Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - igorschutz

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6
41
Fórum principal / Até onde vai a loucura relojoeira...
« Online: 15 Março 2011 às 14:32:05 »


TimeZone: Pre-Basel 2011 – HD3 Slyde

Final de 2009: no alto da crise mundial, o fornecedor de movimentos da HD3 quebra (BNB Concepts), e o camarada fica na pindaíba. O que fazer? Jorg Hysek teve uma idéia genial: pegou um iPod Nano, tirou tudo, menos o relógio, e colocou numa caixa de titânio com vidro de safira. ::)

Por essa porcaria, que o Steve Jobs cobra US$ 149, o "gênio" vende por competitivos (sic) 4.000 EUROS!!! :o :o :o

Tudo bem que há muitos imbecis endinheirados por aí, mas não é possível que esse cara REALMENTE acha que essa droga vai vender! :P


Juro, esse é um dos relógios mais imbecis que já tive notícia!

42
Fórum principal / SIHH 2011
« Online: 21 Janeiro 2011 às 17:37:28 »
A segunda maior feira mundial da relojoaria acaba hoje e o que vimos de bom? Alguém notou algo extraordinário??? ::) ::) ::)

Um abraço,

Igor

43
Fórum principal / O Polar lhe dá os parabéns!
« Online: 12 Janeiro 2011 às 20:07:13 »
Muitos amigos devem ter um Polar e para eles isso não é nenhuma novidade, mas para mim que nunca tive, achei bacana, e gostaria de dividir com outros amigos que não conhecem.

Dei um Polar FT4 de Natal para minha esposa, e, sendo hoje o aniversário dela, o relógio mostra uma mensagem especial:




Legal, né?

Já tive muitos relógios, mas nenhum que lembrasse do meu aniversário. ;D


Um abraço,

Igor

44
Fórum principal / Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Online: 03 Janeiro 2011 às 22:35:46 »
Olá amigos!

Neste fim de ano, passei as festas no interior das Minas Gerais, lá na terra da minha patroa. Sabendo do meu gosto por relógios, meu sogro vive contando sobre um famoso relojoeiro ali da região, que inclusive chegou, por três vezes, a ser objeto de reportagem do Jornal Nacional (segundo ele, a primeira vez foi por sua habilidade em conversar com seu irmão falando italiano... ao contrário!, a segunda vez foi tocando acordeão e a terceira como relojoeiro).

Com um pouco mais de tempo livre, e contando com a boa vontade do meu sogro, tive a oportunidade de visitar o franzino e bem humorado "Seu" Odílio, e pude constatar que nem toda essa fama lhe retirou a simplicidade, humildade e simpatia para nos receber em sua oficina.


Segurando um barômetro com mais de 100 anos, manutenido e banhado a ouro em sua própria oficina (detalhe: ele não possui uma máquina de banho, a produção é caseira, e perfeita!).


Seu Odílio mora na cidade mineira de Conquista, um município com menos de 8.000 habitantes, e não revela a idade (de acordo com o mesmo, já fez 50 anos... provavelmente de relojoaria!). Em sua relojoaria pouco equipada, ele não conta com Vibrograf, nem máquina de limpeza, nem volante para abrir fundos; certamente o trabalho não foi capaz de deixá-lo bem de vida. Mas Seu Odílio possui um torno, e muita habilidade. Com isto, é capaz de construir todas as peças para reformar e restaurar relógios de parede, coluna e mesa, sua especialidade.


Seu Odílio nos mostra um pinhão e engrenagens de um relógio de parede feitos pelo próprio.


Muito humilde, Seu Odílio não é de ficar comentando e exibindo seus feitos, mas na nossa longa conversa, pudemos descobrir que ele nunca enfrentou um serviço que não pudesse concluir. Se preciso, faz qualquer tipo de peça para relógios grandes, até mesmo para relógios de igreja (os relógios das torres das igrejas das cidades de Conquista e Sacramento foram reformados por ele, e funcionaram por um longo período. Infelizmente hoje estão parados, pois Seu Odílio não tem mais segurança para subir as frágeis escadas de madeira das torres).

     
Seu Odílio contando seus causos.


