente, com tampo de vidro, casulos individuais e almofadas forradas com tecido aveludado preto.

As deixo dentro de um guarda roupa de madeira, no espaço das roupas, em minha casa que, aliás, se localiza em Santo André, na Grande São Paulo (ou seja, nada de beira mar ou região pantanosa/fluvial).

Mas, como salientei acima, a sílica tem "durado" menos de 48 horas...

Seria o caso de acondicionar os relógios em um "tupperware", com a tal da sílica dentro ?

Ou já seria um preciosismo ??

Aceito sugestões, de qualquer natureza !!!

Grande abraço a todos, Flávio.

9
Fórum principal / Desafio da semana nº 7
« Online: 06 Outubro 2009 às 12:15:06 »
Prezados :

Boa tarde !

Já que o tópico (ou melhor, OFF topic) sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 está "bombando"...

E, provavelmente, será um assunto que, volta e meia, voltará ao topo da pauta de discussões, durante estes próximos sete anos...

O "Desafio da semana nº 7" será sobre.........................
























Tchan, tchan, tchan, tchan !!!  ;D

























OLIMPÍADAS !!!  :D

Amanhã, dou mais (aliás, todos) detalhes do "dito cujo"...  8)

Grande abraço, Flávio.

10
Fórum principal / Desafio da semana nº 5
« Online: 23 Setembro 2009 às 11:17:14 »
Caríssimos :

Bom dia !

A partir da incumbência dada pelo nobre Humberto Reis, apresento o Desafio da semana nº 5....

Meus 3c, antes de qualquer coisa :

1) Contei com a inestimável ajuda de um amigo, amigão mesmo, que tem meu carinho e profundo respeito, para formular as questões, que envolvem história e curiosidades, bem no espírito proposto pelo Humberto em agosto deste ano, no que foi o primeiro desafio nestes moldes;
2) Contrariando o grande Nilo, não será apenas uma pergunta, mas é possível a indicação da fonte (referência) da resposta correta. Sorry, meu amigo Nilo...
3) Como o Mestre Igor (eu o considero assim) "chutou o pau da barraca" com a história do óleo sintético, juntamente com o desafio "oficial", virá um verdadeiro "challenge", para quem quiser pesquisar... Só que não tenho tanta "bala na agulha" como o Igor, e não posso oferecer um prêmio à altura do que ele ofereceu...

Preparados ?

DESAFIO OFICIAL (HISTÓRIA) :

Apesar do nome aparentemente estranho, foram fabricados relógios da marca CRUZA...

1) Que empresa fabricou relógios com esta marca ?
2) Qual empresa "assumiu" esta fabricante originária dos relógios CRUZA ??


CHALLENGE (CURIOSIDADES) :

O Wilson e o Pandolfi (perdoem-me se esqueci alguém, mas dos frequentadores assíduos aqui do Fórum, são minhas referências em relógios de bolso, além, é claro, deste meu estimado amigo, mencionado acima) sabem - assim como muitos aqui - que o sistema de fabricação de relógios ingleses de bolso no século XIX era diferente do sistema levado a cabo pelos suíços e pelos americanos.

Tanto é que não existia uma "marca" inglesa e sim o prenome e o nome de relojoeiros, sendo que a grande parte deles estampava no mostrador o endereço da sua "oficina", ou pequena manufatura, que era inegavelmente uma forma de propaganda.


Pois bem, THOMAS BLUNDELL foi um conhecido relojoeiro de Liverpool, na Inglaterra, notório fabricante (ou construtor, como queiram) de relógios de precisão, sobretudo cronômetros marítimos.

Entre os anos de 1820 e 1860 ele teve quatro endereços em Liverpool...

Pergunto : Alguém saberia apontar PELO MENOS DOIS ENDEREÇOS do citado relojoeiro ?


É isso... Espero que estimule a pesquisa e, principalmente, contribua para o espírito de descontração e amizade aliadas ao conhecimento técnico e prático que permeia esta fraterna reunião de membros.

Grande abraço a todos, Flávio.

11
Fórum principal / Museu do Relógio em SP
« Online: 19 Março 2009 às 17:05:20 »
Caríssimos :

O "sumidão" aqui, de vez em quando  ;D dá seus "pulinhos" e dicas por estas bandas...

Link do UOL, com fotos de parte do acervo do Museu do Relógio em São Paulo, que recebe o nome do ilustre Professor Dimas de Melo Pimenta : http://criancas.uol.com.br/album/museudorelogio_album.jhtm?abrefoto=31

Além das fotos inseridas nesse link, clique na palavra Mais que aparece na legenda de cada foto, e seja direcionado para uma pequena matéria sobre o referido museu, com mais fotos e acesso ao site oficial da instituição.

Pode ser um agradável passeio com a família, sobretudo acompanhado dos pequenos, nos finais de semana não muito ensolarados...  :) ;) :D

E podemos "doutrinar" mais alguém na família, desequilibrando a balança naquela hora tão imprópria de discutir "qual será a próxima aquisição" com as respectivas namoradas, noivas e esposas...  8) 8)

Um forte e fraternal abraço a todos, Flávio.

12
Fórum principal / Ajuda URGENTE !!! Help me...
« Online: 10 Janeiro 2009 às 23:42:19 »
Prezados :

Boa noite !

Serei prático e sucinto :

Tem um belíssimo relógio anunciado no E-bay, mas o vendedor só aceita lances de cidadãos americanos (ou cadastrados com endereço nos EUA), e só remete (free shipping, inclusive), para os mesmos Estados Unidos da América.

Pergunto : Alguém conhece algum residente nos Estados Unidos, que seja inscrito no E-bay, e que pudesse fazer este favor dantesco para mim ?

Ah, acredito que não seja necessária a inscrição desta pessoa no PayPal, uma vez que este vendedor aceita ordens de pagamento e transferência de $$.

Obviamente, se houver inscrição no payPal, melhor ainda, pois o valor "cairá" na fatura do cartão de crédito (para pagamento a posteriori) ) e eu restituirei o valor integral imediatamente !!

Alguém pode me ajudar ???

Um forte e fraternal abraço, Flávio.

13
Fórum principal / Estes não foram refeitos na Sarica !!
« Online: 08 Janeiro 2009 às 09:54:31 »
Caríssimos :

Vejam este link do E-bay :
http://cgi.ebay.com/TWO-2-VINTAGE-SEIKO-SCUBA-DIVERS-AUTOMATIC-WATCH-LOT_W0QQitemZ150319614533QQihZ005QQcategoryZ31387QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Olhem que coisa mais, mais, mais tosca as inscrições feitas nos mostradores...

Quem se atreveu a destruir, literalmente, essas duas peças ???

Grande abraço, Flávio.

Páginas: [1]