Além dos relógios, Seu Odílio também tem atração por qualquer objeto mecânico antigo, como fonógrafos, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever, etc. Ele também os restaura.


Seu Odílio nos mostrando outra de suas paixões: vitrolas, gramofones e fonógrafos, que ele mesmo revisa e restaura.


Um situação engraçada se deu quando Seu Odílio contou ter banhado a ouro o barômetro e a vitrola que aparecem nas fotos. Questionei quem naquela região interiorana faria esse tipo de serviço. Estranhando a pergunta, responde que "ele mesmo, uai". Pergunto se ele possui uma máquina de banho, e ele diz que não, explicando detalhadamente todo o complicado processo, que envolve dichavar o ouro em finas folhas, misturar diversos produtos químicos, polir as peças e aplicar a corrente elétrica, tudo feito ali mesmo, sem grandes tecnologias mas com muita engenhosidade e criatividade.

Seu Odílio é um caso raro de profissional completo, de uma época em que se fazia de tudo para concertar e "remendar" o que lhe caia nas mãos, já que o acesso à peças e componentes não era fácil. Um homem como ele, estivesse na Suíça, seria alçado à fama como porta-voz de alguma marca, tal qual a Montblanc fez com aquele senhora que entorna e vibra molas de balanço.

Espero ter outras oportunidades de encontrá-lo e ouvir mais de suas histórias. Seu Odílio merece ter sua memória preservada.

Um abraço a todos, e salve Seu Odílio!

Igor

45
Fórum principal / REGRAS DE CONDUTA (LEITURA OBRIGATÓRIA)
« Online: 26 Novembro 2010 às 19:51:55 »
Prezados colegas,

Chegamos num momento triste da nossa história e não podemos mais agir como avestruzes, colocando nossa cabeça embaixo da terra e esperando a sujeira limpar-se sozinha.
Infelizmente, nenhum de nós queria isso, mas somos obrigados a adotar medidas mais pontuais e enérgicas de agora em diante.

Nosso Fórum sempre foi caracterizado pela ampla liberdade que dá aos seus membros, porém alguns passaram do ponto e nada indica que o desrespeito e as réplicas/tréplicas pararão tão cedo, portanto, optamos por pecar pelo excesso do que pela falta.
Esperamos, de coração, que seja algo momentâneo e que a nova política de agora em diante adotada vigore por pouco tempo, no entanto, estamos preparados para sermos duros porquanto for necessário.

Este tópico tem a finalidade de alertá-los sobre as novas medidas que adotaremos de imediato:
  • Não toleraremos qualquer forma de desrespeito entre os participantes, por menor que seja.
  • Quem se sentir desrespeitado por algum comentário de outrem, procure a Moderação, para que as medidas necessárias sejam tomadas. Não toleraremos ‘justiça com as próprias mãos’, o que inclui réplicas, tréplicas, tomadas de partido, etc.
  • Preferimos travar e remover tópicos preventivamente, mesmo que não haja nada errado, do que deixa-los abertos, passíveis de disseminar o desrespeito. Portanto, não reclame se perceber que sua mensagem sumiu. Se julgarmos que não houve ofensa, ela retornará posteriormente.
  • Quaisquer comentários considerados desrespeitosos serão sumariamente removidos, e o autor da ofensa será advertido formalmente. Membros que replicarem a ofensa no próprio tópico ou em tópico apartado também serão advertidos.
  • Cada membro só será advertido uma vez. Na reincidência será suspenso por prazo variável ou banido. Membros suspensos que voltarem a ser advertidos serão banidos. Casos mais graves poderão acarretar banimento direto.
  • As advertências serão tomadas e distribuídas em conjunto por todos os membros moderadores, portanto, não são passíveis de contestação.
  • Cuide bem do que você escreve. Leia e releia suas mensagens e coloque-se no lugar do outro. Considere que, se não foi aquilo que você quis dizer, outros entenderam de forma diferente, portanto cuide ao máximo para que tal situação não ocorra.

O Fórum Relógios Mecânicos não é um espaço público. Você não tem o “direito” de estar aqui, é apenas um convidado. Comporte-se conforme o mais alto grau de elegância e respeito e será bem vindo, caso contrário, crie seu próprio espaço e divirta-se nele.

Convidamos todos os membros a lerem as regras e políticas a serem adotadas. Caso não concordem, sugerimos que não se inscrevam em nosso Fórum ou então que se retirem dele.

Atenciosamente,

A Equipe de Moderação

46
Fórum principal / E aí, vale? Relógio Fasano...
« Online: 12 Novembro 2010 às 20:39:32 »
Não parece ser melhor (tecnicamente falando) que um RM3... O que acham? Vale o preço?

Um novo relógio H. Stern. Com a assinatura de Rogério Fasano




Um abraço,

Igor

47
Despejem suas lágrimas aqui, amigos. :'( :'( :'(

Um abraço,

Igor

48
Botequim / Como é que eu pude esquecer? Feliz Dia do Professor!
« Online: 15 Outubro 2010 às 16:43:13 »
A todos os professores do Brasil, e em especial ao grande Mestre GRAVINA, meus sinceros parabéns!

Não é a primeira vez e nem será a última em que você ouvirá meu agradecimento por me conceder sua amizade.

Sem viadagem, ;D :-* ;D, cada momento que passamos juntos e cada bate papo frondoso que tivemos foi uma lição de vida (e educação, gentileza, humildade, paciência, perseverança, humor, etc., etc.) ensinada e uma gotinha a mais nesse imenso mar de admiração que nutro por sua pessoa.

Um forte e apertado abraço deste seu amigo e aluno (da escola da vida),

Igor

49
Um relógio localizado em destroços de um naufrágio do século XVII manteve-se perfeitamente preservado após permanecer mais de 300 anos embaixo d'água do mar.

Vejam as incríveis imagens feitas por uma aparelho de tomografia:

http://gizmodo.com/5661367/x+rays-reveal-perfectly-preserved-mechanisms-inside-300+year+old-pocket-watch

Parece que a caixa Oyster é mais antiga do que pensamos, hein? ;D

Um abraço,

Igor

50
Fórum principal / Entrevista interessante: CEO da Omega, Stephen Urquhart
« Online: 08 Setembro 2010 às 10:07:26 »
Não gosto de linkar o conteúdo de outros fóruns, mas acho que essa entrevista é bastante interessante, vale a leitura, para quem domina o inglês:

Omega CEO Stephen Urquhart: A Candid Chat. <-- Clique!

Pontos altos da conversa:
- Novo movimento crono 'in house' vem aí;
- O cal. 1861, e, consequentemente, o Speed Pro nunca mudarão;
- Um novo Flightmaster está nos planos a curto prazo;
- Reconhecimento que a linha Constellation está longe do que representou no passado, mas ainda é o carro-chefe da marca em vendas.

Um abraço,

Igor

51
Fórum principal / Relógio de gente grande... baba, baby!
« Online: 01 Setembro 2010 às 09:18:01 »
Não é qualquer um que faz um desses, e também não é qualquer um que pode ter um desses... além de muita grana, o comprador tem de ter paciência, muito espaço em casa (nem pense em pôr em seu apartamento, tem de ser casa, com chão firme) e extremo bom gosto, para saber valorizar algo que é realmente único na relojoaria!

Relógio de pêndulo duplo, por David Walter <-- clique!



Vou ser sincero, se eu entro na casa de um sujeito e vejo um treco desses na sala, eu cago um tijolo! :o :o :o

Um abraço,

Igor

52
Botequim / De novo??? Assalto no Shopping Higienópolis!
« Online: 17 Agosto 2010 às 09:30:46 »
Depois dos assaltos:
  • Montblanc do Shopping Higienópolis
  • Rolex do Shopping Cidade Jardim
  • Tiffany do Shopping Cidade Jardim
  • S. Rolim do Shopping Ibirapuera
  • Joalherias do Shopping Santana

Novamente uma relojoaria foi roubada, agora a Timeland do Shopping Higienópolis. >:(
Vejam: Shopping Pátio Higienópolis, em SP, tem segundo assalto no ano

O mais legal é que a polícia insiste que roubo a joalherias/relojoarias não é o crime da "moda"... ::)

O mercado de relógios "semi-novos" vai bombar! :-[

Um abraço,

Igor

54
Fórum principal / NOVAS REGRAS PARA O SUB-FÓRUM DE VENDAS
« Online: 16 Julho 2010 às 10:03:15 »
Caros amigos,

Pedimos a observação atenta das novas regras do sub-fórum de vendas. Elas passarão a valer a partir deste momento.

Dentro de uma semana, o Bruno realizará as novas adaptações exigidas para o uso do sub-fórum de vendas.
Apenas as postagens feitas no 'Fórum principal' serão contabilizadas para efeito das regras nº 1 e nº 2.

Solicitamos a todos os colegas que adequem seus anúncios às novas regras, dentro deste prazo.
Na próxima sexta-feira, 23/07/2010, às 12h de Brasília, todos os anúncios que não respeitarem as exigências da regra nº 5 serão excluídos sem demais notificações.

Havendo quaisquer dúvidas, estamos à Vossa disposição exclusivamente neste tópico.

Agradecemos Vosso apoio.

A Equipe de Moderação.

55
Botequim / Lembranças da Suíça...
« Online: 14 Julho 2010 às 22:16:01 »
Alguém acredita em duende?
Na Suíça tem vários, e são eles que fazem nossos queridos relógios mecânicos, sabiam?

Por pura sorte, consegui captar um deles enquanto aguardava seu turno para entrar na fábrica...




Rapaz, os bichinhos são feios que dói... ;D

Um abraço,

Igor

56
Fórum principal / Leitura obrigatória: Nicolas Hayek: Time Bandit
« Online: 18 Junho 2010 às 10:58:06 »
O autor Michael Clerizo (aquele do livro "Masters of Contemporary Watchmaking", escreveu uma matéria, com entrevista inclusa, sobre o Nicolas Hayek e seu importante papel ontem e hoje na indústria relojoeira suíça para o Wall Street Journal.

Vale MUITO a pena ler, pois nos dá um insight importante sobre o que levou Hayek a anunciar o fim da venda dos ébauches. É uma leitura é leve e rápida.

Segue o link:

Nicolas Hayek: Time Bandit


Um abraço,

Igor

57
Amigos,

De volta ao Brasil, após uma fantástica viagem ao "nosso Playcenter", nas palavras do Mestre Gravina, chegou a hora do debriefing:

Vimos muitas coisas, discutimos outras tanto (descobri que viajar em dupla/grupo é zilhões de vezes mais agradável que sozinho, e falo por experiência própria), e chegamos num impasse: o que define uma marca de "alta relojoaria"?

Seria a Rolex, com seus milhares de movimentos de alto nível, totalmente in house (movimentos, caixas, braceletes, vidros, mostradores, ponteiros), uma marca de alta relojoaria? Sim? Não? Por que?

Ter alguns relógios complicados em seu portfólio não quer dizer nada. É só dar um rolêzinho e comprar um movimento pronto de alguma das diversas empresas que vendem este tipo de produto (Christophe Claret, La Joux-Perret, Renaud & Papi, etc.).

E aí, alguém se habilita a nos ajudar a definir "alta relojoaria"?
Lembrando sempre que, neste tópico, não há certo ou errado, e não há resposta definida. Trata-se apenas de um exercício filosófico.

Um abraço,

Igor


58
Amigos,

Há tempos estou devendo este comparativo de dois relógios maravilhoso: o clássico Longines Super Compressor Diver vs. seu re-lançamento, Longines Legend Diver.

Primeiramente, gostaria de agradecer a ENORME gentileza e paciência do meu amigo Douglas Gravina, que cedeu seu Super Compressor para o comparativo. Aproveito e peço desculpas por ter ficado com o relógio dele tanto tempo (crise criativa, sabe como é... ;D).

A Longines foi muito bem sucedida na produção do Legend Diver, copiando com muita perfeição o antigo clássico e dando-lhe alguns toques de modernidade, como as coroas rosqueadas (no original elas são de pressão) e um incrivelmente curvado cristal de safira (acrílico no original). Só este vidro deve responder por metade do preço do relógio...

Vamos às fotos lado a lado:










Como já devem ter percebido, as diferenças entre ambos são mínimas.
Na verdade, apesar não utilizarem qualquer peça intercambiável (o Legend Diver é um relógio inteiramente novo, criado do zero), eu só comecei a reparar nas diferenças depois de ter ambos os relógios em mãos e comparando lado a lado.

As principais diferenças são:

Super Compressor Diver
Legend Diver
AcrílicoCristal de safira
Coroas de pressãoCoroas rosqueadas
TrítioSuperluminova
Aro giratório prateadoAro giratório na mesma cor dos marcadores
Numerais do mostrador maioresNumerais menores
Ponteiro de minutos no formato 'Espada'Ponteiro de minutos no formato 'Baton'
Ponteiro de segundos longoPonteiro de segundos curto
Ponteiros curvosPonteiros retos
Tampa traseira lisa, exceto gravura do mergulhador      Tampa traseira assinada, além da gravura do mergulhador

Além destas, há algumas diferenças mínimas nas dimensões das coroas, luminosos, caixa, vidro, etc.


Tentei fotografar algumas destas diferenças, apenas para ilustrá-las aos colegas:

  • Luminosos:



Obs.: O Super Compressor Diver é o da esquerda. Notem que, em razão dos luminosos serem trítio, estes se desgastaram com o tempo na maioria dos pontos, e por isso não aparecem.


  • Curvatura dos ponteiros:






  • Formato dos ponteiros:





Obs.: Notem que, além dos ponteiros de minutos, os ponteiros de segundos também são diferentes, sendo estes "retos" no Legend Diver, enquanto no Super Compressor ele se afunila.


  • Coloração dos aros:






É isso aí, espero que gostem!
As fotos não ficaram tão boas quanto eu gostaria, mas com o tempo a gente vai aprendendo.

A quem interessar, neste excelente artigo do usuário amanico do ThePuristS também há uma comparação entre os modelos, com diversas fotos destacando coisas que não mostrei aqui, como o perfil dos vidros, as coroas e tampas traseiras. Vale a pena conferir!

Um abraço,

Igor

59
Fórum principal / Almoço dia 03/06 (quinta-feira de Corpus Christi)
« Online: 13 Maio 2010 às 08:40:54 »
Já que está todo mundo marcando encontro, marco um também! ;D

Dia 03/06, nosso patrão Flávio Maia Pimenta estará aqui em São Paulo em rápida passagem (rápida mesmo!).
Ele e eu iremos almoçar em algum lugar na região dos Jardins, e convidamos os amigos que estiverem afim para dar um alô.

Sei que feriado é foda e muitos irão viajar, ficar com a família, etc., mas é a data que temos.
Quem estiver afim, mande-me uma MP para marcarmos um horário e local.

Um abraço,

Igor

60
Fórum principal / Essa Baselworld é um perigo...
« Online: 19 Março 2010 às 14:31:33 »
Parafraseando aquele velho tópico do Mercado Livre, é cada coisa que a gente vê sendo anunciada...

Caso 1 - Hamilton:

Olha essa imagem:



O que os marqueteiros do Swatch Group querem dizer ao dar essa linha de "continuidade" entre o relógio da esquerda (um Mod. 23) e o da direita?
Pô, um modelo tem tanto a ver com o outro quando um carrinho bate-bate e um Caterpillar! Simplesmente R-I-D-Í-C-U-L-O ! ! !



Caso 2 - Tag Heuer:

TAG Heuer Pendulum Concept Watch: um relógio com balanço magnético.




Aqui já é opinião minha, e arrisco minha palavra que essa geringonça não vai funcionar.
Quero dizer... funcionar vai, é claro, senão eles não apresentariam isso aí, mas só se for em um relógio de tiragem limitadíssima e tratado a pão-de-ló. Quero ver como o bicho se comporta depois de uma pancada...

A idéia de um balanço magnético não é nova. Já nos anos 50, a Hamilton lançou um protótipo com escapamento magnético:




Pergunta se foi pra frente... :P


Um abraço,

Igor

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6